Sie sind auf Seite 1von 23

GABARITO

Caderno do Aluno

Cincias 5a srie/6o ano Volume 4

SITUAO DE APRENDIZAGEM 1 TERRA: ESFERICIDADE E REPRESENTAES

Representaes do planeta Terra


Pginas 3 - 4

1. Questione como artefatos to diferentes (uma maquete e um mapa) podem servir para representar o mesmo objeto, no caso, a Terra. Anote na lousa as respostas dos alunos para posterior discusso. Esta atividade de sensibilizao tambm pode ser enriquecida com o auxlio de um retroprojetor ou datashow, por meio do qual voc poder mostrar diversas representaes e imagens de nosso planeta. Essas imagens podem ser facilmente obtidas na internet (imagens da Terra vista do espao esto disponveis no site da agncia espacial norte-americana, a Nasa). 2. Se perguntar aos alunos Afinal, qual a forma da Terra?, a grande maioria responder que ela esfrica, como uma bola, e essa resposta confirmada por imagens fotogrficas de nosso planeta (como a Figura 1). Porm, todos os alunos j devem ter visto um mapa-mndi, mapa que representa toda a superfcie do planeta (Figura 2); alguns desses mapas so fsicos e mostram a geologia, a altitude de cada ponto ou os diferentes biomas da Terra; outros so mapas polticos e mostram os pases e continentes. Um mapa uma representao planificada da superfcie de nosso planeta. Um mapa-mndi um planisfrio (representao de uma esfera num plano) que reproduz como seria a superfcie da Terra se consegussemos estic-la, ou seja, a tentativa de se obter uma imagem plana de uma superfcie esfrica. Dizemos tentativa porque praticamente impossvel fazer essa representao sem gerar nenhum tipo de distoro na imagem que se quer desenhar. Pode-se facilmente observar essa distoro olhando-se para diferentes planisfrios, com diferentes continentes na regio central do mapa. Quando no centro do mapa est a Austrlia, por exemplo, o formato das Amricas sofre grandes distores.

GABARITO

Caderno do Aluno

Cincias 5a srie/6o ano Volume 4

3. Entre as vrias possibilidades que poderiam ser dadas atualmente para solucionar esse problema, uma delas entrar em um avio a jato ou em um foguete e olhar para o horizonte. Acima dos 15 km (15 000 m) de altitude (quase duas vezes a altura do Pico do Everest, ponto mais alto da Terra), j seria possvel enxergar a curvatura da superfcie terrestre.

Transformando um planisfrio em um globo terrestre


Pginas 4 - 5

1. Uma boa resposta seria, para o tipo de representao proposta nesta atividade, que as partes mais distorcidas so as regies polares. 2. A resposta depende da parte da esfera que, usando os termos da atividade, seria rasgada. Os extremos da figura planificada, isto , suas bordas, so sempre as regies mais distorcidas, enquanto a regio central a que apresenta menores alteraes. Avaliando os mapas-mndi tradicionais, as regies mais deformadas no processo de planificao so as regies acima dos trpicos (altas latitudes) e as polares. 3. Para auxiliar na resposta, voc pode exibir um mapa-mndi. A resposta a esta questo : Brasil (Amrica do Sul) Oceano Atlntico frica Oceano ndico Austrlia Oceano Pacfico Amrica do Sul. Esta questo importante como encerramento desta etapa, pois muitos alunos podem ainda ter dvidas quanto representao que o mapa-mndi faz da superfcie terrestre, isto , podem no conseguir perceber que o lado direito de um mapa desse tipo ligado a seu lado esquerdo. Para ilustrar a resposta, junte os lados opostos de um mapa-mndi, formando um cilindro. 4. importante valorizar as respostas dos alunos, observando se no esto incorretas. Quando a inteno mostrar o mundo todo em apenas uma imagem, o mapa-mndi mais adequado (exemplo: mostrar uma rota de viagem ao redor do planeta); quando a inteno mostrar a proporo real entre os continentes ou pases, o globo mais adequado. As questes apresentadas na etapa de sensibilizao da atividade podem ser resgatadas e discutidas com todo o grupo.

GABARITO

Caderno do Aluno

Cincias 5a srie/6o ano Volume 4

Pgina 6

Alternativa c.

