Sie sind auf Seite 1von 2

ESTUDO INDEPENDENTE: TROCADOR X CONDENSADOR DE CALOR Engenharia Ambiental, Semestre e Turma: 07 7PRRZ-NT1 Aluno: Anglica Martins Professor: Joo

Antnio Silveira Disciplina: Processo de Produo Qumica

Trocador de calor O trocador de calor um equipamento com a finalidade de realizar o processo de troca trmica entre dois sistemas, fludo quente e fludo frio. Essa troca pode ser feita entre sistemas separados ou misturando os fludos. Existem trs princpios diferentes em que se baseiam os trocadores de calor so eles: pela mistura de fluidos, com armazenagem intermediria, atravs de uma parede que separa os fluidos, sendo o ltimo o mais comum na indstria, pois no h contato entre os dois fludos, e assim podem ser reaproveitados. Neste processo os fluidos escoam no trocador sem contato direto, atravs de tubulaes distintas, separadas por paredes de alta condutibilidade trmica. Geralmente essas paredes so feitas de metais, como o cobre e o alumnio, ou ligas metlicas. O escoamento pode ser dado de duas formas, em correntes paralelas, em que os dois fluidos entram do mesmo lado do trocador e fluem no mesmo sentido, ou entram em lados opostos e fluem em sentido contrrio; ou em correntes cruzadas, onde os fluidos escoam perpendicularmente. Um exemplo comum de trocador de calor o radiador em um carro, no qual a fonte de calor, a gua, sendo um fluido quente de refrigerao do motor, transfere calor para o ar fluindo atravs do radiador. Condensador de Calor Condensadores so os elementos do sistema de refrigerao que tm a funo de transformar o gs quente, que descarregado do compressor a alta presso, em lquido. Para isso, rejeita o calor contido no fluido refrigerante para alguma fonte de resfriamento. Podem ser do tipo: resfriado a ar onde transferem o calor absorvido diretamente para o ar externo, em uma condio normal de projeto e funcionamento (carga mxima do sistema), o refrigerante est aproximadamente 14 a 16 0C mais quente do que o ar externo; e o resfriado a gua que aplicam trs estgios para transferir o calor: primeiro o calor transferido do refrigerante, no condensado, para a gua que circula no mesmo; depois a gua transferida de dentro do condensador para fora, atravs de uma tubulao e uma bomba, que a leva para a torre de resfriamento; por fim, a torre de resfriamento rejeita o calor da gua para o ar externo. Os condensadores so tipicamente trocadores de calor os quais tem diversos projetos e apresentam-se em muitos tamanhos variando desde relativamente pequenos (portteis) a unidades industriais muito grandes usadas em processos em plantas industriais.

Aplicabilidade Os trocadores de calor so amplamente aplicados em diversos setores da engenharia, como, por exemplo, em aquecedores, refrigerao, condicionamento de ar, recuperao de calor, usinas de gerao de energia, plantas qumicas, plantas petroqumicas, refinaria de petrleo, processamento de gs natural e tratamento de guas residuais.

Referncias Trocador de calor. 2011. Trabalho Acadmico (Graduao em Engenharia Qumica) Universidade Federal do Esprito Santo, Centro Universitrio Norte do Esprito Santo, Esprito Santo. Disponvel em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAepdkAC/trocador-calor>.Acesso em: 17 fev. 2013. TROCADOR DE ENERGIA TRMICA. In: Wikipdia: a enciclopdia livre. Disponvel em: <

http://pt.wikipedia.org/wiki/Trocador_de_energia_t%C3%A9rmica>. Acesso em 17 fev. 2013. CONDENSADOR. . In: Wikipdia: a enciclopdia livre. Disponvel em:

<http://pt.wikipedia.org/wiki/Condensador>. Acesso em 17 fev. 2013. BRINK JR., Joseph A. Indstrias de processos qumicos. Rio de Janeiro: Atlas, 1997. FELDER, R. M.; ROUSSEAU, R.W. Princpios elementares dos processos qumicos. Rio de Janeiro: LTC, 2005.

Das könnte Ihnen auch gefallen