Sie sind auf Seite 1von 12

ITAIPU - BINACIONAL

Processo Seletivo Edital n 1003 Prova Objetiva 27/11/2011


Anos

328 Tcnico Ambiental I


INSTRUES
1. Confira, abaixo, o seu nmero de inscrio, turma e nome. Assine no local indicado. 2. Aguarde autorizao para abrir o caderno de prova. Antes de iniciar a resoluo das questes, confira a numerao de todas as pginas. 3. A prova composta de 40 questes objetivas. 4. Nesta prova, as questes objetivas so de mltipla escolha, com 5 alternativas cada uma, sempre na sequncia a, b, c, d, e, das quais somente uma deve ser assinalada. 5. A interpretao das questes parte do processo de avaliao, no sendo permitidas perguntas aos aplicadores de prova. 6. Ao receber o carto-resposta, examine-o e verifique se o nome impresso nele corresponde ao seu. Caso haja qualquer irregularidade, comunique-a imediatamente ao aplicador de prova. 7. O carto-resposta dever ser preenchido com caneta esferogrfica preta, tendo-se o cuidado de no ultrapassar o limite do espao para cada marcao. 8. No sero permitidos emprstimos, consultas e comunicao entre os candidatos, tampouco o uso de livros, apontamentos e equipamentos eletrnicos ou no, inclusive relgio. O no cumprimento dessas exigncias implicar a eliminao do candidato. 9. Os aparelhos celulares devero ser desligados e colocados OBRIGATORIAMENTE no saco plstico. Caso essa exigncia seja descumprida, o candidato ser excludo do concurso. 10. A durao da prova de 4 horas. Esse tempo inclui a resoluo das questes e a transcrio das respostas para o carto-resposta. 11. Ao concluir a prova, permanea em seu lugar e comunique ao aplicador de prova. Aguarde autorizao para entregar o caderno de prova e o carto-resposta. 12. Se desejar, anote as respostas no quadro abaixo, recorte na linha indicada e leve-o consigo.

Portugus

Conhecimento Especfico

DURAO DESTA PROVA: 4 horas

NMERO DE INSCRIO

TURMA

NOME DO CANDIDATO

ASSINATURA DO CANDIDATO

...............................................................................................................................................................................................................
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 RESPOSTAS 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 -

www.pciconcursos.com.br

www.pciconcursos.com.br

PORTUGUS
O texto a seguir referncia para as questes 01 a 05.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26

Com tantos protestos sociais espontneos irrompendo por toda parte, desde a Tunsia at Tel Aviv e Wall Street, evidente que existe algo ocorrendo globalmente e que necessita de definio. Esto em circulao duas teorias unificadoras que me intrigam. Uma delas diz que isso o incio da Grande ruptura. A outra afirma que tudo o que est ocorrendo faz parte da Grande mudana. Voc decide. Paul Gilding, ambientalista australiano, argumenta que essas manifestaes se constituem em um sinal de que o atual sistema capitalista obcecado pelo crescimento est atingindo os seus limites financeiros e ecolgicos. Eu vejo o mundo como um sistema integrado, de forma que no enxergo esses protestos, a crise da dvida, a desigualdade, a economia ou a mudana climtica de forma isolada. O nosso sistema est passando por um processo doloroso de ruptura, afirma Gilding. O que estamos presenciando agora de forma mais extrema nos Estados Unidos, mas basicamente no mundo inteiro a maior de todas as quebras de promessas, acrescenta Gilding. Sim, os ricos esto ficando mais ricos e as corporaes esto lucrando e os executivos delas so regiamente recompensados. Mas, enquanto isso, a situao do povo est piorando a populao est se afogando em dvidas referentes casa prpria ou educao ; muita gente que trabalhou duro est desempregada; muitos que estudaram bastante no conseguem obter um bom emprego; o meio ambiente est sendo cada vez mais danificado; e as pessoas esto percebendo que os seus filhos ver-se-o em uma situao ainda mais difcil que a dos pais. Mas John Hagel III e John Seely Brown veem as coisas de forma um pouco diferente. Eles sugerem que estamos nos estgios iniciais de uma Grande mudana, precipitada pela fuso da globalizao com a revoluo das tecnologias de informao. Nos estgios iniciais, experimentamos essa mudana como uma presso que se acumula, deteriorando o desempenho e provocando um aumento de estresse porque ns continuamos a operar com instituies que so cada vez menos funcionais de maneira que o surgimento de movimentos de protesto no nenhuma surpresa. No entanto, a Grande mudana desencadeia tambm um enorme fluxo global de ideias, inovaes, novas possibilidades de colaborao e novas oportunidades de mercado. medida que o fluxo ganha impulso, ele destri as preciosas reservas de conhecimento que antigamente nos proporcionavam segurana e riqueza. Ele nos conclama a aprender mais rapidamente com trabalho conjunto e a retirar de ns prprios uma quantidade maior do nosso verdadeiro potencial, de maneira tanto individual quanto coletiva. Isso algo que nos entusiasma com as possibilidades que s podem ser concretizadas com a participao em uma gama mais ampla de fluxos. Portanto, temos diante de ns duas narrativas. Uma focada na ameaa, a outra na oportunidade, mas ambas envolvendo mudanas colossais. O meu corao est com Hagel, mas a minha cabea diz que seria arriscado ignorar Gilding.
(Adaptado de New York Times, 10 out 2011. <www.uol.com.br/jornais>.)

