Sie sind auf Seite 1von 2

AS 7 DORES DE MARIA SANTSSIMA

ANTONI BIGCUORE*

Pelo calendrio litrgico catlico, de hoje, se comemora a memria de Nossa Senhora das Dores. Foi introduzida no calendrio, pelo Papa Pio VII, em 1.814 e evoca as grandes dores que Maria Santssima sentiu ao ensejo da paixo e morte de seu adorado Filho,Jesus Cristo. Em seu livro, A Mulher do Apocalipse, o Prof. Felipe Aquino, enumera as sete dores que Maria sentiu em sua vida. Vale a pena refletir, por isto, as trago na ntegra: 0.1. A primeira dor de Maria foi a dor moral ao ouvir o velho Simeo lhe apresentar a espada de dor que iria acompanh-la por toda a vida. Cada vez que Maria contemplava Jesus, lembrava-se das palavras de Simeo. Diz Pe. Faber que daquela hora em diante cada ato de Maria foi para ela um padecimento; cada gozo uma forte amargura. No havia em sua alma um s segundo onde a aflio no penetrasse... O mero passar do tempo aumentava sua dor porquanto apressava as lgubres horas do Getsmani, os tristes momentos do Calvrio(tm. P. 276) 0.2. A segunda dor seu desterro para o Egito, com Jos e o Menino, fugindo da perseguio de Herodes. Quanto dor: um rei poderoso a perseguir seu Filho amado, as incertezas do exlio em terras desconhecidas, uma viagem penosa pelos desertos do Sinai, o abandono de sua terra e de seus familiares...Maria foge do mal; um exemplo para fazermos o mesmo. O mesmo Fulton Sheen disse que se fosse necessrio mil vezes ela fugiria para o Egito, mil vezes suportaria temores, para impedir que uma s alma cometesse qualquer pecado, tudo por amor de seu Filho, por amor de Deus.(Tm. P. 318).

0.3. A terceira dor de Maria a perda de Jesus em Jerusalm, aos doze anos. Ao entrar no Templo, aps trs dias de procura aflita, ela diz: Filho, por que procedeste assim conosco? Eis que teu pai e eu te procurvamos aflitos. (Lc 2, 48). 0.4. Na quarta dor de Maria vive os tormentos da Paixo de seu amadssimo Filho. Encontra -O no caminho do Calvrio, flagelado, coroado de espinhos, esbofeteado, escarrado...Que me poderia agentar tamanha dor? Seu Filho Santo, Deus, carregando nas costas a cruz de Seu suplcio? Alm de sua fortaleza sobrenatural, Maria mostra sua grande humildade pela qual venceu toda a soberba. Nos momentos de glria de Jesus esteve escondida...mas agora, na hora de sua Paixo, ela aparece e se faz presente aos ps da cruz, quando todos fogem. Que lio para ns, que gostamos de ser exaltados!

0.5. Na quinta dor, Maria v Jesus ser crucificado, v o sangue jorrar de Suas mos e ps, a cruz ser levantada e participa da agonia indescritvel de seu amado Filho, at a morte. o golpe mais cruel e mais profundo da espada predita por Simeo.Quem poderia sofrer um martrio maior que este? Maria assiste a todo o requinte da malvadeza humana contra Jesus: Suas feridas abertas, a horrvel tetania, febre ardente, sede horrvel...Maria no morreu naquela hora porque a onipotncia de Deus a sustentava de p aos ps da cruz(J 19,25). "A Nova Eva, a verdadeira Me dos viventes, oferecia na rvore da cruz o fruto de seu ventre, para destruir o pecado daquela que ousou comer do fruto da rvore proibida.

0.6. Na sexta dor, a Me recebeu nos seus braos o Filho morto, que foi descido da cruz por Nicodemos e Jos de Arimatia (J 19,38ss).

0.7. A stima dor foi a da solido da Me que deixou no tmulo o Filho amado. Nessa dor ela no desesperou, no se revoltou, perdoou os carrascos do seu Filho e aceitou submissa e obediente a vontade de Deus, a quem disse desde o comeo: Faa -se em mim segundo tua palavra(Lc 1, 38)

Das könnte Ihnen auch gefallen