Sie sind auf Seite 1von 6

Lei Pel: veja o que muda no mundo esportivo

Regulamentao s entra em vigor em 9 de maio

Foi publicado nesta tera-feira (9 de abril) no Dirio Oficial da Unio o Decreto n 7.984 que regulamenta a Lei Pel. A Lei n 9.615, de 24 de maro de 1998 chamada Lei Pel institui normas gerais sobre desporto. O referido Decreto dispe, dentre outros, que a atividade do atleta profissional caracterizada por remunerao pactuada em contrato especial de trabalho desportivo, firmado com entidade de prtica desportiva, na forma da Lei n 9.615, de 1998, e, de forma complementar e no que for compatvel, pelas das normas gerais da legislao trabalhista e da seguridade social. Segundo o advogado Mauricio Corra da Veiga, especialista em Direito Desportivo e scio do Corra da Veiga Advogados, desde a alterao da Lei Pel - ocorrida em maro de 2011 - era aguardada a regulamentao da lei, mediante Decreto do Poder Executivo. Contudo, deve ser esclarecido que sua vigncia ter incio apenas em 9 de maio de 2013. A Regulamentao ampla e contempla o Sistema Nacional do Desporto, o Conselho Nacional do Esporte, as Ligas Esportivas, os Recursos do Desporto, dentre outros. As questes referentes Justia Desportiva j estavam previstas no Cdigo Brasileiro de Justia Desportiva (CBJD). Entretanto, no artigo 64 o decreto conflita com a Lei Pel ao afirmar que a exigncia de Tribunais se estende ao COB e ao CPB, na medida em que estas entidades so expressamente excludas pelo artigo 51 da Lei Pel, explica o advogado. Para Mauricio Corra da Veiga, as questes referentes prtica desportiva profissional contm disposies que tero influncia no contrato de trabalho do atleta, razo pela qual a Justia do Trabalho e os operadores do Direito Trabalhista Desportivo devero estar atentos regulamentao. guisa de exemplo pode ser destacada a regulamentao no tocante ao Direito de Arena, na medida em que o artigo 46 do decreto, dispe entidades sindicais de mbito nacional, regularmente constitudas, recebero, no prazo de 60 dias, os valores devidos pela emissora detentora dos direitos de transmisso", destaca. Ele explica que o artigo 45 discorre acerca da natureza civil do contrato de cesso do uso da imagem do atleta, mas ao mesmo tempo afirma que ser nulo o ato praticado atravs dessa pactuao com o objetivo de fraudar direitos trabalhistas. de se lamentar, contudo, que o decreto no tenha regulamentado a questo do direito de arena para os jogadores que esto no banco de reservas", ressalta o advogado.

Clubes criticam projeto que altera Lei Pel para garantir seguro de vida aos treinadores
Braslia Dirigentes de clubes de futebol foram os principais crticos do Projeto de Lei do Senado (PLS) 531/11 que altera o Artigo 45 da Lei Pel para estender aos treinadores o seguro de vida e acidentes pessoais obrigatrio para atletas profissionais do futebol. A proposta foi discutida hoje (10) em audincia pblica na Comisso de Educao, Cultura e Esporte da Casa.