01 - Assinale a alternativa que est de acordo com o texto. Os protestos sociais observados em vrios pases reforam a anlise de Gilding e enfraquecem a de Hagel. As duas teorias Grande mudana e Grande ruptura apontam a degradao do meio ambiente como a principal causa da insatisfao dos manifestantes. c) Os adeptos da teoria da Grande mudana acreditam em uma renovao do conhecimento e das instituies como desdobramento da crise atual. d) O autor do artigo critica o otimismo de Hagel, mostra-se favorvel anlise de Gilding e procura convencer os leitores a adotar o mesmo ponto de vista. e) As manifestaes observadas em vrios pases tm motivaes muito heterogneas. 02 - Para a teoria da Grande mudana, a crise atual motivada: a) b) c) d) e) pela crise de criatividade das instituies. pela globalizao aliada ao desenvolvimento das tecnologias de informao. pelo endividamento da populao com a aquisio de imveis. pelas exigncias que recaem sobre os trabalhadores, aumentando seu estresse. pela dificuldade de insero dos jovens com alto nvel educacional no mercado de trabalho. a) b)

03 - Para os adeptos da teoria da Grande ruptura, o efeito mais significativo da crise atual : a) b) c) d) e) o acirramento da desigualdade social. a ineficincia dos sistemas de ensino. o pagamento de salrios abusivos aos executivos de grandes empresas. a dificuldade financeira das grandes empresas. o endividamento dos pases.

04 - Observa-se na linha 14 o emprego de uma forma pouco usada no portugus atual, a mesclise ver-se-o. Essa forma poderia ser substituda, respeitando as normas do portugus padro escrito, por: a) b) c) d) e) se viro. vero-se. se vero. ho de ver. vir-se-o.

www.pciconcursos.com.br

05 - Portanto, temos diante de ns duas narrativas. Uma focada na ameaa, a outra na oportunidade, mas ambas envolvendo mudanas colossais. Assinale a alternativa que reescreve o trecho acima, mantendo as mesmas relaes de sentido. a) Logo, temos diante de ns duas narrativas, uma focada na ameaa, a outra na oportunidade e vice-versa, embora envolvendo mudanas colossais. b) Por outro lado, temos diante de ns duas narrativas, a primeira focada na ameaa, a segunda na oportunidade, portanto ambas envolvendo mudanas colossais. c) Temos diante de ns, entretanto, duas narrativas, focadas respectivamente na ameaa e na oportunidade, portanto ambas envolvendo mudanas colossais. d) Assim, temos diante de ns duas narrativas, a primeira focada na ameaa e a segunda na oportunidade, ambas contudo envolvendo mudanas colossais. e) Concluindo: temos diante de ns duas narrativas, a primeira focada na ameaa e a segunda na oportunidade, medida em que envolvem mudanas colossais.

06 - Os versos abaixo so da cano primeira vista, de Chico Csar: Quando no tinha nada, eu quis Quando tudo era ausncia, esperei Quando tive frio, tremi Quando tive coragem, liguei... Quando chegou carta, abri Quando ouvi Prince, dancei Quando o olho brilhou, entendi Quando criei asas, voei... Com o uso da conjuno quando, o autor expressa a relao de tempo (simultaneidade) entre as duas afirmaes presentes em cada verso, entre tive frio e tremi, por exemplo. Alm da relao de tempo, marcada no texto, as afirmaes de cada verso apresentam tambm uma ideia de: a) b) c) d) e) divergncia. finalidade. oposio. reao. comparao.

