Sie sind auf Seite 1von 5

O propsito do presente artigo realizar uma avaliao,ou de certa forma,consideraes acerca da Lei 10.

.639, sancionada em 09 de janeiro de 2003 pelo ento Presidente da Repblica, Lus Incio Lula da Silva. O Brasil, historicamente, foi marcado pelo processo da escravido. Durante centenas de anos,basicamente entre os sculos XVI e XIX aportaram aqui, de forma subjugada e forada,milhares de pessoas do continente africano. Pessoas tais que viviam sob distintas formas de organio social,lingustica e cultural. No entanto, este no era um fator preponderante para queles que estavam envolvidos no trfico internacional de escravos. Para estes, o escravo era considerado estritamente como um produto,uma mercadoria que possua certo valor de troca. O esquema do trfico envolvia tanto traficantes europeus,como tambm, africanos. A escravido de seres humanos j acontecia no continente africano, desde ao menos a poca da invaso rabe,no sculo VI. Contudo, foi partir do contato com os europeus e a insero do trabalho escravo negro nas lavouras de plantation da Amrica que o trfico negreiro ganhou imensa amplitude sendo,de fato, pilar fundamental para uma acumulao primitiva de capital e financiando toda a expanso econmica observada na Europa posteriormente. A LEI COMO RESULTADO DA CONSTRUO DOS MOVIMENTOS NEGROS

A lei, que foi sancionada no ano de 2003 o resultado de dcadas de luta e presso por parte das diferentes vertentes do movimento negro. Estes movimentos compartilham a idia de que no que refere-se ao ensino das contribuies dos negros h certa deficincia, para no dizer ausncia. Durante dcadas afim, a contribuio dos negros,ou afro-descendentes, foi transmitida atravs dos livros didticos resumidamente, fazendo com que toda a experincia advinda das relaes sociais aqui no Brasil e tambm das experincias trazidas do continente-irmo,fossem folclricas ou culinrias. Como sabese, tais contribuies extrapolam em muito esta simplicao. As contribuies so as mais variadas e assumiram, com o prolongar do tempo, diversos aspectos. Isto se d por dois motivos principais.

O primeiro so as experincias compartilhadas e ressignificadas aqui no Brasil. Por outro lado, as etnias que foram foradas ao trabalho nestas terras so variadas, de regies diferentes da frica,tendo em sua base de conhecimento diferentes saberes,como o manuseio com metais, ou a ornamentao. Tendo conscincia de todos esses aspectos, os movimentos negros agiram de diversas formas, como a realizao de presses em governos e na sociedade civil, para a aprovao da Lei 10.639. A importncia desta Lei se d partir do momento em que ela altera a Lei de Diretrizes e Bases da educao no Brasil (LDB). Com isso, tornou-se obrigatrio a incluso nos currculos do ensino fundamental e mdio, de escolas pblicas e privadas, a Histria e Cultura Afro-Brasileira. Este um fator muito importante, pois ele especifica o tema do estudo. Anteriormente, de modo geral, a Constituio Brasileira de 1988 determinava o ensino e o estudo dos diversos povos e contribuies que formam a Nao brasileira. Como sabe-se, infelizmente, apesar desta grande "miscelnia" de povos e culturas que formam o Brasil, este um pas ainda dominado por uma elite que despreza no s a histria dos afro-descendentes,mas a histria popular. Do mesmo modo, no podemos esquecer que durante dcadas, partir de meados da dcada de 1960 o Pas viveu sob a lastimvel ditadura civil-militar. Este perodo merece ateno especial, pois a educao no Brasil foi reformada e reorientada sob a tutela dos militares. Deste modo, houve um regresso no modo de ensino no Pas, com os cadernos de ensino sendo preparados por tcnicos especializados da Escola Superior de Guerra dos Estados Unidos. O intuito dessa reforma era fazer com que o ensino, ou a educao no Brasil, fossem transformados, adquirindo um rigor essencialmente tcnico. A crtica dos contedos, que o que faz o "motor da aprendizagem" funcionar, foi proibido. Da mesma forma, o ensino do que era popular foi substituido pelo culto personalidades. Inserido em um mbito maior o ensino das contribuies dos afro-descendentes tambm foi prejudicado. Alm de estipular a obrigatoriedade do ensino da Histria e Cultura Afro-Brasileira, a Lei 10.639 tambm determina o dia 20 de novembro como sendo o Dia Nacional da Conscincia Negra. Esta data foi, em 1695, o dia da morte de um dos smbolos nacionais da resistncia negra, Zumbi dos Palmares. muito importante a fixao desta data no calendrio oficial do Pas. Importante no por ser considerado feriado em algumas cidades, ou por seu simples reconhecimento.

