Sie sind auf Seite 1von 9

10

TCNICO(A) DE SUPRIMENT O DE SUPRIMENTO BENS E SER VIOS JNIOR SERVIOS


LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.
01 Voc recebeu do fiscal o seguinte material: a) este caderno, com os enunciados das 40 questes objetivas, sem repetio ou falha, com a seguinte distribuio:

CONHECIMENTOS BSICOS MATEMTICA LNGUA PORTUGUESA I Questes Pontos Questes Pontos 11 a 15 1,0 1a5 2,0 16 a 20 2,0 6 a 10 3,0

CONHECIMENTOS ESPECFICOS Questes 21 a 25 26 a 30 Pontos 1,5 2,5 Questes 31 a 35 36 a 40 Pontos 3,5 4,5

b) 1 CARTO-RESPOSTA destinado s respostas s questes objetivas formuladas nas provas. 02 03 04 Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTO-RESPOSTA. Caso contrrio, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta. No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras; portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: 05 -

Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR . O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo caso esteja danificado em suas margens superior ou inferior BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. SER ELIMINADO do Processo Seletivo Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA; c) se recusar a entregar o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA quando terminar o tempo estabelecido. Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Questes NO SERO LEVADOS EM CONTA. Quando terminar, entregue ao fiscal O CADERNO DE QUESTES E O CARTO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENA. Obs. O candidato s poder se ausentar do recinto das provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. Por motivos de segurana, o candidato NO PODER LEVAR O CADERNO DE QUESTES, a qualquer momento.

06

07 08

09 10

11 12

O TEMPO DISPONVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTES OBJETIVAS DE 3 (TRS) HORAS , findo o qual o candidato dever, obrigatoriamente , entregar o CARTO-RESPOSTA. As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados no primeiro dia til aps a realizao das mesmas, no endereo eletrnico da FUNDAO CESGRANRIO (http://www.cesgranrio.org.br) .

JUNHO / 2010

LNGUA PORTUGUESA
Essa tal felicidade Todos queremos ser felizes. Mesmo sem saber exatamente o que essa felicidade, onde ela mora ou como se encontra, traamos planos, fazemos escolhas, listamos desejos e alimentamos esperanas pela expectativa de alcan-la. Em seu nome, comemos chocolate, estudamos para a prova, damos festas, casamos ou separamos, compramos carro, danamos valsa, formamos turmas, entramos na dieta, brigamos, perdoamos, fazemos promessas ns vivemos. s vezes, agimos pensando na felicidade como uma recompensa futura pelo esforo. Noutras, a encaramos como o bilhete dourado na caixa de bombons. No raro, pensamos que ela um direito. Ou um dever a ser cumprido e, assim como em outras obrigaes cotidianas, como fazer o jantar, se a gente falha em executar a meta, tendemos a procurar solues prontas, como lasanha congelada ou antidepressivos. Por isso to difcil definir (e achar) a tal felicidade. Ns a confundimos com o afeto (se encontrarmos o amor, ela vir), com a sorte (com esperana, ela vai chegar), com o alvio (se resolvermos os problemas, como o excesso de peso, ento a teremos). Ns a confundimos com a conquista: se realizarmos tudo o que queremos e se espera de ns... seremos felizes, no? No. So pensamentos como esses que transformam a felicidade na cenoura eternamente pendurada nossa frente prxima, mas inalcanvel. Estabelecer tantas condies para ser feliz faz a gente superestimar o poder que coisas nem to importantes assim tm sobre nosso bem. Enganamo-nos com a promessa de que h uma frmula a seguir e jogamos a responsabilidade pela satisfao em lugares fora de ns (e alm do nosso controle), como ganhar aumento ou ser correspondido na paixo. E ao invs de responder aos nossos anseios, essas iluses podem criar um vazio ainda maior. Podemos no saber explicar o que felicidade at porque uma experincia nica para cada pessoa. Mas a cincia, a filosofia e as histrias de quem se assume feliz do pistas do que ela no . (...) Comparando centenas de pesquisas, [o psiclogo americano] Martin Seligman e outros pesquisadores perceberam: a felicidade est naquilo que construmos de mais profundo nossas experincias sociais. A vida bem vivida, sugere o psiclogo, aquela que se equilibra sobre trs pilares: os relacionamentos que mantemos, o engajamento que colocamos nas coisas e o sentido que damos nossa existncia. isso, afinal, que as pessoas felizes tm em comum. (...)
55