O texto a seguir referncia para as questes 07 a 10. Fofoqueiro no tem vez no interior do Paran O nome da cidade no poderia ser mais adequado: Cascavel, no Paran. L, servidores e funcionrios pblicos que se sentirem vtimas de futricagem dos colegas podem recorrer Comisso da Fofoca, criada por meio da Lei do Assdio Moral. Promulgada em 2001, a regulamentao pune ainda o funcionrio que marcar tarefas com prazos impossveis; passar algum de uma rea de responsabilidade para funes triviais; tomar crditos de ideias de outros; ignorar ou excluir um servidor ou funcionrio de aes e atividades pertinentes sua funo especfica, s se dirigindo a ele atravs de terceiros; sonegar informaes de forma contnua sem motivao justa, entre outros abusos. Demais cidades e algumas empresas privadas tambm criaram dispositivos semelhantes. Os funcionrios vtimas de fofoca em Cascavel devem enviar para a comisso um relatrio do ocorrido, incluindo testemunhas. O funcionrio que espalhar rumores maliciosos de ordem profissional ou pessoal tem cinco chances para se redimir. Na primeira infrao, recebe uma advertncia verbal. Na segunda, ganha outra, por escrito. Na terceira, obrigado a fazer um curso que ensina regras de convivncia. Na quarta, recebe uma multa. E se ainda assim reincidir, no tem jeito: vai para o olho da rua. Na poca da criao da lei, h seis anos, a revista Isto perguntou para o autor, Alcebades Pereira da Silva, se ele nunca havia feito ao menos uma fofoquinha. A resposta do vereador: Algumas, mas sem maldade.
(Brasil: almanaque de cultura popular. <www. almanaquebrasil.com.br>. Acessado em 15 out. 2011.)

07 - A primeira frase do texto O nome da cidade no poderia ser mais adequado: Cascavel, no Paran: a) aponta a criatividade da escolha do nome Cascavel e sua adequao s caractersticas da cidade. b) associa a conotao da palavra cascavel ao comportamento dos funcionrios visados pela regulamentao da Lei do Assdio Moral no municpio. c) sugere que o nome da cidade um indcio de que a criao da Comisso da Fofoca no pode ser levada a srio. d) mostra o contraste entre o nome da cidade e o comportamento nada amistoso de sua populao. e) aponta que o municpio, como o prprio nome indica, teve a agilidade de uma cobra para regulamentar a Lei do Assdio Moral.

www.pciconcursos.com.br

08 - A partir das informaes fornecidas no texto sobre a regulamentao da Lei de Assdio Moral em Cascavel, considere as seguintes situaes hipotticas: 1. Dr. Santos chefe de M. Pontes e pediu-lhe que elaborasse um plano de expanso para os postos de sade do municpio. Depois de pronto o trabalho, Santos apresentou-o ao Secretrio de Sade como se ele prprio fosse o autor. Vasques contador e tem longa experincia na rea. Nas eleies municipais, o candidato apoiado por ele foi derrotado. O novo Secretrio de Administrao decidiu transferir Vasques do cargo de contador que ocupava para o de auxiliar administrativo. J. Mendes foi nomeado para o cargo de Secretrio de Educao do municpio. Em seguida nomeou sua esposa e sua cunhada para cargos de confiana na Secretaria de Educao. Carlos e Lcio so funcionrios da Prefeitura e tiveram atritos por causa da realizao de algumas tarefas. Dias depois, vrios funcionrios receberam e-mails de origem no identificada, mas supostamente enviados por Carlos, sugerindo que Lcio homossexual e assedia os colegas.

2.

3. 4.

A partir das informaes fornecidas no texto, poderiam ser denunciadas Comisso da Fofoca as situaes descritas nos itens: a) b) c) d) e) 1 e 4 apenas. 2 e 3 apenas. 1, 2 e 4 apenas. 2, 3 e 4 apenas. 1, 2, 3 e 4.

09 - Segundo o texto, correto afirmar: a) O autor da proposta de lei municipal que regulamenta a Lei do Assdio Moral em Cascavel afirma no fazer nem apoiar quem faz fofocas. b) A notcia foi publicada originalmente em 2009. c) A regulamentao da Lei do Assdio Moral prev a demisso do funcionrio com mais de seis denncias comprovadas de maledicncia a respeito dos colegas. d) No basta relatar casos de maledicncia Comisso da Fofoca, necessrio fundamentar as denncias com a apresentao de testemunhas. e) Segundo as normas adotadas na regulamentao da Lei do Assdio Moral, a punio por advertncia escrita mais severa do que por pagamento de multa.

