Sie sind auf Seite 1von 26

ESCOLA ESTADUAL JOHN KENNEDY AV.

PROFESSOR MESQUITA, 471 INHAMBUPE BAHIA

ALEXANDRINA CARVALHO MARIA EUNICE LIMA SALDANHA MARIA LEIDE JESUS DE FIGUEIRDO MARIA JOS TORRES DA CRUZ RAFAEL DA SILVA JNIOR VALDELEIDE JESUS DE FIGUEIRDO MARTINS

PROJETO INTERDISCIPLINAR: SADE INTEGRAL E PREVENO DO USO DE LCOOL E OUTRAS DROGAS

INHAMBUPE 2013

APRESENTAO Ningum liberta ningum, ningum se liberta sozinho: os homens se libertam em comunho. (Paulo Freire)

Foi com base nas palavras do grande pedagogo e pensador pernambucano Paulo Freire, que nasceu a inspirao para a realizao deste Projeto Interdisciplinar: Sade integral e preveno do uso de lcool e outras drogas. A educao instrumento social, poltico-econmico e, com isso, ela no produz de forma isolada a mudana da sociedade, ou seja, os sujeitos so inseridos no processo de mudanas. Assim, todo conhecimento socialmente construdo, e a aprendizagem ocorre de modo ativo e dinmico. Este projeto foi elaborado pelos professores da Escola Estadual John Kennedy em Inhambupe Bahia, participantes do Curso de Preveno do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Pblicas, uma parceria da Secretaria Nacional de Polticas sobre Drogas (SENAD) do Ministrio da Justia com a Secretaria de Educao Bsica do Ministrio da Educao (MEC), executado pelo Programa de Estudos e Ateno s Dependncias Qumicas (PRODEQUI)/PCL/IP da Universidade de Braslia - UnB. Para o desenvolvimento deste trabalho foi escolhido como Eixo principal de Ao: Integrando a preveno no currculo escolar. Para tanto, todas as disciplinas iro fazer a articulao da temtica enfatizando a promoo de sade com os contedos curriculares desenvolvidos de forma criativa e motivadora. constitudo como instrumento de orientao para a prtica pedaggica dos educadores, visando conscientizar os educandos sobre os fatores de riscos, prejuzos e efeitos que as drogas causam as pessoas e a sociedade.

1. Introduo O consumo de drogas vem aumentando no dia-a-dia, principalmente a bebida alcolica, por ser considerada lcita. Os adolescentes comeam a fazer uso da bebida alcolica desde cedo, experimentando por curiosidade, ou por incentivo dos amigos e sem perceberem ficam viciados. No Brasil proibida a venda de bebida alcolica para menores de dezoito anos, porm, observa-se que a Lei no totalmente cumprida, ao ver os menores usando essas bebidas em eventos. O preocupante que aos poucos a droga provoca mudanas no crebro, e com isso, o usurio perde uma grande parte do reflexo levando-o a alterao da percepo do humor e, at mesmo a ter alucinao. Isso tambm pode lev-lo a ser uma pessoa provocante de confuses e indesejada nos grupos sociais. O fumo e o lcool so drogas legais, mas isso no significa que no faam mal, - todas as drogas so prejudiciais sade, podem causar distrbios psquicos e fsicos. Seus efeitos variam de acordo com o tipo de droga e com a pessoa. Depois de usar a droga, a pessoa pode se sentir mais alegre, relaxada, com mais energia. No entanto, logo aps pode aparecer efeitos desagradveis: problemas de memria, cansao ou medo, dificuldade de concentrao e de aprender alguma coisa ou de reagir a uma situao problema (os reflexos ficam prejudicados), depresso (tristeza profunda). Assim, preciso, portanto, uma educao preventiva e a conscientizao sobre os efeitos e consequncias malficas causadas pelas drogas. Para tanto preciso uma ao conjunta entre famlia, escola e comunidade usando aes preventivas no espao escolar, de forma que os educadores utilizem uma temtica interessante associada ao planejamento das aulas.

1.1 Conhecendo o educando e identificando a rede social da escola Com relao ao nvel socioeconmico e aos aspectos socioculturais desse pblico, uma clientela carente e que no demonstra sonhar com um futuro promissor por falta de incentivo da famlia (muitos vm escola por causa da bolsa escola). Uns residem perto da escola e outros na Zona Rural. Os alunos do noturno tm a aprendizagem lenta, pois chegam