60

65

10

70

15

75

A verdade de cada um Hoje, Claudia Dias Batista de Souza, 63 anos, no quer levar nada da vida. Mas houve um tempo em que quis o mesmo que todo mundo. Achava que ser feliz era ter um bom marido, um bom emprego, um bom carro, sucesso, conta. Claudia cresceu em um bairro nobre de So Paulo, casou aos 14 anos, teve a nica filha aos 17, se separou, estudou Direito, virou jornalista. Aos 24 anos, mudou para a Inglaterra. De l, foi para os Estados Unidos, onde conheceu o segundo marido. E aos 36 anos descobriu que no queria mais nada daquilo. Claudia virou budista. Hoje conhecida como monja Coen palavra japonesa que significa s e completa. Foi porque estava em busca de algo que a ajudasse a se conhecer melhor que Claudia procurou o budismo. (...) E descobriu onde estava sua felicidade. Eu era bravinha, exigente com os outros e comigo. No budismo, aprendi que o caminho da iluminao conhecer a si mesmo. Isso me trouxe plenitude, conta. Vi que sou um ser integrado ao mundo e, para ficar bem, preciso fazer o bem. A recompensa incrvel.
WEINGRILL, Nina; DE LUCCA, Roberta; FARIA, Roberta. Sorria. 09 jan. 2010

20

1
O uso da palavra tal no ttulo do texto justificado no 1o pargrafo por expressar o fato de que a felicidade (A) algo que todos almejam, embora mal saibam o que e onde se encontra. (B) uma surpresa que chega de repente, trazendo novidades vida. (C) alcanvel se a pessoa sabe traar com clareza seus prprios objetivos. (D) uma soluo para a vida de cada pessoa que a procura acima de tudo. (E) tanto um dever a ser cumprido como uma obrigao a ser repetida diariamente.

25

30

35

2
Que afirmativa uma concluso possvel para a sentena So pensamentos como esses que transformam a felicidade na cenoura eternamente pendurada nossa frente (. 27-29)? (A) Ns confundimos a felicidade com conquistas realizadas no dia a dia. (B) No h limite claramente estabelecido para as noes de afeto e alegria. (C) Colocamos a felicidade em fatores externos sobre os quais no temos domnio. (D) A felicidade uma experincia nica e, portanto, cada um ter uma resposta. (E) A felicidade feita de momentos nicos e passageiros.

40

45

50

TECNICO(A) DE SUPRIMENTO DE BENS E SERVIOS JNIOR

3
Segundo o texto, de acordo com pesquisas, um dos fatores determinantes para a felicidade (A) possuir bens materiais. (B) conquistar um bom emprego. (C) ser uma pessoa bem casada. (D) saber integrar-se a grupos. (E) obter sucesso na profisso.

8
Qual sentena est de acordo com o registro formal culto da lngua, no que tange concordncia? (A) Fazem muitos anos que Claudia Souza virou a monja Coen. (B) As pesquisas sobre felicidade so as mais precisas possvel. (C) Cada uma das atividades cotidianas conta para a felicidade. (D) A felicidade difcil, haja vistos nossos esforos para alcan-la. (E) Todos querem a verdadeira satisfao e no uma pseuda-felicidade.

4
Dos pronomes abaixo, aquele que NO se refere a felicidade (A) Em seu nome, (. 5) (B) pensamos que ela um direito. (. 13) (C) (com esperana, ela vai chegar) (. 21-22) (D) Ns a confundimos com a conquista: (. 24) (E) aquela que se equilibra... (. 47-48)

9
Abaixo esto transcritas palavras retiradas do texto e palavras a elas relacionadas. A grafia est correta nos dois casos em (A) queremos quizer. (B) excesso exceo. (C) equilibra disequilbrio. (D) monja monje. (E) japonesa japonez.

5
Em todo o texto, o autor se vale de estruturas lingusticas que transmitem a ideia de exemplos. Isso NO ocorre em (A) ... como se encontra, (. 3) (B) como fazer o jantar, (. 15) (C) como lasanha congelada... (. 17) (D) como o excesso de peso, (. 23) (E) como ganhar aumento... (. 35-36)

10
Qual o trecho que pode ser substitudo pela forma entre parnteses, de acordo com o registro culto e formal da lngua? (A) ...queremos ser felizes. (. 1) (queremo-los) (B) traamos planos, (. 3) (traamos-lhes) (C) ...transformam a felicidade... (. 27-28) (transformam-na) (D) ...jogamos a responsabilidade...(. 33-34) (jogamos-lhe) (E) Comparando centenas de pesquisas, (. 43) (comparando-lhes)

6
A vrgula pode ser retirada no trecho (A) (se encontrarmos o amor, ela vir ) (. 20-21) (B) Mas a cincia, a filosofia e as histrias de quem se assume feliz... (. 41-42) (C) Comparando centenas de pesquisas, [...] Martin Seligman e outros pesquisadores perceberam: (. 43-45) (D) Hoje, Claudia Dias (...) no quer levar nada da vida. (. 54-55) (E) para ficar bem, preciso fazer o bem. (. 74-75)

7
As sentenas E aos 36 anos descobriu que no queria mais nada daquilo. Claudia virou budista. (. 63-64) foram reescritas num nico perodo. Qual reescritura apresenta o trecho de acordo com o registro culto da lngua, sem alterao do sentido? (A) Claudia virou budista e aos 36 anos descobriu que no queria mais nada daquilo. (B) Claudia virou budista depois de ter descoberto, aos 36 anos, que no queria mais nada daquilo. (C) Mesmo tendo 36 anos, Claudia descobriu que no queria mais nada daquilo e, ento, virou budista. (D) Porque chegou aos 36 anos, Claudia descobriu que no queria mais nada daquilo e virou budista. (E) Apesar de j ter 36 anos, Claudia descobriu que no queria mais nada daquilo, tendo se tornado budista.

MATEMTICA
11
Em um grupo de 48 pessoas, 9 no tm filhos. Dentre as pessoas que tm filhos, 32 tm menos de 4 filhos e 12, mais de 2 filhos. Nesse grupo, quantas pessoas tm 3 filhos? (A) 4 (B) 5 (C) 6 (D) 7 (E) 8

TECNICO(A) DE SUPRIMENTO DE BENS E SERVIOS JNIOR

Utilize as informaes da tabela abaixo para responder s questes de nos 12 e 13 O rendimento, em leo, de algumas espcies de oleaginosas com potencial para a produo de biodiesel, apresentado na tabela abaixo. Espcie Soja Babau Amendoim Colza Mamona Girassol Rendimento em leo (t/ha) 0,60 0,80 0,80 0,90 1,00 1,50

15

12
A moda e a mediana do conjunto de dados dessa tabela so, respectivamente, (A) 0,80 e 0,85 (B) 0,80 e 0,90 (C) 0,80 e 0,93 (D) 0,85 e 0,90 (E) 0,85 e 0,93

No modelo acima, esto representadas trs caixas iguais (paraleleppedos reto-retngulos), de dimenses a, a e h. Se o conjunto ocupa 162 cm3, qual , em cm2, a rea total de cada caixa? (A) 54 (B) 72 (C) 90 (D) 108 (E) 144

16
O grfico abaixo apresenta a capacidade de processamento de oleaginosas de uma mquina extratora de leos vegetais, em funo do tempo t.

13
Em uma fazenda, a plantao de oleaginosas ocupa uma rea de 20 ha. Em 5 ha, h soja plantada, em 9 ha, h babau e na rea restante, girassol. Considerando-se os dados da tabela, qual , em toneladas por hectare, o rendimento mdio, em leo, da plantao de oleaginosas dessa fazenda? (A) 0,90 (B) 0,92 (C) 0,94 (D) 0,96 (E) 0,98

C(t) (kg)

360 120 1 2 3 4 t (horas)

14
Quando os alunos perguntaram ao professor qual era a sua idade, ele respondeu: Se considerarmos as funes f(x) = 1 + log 3 x e g(x) = log 2 x, e a igualdade g(i) = f(243), i corresponder minha idade, em anos. Quantos anos tem o professor? (A) 32 (B) 48 (C) 56 (D) 60 (E) 64

Em quanto tempo essa mquina processa 800 kg de oleaginosas? (A) 6 horas e 20 minutos (B) 6 horas e 30 minutos (C) 6 horas e 40 minutos (D) 7 horas e 20 minutos (E) 7 horas e 40 minutos

TECNICO(A) DE SUPRIMENTO DE BENS E SERVIOS JNIOR

17
Considere trs fazendas (f1, f2 e f3) que produzem os mesmos tipos de gros (g1, g2 e g3). A matriz M = (mij )3x3 apresenta as quantidades de cada tipo de gro, em toneladas, produzidas pelas trs fazendas em 2009. Cada elemento mij indica a quantidade de gros gi produzida pela fazenda fj.
269 M33 = 122 187 184 167 145 201 189 174

20
Paulo e Raul pegaram 10 cartas de baralho para brincar: A, 2, 3, 4, 5, 8, 9, 10, J e Q, todas de copas. Paulo embaralhou as 10 cartas, colocou-as aleatoriamente sobre a mesa, todas voltadas para baixo, e pediu a Raul que escolhesse duas. Considerando-se que todas as cartas tm a mesma chance de serem escolhidas, qual a probabilidade de que, nas duas cartas escolhidas por Raul, esteja escrita uma letra (A, J ou Q)? 1 (A) 10 (B)

Analisando os dados da tabela, conclui-se que, em 2009, a (A) produo total de gros da fazenda f1 foi maior do que a da fazenda f3. (B) produo do gro g1 da fazenda f3 foi menor do que nas demais. (C) produo do gro g3 foi maior do que a do gro g2 na fazenda f2. (D) fazenda f3 produziu 31 toneladas a mais do gro g2 do que a fazenda f2. (E) fazenda f2 produziu, ao todo, 478 toneladas de gros.

3 10 1 15 2 15 1 45

(C)

(D)

(E)

18
Certa pizzaria oferece aos clientes cinco tipos de cobertura (presunto, calabresa, frango, cebola e azeitona) para serem acrescentadas ao queijo. Os clientes podem escolher uma, duas ou trs coberturas. Joo quer cebola em sua pizza, mas ainda no decidiu se colocar, ou no, outras coberturas. Considerando-se essas informaes, de quantos modos distintos Joo poder montar sua pizza? (A) 10 (B) 11 (C) 15 (D) 16 (E) 24

Sejam w = 3 2i e y = m +pi dois nmeros complexos, tais que m e p so nmeros reais e i, a unidade imaginria. Se w + y = 1 + 3i, conclui-se que m e p so, respectivamente, iguais a (A) 4 e +1 (B) 4 e +5 (C) +2 e +1 (D) +2 e +5 (E) +4 e 1

