Sie sind auf Seite 1von 196

reas Urbanas Centrais RMBH

Confins Lagoa Santa Ribeiro das Neves Sabar Santa Luzia

Realizao
Governo Federal Presidente da Repblica Luiz Incio Lula da Silva Ministro das Cidades Marcio Fortes de Almeida Secretrio Nacional de Programas Urbanos Celso Santos Carvalho - Substituto Departamento de Assuntos Fundirios Urbanos Sandra Bernardes Ribeiro Substituta Programa de Reabilitao de reas Urbanas Centrais Carolina Baima Cavalcanti Clo Alves Pinto de Oliveira Fernanda Ludmila Elias Barbosa Letcia Miguel Teixeira Viviane Silveira Amaral Governo do Estado de Minas Gerais Governador Antonio Augusto Junho Anastasia Secretrio de Estado de Desenvolvimento Regional e Poltica Urbana Sebastio Navarro Vieira Filho Secretrio Adjunto de Estado de Desenvolvimento Regional e Poltica Urbana Alencar Santos Viana Filho Subsecretria de Desenvolvimento Metropolitano Maria Madalena Franco Garcia Superintendente de Apoio a Gesto do Solo Metropolitano Liliana Gomes Rocha Sousa Diretoria de Integrao do Ordenamento Territorial Luisa Azevedo Diretora Liziane Paula Pereira Torres Assessora Tcnica Lauren Fernandes de Siqueira Estagiria

Crditos
Coordenao Geral, Organizao e Reviso de Contedo Liliana Gomes Rocha Sousa Liziane Paula Pereira Torres Luisa Azevedo Contedo Tcnico Equipe da Arquitetural Arquitetura e Consultoria Ltda. Iracema Generoso Coordenao Mnica Cadaval Bed Susana Leal Santana Alcia Duarte Penna Manoel Teixeira Azevedo Jnior Colaboradores Denize Couto Guilherme Isabel Marques Azevedo Lucas Gazzinelli Cruz Iara Camacho Leandra Germano Miguel Henrique Skackauskas Nria Manresa Camargos Ilustraes e mapas Glauco Jos de Matos Umbelino Fotografias Daniel Rubens Prado Aquarelas Marcelo Albuquerque Projeto Grfico e Editorao Gustavo Cardoso Reviso Textual Leila Maria Rodrigues

a pr e s e n t a O

Antonio Augusto Junho Anastasia Governador do Estado de Minas Gerais

Se os problemas afetam a todos, ser, naturalmente, com a colaborao de todos que encontraremos as solues. As regies metropolitanas so o melhor exemplo disso, pois temos, nos municpios que as compem, caractersticas que vo alm dos seus prprios territrios e ultrapassam o envolvimento usual de vizinhos que so, exigindo intervenes contnuas e integradas. Refletem nas administraes municipais, autnomas por princpios federativos, os impactos das intensas relaes sociais e econmicas advindas da conurbao, e isso extrapola sua capacidade de atuao.

O Governo de Minas, atento a esse fenmeno, incorporou a misso de apoiar e integrar o desenvolvimento desses ncleos urbanos contguos e, nos ltimos anos, tem planejado e implementado aes com o intuito de fortalecer o desenvolvimento integrado da Regio Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Como parte desse processo, foi elaborado o Plano Participativo de Reabilitao de reas Urbanas Centrais, projeto j includo em um instrumento mais abrangente o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da regio.

Para possibilitar um planejamento metropolitano nico e compartilhado, compatvel e harmnico, o Governo de Minas estreita, a cada dia, as relaes entre o Estado e os municpios da RMBH, constituindo parcerias capazes de permitir a coexistncia dos projetos locais com as diretrizes estaduais de gesto pblica para o desenvolvimento conjunto, respeitadas as especificidades e a autonomia municipais. Dessas importantes parcerias nascem projetos como o apresentado nesta publicao.

Este Programa de Reabilitao de Centralidades resultado do trabalho conjunto dos Governos Federal, Estadual e Municipais de Confins, Lagoa Santa, Ribeiro das Neves, Sabar e Santa Luzia e demonstra uma acertada experincia do planejamento urbano integrado e participativo. Seu objetivo fortalecer o entrelaamento dos municpios metropolitanos, bem como faz-lo por meio do resgate da vitalidade do espao pblico local, ampliando seu espectro de atividades, mantendo e incentivando a diversidade, caracterstica marcante dos centros urbanos e, por conseguinte, dos metropolitanos.

Portanto, com o equilbrio e a compatibilidade entre as esferas de governo, permitindo o planejamento em conjunto e o compartilhamento da gesto, podemos avanar em direo a um novo e melhor cenrio urbano, dando aos indivduos da metrpole e de seu entorno melhor qualidade de vida.

Celso Santos Carvalho Secretrio Nacional de Programas Urbanos

O Governo Federal, por meio do Ministrio das Cidades, desde 2003 vem empenhando esforos na promoo da Poltica Nacional de Desenvolvimento Urbano. Dentre os elementos centrais dessa poltica est a transio para uma prtica de planejamento e gesto democrtica nos diversos nveis da federao e a adoo de instrumentos que apontam para uma nova relao com a sociedade no tocante aos direitos, cidade e propriedade.

Tendo como marco legal a aprovao do Estatuto da Cidade, Lei federal n. 10.257/2001, que regulamenta o Captulo da Poltica Urbana da Constituio Federal de 1988, a Secretaria Nacional de Programas Urbanos (SNPU) do Ministrio das Cidades vem implementando uma poltica de apoio tcnico, financeiro e de capacitao dos municpios, pautada na incluso socioespacial e no resgate do planejamento urbano como instrumento de acesso cidade formal.

O centro estratgico dessa poltica pode ser sintetizado na plataforma da Terra urbanizada para todos, em reas centrais ou bem localizadas, regularizada, articulada poltica de habitao de interesse social e s demais polticas sociais de incluso social. Essa estratgia passa pelo fortalecimento das aes de cooperao, nos mbitos federativo e metropolitano, organizadas por meio de processos permanentes de planejamento e gesto urbana participativos, reforando a cultura da gesto democrtica das cidades e o controle social da poltica urbana.

Nesse contexto, em 2007 foi firmada parceria entre a Secretaria Nacional de Programas Urbanos do Ministrio das Cidades e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Poltica Urbana de Minas Gerais. O Convnio assinado teve como objetivo desenvolver Planos de Reabilitao de reas

Urbanas Centrais nos municpios de Confins, Lagoa Santa, Ribeiro das Neves, Sabar e Santa Luzia, pertencentes Regio Metropolitana de Belo Horizonte.

Hoje, diante dos resultados alcanados por esse trabalho em parceria, que resultou em Planos de Reabilitao extremamente ricos, oportuna a publicao da experincia de Minas Gerais no planejamento integrado em escala metropolitana, servindo de referncia e material de consulta a outras prefeituras municipais que estejam interessadas em utilizar o Plano como instrumento de desenvolvimento urbano integrado, visando ao estabelecimento de polticas de cooperao com outros entes da federao, contribuindo, assim, para o desenvolvimento institucional, a capacitao tcnica e o fortalecimento das polticas pblicas municipais.

Sebastio Navarro Vieira Filho Secretrio de Estado de Desenvolvimento Regional e Poltica Urbana

Os Planos de Reabilitao de reas Urbanas Centrais para municpios da Regio Metropolitana de Belo Horizonte RMBH resultam da parceria entre o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Poltica Urbana (Sedru) e o Ministrio das Cidades. Os planos de fortalecimento, planejamento e desenvolvimento da regio esto inseridos no contexto do novo modelo de gesto metropolitana.

Alm de um novo modelo institucional de gesto, o Governo de Minas tem priorizado investimentos em infraestrutura viria, saneamento bsico e planejamento.

Nos ltimos anos, a Sedru, em parceria com as Prefeituras Municipais e a sociedade civil, vem investindo no planejamento e desenvolvimento das cidades. Foram elaborados 29 Planos Municipais de Regularizao Fundiria Sustentvel, oito Planos Municipais de Reduo de Risco, cinco Planos de Reabilitao de reas Urbanas Centrais, um Plano de Desenvolvimento para o Vetor Norte da RMBH e o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Regio Metropolitana, todos de forma participativa.

Tais planos buscam avanar, tanto na esfera municipal quanto metropolitana, na implementao de polticas urbanas, objetivando crescimento e desenvolvimento sustentvel, compatibilizando crescimento econmico, social e sustentabilidade ambiental, com nfase no reordenamento territorial, capaz de reduzir as desigualdades socioespaciais. Esperamos que a RMBH seja um espao de transformaes, uma regio de oportunidades, onde todos tenham acesso a emprego e renda, moradia e infraestrutura urbana, incluindo espaos de lazer e cultura.

sumrio

INTRODUO Programa de Reabilitao de reas Urbanas Centrais O Plano de Reabilitao como forma de enfrentamento dos problemas dos centros urbanos A Regio Metropolitana de Belo Horizonte - RMBH O Vetor Norte da RMBH A Construo dos Planos Participativos de Reabilitao de reas Urbanas Centrais para os municpios da RMBH CONFINS A rea de Interveno Caracterizao da rea Patrimnio natural, espeleolgico, turstico e cultural Uso e ocupao do solo reas e imveis subutilizados e vazios Identificao de potencialidades Diretrizes para reabilitao Parque Linear da Lagoa Central Melhoria das vias de acesso ao parque localizado ao longo da lagoa central Requalificao de espaos pblicos Novas atividades Habitao de interesse social Patrimnio cultural Ocupao de reas ociosas LAGOA SANTA A rea de interveno Caracterizao da rea Uso e ocupao do solo reas e imveis subutilizados e vazios Identificao de potencialidades Diretrizes para reabilitao Sistema virio Espaos pblicos Novas atividades culturais Diretrizes especiais de ocupao do solo Patrimnio cultural RIBEIRO DAS NEVES A rea de interveno

12 14 15 18 22 30

34 38 42 46 49 53 56 59 61 65 67 67 69 69 69 70 77 79 83 87 90 91 92 97 102 102 102 104 110

10

Caracterizao da rea Uso e ocupao do solo reas e imveis subutilizados e ou vazios Patrimnio histrico e cultural Identificao de potencialidades Diretrizes para reabilitao Apropriao dos espaos pblicos Articulao viria Circulao de pedestres Valorizao de patrimnio histrico cultural Lazer pblico Recuperao ambiental SABAR A rea de interveno Caracterizao da rea Uso e ocupao do solo Patrimnio histrico, cultural e artstico Identificao de potencialidades Diretrizes para reabilitao Requalificao de espaos pblicos Circulao de veculos Novas atividades Gesto patrimonial Uso e Ocupao do solo SANTA LUZIA A rea de Interveno Caracterizao da rea Uso e ocupao do solo Patrimnio histrico e cultural Apropriao da rea Identificao de potencialidades Diretrizes para reabilitao Reestruturao urbanstica da Avenida Braslia Medidas complementares de circulao e transporte Requalificao de becos Referenciais urbanos Uso residencial e misto Patrimnio cultural Referncias Bibliogrficas

112 115 117 118 122 124 125 131 137 137 139 139 140 146 148 152 154 158 160 160 164 165 165 166 168 172 175 176 178 178 182 183 184 185 185 190 190 190 194

11

INT R ODUO
Maria Madalena Franco Garcia Subsecretria de Desenvolvimento Metropolitano

A regio metropolitana de Belo Horizonte, composta por 34 municpios, abriga inmeras centralidades. Entendendo por centralidades no somente o bairro denominado Centro em cada municpio, mas tambm os espaos de referncia compartilhados pelos cidados metropolitanos.

A proposta de reabilitar centralidades consiste basicamente em implementar - em determinada rea, j consolidada e de ocupao diversificada, - polticas e intervenes motivadoras de expectativas e de transformaes, imbudas do objetivo de melhorar para os seus usurios os atos de vivenciar, de fruir e usufruir o espao urbano e as atividades que nele se desenvolvem.

Ciente da competncia constitucional municipal no tratamento das questes relativas ao solo urbano, mas tambm da responsabilidade estadual na promoo do desenvolvimento metropolitano, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Poltica Urbana, ao adotar o Programa de Reabilitao, teve o privilgio de auxiliar tecnicamente os municpios na tarefa de

12

desenvolver proposies para seus espaos e de participar, de forma democrtica, da rica dinmica das trocas de conhecimento e experincia, envolvendo no s tcnicos e gestores, mas a comunidade atingida.

No decurso desse projeto de reabilitao, identificaram-se centralidades presentes na Regio Metropolitana passveis do desenvolvimento do programa, pactuou-se, entre Governos Federal, Estadual e Municipais, juntamente com a sociedade civil, a definio das reas, objeto dos planos e desenvolveram--se pesquisas, diagnsticos e propostas de intervenes urbansticas descritas nesta publicao.

Ela integra as experincias dos municpios de Confins, Lagoa Santa, Ribeiro das Neves, Sabar e Santa Luzia na elaborao de seus programas de reabilitao de reas urbanas centrais e surge para apresentar os processos desenvolvidos e os resultados obtidos ao longo da preparao dos trabalhos.

Esperamos que a recepo dos planos pelos gestores, legisladores e sociedade civil municipais, to presentes e participativos ao longo do processo, viabilize uma rica implementao dos projetos; que esta publicao propicie a divulgao e, por conseguinte, a identificao e apropriao desses Planos de Reabilitao de reas Urbanas Centrais por uma grande parcela de indivduos frequentadores das reas e interessados em melhorar seus centros, garantir sua diversidade de usos e, com novo olhar, seus espaos de referncia e diversidade.

Certamente o compartilhamento de nossas experincias, por meio desta publicao, ir fornecer contedo de referncia para propostas similares e material de motivao para o surgimento de novos projetos de reabilitao, incentivando poder pblico e sociedade no objetivo da positiva transformao de seus espaos urbanos.

13

P r o g r a m a d e R e a b i l i ta o d e r e a s Ur b a n a s C e n t r a i s
C e n t r a i s

Ministrio das Cidades

U r b a n a s

O Programa de Reabilitao de reas Urbanas Centrais da Secretaria Nacional de Programas Urbanos do Ministrio das Cidades foi criado em 2003. A questo que motivou seu surgimento foi o entendimento de que os problemas do centro so decorrentes da forma como cada cidade se desenvolve e que suas solues no podem ser desligadas da poltica urbana do municpio.

d e

r e a s

R e a b i l i t a o

Assim, as questes envolvidas nas reas centrais so, principalmente, da alada municipal e a reabilitao dos centros, compreendida como um conjunto de aes integradas deve ser uma poltica coordenada pelos governos locais ou com o seu total envolvimento.

d e

Desse modo, o principal papel do Programa colaborar com os municpios no enfrentamento das questes do Centro. O que se pretende , atravs da promoo tcnica, do apoio financeiro e da divulgao de experincias, fomentar a realizao de Planos de Reabilitao de reas Urbanas Centrais, em consonncia com os Planos Diretores Municipais, e que sejam implementados de forma cooperativa e intersetorial, incorporando instrumentos e aes que assegurem a participao social em sua elaborao e implementao.

14

P r o g r a m a

Alm disso, procura-se apoiar os municpios no sentido de realizar um planejamento articulado entre as secretarias envolvidas, que supere as aes e programas setoriais, bem como articular suas aes s dos governos estadual e federal num efetivo pacto federativo.

Nos seis anos de efetiva atuao, foram apoiados 134 municpios nas cinco regies brasileiras, para a elaborao de planos de reabilitao, projetos e execuo de obras por meio da assinatura de contratos com a Caixa; assinados trs convnios com Governos Estaduais (Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro), bem como quatro acordos de cooperao tcnica internacionais (Itlia, Frana, Espanha e Canad) e trs acordos de cooperao federativa visando implementao de aes de reabilitao nas reas centrais de Salvador, Rio de Janeiro e Recife-(Olinda).

O Plano de Reabilitao como forma de enfrentamento dos problemas dos centros urbanos
Em geral, nas grandes cidades brasileiras, a rea central formada pela parte mais antiga da cidade, o centro histrico, e por bairros lindeiros de uso misto (moradia, comrcio, equipamentos), onde geralmente se concentram oportunidades de trabalho nessas atividades e no setor informal.

Sobretudo nas maiores cidades e nas capitais de regies metropolitanas, as reas centrais vm passando por processos de mudanas das atividades e reduo da populao. Decorre desses fenmenos o esvaziamento, principalmente dos prdios residenciais, mas tambm daqueles que abrigavam empresas e instituies pblicas e privadas, que vm se transferindo para outros locais.

As causas de tal processo so mltiplas e diferentes, como diferentes so as caractersticas de cada cidade.

15

No entanto, alguns fenmenos se repetem: a degradao do patrimnio histrico, a precariedade ambiental e habitacional, a concentrao de atividades informais, a mudana no perfil socioeconmico dos moradores e dos usurios, a concentrao de grupos sociais vulnerveis.

