Sie sind auf Seite 1von 7

FUNDAO ESCOLA DO MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO PARAN

DIREITO PROCESSUAL PENAL Professor Armando Antonio Sobreiro Neto

DIREITO PENAL MILITAR NOES PREAMBULARES Conformao Constitucional: Lei Federal n 6.880 - 09.12.80 - Estatuto dos Militares:
Art. 14 - A hierarquia e a disciplina so a base institucional das Foras Armadas. A autoridade e a responsabilidade crescem com o grau hierrquico. 1 - A hierarquia militar a ordenao da autoridade, em nveis diferentes, dentro da estrutura das Foras Armadas[...] 2 - Disciplina a rigorosa observncia e o acatamento integral das leis, regulamentos, normas e disposies que fundamentam o organismo militar[...] 3 - A disciplina e o respeito hierarquia devem ser mantidos em todas as circunstncias da vida entre militares da ativa, da reserva remunerada e reformados. De acordo com o Regulamento Disciplinar do Exrcito Decreto 4.346/02 Art. 7 A hierarquia militar a ordenao da autoridade, em nveis diferentes, por postos e graduaes. Pargrafo nico. A ordenao dos postos e graduaes se faz conforme preceitua o Estatuto dos Militares. Art. 8 A disciplina militar a rigorosa observncia e o acatamento integral das leis, regulamentos, normas e disposies, traduzindo-se pelo perfeito cumprimento do dever por parte de todos e de cada um dos componentes do organismo militar.

ORDEM MANIFESTAMENTE ILEGAL Deve ser cumprida??? Regulamento Disciplinar do Exrcito - RDE (R-4) - Aprovado pelo Decreto n 4.346, de 26.08.2002: Art. 9 As ordens devem ser prontamente cumpridas. 1 Cabe ao militar a inteira responsabilidade pelas ordens que der e pelas conseqncias que delas advierem. 2 Cabe ao subordinado, ao receber uma ordem, solicitar os esclarecimentos necessrios ao seu total entendimento e compreenso. 3 Quando a ordem contrariar preceito regulamentar ou legal, o executante poder solicitar a sua confirmao por escrito, cumprindo autoridade que a emitiu atender solicitao. 4 Cabe ao executante, que exorbitou no cumprimento de ordem recebida, a responsabilidade pelos excessos e abusos que tenha cometido. Na relao das transgresses consta - Deixar de cumprir ordem recebida (RDE) Captulo V - CPM DA INSUBORDINAO Art. 163 - Recusar obedecer a ordem do superior sobre assunto ou matria de servio, ou relativamente a dever imposto em lei, regulamento ou instruo: Pena - deteno, de um a dois anos, se o fato no constitui crime mais grave. A diferena entre a transgresso disciplinar e o crime est nos verbos - deixar (transgresso) e recusar (crime). O QUE TRANSGRESSO DISCIPLINAR?

FUNDAO ESCOLA DO MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO PARAN


DIREITO PROCESSUAL PENAL Professor Armando Antonio Sobreiro Neto

RDE
Art. 14. Transgresso disciplinar toda ao praticada pelo militar contrria aos preceitos estatudos no ordenamento jurdico ptrio ofensiva etica, aos deveres e s obrigaes militares, mesmo na sua manifestao elementar e simples, ou, ainda, que afete a honra pessoal, o pundonor militar e o decoro da classe. 1 Quando a conduta praticada estiver tipificada em lei como crime ou contraveno penal, no se caracterizar transgresso disciplinar. 2 As responsabilidades nas esferas cvel, criminal e administrativa so independentes entre si e podem ser apuradas concomitantemente. 3 As responsabilidades cvel e administrativa do militar sero afastadas no caso de absolvio criminal, com sentena transitada em julgado, que negue a existncia do fato ou da sua autoria. 4 No concurso de crime e transgresso disciplinar, quando forem da mesma natureza, esta absorvida por aquele e aplica-se somente a pena relativa ao crime. 5 Na hiptese do 4 , a autoridade competente para aplicar a pena disciplinar deve aguardar o pronunciamento da Justia, para posterior avaliao da questo no mbito administrativo. 6 Quando, por ocasio do julgamento do crime, este for descaracterizado para transgresso ou a denncia for rejeitada, a falta cometida dever ser apreciada, para efeito de punio, pela autoridade a que estiver subordinado o faltoso. 7 vedada a aplicao de mais de uma penalidade por uma nica transgresso disciplinar. 8 Quando a falta tiver sido cometida contra a pessoa do comandante da OM, ser ela apreciada, para efeito de punio, pela autoridade a que estiver subordinado o ofendido. 9 So equivalentes, para efeito deste Regulamento, as expresses transgresso disciplinar e transgresso militar.