R
Co n t i nu a

A
TECNICO(A) DE SUPRIMENTO DE BENS E SERVIOS JNIOR

19

SC

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
21
A empresa BR S.A. trabalha com um nico produto e realizou, na ordem abaixo, as operaes a seguir. 1a) Compra de 10 unidades a R$ 20,00 cada e com destaque de 19% de ICMS. 2a) Compra de 20 unidades a R$ 30,00 cada e com destaque de 19% de ICMS. 3a) Venda de 15 unidades a R$ 50,00 cada e com destaque de 19% de ICMS. Tendo em vista que essa empresa adota o mtodo Mdia Mvel, o Custo das Mercadorias Vendidas relativo 3a operao, em reais, (A) 283,50 (B) 324,00 (C) 364,50 (D) 486,00 (E) 648,00

24
Uma empresa apresentou, no dia 31/12/2009, os seguintes saldos em reais: Depreciao Acumulada Receita Bruta com Vendas Capital Social Custo das Mercadorias Vendidas ICMS sobre Venda Despesas Administrativas Imveis Prejuzos Acumulados Devoluo de Vendas ICMS a Recolher PIS e COFINS sobre Vendas 2.500,00 100.000,00 100.000,00 40.000,00 18.000,00 15.350,00 100.000,00 25.000,00 3.000,00 2.500,00 3.650,00

22
Uma empresa apresenta um estoque inicial, em 01/04/2010, de 100 unidades adquiridas a R$ 1,50 a unidade. Em abril de 2010, ocorreram as movimentaes a seguir. 1a) Compra de 100 unidades a R$ 1,80 cada. 2a) Compra de 100 unidades a R$ 2,00 cada. 3a) Venda de 250 unidades a R$ 5,00 cada. Pelo mtodo PEPS / FIFO, o estoque final, em 30/04/2010, em reais, foi (A) 75,00 (B) 88,00 (C) 100,00 (D) 150,00 (E) 430,00

Considerando-se os saldos apresentados acima, o Lucro Bruto, em reais, foi (A) 35.350,00 (B) 32.850,00 (C) 27.850,00 (D) 22.850,00 (E) 20.000,00

25
A empresa W Ltda., no desenvolvimento de suas atividades, liquidou as obrigaes registradas na conta Fornecedores, no montante de R$ 210.000,00 da seguinte forma: I -Data de pagamento: 23/04/2010 (aps o vencimento) - Valor pago: R$ 110.000,00, sendo: R$ Valor do ttulo 105.000,00 Juros exigidos 5.000,00 Total 110.000,00 II -Data de pagamento: 13/05/2010 (antes do vencimento) - Valor pago: R$ 95.000,00, sendo: R$ Valor do ttulo 105.000,00 Desconto obtido (10.000,00) Total 95.000,00 Os fatos contbeis que originaram as situaes I e II, acima descritas, so denominados, respectivamente, fatos (A) modificativo-aumentativo e modificativo-diminutivo. (B) modificativo-diminutivo e modificativo-aumentativo. (C) modificativo-diminutivo e permutativo. (D) misto-diminutivo e misto-aumentativo. (E) permutativo e permutativo.

23
Uma empresa tributada com base no lucro real adquiriu, em abril do corrente ano, mercadorias para revenda com o seguinte destaque na nota fiscal: ICMS destacado, R$ 125.400,00/ Valor total da Nota Fiscal, R$ 660.000,00. Sabendo-se que a empresa exclusivamente comercial, os crditos referentes ao PIS e ao COFINS dessa operao, em reais, respectivamente, so: (A) 3.900,00 e 18.000,00 (B) 3.900,00 e 19.800,00 (C) 4.290,00 e 19.800,00 (D) 9.900,00 e 45.600,00 (E) 10.890,00 e 50.160,00

TECNICO(A) DE SUPRIMENTO DE BENS E SERVIOS JNIOR

26
Joana aplicou R$ 10.000,00 por um perodo de 5 meses, a uma taxa de juros simples de 8% a.m. No vencimento da aplicao, ela sacou 30% do montante recebido nesta aplicao, e reaplicou a diferena por mais um perodo de 3 meses a uma taxa de juros simples de 5% a.t. O montante da segunda aplicao, em reais, igual a (A) 4.410,00 (B) 10.290,00 (C) 11.270,00 (D) 14.700,00 (E) 16.100,00

29
Uma empresa pretende adquirir uma mquina no valor de R$ 230.000,00. Ao final do primeiro ano de operao, estima-se que as receitas da empresa sero ampliadas em R$ 50.000,00 e as despesas, em R$ 20.000,00. A partir do 2 o ano, inclusive, as receitas sero ampliadas em R$ 60.000,00, em R$ 120.000,00 no 3 o ano e em R$ 150.000,00/ano nos 4o e 5o anos. As despesas sero ampliadas em R$ 70.000,00 no 2o ano, e em R$ 50.000,00/ ano nos 3o, 4o e 5o anos. Considerando-se que o custo do capital de 4% a.a., o valor presente lquido desse equipamento, em reais, (A) 19.503,50 (B) 38.000,00 (C) 249.503,00 (D) 460.000,00 (E) 498.000,00

27
Uma empresa que produz bens de capital vendeu um equipamento no valor de R$ 80.000,00 para a empresa Agriplant. Ficou acordado entre as empresas que o equipamento seria pago em 3 parcelas mensais, iguais e consecutivas, no valor de R$ 20.000,00 cada uma, acrescida de uma ltima parcela a ser paga 4 meses aps o ato da compra. A primeira parcela deveria ser paga no ato da compra. A taxa de juros compostos cobrada pela empresa foi de 5% a.m. O valor da ltima parcela a ser paga, em reais, mais prxima de (A) 20.000,00 (B) 22.811,79 (C) 25.032,03 (D) 27.727,87 (E) 28.204,76

30
Em relao taxa interna de retorno, analise as assertivas abaixo. I - Um fluxo de caixa descontado taxa interna de retorno apresenta um valor presente lquido igual a zero. II - Um fluxo de caixa descontado taxa interna de retorno apresenta um valor presente lquido maior do que zero. III - Um fluxo de caixa que apresenta mais de uma mudana de sinal tem uma nica taxa interna de retorno. IV - Um fluxo de caixa que apresenta uma nica mudana de sinal tem uma nica taxa interna de retorno. V - Quando a taxa interna de retorno de um projeto for maior do que a taxa de mercado de remunerao do capital, deve-se aceitar o projeto. VI - Quando a taxa interna de retorno de um projeto for menor do que a taxa de mercado de remunerao do capital, deve-se aceitar o projeto. Esto corretas APENAS as assertivas (A) I, II e V. (B) I, III e V. (C) I, IV e V. (D) II, III e VI. (E) II, IV e VI.

28
Um imvel no valor de R$ 348.000,00 est sendo vendido a prazo pelo perodo de 30 meses, com taxa de juros nominal de 24% a.a, com capitalizao mensal. O incorporador ZHM, responsvel pela negociao, oferece aos interessados a possibilidade de se contratar um financiamento, utilizando o mtodo de amortizao constante (SAC). Nesse caso, o valor (A) total de juros pagos nas trs primeiras prestaes R$ 20.880,00. (B) da prestao crescente durante o perodo de pagamento do imvel. (C) da prestao no 5 o ms, calculada pelo SAC, R$ 17.632,00. (D) dos juros pagos na 5a prestao, pelo SAC, menor do que a metade do valor da amortizao. (E) dos juros pagos na 5a prestao de R$ 5.032,00.

31
Uma empresa importadora estabelecida em um dos pases integrantes do Mercosul ter que usar, para suas importaes, a NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul). Esse sistema tem o objetivo de normatizar critrios para identificao de mercadorias comercializadas (A) exclusivamente entre pases-membros do bloco. (B) exclusivamente pelos pases do bloco com outros mercados. (C) entre pases-membros do bloco e com outros pases do Cone Sul. (D) entre os pases do bloco e deste com outros mercados. (E) no mbito da Amrica Latina.