10 - O funcionrio que espalhar rumores maliciosos de ordem profissional ou pessoal tem cinco chances para se redimir. A frase acima foi colocada adequadamente no plural na alternativa: Os funcionrios que espalhar rumores maliciosos de ordem profissional ou pessoal tem cinco chances para se redimir. Os funcionrios que espalharem rumores maliciosos de ordem profissional ou pessoal tem cinco chances para se redimir. c) Os funcionrios que espalhar rumores maliciosos de ordem profissional ou pessoal tm cinco chances para se redimir. d) Os funcionrio que espalharem rumores maliciosos de ordem profissional ou pessoal tem cinco chance para se redimirem. e) Os funcionrios que espalharem rumores maliciosos de ordem profissional ou pessoal tm cinco chances para se redimir. a) b)

CONHECIMENTO ESPECFICO
11 - A poltica ambiental global tem sido discutida nas conferncias das Naes Unidas. Nos ltimos 20 anos houve vrias conferncias sobre o tema meio ambiente e desenvolvimento, tais como as realizadas no Rio de Janeiro (1992), Kyoto (1997) e Copenhague (2010), entre outras. Com relao ao assunto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ( ( ( As conferncias tm como objetivo promover o parque industrial dos pases do hemisfrio Norte. O assunto central a reduo de gases de efeito estufa. Os Estados Unidos assinaram os protocolos de inteno, portanto so favorveis reduo industrial mundial. A ECO 92 (Conferncia no Rio de Janeiro) estabeleceu regras globais para a proteo da atmosfera contra os gases de efeito estufa. ( ) O parque industrial atual dos pases industrializados moderno e os impactos sobre o meio ambiente so mnimos. ) ) ) )

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. a) b) c) d) e) V V F F F. F V F V F. F F V F V. V F V V F. F V V V V.

www.pciconcursos.com.br

12 - A Unio o principal regulador do processo de uso dos recursos hdricos e de proteo do meio ambiente (Lei Federal 9.433/1997). Entre os modelos de gesto, tem-se a Poltica Nacional de Recursos Hdricos e a criao de Reservas Extrativistas (RESEX). A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. 5. A Agncia Nacional de guas (ANA) o rgo que tem, constitucionalmente, a atribuio de definir regras para o uso da gua, promovendo o seu uso sustentvel. As RESEX foram criadas com o objetivo de explorao autossustentvel dos recursos naturais nesses territrios. Os limites das bacias hidrogrficas nem sempre coincidem com as delimitaes poltico-administrativas de municpios, estados e pases. As RESEX so propriedades da Unio cedidas em concesso de uso para as populaes extrativistas por perodo superior a 60 anos. O modelo de gesto das bacias hidrogrficas do Brasil baseado no pressuposto do comanejo e da descentralizao das tomadas de deciso, conciliando interesses diversos e muitas vezes antagnicos.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 4 e 5 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2, 3 e 5 so verdadeiras. As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 so verdadeiras.

13 - Os organismos vivos e o seu respectivo meio ambiente esto interrelacionados e interagem entre si formando um ecossistema. A respeito de ecossistema, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) O fluxo de energia produzido por energia solar que transformada pela comunidade um dos componentes do ecossistema. ( ) A cadeia trfica do ecossistema pode ser representada pela produo de gros de soja. ( ) Consumidores primrios se alimentam de organismos decompositores. ( ) A energia transformada no ecossistema perdida para a atmosfera. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. a) b) c) d) e) V V F F. V F F F. V F V F. F F V V. F V V V.

*14 - A perda de solo por eroso hdrica depende de vrios fatores. Assinale a alternativa que apresenta fatores que causam essa eroso. a) b) c) d) e) Topografia do terreno, caractersticas do vento, caractersticas do solo, tipo de cultura e temperatura. Tipo de cultura, prticas conservacionistas, caractersticas da chuva, cor do solo e declividade. Temperatura, caractersticas do vento, caractersticas do solo, altitude e tipo de cultura. Caractersticas da chuva, caractersticas do solo, topografia do terreno, manejo do solo e prticas conservacionistas. Prticas conservacionistas, latitude, caractersticas do vento, cor do solo e declividade.

15 - Um dos modelos de gesto ambiental ocorre no setor hidreltrico. O setor desenvolve atividades rotineiras para assegurar a gerao de energia com eficincia e rentabilidade. A respeito do assunto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) A gesto de bacias hidrogrficas do setor hidreltrico no precisa seguir as normas de preservao ambiental, dada a importncia da energia para o pas. ( ) As Normas NBR ISO 9000 so as que regulam a gesto ambiental do setor hidreltrico. ( ) ISO 14000 um conjunto de normas dedicadas a aes ambientais. ( ) A gesto do setor hidreltrico adota um enfoque nico e pontual. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. a) b) c) d) e) F F V F. V F V F. V V F V. V V V F. F F V V.