Como a exigncia em favor dos jogadores, apesar de estar em vigor, no cumprida pelos clubes, a proposta do senador Zez Perrela (PDT-MG) tambm estabelece sano para os clubes, que ficariam proibidos de utilizar o atleta em ligas ou campeonatos nacionais. A proposta tambm responsabiliza o clube por problemas que o atleta no segurado venha a sofrer. Segundo o presidente da Liga dos Clubes de Futebol do Nordeste, Alexi Portela Jnior, a proposta aumenta os custos para as agremiaes. Alexi - que tambm presidente do Esporte Clube Vitria, da Bahia - disse que nenhuma seguradora no Brasil trabalha com esse tipo de contrato. Os prprios treinadores apresentaram outra prioridade. Na avaliao do presidente do Sindicato dos Treinadores de Futebol Profissional do Estado de So Paulo (Sitrefesp), Joo Guilherme Maffia, mais importante que tratar de seguro seria discutir uma regulamentao mais adequada da profisso de tcnico do futebol. Para ele, a norma atual a Lei 8.650/93 - gera muitas dvidas e precisa ser atualizada. Para o consultor jurdico da Federao Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf), Eduardo Santos Novaes, a Confederao Brasileira de Futebol (CBF) deveria ficar responsvel pela intermediao da abertura desse mercado pelas seguradoras no Brasil. A proposta foi recusada pelo advogado da CBF, Amilar Fernandes Alves. A CBF uma entidade privada e, apesar da aparente fora que ela tem, no tem condio de negociar com empresas. A CBF atrairia pra si toda a intermediao do negocio. Esse no o objetivo da CBF. Considero ser praticamente impossvel que a CBF tenha como contratar ou buscar esse tipo de seguro, argumentou. O senador Zez Perrela rebateu os argumentos de dificuldade de contratao de seguro pelos clubes e ressaltou que, ao apresentar a proposta, conversou com seguradoras sobre a viabilidade do projeto. Perrela, que foi presidente do Cruzeiro Esporte Clube por quatro vezes, props fazer uma nova audincia pblica, desta vez com a participao das seguradoras.

Depois de 15 anos, governo regulamenta Lei Pel


Braslia - Mais de 15 anos depois da sano da Lei 9.615, conhecida como Lei Pel, foi publicado hoje (9) no Dirio Oficial da Unio decreto regulamentando diversos ponto da legislao que estabelece normas sobre o desportos do pas. O decreto disciplina temas como o repasse de recursos pblicos aos comits olmpicos, paraolmpicos e s confederaes de clubes, alm de regulamentar a criao dos chamados clube-empresas.

Segundo o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, a regulamentao representa um avano e permitir melhor estruturao do desporto brasileiro. "Preparamos a regulamentao durante quase um ano. Ela esclarece obrigaes, direitos do Sistema Nacional de Desporto, das entidades dos clubes, dos dirigentes, das federaes, a distribuio de recursos. Creio que um avano importante para a relao da prpria estrutura do desporto e para o papel do poder pblico", disse Rebelo em audincia no Senado. De acordo com o decreto, os comits Olmpico (COB) e Paralmpico Brasileiro (CPB), alm da Confederao Brasileira de Clubes (CBC), podero receber recursos das loterias para serem aplicados em projetos que envolvam fomento e manuteno do desporto, formao de atletas e participao em eventos esportivos. A prestao de contas dever ocorrer dentro do prazo mximo de 120 dias e discriminar, de forma detalhada, a aplicao dos recursos. Para obter o repasse, as entidades tero que assinar, com o Ministrio do Esporte, um contrato de desempenho. O documento ter, entre outros pontos, o programa de trabalho, metas e resultados, alm de critrios de avaliao de desempenho. A regulamentao estabelece, ainda, que os atletas em formao, com idade entre 14 e 20 anos, podero receber a Bolsa Aprendizagem. Os clubes devero oferecer treinamento nas categorias de base, alojamento, assistncia educacional e de sade. Para os profissionais, a atividade passa a ser caracterizada por remunerao pactuada em contrato especial de trabalho desportivo assinado com os clubes. Segundo o Ministrio do Esporte, no apenas os atletas de futebol, mas todos os demais com contrato de trabalho sero considerados profissionais. O decreto ainda regulamenta a assistncia social e educacional aos ex-atletas, que dever ser paga pela Federao das Associaes de Atletas Profissionais (Faap) ou pela Federao Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf). O auxlio ser mensal, desde que comprovada ausncia de fonte de renda que garanta a sobrevivncia do ex-atleta ou que este esteja incapacitado para o trabalho devido a leses ocorridas quando ainda era atleta. Ao Ministrio do Esporte caber, de acordo com a regulamentao, elaborar o Plano Nacional do Desporto (PND), a cada dez anos, ouvido o Conselho Nacional do Esporte (CNE). O conselho, que ser composto por 22 membros a serem indicados pelo ministro do Esporte, ter a atribuio desenvolver programas que promovam a massificao da atividade fsica para toda a populao e a melhoria do padro de organizao, gesto e transparncia do desporto.

