Sie sind auf Seite 1von 2

9.

LISTA DE EXERCCIOS
1. O que concorrncia e como este conceito est presente nos sistemas operacionais multiprogramveis?
Concorrncia o princpio bsico para projeto e implementao dos sistemas operacionais multiprogramveis onde possvel o processador executar instrues em paralelo com operaes de E/S. Isso possibilita a utilizao concorrente da UCP por diversos programas sendo implementada de maneira que, quando um programa perde o uso do processador e depois retorna para continuar o processamento, seu estado deve ser idntico ao do momento em que foi interrompido. O programa dever continuar sua execuo exatamente na instruo seguinte quela em que havia parado, aparentando ao usurio que nada aconteceu.

2. Por que o mecanismo de interrupo fundamental para a implementao da multiprogramao?


Porque em funo desse mecanismo que o sistema operacional sincroniza a execuo de todas as suas rotinas e dos programas dos usurios, alm de controlar dispositivos.

3. Explique o mecanismo de funcionamento das interrupes.


Uma interrupo sempre gerada por algum evento externo ao programa e, neste caso, independe da instruo que est sendo executada. Ao final da execuo de cada instruo, a unidade de controle verifica a ocorrncia de algum tipo de interrupo. Neste caso, o programa em execuo interrompido e o controle desviado para uma rotina responsvel por tratar o evento ocorrido, denominada rotina de tratamento de interrupo. Para que o programa possa posteriormente voltar a ser executado, necessrio que, no momento da interrupo, um conjunto de informaes sobre a sua execuo seja preservado. Essas informaes consistem no contedo de registradores, que devero ser restaurados para a continuao do programa.

4. O que so eventos sncronos e assncronos? Como estes eventos esto relacionados ao mecanismo de interrupo e exceo? R Evento sncrono quando resultado direto da execuo do programa corrente. Eventos assncronos no relacionados instruo do programa corrente. A diferena fundamental entre exceo e interrupo que a primeira gerada por um evento sncrono, enquanto a segunda gerada por eventos assncronos. 5. D exemplos de eventos associados ao mecanismo de exceo. R Simples movimento do mouse, pressionar alguma tecla do teclado, etc. 6. Qual a vantagem da E/S controlada por interrupo comparada com a tcnica de spooling? R - A operao de E/S controlada por interrupo muito mais eficiente que a controlada por programa, j que elimina a necessidade de o processador esperar pelo trmino da operao, alm de permitir que vrias operaes de E/S sejam executadas simultaneamente. 7. O que DMA e qual a vantagem desta tcnica? R - A tcnica de DMA permite que um bloco de dados seja transferido entre a memria principal e dispositivos de E/S sem a interveno do processador, exceto no incio e no final da transferncia 8. Como a tcnica de buffering permite aumentar a concorrncia em um sistema computacional?

R - A tcnica de buffering consiste na utilizao de uma rea na memria principal, denominada buffer, para a transferncia de dados entre os dispositivos de E/S e a memria. Esta tcnica permite que uma operao de leitura o dado seja transferido primeiramente para o buffer, liberando imediatamente o dispositivo de entrada para realizar uma nova leitura. 9. Explique o mecanismo de spooling de impresso. R - O uso do spooling permite desvincular o programa do dispositivo de impresso, impedindo que um programa reserve a impressora para uso exclusivo. O sistema operacional o responsvel por gerenciar a seqncia de impresses solicitadas pelos programas, seguindo critrios que garantam a segurana e o uso eficiente das impressoras. 10. Em um sistema multiprogramvel, seus usurios utilizam o mesmo editor de texto (200kb), compilador (300kb), software de correio eletrnico (200kb) e uma aplicao corporativa (500kb). Caso o sistema no implemente reentrncia, qual o espao de memria principal ocupado pelos programas quando 10 usurios estiverem utilizando todas as aplicaes simultaneamente? Qual o espao liberado quando o sistema implementa reentrncia em todas as aplicaes?

Sem reentrncia, cada usurio teria sua cpia do cdigo na memria totalizando 10x (200Kb+ 300Kb + 200Kb+ 500 Kb) = 12.000 Kb. Caso a reentrncia seja implementada, apenas uma cpia do cdigo seria necessria na memria principal(200Kb+ 300Kb + 200 Kb+ 500Kb) totalizando 1.200 Kb. Um total de 10.800Kb seriam liberados da memria principal.
11. Por que a questo da proteo torna-se fundamental em ambientes multiprogramveis?

Se considerarmos que diversos usurios esto compartilhando os mesmos recursos como memria, processador e dispositivos de E/S, deve existir uma preocupao em garantir a confiabilidade e a integridade dos programas e dados dos usurios, alm do prprio sistema operacional.

Das könnte Ihnen auch gefallen