* Questo anulada, portanto todos os candidatos sero pontuados.

www.pciconcursos.com.br

16 - Os parmetros climticos exercem influncia sobre todos os estgios da cadeia de produo agrcola. A gua desempenha um papel importante no crescimento dos vegetais. A respeito de gua do solo na agricultura, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. 5. A gua um reagente para a realizao da fotossntese. O suprimento de gua para os vegetais ocorre no ponto de murchamento de gua no solo. Solos porosos no conseguem armazenar gua, pois h perdas por lixiviao. A condio de seca aquela em que a evapotranspirao excede a quantidade de gua disponvel do solo. H capacidade de campo quando o solo fica saturado de umidade, mas ainda bem drenado.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) Somente as afirmativas 2 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 4 e 5 so verdadeiras. Somente as afirmativas 3, 4 e 5 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 5 so verdadeiras.

17 - Os agentes responsveis pelo processo de decomposio de resduos vegetais e matria orgnica so microorganismos vegetais e animais do solo. A respeito de organismos do solo, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondncia com a coluna da esquerda. 1. 2. 3. 4. 5. Exemplo de microflora do solo. Microfauna que aumenta a aerao e drenagem do solo. Produto da degradao enzimtica. Organismos detritvoros. Associao de miclios com razes. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Micorriza. Hmus. Actinomicetos e algas. Bactrias, caros e miripodes. Lumbricus terrestris.

Assinale a alternativa que apresenta a numerao correta na coluna da direita, de cima para baixo. a) b) c) d) e) 3 5 4 1 2. 5 1 3 4 2. 5 2 4 1 3. 1 3 4 2 5. 5 3 1 4 2.

18 - O estrume rural tem sido um dos mais importantes subprodutos agrcolas. O seu emprego considerado sinnimo de agricultura sustentvel. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. 5. Os estrumes de animais contm menos de 10% das concentraes de nitrognio, fsforo e potssio contidas nos vegetais consumidos. Estrumes podem ser tratados atravs de digesto aerbica em massa lquida antes de serem utilizados. O estrume rural pode ser concentrado perto de guas pluviais sem causar impacto ambiental. O uso de estrume tem efeitos positivos ao longo de vrios anos, devido decomposio lenta. O estrume apresenta concentraes idnticas s dos fertilizantes comerciais inorgnicos.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) Somente as afirmativas 2 e 4 so verdadeiras. Somente a afirmativa 4 verdadeira. Somente as afirmativas 1, 2 e 5 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 5 so verdadeiras.

19 - A climatologia regional um ramo da climatologia que se preocupa com a identificao, mapeamento e descrio de regies climticas sobre a superfcie da terra. Vrios modelos foram propostos, tais como Strahler e Kppen. A respeito do assunto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ( ( ( ) ) ) ) O clima subtropical mido controlado pelas massas de ar tropicais e pelas massas de ar polares. As temperaturas do ar nas baixas latitudes so mais elevadas do que nas altas latitudes. A quantidade de insolao recebida nos trpicos muito mais baixa do que a recebida em regies temperadas. A intensidade da estao de crescimento representada pelo acmulo de unidades trmicas (grau-dia) acima do limiar do crescimento.

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. a) b) c) d) e) V F V F. F F V F. V V F V. V V V F. F V F V.

www.pciconcursos.com.br

20 - Bacia hidrogrfica a rea de drenagem do escoamento superficial das guas que alimentam um curso de gua. As guas superficiais raramente esto livres de contaminao mesmo em bacias de mananciais com pouca presena humana. Sobre esse assunto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) No Paran, as bacias Litornea e do Ribeira drenam para o oeste do Estado. ( ) Coberturas vegetais margeando os drenos naturais apresentam dificuldades para conter descarga de sedimentos oriundos da agricultura. ( ) A geomorfologia aponta reas crticas de risco relacionadas a nveis de eroso e de sedimentao. ( ) As bacias agrcolas devem ser prioritariamente utilizadas para produzir alimentos em detrimento dos aspectos sociais e ecolgicos. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. a) b) c) d) e) V V V V. F V V F. V F F V. F F V F. V F V F.