escola cansados, depois de enfrentarem uma jornada de trabalho rdua no campo e em casa de famlia. A escola conhece uma boa parte das famlias dos estudantes, pois so sempre convidadas para participar de reunies e eventos. Essa participao de mais ou menos 50%. O no comparecimento justificado devido ao trabalho dos pais. O desempenho dos educandos dos turnos diurnos regular, as atividades escolares que demonstram maior interesse so: jogos, gincanas, pesquisas, atividades prticas individuais e coletivas. Tambm demonstram interesse ao participarem das atividades de coletas de alimentos (prova antecipada da gincana) com a finalidade de doar s famlias carentes. Como educadores cremos que no conhecemos nossos alunos como deveramos conhec-los, pois s nos encontramos aqui na escola. Porm, no espao escolar sempre estamos observando as atitudes e o comportamento deles tentando ajud-los. Entendemos que fundamental a escola estar atenta ao comportamento dos alunos que uma grande parte adolescente, observando-os para desenvolver as aes condizentes com as necessidades, tendo como objetivo compreender o papel do adolescente como cidado e sujeito ativo na transformao da escola e da comunidade. (MDULO 2 - Conhecendo o adolescente. Curso de drogas).

1.2 Contextualizando a escola: o uso de drogas e fatores de risco e proteo do contexto escolar A Escola Estadual John Kennedy est situada na Avenida Professor Mesquita 471, em Inhambupe-Bahia. Foi construda na administrao do prefeito Tenrio Batista Lima. Recebeu esse nome para homenagear o Presidente dos Estados Unidos John Kennedy, que na dcada de 60 atravs de uma aliana entre os pases da Amrica agraciou algumas cidades do Brasil com verbas para a construo de escolas, praas e outras entidades pblicas. Inhambupe recebeu a verba destinada para a construo da nossa escola. Esta Unidade Escolar possui oito salas de aula, uma sala de direo, uma secretaria, uma sala para encontro de professores, uma cozinha, dois depsitos, trs banheiros (um masculino, um feminino e um para professores e funcionrios), uma biblioteca, um

laboratrio de informtica, uma quadra de esporte e uma rea coberta para recreao e eventos. Trata-se de uma escola de Mdio Porte, que desenvolve as atividades pedaggicas para alunos do Ensino Fundamental II e EJA II - Educao de Jovens e Adultos de 5 a 8 srie. Funciona nos turnos matutino, vespertino e noturno, com setecentos e noventa e quatro alunos, com a faixa etria de dez a cinquenta anos de idade, dentre os quais o maior nmero do sexo feminino. Tambm possui uma equipe de vinte e trs funcionrios: uma diretora, uma vicediretora, quatorze professores (com a formao em licenciatura plena e com ps-graduao), um secretrio, dois servidores administrativos, uma cozinheira e sete servidores em servios gerais (porteiros e zeladores). Na comunidade escolar, observamos como fatores de risco (aspectos frgeis) a falta de interesse pelo estudo, mudanas de comportamento, alunos que filam aula, no aceitam repreenso, conselho, e com isso, o risco de violncia e fracasso na aprendizagem.

1.3 Justificativa Na comunidade escolar, observamos como maiores fatores de risco que podem gerar a violncia, problema de sade, problema social e o fracasso na aprendizagem. Assim, este projeto surgiu da compreenso sobre a necessidade de conscientizar os adolescentes no que se refere ao perigo que as drogas causam aos indivduos. A escola o lugar idneo para um trabalho educacional de preveno do uso de drogas, pois quem compe a escola so pessoas, e estas podem ou no ter idoneidade, por isso escola tem um papel bsico no processo educativo. (ANTN, 2000). Adriana Dias, em seu artigo Educao e Preveno: A Questo Drogas nas Escolas, para discorrer sobre a questo das drogas nas escolas, se fundamenta em (VILA, 1998, p.152), que explica [...] a iniciao do consumo de drogas est em torno dos 12 anos, e que a escola tem certa vulnerabilidade em relao a isso, j que a escola faz uma ligao entre famlia, sociedade, cultura e profisso; e o trfico encontra em suas proximidades sua melhor clientela [...].

Assim, por se tratar de uma clientela de adolescentes sem maturidade, cheios de sonhos, fantasias, com carncia afetiva, dentre outros problemas, so vulnerveis a seduo para experimentar a droga. A escola tem um papel muito importante que o de formar cidados autnomos, autores na construo do saber sistematizado. Por isso, esse assunto deve ser trabalhado no contexto escolar com a finalidade de contribuir para auxiliar os educandos na preveno, como caminho necessrio para evitar entrar no mundo das drogas, bem como para os j viciados refletir sobre os prejuzos que as drogas causam ao indivduo.