TECNICO(A) DE SUPRIMENTO DE BENS E SERVIOS JNIOR

32
Ao iniciar o processo de importao de determinado produto, o departamento de comrcio exterior da empresa Combustvel e Vida S.A. teve dvidas ao classificar seu produto na NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul). Em casos como esse, a atitude correta (A) consultar a Secretaria da Receita Federal da sua regio. (B) consultar o departamento de comrcio exterior do MERCOSUL. (C) usar como critrio o item que apresente menor Imposto de Importao a pagar. (D) classificar por outro critrio de identificao de mecadorias, prescindindo da NCM. (E) classificar os itens genricos pela NCM.

35
Todas as importaes de partes, mquinas e equipamentos podero beneficiar-se do REPETRO quando destinados a atividades-fins de lavra, explorao e produo de petrleo, exceto quando se caracterizam como peas de consumo. Nessa perspectiva, uma empresa prestadora de servios para a Petrobras que realize importaes enquadradas nesse perfil se beneficiar da (A) iseno dos tributos na entrada dos equipamentos no Brasil. (B) iseno de tributos at o desgaste parcial ou total da pea de consumo. (C) iseno do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) na entrada das mercadorias no Brasil. (D) suspenso do Imposto de Importao at o trmino do contrato de prestao de servios. (E) suspenso de tributos incidentes na importao at o fim do contrato de prestao de servios.

33
A Empresa Brasileira S.A. recebeu uma encomenda do governo japons para exportao de quatro navios-tanques de etanol para testes naquele pas. O pedido foi feito formalmente nos termos CIF-Cost, Insurance and Freight (custo, seguro e frete). Nesse contexto, analise as obrigaes do exportador brasileiro, apresentadas a seguir. I - Colocar a mercadoria no porto de origem com seguro pago. II - Disponibilizar a mercadoria no armazm produtor para que seja coletada pelo importador atravs de seu agente. III - Colocar a mercadoria no porto de destino, com frete e seguro pagos. IV - Pagar as despesas geradas no local de produo, inclusive seguro, at o porto de destino. (so) obrigao(es) do exportador brasileiro APENAS (A) I. (B) III. (C) I e II. (D) II e IV. (E) III e IV.

36
Uma empresa possui 2 fbricas (F1 e F2), com capacidades de produo de 3.000 e 5.000 produtos, respectivamente. O mercado-cliente composto por 3 cidades (C1, C2 e C3), com demandas de 1.000, 4.000 e 3.000 produtos, respectivamente. A demanda de cada cidade deve ser plenamente atendida por apenas uma fbrica. As distncias entre as fbricas e as cidades, em km, so fornecidas pela tabela abaixo.

Distncias (Km) F1 F2

C1 100 300

C2 200 200

C3 300 100

34
A empresa brasileira produtora de biocombustvel, W S.A., localizada no Rio de Janeiro, fechou um importante contrato para fornecimento de seus produtos a vrios pases da Amrica Latina. Para a fabricao do biocombustvel no Brasil, a W S.A. importa partes e peas de fornecedores ingleses. Com a finalidade de atender aos contratos fechados, a W S.A. poder recorrer ao regime especial Drawback para se favorecer da (A) iseno de tributos na entrada das importaes. (B) iseno do Imposto de Importao. (C) iseno do ICMS (Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Servios). (D) suspenso dos tributos incidentes na importao. (E) suspenso de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Para realizar o transporte das fbricas at as cidades, existem 3 alternativas de modal: areo, ferrovirio e rodovirio, e o custo de transporte (em R$ / unid.km) varia de acordo com a tabela a seguir.
Modal Areo Ferrovirio Rodovirio 0 a 100 Km 101 a 200 km 201 a 300 Km 5 4 1 4 3 2 3 2 4