Direitos Federativos
Direitos Federativos e Direitos Econmicos "ps" extino do passe As alteraes no vnculo entre clube e atletas com as mudanas processadas pela Lei Pel A Lei 9.615/1998, conhecida como Lei Pel a Lei Orgnica do Desporto Brasileiro e em seu art. 28, 2 extinguiu o passe dos atletas ao dispor qu e o vnculo do jogador com o clube acessrio ao contrato de trabalho e com ele se extingue. Ao contrrio do que ocorria anteriormente quando o vinculo que prendia o atleta ao clube, no se dissolvia com o trmino do contrato de trabalho, com o advento da Lei Pel, findando-se o pacto laboral, o atleta est livre para firmar novo contrato de trabalho com outro clube. Aps muita polmica e preocupao por parte dos clubes que tinham em seus atletas seu maior patrimnio, o esporte, especialmente o futebol, adequou-se nova realidade. Para proteger seu patrimnio os clubes passaram a realizar contratos de maior durao e, em caso de resciso (transferncia) fizeram jus clusula penal no valor de at cem vezes o salrio anual do jogador para transferncias nacionais e ilimitado para as internacionais, conforme assevera o art. 28, caput, da Lei 9.615/1998. Assim, ao invs de vender o atleta, o clube (empregador) passou a receber verba rescisria pelo trmino do contrato antes do prazo por iniciativa do empregado (jogador). Neste esteio, houve uma espcie de diviso do direito sobre a atividade do atleta entre direitos federativos e direitos econmicos. O Direito Federativo constitui o direito do clube em registrar o atleta na Federao (CBF) estabelecendo um vnculo com a agremiao onde o empregado exercer seu trabalho. O Direito Federativo oriundo do contrato de trabalho entre o clube e o atleta, sendo acessrio ao pacto laboral. Assim, uma vez terminado ou rescindido o contrato de trabalho, extingue-se tambm o direito federativo. Desta feita, os direitos federativos so indivisveis, eis que no podem ser parcialmente cedidos nem divididos. Os direitos federativos sero sempre integralmente (100%) do clube pelo qual o jogador atuar, ou seja, no qual o atleta est registrado, ainda que por emprstimo. Por exemplo, se o Atltico empresta o jogador Diego Tardelli ao Internacional, durante o perodo do emprstimo 100% dos direitos federativos sero de titularidade da equipe gacha. Ressalte-se que o jogador emprestado deve anuir com o emprstimo/cesso de seu contrato, bem como deve haver registro na Federao (CBF), razo

