Sie sind auf Seite 1von 2

CONSULTA PBLICA do ANEXO III DA NR-16

MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO SECRETARIA DE INSPEO DO TRABALHO DEPARTAMENTO DE SEGURANA E SADE NO TRABALHO Trata-se de proposta de texto para criao do Anexo III da Norma Regulamentadora n. 16 (Atividades e Operaes Perigosas) disponibilizada em Consulta Pblica pela Portaria SIT n. 367, de 18 de abril de 2013 para coleta de sugestes da sociedade, em conformidade com a Portaria MTE n. 1.127, de 02 de outubro de 2003. As sugestes podem ser encaminhadas ao Departamento de Segurana e Sade no Trabalho - DSST, at o dia 17 de junho de 2013, das seguintes formas: a) via e-mail: normatizacao.sit@mte.gov.br b) via correio: MINISTRIO DO TRABALHO E EMPREGO Departamento de Segurana e Sade no Trabalho Coordenao-Geral de Normatizao e Programas Esplanada dos Ministrios - Bloco F - Anexo B - 1 Andar - Sala 107 CEP 70059-900 - Braslia - DF ANEXO III da NR-16 (Proposta de Texto) ATIVIDADES E OPERAES PERIGOSAS COM EXPOSIO PERMANENTE A ROUBOS OU OUTRAS ESPCIES DE VIOLNCIA FSICA 1 - As atividades ou operaes que impliquem em exposio dos profissionais de segurana patrimonial ou pessoal a risco acentuado e permanente a roubos ou outras espcies de violncia fsica so consideradas perigosas. 2 - So considerados profissionais de segurana pessoal ou patrimonial os trabalhadores que atendam as seguintes condies: a) capacitados pelos cursos de formao especfica, extenso ou reciclagem, dentro do prazo de validade; b) empregados das empresas prestadoras de atividades de segurana privada ou das empresas que possuem servio orgnico de segurana privada, devidamente registradas e autorizadas pelo Ministrio da Justia, conforme regulamentao vigente; c) aprovados em exames de sade e de aptido psicolgica.

CONSULTA PBLICA do ANEXO III DA NR-16

3 - As atividades ou operaes de risco acentuado e permanente a roubos ou outras espcies de violncia fsica so as constantes do quadro abaixo: ATIVIDADES OU OPERAES Vigilncia patrimonial Segurana de eventos Segurana nos transportes coletivos Segurana de estabelecimentos prisionais Segurana ambiental e florestal Transporte de valores Escolta armada Segurana pessoal DESCRIO Preservao do patrimnio em estabelecimentos pblicos ou privados e a incolumidade fsica de pessoas. Manuteno da ordem e da segurana em espaos comunais pblicos ou privados, de uso comum do povo. Segurana nos transportes coletivos terrestres destinada a manuteno da ordem. Gesto e operao interna de segurana de estabelecimentos prisionais. Policiamento da conservao de fauna e flora natural. Execuo do transporte de bens ou valores. Acompanhamento para a proteo de qualquer tipo de carga, de valores ou de pessoas. Guarda e preservao da integridade fsica de pessoas ou grupos.

4 - No so consideradas atividades e operaes perigosas para efeito do recebimento do adicional de periculosidade: a) as atividades de ensino, exercidas com a finalidade de formar, qualificar, capacitar, especializar ou reciclar os profissionais de segurana patrimonial ou pessoal, realizadas em empresa ou escola de formao na rea; b) as atividades de gesto dos profissionais de segurana patrimonial ou pessoal, quando no expostos s condies perigosas; c) as operaes de telecontrole ou outros sistemas de monitoramento eletrnico de segurana, quando no expostos a condies perigosas e/ou quando no procedam revistas pessoais.

Das könnte Ihnen auch gefallen