Afinal, moramos em qual lado da Terra?


Pginas 6 - 7

Esta atividade tem a inteno de aflorar os conhecimentos alternativos dos alunos no que diz respeito forma da Terra. Embora muitos representem a Terra como um crculo, isso no significa que os alunos percebam a esfericidade do nosso planeta. A insero de pessoas em diferentes locais do planeta, mesmo em um desenho, pode evidenciar a percepo do significado de para cima e para baixo que ser explorado nas questes que seguem. 1. Procure evidenciar o para cima (para fora da Terra) e o para baixo (para o centro da Terra). Muitos percebero alguns habitantes de cabea para baixo e outros de cabea para cima. Esse deve ser o foco dessa discusso, que encaminhar para o pequeno debate que segue. 2. Aps deixar que os alunos apresentem suas propostas, explique que no camos para fora da Terra porque somos atrados por sua fora gravitacional, que nos puxa no sentido do centro do planeta, como a atrao exercida por um m sobre outro metal (apesar da origem das atraes serem diferentes: uma gravitacional e outra magntica). Tudo que jogado para cima atrado de volta pela gravidade ( por isso que, para sair da Terra, precisamos de foguetes que atinjam uma velocidade muito alta). O mesmo acontece com a gua do mar: ela no escorre porque est sendo atrada para baixo, para o centro da Terra. O que chamamos de para cima e para baixo muito interessante, pois dizemos que para cima no sentido do cu, do espao, e para baixo no sentido do centro da Terra.

GABARITO

Caderno do Aluno

Cincias 5a srie/6o ano Volume 4

Pginas 7 - 8

Esta atividade, similar ao desenho, tambm pode nos indicar a noo de para cima e para baixo. Nesse caso, o elemento da esfericidade da Terra j est inserido, mas alguns alunos ainda podem demonstrar dificuldades em posicionar-se em uma esfera. Nesse sentido, uma atividade bastante interessante. Perceba se na construo alguns alunos representam as razes das rvores sob o solo, e os troncos torcidos, para que todas as quatro copas dirijam-se para cima de sul para norte , ou seja, veja se eles acreditam que existe uma vertical absoluta, uma vez que o para cima e o para baixo ainda podem no estar sedimentados. Discuta essas situaes, caso apaream, no sentido de caracterizar corretamente o significado de vertical: a direo perpendicular superfcie terrestre, no sentido do centro da Terra. Um bom exemplo sobre a direo da vertical pode ser dado por meio do desenho feito no incio desta etapa, imaginando-se que cada um dos garotos tenha na mo uma pedra pendurada em um pedao de barbante. Nesse caso, as pedras estaro penduradas na direo do centro da Terra.

Pginas 8 - 9

Em qualquer posio sobre o planeta Terra, se voc soltar uma pedra, ela vai cair verticalmente a seu p. Numa resposta correta, linhas de trajetria deveriam ligar a pedra e o p de cada boneco da figura.

GABARITO

Caderno do Aluno

Cincias 5a srie/6o ano Volume 4

Pgina 9

Muitos alunos, apesar de saberem que a Terra redonda, tm dificuldades em se posicionar na sua superfcie e acabam imaginando que vivem dentro de uma esfera, e no em sua superfcie externa. A atividade a seguir vai problematizar essa questo.

Representaes da Terra e de suas origens: lendas, mitos e crenas religiosas


Pgina 10

1. Alguns alunos podem ter pensado, pela primeira vez, no fato de viver num planeta esfrico, neste curso de Cincias. No simples imaginar que vivemos numa esfera e que viajamos pelo espao com ela. Neste momento, provavelmente os alunos traro algumas ideias sobre o que eles imaginavam antes de pensar na Terra esfrica e que vivem em sua superfcie. interessante socializar essas ideias e mostrar a eles que esse pensamento bastante comum, j que a Terra um planeta muito grande e, ento, difcil perceb-la no todo. Teramos que fazer uma viagem espacial para visualiz-la e entendermos melhor sua forma. 2. Resposta pessoal que pode trazer para a sala de aula os conceitos prvios dos alunos, que devem ser considerados para que haja uma compreenso significativa da Terra e do Sistema Solar. 3. Procure sistematizar as concepes e as respostas dos alunos, anotando-as na lousa e agrupando-as por semelhana. Neste momento, provvel que questes relacionadas religio possam surgir. preciso ter cuidado e tratar desse tema com sensibilidade. O texto apresentado na prxima seo dar mais subsdios para repensar o tema.