Sobre a ordem absurda, Anbal Bruno fez o seguinte comentrio: Se esta manifestamente ilegal, cabe-lhe no cumpr-la e, se a cumpre e da resulta um fato punvel, tem de responder por ele, em co-autoria com o seu superior de quem emanou a ordem. Neste ponto que surge o debatido problema da legitimidade ou no do exame da ordem pelo subordinado. O princpio de que a esta cabe s a obedincia cega, sem exame nem crtica, passou com o absolutismo estatal que o inspirava [...] GARANTIA DE CONTRADITRIO DISCIPLINAR: - Art. 35 do R-4 PARA APLICAO DE SANO

Art. 35. O julgamento e a aplicao da punio disciplinar devem ser feitos com justia, serenidade e imparcialidade, para que o punido fique consciente e convicto de que ela se inspira no cumprimento exclusivo do dever, na preservao da disciplina e que tem em vista o benefcio educativo do punido e da coletividade. 1 Nenhuma punio disciplinar ser imposta sem que ao transgressor sejam assegurados o contraditrio e a ampla defesa, inclusive o direito de ser ouvido pela autoridade competente para aplic-la, e sem estarem os fatos devidamente apurados. 2 Para fins de ampla defesa e contraditrio, so direitos do militar: [...]

POSTO o grau hierrquico dos oficiais das foras militares. PATENTE a garantia da qualificao de oficial. patente: Carlos Frederico de Oliveira Pereira elenca os elementos constitucionais da

FUNDAO ESCOLA DO MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO PARAN


DIREITO PROCESSUAL PENAL Professor Armando Antonio Sobreiro Neto

1) as honras; 2) a graduao efetiva com os seus privilgios de autoridade, hierarquia e acesso; 3) o soldo. BENS JURDICOS TUTELADOS PELO DIREITO PENAL MILITAR A ordem jurdica militar - a lei penal - visa exclusivamente os interesses do Estado e das instituies militares. Da que toda a ao penal militar pblica. DICOTOMIA ENTRE INFRAO DISCIPLINAR E CRIME MILITAR Ambos atentam contra a ordem jurdica militar. Porm: 1) Nos delitos: a) h violao de norma legal - gravidade - civis esto sujeitos b) o preceito sancionador contm uma pena determinada pelo legislador c) vige o axioma nullum crimen, sine lege (reserva legal); d) julgados pelos Conselhos, Juzes e Tribunais. 2) Na Infrao Disciplinar: a) h violao de regulamento militar - h reserva legal - s militares esto sujeitos; b) sano sujeita a uma faculdade discricionria da autoridade militar; c) apreciada pelo comandante da unidade, h sano cominada falta.

CONCURSO / AO PENAL MILITAR E INFRAO DISCIPLINAR (vide pargrafos do artigo 14 do RDE acima) DESDOBRAMENTOS EM CASO DE JULGAMENTO PENAL Condenao Criminal: A condenao criminal faz coisa julgada relativamente culpa. No pode ser negada a culpabilidade por outro juzo. O militar condenado pode ser punido administrativamente pelo mesmo fato. Absolvio pela negativa de autoria: A sentena produz efeito tambm na esfera administrativa. O militar no pode ser punido administrativamente pelo mesmo fato. Absolvio pela ausncia de culpabilidade penal: A absolvio no produz efeito na instncia administrativa. No h ilcito penal a punir. Todavia, poder remanescer falta disciplinar. Absolvio por insuficincia de provas: No gera efeito na instncia administrativa. Na esfera administrativa pode haver prova de falta disciplinar.

Smula n 18 do Supremo Tribunal Federal Pela falta residual, no compreendida na absolvio pelo juzo criminal, admissvel a punio administrativa do servidor pblico.

FUNDAO ESCOLA DO MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO PARAN


DIREITO PROCESSUAL PENAL Professor Armando Antonio Sobreiro Neto

CRIME MILITAR em tempo de paz Cdigo Penal Militar - Decreto-Lei n 1.001, de 21 de outubro de 1969. Art. 9 - Consideram-se crimes militares, em tempo de paz: I - os crimes de que trata este Cdigo, quando definidos de modo diverso na lei penal comum, ou nela no previstos, qualquer que seja o agente, salvo disposio 1 especial ; II - os crimes previsto neste Cdigo, embora tambm o sejam com igual 2 definio na lei penal comum, quando praticados : a) por militar em situao de atividade ou assemelhado, contra militar na mesma situao ou assemelhado; b) por militar em situao de atividade ou assemelhado, em lugar sujeito administrao militar, contra militar da reserva, ou reformado, ou assemelhado, ou civil; c) por militar em servio ou autuado em razo da funo, em comisso de natureza militar, ou em formatura, ainda que fora do lugar sujeito administrao 3 militar contra militar da reserva, ou reformado, ou civil ; d) por militar durante o perodo de manobras ou exerccio, contra militar da reserva, ou reformado, ou assemelhado, ou civil; e) por militar em situao de atividade, ou assemelhado, contra o patrimnio sob a administrao militar, ou a ordem administrativa militar; f) revogada(Lei 9299/96); III - os crimes praticados por militar da reserva, ou reformado, ou civil, contra as instituies militares, considerando-se como tais no s os compreendidos no inciso I, como os do inciso II, nos seguintes casos4: a) contra o patrimnio sob a administrao militar, ou contra a ordem administrativa militar; b) em lugar sujeito administrao militar contra militar em situao de atividade ou assemelhado, ou contra funcionrio de Ministrio militar ou da Justia Militar, no exerccio de funo inerente ao seu cargo; c) contra militar em formatura, ou durante o perodo de prontido, vigilncia, observao, explorao, exerccio, acampamento, acantonamento ou manobras; d) ainda que fora do lugar sujeito administrao militar, contra militar em funo de natureza militar, ou no desempenho de servio de vigilncia, garantia e preservao da ordem pblica, administrativa ou judiciria, quando legalmente requisitado para aquele fim, ou em obedincia a determinao legal superior. Pargrafo nico. Os crimes de que trata este artigo, quando dolosos contra a 5 vida e cometidos contra civil, sero da competncia da justia comum . COMENTRIOS No h critrio uniforme para a classificao dos crimes militares, variando atravs dos tempos segundo leis de cada pas.
1 2

Crimes Propriamente ou Puramente Militares(doutrina). Crimes Acidentalmente Militares (doutrina). 3 Alnea modificada pela Lei n 9.299, de 7.8.1996. 4 Crimes Impropriamente Militares (doutrina) 5 Pargrafo acrescido pela Lei n 9.299, de 7.8.1996.

FUNDAO ESCOLA DO MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO PARAN


DIREITO PROCESSUAL PENAL Professor Armando Antonio Sobreiro Neto

A doutrina aponta trs posies para se conceituar crime militar (Chryslito de Gusmo): 1 - Crime militar todo aquele que cabe jurisdio dos Tribunais Militares; 2 - Crime militar todos os previstos pela legislao militar, independentemente das caractersticas de cada tipo; 3 - Crime militar aquele que s pelo militar possa ser cometido infrao puramente funcional. A maioria dos autores defende a diviso : CRIME PROPRIAMENTE MILITAR ofendem a ordem militar art. 9 CPM; CRIME IMPROPRIAMENTE MILITAR os demais CRITRIO DEFINIDO NA CONSTITUIO FEDERAL Consoante dispe o art. 124 da CRFB, Justia Militar compete processar e julgar os crimes militares definidos em lei. Justia Militar Estadual: Ainda, o art. 125, 5, da CF/88 ( acrescentado pela Emenda 45/04), prev: 5 Compete aos juzes de direito do juzo militar processar e julgar, singularmente, os crimes militares cometidos contra civis e as aes judiciais contra atos disciplinares militares, cabendo ao Conselho de Justia, sob a presidncia de juiz de direito, processar e julgar os demais crimes militares. (grifei) Vimos acima o disposto no art. 9, inciso I do CPM, ou seja, so os crimes PROPRIAMENTE OU PURAMENTE MILITARES H crimes de mo prpria e crimes que o civil pode praticar. DEFINIES Militar da Reserva classe que deixa o servio ativo pode haver reverso ao servio ativo. Militar Reformado definitivamente desligado do servio ativo. Smula n 199 do TFR Compete Justia Militar Estadual processar e julgar os crimes cometidos por policial militar, mediante uso de arma da corporao, mesmo que se encontre no exerccio de policiamento civil. Formatura ordenao da tropa. Perodo de Prontido lapso temporal em que a tropa permanece em sua unidade em estado de alerta para eventual deslocamento. Exerccio adestramento da tropa. Acantonamento distribuio da tropa por cantes h aproveitamento de instalaes existentes. Manobras adestramento ou deslocamento da unidade. ORIENTAO JURISPRUDENCIAL Smula n 6 do Superior Tribunal de Justia:

FUNDAO ESCOLA DO MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO PARAN


DIREITO PROCESSUAL PENAL Professor Armando Antonio Sobreiro Neto

Compete Justia Comum Estadual processar e julgar delito decorrente de acidente de trnsito envolvendo viatura da Polcia Militar, salvo se autor e vtima forem policiais militares em situao de atividade. Smula n 53 STJ Compete Justia Comum Estadual processar e julgar civil acusado de prtica de crime contra instituies militares estaduais. Abuso de Autoridade Lei 4.898/65: Sempre ser competncia da Justia Comum, pois no h previso no CPM. Crimes Conexos Co-autoria com Civil: Smula n 30 do TFR-MG Conexos os crimes praticados por policial militar e por civil, ou acusados estes como co-autores pela mesma infrao, compete Justia Militar Estadual processar e julgar o policial militar pelo crime militar (art. 9) e Justia Comum, o civil. Smula n 90 do STJ Compete Justia Estadual Militar processar e julgar o policial militar pela prtica do crime militar, e Comum, pela prtica do crime comum simultneo quele CONFLITO NEGATIVO DE COMPETNCIA. PROCESSO PENAL. CRIME MILITAR, EM TESE, CONEXO A CRIME COMUM. IMPOSSIBLIDADE DE REUNIO DOS FEITOS PARA JULGAMENTO CONJUNTO PERANTE A JUSTIA CASTRENSE. (CC 100.628/SP, Rel. Ministro JORGE MUSSI, TERCEIRA SEO, julgado em 10/06/2009, DJe 03/08/2009) Crime praticado por civil em lugar sujeito administrao militar e contra a autoridade militar = competncia da Justia Militar art. 9, III, b CPM. Exerccio de funo civil por militar crime nestas circunstncias competncia da Justia Militar. Facilitao de Fuga de Preso: Se o preso confiado guarda ou conduo militar Justia Militar; Se o preso confiado guarda de Cadeia Pblica Justia Comum. (Arts. 178 e 179 do CPM/ art. 351 do CP) Policiamento Civil em decorrncia de sua funo crime militar-Just. Militar: 1Turma do STF Quer no exerccio do policiamento que exclusivo da polcia militar, quer no policiamento civil que em decorrncia de sua funo lhe seja regularmente atribudo, o policial militar responde por crime militar, verificados os requisitos do art. 9, II, do Cdigo Penal Militar. (RHC 61.367-SP-Rel. Min. Rafael Mayer 10.2.84-DJU 30.03.84 p. 4.586). CONCEITO DE CULPA (art. 33, inciso II CPM) A culpa refere-se ao resultado e a previsibilidade do mesmo. O agente responde pelos atos previsveis.

FUNDAO ESCOLA DO MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO PARAN


DIREITO PROCESSUAL PENAL Professor Armando Antonio Sobreiro Neto

Erro de Direito art. 35; Obedincia Hierrquica art. 38; Dever Militar e Coao Irresistvel art. 40. Obedincia Hierrquica: 1 - Causa de excluso da culpabilidade. Requisitos: 2 - Que a ordem seja de um superior; 3 - Que a ordem seja relativa ao servio; 4 - Que a ordem seja da competncia funcional do superior; 5 - Que a ordem obedea os requisitos formais; 6 - Que a ordem seja cumprida dentro de estrita obedincia ao comando superior; 7 - Que a ordem no seja manifestamente ilegal (criminosa).

**VIOLNCIA PRATICADA PELO COMANDANTE COMO CAUSA DE EXCLUSO DO CRIME Art. 42, pargrafo nico do CPM
ELEMENTOS NO CONSTITUTIVOS DO CRIME Art. 47 conceito de superior art. 24 MENORIDADE IMPUTABILIDADE Art. 50 e art. 51 CF art. 228. CONCURSO DE AGENTES Cabeas art. 53, 4 - s delitos de autoria coletiva. PENAS art. 55 CPM Pena de morte s em caso de guerra declarada Execuo por fuzilamento art. 56; A sentena definitiva deve ser comunicada ao Presidente da Repblica. Somente aps sete dias, a contar da comunicao, que poder ser executada. Exceo = zona de operao de guerra pode executar-se imediatamente. Recluso mnimo 1 ano e mximo de 30 anos; Deteno mnimo de 30 dias e mximo de 10 anos; Priso art. 59; Impedimento aplicada nos delitos de insubmisso art. 183 CPM. Acessrias art. 98 CPM. CRIMINOSO HABITUAL ou POR TENDNCIA art. 78. Imprescritibilidade art. 130.

Das könnte Ihnen auch gefallen