Essa situao de esvaziamento resulta na subutilizao dos recursos disponveis nas reas centrais, como infraestrutura, sistema de transportes e estoque imobilirio, alm de contribuir para a expanso urbana e para o adensamento populacional em reas no servidas de infraestrutura e distantes dos locais de trabalho. Do ponto de vista dos recursos pblicos, so exigidos novos investimentos em reas
C e n t r a i s

antes no ocupadas e no se utilizam os espaos j urbanizados com infraestrutura instalada.

A prtica da construo nova como nica forma de proviso habitacional seja pelo setor privado ou por programas pblicos de habitao, em detrimento da recuperao do estoque construdo foi um fator determinante nesse processo. Alm da expanso normal devida ao crescimento populacional, a mancha urbana continua se estendendo em direo s periferias, para o assentamento da populao de baixa renda, e em direo s novas reas de expanso imobiliria para abrigar os setores de alta renda.

d e

r e a s

U r b a n a s

Para o Programa de Reabilitao de reas Urbanas Centrais, o repovoamento das reas centrais e o aproveitamento do estoque imobilirio existente so fatores importantes, tanto para reabilitar essa parte da cidade, como para controlar a expanso da mancha urbanizada, garantindo um desenvolvimento mais equilibrado.

d e

R e a b i l i t a o

Nesse sentido, uma das preocupaes fundamentais do Programa de Reabilitao a manuteno ou promoo da diversidade de funes e da presena de pessoas de diferentes estratos sociais nas reas de interveno, mediante mecanismos efetivos, fundamentados no Estatuto da Cidade. Por esse motivo, a promoo de habitao social nas reas centrais constitui um dos seus eixos principais de atuao do programa.

16

P r o g r a m a

Para tanto, o Plano de Reabilitao deve e pode ser um instrumento para propiciar o uso e a ocupao democrtica e sustentvel dos centros urbanos, assim como a preservao do patrimnio cultural e ambiental. Ele deve tambm estimular a diversidade funcional, recuperar atividades econmicas e buscar a complementaridade entre os diferentes usos.

17

A R e g i o M e t r o p o l i ta n a de Belo Horizonte - RMBH


A Regio Metropolitana de Belo Horizonte RMBH, formada por 34 municpios, concentra-se em torno
R M B H

de 5,1 milhes de habitantes do Estado de Minas Gerais, segundo estimativa de 2009 do IBGE.

O processo de conurbao e, consequentemente, de expanso da mancha urbana contnua da rea efetivamente ocupada a partir da centralidade de Belo Horizonte vem se expandindo para os municpios limtrofes metrpole e, atualmente, a rea urbana metropolitana encontra-se bastante consolidada.

B e l o

H o r i z o n t e

Diante da realidade de conflitos identificados na RMBH, o Governo de Minas investiu, nos ltimos anos, na implantao do novo modelo de gesto metropolitana e est concluindo o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado PDDI, cujo foco o desenvolvimento sustentvel, a habitao, o reordenamento territorial, contemplando aes e propostas para o desenvolvimento de novas centralidades.

M e t r o p o l i t a n a

d e

Nas discusses no mbito do PDDI, definiu-se a necessidade de estabelecer nova escala de centralidades, microrregionais e locais, alm do Centro Metropolitano de Belo Horizonte e dos Centros Municipais, capazes de constituir uma regio e uma cidade metropolitana mais inclusiva e com mais qualidade de vida para todos. Em funo da estrutura espacial da regio metropolitana, excessivamente concentrada e polarizada

18

R e g i o

19

pelo ncleo central de Belo Horizonte, e da estrutura viria rdio-concntrica que direciona, de forma excessiva, os fluxos em direo ao hipercentro de Belo Horizonte, a rede urbana interna RMBH caracterizada por um grande centro que polariza fortemente toda a regio, com uma enorme quantidade de pequenas centralidades de menor poder de polarizao de suas reas de influncia respectivas, e uma ausncia relativa de centros de nvel intermedirio.

necessrio romper limites do modelo centro/periferia, e aprofundar em centralidades, compreender melhor suas diferentes escalas e os papis a serem desempenhados na reorganizao estratgica do territrio, no mbito da poltica metropolitana de Regulao do Uso e da Ocupao do Solo.

R M B H

Centros Urbanos so complexos, espaos snteses, propiciadores de acesso ao dinamismo da vida urbana, aos encontros, diversidade, s trocas, s festas; so expresses culturais no sentido mais amplo e abrangente da palavra. Construdos no processo histrico e coletivo, os centros so, em si mesmos, promotores de oportunidades.

H o r i z o n t e

B e l o

H centros em ns urbanos nas conexes de grande acessibilidade e em corredores centralidades lineares associados, em geral, aos trajetos dos transportes coletivos, conformando-se, espontnea ou induzidamente, por adensamento de moradias, comrcios e servios.

M e t r o p o l i t a n a

d e

Prope-se que os Centros Microrregionais e os Centros Locais induzidos, expresso da civitas, manifestao do desejo coletivo em um determinado momento da histria da cidade e metropolitana, fortaleam-se enquanto lugares referenciais e simblicos, de expresso da igualdade, da solidariedade e dos princpios constitucionais. Devem ser mais: expresso do estgio de civilizao da metrpole e seus novos paradigmas de desenvolvimento, apontando para o futuro, constituindo-se em centralidades dotadas das condies necessrias vida contempornea.

20

R e g i o

A rede de centralidades urbanas estudada no PDDI aponta esse potencial de desconcentrao urbana e econmica no espao interno RMBH, que criaria uma estrutura metropolitana mais equilibrada, com menor dependncia das diversas reas do centro de Belo Horizonte. Essa distribuio dos servios em centros intermedirios seria positiva no somente para a populao residente nessas localidades, mas tambm para as atividades produtivas ali realizadas.

A desconcentrao geraria benefcios tambm para Belo Horizonte, que teria menores congestionamentos de sua infraestrutura e aprofundaria sua especializao na oferta de servios avanados, criando tambm uma rea de mercado imediata mais adensada para a oferta de tais servios.

Nesse contexto da proposta de desenvolvimento de uma rede de centralidades metropolitanas, definiu-se no Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da RMBH uma poltica especfica, a poltica de criao e fortalecimento de centralidades metropolitanas e sub-regionais. Dentro da poltica est contemplado o Programa de Requalificao de reas Centrais, que estabelece a importncia da elaborao de novos planos, a necessidade de garantir recursos para a implementao das intervenes apontadas, que incluem a requalificao de espaos pblicos, a regularizao fundiria e urbanstica a adequao de normas urbansticas, a melhoria da acessibilidade e a implantao de infraestrutura.

21

O vetor norte da RMBH


As maiores transformaes estruturais na regio metropolitana vm ocorrendo na regio denominada vetor norte da RMBH, em funo de diversos projetos virios e da instalao de atividades que tm redesenhado suas relaes internas e com o centro da metrpole.

A regio, caracterizada por uma urbanizao incompleta e ocupada predominantemente por populao de baixa renda, vem sofrendo transformaes significativas ao longo dos ltimos anos, em funo do momento atual de mudanas. Trata-se da implantao do Contorno Virio Norte (em fase de projeto); da construo
R M B H

da Cidade Administrativa Tancredo Neves, sede do Governo do Estado; implantao do Parque Tecnolgico de Belo Horizonte (BHTEC); e do projeto de ampliao das funes e atividades do Aeroporto Internacional Tancredo Neves de forma a abrigar um aeroporto-indstria; da Estao Vilarinho em Venda Nova; e, entre os mais significativos, a implantao da grande obra viria de ampliao e modernizao da MG-10 e sua extenso urbana Cristiano Machado e Boulevard Arrudas formando a chamada Linha Verde.

B e l o

H o r i z o n t e

O Contorno Virio Norte ou Rodoanel ainda em fase de projeto e de responsabilidade do Governo Federal dever alterar radicalmente a acessibilidade atualmente existente e gerar profundas transformaes territoriais na rea de estudo. Pode-se considerar tambm o conjunto de iniciativas privadas, de investimentos imobilirios e/ou produtivos, que se anunciam e se intensificam a cada dia, como consequncia dos investimentos pblicos apontados.

M e t r o p o l i t a n a

d e

R e g i o

Sendo assim, o desenvolvimento e fortalecimento de futuras centralidades metropolitanas devero garantir o desenvolvimento econmico e urbanidade, assim como a recuperao dos investimentos pblicos, por meio da implementao de polticas urbanas previstas no Estatuto da Cidade.

22

Inseridos no vetor norte da Regio Metropolitana de Belo Horizonte, os municpios de Confins, Lagoa Santa, Ribeiro das Neves, Sabar e Santa Luzia devero sofrer, em diferentes nveis de escala e alcance, as presses para ocupao do solo urbano nas reas de influncia desses empreendimentos, quer por moradias, quer por atividades econmicas, com repercusses em todo o territrio municipal, o que tende a acentuar problemas de regularizao fundiria e aumentar as necessidades de readequao da infraestrutura urbana, entre outras demandas sociais e urbansticas.

Esses projetos, alguns j implantados e outros em fase de elaborao ou de implantao, j vm gerando impactos sobre os municpios da regio, que, por sua vez, devem se acentuar nos prximos anos por meio de mudanas no papel das sedes municipais, incremento da localizao de atividades econmicas,
R M B H

crescimento populacional, valorizao de terras e alteraes no mercado imobilirio.

H o r i z o n t e

Trata-se, na verdade, de processo incipiente, sendo fundamental que as aes de planejamento busquem controlar seus impactos sobre os tecidos urbanos existentes e direcion-los no sentido de garantir o uso e a ocupao democrticos do solo urbano, a readequao dos centros urbanos a fim de suportar as novas demandas econmicas e sociais, a preservao e proteo do patrimnio cultural e ambiental, evitando processos de expulso de populaes pobres e estimulando a diversidade funcional e social.

24

R e g i o

M e t r o p o l i t a n a

d e

B e l o

Aeroporto Internacional Tancredo Neves.

25

A regio compreendida pela expanso urbana que caracteriza os municpios de Belo Horizonte e os vizinhos imediatos ao norte: Ribeiro das Neves, Vespasiano, Santa Luzia e, como conurbao mais distante do sistema virio principal da regio denominada de Vetor Norte, o municpio de Sabar.

A articulao de iniciativas pblicas e privadas, em um contexto de intensa imigrao metropolitana, a ausncia de polticas pblicas efetivas de habitao social de grande magnitude em termos quantitativos ou polticas territoriais de bem-estar social , a lgica de formao de preos da terra, as desigualdades sociais, entre outros fatores estruturais, caracterizaram a produo intensiva de loteamentos populares com diferentes graus de irregularidade fundiria e urbanstica como a principal alternativa habitacional para amplos setores da populao.
R M B H

Tal processo de produo da chamada periferia metropolitana intensifica-se nas dcadas de 1950 e 1970, esta principalmente, em particular nos eixos norte e oeste da RMBH, consolidando a conurbao entre vrios municpios.

H o r i z o n t e

B e l o

O descompasso entre a intensidade do parcelamento do solo e sua efetiva ocupao produziu, inicialmente uma conurbao de baixa densidade, cujos vazios vem sendo, desde ento, ocupados pelos mais variados processos: parcelamento de reas intersticiais, subdiviso de lotes, construo de vrias unidades habitacionais no mesmo lote, alm de aluguis de cmodos, barraces, novos pavimentos, etc. Esse conjunto de prticas de apropriao do espao constitui parte importante das estratgias de sobrevivncia e de gerao de renda da populao residente nessas reas, e so, em grande medida, responsveis pela manuteno de elevadas taxas de crescimento da populao urbana nos municpios do Vetor Norte da RMBH, e, na ltima dcada, conforme pode ser observado na Tabela 1: Lagoa Santa e Confins: 3,61%; Pedro Leopoldo: 3,14%; Ribeiro das Neves: 8,27%; Sabar: 4,66%; Santa Luzia: 3,92%; Vespasiano e So Jos da Lapa: 10,10%; Betim: 7%; Esmeraldas: 20,66%.

26

R e g i o

M e t r o p o l i t a n a

d e

Populao e taxas de crescimento anual da populao urbana da RMBH 1970 2000 Municpio
Baldim Belo Horizonte Betim Brumadinho (*) Caet Capim Branco Contagem Esmeraldas (*) Florestal Ibirit Sarzedo (**) Mrio Campos (**) Igarap(*) S.Joaquim Bicas (*)(**) Itaguara Itatiaiuu Jaboticatubas Lagoa Santa Confins (**) Mateus Leme (*) Juatuba (*) (**) Matozinhos Nova Lima Nova Unio Pedro Leopoldo Raposos Ribeiro das Neves Rio Acima Rio Manso Sabar Santa Luzia Taquarau de Minas Vespasiano S. Jos da Lapa (**) RMBH 1970 3.322 1.228.342 17.536 9.981 19.663

Populao Urbana
2000 4.818 2.238.526 298.116 19.373 31.656 7.146 108.028 533.330 4.098 38.181 3.840 132.335 3.817 27.431 91.193 14.738 7.952 22.977 3.755 11.023 19.909 13.716 4.926 6.318 7.805 2.075 3.735 5.039 3.525 5.009 7.116 35.396 9.939 15.376 27.979 3.126 20.394 6.012 12.135 19.580 15.929 14.357 21.788 27.664 27.377 35.039 44.038 63.035 682 1.152 1.429 13.498 20.884 32.891 43.479 9.183 11.052 13.317 13.455 5.547 61.670 119.925 245.401 3.394 3.467 5.641 6.576 727 2.062 2.862 24.977 58.137 74.757 112.694 19.410 51.854 130.186 184.208 909 971 1.378 75.213 5.281 21.096 35.390 8.904 1.519.343 2.501.743 3.171.075 4.247.807 1980 3.529 1.775.073 76.798 8.606 25.123 2.555 278.119 5.331 2.657 1991 4.345 2.013.257 162.143 11.583 29.115 5.526 419.975 7.044 2.976

Taxa de crescimento anual (%)


1970-1980 0,63 3,75 15,92 -1,47 2,48 9,92 2,63 1980-1991 1,89 1,15 7,03 2,73 1,35 3,82 2,60 1991-2000 1,14 1,16 7,00 5,88 0,93 2,69 20,66

21,8

11,54

6,07

11,38

5,52

7,00

4,47 7,25

5,58 4,47

3,61 7,11

2,5 4,46 1,88 27,23 0,20 8,82 10,32

2,10 4,22 1,70 6,23 4,54 2,31 8,74

4,07 3,14 0,10 8,27 1,70 4,66 3,92

14,85

4,82

10,10

Fonte: IBGE, Censos Demogrficos de 1970, 1980, 1991 e 2000 (*) Municpios que no faziam parte da RMBH em 1980. (**) Municpios novos, emancipados nas seguintes datas: Sarzedo - 21-12-95; Mrio Campos - 21-12-95; So Joaquim de Bicas - 21-12-95; Confins - 21-12-95; Juatuba - 27-4-92; So Jos da Lapa - 27-4-92.

27

No perodo de 1991 a 2000 a populao urbana de Belo Horizonte cresceu a 1,16% ao ano. Os dados da Tabela 1 permitem identificar diferentes intensidades de crescimento urbano por conjuntos de municpios, segundo as dcadas, formando um quadro em movimento da trajetria da expanso metropolitana.

As caractersticas socioeconmicas da maior parte da populao do vetor norte, com significativa participao de camadas de baixa renda, so bastante conhecidas. A precariedade se manifesta principalmente nas formas de produo do espao, resultando em significativas extenses de urbanizao com baixa qualidade de servios, infraestrutura e equipamentos pblicos/coletivos.

R M B H

A fragilidade econmica e financeira de muitos municpios, face s dimenses da demanda por investimentos urbanos e sociais, caracteriza um quadro de extrema vulnerabilidade social e institucional da expanso urbana na rea de estudo. Por outro lado importante identificar e reforar o potencial de recursos naturais, materiais e humanos existentes, que formam a base para a consolidao de polticas de desenvolvimento econmico, social e urbano a serem desenvolvidas para a regio.

28

R e g i o

M e t r o p o l i t a n a

d e

B e l o

H o r i z o n t e

29

A Construo dos Planos Pa r t i c i pat i vo s d e R e a b i l i ta o d e r e a s Ur b a n a s C e n t r a i s para os municpios da RMBH


Seguindo as diretrizes do programa do Governo Federal, os Planos Participativos de Reabilitao de
R M B H

reas Urbanas Centrais para os municpios da RMBH devem conter:

H o r i z o n t e

definio das reas de interveno; levantamentos e diagnsticos fsicos, jurdicos e socioeconmicos; avaliao de problemas e potencialidades; proposio de aes, instrumentos, projetos e intervenes; proposio de formas de gesto e monitoramento das aes; estudo de viabilidade financeira das aes; previso e formatao de modelos de participao da populao.

M e t r o p o l i t a n a

d e

B e l o

Em consonncia com essa estratgia, os planos foram elaborados em trs etapas, sendo:

1. ETAPA: Definio das reas centrais Na primeira etapa do trabalho, realizada em 2008, por meio de processo participativo nos cinco municpios, chegou-se definio preliminar das reas urbanas centrais que seriam objeto dos planos de reabilitao.

30

R e g i o

As reas compreendiam bairros ou conjunto de bairros, caracterizando determinada regio da cidade; ou o ncleo original da cidade; ou, ainda, centralidades lineares, que foram identificadas como centralidades pelos moradores de cada municpio.

No municpio de Confins, definiu-se no processo participativo que a rea, objeto de estudo, seria em torno da lagoa central, rea identificada pelos moradores da cidade pelo seu forte apelo simblico e pelo forte poder de concentrao de atividades, pessoas, servios, equipamentos pblicos e oportunidades.

Em Lagoa Santa, no processo participativo, definiu-se inicialmente uma rea no delimitada no bairro Campinho. Posteriormente, percebeu-se que no havia consenso em relao rea previamente definida e foi realizada nova consulta pblica, sendo apresentada aos moradores a possibilidade de alterao de tal rea, uma vez que o bairro escolhido no era identificado pela coletividade como o espao da cidade que tinha maior poder de concentrao de servios, atividades, pessoas, acervo edificado, equipamentos pblicos, oportunidades de trabalho. A comunidade decidiu, ento, por uma nova rea, reconhecidamente como o centro, prxima Lagoa Central, como o stio, objeto do plano de reabilitao.

Em Ribeiro das Neves definiu-se no processo participativo que a regio denominada Justinpolis seria a centralidade objeto do plano de reabilitao, por seu forte potencial de conexo e articulao com outras reas da cidade e, at mesmo, com outros municpios metropolitanos. A regio reconhecida pela grande concentrao de comrcio e servios e, em funo dos trajetos do transporte coletivo metropolitano, caracteriza-se como uma centralidade linear, importante para a articulao e acessibilidade metropolitana.

Em Sabar, inicialmente definiu-se, no processo participativo, que o bairro Alvorada seria objeto do plano de reabilitao. Por meio de reunio pblica realizada posteriormente, foi apresentada a

31

alternativa de mudana de rea, uma vez que o centro, formado em torno do ncleo original da cidade, onde concentram os edifcios que caracterizam o stio como referncia pelo seu patrimnio histrico e simblico, alm de concentrar as atividades e pessoas, era reconhecidamente a rea identificada pelos moradores como a principal centralidade do municpio, Definiu-se, ento, o centro histrico de Sabar como objeto de plano de reabilitao.

Em Santa Luzia, a regio do Bairro So Benedito foi a definida no processo participativo, pela grande concentrao de habitantes e pelo forte poder de articulao exercido pela Avenida Braslia, importante centralidade linear da cidade que, em funo da concentrao de transporte coletivo, de articulao municipal e metropolitana, deixou de ser apenas um corredor de acesso, configurando-se como rea de
R M B H

adensamento de moradias, de comrcios e servios.

H o r i z o n t e

2. ETAPA: Levantamento e diagnstico, identificao e anlise de conflitos e convergncias Aps a delimitao das reas de interveno de abrangncia em cada municpio, passou-se para a etapa de levantamentos e diagnstico.

B e l o

Inicialmente, foi realizado um levantamento de dados secundrios a partir dos planos existentes para os municpios e para a RMBH, bem como os acervos das Prefeituras e de rgos da administrao pblica estadual e federal.

M e t r o p o l i t a n a

d e

O levantamento de dados primrios stio; parcelamento, uso e ocupao do solo; mobilidade e transporte; tratamento, conservao e apropriao do espao pblico envolveu uma extensa pesquisa de campo.

R e g i o

Alm disso, foram aplicados questionrios a usurios, moradores e trabalhadores, e realizadas diversas entrevistas com lojistas, profissionais liberais, sndicos e lideranas locais, com o objetivo de captar seus

32

interesses e suas percepes em relao rea. Aps a sistematizao dos dados, foram realizadas reunies pblicas em cada municpio, com participao de moradores, de representantes da sociedade civil, das Prefeituras e Cmaras Municipais, Governo do Estado e Governo Federal para apresentar os dados obtidos no diagnstico tcnico, e discusso com os moradores sobre os problemas e potencialidades que foram identificados.

As reunies pblicas representaram importante momento dentro do processo de elaborao dos planos, e novas questes abordadas pelos participantes foram discutidas e incorporadas ao trabalho.

Essas reunies foram extremamente ricas no s por referendarem o diagnstico, mas tambm por indicarem as diretrizes de interveno consideradas mais prementes pelos participantes.

3. ETAPA: Elaborao das propostas de intervenes para as reas centrais Finalizada a etapa anterior, aps a realizao das reunies pblicas, a equipe de consultores ocupou-se em agregar as prioridades e de elaborar as propostas para a reabilitao das reas centrais. Tais propostas podero ser conhecidas dentro do contedo que se apresenta nesta publicao para cada municpio.

A etapa final contempla o modelo de gesto e monitoramento em que foram estabelecidas, em parceria com as Prefeituras Municipais, estratgias de implementao e desenvolvimento institucional para execuo dos planos. Tal modelo dever ser capaz de orientar e acompanhar as aes desenvolvidas no mbito do plano, incorporando mecanismos que garantam a participao social contnua para monitoramento dessas aes.

33

Confins

Confins

O municpio de Confins tem cerca de um tero do seu territrio ocupado pela rea de domnio do Aeroporto Internacional Tancredo Neves e o restante inserido na rea de Proteo Ambiental Carste de Lagoa Santa em funo do seu patrimnio ambiental, espeleolgico e arqueolgico.

Na dcada de 1970, com a definio da implantao do aeroporto em Confins, o ento distrito do municpio de Lagoa Santa ganha importncia social, econmica e poltica; e, mesmo sofrendo impactos ambientais, o aeroporto possibilitou que a populao e as lideranas polticas locais pleiteassem a sua emancipao poltica, processo que teve incio em 1994, completando-se em 1995, por meio da Lei Estadual 12.030, de 21-12-1995.

A baixa densidade de ocupao do municpio aliada proximidade da nova centralidade configurada pela Cidade Administrativa do Governo do Estado e do Aeroporto Internacional Tancredo Neves fazem dele um lugar com grande potencial de transformao.

C o n f i n s

Com o impulso que vem ocorrendo na regio, Confins v alterada sua insero no espao metropolitano e, mesmo no tendo sido ainda atingido fortemente pela metropolizao, pode-se perceber a presso que o Municpio tende a sofrer em funo de seu potencial de atrair atividades econmicas, em especial as complementares ao aeroporto, e novas ocupaes residenciais.

36

Vista da rea central do municpio de Confins.

A rea de Interveno

A rea de interveno constituda pelas quadras localizadas no entorno da Lagoa Jos Teixeira da Costa (lagoa central), conformando o centro do municpio de Confins, sendo delimitada pelas reas lindeiras ao anel concntrico Lagoa configurado pelas ruas So Jos, Jos Ribeiro Sobrinho, Contorno e Gameleira. Essas vias so os principais eixos virios da poro central do municpio.

A regio do entorno da lagoa central, rea objeto de interveno para fins de reabilitao, compreende o centro do municpio de Confins, sendo a principal centralidade com raio de polarizao municipal. Tratase de rea consolidada, historicamente significativa, caracterizando-se pela diversidade de usos e pela convergncia de fluxos de pessoas e veculos.

Na parte sudeste da rea de interveno, prxima ao Bairro Quintas do Aeroporto, h um curso dgua intermitente ligando a lagoa central e a lagoa Vrzea Bonita, existindo ainda duas nascentes na rea de interveno.

C o n f i n s

A rea dotada de equipamentos pblicos, comrcio e servios. O centro municipal especialmente importante para os moradores, visto que a presena expressiva dessas atividades configura uma centralidade capaz de suprir as demandas cotidianas da populao do Municpio, inclusive a dos bairros situados em sua poro sul.

38

Na rea de interveno destacam-se os seguintes espaos e equipamentos comunitrios, conformadores de focos urbanos: Praa Brigadeiro Dlio Jardim de Matos; Escola Municipal Afonso Jos da Silva; Igreja So Jos. Alm da rea de interveno, foi delimitada uma mancha mais abrangente que corresponde rea de estudo do plano. Essa mancha engloba as vias e quadras que, segundo estudos, devem ser influenciadas pelas propostas do Plano de Reabilitao da rea Central.

A rea de estudo abrange a mancha urbana composta pelos bairros Quintas do Aeroporto, So Jos, Boa Vista, Alto dos Ribeiros, Eldorado, Santa Cruz, Gameleira e Vrzea Bonita, justificando-se principalmente porque nela se observa certa continuidade das caractersticas fsicas, funcionais e simblicas da rea de interveno.

Esses bairros correspondem s franjas de ocupao que circundam a rea de interveno, sendo, por sua vez, circundadas basicamente por extensas reas desocupadas.

No entorno imediato da rea de interveno, esto localizados equipamentos pblicos que potencializam o seu carter de centralidade, complementam as atividades do centro municipal e reforam a convergncia de pessoas.

39

40
C o n f i n s

41

Caracterizao da rea
Situada na rea de impacto direto do aeroporto, a rea central e o prprio municpio de Confins tendem a ver alteradas suas formas de insero no espao metropolitano, por meio, principalmente, de uma maior atratividade para a instalao de atividades econmicas, especialmente aquelas complementares ao aeroporto e de uma maior presso de crescimento populacional.

Esse crescimento vincula-se expanso de assentamentos de stios de recreio e de moradia de trabalhadores das novas atividades econmicas que tendem a desenvolver-se, no s no municpio mas tambm no vetor norte da regio metropolitana. Alm disso, tendem a aumentar os vnculos com os municpios desse vetor, em especial com Lagoa Santa, Pedro Leopoldo e So Jos da Lapa.

Na atualidade, a rea central em questo tem, ainda, o carter de centro eminentemente local que, embora sendo a principal centralidade do municpio de Confins, apresenta baixa complexidade em funo do pequeno porte do Municpio, com populao estimada em 6.072 habitantes (IBGE, 2009), e da presena, relativamente prxima, de centros mais complexos aos quais se liga (Pedro Leopoldo e Lagoa Santa).
C o n f i n s

O centro de Confins desenvolve-se ao redor da lagoa Jos Teixeira da Costa (lagoa central), embora na verdade d as costas para ela, pois a sua margem ocupada por faixa de lotes situada entre as vias que circundam a lagoa e o limite do seu espelho dgua, o que faz com que a visualizao e o acesso s suas

42

margens seja possvel apenas em alguns poucos pontos, restringindo-se sua presena na configurao da paisagem da rea central e seu potencial de apropriao pela populao.

A maior parte da rea ocupada por populao de baixo poder aquisitivo, com renda mdia familiar estimada entre um e dois salrios mnimos. As excees so a parte do Eldorado, correspondente ao condomnio fechado, e o loteamento Raimunda Valadares Ribeiro, que apresentam estimativas de renda mdia familiar de cinco e sete salrios mnimos.

A estrutura viria da rea de estudo decorre da expanso progressiva da ocupao urbana a partir das vias principais do centro, sendo caracterizada pela irregularidade do traado, resultante dos diversos parcelamentos do solo, e por uma hierarquizao pouco desenvolvida, conformada, basicamente, por vias de funo estritamente local. A exceo a estrada que, localizada aproximadamente nos limites oeste e noroeste da rea, faz a ligao da rodovia MG-424 (acesso para Pedro Leopoldo) e com o Aeroporto. Ao longo dessa via localizam-se diversas atividades comerciais e de servios, configurando a principal concentrao dessas atividades na rea de estudo.

A maior parte das vias desempenha satisfatoriamente suas funes de circulao e articulao interna da rea, com exceo de algumas vias dos bairros Boa Vista e Vrzea Bonita, do Distrito Industrial e dos loteamentos Jos Marcos de Souza e Vila Me Rainha, que apresentam larguras insuficientes. O bairro Gameleira apresenta certa desarticulao de seu sistema virio, em virtude da presena de algumas ruas sem sada.

importante registrar que toda a rea, sem exceo, foi identificada como irregular quanto questo jurdica das propriedades, sendo objeto tambm do Plano Municipal de Regularizao Fundiria Sustentvel.

43

A regio da lagoa central, contudo, ainda conserva o carter de centro de cidade pequena, e, diante dos processos que se anunciam, merece ver resguardado o seu papel de principal cenrio e suporte da vida cotidiana, das relaes sociais, dos laos identitrios entre seus moradores e desses com a sua cidade.

44

C o n f i n s

45

Patrimnio natural, espeleolgico, turstico e cultural


Testemunhos relatam que as lagoas da rea central de Confins atraram bandeirantes e tropeiros, e induziram formao de grandes fazendas. So identificados como os eixos dos caminhos primitivos a Igreja de So Jos e a Igreja de Santo Antnio.

A caracterstica natural da paisagem da regio crstica fortemente identificada no municpio e bastante significativa para a histria de Confins. Os mananciais subterrneos e as lagoas predominam a paisagem e exigem ateno em relao ao avano da urbanizao, principalmente no descontrole dos processos de ocupao desordenados, capazes de potencializar a degradao ambiental e do patrimnio local.

Para muitos moradores entrevistados, a lagoa central identificada como suja, poluda, abandonada, e tambm fortemente identificada como o lugar mais importante e de maior potencial de lazer na cidade.

46

C o n f i n s

47

Uso e ocupao do solo


O conjunto, predominantemente residencial, da regio em torno da lagoa central conta tambm com usos diversos tais como igrejas, escolas, rgos pblicos, mercearias, padarias, lanchonetes, bares, restaurantes, lojas ou comrcios de tecidos, roupas, calados, louas, ferragens e materiais de construo, e ainda servios dos tipos pessoais (sales de beleza e afins), de reparao e de conservao que se concentram ao longo das vias que envolvem a lagoa, e esto principalmente prximos Praa Brigadeiro Dlio Martins de Matos.

A horizontalidade, a ocupao de baixa densidade, os vastos quintais, os muitos lotes vagos, a irregularidade, tanto no desenho e no tratamento das caladas quanto na implantao das edificaes e no fechamento dos lotes caracterizam a paisagem urbana da rea central de Confins.

Se, de um lado, essa paisagem aponta uma fragilidade ante o avano do processo de metropolizao, de outro, revela um potencial para a criao de ambincias ricas em sua diversidade e expressividade. As iniciativas particulares de tratamento das caladas com jardins e recantos do a medida desse potencial.

Ao pequeno, porm constante, movimento soma-se, ali, a apropriao das caladas, propiciando os encontros, as conversas mesa de bar ou porta de casa, e a apropriao das ruas, livres da circulao de veculos, para jogos e brincadeiras. Em datas religiosas, procisses de moradores e de fiis vindos de outras localidades percorrem as ruas principais.

Reforar esse sentido de pertencimento a uma coletividade, sobretudo entre os jovens, parece ser o desejo dos moradores entrevistados, que se mostram ao mesmo tempo satisfeitos com o que reconhecem como o crescimento da cidade e preocupados com os impactos negativos desse crescimento sobre a vida em comunidade. A rea central de Confins deve ser reabilitada tendo-se em vista esse desejo, cuja possibilidade de concretizao est em aes focadas na populao local, nos seus problemas, mas tambm nos seus potenciais.

49

51

reas e imveis subutilizados e vazios


A presena de imveis construdos vazios pouco expressiva na rea, em especial quanto ao uso residencial, tendo, no entanto, alguma relevncia em relao aos usos comerciais e de servios. De um total de 528 imveis residenciais e 113 comerciais ou de servios, apenas 24 imveis residenciais e 13 comerciais ou de servios se encontram total ou parcialmente vazios, o que corresponde, respectivamente, a 4,55% e a 11,50% dos totais de cada um desses usos.

Assim, embora em relao ao total de imveis vazios ocorra uma predominncia daqueles de uso residencial, quando se analisa a incidncia de desocupao relativa em cada um dos usos, a maior expresso dos imveis comerciais ou de servios, o que pode indicar uma certa estagnao ou declnio das atividades econmicas no centro de Confins. Tal situao tenderia, no entanto, a ser revertida a partir da realizao dos potenciais de ocupao e adensamento dessa rea.

Tais potenciais so indicados, no apenas pelas novas condies de insero do municpio na dinmica de crescimento do vetor norte da RMBH, mas tambm pela expressiva presena de lotes ou terrenos vagos, no ocupados ainda por construes. Na pesquisa realizada na rea, foram contabilizados 114 imveis nessa situao o que, quando comparado com a quantidade de imveis construdos, total ou parcialmente vazios, (apenas 30), aponta que a principal questo de desocupao no centro de Confins se liga a essa grande quantidade de terrenos urbanos ociosos.

53

Identificao de Potencialidades Potencialidade Localizao Observaes

Vias estruturantes principais (Rua Contorno, Rua Jos Ribeiro Sobrinho, Rua Maria Rodrigues, Rua So Jos, Rua Luiz Vieira, Rua Gameleira)

Incremento da possibilidade da apropriao por pedestres por meio da requalificao do desenho das caladas e marcao de locais de travessia protegida.