21 - As condies da bacia hidrogrfica so importantes na consolidao do gerenciamento hdrico, necessitando de ndice para avaliao da qualidade da gua. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. 5. As taxas de preservao ou perdas das florestas nativas devem se adaptar ao modelo econmico proposto. A manuteno de corredores de florestas de espcies nativas representa uma forma de recuperao de bacias hidrogrficas. A taxa de desocupao ou ocupao urbana deve se adequar capacidade da bacia hidrogrfica. A coleta seletiva de lixo de um municpio uma forma de educao ambiental. A taxa de poluio dos mananciais hdricos do Paran baixa, pois h tratamento de esgoto em 90% das redes de esgoto dos municpios paranaenses.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) Somente as afirmativas 1 e 5 so verdadeiras. Somente as afirmativas 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2, 3 e 5 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2 e 5 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 so verdadeiras.

22 - Prticas culturais devem ser incorporadas agricultura para evitar perdas de solo e nutrientes. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. 5. A adubao de nitrognio incorporado ao solo permite menores perdas do mineral do que em cobertura. A mandioca pode ser plantada por vrios anos na mesma rea, mantendo a produtividade. A produtividade de culturas plantadas em consrcio influenciada pelo espaamento entre elas. Plantas para massa verde devem ser cortadas e incorporadas na fase fenolgica de semente madura. A manuteno da mandioca no limpo ou sem cobertura morta proporciona maior produtividade em relao produo com cobertura morta.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 5 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2 e 5 so verdadeiras.

23 - O cultivo de mandioca destinada fabricao empresarial de farinha realizado em grandes reas, exigindo mecanizao e tcnicas de plantio. A respeito do assunto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) O mtodo de plantio de mandioca em sulco utilizado em solos bem drenados. ( ) A profundidade da maniva influenciada pela condio pluviomtrica da regio de plantio de mandioca. ( ) O plantio em camalho reduz a contaminao de Fusarium sp. e Phytophora sp., sendo indicado para solos argilosos. ( ) O ciclo da mandioca de 12 meses, e o plantio independe de qualquer fator abitico. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. a) b) c) d) e) V V F V. F F V F. V V V F. F V F F. V F V V.

www.pciconcursos.com.br

24 - A gesto territorial determina o uso mais adequado da terra. A escolha de terras destinadas criao de gado de corte baseada nas condies hdricas e de fatores abiticos. A respeito do assunto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) reas com declive de 30% ou mais proporcionam condies ideais para a engorda de gado mais rstico, como o zebu. ( ) O manejo do pastejo racional rotativo exige solos profundos e com baixa nutrio mineral. ( ) Solos com caractersticas de encharcamento nas estaes de chuvas so ideais para manejo rotativo de bovinos. ( ) Solos pedregosos e rasos apresentam tima taxa de vegetao na primavera, mas reduzida no vero. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. a) b) c) d) e) V V V V. V F V V. F V F F. F F V F. F F F V.

25 - As propriedades qumicas e fsicas dos solos esto associadas sua capacidade de fornecimento de nutrientes e atividade microbiolgica. A respeito do assunto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) O pH do solo uma referncia qumica que estabelece parmetros para a disponibilidade de nutrientes e a presena de elementos txicos. ( ) Quanto maior a capacidade de troca de ctions (CTC) de um solo, menos ctions ele pode reter. ( ) A saturao de bases a proporo da capacidade de troca de ctions ocupadas por bases trocveis. ( ) Alta porcentagem de saturao de base significa uma predominncia de H e Al no complexo de troca. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. a) b) c) d) e) V F V V. F V F F. V F F V. V F V F. F V V F.

26 - Os solos de vrzea ou terrenos baixos se encontram s margens dos rios e tm potencialmente condies de aumentar a fronteira agrcola do Brasil. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. 5. Os solos de vrzea so arenosos e profundos. Na matria orgnica dos solos de vrzeas a profundidade de 0 a 20 cm elevada e influenciada pelo material depositado pela guas das enchentes. O arroz apresenta dificuldades de crescimento em terras baixas. O cultivo do feijoeiro em vrzea no Centro Oeste do Brasil deve ser realizado na estao de seca. Solos de vrzea so bem drenados devido proximidade de rios.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) Somente as afirmativas 4 e 5 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2, 3 e 5 so verdadeiras. A afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 so verdadeiras.