Se faz importante na medida em que reaviva a memria histrica da sociedade. Esta data se tornou para o Movimento Negro uma data smbolo de resistncia e reafirmao da luta dos negros no Pas. Neste perodo realizam-se diversas palestras, encontros, seminrios, com o intuito de discutir, reafirmar, construir e solidificar cada vez mais a luta dos movimentos negros no Brasil.

UMA LEI CONDIZENTE COM A HISTRIA

Fato incontestvel que os afro-descendentes na desenvolver de sua vida em terras brasileiras deixaram marcas profundas na cultura,ou nas culturas que so formadoras do Brasil. A efetivao da Lei que determina o ensino da Histria e Cultura Afro-Brasileira vem ao encontro de uma "justia histrica". Durante sculos a histria dos negros foi simplificada, homogeneizada e, na maioria das vezes, contadas por vozes que no fossem as suas. Nestes termos, o Brasil deu um importante passo rumo ao encontro de suas razes, de sua verdadeira formao e composio social. A escola um reduto onde se constri o saber, compartilhadamente,coletivamente. o lugar oportuno para a sensibilizao com os asssuntos sociais e culturais. Se torna fator central que as crianas, desde as idades menores, tenham contato com uma parte da sociedade brasileira que por anos foi renegada e pormenorizada. Jovens que desde cedo tm o contato com a verdadeira formao histrica do seu Pas, tero condies de vislumbrar e de batalhar por uma sociedade cada vez mais justa, em sossgo com o seu passado. O trabalho dentro da sala de aula, deve partir de realidades concretas e cotidianas,tendo a capacidade de demostrar historicamente a situao social dos afrobrasileiros. preciso que os educadores tenham em si a capacidade de construir um conhecimento e um entendimento que faa com que os educandos tenham a capacidade de compreender que a situao social dos negros hoje no Brasil, tem relao histrica direta com sculos de subjugao e de marginalizao social. Se faz necessria a quebra de preconceitos, de velhos paradigmas. A cultura afro no pode ser reduzida dana e a capoeira, ou folclorizao.

Sendo assim, a Lei 10.639 tem um enorme desafio, so anos de ausncia, de silncio e de distores. Esta Lei vem com a misso de desconstruir, por um lado, a folclorizao que por anos acompanhou o ensino,quando este existiu,da cultura afro-brasileira. Por outro lado, tem o compromisso de reconstruir uma "nova histria", no sentido de expr a real contribuio do afro-descendente ao Brasil. Expr sua cultura e sua vivncia de forma ampla e diversa. No mistificar, glorificar ou apaziguar. Esta no a funo da Histria e muito menos do ensino. O dever que esta Lei e conjuntamente o prprio ensino tem, o de realizar, construir um novo modo de pensar. Tornar o estudo do afrodescendente algo cotidiano, algo que faz parte do dia-a-dia da aprendizagem nas escolas. Fazer com que os jovens consigam compreender o negro como um sujeito que construiu, ao longo do tempo, a sua histria. O negro como aquele que, pelo triste destino da histria, foi arrancado de sua terra, de seu cho. O negro como aquele que teve que aprender a passar sua vida, criando estratgias para sobreviver. Que depois de passar anos sob a crueza da escravido, caiu de pra-quedas em uma Repblica recm construda. Sistema tal que poderia ter um novo sistema jurdico-poltico, mas que na prtica continuou com todo um aparato de poder sustentado pelas velhas oligarquias. No entanto, uma das caractersticas mais fortes do afro-brasileiro sua capacidade de seguir em frente, construir-se, fortificar-se. Deste modo, a Lei 10.639 e a obrigatoriedade do ensino da Histria e Cultura Afro-brasileira, serviro como um instrumento de reconciliao da contribuio do afro-brasileiro com a histria do Pas. Ser um percurso longo e difcil, pois no h como esconder o preconceito que existe no Brasil, e com isso certas resistncias quanto esse tema. H de ser algo que se construir devagar, mas solidamente. Os educadores tm uma enorme responsabilidade em suas mos. A responsabilidade de construir, atravs do ensino, uma tardia valorizao dos negros na sociedade brasileira, pois somente um povo que conhece a sua trajetria histrica tem condies de construir um futuro melhor. Sem sombra de dvidas, esta Lei implicar na formao de novas geraes de pessoas que compreendero de forma mais clara e verdadeira a importncia dos afro-brasileiros na constituio do Brasil. Pessoas essas que sabero valorizar cada contribuio dos negros, assim como as de portugueses,italianos, alemes, que da mesma forma,mas em condies muito adversas, ajudaram a construir este povo que constitui o Brasil.

Das könnte Ihnen auch gefallen