Sie sind auf Seite 1von 18

ANAIS DE FILOSOFIA CLSSICA, vol.

2 n 4, 2008 ISSN 1982-5323 Reis Pinheiro, Marcus O Fedro e a escrita

O FEDRO E A ESCRITA

Marcus Reis Pinheiro


Departamento de Filosofia UFF

RESUMO: Este artigo analisa uma passagem do dilogo Fedro de Plato (274b-278b) relevante para a idia de que atravs de uma experincia vital que se deve inscrever o conhecimento filosfico na alma do aluno. As crticas linguagem escrita, presentes no fim do Fedro, nos apontam para uma supremacia do modo existencial como o indivduo se relaciona com o tema investigado sobre os seus discursos ou suas concluses racionais. que tais discursos nem sempre esto relacionadas com os lgoi inscritos dentro de sua alma. So esses lgoi que realmente determinam o que algum realmente sabe sobre um assunto, e com eles que se deve travar uma "luta" para que haja uma transformao verdadeira naquele que ingressa na filosofia. PALAVRAS-CHAVE: Plato, Fedro, linguagem. ABSTRACT: This paper analyses a passage from Platos Pheadrus (274b-278b) relevant for the fact that it is through a vital experience that one must inscribe the philosophical knowledge in the students soul. Plato explicitly criticizes written language in this passage, and it points to the supremacy of the existential mode in which the individual faces philosophy in detriment of its rational conclusions. This is so because these conclusions are not always attached with the lgoi inscribed in the students soul. These inscribed lgoi determine if someone really knows about a subject, and if one wishes to really enter philosophy, he has to transform radically the lgoi already inscribed in ones soul. KEYWORDS: Plato, Pheadrus, language.

Este artigo trata de um famoso trecho do dilogo Fedro referente crtica ao poder dos escritos1, buscando mostrar que ao se ter em vista a importncia da transformao pessoal que a filosofia deve operar, pode-se compreender muito bem que tipo de crtica ele pretende apresentar aos textos escritos. A parte que aqui analisaremos vai de 274b at 278b, e trataremos dela com vagar, apresentando de que forma Plato nesse dilogo corrobora a necessidade de uma experincia pessoal ao se investigar as questes filosficas. Como um
1

Praticamente todos os autores que lidam com a crtica escrita no Fedro, comparam-na com a Carta VII e tambm com o trecho do Protgoras 329a. Como diz Kenneth Sayre: Proponentes dos ensinamentos no escritos [de Plato] pem, lado a lado, a Carta VII e a histria do rei Tebano ao fim do Fedro [...], Platos Dialogues in Light of the Seventh Letter, In GRISWOLD, Charles. (ed.) Platonic writings, Platonic Readings. New York: Routledge, 1988. p.97. Tambm Friedlander marca a semelhana que h entre os dois escritos, Plato, p. 114. Outros comentrios ao Fedro so o livro do Ferrari, Listening to the Cicadas, do White, Rhetoric and Reality in Platos Phaedrus , o da Burger, Platos Phaedrus: a Defense of a Philosophic Art of Writing, e o do Hamilton, Plato: Phaedrus and the Seventh and Eighth Letters, entre outros.

71

ANAIS DE FILOSOFIA CLSSICA, vol. 2 n 4, 2008 ISSN 1982-5323 Reis Pinheiro, Marcus O Fedro e a escrita

resumo para nos guiar na presente discusso, dividimos a referida parte em cinco menores, que enumeramos da seguinte forma: 1) 274c-275d, introduo questo; o mito da inveno da escrita e uma crtica ao criticismo literrio; 2) 275d-276a, a imagem da escrita ( grphein) como pintura (zoogrphein); 3) 276a-b, o irmo legtimo do discurso escrito; 4) 276b-277a, a imagem do campo e dos frutos; 5) 277a-278b, resumo. Como salienta muito bem Friedlander2, esse trecho como um todo lida com uma discusso travada entre os oradores (rhtores) da poca de Plato. De um lado, os oradores que defendiam a escrita como forma legtima e hbil de expresso dos ensinamentos sofsticos e dos discursos polticos, tendo como expoente mximo Iscrates, considerado por muitos o maior orador da Grcia Clssica. Pela sua incapacidade fsica de proferir discursos na praa pblica, os escrevia para serem lidos e encorajava seus alunos a fazer o mesmo. De outro lado, estavam os oradores que criticavam a forma escrita, defendendo a soberania da forma oral de ensinamentos e discursos, continuando com o modo tradicional de fazer retrica, instaurado amplamente pelo grande mestre, Grgias. impressionante a relao que Friedlander apresenta entre o que Plato descreve aqui nesse trecho do Fedro e o escrito de Alcidamas, Contra os autores dos discursos escritos ou sobre os Sofistas 3. Esse texto de Alcidamas bastante comentado em relao cronologia do Fedro, e de acordo com Hackforth4, Plato teria esse escrito em suas mos quando escreveu seu dilogo, indicando, assim, que nosso filsofo retira as crticas centrais escrita do retrico Alcidamas 5. No entanto, Friedlander salienta bem a nova base em que Plato funda a discusso: o ponto central dos ensinamentos platnicos no o mesmo que o da sofstica, mas sim a contemplao das idias impulsionada pelo Eros j descrito nos trechos anteriores do dilogo. O que cabe a ns aqui salientar que essa contemplao, por sua vez, pressupe uma vivncia radical daquilo que se ouve e, por isso, a necessidade da inscrio da sabedoria na alma daquele que sabe. A filosofia que prope Plato como critrio para se saber se um lgos bom ou no para o homem pressupe uma forma de enamoramento com o saber, pressupe o
2 3

Plato. Captulo IV The written work, p. 110. Existe um livro de ALCIDAMAS. The works & fragments. Traduzido, com introduo e notas por J. V. MUIR, London : Bristol Classical Press, 2001, mas, infelizmente, no pudemos t-lo em mos. HACKFORTH, R. Platos Phaedrus. Translation, introduction and commentary. Cambridge: Cambridge University Press, [1953], p. 162. De acordo com Alcidamas, somente a palavra que surge espontaneamente do pensamento possui alma e vida (frg. 28). Um discurso escrito no de forma alguma um discurso genuno, mas somente uma cpia, uma forma, ou imitao. Ele no pode ser assemelhado a um corpo real, mas somente a uma figura plstica ou pintada [...] Friedlander, p. 111.

72

ANAIS DE FILOSOFIA CLSSICA, vol. 2 n 4, 2008 ISSN 1982-5323 Reis Pinheiro, Marcus O Fedro e a escrita

filsofo estar apaixonado pelo que ele conhece, e essa relao ertica com o saber pressupe o que aqui entendo como experincia vital, isto , uma experincia ntima e radical. Assim, a escrita vai ganhar suas crticas a partir da capacidade que ela tiver de inscrever na alma do ouvinte as verdades que ela quiser transmitir. Pois a partir do enamoramento do filsofo com as verdades que ele quer conhecer que se pode inscrev-las na alma do aprendiz. Assim, as crticas linguagem, presentes tanto aqui como na Carta VII, falam da necessidade de se ter uma longa convivncia com o tema para que ele seja compreendido, e disso que trata a experincia vital. Ela uma longa vivncia com o tema, pois pressupe vrias etapas de reestruturao da organizao das trs partes da alma6. A filosofia inventa no aprendiz uma nova forma de se conduzir no mundo, e isso se faz atravs de longos anos de exerccios em dialtica7. Plato, ao elevar a discusso para o mbito filosfico, e no somente ao mbito da retrica, como Iscrates e Alcidamas, tambm salienta a importncia de uma vivncia pessoal nas conversas filosficas, isto , que tenham o fim alcanar a verdade e no apenas persuadir. Scrates comea o tema da escrita com o mito de Theuth. interessante notar que, antes de apresentar o mito, Scrates salienta a relevncia de que sejamos ns quem realmente iremos garantir a veracidade do mito, e no a sua provenincia: Eu tenho algo que ouvi dos antigos, mas somente eles sabem se verdade. Mas se ns mesmos podemos descobrir se o , por acaso nos interessariam as opinies dos homens?8 Vamos relembrar o mito, para investig-lo calmamente.
Eu j ouvi que em Naucratis, no Egito, existia um dos antigos deuses daquela regio, aquele cujo pssaro sagrado se chama bis, e o nome do prprio deus Theuth. Foi ele que inventou os nmeros, a aritmtica, a geometria, a astronomia, o jogo de damas 9, os dados e, acima de tudo, as letras. O rei de todo o Egito naquele tempo era o deus Thamus, que vivia na grande cidade na regio ao norte, que os Gregos chamavam de Tebas egpcia, e eles chamavam o deus de Ammon. A ele veio Theuth para mostrar seus inventos, dizendo que esses deveriam ser distribudos a todos os egpcios. Mas Thamus perguntou qual o uso de cada um deles e, com Theuth enumerando seus usos, o rei louvava-os ou depreciava-os de acordo com o que ele aprovava ou desaprovava. Diz-se que Thamus disse muitas coisas para Theuth, mas os louvores e crticas a suas vrias invenes seriam
6

Cf. Livro IV da Repblica, em que Plato divide a alma em trs partes. Ou mais especificamente, a proposta de educao na Repblica, presente no livro VII, com a ginstica e a mousik como ensino primeiro, depois as quatro matemticas preparatrias para a dialtica, que enfim efetua definitivamente a converso do mundo sensvel das sombras para o mundo inteligvel da luz.
7
8 9

274c. Trata-se do termo pettea, que se refere a um jogo com pedras sobre um tabuleiro, parecido com o nosso jogo de damas.

73

ANAIS DE FILOSOFIA CLSSICA, vol. 2 n 4, 2008 ISSN 1982-5323 Reis Pinheiro, Marcus O Fedro e a escrita

muito longas para repetirmos. Mas quando chegou a vez da escrita, Theuth disse Essa inveno, rei, tornar os egpcios mais sbios e promover sua memria, pois isso que descobri um elixir (phrmakon) para a memria (mnmes) e para a sabedoria (sophas). Mas Thamus respondeu: muito inventivo Theuth, alguns tm a habilidade de descobrir as artes, outros tm a habilidade de saber qual o benefcio e malefcio para aqueles que as utilizam. E tu, que s o pai da escrita, foste conduzido pela tua afeio a atribuir-lhe um poder oposto ao que realmente possui. Pois isso vai produzir esquecimento na mente daqueles que a aprendem: eles no vo exercitar a memria por causa da sua confiana na escrita, que algo exterior ( ksothen), provinda de caracteres alheios, e no vo eles mesmos praticar a lembrana interior (ndothen), por si mesmos. Tu inventaste um elixir da lembrana (hypomnseos), e no da memria (mnmes), e tu ofereces aos teus discpulos uma aparncia de sabedoria, no verdadeira sabedoria, pois se tornaro muito informados ( polykooi [...] gignmenoi), sem instruo, (neu didakhs) e tero, assim, a aparncia de que sabem de vrias coisas ( polygnmenes) quando na verdade so, na maior parte, ignorantes e difceis de conviver, j que no so sbios, mas apenas aparentam ser. 10

Temos aqui indicaes importantes de como Plato entende o que conhecimento e memria e tambm de qual a funo da escrita. Parece haver uma distino clara entre memria e lembrana. A lembrana a ao de trazer tona certas memrias. A memria a prpria compreenso viva dentro da alma. A memria se forma pelo conhecimento existencial de um tema, e por isso Plato, mais frente, diz no haver necessidade de cultivo da memria, mas sim da lembrana. Tambm na Carta VII, Plato vai dizer que das coisas mais importantes, das quais trata a filosofia, no necessrio lembrana, j que no podemos esquec-las11. Porm, o que mais nos interessa nesse texto a explicitao da diferena entre ler um texto e ter um real conhecimento do que ali est escrito. Scrates fala que "[...] eles se tornaro muito informados, sem instruo", e isso parece exatamente a diferena entre ter um conhecimento conceitual e ter um conhecimento existencial, proveniente de uma experincia pessoal com o tema, de um processo pelo qual o sujeito passe e inscreva em sua alma o conhecimento sobre o tema. Dois termos aparecem nessa passagem que nos lembram o termo parkousma, ouvir dizer, m compreenso, que aparece na Carta VII12: polykooi e polygnmenes. "Ouvir muito" e "saber muito" lembram tambm a polymatha j criticada por
10

274c-275c. Para um comentrio profundo e enriquecedor, ver o texto La phamacie de Platon, Derrida. Ele cita outra passagem em que Plato faz referncia a Theuth, Filebo 17b-18b. Carta VII 344d-e. Carta VII 338b, 340b.

11 12

74

ANAIS DE FILOSOFIA CLSSICA, vol. 2 n 4, 2008 ISSN 1982-5323 Reis Pinheiro, Marcus O Fedro e a escrita

Herclito ao falar de Hesodo e Pitgoras13. So termos que remetem a ter muita habilidade e familiaridade com os termos eruditos, mas no necessariamente vivncia especial necessria para absorver esse conhecimento de modo a torn-lo inscrito na alma, vivo e algo que respire dentro de si. Esses dois termos so normalmente usados em sentido positivo, enaltecendo quem "ouve muito" e "sabe muito", mas aqui Scrates est afirmando que eles apenas tero a aparncia de saber muito, mas em verdade no sero sbios, pois no tero a didakh, a instruo apropriada. Trata-se aqui exatamente da idia de que no se pode transmitir o conhecimento sem o processo que instaura esse conhecimento na alma, pois o conhecimento somente pode ser considerado como tal se inscrito na alma. A escrita, de acordo com o deus Theuth, forneceria memria e a prpria sabedoria (sopha), e essa crena o perigo de se desvincular o saber da vivncia necessria para se apossar dele. A crtica aqui recai sobre a possibilidade de verdades filosficas estarem seguramente garantidas nas expresses proposicionais da linguagem. No se trata de rejeitar a possibilidade de expresses proposicionais enunciarem corretamente, mas de criticar a garantia de acessibilidade existencial ao que elas enunciam. Na medida em que uma proposio no garante que o leitor ou ouvinte tenha a "instruo" necessria para que aquilo que ela enuncia seja incorporado existencialmente, ela no poder garantir a transmisso rigorosa dos assuntos filosficos. interessante frisar tambm a seguinte frase de Ammon, que marca a importncia do mundo interno do sujeito frente esterilidade do mundo externo dos caracteres escritos: Pois isso vai produzir esquecimento na mente daqueles que a aprendem: eles no vo exercitar a memria por causa da sua confiana na escrita, que algo exterior (ksothen), provinda de caracteres alheios, e no vo eles mesmos praticar a lembrana interior (ndothen), por si mesmos. Est claro aqui que o que superior no a fala escrita sobre a fala oral, mas sim o mundo interno do sujeito frente ao mundo externo da linguagem, especialmente da linguagem escrita. O que Ammon realmente quer enfatizar que o homem no deve se apoiar, quando o assunto o saber, em caracteres exteriores a si mesmo, pois o nico lugar onde podemos ter clareza (saphs) e segurana (bbaion) quanto ao saber no interior de nossa prpria alma. A simples leitura e o saber manipular os argumentos se parecem mais com a prtica dos sofistas do que com a do verdadeiro filsofo, que ama o que sabe. Esse compreende a

13

Fragmento 40, Muito saber (polymathe) no ensina sabedoria (non), pois teria ensinado a Hesodo e Pitgoras, a Xenfanes e Hecateu., p. 69, LEO, E. C. (org.) Anaximandro, Herclito, Parmnides, Os pensadores Originrios. Petrpolis: Vozes, 1991.

75

ANAIS DE FILOSOFIA CLSSICA, vol. 2 n 4, 2008 ISSN 1982-5323 Reis Pinheiro, Marcus O Fedro e a escrita

questo tratada de uma forma tal que no precisa decorar as formulaes exatas que compem um texto, mas se apega ao vigor do texto, ao que ali tem de forte e ao que realmente conhecimento no texto. Por isso, ele vai saber dizer a mesma coisa sem dizer as mesmas palavras, sem nem precisar ler o que estiver escrito, pois vai participar do que o texto tem para ensinar, vai ter o conhecimento inscrito em sua alma. Plato est aqui afirmando que a escrita tomada em si mesma, independente de fatores externos, no possui o poder de transmitir radicalmente um ensinamento. Vejamos mais essa parte:
Aquele que pensa que deixou atrs de si alguma doutrina ( tkhnen)14 na escrita, ou aquele que a recebe julgando que da escrita sair algo de claro (saphs) e certo (bbaion), seria realmente uma pessoa simplria e um verdadeiro ignorante da profecia de Ammon, se ele pensa que a escrita de alguma utilidade alm de apenas fazer aquele que j sabe o que est sendo dito se lembrar dessas mesmas coisas. 15

Antes de analisarmos esse trecho, uma palavra sobre o termo tkhnen aqui usado. No dicionrio portugus temos para tkhne arte manual, indstria, ofcio; habilidade; conhecimento terico, mtodo; artifcio, intriga; meio, recurso; obra artstica; tratado sobre uma arte. Duas interpretaes podem surgir dessa frase 16: a primeira, com a qual concordamos, e que Friedlander17 defende, diz que o sentido de tkhne aqui se refere a um "mtodo" ou "conhecimento terico". Friedlander o traduz por "doutrina", como se esse termo estivesse ilustrando o prprio fato de alguns julgarem que a escrita algo seguro ( bbaion) e claro (saphs). Robin traduz por "conhecimento tcnico"18, tambm corroborando a idia de que a inteno do autor marcar que no se poderia pensar que na escrita h um conjunto acabado de conhecimento, claro e seguro. Hackforth19 discorda de Friedlander quanto a essa traduo. Ele diz que o termo tkhne ilustra somente o que algo escrito j , um produto ou um manual, e que o complemento como se algo claro e seguro pudesse sair dos escritos vale tanto para quem est escrevendo e deixando um manual escrito, quanto para algum que
14

Para uma discusso sobre modos diferentes de interpretar esse termo aqui nessa passagem, ver Hackforth, op. cit. p. 158. 275c-d, O trecho que vamos analisar Ser que aquele que pensa deixar uma doutrina na escrita, e, por sua vez, aquele que em recebendo-a (julga) que a partir de os escritos haver algo claro e seguro [] Op. cit. p. 113. PLATON. Phdre. Texto estabelecido, traduo, introduo e notas por Leon Robin, Paris: Les Belles Lettres, 1947, 275c, Conclusion: celui qui se figure que, dans des caractres dcriture, il aura laiss aprs lui une connaissance technique [...]. Platos Phaedrus. p. 158.

15 16

17 18

19

76

ANAIS DE FILOSOFIA CLSSICA, vol. 2 n 4, 2008 ISSN 1982-5323 Reis Pinheiro, Marcus O Fedro e a escrita

o recebe20. Hackforth parece no perceber a fora do termo tkhne aqui usado, como algo slido e que se pode depositar confiana. Vamos a uma anlise mais geral dessa passagem. Aqui Plato resume o que importa e o que vai ser usado nas anlises subseqentes sobre o poder da escrita. Nunca demais salientar que para Plato no est garantida a transmisso do contedo de um texto apenas por ele estar escrito. Isso de capital importncia para entendermos a radicalidade da afirmao que defende que s h sabedoria na alma e nunca em escritos. O fato de determinada noo, conceito ou posio frente a um questionamento filosfico estar escrito no indica necessariamente que ele possa ser compreendido efetivamente por todos a qualquer momento, fato essencial para que ele venha a ser realmente uma pea de conhecimento. H a necessidade de uma instruo (didakh) especial para tal conhecimento ser adquirido. Didakh uma instruo que remete sempre a uma transmisso oral do conhecimento, e parece que Plato est exatamente se referindo supremacia do conhecimento oral sobre o conhecimento pela escrita. Como os gregos esto sempre lidando, ao falar de filosofia, com um conhecimento que remete tica, que remete sempre s escolhas pelo melhor, a transmisso oral torna-se muito mais eficaz, muito mais convincente, muito mais apta a inscrever o conhecimento na alma. Porm, no podemos assumir to rapidamente que, atravs da escrita, nada de novo pode ser transmitido, mas devemos perceber que tambm pela escrita algo na alma do leitor pode ser impresso. Scrates j salienta aqui a possibilidade de a escrita auxiliar aquele que j sabe, e isso nos remete teoria da reminiscncia, especialmente se tratando do Fedro. Na escrita, como veremos, h em verdade uma semente que pode ou no germinar na alma de um aprendiz que, como diz o autor da Carta VII, facilmente aprende por si prprio21. Scrates fala que, por brincadeira (paidis khrin) se pode escrever, e que um fruto pode at nascer de tais brincadeiras. Mas ns veremos isso com mais vagar no momento da descrio da transmisso do conhecimento como plantio. Deixemos, ento, essa primeira parte o mito da inveno da escrita do trecho do Fedro que queremos analisar, e passemos ao trecho 275d-277a, no qual Scrates apresenta a imagem da pintura como forma de compreendermos as caractersticas da escrita.

20

Hackforth, op. cit. p. 152, Eu assumo hs ti .... esmenon como pertencendo a ho tchnen ... katalipen tanto quanto a ho paradechmenos: pois dizer que algum que pensa ter deixado um manual escrito, por si mesmo, sem sentido. Isso pode ser indicado eliminando a vrgula depois de katalipen e colocando travesses depois e ante de a paradechmenos. Carta VII, 341e.

21

77

ANAIS DE FILOSOFIA CLSSICA, vol. 2 n 4, 2008 ISSN 1982-5323 Reis Pinheiro, Marcus O Fedro e a escrita

A escrita (graph), Fedro, tem essa estranha qualidade, e muito semelhante pintura (zoographa); pois ela coloca as suas criaes como seres vivos (znta), mas se algum lhes perguntasse algo, continuariam a preservar seu silncio solene. Assim so as palavras em um texto. Podemos pensar que elas falam como se tivessem inteligncia (phronontas), mas se lhes perguntamos algo desejando saber mais sobre seus dizeres, elas sempre indicam s uma nica coisa, o mesmo22. E toda palavra quando escrita uma vez, est fadada a dizer o mesmo entre aqueles que compreendem e aqueles que no tm o mnimo interesse, e no sabe a quem se deve falar e a quem no se deve. Quando mal tratadas ou injustamente reveladas, sempre precisam de seu pai para ajud-las, no tm poder de protegerem a si mesmas.23

Comecemos por relacionar dois termos etimologicamente, como faz Hackforth24: o termo graph, escrita, est implicado em zoographa, pintura25, e provavelmente eles teriam uma relao clara para quem as colocasse assim juntas, apresentando uma como forma de explicar a outra. Saltam aos olhos tambm a palavra zn26, vivente, aparecendo logo aps, e a crtica pintura, que nos lembra que os animais parecem vivos no quadro, mas em realidade eles no tm vida alguma. Da mesma forma, as palavras escritas parecem ter inteligncia (phronen), mas no a tm. "As criaes" da escrita seriam aquilo mesmo que pronunciado quando algum l, e Scrates chama ateno para o fato de que a vida desse pronunciamento apenas aparente, pois em verdade somos ns que estamos lhe conferindo vida. Um texto escrito no pode se explicar, no pode dizer o que diz em outras palavras mais apropriadas ao leitor. Isso muito importante, especialmente pelo fato de que nossa compreenso particular de cada palavra que vai conferir o sentido ao texto. O texto nunca apenas as idias do escritor, mas tambm as idias que o leitor tem sobre cada palavra que est escrita. A inteligncia no est na palavra, ela apenas uma representao. Somos ns que lhe conferimos os significados, a inteligncia est em ns. E se lembrarmos que em filosofia estamos tratando de palavras muito abrangentes quanto ao significado, podemos dizer que o momento especfico em que o leitor se encontra, o kairs em que ele est,

22

Comparar com o Protgoras, 329a "[...], mas se algum questionasse alguma coisa, se comportam como livros, nem respondem nem eles mesmos perguntam; mas se algum pergunta algo pequeno sobre o que foi dito, assim como sinos de cobre ressoam longo tempo depois de serem soados, e continuam na nota at que algum os toque, os oradores tambm, quando perguntados algo pequeno, estendem seus discursos por longo curso."
23 24 25 26

275d-276a Op. cit. p.158. Etimologicamente, zoographa a arte de desenhar animais vivos. Particpio presente do verbo zo, zn.

78

ANAIS DE FILOSOFIA CLSSICA, vol. 2 n 4, 2008 ISSN 1982-5323 Reis Pinheiro, Marcus O Fedro e a escrita

proporciona tal ou tal compreenso. Assim, o significado de um texto filosfico, dependendo da atividade do leitor, depende dos ditames da deusa kairs para se efetivar. Algum poderia argumentar que isso muito mais explcito na poesia, em que a prpria entonao, ou os diferentes matizes de cada palavra revelam diferentes interpretaes da mesma poesia, mas que a linguagem filosfica tramita em outra esfera. Pretendo deixar bem claro que no quero entrar na discusso acerca da importncia do kairs para a correta transmisso do conhecimento em todos os textos de filosofia. H textos filosficos nos quais a compreenso do contedo parece independer, pelo menos aparentemente, de um momento apropriado do leitor. Porm, quero argumentar que h certos textos, e especialmente os de Plato, que tratam de assuntos como o amor, a beleza e a morte, assuntos que so eminentemente existenciais, enfim, h textos em que so inegveis os diferentes nveis de profundidade de compreenso que se pode ter. Mesmo lidando com definies e argumentos, os textos de Plato tratam de assuntos que tm ciclos de amadurecimento dentro do sujeito, assuntos que tm seus momentos apropriados para serem discutidos. disso que trata Scrates quando ele afirma que h pessoas especficas s quais certos discursos especficos devem ser dirigidos. As pessoas so qualitativamente diferentes quando se trata dos discursos filosficos. A crtica irnica de Plato ao possvel fato de os textos escritos pensarem ( phronen) nos remete ao verdadeiro lugar do pensamento no que quer que seja pronunciado: a alma. Vemos assim a supremacia do leitor frente ao texto, no que se refere ao significado do texto em cada momento em que lido. Nessa perspectiva, podemos ir alm do texto de Plato e salientar que mais do que sempre indicar somente uma nica coisa, o mesmo, dependendo da qualidade do momento existencial do leitor, a forma de impacto de um texto sobre o leitor pode produzir diferentes resultados em sua vida. Tendo em mente o fim existencial que a filosofia prope para seus praticantes, podemos afirmar que um texto filosfico escrito pretende mais do que apenas transmitir informaes relevantes, mas pretende influir na forma de o filsofo ver o mundo e assim modificar sua forma de agir. Quantas vezes no nos deparamos com o estranho fato de que o mesmo texto lido em momentos diferentes resulta em aes do leitor tambm diferentes, em compreenses s vezes mais profundas, s vezes mais abrangentes, s vezes mais superficiais? Nessa perspectiva, podemos dizer que o texto no diz sempre a mesma coisa, mas que o grau em que o texto compreendido depende da disponibilidade do leitor, que no voluntria. O que Scrates refora aqui o fato de o texto no poder alcanar a profundidade da alma de qualquer leitor, nem em qualquer momento,
79

ANAIS DE FILOSOFIA CLSSICA, vol. 2 n 4, 2008 ISSN 1982-5323 Reis Pinheiro, Marcus O Fedro e a escrita

mas apenas repete, "solenemente", o que j tinha dito antes, e isso no ajuda, no modifica e no alcana a disponibilidade em que o leitor capta o que l. Trata-se de distinguir dois aspectos do significar de um texto: primeiro, um sentido mais superficial indica apenas aquelas coisas que de imediato um texto significa; em um segundo sentido, como estamos aqui descrevendo, realamos as implicaes vitais do significar de um texto, as diferenas de profundidade de compreenso, de radicalidade de envolvimento do leitor com o texto. Scrates salienta que o texto, depois de escrito, kylindetai, rola por todos os lados, e se dirige sem distino para aqueles que esto aptos a ouvir e aqueles que no esto. O texto repete sempre a mesma coisa porque ele no sabe (epstatai) para quem se dirigir, nem sabe se defender. Ora, quem sabe se defender aquele que pode phronen sobre o tema, aquele que tem o assunto inscrito em sua alma. Dessa forma, o texto precisa sempre do seu pai para explicar-se27, para apresentar outros lados de si mesmo com o fim de que seja corretamente entendido. A inscrio na alma, como veremos a seguir, tem supremacia em relao a qualquer forma exterior de manipulao ou apreenso do conhecimento. Passemos agora para o que talvez seja o trecho do Fedro mais relevante para nossa tese. Trata-se de um pequeno trecho, 276a-b, no qual Scrates e Fedro apresentam as caractersticas daquilo que podemos chamar do produto da experincia vital filosfica, isto , aquilo que almejado pela filosofia e que uma experincia pessoal e profunda com um tema produz no aprendiz. Scrates acaba de falar, como vimos, de um lgos que no consegue se defender e precisa sempre do seu pai para explic-lo corretamente.
Sc.: E ento? Ser que vemos outro discurso, o irmo legtimo desse, tanto pelo modo de nascimento quanto na medida em que cresce de forma melhor e mais poderosa do que esse? Fedro: Quem ele e como dizes que ele nasce? Sc.: aquele que inscrito com conhecimento na alma daquele que sabe; capaz de por um lado se defender a si prprio, e por outro, sabe para quem deve falar e calar. Fedro: Tu falas do logos daquele que sabe, vivo e com alma, cuja escrita se chamaria corretamente uma imagem?

Em primeiro lugar, vale ressaltar que a referida passagem no critica a escrita ressaltando em contrapartida o discurso oral. O que Scrates est defendendo uma
27

Friedlander chama ateno para a repetio dessa idia em Iscrates, em sua carta a Dionsio de Siracusa, Quando o escritor est ausente, a palavra escrita est privada de seu ajudante. Isocrates Epistula I, 3, apud, Friedlander, Plato: An Introduction, p. 112.

80

ANAIS DE FILOSOFIA CLSSICA, vol. 2 n 4, 2008 ISSN 1982-5323 Reis Pinheiro, Marcus O Fedro e a escrita

supremacia do que a alma sabe, frente ao saber que supostamente a escrita conserva 28. Scrates aponta duas caractersticas que tornam esse irmo legtimo, genuno (gnsion29): o modo que nasce (ggnetai) e o modo como cresce (phetai) sua natureza, que mais poderosa (dynatteros) e melhor (amenon) que a do irmo. Vejamos como nasce esse "irmo legtimo" da escrita. Como Derrida mostra 30, interessante como Plato, ao falar do modelo a partir do qual a escrita uma cpia, um simulacro (edolon), fala de outra escrita e no de algo que diferente. Trata-se de algo que escrito com conhecimento (metepistmes) na alma daquele que sabe. interessante notar que a locuo "com conhecimento" serve tanto de forma adverbial, qualificando o modo como o lgos escrito na alma, quanto como o objeto, isto , qualificando o que est sendo inscrito na alma. Que espcie de lgos esse que est escrito na alma daquele que sabe? Talvez as duas interpretaes da locuo "com conhecimento" sejam pertinentes, especialmente se levarmos em conta o que estamos defendendo nesta tese: o conhecimento filosfico (posio de objeto de metepistmes) precisa de um modo adequado para ser inscrito dentro de uma alma, isto , precisa ser inscrito com conhecimento (posio adverbial). necessria toda uma experincia apropriada para que uma verdade filosfica seja corretamente inscrita na alma. E esse seria o filho legtimo de Theuth, se ele realmente quer que seu filho seja de grande valia para a humanidade, isto , faa com que os homens sejam mais sbios (sophotrous) e mais hbeis quanto memria (mnemonikotrous31). A verdadeira escrita que Theuth teria inventado, se ele quisesse que essas habilidades estivessem presentes, seria essa que s encontramos na alma. Ela que realmente torna os homens mais sbios, e no apenas traz uma melhor memria, como tambm fornece a verdadeira fonte da qual os homens podem sempre de novo produzir discursos adequados sobre um assunto. Esse filho legtimo de Theuth parece ser uma das expresses centrais em Plato 32 para um privilgio de um processo de instalao da verdade filosfica na qual a alma como um todo participa, que o que defendemos como experincia vital. Scrates est aqui chamando ateno para o fato de que o verdadeiro lugar do conhecimento no pode estar em
28

Derrida vai ainda falar que se trata de preferir uma escrita frente a outra, a saber, preferir a escrita que est na alma escrita exterior. La pharmacie de Platon. p.115 Entrada no Isidro Pereira, Que provm do nascimento, bem-nascido, de legtimo nascimento, genuno., p. 115. Op. cit. p.360. Fedro, 274e. Junto com a noo de Eros, do Banquete e do Fedro, e tambm da noo de Converso, da Repblica 518.

29

30 31 32

81

ANAIS DE FILOSOFIA CLSSICA, vol. 2 n 4, 2008 ISSN 1982-5323 Reis Pinheiro, Marcus O Fedro e a escrita

proposies, mas deve estar presente na alma daquele que sabe. A apreenso do conhecimento no pode ser apenas o repetir proposies verdadeiras, mas deve passar por um processo no qual esse conhecimento transforme o aprendiz, faa com que uma nova forma de ver o mundo nasa33. A inscrio feita na alma daquele que sabe. Trata-se do real conhecimento filosfico e no apenas daquele supostamente presente na escrita, que em verdade um simulacro (edolon) de conhecimento. Scrates descreve os dois pontos que tornam a escrita na alma superior a uma escrita exterior. O primeiro, ns j descrevemos, trata-se do modo como ela nasce, isso , ela nasce como epistme. O segundo trata da habilidade de se defender e de saber para quem necessrio falar e calar (lgein te ka sign). O que realmente revelador da importncia de uma experincia especfica na inscrio do verdadeiro lgos o fato de ele saber para quem se deve calar. Todos temos a idia de que aquele que sabe algo e sabe transmiti-lo, sabe especialmente falar, discursar sobre um tema. No entanto, o que importa aqui no que a pessoa tenha ouvido falar sobre o assunto e assim tenha uma compreenso superficial, parkousma34, nem que a pessoa parea muito saber35, mas realmente aprenda e, assim, viva de acordo com aquilo que aprende. Nesse sentido, "saber transmitir" filosoficamente algo ser ter a perspiccia de fazer com que a pessoa passe pelo processo que instaure o saber dentro dela, que inscreva o lgos em sua alma; ensinar filosofia ser saber transmitir a experincia que far a pessoa passar a viver de acordo com aquilo que aprendeu. Dessa forma, ensinar ser tambm calar sobre esse algo. Plato tem plena conscincia das delicadezas presentes no processo de real aprendizagem de verdades filosficas, aquelas que estruturam a vida como um todo. O momento oportuno, kairs, com certeza um dos itens essenciais nessa aprendizagem, e, portanto, de nada adianta falarmos quando a pessoa no est pronta para absorver aquela verdade. Assuntos como morte, finalidade da existncia, transcendncia da alma, verdade inteligvel, no so corretamente assimiladas, isto , no repercutem existencialmente, salvo em momentos especficos, atravs de palavras e vivncias especficas. O saber calar, alm de demonstrar discernimento entre as pessoas que realmente querem compreender e as que no querem, tambm demonstra conhecimento do tempo
33

Pode-se ainda fazer uma relao entre essa inscrio na alma com o poder dos mitos de "forjar a alma" (plttein ts psykhs) descrito na Repblica, livros II e III. Toda a educao na Repblica baseada nessa idia de transformar a alma dos aprendizes, para que eles possam compreender a verdade de modo rigoroso e, assim, possam conduzir suas vidas adequadamente.
34 35

Carta VII 338b, 340b. Fedro 275c.

82

ANAIS DE FILOSOFIA CLSSICA, vol. 2 n 4, 2008 ISSN 1982-5323 Reis Pinheiro, Marcus O Fedro e a escrita

especfico de aprendizagem de cada pessoa. Por vezes, pode ser mais proveitoso para algum perdurar em uma dvida e investigar por si prprio um tema do que receber diretamente a resposta cabal. Pequenas tenses no processo de absoro de uma verdade filosfica podem ser importantes para se efetivar, como o quer Scrates, a inscrio do lgos na alma. Outro ponto relevante sobre a supremacia do discurso inscrito na alma que somente ele pode se defender a si mesmo. A imagem de "ter o discurso dentro de si" lapidar para falarmos da necessidade de uma experincia vital que fundamente o conhecimento. A capacidade de se defender vem de um conhecimento interno que no se esgota em nenhuma formulao exterior. Na verdade, esse conhecimento interno s pode ser completamente compreendido por outro conhecimento interno, isto , somente com a inscrio em uma nova alma desse mesmo lgos que ele pode ser compreendido corretamente. Esse processo de inscrio do lgos o que aqui estamos chamando de experincia vital, e quem no tem tal discurso em si no sabe como se defender em momentos de exame e crticas, pois no viveu a experincia fundadora do conhecimento. A resposta de Fedro a essa descrio do irmo legtimo da escrita surpreendente, e realmente lembra o que Alcidamas j havia dito, como nos aponta Friedlander. Fedro descreve um lgos que vive e tem alma, como se fosse comum tal afirmao. O que vem a ser um lgos que tem vida e alma? Trata-se do saber que realmente est inserido na vida do dia-adia daquele que sabe. Trata-se da prpria vida do filsofo, que vive a partir desse lgos inscrito dentro de si, que determina suas escolhas e aes. Esse lgos, sendo sobre as questes cruciais da vida, descreve o que acreditamos, descreve o mundo em que vivemos. Esse o lgos que pode produzir vrios escritos, que sabe se defender e sabe para quem se deve calar ou falar, pois ele sabe como o outro deve ser, caso venha a participar do mesmo lgos. Exatamente por tal lgos ter vida prpria, ele no pode apresentar o insulamento filosfico to freqente no meio acadmico, onde a forma existencial de lidarmos com o tema discutido no entra em questo na discusso. Pelo contrrio, para Scrates, esse o lgos que realmente comanda qualquer investigao filosfica, pois ele que est vivo na alma daquele que investiga, e com ele que a investigao trava uma luta. Por isso, a investigao tem sempre um carter pessoal, a investigao sempre um dialgesthai, uma conversa, um dilogo entre duas pessoas, no qual a posio existencial do indivduo entra em jogo na investigao, ela lida sempre com o trao de personalidade dos interlocutores. Se a investigao filosfica se pretende eticamente transformadora, como toda filosofia grega se pretende, ela deve ser um

83

ANAIS DE FILOSOFIA CLSSICA, vol. 2 n 4, 2008 ISSN 1982-5323 Reis Pinheiro, Marcus O Fedro e a escrita

dilogo vivo com o lgos vivo dentro do filsofo: caso contrrio, ser apenas sopro no vento, chuva no molhado, e no produzir conhecimento, rigorosamente falando. Sobre um lgos inscrito na alma, temos ainda uma passagem singular da Repblica36 que vem ao encontro disso que ora tratamos. Trata-se da descrio da falsidade inscrita na alma, a pior forma de falsidade que pode haver. Em meio descrio do que se deve ou no falar sobre os deuses para que se possa educar corretamente os futuros guardies da cidade, Scrates investiga sobre a possibilidade de os deuses mentirem, procurando um critrio para colocar limites ao que os poetas dizem sobre os deuses. H uma diferena entre a mentira nas palavras e a mentira que estaria na melhor parte do ser, na alma: essa, os deuses no teriam, pois seria exatamente a ignorncia sobre um assunto. Soc. Pois certamente seria correto dizer [...] que isso , em verdade, a falsidade a ignorncia na alma do homem enganado. Pois a falsidade em palavras uma cpia da afeco da alma, um simulacro posterior e no uma falsidade pura. Temos, no Scrates da Repblica, a mesma idia de que a escrita falsa um simulacro (edolon) daquilo que realmente a falsidade: a ignorncia da alma do homem que no sabe. Aqui no Fedro, temos a descrio da real verdade, aquela que est inscrita na alma daquele que sabe, que a escrita mero simulacro. Ainda temos outra imagem, no texto do Fdon, para analisar, a do agricultor. No prximo trecho, de 276b-277a, Scrates trata dos motivos que levam algum a escrever, tratando do valor da escrita exterior e da escrita interior. A comparao com o agricultor em seus momentos de zelo e cuidado, kdoito, spodei, 276b) e em momentos de brincadeira e festa. Scrates usa essa imagem para tambm descrever o poder de se defender a si mesmo e tambm de inscrever em outros o mesmo lgos. Nas festas de Adonis, belo amante de Afrodite que morre prematuramente, havia a prtica de plantar pequenas plantas fora de estao para v-las morrer rapidamente 37, em aluso ao jovem. Scrates ento pergunta se o agricultor sensato ( non khon) plantaria as sementes pelas quais tem zelo e as quais deseja ver frutificando em algum "jardim de Adonis". Ou, pelo contrrio, caso realmente tenha zelo por essas sementes, se no procuraria plant-las com a tcnica da agricultura, semeando em campos apropriados e se alegrando ao ver, no tempo apropriado, elas alcanarem seu tlos. A comparao feita com aquele que tem conhecimento das coisas belas, justas e boas, pois ele no plantaria tais sementes, to
36 37

II, 382b-c. Ver nota 2 de Robin, p. 90. PLATON. Phdre. Texto estabelecido, traduo, introduo e notas por Leon Robin, Paris: Les Belles Lettres, 1947.

84

ANAIS DE FILOSOFIA CLSSICA, vol. 2 n 4, 2008 ISSN 1982-5323 Reis Pinheiro, Marcus O Fedro e a escrita

nobres, nos campos das palavras, escrevendo em gua38, j que elas no seriam capazes de se defender nem ensinar efetivamente (hikans) a verdade. H aqui, explicitamente, uma referncia a uma tcnica apropriada para a inscrio do lgos na alma. Assim como h uma tcnica de semear, h uma tcnica de inscrever lgoi nas almas. Essa tcnica leva em conta o tempo apropriado e necessrio para que algo seja inscrito, cresa e frutifique na alma do aluno. A comparao explcita de possveis oito dias para o amadurecimento de plantas no jardim de Adonis e de oito meses prprios para as sementes crescerem e frutificarem na terra apropriada. A escrita exterior produz rapidamente frutos aparentes, pois a pessoa pode repetir frases feitas com aparncia de sabedoria. No entanto, a verdadeira sabedoria deve ser inscrita na alma apropriada, esperando os "oito meses" apropriados para que ela cresa e d seus frutos. Corroborando o que vnhamos dizendo, necessrio um processo pelo qual passa o aprendiz para que ele realmente possa saber sobre um assunto. Em nossa formulao sinttica da tese defendida neste artigo atravs de uma experincia vital que se efetiva uma compreenso ontolgica um termo surge aqui com singular correspondncia com o nosso "se efetivar", o advrbio hikans, suficientemente. A idia de algo efetivo vem em contraposio a algo que seria apenas imaginrio ou que no ocorresse realmente. Uma das frases em que o termo aparece a seguinte: No , pois, por diligncia que escreve essas coisas na gua, semeando, atravs da tinta e da pena, com palavras incapazes de salvarem a si mesmas pelo discurso e incapazes de efetivamente (hikans) ensinar a verdade.39 O termo hikans indica primeiramente a noo de algo "ser suficiente" para realizar o que se espera dele 40. Podemos deduzir que, quando algo ocorre de modo hikans, ele efetiva o que intentava realizar. Se a verdadeira instruo modifica aquilo que a pessoa realmente pensa sobre um determinado assunto, e sendo esse assunto fundamental na estrutura do mundo em que a pessoa vive, necessariamente tal instruo ter que transformar o modo como a pessoa vive. No entanto, certos discursos apenas educam superficialmente, apresentando um verniz de conhecimento; isto , o ensino no hikans, no suficiente para ensinar de verdade. Um ensino efetivo, isto , suficiente, ensina inscrevendo sua verdade na alma do aluno. Apenas
38

Escrever na gua uma expresso grega que diz algo como nosso escrever na areia, indicando a impermanncia do que se escreve. O tradutor para a Loeb, Harold Fowler, traduz esse termo por effectively. Exemplo do Liddle Scott, hikans iatrikn, suficientemente versado em medicina.

39 40

85

ANAIS DE FILOSOFIA CLSSICA, vol. 2 n 4, 2008 ISSN 1982-5323 Reis Pinheiro, Marcus O Fedro e a escrita

um lgos que foi efetivamente inscrito na pessoa, que efetivamente ocorre vitalmente no aluno, pode transmitir esse mesmo lgos para outra pessoa, pode ensinar efetivamente a verdade. No ltimo pargrafo da parte que ora analisamos, em que Scrates esclarece a relao do lgos inscrito na alma com as palavras plantadas de modo autntico, o termo hikans aparece algumas vezes, indicando a qualidade de ela ser suficiente para realizar o que pretende. Ainda com tamanha depreciao da escrita, Scrates parece conferir-lhe um lugar positivo. Mesmo ela sendo exercida como brincadeira e em festas, a escrita pode vir a produzir frutos importantes. Em relao recordao, ela pode ajudar queles que j sabiam quando chegam ao esquecimento na velhice. Mas ela tambm ajuda a todos aqueles que seguem as mesmas pistas. O termo khnos, sinal, pegadas, pista, indicativo do que a escrita pode ser queles que tm facilidade em aprender sozinhos, como j foi dito na Carta VII41. A escrita em verdade uma pista do caminho que foi concretamente caminhado e que deve ser novamente trilhado se algum quiser ter a mesma compreenso, isto , inscrever em sua alma o mesmo lgos. Se o verdadeiro conhecimento s pode ser transmitido atravs de um processo pessoal, no qual as estruturas do indivduo em questo no momento da investigao sejam revistas, a escrita no pode ser nada mais do que indicaes de caminhos j trilhados, de dilogos vivos que forjaram modos de ser. Nesse sentido, a escrita uma brincadeira superior s outras brincadeiras como os banquetes. Fedro vai dizer que ela no de forma alguma phalen, vulgar ou insignificante. Ser capaz de contar histrias sobre a justia, uma brincadeira que pode vir a gerar frutos, alm de guardar tesouros para o esquecimento da velhice. Por algum acaso algum pode at tirar algum proveito dos sinais impressos no exterior para produzir os discursos do interior. No entanto, tarefa muito mais digna aquela em que algum, utilizando a tcnica da dialtica, recebe uma alma apropriada e planta e semeia discursos com cincia, os quais sabem efetivamente defender-se a si mesmos, e tambm a quem os semeou, e no so infrutferos, e faz com que outros tenham sementes. Vemos que a dialtica a tcnica que est sendo comparada com a do agricultor sensato, que sabe quando e onde plantar suas queridas sementes, assim como o amante do saber sabe quando e onde pode semear suas verdades. Esses discursos plantados em almas apropriadas ainda vo gerar frutos com outras sementes, tambm capazes de serem semeadas em outras almas apropriadas, criando uma
41

[...] com exceo de uns poucos que, com indicaes sumrias, sejam capazes de descobrir sozinhos a verdade. 341e

86

ANAIS DE FILOSOFIA CLSSICA, vol. 2 n 4, 2008 ISSN 1982-5323 Reis Pinheiro, Marcus O Fedro e a escrita

corrente de transmisso de sabedoria. Por fim, sero esses discursos que possibilitaro ao homem ser feliz o quanto for possvel ao homem. Vemos aqui a repercusso tica que essa inscrio produz, no podendo, portanto, haver insulamento entre o que se aprende filosoficamente e como se vive. Finalmente, chegamos ltima parte desse trecho do Fedro, 277a-278b, na qual Scrates parece recordar de toda investigao sobre a retrica. relevante salientarmos que Fedro pede a Scrates para recordar (hypmnesn) o que foi dito. Temos aqui Plato indicando de que modo devemos receber seus prprios escritos, seguindo o que j tinha sido exposto no prprio mito da inveno da escrita. Essa passagem, especialmente em 277b-c, bastante famosa por retomar uma noo que ser importante para os dilogos de Plato ditos tardios, a noo de diaresis. Retomando uma discusso anterior feita no prprio Fedro, em que analisada a importncia de se relacionar os tipos de alma com tipos de discurso para uma retrica correta, Plato vai mostrar a necessidade de uma inscrio do lgos na alma, pois somente se dirigindo com o lgos apropriado a almas apropriadas que poder haver tal inscrio. L na definio da retrica 42, Scrates explicitava os pressupostos necessrios a uma psicagogia, e aqui percebemos que so os mesmos resultados da inscrio do lgos na alma: ela deve saber para quem falar e para quem calar, e por isso precisa conhecer as formas das almas e dos discursos e adequ-los corretamente, e tambm deve conhecer tambm o momento apropriado para utilizar cada discurso. nesse sentido que podemos relacionar a psicagogia com a inscrio do lgos na alma, que se faz pela dialtica. Quando a alma conduzida para a verdade, ela passa a viver a partir do lgos, que ganha vida dentro dela. Essa conduo se faz pelo mtodo socrtico de perguntas adequadas em momentos adequados e refutaes cclicas a essas respostas, at alcanar o que a Carta VII chamou de "chama da verdade", procedendo pela converso da alma exposta na Repblica. Nesse trecho do Fedro, h como um resumo e uma retomada de tudo que foi dito na digresso final do dilogo sobre o lgos, escrito ou oral, e Scrates salienta que ele tem o seu fim na educao, e isso indica que a retrica no pode ser considerada com vistas exclusivamente persuaso, mas tambm educao: [...] at que ele alcance tudo isso, ele

42

Fedro, 271d, J que o poder do lgos ser uma conduo a alma (psykhagoga), aquele que pretende ser um orador deve saber as vrias formas que tm as almas.

87

ANAIS DE FILOSOFIA CLSSICA, vol. 2 n 4, 2008 ISSN 1982-5323 Reis Pinheiro, Marcus O Fedro e a escrita

no ser capaz de se expressar pela tcnica [...] e nem ser capaz de persuadir nem de ensinar.43 Com isso, terminamos a anlise de uma passagem do Fedro de Plato que relevante para a idia de que atravs de uma experincia vital que se deve inscrever o conhecimento filosfico na alma do aluno. As crticas linguagem escrita, presentes no fim do Fedro, nos apontam para uma supremacia do modo existencial como o indivduo se relaciona com o tema investigado sobre os seus discursos ou suas concluses racionais. que tais discursos nem sempre esto relacionadas com os lgoi inscritos dentro de sua alma. So esses lgoi que realmente determinam o que algum realmente sabe sobre um assunto, e com eles que se deve travar uma "luta" para que haja uma transformao verdadeira naquele que ingressa na filosofia. [Recebido em dezembro de 2008; aceito em dezembro de 2008.]

43

277c.

88

Das könnte Ihnen auch gefallen