2. Aspectos Tericos Droga qualquer substncia que administrada ao organismo produz modificaes em suas funes. Mas o que usualmente chamado de droga equivale em medicina, droga psicotrpica tambm conhecida como txico. Psico vem de uma palavra grega que significa mente e tropica quer dizer atrao. Essas drogas agem no sistema nervoso e modificam a maneira de sentir, pensar ou agir. Segundo Kramer e Cameron 1975, p. 13. A organizao mundial define frmaco ou droga como toda substancia que, introduzida no organismo, podem modificar uma ou mais de suas funes. Portanto, entendemos como drogas, as substncias que tem propriedades psicoativas, como lcool, tabaco, os opiceos, e etc. A organizao mundial de sade entende por farmacodependncia o estado psquico, e s vezes fsico, provocado pela reao recproca entre um organismo vivo e uma droga. Esse estado se caracteriza por alteraes de comportamento e outra reaes, compreendendo sempre um impulso e irreprimvel de tomar a droga de maneira contnua ou peridica, a fim de experimentar seus efeitos psquicos e, s vezes para evitar o mal estar produzido pela privao. As caractersticas da substancias so importante para explicar o vicio de consumi-la, mas h outras variveis fundamentais que explicam esse processo. Entre elas esto a funo inicial desse consumo e as caracterstica pessoais do individuo ( repertrios bsicos de conduta). Para Alarcn, Freixa e Soler, o conceito de dependncia est ligado necessariamente s aes farmacolgicas conhecidas e integrao entre os efeitos do produto e da vida pessoal e

social do individuo que a utiliza. Assim, a dependncia no simplesmente o resultado de efeitos imediatos ou agudos da substancia e o comportamento que conduz a experimentar repetidamente esses efeitos. uma situao complexa na qual a estrutura social em que o individuo est imerso, as relaes grupais e a exposio do produto por interesses econmicos formam um feixe que expressa s dificuldades de comportamento do toxicmano. A dependncia d origem a uma conduta de busca constante com a famlia, seu social e profissional, mudana de tal magnitude que passam a influir na maneira pela qual vivida a supresso do produto. De acordo com Marci, 1986, dependncia comportamental so fatores de interao pessoal e social que determinam a estrutura da conduta do dependente. A dependncia comportamental reconhecida pelos fatores biolgicos, assim como a maneira pelo qual a aprendizagem se modelou no organismo, fazendo com que este conte com determinado repertorio de conduta, produto de sua histria, reforos reconhecendo a importncia dos fatores de conduta-motores e cognitivos e finalmente, dos fatores sociais e / ou micros sociais. Segundo O quarto levantamento sobre o uso das drogas entre estudantes de primeiro e segundo graus, em dez capitais brasileiras de 1997, do CEBDRID, a bebida alcolica a droga mais utilizada entre estudantes do ensino fundamental e mdio. Dos que fazem uso delas 50% iniciaram com 10 a 12 anos. Quase 30% dos estudantes brasileiros as j usaram bebida alcolicas at se embriagar e, 21.8% tomaram bebidas em casa oferecidas pelos pais. A cerveja a bebida alcolica mais consumida entre os jovens. Antn, diz que KRAMER e CAMERON (1975), indicaram quatro tendncias para entender a magnitude do problema sobre as drogas com base em sondagem epidemiolgica.
1. A partir dos anos cinqenta observaram-se em muitos pases um aumento do consumo de drogas e novas tendncias com relao a seu uso. Na maioria dos casos, os novos usos vieram somar-se aos modos tradicionais de consumo de cada cultura ou sociedade. Assim, drogas que h muito tempo tm sido utilizadas em lugares (lcool). 2. Outra nova tendncia o uso de todos os tipos de drogas que causa dependncia pelos pr-adolescentes e adolescentes. 3. Uma terceira caracterstica nova que muitos adolescentes e jovens manifestam pouco interesse em manter o status social. 4. Em quarto lugar, observa-se a tendncia ao consumo de diversas drogas pela mesma pessoa.

Para o autor, essas tendncias, alm da disponibilidade de uma grande variedade de drogas psicoativas e da rapidez e facilidade das comunicaes e dos transportes, contriburam para aumentar a complexidade do problema da droga. Dentro do mbito escolar as drogas tambm podem causar dependncia e, seus malefcios no se limitam apenas aos usurios, mas atinge de forma danosa toda a comunidade e ambiente. Dessa forma, fundamental entender que a escola constitui-se como um espao prioritrio para desenvolver aes de preveno e implantao de intervenes no combate a droga, de forma que transforme a escola em um lugar prazeroso, que promova bem-estar a toda a comunidade escolar. Para tanto, tambm interessante fornecer subsdios aos educandos para a compreenso sobre a importncia da sade. O tema sade est integrado a outros fatores que compem a vida (cultura, valores, espao social) e no pode ser visto de modo isolado, portanto, h necessidade de se estabelecer um elo entre eles. A articulao desses fatores no currculo da escola, com incorporao de todas as reas do conhecimento que o estruturam, d formato a um currculo vivo, em que os contedos curriculares no so vistos como um fim em si mesmo, mas como meios bsicos para constituir competncias cognitivas ou sociais. (MDULO 4, Unidade 12, p. 202) Promoo de sade um tema interdisciplinar e, sendo assim, deve ser integrado s diferentes reas do conhecimento de forma motivadora e coerente com os interesses e com as necessidades dos alunos. A escola como parte de um conjunto social deve ter o compromisso com a melhoria da qualidade de vida das pessoas da comunidade e para isso, importante que tambm participe de projetos mais amplos nas polticas pblicas.

