Sie sind auf Seite 1von 4

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UFRPE

LICENCIATURA EM FSICA 1 SEMESTRE 2013

Laboratrio de Fsica Experimental III


Professor Executor: Erivaldo Montarroyos
erimont@gmail.com

RELATRIO R1

Nome: Edilson Jos da Silva


I - Material Utilizado
1. Dois Espelhos planos (10 cm x 15 cm) 2. Fita isolante (preta) 3. Dois Lpis (ou duas Canetas ou pincel de quadro branco que possa ser colocados em p sobre uma mesa). 4. Rgua (30 cm) ou Trena

II Procedimento Experimental: ESPELHOS PLANOS FIGURA 1 Foi(ram) feita(s) a(s) imagem(ns) conforme abaixo, onde posicionamos um objeto (lpis azul) diante de um espelho de acordo com as especificaes acima. A distncia entre o observador (cmera) e o espelho (AO) foi de 75 cm e a distncia entre o espelho e o objeto (lpis azul) (AE), foi de 20 cm. Fizemos uma marca em formato de tringulo, com fita isolante e colocamos no espelho para servir como direo do observador. Verificamos que a distncia entre o espelho e objeto (EO) exatamente igual distncia entre o espelho e a imagem (EI), no entanto, pela foto obtida acima, verificamos que o tamanho do objeto observado em sua imagem no interior do espelho menor do que o tamanho do objeto quando o observamos diretamente o objeto na posio em que ele se encontra. Mas na verdade, a imagem obtida do objeto, alm de se encontrar mesma distncia do objeto ao espelho, ou seja, a distncia do espelho imagem (EI) ser igual distncia do objeto ao espelho (OE) o tamanho da imagem igual ao tamanho do objeto. Verifique o esquema abaixo:
141606879.doc erimont@gmail.com Pgina 1

p O

i I

Figura 1.1. Espelho Plano- Objeto de dimenses macroscpicas O e sua imagem virtual I.

FIGURA 2 Na figura 2, apresentada abaixo, temos que a imagem do objeto localiza-se em uma posio dentro do espelho. A distncia do espelho ao objeto (EO) parece ser diferente da distncia entre a imagem e o espelho (EI), conforme havamos afirmado na figura 1, anterior. Verificamos tambm que a imagem dentro do espelho menor do que o tamanho do objeto visto pela foto feita com a cmera, mas conclumos pelas informaes da ptica terica, vistas acima, as distncias so iguais e os tamanhos do objeto e da imagem so iguais. FIGURA 3 Quanto mais aproximamos o objeto do espelho a imagem tambm se aproxima. Com a rgua, verificamos que a distncia (EO) espelho-objeto a mesma que a distncia (EI) espelho-imagem, pois a rgua nos mostra essa variao, quanto ao tamanho do objeto e da sua imagem, visualmente d a impresso que a imagem menor que o objeto, mas na verdade tm os mesmos tamanhos. A distncia de 10 cm entre o objeto e o espelho mesma, ou seja, de 10 cm, entre o espelho e a imagem. FIGURA 4 Pela figura apresenta abaixo, percebemos que as distncias AO e Ei so iguais, bem como o tamanho do objeto igual ao tamanho da imagem, comprovando o que havamos dito anteriormente.
141606879.doc erimont@gmail.com Pgina 2

FIGURA 5 Conforme orientaes dadas, apresentamos abaixo fotos com a montagem da figura 3 e figura 5. FIGURA 6 Claro que a imagem no uma cpia fiel do objeto, pois h mudanas, se voc fica de frente para um espelho plano e levanta a mo direita, sua imagem apresentar a mo esquerda levantada. Na figura abaixo, verificamos como os lpis se apresentam, a inclinao do objeto difere da inclinao da imagem para cada imagem em cada espelho diferente. Quando juntamos dois espelhos planos, de maneira que formem entre si, na vertical, 900, percebemos que h a formao de uma imagem em cada espelho e mais uma imagem por trs dos dois espelhos, como se fosse o prolongamento da imagem, veja exemplo abaixo: Suponha que temos dois espelhos planos formando 90 0 entre si, na vertical: vamos colocar um objeto O diante dos dois espelhos e verificar oque ocorre:
1

I1

I3

I2

O objeto O ter uma imagem I1 por meio do espelho 1 e uma imagem I 2 por meio do espelho 2, pelo prolongamento dos espelhos 1 e 2, obteremos uma terceira imagem I3, que so as imagens I1 e I2 que se confundem por trs do prolongamento dos espelhos. 2 Vemos perfeitamente nas fotos que o espelho 1 aparece como imagem do espelho 2 e este como imagem do primeiro, onde se forma a terceira imagem.

FIGURA 7 Na figura abaixo, apresentamos dois lpis e suas respectivas imagens, verificamos que h uma inverso nas imagens, mais uma vez percebemos o fato de haver uma terceira imagem por trs dos espelhos e quanto ao nome que colocamos sobre os lpis, vemos que realmente h uma inverso, veja abaixo a explicao de forma grfica:

141606879.doc

erimont@gmail.com

Pgina 3

IMAGEM 2

IMAGEM 3

OBJETO

IMAGEM 1

Portanto, pela figura apresentada, as imagens aparecem de forma invertida, em cada espelho. No espelho de minha casa a minha imagem causa a impresso de uma cpia perfeita, no entanto tudo aparece do outro lado do espelho de forma invertida, ou seja, o que direito fica esquerdo, simplesmente porque cada ponto que compe o meu corpo colocado mesma distncia na imagem que surge no espelho e de forma invertida. Observe que o meu tamanho o mesmo, a distncia entre mim e o espelho igual distncia entre o espelho e a mina imagem, no entanto, ocorrem as inverses. Quando colocamos dois lpis diante de dois espelhos planos formando entre si 900, vemos trs imagens para cada lpis. Quando diminumos o ngulo entre os espelhos, verificamos que a quantidade de imagens aumenta

141606879.doc

erimont@gmail.com

Pgina 4

Das könnte Ihnen auch gefallen