pela qual o clube que recebeu o jogador em emprstimo responsvel pelo seu contrato de trabalho durante o tempo que o atleta estiver atuando por ele. Dessa forma, em caso de emprstimo, todos os direitos e obrigaes so da equipe em que ele estiver jogando e no da equipe que o emprestou. Terminado o perodo de emprstimo, o atleta retorna ao clube para cumprimento do restante de seu pacto laboral. Por outro lado, os direitos econmicos representam a receita gerada com a resciso unilateral do contrato de trabalho por parte do atleta, via de regra, motivados pela transferncia a outro clube. Trata-se de espcie de cesso onerosa (temporria ou definitiva) do direito federativo estabelecido em contrato de trabalho. Constantemente os direitos econmicos so negociados com terceiros estranhos s atividades esportivas, conhecidos como investidores, que adquirem determinado percentual dos direitos econmicos sobre um atleta, pagando ao clube que detm o direito federativo (e o direito econmico) o preo ajustado para a negociao. Ao contrrio dos direitos federativos, os direitos econmicos podem ser parcialmente negociados pelos clubes com terceiros. Assim, o Atltico poderia ceder a investidor 20% dos direitos econmicos sobre o jogador Diego Tardelli e, em caso de transferncia (resciso do contrato de trabalho), o empresrio teria direito a receber o referido percentual do valor da clusula penal. Sobre a diferena entre os "direitos federativos" e os "direitos econmicos", Luiz Felipe Santoro, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo, em artigo intitulado "Diferenas entre os direitos federativos e econmicos no futebol", elucida: "Direito Federativo o direito do clube em registrar o atleta na Federao (CBF) como vinculado a ele (clube). O Direito Federativo nasce com a celebrao do contrato de trabalho entre o clube e o atleta e acessrio ao contrato de trabalho. Assim, uma vez terminado ou rescindido o contrato, extingue-se o direito federativo. Na prtica, ao contratar um jogador e registr-lo junto CBF (adquirindo, portanto, os "direitos federativos"), o clube estipula clusula penal obrigatria no contrato, em funo do disposto no caput do art. 28 da Lei 9.615/98, que incidir em casos de resciso unilateral, rompimento ou descumprimento da avena pelo jogador. Como o valor da "multa" pode atingir quantias elevadas e, em se tratando de grandes atletas, pode ocorrer assdio por outras agremiaes antes do final de seu contrato, ento o clube que detm os seus "direitos federativos" passa a negociar a resciso antecipada que se consubstancia na venda (ou cesso) dos "direitos econmicos", que nada mais so do que percentuais previamente fixados sobre o eventual recebimento da clusula penal a que se refere o aludido art. 28.

O negcio jurdico, envolvendo os "direitos econmicos", constitui investimento de "risco". Destarte, um jogador contratado pelo clube "X" e em seu contrato de trabalho, estipulada uma clusula penal de R$30.000.000,00 (trinta milhes de reais). Tendo em vista que o atleta est despontando, o clube cede ou vende 40% dos "direitos econmicos" do jogador a empresa "Y" (que pode ser qualquer empresa, ou mesmo pessoa natural). Pela aquisio da referida percentagem, a empresa "Y" paga agremiao a quantia de R$1.500.000,00 (um milho e quinhentos mil reais). Com a transferncia do jogador para qualquer outro clube, antes do trmino de seu contrato de trabalho, esta receber, nada menos do que R$12.000.000,00 (doze milhes de reais), da clusula penal total (R$30.000.000,00), paga ao clube "X". Por outro lado, inocorrendo a transferncia do atleta e seu contrato de trabalho viesse ser extinto pelo decurso do prazo, a empresa "Y" quedaria em prejuzo. Tal prtica tem se tornado corriqueira no desporto brasileiro, inclusive, o Banco mineiro BMG, cujo Presidente Ricardo Guimares foi dirigente mximo do Clube Atltico Mineiro, criou fundo de investimento em atletas, registrado na CVM (Comisso de Valores Mobilirios) com patrimnio de cinqenta milhes de reais, de nome SOCCER BR1 cujas as operaes correspondem compra e venda de direitos. A ttulo de ilustrao do quo pode ser rentvel o investimento em direitos federativos, o jogador santista Paulo Henrique Ganso teve 45% dos seus direitos econmicos adquiridos por um empresrio, por 2,2 milhes, quando ainda era desconhecido. J houve proposta de 20 milhes para transferir o atleta para uma equipe francesa. Seu companheiro de equipe, o atacante Neymar, teve 40% dos direitos adquiridos por investidor que poder ter rentabilidade semelhante, pois o percentual custou ao empresrio 3 milhes e, atualmente, o jogador pode ser negociado por cerca de R$ 35 milhes, dos quais 14 milhes seriam embolsados pelo investidor. Percebe-se, portanto, que, com o fim do instituto do passe surgiu a figura do investidor e os clubes viram-se obrigados a gerenciar os contratos dos atletas e a dicotomia entre direitos federativos e direitos econmicos eis que o trmino do contrato de trabalho do atleta por decurso de prazo passou a traduzir prejuzo agremiao e aos eventuais investidores.

Das könnte Ihnen auch gefallen