3. Objetivos 3.1 Objetivo Geral Desenvolver no indivduo a conscincia crtica e a capacidade de escolha, de forma que tenha possibilidade de tomar decises que evitem riscos e favoream a sade.

3.2 Objetivos Especficos Reunir com os gestores e educadores para planejarem o projeto sobre as drogas;

Aplicar um questionrio com os alunos para coletar informaes sobre os suspeitos usurios; Fazer a abertura do projeto com um profissional da sade fazendo uma palestra com o tema em questo para a preveno; Reconhecer o conceito de drogas; Identificar os tipos de drogas e os prejuzos a sade que elas causam, levando at a morte; Desenvolver as produes dos textos; Confeccionar painis e cartazes; Fazer a exposio das atividades desenvolvidas por cada grupo; Desenvolver o senso crtico sobre as drogas; Estudar e debater o tema (drogas), levando todos os participantes dos grupos a participarem, dando sugestes, para que acontea um bom desempenho durante o seu aprendizado; Exercitar a expresso e o raciocnio; Dividir as oficinas em equipes e cada uma desenvolver temas diferentes; Reconhecer a importncia dos alimentos para uma boa sade; Demonstrar interesse na construo da feira livre; Demonstrar o gosto pelos jogos, msicas, danas, brincadeiras, teatro e pela dramatizao; Reconhecer que atravs dos esportes, do lazer, da cultura e da arte podemos ser cidado construtor da nossa identidade e que somos responsveis pelas aes praticadas na sociedade que vivemos.

4. Metodologia O Projeto Interdisciplinar: Sade integral e preveno do uso de lcool e outras drogas, no primeiro momento problematizar o tema Drogas para fazer um diagnstico sobre o conhecimento prvio dos alunos, que servir para a sistematizao das aes preventivas que sero desenvolvidas durante o ano letivo e ter continuidade nos anos seguintes (ver cronograma).

Para embasamento das atividades prope-se para aes preventivas por meio de cinco grandes eixos de ao que organizam intervenes preventivas em diferentes reas de atuao: EIXO 1 Participao juvenil e a formao de multiplicadores. EIXO 2 A integrao da preveno no currculo escolar. EIXO 3 O resgate da autoridade na famlia e na escola. EIXO 4 O fortalecimento da escola na comunidade e como comunidade. EIXO 5 Acolhimento de educandos em situao de risco. Estes eixos seguem a proposta metodolgica das redes sociais, visando o fortalecimento da ESCOLA EM REDE. Esta atividade pode ser desenvolvida mediante diversas intervenes, as quais, por sua vez, envolvem diferentes atores e atividades. (MDULO 4, Atividade colaborativa de Aprendizagem). Os educadores podem escolher um ou mais eixos, dependendo da ao pedaggica que ser desenvolvida. A partir da segunda etapa as atividade sero desenvolvidas com base nas orientaes do MDULO 4, Unidade 12, p. 202. Uma ao de preveno na escola alcana melhores resultados quando fundamentada em princpios como o descrito abaixo: 1) Planejamento que envolva a integrao de representantes dos diferentes segmentos da escola: diretores, coordenadores, professores, funcionrios, estudantes, famlias e comunidade. 2) Aes direcionadas para os estudantes, as famlias e a prpria comunidade escolar. 3) Programas desenvolvidos em longo prazo, durante todo o processo escolar, com aes especficas para cada faixa etria. 4) Intervenes projetadas para reduzir fatores de risco de abuso de drogas e aumentar fatores de proteo sade. 5) Contedo que abranja as diferentes formas de abuso de drogas, incluindo as legais e as ilegais e dando prioridade s mais consumidas na comunidade. 6) Integrao do trabalho de preveno em um conjunto de aes de promoo sade.

