Sie sind auf Seite 1von 9

Filosofia da Religio A religio a crena de muitas pessoas em algo extraordinrio. Elas ento se unem e praticam ritos sagrados.

. Formam uma Igreja.

Desde que o ser humano surgiu tem sido assim. isso o que estuda a Filosofia da Religio. Pgina 01 Filosofia da Religio

A religio costuma nos falar de coisas invisveis; imaginrias. Pgina 02 Exemplo: a alma, o reino dos cus, os anjos. Coisas que somente podemos ver com o corao (f).

Ela tenta nos passar segurana, esperana, sentido de vida.

Oferece explicaes indiscutveis para que a pessoa possa ter algum conforto, alguma explanao.

Pgina 03 A maior influncia da religio parece ter acontecido durante a Idade Mdia.As pessoas achavam que tudo o que acontecia tinha alguma motivao religiosa como razo.

As estrelas, o universo, tudo tinha relao com a religio.

Pgina 04

Mas logo comearam a ocorrer mudanas que alteraram tal pensamento. O dinheiro, o cientificismo passaram a imperar. A religio declinou e alcanou muito descrdito. Isso ocorre ainda hoje?

Pgina 05 Marx foi duro. Disse que as religies so iluses, invencionices, que sobrevivem em pocas de alienao.

"O pio do povo!

So drogas que distanciam a pessoa da realidade. A religio um produto criado pela sociedade para explorar as pessoas mais pobres, para deixa-las conformadas e eternamente assim. Marx nega a existncia de Deus.

Pgina 06 Nietzsche contribui para o debate imaginando que a religio era, na verdade, uma inveno das pessoas fracas para terem alguma proteo contra as pessoas fortes. Nietzsche disse que Deus estava morto.

Hobbes, Hume e Voltaire concluram que a religio era a resposta do povo ao medo que sentiam do futuro, insegurana, s tragdias.

Pgina 07

Freud tinha um pensamento muito original sobre a questo religiosa. Pensava que a pessoa adota a religio, e Deus, como a um pai que a protege, orienta, pune, auxilia. Seria uma relao como filho e pai.

Para Freud, a religio deve desaparecer. Ela expressa desejos que no tm apoio na realidade.

Pgina 08 A crena pode tambm manter, por muito tempo, a moral de um povo cativa, sendo conservadora. Quem a desobedece, sofre as conseqncias. Assim pensavam Plato e Kant.

A religio poderia surgir tambm atravs da revelao, como pensava Hegel.


Pgina 09

... e por motivos polticos. Ningum faria algo escondido e errado por medo dos deuses que poderiam estar vendo tudo.

Pgina 10

... ou como uma tentativa de compreender o mundo que poderia lhes parecer to confuso, to estranho.
Pgina 11

Feuerbach explicava que o homem criou Deus. As religies so os poemas, os devaneios que vivemos enq acordados. Pgina 12 Seria como um espelho que reflete o que somos e o que gostaramos de ser. Deus o que o nosso pensamento faz Dele. Os pesquisadores da linguagem (neopositivistas) vo ainda nesta linha de pensamento. Para eles, Deus no tem sentido; uma inveno, como um lindo e triste poema.

Pgina 13

Das könnte Ihnen auch gefallen