Praa Brigadeiro Dlio Jardim de Matos

Incremento da apropriao (passagem e estar) por pedestres por meio da requalificao do desenho da praa.

Vias com caixa especialmente estreita (Rua Joo Cndido, Raimundo Marques e Marciliano Teixeira) 1 Apropriao por pedestre Vias descontnuas (Rua Antnio Fernandes, Rua Claudina Teixeira e Rua Raimundo Moreira)

Priorizao para circulao de pedestres e reclassificao viria como via mista.

Promoo da apropriao por pedestres por meio do aumento da capacidade de articulao dessas vias e requalificao dos seus desenho .

APP Lagoa Jos Teixeira da Costa e reas vazias lindeiras lagoa (B, C e E)

Promoo da apropriao (passagem e estar) por pedestres por meio da requalificao do desenho dessas reas.

reas vazias que articulam a lagoa s vias estruturantes principais (A,D e F)


C o n f i n s

Promoo e incremento da apropriao por pedestres por meio da requalificao do desenho dessas reas.

56

Potencialidade

Localizao
Vias estruturantes principais (Rua Contorno, Rua Jos Ribeiro Sobrinho, Rua Maria Rodrigues, Rua So Jos, Rua Luiz Vieira, Rua Gameleira)

Observaes
Modificaes no sistema de circulao buscando equilbrio entre os diversos meios de transporte e o pedestre.

Vias com caixa especialmente estreita (Rua Joo Cndido, Raimundo Marques e Marciliano Teixeira) 2 Articulao

Criao de vias pedestrializadas.

Vias descontnuas (Rua Antnio Fernandes, Rua Claudina Teixeira e Rua Raimundo Moreira)

Alterao e incremento da capacidade de articulao dessas vias, por meio da modificao dos seus traados.

reas vazias que articulam a lagoa s vias estruturantes principais (A,D e F).

Aumento da capacidade de articulao dessas reas por meio da requalificao dos seus desenhos.

Praa Brigadeiro Dlio Jardim de Matos 3 Diversificao funcional reas do entorno da lagoa

Estmulo ao desenvolvimento de funes urbanas de forma equilibrada por meio do estmulo diversidade de usos. Estmulo implantao de usos comerciais e de servios ligados cultura e lazer.

APP Lagoa Jos Teixeira da Costa e reas vazias lindeiras lagoa (B, C e E) 4 Lazer pblico reas vazias que articulam a lagoa s vias estruturantes principais (A,D e F)

Criao de reas cujo desenho estimule as atividades culturais, esportivas e de lazer contemplativo.

Criao de reas cujo desenho estimule as atividades culturais, esportivas e de lazer contemplativo.

57

Potencialidade

Localizao
Via de acesso ao Aeroporto Tancredo Neves

Observaes
Criao de artifcios que deem maior visibilidade do acesso ao Municpio de Confins.

Turismo Estmulo do turismo de negcios, proveniente do Aeroporto de Confins, e o turismo ecolgico.

Municpio de Confins

Valorizao de patrimnio histrico cultural

Municpio de Confins

Manuteno e valorizao do patrimnio comum da rea.

Preservao ambiental

Municpio de Confins

Garantia da preservao da APAF Carste de Lagoa Santa e da APP da lagoa.

58

d i r e t r i z e s P A R A R EABI L ITAO

As diretrizes de reabilitao da rea central de Confins buscam favorecer sua diversificao, priorizando as atividades de lazer e cultura, melhorar as condies de uso de seus espaos pblicos para moradores e visitantes, e utilizar seu potencial paisagstico e sua proximidade ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves para atrair usurios desse equipamento e incrementar as atividades tursticas da cidade.

Em consonncia com o estabelecido no Plano Diretor do Municpio, a proposta se apoia em parmetros de uso e ocupao do solo e na aplicao de mecanismos de poltica urbana que inibam a expanso da atual rea urbana da cidade e que promovam a ocupao da grande quantidade de lotes e terrenos vagos existentes, dentro de padres de horizontalidade e baixa densidade, compatveis com a paisagem urbana existente e com as caractersticas do stio natural, notadamente com os requisitos de proteo do patrimnio natural da Apa Carste de Lagoa Santa.

O ponto chave da interveno a urbanizao do entorno da lagoa, integrando-a ao sistema de espaos pblicos existentes e fazendo com que a cidade se volte efetivamente para ela, transformando-a na principal atrao para a fruio da rea central.

Assim, a proposta de interveno no centro de Confins se desdobra nas seguintes diretrizes:

59

Parque linear da Lagoa Central


A criao do Parque Linear da Lagoa, ocupando a rea de Preservao Permanente (APP) legalmente prevista para o entorno da lagoa e outras reas no ocupadas desse entorno, dever dotar a rea de espaos de convvio, de contemplao e de prticas esportivas, sendo estruturado por caminho veicular e de pedestres contornando a lagoa, mas concebido de modo a no tornar-se alternativa de ligao veicular entre reas da cidade, prevendo que no dever ser permitida a circulao contnua de veculos em volta da lagoa, privilegiando, assim, a circulao de pedestres.

O Parque estar articulado s vias principais do centro por meio da utilizao de reas no ocupadas que permitiro a continuidade entre o espao pblico das vias existentes e o espao do parque, podendo ser utilizadas tambm para a implantao de equipamentos culturais que, estrategicamente localizados, promovero a diversificao funcional do principal foco urbano do centro, a Praa Brigadeiro Dlio Jardim de Matos.

61

62

C o n f i n s

Proposta para acesso Lagoa Central

Proposta para praa articulada ao Parque Linear

63

64

C o n f i n s

Proposta para a Rua Antnio Fernandes

Melhoria das vias de acesso ao parque


O acesso ao parque e sua utilizao implicam a complementao do sistema virio a sua volta, em especial a continuidade da Rua Antnio Fernandes e a ligao das vias existentes com o caminho do parque, com previso de reas de estacionamento nas entradas do parque, estimulando que a utilizao deste se faa a p.

65

Requalificao de espaos pblicos


Desenvolvimento de projetos de redesenho dos espaos pblicos da cidade, promovendo um sistema de circulao que privilegie o pedestre e o uso de bicicletas, por meio de:

ampliao de passeios, implantao de ciclovia, regulao das reas de estacionamento, complementao da arborizao e mobilirio urbano e melhoria da iluminao pblica. O tratamento do sistema virio deve ser realizado de forma diferenciada, de acordo com o papel funcional das vias e com suas caractersticas fsicas;

requalificao urbanstica das praas existentes, em especial a Praa Brigadeiro Dlio Jardim de Matos, privilegiando as possibilidades de permanncia e convvio dos usurios;

implantao da praa prevista para o espao entre as ruas Antnio Fernandes e Maria Rodrigues, a qual servir tambm como uma das entradas do Parque Linear da Lagoa;

valorizao da Igreja de So Jos, criando-se espao pblico em terreno contguo a ela, incluindo no projeto a consolidao e valorizao das runas existentes no local.

Novas atividades
Promoo dos potenciais de lazer e fruio do centro por meio de sua diversificao funcional com nfase em atividades de entretenimento e cultura, compreendendo:

a implantao de equipamento cultural nas proximidades da Praa Brigadeiro Dlio Jardim de Matos e do Parque Linear da Lagoa;

67

68

C o n f i n s

Proposta para a Rua Jos Ribeiro Sobrinho

a utilizao de incentivos fiscais para a implantao, na cidade, de restaurantes e bares, principalmente os voltados para o Parque Linear, e de hotis. Estes devem permitir o atendimento da demanda, tanto de hospedagem de curta durao de usurios do Aeroporto, como de turismo ecolgico, proposta que deveria ser estendida ao conjunto do Municpio.

Habitao de interesse social


Implantao de programas de habitao de interesse social de modo a garantir a diversidade social na ocupao e frequentao do centro e a minimizar processos de expulso de populao mais pobre decorrentes da valorizao imobiliria, em curso na rea, e que tende a ser incrementada pela execuo das propostas do presente Plano de Reabilitao.

Patrimnio cultural
Execuo de inventrio de bens de interesse cultural do Municpio, notadamente as edificaes de interesse histrico, e definio de medidas de sua proteo, alm da formulao de Programa de Educao Patrimonial a ser desenvolvido nas escolas e na comunidade em geral, como forma de incrementar na populao a conscincia e valorizao da histria local.

Ocupao de reas ociosas


Utilizao de mecanismos de poltica urbana que estimulem a ocupao de lotes e terrenos vagos, otimizando a utilizao da infraestrutura existente, resguardados os requisitos de proteo ambiental, e inibindo processos de valorizao especulativa de terrenos urbanos, por meio do incremento da oferta no mercado. Essa proposta auxilia ainda na manuteno da diversidade social na ocupao e apropriao do centro da cidade.

69

L AGOA SANTA

l ag oa S a n ta

Criado em 1938, o Municpio est, atualmente, dividido entre a sede e os distritos Lagoinha de Fora e Lapinha. Parte do municpio integra a rea de Proteo Ambiental Carste de Lagoa Santa.

A urbanizao do Municpio se deu de forma fragmentada, por meio de pequenos povoados de apoio atividade agrcola. A partir aproximadamente da dcada de 60, a cidade de Lagoa Santa, por seus atrativos naturais, tornou-se tambm assentamento de residncias de fim de semana de famlias de maior poder aquisitivo de Belo Horizonte.

J na dcada de 1970 considervel a mancha urbana que se forma no entorno da lagoa central, rea central da cidade; e a implantao do Parque Aeronutico um dos fatores determinantes da ocupao. Mais recentemente, a implantao do Aeroporto Internacional Tancredo Neves e da Linha Verde foram
S a n t a

fatores adicionais de fixao de populao e crescimento da cidade, sendo a maior expanso da mancha urbana constituda a partir da dcada de 1980 e, principalmente, nos anos 1990 e 2000, justamente os momentos em que aumentam as relaes do Municpio com a regio metropolitana e a atratividade de Lagoa Santa com grande oferta de loteamentos, com tipologias de casas de fim de semana.

72

L a g o a

Fonte: acervo da Prefeitura Municipal de Lagoa Santa, 2010.

Integrante da Regio Metropolitana de Belo Horizonte desde sua criao pela Lei Federal n. 14, de 8 de junho de 1973, Lagoa Santa apresentava ento, relaes tnues com a capital Belo Horizonte. Os principais vnculos eram a presena de stios e casas de segunda residncia de estratos de maior renda da populao da capital e os atributos paisagsticos, recreativos e tursticos da lagoa e da gruta da Lapinha, atrativos naturais e tursticos da populao da RMBH e de outras regies.

Nesse sentido, Lagoa Santa apresentava relativa autonomia econmica e menores relaes cotidianas com a capital Belo Horizonte, especialmente em termos de trabalho, e da populao do municpio utilizar os equipamentos e servios da Capital, o que permitiu que o municpio fosse pouco atingido, nas dcadas de 1970 e 1980, pelo processo de expanso das periferias de Belo Horizonte, por meio da formao de assentamentos precrios, sem urbanizao, destinados s parcelas mais pobres da populao.

A crescente importncia do Municpio no mbito das relaes metropolitanas se deu de forma gradual, com a expanso de chacreamentos e assentamentos residenciais para estratos de classe mdia, ainda com carter predominante de reas de segunda residncia. Esse carter vem, mais recentemente, alterando-se em funo da diversificao econmica do Municpio, atualmente com populao de 48.000 habitantes (IBGE, 2009) e das presses de expanso da ocupao urbana, decorrentes dos investimentos no vetor norte da RMBH.

vocao de Lagoa Santa como rea de lazer e turismo, reforada pela sua insero no circuito turstico do Parque Nacional da Serra do Cip, soma-se, agora, uma forte presso imobiliria e, consequentemente,
S a n t a

populacional. A multiplicao dos loteamentos voltados populao mais rica, muitos deles no formato de condomnios fechados, acompanhada pelo surgimento de assentamentos para a populao mais pobre, configurando-se pequenas favelas no Municpio.

74

L a g o a

Avenida Prefeito Joo Daher

75

A R EA DE INTE R VENO

O centro da cidade de Lagoa Santa foi definido como a rea para ser objeto do Plano Participativo de Reabilitao Urbana de rea Central.

A rea de interveno delimitada pelas seguintes vias: a oeste pela Avenida Prefeito Joo Daher, a sul/ sudeste pela Avenida Getlio Vargas (via que margeia a Lagoa Central), a sul/sudoeste pela Rua dos Expedicionrios e ao norte/nordeste pela Rua Pinto Alves. A Avenida Prefeito Joo Daher, via arterial de mo dupla, com canteiro central, e a Rua Pinto Alves so eixos virios de ligao Lapinha, Serra do Cip (regies com grandes atrativos tursticos) e aos condomnios ao norte do Municpio. Alm disso, a Avenida Prefeito Joo Daher est articulada Rua Acadmico Nilo Figueiredo e vias de ligao com a Linha Verde. As vias que delimitam a rea de interveno fazem parte do sistema virio estruturante do Municpio.

A rea de interveno predominantemente composta pelo uso comercial e de servio, sendo esses mais concentrados nas proximidades das praas Marechal Floriano Peixoto e Dr. Lund, importantes locais de convergncia de um grande nmero de pessoas e veculos. Na rea de interveno e no seu entorno imediato destacam-se os seguintes espaos e equipamentos pblicos, conformadores de polarizaes ou focos urbanos de mbito local:

77

Escola Estadual Padre de Menezes, localizada na Rua Caiara Hospital Lindolfo Avelar, localizado na Rua Caiara Cmara Municipal Centro de Sade, localizado na Rua Marechal Deodoro da Fonseca Ginsio Poliesportivo, localizado nas proximidades da Lagoa Central Terminal Rodovirio, localizado na Rua Acadmico Nili Figueiredo Sede da Prefeitura, localizada na Rua So Joo Praa JK, denominada tambm como Praa do Liliu Praa Marechal Floriano Peixoto Praa Dr. Lund Igreja Nossa Senhora da Sade Capela Nossa Senhora do Rosrio Escola Municipal Dr. Lund.

78

L a g o a

S a n t a

C A R A C TE R IZAO DA

R EA

O Centro de Lagoa Santa, localizado ao lado da lagoa central, remete ao incio do surgimento do povoado que deu origem cidade, fundado em 1733 pelo bandeirante Felipe Rodrigues. A localizao em torno da lagoa se deve crena local de a lagoa ser santa pelas propriedades curativas de suas guas. Um outro fato importante na histria da cidade foram as descobertas arqueolgicas do naturalista Peter Lund, que atestam a presena do homem em Lagoa Santa na poca pleistocnica do quaternrio brasileiro, h cerca de 12.000 anos.

Com a intensificao das relaes do Municpio com a Regio Metropolitana, a rea central de Lagoa Santa, que j polarizava todo o Municpio e ainda predominantemente residencial, vem sofrendo aumento de demanda, simultaneamente, por moradia, pelo comrcio e pelos servios a ela complementares, e por comrcio e servios de amplo atendimento. Se excludentes, tais processos podem conduzir subtrao do mais valioso atributo da rea: sua diversidade a um s tempo funcional e social.

A MG-10, rodovia que articula Belo Horizonte e Lagoa Santa, atravessa a cidade, conformando o eixo ao longo do qual se desenvolveu o seu centro, nas proximidades da extremidade norte da lagoa central. Somados s residncias, equipamentos coletivos, comrcio e servios locais e de amplo atendimento distribuem-se nas ruas principais, concentrando-se volta de duas praas: a Praa Marechal Floriano Peixoto e a Praa Doutor Lund.

79

Praa Marechal Floriano Peixoto

L a g o a

S a n t a

Praa Dr. Lund

80

A rea frequentada em todos os horrios, nos dias teis e nos fins de semana, por moradores tanto das proximidades quanto do restante do Municpio, mostra a sua insero no cotidiano da cidade e, ao mesmo tempo, como o seu principal centro funcional, configurando-se como o mais significativo ponto de encontro dos moradores do municpio.

Em relao ao centro de Lagoa Santa, a reclamao dos seus usurios quanto ao atendimento por transporte coletivo, tido como insuficiente tanto nos horrios de pico dos dias teis, quanto nos feriados e fins de semana.

O traado urbano, composto por parcelamentos geradores de diferentes ambincias e perspectivas; a diversidade propiciadora de trocas sociais ricas e intensas; as casas e lojas voltadas rua: tudo isso eleva ali o potencial da apropriao do espao pblico.

Quando perguntados sobre o que menos gostam nela, os moradores e usurios apontam o trnsito. O uso do transporte privado pela maioria (44%) j leva incompatibilidade entre o volume de veculos e a capacidade do sistema virio.

Diante do crescente adensamento da rea, essa incompatibilidade e os problemas dela resultantes, entre os quais a presena de congestionamento virio e, consequentemente, a perda da qualidade ambiental urbana, tendem a se agravar ao longo dos anos.

81

Uso e ocupao do solo


A predominncia do uso comercial e o pouco significativo nmero de residncias vagas, bem como de lojas vagas, significativo somente nos conjuntos comerciais, indicam que a qualidade ambiental urbana da rea ainda favorece a sua vocao residencial e a maior competitividade das lojas abertas diretamente para a rua.

O desenho, o tratamento e a conservao do espao pblico, contudo, no correspondem ao seu potencial de apropriao, quer pelo movimento, quer pelo encontro, quer pela contemplao. A visibilidade da lagoa central, principal marco na paisagem e na histria da cidade, obstruda pelas edificaes. As diferentes ambincias propiciadas pelo traado no so devidamente tratadas e, por isso, pouco convidativas.

As caladas so descontnuas, malconservadas, acumuladas de obstculos, de tal forma que o pedestre , por vezes, expulso para a pista de rolamento. A arborizao pblica e o mobilirio urbano so aleatoriamente distribudos. A iluminao no se adequa s diferentes situaes de implantao das edificaes, da arborizao pblica e do mobilirio urbano, gerando reas evitadas pelos pedestres.

83
Rua Baro do Rio Branco

Edificaes com linguagem arquitetnica vernacular, dos perodos ecltico e protomoderno, testemunhos da histria e da vida da cidade, encontram-se ameaadas tanto pela substituio quanto pela descaracterizao progressivas. Apesar de no configurarem um conjunto contnuo, a sua preservao pode ampliar o significado do patrimnio reconhecido e protegido por legislao pertinente, reforando, ainda, o papel simblico do centro, importante aliado da preservao do patrimnio imaterial local.

O Plano de Reabilitao da rea Central de Lagoa Santa, articulando-se aos planos e projetos existentes, entre os quais, o Plano Diretor, legislao municipal de parcelamento, uso e ocupao do solo, legislao federal e estadual de proteo ao patrimnio ambiental e ao patrimnio histrico e cultural, Plano de Regularizao Fundiria Sustentvel, Projeto Urbanstico Conceitual para a Orla da lagoa central, Inventrio dos Bens Imveis do Municpio devem combinar aes que garantam a centralidade da rea para todos os moradores da cidade de tal forma que o ir ao centro seja reforado como resposta no apenas sua necessidade mas tambm sua vontade.

84

L a g o a

S a n t a

85

reas e imveis subutilizados e ou vazios


Na rea central do municpio de Lagoa Santa, a presena de imveis construdos vazios pouco expressiva. De um total de 309 edificaes residenciais e 407 unidades comerciais ou de servios, apenas 36 edificaes residenciais e 31 unidades comerciais ou de servios encontram-se total ou parcialmente vazios, o que corresponde, respectivamente, a 11,65% e a 7,61% dos totais de cada um desses usos.

A maior incidncia relativa de desocupao em cada um dos usos ocorre entre os imveis residenciais, o que pode indicar uma tendncia de esvaziamento desse uso na rea e de sua substituio por atividades comerciais e de servios.

Os processos de substituio do uso e da ocupao do solo tendem a permanecer e a incrementar-se na rea, em funo das novas condies de sua insero na dinmica de crescimento do vetor norte da Regio Metropolitana de Belo Horizonte, sendo induzidos tambm pela menor disponibilidade de lotes ou terrenos vagos, no ocupados ainda por construes. Foram contabilizados 47 lotes vagos na rea, nmero inferior s 67 edificaes vazias mapeadas.

87

Potencialidade

Localizao rea remanescente APP Lagoa Central/Av. Getlio Vargas R. Acadmico Nilo Figueiredo

Observaes Incremento da possibilidade da apropriao (passagem e estar) por pedestres com a requalificao do desenho das caladas e do desenho da orla. Alterao funcional da via (mo nica) como forma de privilegiar os pedestres. Incremento da possibilidade de apropriao (passagem e estar) por pedestres com execuo e requalificao dos passeios.

Apropriao por pedestre

Av. Prefeito Joo Daher Praa Dom Pedro II Praa do Rosrio Rua Mal. Deodoro da Fonseca Praa Dr. Lund Rua Pinto Alves

Incremento da apropriao (passagem e estar) por pedestres com a requalificao do desenho da praa.

Alterao funcional de trecho (mo nica) da via como forma de privilegiar os pedestres. Reforar o carter da avenida como eixo principal de circulao de veculos e via arterial. Alterao no sentido da via como alternativa para reestruturao do trfego na rea de interveno.

Av. Prefeito Joo Daher 2 Articulao Rua Mal. Deodoro da Fonseca Rua Expediciorios Rua Jos Salomo Filho / Rua Milton Campos R. Acadmico Nilo Figueiredo R. Acadmico Nilo Figueiredo 3 Diversificao funcional Rua Baro do Rio Branco Pa. Marechal Floriano Peixoto Praa Dr. Lund rea remanescente APP Lagoa Central/Av. Getlio Vargas Praa D. Pedro II 4 Lazer pblico Pa. Marechal Floriano Peixoto Praa do Rosrio Praa Dr. Lund
S a n t a

Alterao no sentido de trechos via como alternativa para reestruturao do trfego na rea de interveno.

Estmulo ao desenvolvimento de funes urbanas de forma equilibrada, com o incremento do uso residencial e/ou uso misto.

Criao de reas cujo desenho estimule as atividades culturais, esportivas e de lazer contemplativo. Requalificao do desenho a fim de propiciar atividades de lazer e descanso. Requalificao do desenho a fim de propiciar atividades culturais, de lazer e descanso. Requalificar o entorno da Lagoa Central a fim de preservar e incrementar o turismo local. Valorizao da Igreja, com tratamento de seu entorno, transformando-a em marco da cidade.

Turismo

rea remanescente APP Lagoa Central/Av. Getlio Vargas

L a g o a

Valorizao de patrimnio histrico cultural

Praa do Rosrio

Integrao da Igreja especialmente com centro cultural j existente. Utilizao de lote vago para novo equipamento cultural. Consolidao e valorizao de runa existente nas proximidades da igreja.

90

Preservao ambiental

APP da Lagoa Central

Garantir a preservao da APP da Lagoa Central.

D i r e t r i z e s pa r a R e a b i l i ta o

As diretrizes de reabilitao do centro de Lagoa Santa objetivam melhorar as condies de utilizao dessa rea, em especial pelo pedestre, ajustando a circulao de veculos ao provvel crescimento de sua funo comercial, alm de refor-lo como referencial de todo o municpio, valorizando seu patrimnio paisagstico e aumentando sua atratividade para apropriao pela populao local e pelos turistas e populao flutuante que demandam a cidade.

Os pontos-chave da interveno so a reestruturao do sistema de circulao de veculos e a ampliao e melhoria das reas destinadas ao pedestre, aliadas a medidas de reforo do papel do centro como polo cultural e de lazer do municpio e de ajuste da legislao de ocupao e uso do solo, adequando-a, principalmente, s demandas de valorizao e fruio da paisagem da lagoa.

Assim, a proposta de interveno no centro de Lagoa Santa se desdobra nas seguintes diretrizes:

91

Sistema virio
Modificao da circulao de veculos na rea, com a alterao da mo direcional de diversas vias, da gerao de alguns binrios de trfego e do reforo da Avenida Prefeito Joo Daher como alternativa circulao de passagem pelo centro e articulao deste com outras reas do municpio. Tal modificao permitir que, em vias de mo nica, o espao do pedestre seja ampliado e que sejam gerados espaos pedestrianizados ou de predomnio da circulao de pedestres, notadamente o trecho central da Rua Acadmico Nilo Figueiredo.

Implantao de ciclovia na Avenida Prefeito Joo Daher e na Avenida Getlio Vargas, promovendo-se, ainda, o estudo de sua complementao, de modo a constituir circuito que atenda ao conjunto da cidade.

Tendo em vista a capacidade futura do sistema virio do centro e o melhor funcionamento do novo sistema de circulao de veculos, proposta a complementao de um contorno virio a leste/nordeste da rea central. Sugere-se, para tanto, a utilizao da Avenida Jlio Clvis Lacerda e de seu prolongamento at o encontro da Rua Pinto Alves com a Avenida Prefeito Joo Daher, propiciando melhores condies para a transformao da Rua Pinto Alves, no trecho entre essa avenida e a Rua Acadmico Nilo Figueiredo, em via de mo nica, com ampliao do espao para o pedestre.

Levantamento de bens de interesse cultural do municpio, notadamente as edificaes de interesse histrico e cultural, e definio de medidas de proteo desses bens. E a formulao de Programa de Educao Patrimonial, a ser desenvolvido nas escolas e na comunidade em geral, como forma de incrementar na
S a n t a

populao a conscincia e valorizao da histria local.

92

L a g o a

94

L a g o a

S a n t a

Proposta para Avenida Prefeito Joo Daher

95

96

L a g o a

S a n t a

Proposta para Rua Acadmico Nilo Figueiredo

Espaos pblicos
Requalificao dos espaos pblicos destinados aos pedestres, com tratamento diferenciado entre as vias locais, de predomnio residencial, e as vias comerciais, em especial o eixo da Rua Acadmico Nilo Figueiredo, sendo previstos projetos especficos de tratamento urbanstico, compreendendo: redesenho e ampliao de passeios, complementao da arborizao, do mobilirio urbano, da iluminao pblica e regulao das reas de estacionamento de veculos.

Criao de rea para pedestres na Rua Baro do Rio Branco, entre as praas Marechal Floriano Peixoto e Doutor Lund, com circulao apenas de veculos de servio, potencializando a apropriao pelo pedestre do corao da rea central de Lagoa Santa.

Interveno especfica de redesenho da Praa Doutor Lund, integrada ao novo tratamento da Rua Acadmico Nilo Figueiredo, visando melhor continuidade de seus espaos, com eliminao de obstculos hoje existentes. O papel referencial da praa e sua utilizao pela populao devero ser reforados com o aproveitamento de terreno fronteiro a ela como espao pblico complementar ao espao da praa, podendo ser instalado equipamento cultural que amplie a atratividade do local.

Tratamento urbanstico da Rua Pinto Alves, melhorando as condies de uso pelo pedestre e a convivncia deste com a circulao de veculos, em especial no trecho a ser transformado em mo nica.

Alterao do entorno da Igreja do Rosrio, valorizando-a e reforando-a como marco referencial da cidade. Nos limites da igreja dever desenvolver-se a principal centralidade cultural da cidade.

A ampliao e requalificao dos espaos pblicos destinados ao pedestre. Eles devem integrar-se e dar continuidade ao projeto existente de tratamento urbanstico da Avenida Getlio Vargas e da orla da lagoa.

97

Proposta para Rua Baro do Rio Branco

99

100

L a g o a

S a n t a

Adequao de abrigos para pontos de nibus

101

Novas atividades culturais


Desenvolvimento de centralidade de natureza cultural no entorno da Igreja do Rosrio, ampliando o papel desempenhado pelo Centro Cultural existente, com a utilizao de lote vazio prximo Igreja para implantao de novo equipamento cultural. A consolidao e a valorizao da runa situada nas proximidades da Igreja somam-se proposta reforando as referncias histricas do local.

Diretrizes especiais de ocupao do solo


Criao de rea de Diretrizes Especiais (ADE) nas quadras entre a Rua Marechal Deodoro da Fonseca e a Avenida Getlio Vargas, a ser incorporada legislao urbanstica do municpio. A norma deve definir uma tipologia de ocupao do solo nos lotes lindeiros Rua Marechal Deodoro da Fonseca que permita, por meio do uso de pilotis, a visualizao da lagoa, trazendo essa paisagem para a fruio dos usurios do centro.

Reviso de modelos de assentamento previstos na lei de uso e ocupao do solo, de modo a estimular na rea o uso misto e o uso residencial, podendo ser utilizado tambm o mecanismo de criao de ADE.

Introduo na legislao de uso e ocupao do solo da obrigatoriedade de implantao, nas novas edificaes, de dispositivos de reteno de guas pluviais, melhorando as condies de drenagem da rea em momentos de chuvas intensas.

S a n t a

Patrimnio cultural
Levantamento de bens de interesse cultural do municpio, notadamente as edificaes de interesse histrico e cultural, e definio de medidas de proteo desses bens. E a formulao de Programa de Educao Patrimonial, a ser desenvolvido nas escolas e na comunidade em geral, como forma de incrementar na populao a conscincia e valorizao da histria local.

102

L a g o a

103

R IBEI R O DAS NEVES

Ribeiro das Neves R IBEI R O DAS NEVES


Ribeiro das Neves est localizado na regio noroeste da RMBH, tendo como municpios limtrofes Contagem, Esmeraldas, Pedro Leopoldo, Vespasiano, So Jos da Lapa e a capital Belo Horizonte, em relao qual est a 23 km de distncia. Os acessos principais ao municpio so pelas rodovias BR-040 e MG-424. O Municpio possui uma rea de, aproximadamente, 154,67 Km e sua diviso administrativa composta de dois distritos: o distrito sede e o distrito de Justinpolis, atualmente, com 349.307 habitantes, segundo estimativa do IBGE para 2009.

A Cidade um dos ncleos mais antigos da RMBH e sua emancipao como municpio se deu em 1953. No entanto, foi aps a construo da Penitenciria Agrcola de Neves, na dcada de 1930, que o ncleo urbano se desenvolveu, atraindo a migrao de parentes de penitencirios. Novas unidades penitencirias tambm foram criadas posteriormente no Municpio, contribuindo para estigmatiz-lo como cidade presdio; isso
N e v e s

desestimulou o seu crescimento econmico, alicerado na produo de hortigranjeiros para subsistncia e na extrao de areia.

d a s

R i b e i r o

Nas dcadas de 1950 e 1960 os processos de industrializao e de crescimento populacional consolidariam a configurao socioespacial metropolitana, destacando-se o chamado eixo industrial, a oeste, e a expanso perifrica, especialmente da populao de baixa renda, nos municpios a norte da RMBH, inserindo, neste ltimo caso, o municpio de Ribeiro das Neves.

106

De 1968 a 1974, no perodo do milagre econmico, Ribeiro das Neves foi beneficiada diretamente com a construo da BR-040 e da CEASA (Central de Abastecimento) em Contagem na divisa com o Municpio. Com isso, Ribeiro das Neves sinalizaria uma segunda frente de expanso do mercado de terras no municpio alm da utilizao agrcola, especialmente a partir dos anos de 1970, da produo imobiliria.

Esse processo promoveu o fenmeno da conurbao de Belo Horizonte com alguns municpios, destacando a existente entre o seu distrito de Venda Nova e Justinpolis, distrito de Ribeiro das Neves, e que aos poucos se expande para a sede do municpio. Portanto, o processo de evoluo urbana de Ribeiro das Neves e, consequentemente, do processo de ocupao irregular e clandestino que hoje o caracteriza - est intimamente ligado ao processo de metropolizao da RMBH.

A partir da dcada de 1970, o setor imobilirio ampliar sua atuao principalmente a norte e a oeste da RMBH, sendo responsvel pelos parcelamentos do solo que iro ocorrer desde ento para atender necessidade de moradia da populao que migra em direo a esses eixos da metrpole. Nos anos de 1980 ocorre simultaneamente uma desconcentrao populacional das reas mais centrais da RMBH e um adensamento dos municpios vizinhos, como Ribeiro das Neves, padro que permaneceu ao longo da dcada de 1990. Como decorrncia desse processo, as taxas mdias anuais de crescimento demogrfico de Ribeiro das Neves nas ltimas dcadas se enquadram entre as maiores na RMBH: entre 1970 e 1980, o ndice foi de 21,36% ao ano; entre 1980 e 1991, de 7,16%; entre 1991 e 2000, de 6,17%.

A ocupao do municpio de Ribeiro das Neves ao longo dos ltimos cinquenta anos se deu tanto na forma de invaso da mancha urbana dos municpios centrais da RMBH como tambm por meio do inchao de seu ncleo-sede com o crescimento perifrico da produo privada de loteamentos. A invaso da mancha urbana ocorreu via Venda Nova (Belo Horizonte), na regio de Justinpolis, ou mesmo na regio da BR-040, na divisa com Contagem. Sendo assim, a ocupao no territrio de Ribeiro das Neves conformada em trs aglomeraes urbanas distintas, quais sejam:

107

sede do municpio; regio do Veneza, que se desenvolveu ao longo da BR-040; regio de Justinpolis, onde se localizam as reas de interveno e de estudo, objeto deste Plano, e que se desenvolveu a partir da expanso do distrito de Venda Nova, configurando um ponto de conurbao entre a capital e Ribeiro das Neves.

Em Ribeiro das Neves, mais de 50% dos moradores se deslocam diariamente para trabalhar em Belo Horizonte, caracterizando-a como uma cidade dormitrio no contexto metropolitano.

O sistema virio e o servio de transporte coletivo do Municpio refletem essa realidade e esto estruturados mais no sentido de prover as ligaes externas, com Belo Horizonte e Contagem, do que de promover a articulao interna, entre as diversas regies da cidade. Como exemplo disso, a rede de transporte coletivo municipal at recentemente no oferecia ligaes entre Justinpolis e as outras grandes regies do municpio, inclusive a sede.

108

R i b e i r o

d a s

N e v e s

Av. Denise Cristina da Rocha, regio de Justinpolis, em Ribeiro das Neves.

109

A R EA DE INTE R VENO
O distrito de Justinpolis tem uma populao que representa 42% do total do Municpio. Nos loteamentos localizados nesta regio predominam lotes de 300 a 360m. Segundo dados da Prefeitura citados no Plano Municipal de Regularizao Fundiria, 33% dos lotes existentes no distrito esto vagos.

A aglomerao urbana de Justinpolis apresenta sessenta assentamentos irregulares que representam 50% do universo total dos assentamentos nessa situao no Municpio dos quais mais de 74% no tm parcelamento aprovado e os demais foram aprovados, mas apresentam urbanizao incompleta ou foram alterados em relao ao projeto original quando da sua implantao ou ao longo do processo de ocupao.

A pesquisa realizada no mbito do Plano Municipal de Regularizao Fundiria Sustentvel identificou que,
N e v e s

nesta regio, predominam os assentamentos irregulares da tipologia vila/favela. Neles, o lote mdio fica entre 50 e 80m e a densidade populacional alta, o padro construtivo da maior parte das edificaes precrio e a incidncia de risco geolgico-geotcnico, significativa.

R i b e i r o

d a s

Por outro lado, das trs aglomeraes urbanas de Ribeiro das Neves, Justinpolis a mais bem servida de infraestrutura urbana, com grande incidncia de pavimentao, embora a drenagem pluvial seja praticamente inexistente. Grande parte dos assentamentos irregulares apresenta carncia de equipamentos, principalmente de sade e lazer.

110

111

C A R A C TE R IZAO DA R EA

O centro de Justinpolis situa-se na conurbao entre Ribeiro das Neves, Venda Nova e Belo Horizonte. A Avenida Denise Cristina da Rocha uma continuidade da Avenida Padre Pedro Pinto, uma das principais vias da vizinha Venda Nova, regio de Belo Horizonte. Predominam ali os usos comerciais e de servios locais, em pequenas lojas abertas diretamente para a rua, em um conjunto horizontal pontuado por algumas edificaes de maior porte, e de padro construtivo relativamente mais alto, onde se instalam usos tais como agncias bancrias ou de comercializao de automveis.

Cursos dgua cobertos e poludos, drenagem pluvial inexistente, traado urbano fragmentado, espao pblico precrio, equipamentos coletivos bsicos insuficientes: esses so os problemas mais evidentes desse centro.
N e v e s

112

R i b e i r o

d a s

113

114

Uso e ocupao do solo


O adensamento, j perceptvel no acrscimo de pavimentos s edificaes existentes, ao lado da presena de estabelecimentos comerciais vagos h mais de um ano; a reduzida capacidade do sistema virio, ao lado do crescente volume do trfego de acesso rea e de passagem por ali - questionados sobre o seu destino final, 48,9% dos usurios apontou a prpria rea, enquanto 35,6% apontou outra regio ou bairro; a rede de transporte coletivo voltada para a articulao intermunicipal e no intramunicipal, ao lado do uso massivo desse meio de transporte pela populao, em sua maioria com renda igual ou inferior a dois salrios mnimos; a apropriao pela circulao e pela permanncia, ao lado da impropriedade do desenho, do tratamento e da conservao do espao pblico: essas so algumas contradies que tendem a se agravar ali se as grandes obras de alcance metropolitano no se fizerem acompanhar por aes municipais.

Se 93,3% dos frequentadores do centro de Justinpolis so oriundos de todo o municpio, e, desses, 35,6% da prpria rea ou do seu entorno imediato, o interesse em relao rea no apenas local, mas municipal. Para os seus usurios, contudo, o centro tem um significado restrito: a maioria o frequenta somente no horrio comercial, muitos dos quais somente na ida e na volta das outras localidades onde trabalham ou estudam; apenas a metade o frequenta nos fins de semana, e cerca da metade o considera um lugar ruim para passear, para morar, para trabalhar, para estudar, para fazer compras.

Esse julgamento, contudo, no denota uma falta de apreo pela rea; ao contrrio, demonstra como a rea ainda incapaz de despertar tal sentimento, e o significado a ele correspondente. Dados expressivos desse esvaziamento de significado so os que colocam, lado a lado, como espaos mais importantes, igrejas e agncias bancrias, e apontam, entre as principais referncias, estabelecimentos comerciais e de servios tais como supermercado e posto de gasolina.

115

Vista geral da rea, com a praa da Igreja localizada na lateral direita.

116

R i b e i r o

d a s

N e v e s

reas e imveis subutilizados e ou vazios


A presena de imveis construdos e vazios pouco expressiva na rea. De um total de 117 imveis residenciais e 265 comerciais ou de servios, apenas 12 imveis residenciais e 31 comerciais ou de servios se encontram total ou parcialmente vazios, o que corresponde, respectivamente, a 10,25% e a 11,7% dos totais de cada um desses usos.

117

Assim, h uma predominncia de imveis vazios de uso comercial e de servios correspondentes a 68,88% do total de imveis vazios. Entretanto, esse resultado deve ser atribudo ao fato de os imveis comerciais e de servios, vazios ou ocupados, serem maioria na rea de Interveno e no entendido como sinal de estagnao ou declnio das atividades econmicas no centro de Justinpolis. Ao contrrio, a anlise da dinmica imobiliria na regio aponta uma tendncia de aquecimento cada vez maior, potencializada pelas novas condies de insero do municpio na dinmica de crescimento do vetor norte da Regio Metropolitana de Belo Horizonte.

Na pesquisa realizada na rea, foram contabilizados apenas doze lotes vagos, o que est em sintonia com o quadro de crescimento da dinmica imobiliria e indica tendncia ao adensamento da rea.

Patrimnio histrico e cultural


H, na rea de interveno, testemunhos da histria da cidade: a torre sineira da antiga Igreja de Nossa Senhora da Piedade que remonta ao antigo povoado de Campanh, outrora pertencera ao municpio de Contagem, a atual Igreja, a Praa, a Escola Estadual Professor Guerino Casassante e o cemitrio; na rea de estudo, a Igreja de Nossa Senhora do Rosrio onde acontecem as manifestaes de congado.
N e v e s

Nesse quadro no qual a conquista do centro e do seu significado como espao que, compartilhado, d fora vida coletiva, ainda uma expectativa , o espao pblico, os equipamentos coletivos e o patrimnio local merecem uma ateno redobrada. So esses os elementos capazes de associar, nesse centro, o atendimento s necessidades dirias dos moradores de Ribeiro das Neves fundao de um cotidiano mais rico. No sem razo, os moradores entrevistados arrolam, entre suas mais caras expectativas, a requalificao do espao pblico, o que inclui a melhoria das condies de circulao de pedestres e veculos e, com ela, a melhoria das condies de fruio do espao pblico como espao da sociabilidade; a ampliao das opes

118

R i b e i r o

d a s

de lazer, cultura e esportes, e a revitalizao da Praa, para a maioria, o lugar mais importante do centro e, tambm por isso, aquele cuja degradao mais grave.

A apropriao do espao pblico, visvel aqui e ali nas cenas de encontro e conversas em meio ao movimento, e a realizao peridica da festa de congado no largo da Igreja de Nossa Senhora do Rosrio so indcios de que essas expectativas so justificadas. O frequentador do centro de Justinpolis deseja, sim, reconquist-lo, para a sua vida e para a sua histria.

119

Identificao de Potencialidades No Potencialidade Localizao Observaes Tratamento urbanstico e paisagstico no conjunto constitudo por adro da Igreja N. S. Piedade, Praa do campanrio, Praa N.S. Piedade e Praa do Cemitrio, incluindo: traffic calming entre as Praas N. S. Piedade e a do Cemitrio, criao de quarteiro fechado na rua entre a Praa/Igreja e o Campanrio/futuro centro administrativo, remoo de comrcio informal em frente ao centro administrativo. Criao de espao pblico em parte da rea vazia do terreno da Cermica Branas, incluindo pista de caminhada e rea para funcionamento de feira. Participao em binrio com a Av. Denise Cristina da Rocha para reduzir fluxo de veculos na referida via. Principal acesso ao terminal metropolitano. Eliminao de estacionamentos. Participao no binrio com Av. JK. Manuteno do radar existente. Regulamentao do trfego de veculos pesados. Adequao de sinalizao horizontal.

Conjunto Parque, Igreja, Campanrio e Cemitrio 1 Apropriao de espao pblico

rea da Cermicas Branas

Av. Presidente Juscelino Kubitsheck (Av. JK)

Articulao viria

Av. Denise Cristina da Rocha (Av. D. C. Rocha)

Ruas Antnio de Menezes, Campo Grande e Expedicionrios

Alteraes no fluxo de trnsito para fins de melhoria de acesso ao Terminal Metropolitano.

122

R i b e i r o

d a s

N e v e s

No

Potencialidade

Localizao

Observaes Ampliao de travessias de pedestre, adequao de passeios, complementao de canteiros centrais, relocao de mobilirio urbano incluindo colocao de abrigos em todos os pontos de nibus.

Av. Denise Cristina da Rocha

Circulao de pedestres

Entorno da rotatria da Av. JK /UPA/Shopping e Cermica Branas Travessia entre as praas N. S. Piedade e a do Cemitrio Antiga faixa do telefrico

Tratamento especial para melhoria da circulao de pedestres neste ponto, incluindo implantao de traffic calmig e a repaginao do calamento da pista.

Lazer pblico Imvel no final da Av. JK rea lindeira Av. Denise Cristina da Rocha na altura dos Bairros Novo Laredo e Guadalajara Av. Presidente Juscelino Kubitsheck (Av. JK) Valorizao de patrimnio histrico cultural Conjunto Parque, Igreja, Campanrio e Cemitrio

Implantao de espao pblico, incluindo pista de skate ao longo da antiga faixa de telefrico. Criao de espao pblico, incluindo sede social e praa de esportes. Recuperao da nascente do crrego sem nome, canalizado sob a Av. JK.

Recuperao ambiental

Implantao de interceptores de esgotamento sanitrio para despoluio do referido curso dgua. Ampliao do tombamento para incorporar a praa do entorno do Campanrio.

123

d i r e t r i z e s P A R A R EABI L ITAO

As diretrizes de reabilitao do centro de Justinpolis explicitam, espacializadamente, as vocaes das subreas que compem a rea de interveno.

A diferenciao do espao intraurbano diagnosticada aps longo processo de conhecimento e compreenso das dinmicas locais levou caracterizao desses lugares e a avaliaes que se traduzem nas vocaes e, posteriormente, nas potencialidades especficas de cada um.

As potencialidades mais relevantes encontradas na rea de interveno que embasam as diretrizes a serem desenvolvidas so apropriao de espao pblico; articulao viria; circulao de pedestres; lazer pblico; recuperao ambiental; valorizao de patrimnio histrico cultural.
N e v e s

Assim, a proposta de interveno no centro de Justinpolis se desdobra nas seguintes diretrizes:

124

R i b e i r o

d a s

Apropriao dos Espaos Pblicos


As reas com potencial para apropriao de espao pblico identificadas so caracterizadas por j constiturem referncia enquanto lugar de encontro, por apresentarem reas vazias ou subutilizadas com vocao para serem apropriadas como espao de permanncia de pedestres e/ou pela possibilidade de gerar percursos menores e mais agradveis aos caminhantes. Duas reas se destacam com as respectivas propostas:

tratamento urbanstico e paisagstico no conjunto constitudo por adro da Igreja N. S. Piedade, Praa do Campanrio, Praa N.S. Piedade e Praa do Cemitrio, incluindo: traffic calming entre as Praas N. S. Piedade e a do Cemitrio, criao de quarteiro fechado na rua Luiz Cezrio, entre a Praa/Igreja e o Campanrio/futuro centro administrativo, remoo de comrcio informal em frente ao centro administrativo.

Criao de espao pblico em parte da rea vazia do terreno da Cermica Branas, incluindo pista de caminhada e rea de praa para funcionamento de feira. Apropriao dos Espaos Pblicos

125

126
R i b e i r o d a s N e v e s

127

R i b e i r o

d a s

N e v e s

128

Proposta de revitalizao e criao de estacionamento (ilustrao).

Praa Igraja Nossa Senhora da Piedade (ilustrao).

129

Preciso desta Imagem


Proposta Praa da Igreja

130

R i b e i r o

d a s

N e v e s

Proposta rea da Cermica Branas

Articulao viria
As reas com potencial de articulao viria caracterizam-se por propiciar ligaes importantes para a estruturao funcional e a circulao de veculos. Trs reas se destacam com as respectivas propostas:

Av. Presidente Juscelino Kubitsheck- Participao em binrio com a Av. Denise Cristina da Rocha para reduzir fluxo de veculos na referida via.

Av. Denise Cristina da Rocha - Eliminao de estacionamentos ao longo da avenida, participao no binrio com Av. JK, manuteno do radar existente, regulamentao do trfego de veculos pesados, adequao da sinalizao.

Ruas Antnio de Menezes, Campo Grande e Expedicionrios - Alteraes no fluxo de trnsito para fins de melhoria de acesso ao Terminal Metropolitano a ser construdo na esquina das ruas Antnio de Menezes e Campo Grande.

131

132

Av. Denise Cristina (ilustrao)

133

134
R i b e i r o d a s N e v e s

Preciso desta Imagem

135

R i b e i r o

d a s

N e v e s

136

Proposta para a Avenida JK (ilustrao)

Circulao de pedestres
As reas com potencial de circulao de pedestres so as que apresentam possibilidade de adequao de espaos pblicos para atender a esta demanda em melhores condies. Trs reas se destacam com as respectivas propostas:

Av. Denise Cristina da Rocha - Ampliao de travessias de pedestre, adequao de passeios, complementao de canteiros centrais, relocao de mobilirio urbano incluindo colocao de abrigos em todos os pontos de nibus.

Entorno da rotatria da Av. JK /UPA/Shopping e Cermica Branas Tratamento especial para melhoria da circulao de pedestres neste ponto, incluindo implantao de traffic calmig e a repaginao do calamento da pista.

Travessia entre as praas N. S. Piedade e a do Cemitrio - Tratamento especial para melhoria da circulao de pedestres neste ponto, incluindo implantao de traffic calmig e a repaginao do calamento.

Valorizao de patrimnio histrico cultural


As reas com potencial para valorizao de patrimnio histrico cultural incorporam elementos tombados ou que constituem referncia para a populao usuria e moradora do local.

Conjunto Praa, Igreja, Campanrio e Cemitrio - Ampliao do tombamento para incorporar o traado urbano histrico do entorno do Campanrio, praa e escola antiga.

137

R i b e i r o

d a s

N e v e s

138

Proposta de melhoria do canteiro central e espaos pblicos

Lazer pblico
As reas com potencial de lazer pblico so as passveis de construo de espaos de convivncia e lazer, funcionando no s como elemento cnico, mas tambm enquanto locais onde se desenvolvero atividades vinculadas a programas sociais voltados para a recreao. Sobre este aspecto dois pontos se destacam:

Antiga faixa do telefrico - Implantao de espao pblico incluindo pista de skate.

Imvel no final da Av. JK Neste stio de recreao particular prope-se a criao de espao pblico com sede social e praa de esportes.

Recuperao ambiental
As reas com potencial para recuperao ambiental incorporam reas de Proteo Permanente (APP) existentes no local.

rea lindeira Av. Denise Cristina da Rocha na altura do bairro Novo Laredo - Recuperao da nascente do crrego sem nome canalizado sob a Av. Santa Filomena e JK e ligao dos domiclios rede de esgotamento sanitrio.

Av. Presidente Juscelino Kubitsheck - Ligao dos domiclios rede de esgotamento sanitrio para despoluio do curso dgua sem nome canalizado a cu aberto.

139

SABA R

SABA R

A ocupao do atual territrio do municpio remonta ao incio do sculo XVIII. O antigo arraial de Sabar elevado a Vila Real em 1711 e, em 1714, instalada a Comarca do Rio das Velhas, com sede na Vila. Abrangendo um territrio de grandes dimenses, este progressivamente desmembrado, gerando uma srie de novos municpios, at que Sabar adquira suas dimenses atuais.

A presena no Centro de Sabar de bens culturais extremamente significativa, no s no que diz respeito a edificaes isoladas, mas tambm em relao a conjuntos arquitetnicos e ao prprio traado da cidade remanescentes de sua ocupao inicial a partir do incio do sculo XVIII. Assim, a cidade, por sua importncia histrica no contexto do Ciclo do Ouro em Minas Gerais, apresenta diversas edificaes tombadas no mbito federal alm de um conjunto urbano, o da Rua D. Pedro II , estadual e municipal.

Integrante da Regio Metropolitana de Belo Horizonte desde sua criao pela Lei Federal n14, de 8 de junho de 1973, Sabar retoma as suas relaes com o espao metropolitano aps o esgotamento da
S a b a r

explorao aurfera, na dcada de 1930, com a instalao, no municpio, da indstria siderrgica Belgo Mineira, que representa uma nova forma de insero da cidade na economia regional, em contexto de crescimento da influncia de Belo Horizonte sobre seu entorno.