7) Busca do fortalecimento da autoestima e do desenvolvimento da capacidade de enfrentar problemas e de tomar decises. 8) Incluso de mtodos interativos e informaes objetivas e verdadeiras, sem a inteno de amedrontar por meio de informaes desatualizadas e preconceituosas. Tendo conhecimento de que para preparar o aluno de forma que contribua para sua sade e segurana para minimizar os riscos ou danos associados ao lcool e outras drogas, propomos algumas atividades tambm sugeridas no (MDULO 4, Unidade 12, p. 202 - 203), que podem ser articuladas com as disciplinas do currculo. 1- Conhecer o que os alunos pensam. Em vez de preparar um discurso sobre drogas e seus efeitos, ou trazer pessoas de fora para fazerem palestras, funciona melhor dispor os alunos em crculo e estimular a participao de todos em um debate livre, mediado e facilitado pelo professor. Por meio dessa atividade, possvel avaliar os conhecimentos e as crenas dos alunos sobre as drogas, suas principais dvidas e necessidades e planejar atividades adequadas. 2- Considerar a realidade do aluno. Pedir aos alunos que, sem se identificar, anotem em pequenos pedaos de papel quais as razes que levam as pessoas a abusarem das drogas e quais os motivos que teriam para no faz-lo. Recolher as respostas e, num debate aberto, discutir com os alunos as suas observaes, identificando os fatores de risco e de proteo em relao ao uso de lcool e outras drogas e as maneiras de agir diante deles. 3- Incentivar a reflexo. Trazer situaes-problema sobre adolescentes que usam exageradamente lcool ou outras drogas. Dividir em pequenos grupos e pedir que faam uma dramatizao sobre essas situaes, dando um desfecho para a histria. Discutir a relao entre as histrias e a vida deles, procurando faz-los pensar sobre os efeitos e as consequncias do uso do lcool e como reduzir os riscos. Essas aes favorecem o desenvolvimento do senso crtico sobre a prpria realidade e vivncia, bem como sobre as realidades locais e globais do problema. 4- Desenvolver o autoconhecimento. Fazer dinmicas de grupo, discusses, dramatizaes e jogos que estimulem a reflexo dos alunos sobre seu comportamento e sobre as influncias que eles sofrem e exercem na sociedade, relativas ao uso de drogas, bem como incentivar a busca de comportamentos saudveis. Essas atividades devem evitar depoimentos pessoais sobre o uso e em contrapartida favorecer uma anlise pessoal.

5- Estimular a construo do conhecimento . Levantar as dvidas e as informaes que os alunos tm sobre as diferentes drogas. Motivar a curiosidade e o interesse em buscar informaes. Disponibilizar material de cunho cientfico, com linguagem acessvel, sobre as principais drogas usadas na nossa realidade. Dividir os alunos em pequenos grupos e pedir que cada um estude algumas drogas e faa uma sntese para os colegas, abordando os efeitos, as formas de uso, o status legal, a disponibilidade, os riscos sade e sociedade. No final, comentar cada sntese, corrigindo as distores e preconceitos. 6- Estimular a expresso de sentimentos e opinies . Utilizar atividades extraclasses como teatro, esportes, msica, voluntariado, grmios, artes plsticas, gincanas, para promover o desenvolvimento da autoestima, da criatividade e da participao social. Essas atividades, mesmo que no falem sobre drogas, so importantes no desenvolvimento de habilidades sociais e de interesses que servem como alternativas ao uso de drogas. 7- Apresentar conceitos realistas e no preconceituosos . Discutir com os alunos os diferentes tipos do uso de drogas (uso espordico, frequente, prejudicial, crnico e dependncia) e faz-los entender que h drogas que podem fazer bem, como medicamentos controlados por meio de prescrio mdica, e que podem fazer mal, como o uso abusivo de lcool, cigarro e outras drogas. Mostrar tambm que cada tipo de uso tem diferentes consequncias. 8- Desenvolver o tema drogas integrado aos contedos pedaggicos . Explorar a transversalidade do tema relacionando-o com a vivncia dos alunos e com os contedos abordados em sala de aula. Exemplos: na aula de portugus, trabalhar a interpretao de textos, com base em informaes atuais e fundamentadas cientificamente sobre o uso e abuso de drogas; na aula de cincias, fazer uma pesquisa sobre a constituio e os efeitos do uso das principais drogas psicotrpicas; na aula de educao fsica, relacionar a capacidade respiratria com o uso de cigarro, discutir o uso de anabolizantes etc. Integrar o tema das drogas com outros contedos de sade, como alimentao, atividade fsica, orientao sexual, entre outros. 9- Estimular o interesse do aluno e o senso crtico . Promover jogos com informaes sobre drogas e discusses de notcias apresentadas pela mdia, fazendo os alunos refletirem sobre a veracidade das informaes, os exageros, os preconceitos e a necessidade de se ter uma viso realista e correta a respeito do assunto.

5. CRONOGRAMA
ETAPAS DATA PROCEDIMENTO Reunio para apresentao do projeto e solicitar sugestes com a equipe de gestores, coordenadora e educadores. Aplicar questionrio para coletar dados e sugestes sobre suspeitas de usurios na comunidade. Abertura do projeto. (Projeto Interdisciplinar: Sade Integral e Preveno do uso de lcool e outras Drogas). Os professores iro trabalhar com textos que faam articulao com o tema toda semana pelo menos uma aula na semana. Os alunos em grupos vo produzir textos diversificados, fazer pesquisas na internet. ATIVIDADES Incio do projeto (Drogas) (Planejamento das aulas e atividades). RECURSOS Material humano Quadro branco Papel ofcio Apagador Piloto Caderno Caneta Papel ofcio Caneta Lpis Borracha Apontador Material humano Papel ofcio Computador Data shoou Pen drive Livros Internet Papel ofcio Material humano Computador Material humano Jornais Revistas Papel cartaz Piloto Cola Rgua Livros Recursos humanos Ptio da

Primeir a

Fevereiro

Questionrio

Segund a

Maro

Terceir a

Abril

Palestra (com um enfermeiro) Depoimento de um exusurio. Distribuio de panfletos, folder, apresentao de Slaid. Textos (diversificados) Conceito de drogas. Identificar os tipos (licitas e ilcitas). Atividades extra-classe: msicas,danas,dramat izao. Exposies das atividades. (produo de textos, confeco de painis e cartazes.) Msicas, danas e brincadeiras.

Quarta

Maio

Quinta

Agosto

Sexta

Setembr o

1-juiz: Dirige e coordena o andamento do

Jri simulado

Stima

Outubro

jri. 2-Advogado de acusao: Formula as acusaes contra o ru ou r. 3-Advogado de defesa: Defende o ru ou r e responde s acusaes formuladas pelo advogado de acusao. 4-Testemunhas: falam a favor ou contra o ru ou r, de acordo com o que tiver sido combinado, pondo em evidncias as contradies e enfatizando os argumentos fundamentais. 5-Corpo de jurados: Ouve todo o processo e a seguir vota: Culpado ou inocente, definindo a pena. A qualidade do corpo de jurados deve ser constitudo por nmero impar. 6-Pblico: Dividido em dois grupos da defesa e da acusao, ajudam seus advogados a prepararem os argumentos para acusao ou defesa. Durante o jri,acompanham em silncio. 7- O promotor acusa ou defende o ru ou a r. Os alunos

escola Mesa Carteira Cadeira Caneta Papel ofcio Computador Internet Revista Jornais Livros

Oficina de:

Material

Oitava

Novembr o

formaro a diviso dos grupos com seus respectivos temas para fazerem as referidas produes dos trabalhos que sero desenvolvidos durante o perodo das oficinas. Em outro momento realizao de exposio e apresentaes das atividades construdas pelos educandos. Dividir os trabalhos com os grupos que vo montar os stands. Distribuio de panfletos Divulgar informaes populao sobre o uso indevido das drogas e onde encontrar ajuda. Pedir a presena dos pais para ns auxiliar e ajudar seus filhos. Pedir ajuda aos: Secretrios municipais de sade. Conselho tutelar Ao social Polcia militar Teatro durante a feira livre com exalunos da escola.

lcool Fumo Maconha Cocana Crack Remdios controlados e outros. Atividades extra-classe (jogos).

humano Espao para a construo das oficinas. Papel ofcio Piloto Caneta Textos xerocados Cartolinas Caixas de papelo Papel metro.

Feira Livre Tema: Sade e Preveno

Material humano Cartazes Fotos Material de divulgao: Jornais Revistas Panfletos Outros Cadeiras Mesas

6. SUGESTOES DE CONTEDOS O sucesso de uma proposta de trabalho como esta exige esforo integrado de toda a comunidade escolar, por meio de uma prtica pedaggica dinmica e que integre os contedos do tema ao currculo, de forma que promovam a valorizao da sade. A - LINGUA PORTUGUESA - Leitura de textos sobre violncia no trnsito e lcool; - Elaborao de redaes e poesias com essa temtica, - Debates e apresentao de vdeos. B MATEMTICA - Organizar grficos com nmeros de acidentes de trnsito e consumo de lcool; - Organizar tabelas com dados de ocorrncias policiais nos dias de festas e feriados. C INGLS - Traduo de textos com a temtica educao antidrogas; - Traduzir e comparar letras de msicas que falam de problemas sobre drogas; - Propor aos alunos que pesquisem artistas e msicos de lngua inglesa que tiveram problemas com abuso de remdios, lcool e drogas. D CINCIAS - Composio dos remdios; - Males do consumo excessivo de remdios; - Males do consumo de drogas; - Risco do consumo de lcool e cigarro durante a gravidez. E HISTRIA - Histria da produo de medicamentos; - Drogas nas civilizaes antigas (gregos, romanos, babilnios, egpcios etc.); - Drogas em rituais mgicos nas comunidades indgenas; F GEOGRAFIA - Origem das drogas no mundo e no Brasil; - Trfico Internacional de drogas; G - EDUCAO FSICA

- Doping nos esportes nacionais e internacionais; - Prejuzos do uso de anabolizantes. H - EDUCAO ARTSTICA - Desenhos com a temtica educao antidrogas e vida saudvel; - Compor msicas, no estilo hip hop ou repente do nordeste. I- NOVAS TECNOLOGIAS - Males das drogas na histria da humanidade; - Origem do carnaval e demais festas nacionais e estaduais. J- CONSUMO E CIDADANIA - Patentes de medicamentos e biopirataria; - Viso das religies e o consumo de lcool e fumo.

L MEIO AMBIENTE - Poluio do ar; - Componentes do cigarro; - Processo de destilao e fermentao de bebidas; - Verificar o teor alcolico de solues (perfume, vinagre, vinho etc.). M- IDENTIDADE E CULTURA - A viso da bebida e do fumo nas religies; - O papel das igrejas no apoio aos usurios de drogas;

REFERNCIA BIBLIOGRFICA ALVES, Rubem. Por uma educao romntica. Campinas, SP: Papirus, 2002. ANTN, Diego Macia. Pensamentos e ao no Magistrio. Drogas: conhecer e educar para prevenir. So Paulo - SP: Scipione, 2000. VILA, Maria Tmara Porto de. A funo educativa na preveno do consumo abusivo de drogas. In: MEYER, Dagmar E. Estermann (org.). Sade na Escola. Porto Alegre: Mediao, 1998. BRASIL. Ministrio da Educao e do Desporto. Parmetros curriculares nacionais: Cincias Naturais. Braslia: MEC/SAF, 1998. CURY, Augusto. Superando o crcere da emoo. So Paulo: Ed. Planeta do Brasil, 2006. LINHARES, Srgio, GEWA NDSZNADER, Fernando. Biologia: volume nico: livro do professor. So Paulo: tica, 2005. MARCIA Atn, Diego. Drogas Conhecer e educar para prevenir. So Paulo: Scipione, 2000 MDULO 2 - Conhecendo o adolescente. Curso de drogas. Ministrio da Educao e Cultura, 2012. Portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/cincias.pdf www.scielo.br/pdf/ciedu/v10n2/09.pdf http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/educacao-prevencao-questao-drogas-nasescolas.htm <acessado em 21-02-2013>

ANEXO I

UNIDADE ESCOLAR: Escola Estadual John Kennedy CADASTRO MEC/INEP: 29153913 ENDEREO: Av. Professor Mesquita, 471 CIDADE: Inhambupe - Bahia TELEFONE: (75)3431-2998 PORTE: Mdio Porte NVEL DE ENSINO: Ensino Fundamental II NMERO DE ALUNOS MATRICULADOS: 794

ESTRUTURA FSICA: QUANTIDADE 8 salas 1 biblioteca 1 laboratrio de informtica 1 sala do professor 1 secretaria 1 cozinha 2 depsitos 2 sanitrios de alunos 1 sanitrio dos professores e funcionrios 1 quadra de esporte 1 ptio coberto CONDIES Boas Boa Bom Regular Regular Regular Regular Regulares Regulares Regular Regular

EACRUTURA PESSOAL: 1 Diretor 1 Vices-diretor 14 Professores efetivos 1 Secretrio 2 Servidores Administrativos Efetivos 4 Servidores Administrativos do REDA

ANEXO II Este o grfico sugerido na atividade colaborativa de aprendizagem do mdulo 1. Disponibilizamos o grfico em documento word para facilitar o preenchimento. Aps acessar o cone dessa atividade e ler as orientaes, utilize esse instrumento para auxiliar na identificao e anlise da rede interna e externa da sua escola.

Grficos da rede da escola Mdulo 1

A rede social interna e externa da escola Convidamos vocs a reconhecerem a rede social interna e externa da escola e, com isso, construir estratgias que podero viabilizar a preveno do uso de drogas. Para obter dados sobre a rede social da escola, vocs podero lanar mo de diferentes procedimentos. Vejamos alguns exemplos: a) identificao do registro das pessoas/instituies que participam das atividades da escola; b) realizao de entrevistas com a direo e/ou outros integrantes da equipe escolar, bem como com pessoas-chave da comunidade e de outras instituies. Identificando a rede interna da escola As instituies escolares (Conselho Escolar, Associao de Pais e Mestres - APM, Grmio Estudantil) e os seus diferentes segmentos podem atuar como parceiros na construo e implementao de uma proposta de preveno na escola. Utilizando o grfico a seguir, avaliem o grau de envolvimento de cada integrante da rede interna de sua escola atualmente. Vocs devero colorir os crculos com: cor verde, para os segmentos com maior possibilidade de parceria, por ser uma parceria efetivada ou com grande potencial de colaborao; cor amarela, para os segmentos com menor possibilidade de parceria, mas com boas chances de efetivao; cor vermelha, para aqueles segmentos que exigiro grande investimento para efetivar parcerias.

No crculo outro, destaque outra parceria que integre a rede social interna da escola.

Orientaes de preenchimento do grfico da rede interna da escola Para colorir o crculo, com o mouse, d dois cliques rpidos na borda do crculo que voc deseja colorir. V at a ferramenta de preenchimento de forma de seu WORD e escolha a cor desejada. Repita esta operao para cada crculo que voc queira colorir. Se voc clicar apenas na palavra e fizer o preenchimento de forma, voc preencher apenas a caixa de texto da palavra e no o crculo. Para alterar o texto do crculo Outros, clique com o mouse em cima da palavra outros, apague-a e escreva a palavra desejada. Este grfico poder ser impresso e preenchido em conjunto com seus colegas.

Grfico da rede interna da escola

Direo Grmio APM

Alunos

Projeto de preveno do uso de drogas na escola

Educadore s

Outros Conselh o Escolar

Funcionri os

Identificando a rede externa da escola No grfico da rede social externa da escola so apresentados quatro grandes segmentos: famlia, comunidade, proteo/assistncia/segurana e sade. Primeiramente, vocs iro avaliar o nvel de efetivao de cada parceria. Marquem com um X em cada parceiro desses quadrantes, da seguinte maneira: cor verde, para os segmentos ou parcerias j efetivadas; cor amarela, para os segmentos ou parcerias no efetivadas mas com boa chance de efetivao; cor vermelha, para aqueles segmentos com quem a escola no tem parceria e a efetivao ainda est distante de se realizar.

E em seguida, pensando em um projeto de preveno para a sua escola, articulado com a rede social, vocs devero colorir os crculos conforme a cor predominante utilizada em cada um dos quatro segmentos. Orientaes de preenchimento do grfico da rede externa da escola Para colorir o crculo, com o mouse, d dois cliques rpidos na borda do crculo que voc deseja colorir. V at a ferramenta de preenchimento de forma de seu WORD e escolha a cor desejada. Repita esta operao para cada crculo que voc queira colorir. Para marcar o X em cada parceiro, clique, com o mouse, entre os parnteses ( ) e escreva o X. Este grfico poder ser impresso e preenchido em conjunto com seus colegas.

Segue o grfico abaixo. Grfico da rede externa da escola

Comunidade ( ) Associao de bairro ( ) Profissionais parceiros ( ) Igreja/trabalhos religiosos ( ) ONGs ( ) Estabelecimentos comerciais ( ( ) )Empresrios Famlias de alunos ( ) Ex-alunos ( ) Famlias de ( ) professores Outros__________ ( ) Famlias de funcionrios ( ) Pais ( ) Mes Famlia ( ) Irmos ( ) Avs ( ) Outros________

Proteo/assistncia/seg urana ( ) Conselho dos Direitos da Criana e do Adolescente ( ) Promotores/juzes ( ) Polcia Comunitria ( ) Batalho escolar ( ) Conselho Tutelar ( ) Postos ou ( ) Ministrio centros de sade Pblico Programa Sade ( ) Assistncia na social Escola( PSE/SPE) ( ) Vara da ( ) Estratgia Infncia e da Sade da Famlia Juventude (ESF) ( ) ( ) CAPS ad Outros__________ (Sade ) Hospitais ( ) Profissionais de equipes de sade ( ) Outros________

ANEXO III Prezado(a) aluno(a), Esse questionrio ajudar ao professor conhecer um pouco mais sobre o seu perfil como educando, suas preferncias, visando desenvolver as atividades pedaggicas em consonncia com as necessidades dos alunos. QUESTIONRIO Assinale a resposta que estiver de acordo com sua opinio. 1- O adolescente d mais valor: ( ) famlia ( ) escola ( ) Aos amigos ( ) Aos idosos

2- Voc se sente de alguma forma incompreendido? ( ) Sim ( ) No ( ) s vezes 3- Voc aceita seu jeito de ser? Est feliz? ( ) Sim ( ) No ( ) No sei 4- A televiso educa para a vida? ( ) Sim ( ) No 5- Propagandas de bebidas e cigarros deveriam continuar sendo exibidos? ( ) Sim

( ) No ( ) Depende da hora 6- Se algum lhe oferecesse drogas ( incluindo cigarro e bebidas ), voc : ( ) No aceitaria, pois sabe os malefcios que trazem. ( ) Experimentaria uma vez s, por curiosidade. ( ) Ficaria na dvida. 7-Voc tem acesso s informaes sobre drogas? ( ) Sim ( ) No 8- Se tem, qual a via que te trouxe essa informao? ( ) TV ( ) Famlia ( ) Escola ( ) Amigos 9- Voc pratica esportes? ( ) Sim ( ) No 10- Os jogos educativos ajudam voc a: ( ) Esquecer seus problemas. ( ) Ficar mais gil. ( ) Se encontrar consigo mesmo. 11- Voc gosta de danar? Se a resposta for sim, diga os tipos que voc mais gosta de danar?

12- Quais os tipos de msicas gosta de ouvir? Porqu?

13- Alm dos itens citados acima, cite o tipo de lazer que gosta.

Obrigado pela a contribuio.

Das könnte Ihnen auch gefallen