Pginas 11 - 12

1. A viagem reforou a ideia de que a Terra esfrica. 2. Observao da sombra da Terra na Lua durante um eclipse.

GABARITO

Caderno do Aluno

Cincias 5a srie/6o ano Volume 4

3. Nossos antepassados no possuam tecnologia que os permitissem perceber a esfericidade da Terra.

Pgina 12

Professor, a nossa sugesto de tempo de cerca de cinco minutos para cada apresentao. Para isso, necessrio que os alunos j estejam preparados e os cartazes prontos e, se possvel, fixados. As questes apresentadas na etapa de sensibilizao da atividade podem ser resgatadas e comparadas com as apresentaes dos grupos. Sugerimos que voc guarde os resultados desta atividade para que possam ser utilizados na atividade de recuperao proposta no final do bimestre. Sugerimos a leitura de alguns textos disponveis na internet que podero ajudar na orientao desta atividade: A cosmologia dos povos antigos, em <http://www.on.br/certificados/ens_dist_2008/site/index.html> Mito e cosmologia indgena, em <http://www.museudoindio.org.br/> As religies indgenas: o caso tupi-guarani, em <http://www.usp.br/revistausp/67/01-laraia.pdf>. Sites acessados em 2 maio 2010. importante ressaltar para os alunos que, independentemente da religio ou cultura de cada um, devemos respeitar e valorizar as contribuies e as diferentes explicaes que cada uma delas deu ao longo da histria da humanidade para o entendimento que temos do mundo atual. Outra coisa que os alunos devem perceber que a cincia, diferentemente das religies ou culturas antigas, procura evidncias experimentais que confirmem as previses feitas por suas teorias, e essa uma das grandes diferenas entre o conhecimento cientfico e o religioso.

GABARITO

Caderno do Aluno

Cincias 5a srie/6o ano Volume 4

SITUAO DE APRENDIZAGEM 2 ESTIMATIVA DO TAMANHO DAS COISAS E DA TERRA

Medindo o tamanho de objetos distncia


Pgina 12

A ideia dessa pergunta fazer um levantamento das concepes dos alunos sobre como possvel medir o tamanho de um planeta. Uma proposta interessante compor um quadro na lousa com as respostas dos alunos a esta pergunta.

Pginas 13 - 15

A ideia que os alunos percebam que, embora haja alguma diferena entre os valores encontrados com a trena e com o medidor, quando no h possibilidade de usar a trena, esse equipamento muito til. Perceba que as medidas feitas com o auxlio do nosso aparelho so realizadas indiretamente, ou seja, possvel saber o tamanho de um objeto sem ter que de fato medi-lo diretamente. A cincia faz uso de muitos mtodos indiretos de medida para estimar o tamanho de coisas muito pequenas ou muito grandes. Algumas limitaes de medida do aparelho podem aparecer e os alunos talvez as percebam, como a medida de objetos muito distantes: a Lua um bom exemplo, pois podemos estimar seu tamanho usando o mesmo mtodo geomtrico, mas nosso aparelho no serve para estimarmos o tamanho dela. Ele deveria ser bem mais comprido para ser capaz disso: s para se ter uma ideia, nosso aparelho usa a relao 51 (o comprimento do aparelho 5 vezes maior que o tamanho do quadrado usado para observar o objeto). Para observarmos a Lua, a relao deveria ser 1101, ou seja, o comprimento de nosso medidor deveria ser da ordem de 2,2 m.

GABARITO

Caderno do Aluno

Cincias 5a srie/6o ano Volume 4

Estimativa da medida da circunferncia da Terra


Pgina 16

1. interessante que os alunos relatem no apenas o local da viagem, mas tambm o meio de transporte e o tempo da viagem. 2. Anote na lousa as respostas para posterior discusso. Muitos no fazem ideia dos valores envolvidos, mas uma relao com os valores j apresentados relacionados questo anterior devem dar algum subsdio para esta questo. Se algum aluno j viajou para cidades longas e demorou mais de nove horas na viagem, vai perceber que o tempo para dar uma volta na Terra maior que isso. Esse o momento para explorar as hipteses dos alunos em relao s estimativas.

Estimativa do tamanho da Terra


Pginas 16 - 17

1. No nosso caso, essa pode ser uma oportunidade para verificar se os alunos entendem a noo de inferncia, um modelo mental em que possvel fazer uma estimativa de tempo ou de distncia. De modo que, teremos aproximadamente: 40 000 400 = 100. Ou seja, a circunferncia da Terra 100 vezes maior que a distncia entre So Jos do Rio Preto e So Paulo. Espera-se que o aluno perceba que o valor obtido corresponde quantidade de vezes que a primeira medida maior que a segunda. 2. Como a circunferncia da Terra 100 vezes maior que a distncia entre essas cidades, basta multiplicar o tempo de viagem por 100, ou seja, levaria 600 horas. Dividindo-se esse valor por 24 horas, teremos o nmero de dias que essa suposta viagem gastaria: 600 24 = 25. Portanto, se fosse possvel realizar uma volta ao redor da Terra, em um nibus, levaria 25 dias ininterruptos de viagem. Ressalte que, como na atividade anterior, a estimativa do tempo da viagem foi feita indiretamente, isto , sem termos que fazer tal viagem. As respostas s questes apresentadas na etapa de sensibilizao da atividade podem ser resgatadas e discutidas com todo o grupo.

GABARITO

Caderno do Aluno

Cincias 5a srie/6o ano Volume 4

Pgina 18

Essa redao uma oportunidade para se verificar os conhecimentos dos alunos sobre os assuntos tratados at o momento. importante observar ao longo dos textos dos alunos, se h referncia s atividades realizadas e se suas atividades foram utilizadas como subsdio para a expresso dos conhecimentos dos alunos. A redao deve ser considerada como um momento de sistematizao do que foi visto nas duas Situaes de Aprendizagem iniciais.

GABARITO

Caderno do Aluno

Cincias 5a srie/6o ano Volume 4

SITUAO DE APRENDIZAGEM 3 A ESTRUTURA INTERNA DA TERRA

Pgina 20

A expectativa que os alunos, baseados nas atividades anteriores, percebam que a resposta a essa questo depende de investigaes indiretas. A continuao da atividade uma demonstrao feita por voc em sua mesa, mostrando aos alunos trs esferas de massinha, cada uma delas contendo materiais diferentes em seu interior: uma delas recheada de pequenos pregos, outra de jornal e outra da prpria massinha. As trs esferas j devem estar prontas no momento da aula. Pode-se optar por outros objetos para o interior das esferas, mas deve-se atentar para o fato de as densidades dos materiais usados serem bastante diferentes. Sugerimos que uma delas seja feita da prpria massinha do revestimento. Um jeito fcil de montar as esferas indicado nas imagens a seguir. Envolvem-se os materiais com pequenos pedaos plsticos, formando pequenas esferas com dimetros parecidos. Finalmente, essas esferas so cobertas com a massinha restante, de forma que no se possa identificar, por fora, o contedo de seus interiores. Mostre que, com as trs esferas, ser feita uma simulao do procedimento realizado para identificar o que existe no interior da Terra. Voc pode afirmar que o contedo das esferas diferente e que uma delas feita inteiramente da prpria massinha. Proponha, ainda, que cada esfera represente um planeta com caractersticas internas diferentes.

10

GABARITO

Caderno do Aluno

Cincias 5a srie/6o ano Volume 4

Sequncia que ilustra os passos propostos para a confeco das esferas de massinha usadas na atividade.

11

GABARITO

Caderno do Aluno

Cincias 5a srie/6o ano Volume 4

Uma regra importante nesta atividade: os alunos no podem tocar os pequenos planetas; o nico que pode manipular as esferas voc. Essa regra faz parte do contexto, pois em uma situao real no podemos fazer as medidas diretamente.

Observao
Pginas 20 - 21

1. Discuta as alternativas propostas, verificando aquelas que so factveis. Por exemplo, a ideia de apertar ou chacoalhar as esferas invivel, se imaginarmos que cada uma delas representa um planeta. Ao final, proponha, se j no houver sido proposta, a comparao do peso das esferas de massinha (na realidade a comparao entre as massas, mas, nesta srie, os alunos ainda no diferem massa e peso, portanto pode utilizar os termos como sinnimos; massa a medida da quantidade de matria da qual o objeto composto e o peso a fora que o objeto faz no sentido do centro terrestre causada pelo campo gravitacional da Terra, sendo que o peso de um objeto proporcional sua massa). 2. Escolha pessoal. 3. Anote na lousa as propostas. As questes a seguir orientam o fechamento desta questo. importante que os alunos comecem a perceber que h diferenas entre o contedo do interior das esferas e das suas partes externas.

Pginas 21 - 22

1. Espera-se que os alunos respondam: a esfera que melhor representa a expectativa de Cavendish aquela totalmente feita de massinha, pois mostra que o mesmo material que compe a superfcie do planeta preenche tambm seu interior. 2. Espera-se que os alunos respondam: podemos dizer que o material que existe no interior do planeta Terra mais pesado, ou seja, diferente daquele que compe as rochas encontradas na superfcie terrestre.
Pgina 22

Verifique se os alunos compreenderam que o material encontrado no interior do nosso planeta possui densidade maior que o material da superfcie. Uma sugesto de
12

GABARITO

Caderno do Aluno

Cincias 5a srie/6o ano Volume 4

encaminhamento para verificar os textos dos alunos fazer uma rodada de leitura dos textos desenvolvidos pelos alunos.

O interior da Terra em escala


Pgina 23

Resposta pessoal. A ideia levantar concepes dos alunos sobre a estrutura interna da Terra.

Pginas 23 - 24

Uma sugesto que esta atividade seja realizada em grupos de alunos. Aps a realizao da atividade pelos grupos, apresente a estrutura interna de nosso planeta como a entendemos atualmente: crosta, manto e ncleo (esse ltimo dividido em duas partes; externo e interno).

Pgina 26

Para finalizar a atividade, comente com os alunos que a maior parte do conhecimento que temos sobre a estrutura interna da Terra provm de informaes e medidas indiretas, isto , o modelo apresentado uma representao que construmos com base nessas informaes, e no uma fotografia absolutamente verdadeira do interior terrestre, pois ainda nos impossvel obter tal conhecimento. O material que sai do interior de vulces a informao mais direta que temos sobre a composio do que existe no interior terrestre; as demais informaes so obtidas por meio de ondas ssmicas (terremotos) que se propagam pelo interior da Terra, de medidas de pequenas variaes da gravidade, da temperatura da crosta e do campo magntico ao redor da superfcie terrestre.

13

GABARITO

Caderno do Aluno

Cincias 5a srie/6o ano Volume 4

Pginas 26 - 27

H outras possibilidades de encaminhamento: uma atividade interessante retirar o texto de um ou dois quadrinhos e pedir para os alunos redigirem o texto com alguns critrios previamente estabelecidos (como incluir informaes a respeito do ncleo externo). Pode-se retirar o texto dos dois ltimos quadrinhos e solicitar aos alunos que redijam uma fala com base no ttulo da histria.

14

GABARITO

Caderno do Aluno

Cincias 5a srie/6o ano Volume 4

SITUAO DE APRENDIZAGEM 4 MODELOS QUE EXPLICAM FENMENOS NATURAIS COMO VULCES E TERREMOTOS

Atividade 1
Pgina 29

Esta primeira questo tem como objetivo levantar as principais ideias sobre esses trs fenmenos que sero estudados nesta parte do curso. Ainda no importante corrigir imprecises e sim determinar o que os alunos j sabem.

Pgina 30

Na pgina 32 do Caderno do Aluno h uma definio para cada um desses fenmenos naturais.

Pgina 30

Professor, nossa sugesto a apresentao dos grupos na aula seguinte e que cada grupo tenha aproximadamente cinco minutos para apresentar o resultado de sua pesquisa para o restante da turma. As questes apresentadas na etapa de sensibilizao da atividade podem ser resgatadas e comparadas com as apresentaes dos grupos.

15

GABARITO

Caderno do Aluno

Cincias 5a srie/6o ano Volume 4

Pginas 30 - 31

1. A notcia apresenta o local de ocorrncia do tremor, sua profundidade e a intensidade do terremoto. Segundo a notcia, no possvel prever novos terremotos. 2. Professor, o objetivo desta atividade que os alunos espacializem a informao (visualizem as informaes no espao) dada pela notcia do jornal. Sinalize aos alunos o significado de epicentro: uma projeo na superfcie do local do terremoto. O epicentro desse tremor est situado no Oceano Atlntico. A profundidade do local de origem do terremoto pode ser encontrada atravs da anlise da tabela apresentada na pgina 25 do caderno do Professor. Assim, pode-se perceber que o tremor se originou na crosta.

Pgina 32

A explicao para a pequena quantidade de registros de terremotos a posio privilegiada do Brasil na Placa Litosfrica Sul-Americana: ele est praticamente no meio da placa, bastante afastado das bordas onde ocorrem os sismos de maior intensidade. No texto Para saber mais, destacamos o fato de a ocorrncia de terremotos e vulces ser mais frequente ao longo das falhas tectnicas (encontro de placas). Voc pode avaliar com esta questo a capacidade do aluno, que se apropriou daquela informao, de poder aplic-la em outro contexto.

16

GABARITO

Caderno do Aluno

Cincias 5a srie/6o ano Volume 4

SITUAO DE APRENDIZAGEM 5 A ROTAO DA TERRA E A MEDIDA DO TEMPO

Rotao da Terra e diferentes intensidades de iluminao solar


Pgina 33

1. H a expectativa de que alguns alunos respondam que, por vir de longe, a imagem da TV demora a chegar at aqui: se o evento fosse gravado de dia, a imagem s chegaria aqui noite. Mas h um problema nessa ideia: se falarmos ao telefone com algum que mora na China, no haver problemas. A ligao instantnea, sem demora e sem atraso. Portanto, se a informao que vai pelo telefone praticamente instantnea, a da TV tambm deveria ser. Pelo menos se o evento for transmitido ao vivo. Alguns alunos podem dar outra explicao (que a correta) para a diferena de horrio: pode ser noite em um lugar do nosso planeta e dia em outro. 2. Professor, que tal fazer uma maquete para tentar compreender melhor esta questo? Para essa atividade, vamos precisar de uma bola de isopor, um espeto de pau e uma lanterna. Reaproveite a pequena maquete da Terra, utilizando uma bola de isopor (para representar o planeta) e um espeto de pau (para representar o eixo de rotao), feita na Situao de Aprendizagem 1. Nessa maquete represente a linha do Equador e um meridiano. Desenhe a posio do Brasil e a da China (esto em hemisfrios opostos, tanto Ocidental e Oriental como Sul e Norte).

Pgina 34

1. preciso que os alunos percebam inicialmente que dia corresponde parte iluminada pelo Sol e noite parte da Terra que naquele momento no est iluminada pelo Sol. Perceba se os alunos associam a posio do Sol levando em considerao a informao dada no incio desta Situao de Aprendizagem em relao aos horrios dos jogos.

17

GABARITO

Caderno do Aluno

Cincias 5a srie/6o ano Volume 4

2. A resposta para a pergunta est ligada ao formato e ao tempo de rotao da Terra. Por ela ser redonda, a luz que vem do Sol s pode iluminar uma parte dela, a outra fica escura. Onde est iluminado dia, onde est escuro noite.

Dias e noites
Pginas 35 - 36

A resposta a esta questo est ligada ao que foi discutido na segunda parte da Atividade 1, na Situao de Aprendizagem 1: no camos para fora da Terra porque somos atrados pela fora da gravidade, que puxa tudo no sentido do centro do planeta. E no ficamos tontos, apesar de a Terra girar em torno de si prpria a cada 24 horas, porque essa velocidade de rotao no to alta, quando comparada de um carrossel, por exemplo. (Cabe aqui apontar uma diferena entre velocidade de rotao e velocidade linear. A velocidade de rotao da Terra realmente baixa uma volta a cada 24 horas , porm nossa velocidade linear, isto , a velocidade com que nos movemos, por causa do seu giro, com relao a um objeto parado fora da Terra, enorme: ns giramos a mais de 1 600 km/h). 1. O que chamamos de um dia ou 24 horas corresponde a uma volta completa da Terra em torno de si mesma. Como estamos presos na superfcie da Terra, enquanto gira, ela nos leva junto. Portanto, durante uma parte da volta estamos de frente para o Sol ( o dia). No restante da volta, estamos na regio que no iluminada pelo Sol ( a noite). Desse modo, enquanto dia numa parte do mundo, na outra noite. E isso explica por que quando assistamos s Olimpadas de Pequim, na China, em 2008, por exemplo, os horrios pareciam estar ao contrrio: quando era dia l, aqui era noite. Na verdade, entre Brasil e China existe uma diferena de aproximadamente 12 horas: quando l meio-dia, aqui meia-noite e vice-versa. Anime uma nova discusso, relacionando a durao do dia com as caractersticas dos seres vivos. Pode citar, por exemplo, um fato bastante interessante: ns, seres humanos, temos que dormir, isto , apresentarmos um ciclo circadiano de viglia e sono, e essa caracterstica de nossa espcie est ligada ao perodo de rotao da Terra. Embora o movimento de translao tambm influa no perodo denominado dia, nesta discusso inicial preciso que os alunos compreendam o papel central da
18

GABARITO

Caderno do Aluno

Cincias 5a srie/6o ano Volume 4

rotao da Terra. Caso queira, possvel aprofundar a discusso do papel da rotao e da translao na determinao do dia, diferenciando dia sideral e dia solar. 2. Se a Terra girasse duas vezes mais rpido, o dia teria cerca de 12 horas de durao, o que significa aproximadamente 6 horas de dia e 6 horas de noite. Provavelmente, os ciclos circadianos dos animais teriam a mesma durao da rotao terrestre. 3. Se a Terra no girasse, no existiriam dias e noites sucessivos com durao de 24 horas em um mesmo local. Isto , se estivssemos no lado iluminado pelo Sol, seria sempre dia, e se estivssemos no lado escurecido pela sombra terrestre, seria sempre noite. H um detalhe na resposta acima, que o fato de a Terra orbitar o Sol. Assim, caso a Terra no girasse, ela apresentaria, durante cerca de seis meses, um de seus lados iluminado e o outro no. Porm, como ela se move ao redor do Sol, paulatinamente essa situao se inverter e o lado escurecido ser iluminado, enquanto naquele anteriormente iluminado vai ser noite. Ou seja, por causa do movimento de translao da Terra ao redor do Sol, se a Terra no girasse (no tivesse rotao), os dias e noites teriam durao de seis meses. Demonstre isso aos alunos, usando a maquete da Terra, caso ache necessrio.

Atividade 2 O aquecimento da Terra


Pgina 36

A inteno que os alunos percebam que a quantidade de luz que incide na superfcie de um objeto esfrico diferente para cada parte dele, supondo a incidncia vinda de uma mesma regio. Anote a resposta na lousa para uma posterior discusso.

Pginas 36 - 38

Vale ressaltar que o anteparo, nesta atividade, tem a funo de colimar o feixe de luz, ou seja, concentrar a luz da lanterna em uma pequena rea para que os efeitos da esfericidade da bola sob os raios de luz incidentes sejam melhor visualizados. O orifcio

19

GABARITO

Caderno do Aluno

Cincias 5a srie/6o ano Volume 4

quadrado no papelo tambm garante que a mesma quantidade de luz chegue tanto nas regies equatoriais como nas polares. 1 e 2. Professor, pea que os alunos apresentem oralmente seus resultados. Espera-se que eles tenham percebido que as regies equatoriais da superfcie esfrica recebem mais energia luminosa que as regies polares, pois nessas ltimas a mesma quantidade de luz distribuda por uma rea maior, ou seja, cada ponto da superfcie recebe menos luz, quando comparadas s regies equatoriais. 3. Resgate a questo original desta parte da aula e as respostas originais escritas na lousa, comparando-as com as propostas finais.

Pginas 38 - 39

Alternativa c.

A sombra e a medida do tempo


Pgina 39

A ideia desta questo fazer com que os alunos se questionem sobre a variao do tamanho da sombra ao longo do dia. Muitos pensam que a sombra varia quando caminhamos, mas a ideia aqui perceber que a pessoa est parada.

Pginas 39 - 40

1. A sombra vai aumentar e diminuir de tamanho ao longo do dia. A atividade proposta na Lio de Casa vai indicar mais claramente como esse tamanho vai variar. 2. o momento de menor sombra do dia, no necessariamente a sombra desaparece, isso vai depender de onde o palito foi espetado. 3. A ideia que os alunos consigam relacionar o experimento com situaes cotidianas e, portanto, com a prpria sombra e o que ocorre com ela. Espera-se que os alunos consigam perceber que a maquete da Terra representa nosso prprio planeta, a lanterna, o Sol e o palito, uma pessoa.
20

GABARITO

Caderno do Aluno

Cincias 5a srie/6o ano Volume 4

4. Resposta pessoal. O objetivo da questo trazer tona a relao entre tamanho da sombra e perodo do dia. Se a sombra muda com o movimento da Terra, isso nos d indcios de que h uma relao entre a sombra e a hora. Chame a ateno dos alunos para o fato de algumas pessoas olharem para o cu e verificar a posio do Sol para tentar indicar a hora do dia.

Pginas 41 - 42

1. Se esse gnmon permanecer no lugar onde foi feita a atividade, ele poder ser usado como um relgio de Sol. Quando a sombra da haste passa pela marcao da reta central, ocorre o chamado meio-dia local. Esse horrio no corresponde exatamente ao horrio dos relgios convencionais, pois esses utilizam a Hora Oficial do Brasil, que dada pelo horrio na cidade de Braslia. Por conveno, todos os lugares localizados no fuso horrio de Braslia seguem seu horrio,

independentemente de sua hora local. Chame a ateno para o horrio de vero, j que o relgio de Sol no corresponder a esse horrio e ter cerca de uma hora de diferena. Comente que a sombra da prpria Terra (a noite no nosso planeta) usada como exemplo da marcao do tempo. Usamos a alternncia entre dias e noites, causada pela rotao da Terra, como base para nossos calendrios e relgios. 2. Alternativa b.

21

GABARITO

Caderno do Aluno

Cincias 5a srie/6o ano Volume 4

SITUAO DE APRENDIZAGEM 6 MEDIDAS DO TEMPO

Evoluo dos equipamentos de medidas de tempo: relgios de gua, de areia, mecnico e eltrico
Pgina 43

Resposta pessoal.

Pginas 43 - 44

Grupos que procurem outros tipos de relgios que tenham surgido nas discusses anteriores tambm podero ser montados. Professor, nossa sugesto de encaminhamento que os alunos preparem cartazes e pequenas maquetes (ou exemplos) com os resultados das pesquisas para serem apresentados em formato de seminrios na prxima semana de aula, em que cada grupo tenha aproximadamente cinco minutos para apresentar o resultado de sua pesquisa para o restante da turma.

Atividade 2 Medidas de tempo de diferentes duraes


Pgina 44

1. No caso das batidas do corao, um instrumento interessante o cronmetro. Para uma viagem de nibus, um relgio comum, que marque hora e minuto j o suficiente. O tempo de vida de uma pessoa pode ser marcado pela unidade ano. Assim, usamos o movimento anual da Terra para fazer essa marcao. 2. Orientao quanto a essa atividade so encontradas na pgina 40 do Caderno do Professor.

22

GABARITO

Caderno do Aluno

Cincias 5a srie/6o ano Volume 4

Compare com os alunos os resultados de todos os grupos, destacando-se as semelhanas e diferenas. As maiores discordncias de durao devero aparecer do item (f) em diante. Apresente, ento, os dados referentes durao dos eventos a partir do item (f): pirmides (cerca de 5 mil anos); humanos modernos (cerca de 200 mil anos); dinossauros (de 65 a 230 milhes de anos); Terra (4,5 bilhes de anos); Universo (13 bilhes de anos).

Pginas 45 - 46

importante que os alunos percebam a mudana de escala proposta no texto e as razes pelas quais o autor props essa mudana. A ideia que os alunos elaborem um resumo com as principais questes apresentadas pelo autor. interessante propor em sala de aula, uma discusso compartilhada, na qual cada aluno expe o seu olhar sobre texto.

23

Das könnte Ihnen auch gefallen