142

143

Essa influncia acentua-se a partir da dcada de 1950, impulsionada pelo incio da industrializao do municpio de Contagem, gerando a expanso da mancha urbana de Belo Horizonte sobre os municpios vizinhos, inicialmente na direo oeste, constituindo o incio da formao de sua Regio Metropolitana. Esse processo de conurbao atinge o municpio de Sabar a partir da dcada de 1960, embora a cidade mantenha relativa autonomia no contexto regional, dada por sua relativa distncia da capital, por seu papel de sede municipal e pela presena da indstria siderrgica.

O processo de metropolizao atinge o municpio principalmente nas pores mais prximas do limite com Belo Horizonte, provocando a formao de assentamentos conurbados com essa cidade. Especialmente na dcada de 1970, intensificou-se uma extensa ocupao perifrica da regio popularmente conhecida por General Carneiro, pertencente ao Distrito Carvalho de Brito, claramente polarizada por Belo Horizonte.

A sede municipal permanece, nas dcadas seguintes, relativamente menos impactada pelo processo de metropolizao, o que vem se alterando, mais recentemente, com a progressiva ligao, ao longo do eixo da rodovia MG - 262, das manchas urbanas da sede, do povoado de Santo Antnio das Roas Grandes e da rea de General Carneiro. Isso tem aumentado a influncia da sede sobre o territrio municipal e acentuado sua integrao dinmica metropolitana.

Dentro desse processo, cresce no entorno da sede a implantao de assentamentos urbanos marcados pela precariedade urbanstica e ocupados, predominantemente, por populao de baixa renda, em reas, em geral, de declividade acentuada, interferindo, muitas vezes de forma negativa, na visualizao
S a b a r

e valorizao do significativo patrimnio histrico e cultural presente no centro da cidade.

144

A rea de interveno

Formada no decorrer do sculo XVIII, com a minerao do ouro, a cidade de Sabar desenvolveu-se ao longo do vale do Rio Sabar, afluente do Rio das Velhas. Dois ncleos de povoao o da Barra e o da Igreja Grande , situados na margem direita do rio e unidos pela Rua do Carmo, e um terceiro o da Igreja Nossa Senhora do , na margem esquerda, constituram a sua mancha urbana inicial.

A partir de meados do sculo XIX, com o esgotamento das reservas aurferas, Sabar vive um perodo de estagnao. J na dcada de 30 do sculo XX, com a instalao da Siderrgica Belgo Mineira em sua extremidade leste, na margem esquerda do Rio Sabar, a cidade reassume seu papel na economia regional.

Se, no perodo colonial, o traado urbano tirou partido da paisagem natural de Sabar seus vales encaixados e seus cursos dgua , a urbanizao contempornea, mesmo aquela denominada formal, parece contrapor-se a seu patrimnio, a um s tempo ambiental, paisagstico, arquitetnico e cultural.

146

S a b a r

Caracterizao da rea
Cidade histrica e periferia metropolitana: o duplo carter da cidade de Sabar e do seu centro. A grande maioria da populao residente na cidade exerce suas atividades fora do municpio. Seu centro urbano, situado a sudoeste, responde a essa dinmica, servindo populao menos polarizada por Belo Horizonte. Por outro lado, coincide, em sua maior parte, com o Centro Histrico, e abriga as principais instituies e as mais caras referncias histricas e simblicas da cidade, sendo, por isso, o centro de todos os sabaraenses.

Polarizada por duas praas, a Melo Viana e a Getlio Vargas, a rea central desenvolve-se linearmente, segundo uma estrutura comandada por uma sequncia de binmios virios. Paralela a essa sequncia, a Avenida Perimetral d continuidade BR-262, principal via de acesso, articulando todo o municpio.

As ruas tortuosas, estreitas e ngremes frente ao padro atual , contm o fluxo virio e, ao mesmo tempo, exigem o seu estrito controle, a fim de que se minimizem os impactos negativos sobre o patrimnio construdo e se preserve ali tambm a ambincia urbana.
S a b a r

A irregularidade das caladas, somada a obstculos diversos, por vezes expulsa o pedestre para a pista de rolamento, o que configura maior risco na Avenida Perimetral do que nas ruas cujo desenho, por si s, obriga reduo da velocidade dos veculos.

148

149

Considerando-se a capacidade do sistema virio, a reclamao dos usurios quanto insuficincia de nibus em circulao nos horrios de pico, o grande volume de carros estacionados, os dados referentes aos meios de transporte mais utilizados pelos que acessam o centro transporte privado por 37%, transporte coletivo por 33% e a identificao do trnsito como o maior problema ali percebido pelos entrevistados, fecha-se uma equao. Seu resultado aponta, sem margem de erro, para aes combinadas de melhoria do transporte coletivo que reforcem a centralidade da rea para todos os sabaraenses e de requalificao do espao pblico que tornem o caminhar pelo centro mais do que seguro, prazeroso.

150

151

Uso e ocupao do solo


Os que vo ao centro so atrados tanto pelo comrcio voltado principalmente para gneros alimentcios, tecidos, vesturio, calados, armarinho e pelos servios de alimentao, alojamento, reparao e conservao, pessoais, quanto pelas instituies e equipamentos coletivos, principalmente religiosos.

Comrcio e servios concentram-se em torno das praas Melo Viana e Getlio Vargas e dispersam-se por toda a rea. O uso residencial em edificaes quer unifamiliares, quer multifamiliares, quer de uso misto ainda predominante, o que garante a vitalidade do espao pblico e a riqueza dos encontros ali encenados

A topografia, o traado orgnico, as ruas estreitas, e o conjunto de edificaes horizontais, sem afastamentos frontal e lateral, mas com quintais, permite a quem caminha por ali a experincia de sensaes diversas. A sensao de estar envolvido pelas edificaes, que se dispem lado a lado ao longo das ruas como num corredor aberto ao cu, logo superada quando se aproximam os largos onde se implantam os principais equipamentos, e de onde se descortinam vistas, ora do conjunto edificado, ora da vegetao nos miolos das quadras e nas encostas livres de ocupao.

152

153

Patrimnio histrico e cultural


O que preocupa, aqui, no somente o Centro Histrico, cuja submisso legislao federal de proteo a bens tombados por si s no garante sua integridade, mas tambm as reas de ocupao recente. As lies do urbanismo e da arquitetura colonial merecem ser reaprendidas e praticadas nos procedimentos quer de interveno urbana, quer de construo e de reforma das edificaes. Quando perguntados sobre o que mais gostavam na rea, a maioria dos entrevistados apontou as praas, e, em segundo lugar, as igrejas. Explicitaram, assim, a relao estreita entre a fruio do espao pblico e do patrimnio material e a preservao do patrimnio imaterial, nesse caso, o hbito do encontro e a religiosidade.

No entanto, o que se observa ali um espao pblico marcado pela irregularidade tanto no desenho, quanto no tratamento e na conservao, aspectos que negligenciam o imenso potencial de apropriao ali perceptvel, ampliado nos momentos de festa e de celebrao.

Morar, trabalhar, fazer compras, resolver assuntos, visitar os monumentos e os museus, encontrar-se, divertir-se, festejar: tudo acontece nesse centro, cuja frequentao intensa nos fins de semana comprova a sua insero no cotidiano da cidade no apenas como centro funcional. Sua importncia associa-se tambm necessidade de perpetuao do significado do patrimnio de Sabar, pela frequentao e apropriao diria do seu mais caro espao, funcional, histrica e simbolicamente.

154

S a b a r

155

Identificao de Potencialidades Potencialidade Localizao Avenida Perimetral Observaes Incremento da possibilidade da apropriao por pedestres atravs da requalificao do desenho das caladas e da criao de espaos de permanncia ao longo da avenida. Priorizao para circulao de pedestres e reclassificao viria como via mista. Criao de projeto urbanstico especfico, a ser desenvolvido pelo Programa de Reabilitao de reas Urbanas Centrais incorporando diretrizes das demais propostas para a rea decorrentes de outros estudos.

Rua Pedro II

Caminho Tronco 1 Apropriao por pedestre

Largos e Praas

Reestruturao do Largo de So Francisco, Praa Melo Viana, Praa Antnio de Albuquerque e Praa Getlio Vargas

rea sem nome com uso noturno (confluncia da Rua Marieta Machado e Av. Perimetral)

Incremento da apropriao (passagem e estar) por pedestre atravs da requalificao do desenho da rea.

Avenida Perimetral

Possibilidade de diminuio do trnsito de passagem no centro histrico atravs da utilizao desta avenida como percurso alternativo.

Articulao Incremento da capacidade de articular internamente a rea de interveno privilegiando,principalmente, a circulao de pedestres.

Caminho Tronco
S a b a r

158

Potencialidade

Localizao Avenida Perimetral

Observaes Incentivo aos usos residenciais e/ou mistos

Diversificao funcional

rea sem nome com uso noturno (confluncia da Rua Marieta Machado e Av. Perimetral) reas verdes pblicas Rua Pedro II Caminho Tronco

Estimulo de atividades que gerem apropriao noturna, j presente no entorno da rea, em equilibrio com os demais usos

Lazer pblico

Requalificao do parque da Igreja do Carmo e da rea remanescente situada entre a Rua Nossa Senhora da Conceio e Av. Perimental. Manuteno e valorizao do conjunto urbano. Manuteno e valorizao do conjunto urbano. Valorizao das visadas dos bens tombados no entorno do Largo de So Francisco, Praa Melo Viana, Praa Antnio de Albuquerque e Praa Getlio Vargas. Projeto de sinalizao e identificao de bens tombados Incentivo ao turismo principalmente do oriundo do patrimnio histrico e cultural. Garantir a preservao da APP

Valorizao do patrimnio histrico cultural

Largos e Praas

Bens tombados 6 Turismo Preservao ambiental rea de interveno e municpio APP do fundo vale/Rio Sabar

159

d i r e t r i z e s P A R A R EABI L ITAO
As diretrizes de reabilitao do centro da cidade de Sabar objetivam valoriz-lo enquanto patrimnio histrico/cultural de importncia regional e nacional, melhorando as condies de sua apropriao pela populao local, por habitantes do municpio que demandam os servios a instalados e por turistas que visitam a cidade. Para tal, deve ser reforada a atratividade cultural da rea e minimizado o trfego de veculos no ncleo histrico, aliado requalificao dos espaos pblicos que valorize a insero e visualizao das edificaes de interesse histrico/cultural e estimule a frequentao desses espaos pelo pedestre. O ponto chave da interveno o tratamento urbanstico do centro histrico e da Avenida Perimetral, o que, aliado ao reforo do papel cultural do primeiro e diversificao das atividades no segundo, valorizando a proximidade do Rio Sabar e aumentando a atratividade da avenida como local de permanncia, induziria a complementaridade e a integrao entre esses dois espaos. Assim, a proposta de interveno no centro de Sabar se desdobra nas seguintes diretrizes:

Requalificao de espaos pblicos


S a b a r

Valorizao do patrimnio histrico/cultural da cidade por meio do tratamento urbanstico de seus espaos pblicos, envolvendo a recomposio de pavimentos originais, a iluminao pblica, a ampliao, quando possvel, de passeios e reas de permanncia do pedestre, a limitao e regulao das reas de estacionamento de veculos e o melhor enquadramento visual das edificaes de maior interesse.

160

No mbito da requalificao dos espaos pblicos do ncleo histrico destacam-se projetos especficos relativos: ao tratamento urbanstico do chamado caminho tronco, estruturante da ocupao inicial da cidade, includo o entorno da Igreja do Carmo; ao redesenho da Praa Melo Viana, valorizando a insero e visualizao da Igreja do Rosrio; ao tratamento urbanstico do Largo de So Francisco e da Praa Getlio Vargas, melhorando as condies de permanncia nesses espaos e suas relaes com, respectivamente, a Igreja de So Francisco e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceio.

Requalificao urbanstica da Avenida Perimetral envolvendo a ampliao e melhoria dos passeios, a iluminao pblica, a complementao da arborizao, a regulao das reas de estacionamento de veculos e a valorizao das visadas do Rio Sabar, atravs da implantao de percurso de pedestre ao longo do rio, pontuado por pequenos recantos de permanncia.

Requalificao do parque urbano existente prximo Igreja do Carmo, ampliando as possibilidades de sua apropriao.

162

S a b a r

Corte - Proposta de interveno Rua Perimetral (ilustrao).

163

Circulao de veculos
Elaborao de Plano de Circulao o qual deve prever: a limitao da circulao de veculos no ncleo histrico, em especial na Rua Dom Pedro II, pela induo ao uso da Avenida Perimetral para o trfego de passagem, da limitao das reas de estacionamento, da implantao de micro-nibus circular e da regulao dos horrios de carga e descarga e de coleta de lixo, permitindo-se, para tais fins, a utilizao apenas por veculos de pequeno porte.

164

S a b a r

Novas atividades
Implantao de novas atividades culturais que reforcem a atratividade da cidade como patrimnio histrico e cultural, destacando-se: o Museu Municipal e o Arquivo Pblico Municipal, em imveis do ncleo histrico a serem definidos; o Centro de Referncia Estadual de Artes e Ofcios, em terreno a ser definido na Avenida Perimetral, permitindo a melhor integrao e complementaridade funcional dessa avenida ao ncleo histrico e induzindo a diversificao de suas atividades, com nfase para o lazer.

Patrimnio histrico, cultural e artstico


Elaborao de projeto visual de identificao de bens de interesse histrico e cultural, com referncias explicativas, nos moldes de um museu a cu aberto, colaborando, assim, para a valorizao e compreenso de cada bem em particular e do patrimnio histrico da cidade como um todo.

Formulao de Programa de Educao Patrimonial, a ser desenvolvido nas s escolas e na comunidade em geral, como forma de incrementar na populao a conscincia e a valorizao da histria local.

Gesto patrimonial
Criao de Grupo de Assessoramento Tcnico (GAT), responsvel pelo acompanhamento da poltica municipal de proteo do patrimnio cultural, incluindo entre suas atribuies o acompanhamento da implementao do Plano de Reabilitao da rea Urbana Central de Sabar.

165

Uso e ocupao do solo


Incentivo ao uso residencial e ao uso misto no ncleo histrico de modo a estimular sua vitalidade e apropriao contnua de seus espaos pblicos.

Regulao da ocupao nas encostas que emolduram o ncleo histrico, restringindo a taxa de ocupao dos terrenos e estimulando a ampliao da arborizao no interior dos lotes.

Estmulo manuteno da arborizao no interior dos lotes do ncleo histrico, com o aumento da taxa de permeabilidade dos terrenos. Utilizao da Transferncia do Direito de Construir como mecanismo compensatrio s restries de ocupao no ncleo histrico e manuteno e ampliao das reas arborizadas no interior dos lotes, sendo utilizados os terrenos lindeiros Avenida Perimetral como reas receptoras dessa transferncia, fixadas a limitaes de altura das edificaes que controlem impactos negativos sobre a paisagem urbana do ncleo histrico e permitam relativa regularidade e harmonia de conjunto na ocupao ao longo da avenida.

Incentivo ao uso residencial e ao uso misto no ncleo histrico de modo a estimular sua vitalidade e apropriao contnua de seus espaos pblicos.

Regulao da ocupao nas encostas que emolduram o ncleo histrico, restringindo a taxa de ocupao dos terrenos e estimulando a ampliao da arborizao no interior dos lotes.
S a b a r

166

Proposta de tratamento das encostas (ilustrao).

167

SANTA L UZIA

SANTA L UZIA
O territrio de Santa Luzia foi desmembrado de Sabar em 1847 e, em 1856, elevado definitivamente categoria de Municpio. Atualmente dividido em dois distritos: o da sede e o de So Benedito.

Situado na Regio Metropolitana de Belo Horizonte e inserido na bacia hidrogrfica do Rio So Francisco, sub-bacia do Rio das Velhas, o municpio de Santa Luzia apresentava, em 2000, segundo o censo do IBGE, uma populao de 184.903 habitantes, em uma rea de 234,5 km.

O municpio apresentou forte crescimento populacional durante as dcadas de 1970 e 1980, durante o processo de expanso das periferias de Belo Horizonte. O perfil dos novos habitantes era composto, predominantemente, por populaes de menor renda e intensamente articuladas capital, em especial nas relaes de trabalho e no uso de equipamentos e servios urbanos. Na dcada de 1970, momento de expressiva expanso populacional da regio metropolitana, Santa Luzia teve crescimento bastante superior ao de Belo Horizonte e ao da mdia regional, situao que se manteve na dcada de 1980.
L u z i a

Na dcada de 1990, as taxas de crescimento populacional de Santa Luzia caram, acompanhando o comportamento geral da regio, mas mantiveram-se superiores da mdia regional (Tabela 1 e Grfico 1 - Santa Luzia e RMBH - Crescimento populacional 1970-80 / 1980-91 / 1991-2000).

S a n t a

Integrante da Regio Metropolitana de Belo Horizonte desde sua criao pela Lei Federal n.14, de 8 de

170

junho de 1973, Santa Luzia foi um dos municpios mais impactados pelo processo de metropolizao. O avano da ocupao perifrica de Belo Horizonte sobre seu territrio, desde a dcada de 1970, gerou impactos no municpio de Santa Luzia, principalmente na rea limite com a capital, inicialmente na regio do So Benedito (componente da poro norte do Aglomerado Metropolitano) e, mais tarde, nas reas do municpio componentes da poro nordeste desse Aglomerado. Nesse sentido, desde a dcada de 1970, Santa Luzia, e em especial o distrito de So Benedito, passou a ter relaes estreitas com Belo Horizonte, mantendo-se apenas a rea da sede e seu entorno com relativa autonomia em relao ao centro da metrpole.

As relaes de Santa Luzia com a Regio Metropolitana e, especialmente, com Belo Horizonte podem ser aferidas pelos dados da Pesquisa Origem-Destino de 2002. De acordo com essa pesquisa, a parcela da populao que viaja diariamente para Belo Horizonte, por motivo de trabalho, dez vezes maior que a de moradores da capital em direo a Santa Luzia. O municpio contribua, em 2002, com aproximadamente 13,8% dos deslocamentos, por motivo de trabalho, gerados nos municpios da Regio Metropolitana com destino a Belo Horizonte. Nesse fluxo, em termos absolutos, Santa Luzia tem volumes menores apenas do que Contagem e Ribeiro das Neves, o que demonstra seus fortes vnculos com Belo Horizonte. Paralelamente, o municpio destino de apenas 3,73% dos que saem da capital em direo a outras localidades da Regio Metropolitana.

171

A r e a d e I n t e r v e n o
A regio de So Benedito situa-se na poro sudoeste de Santa Luzia, na divisa com Belo Horizonte. Sua formao est associada ao desenvolvimento do vetor norte do Aglomerado Metropolitano, em especial implantao de dois grandes conjuntos habitacionais o Conjunto Palmital e o Conjunto Cristina , que induziram o surgimento de vilas e outros bairros prximos.

Com vnculos iniciais mais fortes com Belo Horizonte, ao se expandir na direo leste, a regio ampliou suas relaes com Santa Luzia. A transferncia da administrao municipal para as instalaes do antigo Frigorfico Frimisa reforou tais relaes, contribuindo para a consolidao de importante centro comercial, de abrangncia municipal, ao longo da Avenida Braslia, polo na regio de So Benedito.

172

S a n t a

L u z i a

Recentemente, o novo traado da avenida e as intervenes no vetor norte da Regio Metropolitana, em especial, o novo papel do Aeroporto Internacional de Confins e a implantao da Linha Verde e da Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais ampliaram a importncia desse centro, em processo que deve se acentuar com o pleno funcionamento da Cidade Administrativa e a futura implantao do Rodoanel. Atualmente, devido sua vitalidade e diversidade, o centro da Avenida Braslia pode ser considerado to importante quanto o centro tradicional de Santa Luzia.

Apesar de sua crescente importncia, o centro do So Benedito, em razo at do carter recente de suas transformaes, assemelha-se, em alguns aspectos, aos centros de bairro tradicionais: conjuntos contnuos de edificaes horizontais sem afastamentos frontais e laterais com suas pequenas lojas lado a lado, e abertas rua, em que se repetem a diversidade e os tipos de comrcio e de servios , pontuados por equipamentos de uso coletivo.

Tal como nos centros tradicionais da metrpole, contudo, j se veem ali lojas de grandes redes, e se anuncia a formao de reas especializadas. A combinao entre as atividades de amplo atendimento e as atividades locais, complementares ao uso residencial, d a medida do duplo carter desse centro, dos seus problemas e das suas potencialidades.

174

S a n t a

L u z i a

Caracterizao da rea

A Avenida Braslia, que comanda a estrutura viria da rea do So Benedito, uma via arterial de ligao a outras pores do municpio, com significativa oferta de transporte coletivo. A sucesso de cruzamentos, associada declividade suave, privilegiam a instalao de atividades relacionadas ao deslocamento a p. A esse aspecto, porm, contrape-se a intensificao do trfego, devido tambm articulao com a Linha Verde, crescente urbanizao da regio e exponencial motorizao da populao. Veem-se pedestres caminhando pelas pistas de rolamento, o que denuncia a inadequao das caladas, ou at mesmo a sua inexistncia. A conduo de carrinhos de beb, de pipoca, de transporte de mercadorias igualmente se v dificultada. A sinalizao horizontal est malconservada, e a vertical, em desacordo com a regulamentao. O transporte coletivo no priorizado na organizao da circulao. H apenas um ponto de estacionamento para carga e descarga.

175

Uso e ocupao do solo


A distribuio dos usos caracteriza-se pela maior concentrao de atividades comerciais e de servios (56,1%), seguidas pelo uso residencial (41,4%), e pelo uso institucional ou pelos servios de uso coletivo (2,5%).

A tipologia predominante a de dois pavimentos, com comrcio no primeiro pavimento e servios ou comrcio no segundo. O uso exclusivamente residencial, raro na Avenida Braslia, dominante nas vias paralelas, em edificaes unifamiliares. So poucos os imveis desocupados e os lotes vagos.

A rea do So Benedito foi apontada pelos seus usurios como boa para trabalhar e boa para morar, o que mostra que essas no so, ainda, qualidades excludentes ali, salvo na Avenida Braslia rea de interveno direta.

177

Patrimnio histrico e cultural


Os bens imveis com importncia cultural restringem-se aos pouqussimos exemplares das dcadas de 1960 e 1970, encontrados, de forma dispersa, na Avenida Braslia. So edificaes vernaculares, de pequeno porte, originalmente residenciais, ameaadas pela progressiva substituio do uso e da ocupao do solo. Ao serem perguntados sobre as suas referncias mais significativas, moradores, usurios e trabalhadores no demonstraram apreo por esses imveis. Sua conservao, aliada retirada de placas e letreiros das fachadas, pode fazer surgir outra paisagem, e, com ela, outros modos de perceber e valorizar essas edificaes.

Apropriao da rea
A concentrao e a diversidade de atividades ao longo da Avenida Braslia tornam-na viva e propcia aos encontros, principalmente no horrio comercial. Aspectos da apropriao do centro tradicional esto ali presentes: o incessante ir e vir, o devanear, o parar para examinar mercadorias e preos ou encontrar conhecidos e amigos, a permeabilidade entre o espao privado das lojas e o espao pblico, a exposio de mercadorias em bancas ou manequins ao ar livre, as mesas nas caladas, o anncio sonoro de mercadorias. O espao pblico, contudo, no s no corresponde a essa rica vitalidade como parece se opor a ela. Eis como se apresenta ali: poluio atmosfrica e sonora; caladas irregulares, interrompidas por obstculos e malconservadas; insuficincia de reas de permanncia para os pedestres; arborizao
L u z i a

escassa; iluminao pblica e mobilirio urbano insuficientes e inadequados. A proporo adequada entre as edificaes horizontais de pequeno porte e as ruas estreitas do entorno, bem como a existncia de ruas de pedestres, entretanto, so pontos positivos a serem explorados ao se fazer corresponder o desenho, o tratamento e a conservao do espao pblico ao potencial desse centro vivo.

178

S a n t a

179

Identificao de Potencialidades Potencialidade Localizao Observaes Incremento da possibilidade da apropriao por permanncia e passagem de pedestres com a requalificao dos desenhos das caladas e marcao de locais de travessia protegida. Incremento da apropriao por pedestres com a requalificao do desenho das caladas. Promoo e incremento da apropriao ( passagem e estar) por pedestre com a requalificao do desenho dessas reas. Promoo da apropriao por permanncia e passagem de pedestres com a implantao de novas atividades e/ou novo desenho urbano nesses locais. Modificaes no sistema de circulao buscando equilbrio entre os diversos meios de transporte e o pedestre. Criao de circuitos alternativos nessas vias que absorvam parte do fluxo de veculos da Avenida Braslia. Criao de circuitos alternativos nessas vias, alterando sentidos e converes como alternativa para reestruturao do trfego na rea de interveno. Alterao no desenho a fim de garantir maior fluidez veicular no local. Aumento da capacidade de articulao dessas reas com a requalificao dos seus desenhos.

Avenida Braslia.

Apropriao por pedestre

Rua Geraldo Teixeira da Costa, Rua Piraj, Rua Par e Rua Ubajara. Becos A, B, C, D, E, F e G.

reas vazias A, B, C, D.

Avenida Braslia. Avenida Senhor do Bonfim e Rua Alvorada. Rua Geraldo Teixeira da Costa, Rua Piraj, Rua Par e Rua Ubajara. Portal da Avenida Braslia.

Articulao

Becos A, B, C, D, E, F e G. Avenida Braslia. 3 Diversificao funcional Rua Geraldo Teixeira da Costa, Rua Piraj, Rua Par e Rua Ubajara.

Estmulo ao desenvolvimento de funes urbanas de forma equilibrada por meio da diversificao de todos os usos, inclusive o misto e o residencial.

L u z i a

Lazer pblico

reas vazias A, B, C, D.

Estmulo implantao de servios coletivos ( um restaurante popular, por exemplo, que constitui demanda local) e de desenhos que incentivem as atividades culturais e de lazer .

182

S a n t a

D i r e t r i z e s pa r a r e a b i l i ta o

As diretrizes de reabilitao da rea central do So Benedito, municpio de Santa Luzia, objetivam requalific-la no sentido da adequao dinmica de crescimento de sua funo comercial e de circulao, permitindo a melhor apropriao do espao pelos pedestres, a adequao da funo de articulao viria, a diminuio dos conflitos entre veculos e pedestres e a diversificao de atividades. Pretende-se, assim, ampliar as motivaes de atratividade desse centro e, dessa forma, potencializlo enquanto espao de convvio e fruio para a populao moradora do entorno e usuria do corredor comercial.

O foco principal da interveno a Avenida Braslia, cuja requalificao envolve um novo tratamento de seus espaos pblicos e o incentivo instalao de outros usos, notadamente o residencial e os ligados ao lazer e cultura, implicando ainda medidas complementares de circulao e de transporte, visando a desafogar o trfego na avenida e a promover melhorias na articulao interna rea de estudo e com outras reas do prprio municpio ou externas a este.

Assim, a proposta de interveno na rea central do So Benedito se desdobra nas seguintes diretrizes:

183

Plano de massa.

Reestruturao urbanstica da Avenida Braslia


A interveno na Avenida Braslia tem como princpio a restrio da circulao de veculos particulares e de veculos de carga, notadamente os que utilizam a via apenas como passagem, privilegiando o transporte coletivo e a apropriao da via pelos pedestres. Para tal, ser utilizada a alternativa de articulao viria da Avenida Senhor do Bonfim, entre outras medidas relativas circulao de veculos na rea e ao transporte coletivo.
L u z i a

A reestruturao urbanstica da via compreende a ampliao e tratamento dos passeios, definindo tipologias diferenciadas adequadas s diversas situaes de desnvel e descontinuidade atualmente existentes; a complementao da arborizao e do mobilirio urbano; a modificao da iluminao pblica; a regulao das reas de estacionamento e a relocalizao das paradas de nibus, ajustadas ao redesenho dos passeios.

184

S a n t a

A reestruturao prev, ainda, a alterao do portal de entrada do municpio e da avenida, resolvendo os problemas de estrangulamento hoje verificados, e a implantao de equipamentos coletivos em alguns terrenos vazios estrategicamente localizados, promovendo a diversificao das atividades ao longo daquela via.

Medidas complementares de circulao e transporte


Utilizao da Avenida Senhor do Bonfim, em implantao, como via alternativa para a circulao de veculos particulares e para o trfego de veculos de carga que no demandam a Avenida Braslia e para o transporte coletivo que no serve aos bairros lindeiros a essa avenida.

Implantao de sistema circular de nibus servindo regio do entorno da avenida, sem entrar nesta, mas articulada a ela atravs de paradas nas ruas paralelas prximas aos caminhos de pedestres de ligao com a avenida, gerando maior apropriao desses becos.

Elaborao de Plano de Circulao para a rea de estudo, o qual deve incluir a transformao das ruas Par, Piraj e Geraldo Teixeira, paralelas Avenida Braslia, em vias de mo nica, melhorando a circulao e sua utilizao pelo sistema circular de nibus, alm do reestudo das converses e travessias da avenida, utilizando para tal as vias paralelas e perpendiculares a esta.

Requalificao de becos
Tratamento urbanstico dos caminhos de pedestres transversais Avenida Braslia, potencializando sua utilizao pelos pedestres e sua integrao aos passeios da avenida. Esse tratamento deve ser diferenciado, respeitando as caractersticas atuais de apropriao desses caminhos, e, naqueles que atravessam a avenida, devem ser utilizados mecanismos de moderao de trfego, transformando-os em eixos de travessia de pedestres da avenida.

185

186
S a n t a L u z i a

Proposta de interveno Avenida Braslia (ilustrao).

187

186 188
S a n t a L u z i a

Beco antes

Beco depois (ilustrao)

Referenciais urbanos
Implantao de equipamentos culturais pblicos e de restaurante popular, em terrenos vazios, estrategicamente localizados ao longo da Avenida Braslia, diversificando a atratividade da via e aumentando sua apropriao pela populao, alm de gerar efeitos complementares de atrao de outras atividades.

A gerao de referenciais urbanos deve estimular, em situaes inusitadas de ocupao existentes ao longo da avenida, a implantao de atividades privadas diferenciadas, em especial as ligadas ao lazer. Deve ser promovido, ainda, o tratamento urbanstico do encontro da Avenida Senhor do Bonfim com a Avenida Braslia, marcando esse ponto da avenida e gerando espao pblico propcio permanncia e ao convvio da populao.

Uso residencial e misto


Estmulo ao uso residencial e ao uso misto residencial/comercial ou servios, com a modificao dos parmetros urbansticos de ocupao da atual legislao de ocupao e uso do solo, dentro de Operao Urbana Consorciada que permita a gerao de contrapartidas a serem utilizadas nas obras previstas pelo presente Plano de Reabilitao.

Patrimnio cultural
L u z i a

Levantamento de bens de interesse cultural, notadamente as edificaes de interesse histrico remanescentes da ocupao inicial da rea, definindo medidas de proteo a tais bens, articuladas a Programa de Educao Patrimonial, a ser desenvolvido nas escolas e na comunidade em geral, como forma de incrementar na populao a conscincia e valorizao da histria local.

190

S a n t a

Proposta para tratamento de calada (ilustrao)

191

192

S a n t a

L u z i a

Proposta para espaos pbicos (ilustrao)

Proposta para espaos pbicos (ilustrao)

193

Referncias Bibliogrficas

Ministrio das Cidades. Manual de reabilitao de reas urbanas centrais. BRASIL, 2008.

MINAS GERAIS. SEDRU, UFMG. Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Regio Metropolitana de Belo Horizonte. Belo Horizonte, 2010.

MINAS GERAIS. SEDRU, IGC/UFMG, IPPUR/UFRJ e PUC Minas. Estratgia de Desenvolvimento da Cidade, com foco na reduo da desigualdade social e da pobreza, para o Vetor Norte e rea de Influncia do Contorno Virio Norte da Regio Metropolitana de Belo Horizonte. Belo Horizonte, 2009.

MINAS GERAIS. SEDRU, Arquitetural Arquitetura e Consultoria Ltda. Plano Participativo de Reabilitao de reas Urbanas Centrais no Municpio de Confins/MG. Belo Horizonte, 2010.

MINAS GERAIS. SEDRU, Arquitetural Arquitetura e Consultoria Ltda. Plano Participativo de Reabilitao de reas Urbanas Centrais no Municpio de Lagoa Santa Luzia/MG. Belo Horizonte, 2010.

MINAS GERAIS. SEDRU, Arquitetural Arquitetura e Consultoria Ltda. Plano Participativo de Reabilitao de reas Urbanas Centrais no Municpio de Ribeiro das Neves/MG. Belo Horizonte, 2009.

194

MINAS GERAIS. SEDRU, Arquitetural Arquitetura e Consultoria Ltda. Plano Participativo de Reabilitao de reas Urbanas Centrais no Municpio de Sabar/MG. Belo Horizonte, 2009.

MINAS GERAIS. SEDRU, Arquitetural Arquitetura e Consultoria Ltda. Plano Participativo de Reabilitao de reas Urbanas Centrais no Municpio de Santa Luzia/MG. Belo Horizonte, 2009.

MINAS GERAIS. SEDRU, FUNDAO ISRAEL PINHEIRO. Plano Municipal de Regularizao Fundiria Sustentvel de Confins. Belo Horizonte, 2009.

MINAS GERAIS. SEDRU, FUNDAO ISRAEL PINHEIRO. Plano Municipal de Regularizao Fundiria Sustentvel de Ribeiro das Neves. Belo Horizonte, 2009.

MINAS GERAIS. SEDRU, FUNDAO ISRAEL PINHEIRO. Plano Municipal de Regularizao Fundiria Sustentvel de Santa Luzia. Belo Horizonte, 2009.

195

Das könnte Ihnen auch gefallen