27 - Entre as principais formas de eroso hdrica, tem-se a laminar, em sulcos e a vooroca. Sobre essas formas de eroso hdrica, considere as seguintes afirmativas: 1. 2. 3. 4. 5. A eroso laminar seletiva, transportando preferencialmente o material mais leve do solo. A eroso laminar facilmente percebida no terreno. A eroso em sulcos ocorre devido concentrao da enxurrada em irregularidades do terreno. Sulcos so facilmente destrudos pelo preparo do solo. Mquinas podem transpor sulcos e voorocas.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) Somente a afirmativa 1 verdadeira. Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. Somente as afirmativas 3 e 5 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2, 4 e 5 so verdadeiras.

www.pciconcursos.com.br

10

28 - Atravs das prticas de manejo do solo, o agricultor interfere na magnitude da eroso. Sobre as prticas de manejo, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) A cobertura do solo com palha intercepta o impacto da gota de chuva e diminui a eroso. O plantio direto possibilita melhor estruturao do solo, maior cobertura e, com isso, menor eroso. O preparo convencional do solo reduz a eroso por ter elevada taxa de infiltrao de gua. A incorporao do resduo de culturas anuais ao solo com arado melhora a estrutura e diminui a eroso. Plantas de cobertura (adubos verdes) melhoram a estrutura e cobertura do solo, diminuindo a eroso.

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. a) b) c) d) e) V F F V F. V V F F V. F F V F V. V V V V V. F V V V F.

29 - O terraceamento uma prtica conservacionista estrutural (mecnica). Com relao a terraos, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Camalho e canal so as duas principais partes de um terrao. Terraos de base larga so facilmente transpostos por mquinas. Gradiente de um terrao a declividade ao longo de seu canal. O sistema de preparo do solo um fator que define o espaamento entre terraos. Em lavouras sob plantio direto os terraos podem ser removidos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. a) b) c) d) e) V F F V V. F F F V V. V V F F V. V V V V F. F V V V F.

30 - Existem vrios tipos de terrao, dependendo de sua funo e largura da base. De acordo com as caractersticas dos terraos, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondncia com a coluna da esquerda. 1. 2. 3. 4. 5. 6. Terrao de base larga. Terrao em nvel (reteno). Terrao de drenagem. Terrao patamar. Terrao de base estreita. Terrao embutido. ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) Plataformas em terrenos de grande inclinao. Recomendado para solos bem drenados. Difcil mecanizao em ambos os taludes. Gradiente mximo de at sete por mil. Declividade mxima do terreno at 12%. Empregado principalmente no cultivo da cana.

Assinale a alternativa que apresenta a numerao correta na coluna da direita, de cima para baixo. a) b) c) d) e) 4 2 5 3 1 6. 6 2 3 4 5 1. 5 6 3 2 1 4. 6 3 2 5 4 1. 4 3 2 5 1 6.

31 - Qual a funo conservacionista do cultivo em nvel? a) b) c) d) e) Reduzir o impacto da gota de chuva. Reter o escoamento superficial de gua. Melhorar a estrutura do solo. Servir como guia para a locao dos terraos. Direcionar o escoamento de gua para fora da lavoura.

32 - O solo pode apresentar caractersticas quanto sua estrutura de acordo com os sistemas de preparo do solo. Relacione os sinais de degradao apresentados na coluna da esquerda com os sistemas de preparo apresentados na coluna da direita. 1. 2. 3. 4. 5. Preparo convencional. Preparo reduzido ou mnimo. Plantio direto. Selo superficial. P-de-arado. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Ausncia de mobilizao do solo. Ocasiona dificuldade de crescimento de razes. Arao e gradagem. Uso de escarificador. Reduo da infiltrao da gua da chuva.

Assinale a alternativa que apresenta a numerao correta na coluna da direita, de cima para baixo. a) b) c) d) e) 3 4 5 2 1. 3 5 1 2 4. 4 3 5 1 2. 5 3 1 4 2. 4 5 2 3 1.

www.pciconcursos.com.br

11

33 - Para a cobertura do solo so empregadas vrias espcies de plantas que apresentam caractersticas especficas. Sobre tais espcies, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondncia com a coluna da esquerda. 1. 2. 3. 4. 5. 6. Ervilhaca (Vicia sativa). Aveia-preta (Avena strigosa). Nabo-forrageiro (Raphanus sativus). Crotalria juncea (Crotalaria juncea). Mucuna (Mucuna pruriens). Tremoo-azul (Lupinus angustifolius). ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) Crucfera com resduo de decomposio rpida. Leguminosa hibernal com crescimento prostrado. Gramnea hibernal com resduo de decomposio lenta. Leguminosa hibernal com crescimento ereto. Leguminosa estival com crescimento prostrado. Leguminosa estival com crescimento ereto.

Assinale a alternativa que apresenta a numerao correta na coluna da direita, de cima para baixo. a) b) c) d) e) 3 1 2 6 5 4. 3 5 2 4 6 1. 4 6 3 1 5 2. 5 6 3 4 1 2. 4 5 2 6 3 1.