O menor custo total de transporte, em reais, (A) 3.400.000,00 (B) 4.000.000,00 (C) 4.600.000,00 (D) 6.400.000,00 (E) 6.800.000,00

TECNICO(A) DE SUPRIMENTO DE BENS E SERVIOS JNIOR

37
A escolha do melhor modal de transporte est condicionada s caractersticas fsicas da carga a ser transportada e aos fatores de desempenho oferecidos pelos modais disponveis. Com relao aos modais de transporte e s suas caractersticas, o transporte (A) ferrovirio recomendado para carga de qualquer tamanho, em situaes onde o fator rapidez da entrega preponderante sobre os demais fatores. (B) areo recomendado para cargas cujo prazo de entrega o fator preponderante. (C) rodovirio recomendado para cargas de qualquer tamanho, e o risco associado a esse tipo de transporte considerado o menor dentre todos os modais. (D) martimo oferece o maior custo unitrio, para qualquer tipo de carga. (E) dutovirio usado predominantemente para deslocamento de cargas lquidas e slidas a granel.

39
As operaes de almoxarifado envolvem a movimentao e o transporte interno de materiais e compem uma importante parcela no custo logstico total. Sobre as tcnicas de organizao e manuteno de almoxarifados, analise as afirmaes a seguir. I - Os problemas e as caractersticas de um sistema de almoxarifado esto diretamente relacionados com a natureza do material a ser movimentado e armazenado. II - As caractersticas fsicas e qumicas do material so predominantes na escolha dos mtodos de manuseio e estocagem. III - Os sistemas de localizao de materiais devem identificar com preciso a posio dos materiais e podem ser do tipo fixo ou livre. IV - A quantidade de material a ser armazenada e movimentada determina o tipo de equipamento a ser utilizado. V - Um sistema de manuseio eficiente reduz as despesas operacionais do armazm e evita danos e perdas aos materiais. So corretas APENAS as afirmaes (A) I e II. (B) III e IV. (C) I, IV e V. (D) I, II, III e V. (E) II, III, IV e V.

38
A curva dente-de-serra pode ser utilizada para identificar e comparar as prticas de gesto de estoque. Nos grficos abaixo, so mostrados dois itens de estoque e suas respectivas curvas.
As setas indicam o momento de colocao dos pedidos no fornecedor.

Item 1

40
O gerente de logstica de uma empresa deseja reduzir o custo total de estoque de um item usando a metodologia do Lote Econmico de Compras (LEC). Foram levantados os custos de armazenagem e os custos de pedido, e a seguinte tabela foi construda:
Item 2

Tamanho do Lote Q1 Q2 Q3 Q4 Q5 Q6

Custo de Armazenagem (R$) 750,00 1.000,00 1.250,00 1.500,00 1.750,00 2.000,00

Custo de Pedido (R$) 1.200,00 900,00 720,00 600,00 514,00 450,00

Analisando os grficos acima, NO se pode concluir que a(o) (A) incerteza da demanda do Item 1 menor que a do Item 2. (B) lead-time do fornecedor do Item 1 menor que o do Item 2. (C) ponto de ressuprimento do Item 1 menor que o do Item 2. (D) intervalo mdio de ressuprimento do Item 1 menor que o do Item 2. (E) custo mdio de armazenagem do Item 1 maior que o do Item 2.

Sabe-se que a demanda mensal do item de 3.000 unidades e que a demanda constante ao longo do ano. O custo por pedido foi estimado em R$ 50,00. Com base nos dados da tabela acima e no mtodo LEC, o tamanho do lote mais econmico, em unidades, (A) 40 (B) 200 (C) 400 (D) 2.000 (E) 6.480

TECNICO(A) DE SUPRIMENTO DE BENS E SERVIOS JNIOR

Das könnte Ihnen auch gefallen