Sie sind auf Seite 1von 7

Google Docs/Drive

O Google Docs/Drive um dos servios oferecidos pela Google, um pacote de aplicativos online, bastante semelhante ao Microsoft Office. Para utilizar, basta ter uma conta do Google, no h a necessidade de instalao, liberando espao no HD, sem a necessidade de licenas. Basta acessar o servio e comear a utiliz-lo. Possui editor e compartilhador de textos, editor de planilhas eletrnicas, criao de desenhos, editor de apresentao de slides e ainda uma ferramenta para criao de formulrios.

Caractersticas Gerais do Google Docs

Efetuar o upload de arquivos do computador. Arquivos salvos na nuvem possuem acesso em qualquer lugar, com acesso a internet. Fcil de usar. Importa e exporta documentos. Cria e compartilha os arquivos. Criao de grupos. Colaborar com outras pessoas do grupo, ao mesmo tempo, no mesmo documento, Podendo acompanhar as alteraes, conforme so feitas.

Ao instalar o Google Drive, os arquivos podem ser acessados em qualquer dispositivo como tablet, smartphones e computador.

Documento de Texto
Com o Google Docs, fcil de criar documentos de texto, compartilhar e editar os documentos on-line, abaixo, algumas coisas especficas que possvel fazer:

Sofisticar e formatar seus documentos com opes como pintar formatao, margens, espaamento e fontes.

Convidar outras pessoas para colaborar com voc em um documento, disponibilizando o acesso de edio, comentrio ou visualizao.

Colaborar on-line em tempo real e bater papo com outros colaboradores. Visualizar o histrico de reviso de seus documentos e voltar para qualquer verso anterior.

Fazer download dos documentos do Google para seu computador como arquivos Word, OpenOffice, RTF, PDF, HTML ou zip.

Traduzir um documento para outro idioma. Enviar seus documentos por e-mail como anexos.

Planilhas
As planilhas do Google so visualmente semelhantes a outros programas do gnero, e da mesma maneira possui inmeros e eficientes recursos. Abaixo, algumas aes especficas que podem ser realizados:

Importar e converter dados nos formatos .xls, .csv, .txt e .ods. Exportar dados nos formatos .xls, .csv, .txt e .ods e arquivos PDF e HTML. Usar a formatao e edio de frmulas para calcular resultados e personalizar a aparncia de seus dados.

Bater papo em tempo real com as pessoas que estiverem editando sua planilha.

Criar grficos e gadgets.

Incorporar uma planilha ou pginas especficas de uma planilha a seu blog ou website.

Apresentaes de Slides
Com as apresentaes do Google, possvel criar uma nova apresentao de slides ou abrir uma j existente. possvel ainda apresentar os slides atravs do site, sem precisar de qualquer outro programa para isso.Veja alguns exemplos do que voc pode fazer abaixo:

Compartilhar apresentaes com seus amigos e colegas de trabalho. Fazer upload e converter apresentaes existentes no formato do Google. Fazer o download das apresentaes como um arquivo .pdf, .pptx ou .txt. Inserir imagens e vdeos e formatar slides. Publicar e incorporar suas apresentaes em um website, permitindo acesso a um vasto pblico.

Desenhar organogramas, fluxogramas, diagramas e muito mais diretamente nas apresentaes.

Adicionar transies de slides, animaes e temas para criar apresentaes fantsticas.

Ver exatamente em que as outras pessoas esto trabalhando com marcadores de presena coloridos

Editar uma apresentao com outras pessoas simultaneamente de lugares diferentes

Usar o histrico de revises para ver quem fez alteraes ou para reverter para verses anteriores

Dizer "Ol", iniciar uma conversa ou compartilhar novas ideias usando o bate-papo incorporado

Formulrios
Os formulrios do Google so ferramentas teis que ajudam a planejar eventos, enviar pesquisas, aplicar testes em alunos ou colher informaes de

modo direto e fcil. Um formulrio do Google pode ser vinculado a uma planilha do Google. Se uma planilha estiver vinculada ao formulrio, as respostas sero automaticamente enviadas para a planilha. Caso contrrio, os usurios podero v-las na pgina "Resumo das respostas" acessvel no menu "Respostas".

Desenhos
Permite criar desenhos e diagramas on-line, para posteriormente inseri-los em outros documentos. Possibilita a colaborao em tempo real e publicao online.

Reflexes sobre o potencial de formao de colaborao e formao de redes

Com o avano da Tecnologia, a utilizao de colaborao tem sido muito mais freqente, e a idia de produo em conjunto tem sido bem aceita. As pessoas no precisam guardar a informao para si prpria e ainda podem acrescentar mais e mais conhecimento trabalhando em equipe. Umas das principais caractersticas do Google Doc/Drive, a possibilidade de permitir fazer um trabalho em equipe, este um elemento fundamental formao de Rede e na formao de Colaborao. Utilizando o Google Doc possvel fazer e compartilhar documento on-line simultaneamente com outros colaboradores, em vez de haver trocas de e-mail, os colaboradores a distancia, contribuem simultaneamente, em tempo real ou no, e ainda podendo ver como cada um est contribuindo com o documento. No mundo atual a Colaborao esta ligada, diretamente, com o mundo moderno, e o Google Doc/Drive apresenta-se como uma poderosa ferramenta para contribuir com esta nova modalidade.

Reflexes sobre possibilidade de uso em espaos de educao a distncia

A educao a Distancia pode e tem sido realizada de diferentes formas, e a tecnologia tem contribudo nesse processo. Mais do que repassar informaes, educar construir, buscar informaes, e no processo de construo, podemos usar o Google Doc/Drive que oferece possibilidades de interao e construo coletiva de conhecimento. Possibilita a troca de informaes, a criao, onde somo autores e tambm podemos contribuir com a construo de conhecimento e o compartilhamento das informaes. Esta ferramenta apresenta diversas estratgias de ensino-aprendizagem. Esta ferramenta apresenta facilidade no armazenamento e edio online de arquivos. Na colaborao em tempo real com outras pessoas, alem da gratuidade do sistema, como a no necessidade de instalao.

Referncias:

http://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/2504.pdf http://imasters.com.br/artigo/4655/gerencia-de-ti/sistemas-colaborativosconceito-caracteristicasdes-e-funcionalidades/ http://www.google.com/google-d-s/intl/pt-BR/whatsnew.html http://www.slideshare.net/damiana.guedes/tutorial-google-docs-9745246 http://paginas.fe.up.pt/~ee02254/Relatorio_EQ58B.pdf http://www.portalgeobrasil.org/info/material/googledocs.pdf

Das könnte Ihnen auch gefallen