34 - No planejamento conservacionista de uma microbacia levada em conta a capacidade de uso do solo. Acerca esse assunto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Solos de vrzea so aptos para o cultivo de soja. Solos rasos (20 a 30 cm de profundidade) adubados podem ser empregados para pastagem perene. O cultivo anual pelo sistema de plantio direto recomendado em rea que apresente 35% de declividade. reas de preservao permanente devem ser consideradas no planejamento conservacionista. Solos arenosos so mais aptos ao cultivo de pastagem do que ao cultivo de soja e milho.

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. a) b) c) d) e) V F F V F. V V V F F. F F F F V. F V V V F. F V F V V.

35 - O arroz uma das culturas mais importantes do Brasil. O arroz sequeiro e o arroz irrigado apresentam particularidades agronmicas que devem ser observadas para se obter maior produtividade. A respeito do assunto, considere as seguintes alternativas: 1. 2. 3. 4. 5. O poder germinativo das sementes de arroz deve ser superior a 80%. A profundidade de semeadura do arroz irrigado na linha de plantio deve ser de 12 cm. A semeadura do arroz sequeiro est condicionada poca associada disponibilidade hdrica. O arroz sequeiro possui capacidade de recuperao dos efeitos causados pelo dficit hdrico. O nmero ideal de plantas por unidade de rea depende do porte da planta e da capacidade de produzir perfilhos.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) Somente as afirmativas 1, 3, 4 e 5 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 5 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2 e 5 so verdadeiras.

36 - O planejamento agrcola depende de estudos sobre o zoneamento agroclimtico. O cultivo de arroz vem se expandindo graas aos novos cultivares, com boa qualidade de gros. A respeito do assunto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) O plantio de arroz irrigado realizado a partir de novembro, em funo da baixa temperatura do Rio Grande do Sul. ( ) O plantio de arroz em terras altas se concentra no Sul do Brasil. ( ) O perodo de maior risco climtico para o arroz de terras altas a fase fenolgica reprodutiva. ( ) O perodo limite para a semeadura de arroz sequeiro em Tocantins 20 de fevereiro para ciclo de 110 dias. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. a) b) c) d) e) V V F V. F F V F. V F V F. F V F F. V F V V.

www.pciconcursos.com.br

12

37 - A rotao de culturas possui uma srie de vantagens conservacionistas. Considerando as sequncias de culturas dadas abaixo, assinale a alternativa que apresenta uma rotao de culturas. a) b) c) d) e) Trigo soja trigo soja trigo soja. Cevada soja cevada soja cevada soja. Trigo soja cevada soja ervilhaca milho. Aveia+ervilhaca milho aveia+ervilhaca milho aveia+ervilhaca milho. Trigo milho+crotalria trigo milho+crotalria trigo milho+crotalria.

38 - O potencial dos recursos de gua disponveis em uma bacia pode ser conhecido por estudos hidrolgicos. A respeito do assunto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) Os registros da vazo do rio e da qualidade da gua so fundamentais para calcular o potencial dos recursos hdricos durante longos perodos. ( ) As guas subterrneas podem ser utilizadas na agricultura sem estudos detalhados dos aquferos. ( ) Os registros pluviomtricos so suficientes para determinar o potencial hidrolgico de uma bacia. ( ) O clima na bacia de captao uma importante fonte de estudo para determinar a sustentabilidade da bacia hidrogrfica. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. a) b) c) d) e) V V V V. F V F F. V F F V. F V V F. V F F F.

39 - As florestas desempenham um importante papel no equilbrio do clima. A respeito do assunto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ( ( ( ) ) ) ) Os solos sob as rvores de uma floresta sofrem eroso devido elevada evapotranspirao. A percolao da gua em florestas baixa. Os detritos vegetais em processo de decomposio apresentam baixa capacidade de reteno da gua. O sistema radicular promove a estabilizao das encostas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo. a) b) c) d) e) F F V V. V V F F. V F F V. F F F V. V V V F.

40 - O conhecimento da intensidade do consumo de gua pela cultura e das caractersticas de sua reteno pelo solo fundamental para planejar o uso da gua. A respeito do assunto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): 1. 2. 3. 4. 5. O aumento da tenso de umidade do solo reduz a absoro de gua pelas razes. A maioria das plantas fecha os estmatos noite. A evaporao da gua de um solo usa a energia proveniente das plantas e se perde para a atmosfera. A tenso osmtica das clulas de um vegetal mais baixa entre 3 e 5 horas da manh. Para o clculo da evaporao das culturas, deve-se levar em considerao a energia total do ambiente.

Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 4 e 5 so verdadeiras. Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 so verdadeiras. Somente as afirmativas 1, 2, 4 e 5 so verdadeiras.

www.pciconcursos.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen