Sie sind auf Seite 1von 19

FUNDAO CSAR MONTES - FUNDACEM II CURSO DE ESPECIALIZAO EM DIREITO PBLICO E CONTROLE MUNICIPAL COM DOCNCIA NO MAGISTRIO SUPERIOR DISCIPLINA:

METODOLOGIA DA PESQUISA PROFESSOR Dr: ANTONIO CARLOS RIBEIRO DA SILVA

JOO URIAS BARROS

CAPACITAO DAS COMISSES DE LICITAES PBLICAS

Salvador/BA Janeiro 2011

FUNDAO CSAR MONTES - FUNDACEM II CURSO DE ESPECIALIZAO EM DIREITO PBLICO E CONTROLE MUNICIPAL COM DOCNCIA NO MAGISTRIO SUPERIOR DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA PROFESSOR Dr: ANTONIO CARLOS RIBEIRO DA SILVA

AGRADECIMENTOS

Dedico este trabalho primeiramente a Deus, este Ser Onipotente, sem Ele nada seria possvel, a minha famlia o maior tesouro que Jesus Cristo me confiou e que a fonte da minha fora para vencer os obstculos da vida. E a todos os amigos que me ajudaram a alcanar essa vitria.

Agradeo a Deus pelo dom da VIDA, agradeo pelos momentos difceis que j passei, pois, foi com os aprendizados deles que conquistei a experincia que me gera a sabedoria do dia-a-dia. Louvo ao Senhor por cada oportunidade gerada no cotidiano, pelas alegrias e pelas tristezas. Agradeo mais ainda por cada anjo amigo que coloca ao meu lado aqui na terra. Obrigado Pai, por me deixar sentir Tua presena sempre ao meu lado, por proteger-me e guiar-me. Por todo amor em mim depositado! Obrigado por deixar-me concretizar este sonho to esperado, por mais essa vitria em minha vida! s TUDO pra mim, sem Ti Pai, nada sou...

Agradeo a minha me: Elvira Guedes Barros, que mesmo enferma e com grandes deficincias no se esquece de mim jamais, por todo amor de me concedido, suas bnos e seus ensinamentos, a meu pai: Ernesto Urias Barros (in memorian), que quando em vida esperava sempre ver um dos seus oito filhos, chegar ao nvel superior, a este exemplo de homem, pai e chefe de famlia ntegro, de corao agradeo os ensinamentos de vida que fazem parte da razo do meu sucesso, agradeo a minha querida irm Lcia Urias (in memorian), por todo amor a mim desprendido, que assim como nosso pai, onde estiverem com certeza esto orgulhosos por este pleito. A todos os demais familiares e parentes que torcem por

mim. Agradeo em especial s minhas trs filhas: Sarah, Dbora e Raquel, fontes de minha vida, razes das minhas lutas, fontes de orgulho. A vocs quero deixar meu esprito de batalha, que jamais esqueam que temos sempre um Pai Celestial a quem podemos recorrer e que Nunca desistam de lutar na vida, Nunca! Porm, jamais se venceu uma batalha sem uma grande retaguarda, sem um alicerce recheado de: amor, carinho, perdo, compreenso, dedicao, incentivos, renuncias, pacincias e o principal de tudo: amor de me e de esposa, a voc minha Cristiane (ungida pelo Senhor), meus agradecimentos especiais por mais esta vitria. Agradeo Aquela que a razo de todo o sucesso desta famlia a qual consagrei na hora do matrimnio, que tem o seu papel destacado no plano Divino, onde se registrou o maior contraste na histria da humanidade, quando o humano cuidou do Divino, a minha Me, sempre Virgem Maria, por toda intercesso e paz. Cubra-nos sempre com teu manto de amor e guarda-nos sempre na Paz do teu olhar... Me, Tu s magnfica!

Agradeo a Deus eternamente por ter me concedido uma famlia to abenoada, com esposa e filhas maravilhosas e por poderem festejar comigo essa alegria! Essa vitria no s minha essa VITRIA NOSSA! AMO VOCS!

A todos os colegas e amigos que conquistei na FUNDACEM durante todo esse tempo de convivncia e aprendizado. Muito obrigada por tudo!

A direo da FUNDACEM, em especial a Csar Montes pela oportunidade de estudo, por todo esse tempo de incentivo e auxlio, por toda experincia de vida que aprendi convivendo com vocs. Meu muito obrigado!

A todos os professores, por cada ensinamento, por cada dica, pela garra de estarem ali durante os finais de semana nos incentivando, nos mostrando a realidade e acreditando em ns. A todos os funcionrios da FUNDACEM por estarem sempre dispostos a nos atender! Muito obrigado!

Em especial quero agradecer aos meus amigos do Curso de Ps-Graduao, pelos meses maravilhosos que convivi ao lado de vocs. Obrigado por tudo.

Agradeo a todos que contriburam direta ou indiretamente na elaborao deste trabalho e na conquista alcanada. MUITO OBRIGADO!!!

Seja voc quem for, seja qual for a posio social que voc tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita fora, muita determinao e sempre faa tudo com muito amor e com muita f em Deus, que um dia voc chega l. De alguma maneira voc chega l. Ayrton Senna.

FUNDAO CSAR MONTES - FUNDACEM II CURSO DE ESPECIALIZAO EM DIREITO PBLICO E CONTROLE MUNICIPAL COM DOCNCIA NO MAGISTRIO SUPERIOR DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA PROFESSOR Dr: ANTONIO CARLOS RIBEIRO DA SILVA

JOO URIAS BARROS

CAPACITAO DAS COMISSES DE LICITAES PBLICAS

Salvador/BA Janeiro 2011

JOO URIAS BARROS

CAPACITAO DAS COMISSES DE LICITAES PBLICAS

Artigo Cientfico apresentado ao II Curso de PsGraduao em Direito Pblico e Controle Municipal com Docncia no Magistrio Superior da Fundao Csar Montes FUNDACEM, como requisito parcial a obteno do ttulo de especialista. Prof. Dr Antonio Carlos Ribeiro da Silva.

Salvador/BA Janeiro 2011


JOO URIAS BARROS Consultor de Licitaes e Contratos Pblicos urias.feira@gmail.com

Artigo Cientfico apresentado ao II curso de Ps-Graduao em Direito Pblico e Controle Municipal com Docncia no Magistrio Superior da Fundao Csar Montes FUNDACEM, como requisito parcial para obteno do ttulo do especialista.

Prof. Dr. Antonio Carlos Ribeiro da Silva. Coordenador Pedaggico e Docente de Metodologia da Pesquisa Cientfica.

RESUMO

As comisses de licitaes pblicas tem ao longo do tempo encontrado uma constante mudana no sistema legal que regulamenta a matria. Face ao exposto e dentro de toda a sua responsabilidade, dado ao curto perodo que as leis atribuem ao exerccio da funo, a capacitao insuficiente de muitos dos membros e as mudanas peridicas dos gestores, levam estes profissionais, a uma permanente necessidade de reciclagem, pois, a responsabilidade para tantos exorbitantes, diante do papel de executores licitatrios. imprescindvel frisar que tal qualificao implica positivamente nos resultados da organizao pblica e que o investimento na valorizao dos colaboradores essencial para o desempenho profissional nas esferas administrativas.

Palavras-chave:

As

Comisses

de

Licitaes

Pblicas.

Sistema

Legal,

Responsabilidade, Capacitao Insuficiente e Reciclagem.

ABSTRACT

A committee of public auctions over time has found an ever changing legal system that governs the matter. Given the above and within all his responsibility, given the short period that the laws give to the exercise, the inadequate training of many members and periodic changes of managers, these professionals lead to a permanent need to recycle because The responsibility for so many are exorbitant, given the role of executors bidding. It is imperative to note that this qualification has

positively the results of the organization and public investment in the exploitation of employees is essential to professional performance in the administrative spheres.

Keywords: Commissions Public Bidding. Legal System, Accountability, Training Low and Recycling.

INTRODUO

As leis que regem as licitaes pblicas esto sofrendo mudanas a cada dia que passa, os legisladores esto buscando e introduzindo novas e diferentes exigncias em seu meio, comprometendo de imediato os trabalhos destas comisses e demais profissionais correlatos os que por muitas vezes, so ignorados, ou melhor, desvalorizados pelo gestor pblico ao mesmo tempo em que lhe recai todas as responsabilidades perante os rgos fiscalizadores como: Poder Legislativo Municipal; Tribunal de Contas do Municpio (TCM); Tribunal de Contas da Unio (TCU); Controladoria Geral da Unio (CGU), Controladoria Interna; Ministrios Pblicos, dentre outros.

Nesta tica, tendo em vista a experincia adquirida ao longo de vrios anos neste meio pblico, pergunta-se: Os nossos gestores esto conscientes de tamanhas responsabilidades devidamente com o seu pessoal do corpo licitatrio perante a legislao para enfrentar o dia a dia? Os membros das Comisses de Licitaes, assim como Pregoeiros com a sua equipe de apoio e demais assessores jurdicos esto tendo a capacitao devida para desenvolverem seus trabalhos com segurana? H preocupao dos gestores em buscar consultorias especializadas? Nosso conhecimento demonstra que h gestores preocupados com a qualidade dos processos licitatrio, entretanto a maioria deles no preza em habilit-los.

comum observar presidentes e demais membros de comisses de licitaes regidos pela Lei Federal 8.666/93 e Lei Estadual 9.433/05, a quem a este legado lhes dado responsabilidades solidrias, buscar sempre apoio aqueles a quem julgam ter melhores conhecimentos, assim como o pregoeiro gerido pela Lei Federal 10.520/02 e decretos complementares, que responde isoladamente dentro da sua

10

comisso. Neste julgamento por muitas vezes empregado o neologismo achismo induzindo as falhas que em maiorias das vezes no so intencionais, demonstrando uma queda no rendimento do servio pblico. Lembramos que todos tendo sempre o dever de aplicar nos atos administrativos, os princpios da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Probidade, Publicidade e Eficincia, dentre tantos outros a que lhe faz parte de fato e de direito.

Neste nterim, existem vrios doutrinadores, vejamos o que diz a Promotoria de Justia do Maranho:
ESTADO DO MARANHO MINISTRIO PBLICO 4 Promotoria de Justia de Timon de Combate aos Crimes contra a Ordem Tributria e Econmica e de Defesa da Probidade Administrativa e do Patrimnio Pblico Dessa forma, o presidente e membros da comisso de licitao so os responsveis para examinar os documentos, visto que dirigem e julgam os procedimentos licitatrios e praticam os demais atos correlatos. Cabe a esses profissionais, no exerccio dessas funes, resguardarem o interesse pblico, garantindo presteza e produtividade na realizao de suas atribuies, o que resulta na otimizao dos recursos pblicos e no satisfatrio atendimento das necessidades do cidado. O agente pblico que compe a comisso de licitao tem a responsabilidade pelo fiel cumprimento da legislao referente Lei de Licitaes e Contratos. A responsabilidade administrativa prevista no art. 82, da Lei de Licitao, estende-se a todos os membros da comisso, ou seja, respondem solidariamente por todos os atos praticados pela comisso, salvo se houver posio individual manifestamente divergente, registrada em ata, conforme estabelecido nos arts. 25 2 e 51 3 da lei acima supramencionada. MINISTRIO PBLICO. 4 Promotoria de Justia. Denncia. Disponvel em: <www.ampem.org.br/userfiles/13722008.doc>. Acesso em: 10 Janeiro 2011.

A estes funcionrios lhes confere a importncia significativa no estudo do direito administrativo, com nfase no direito pblico.

Vale ressaltar um dos princpios constitucionais da Administrao Pblica: Enquanto na administrao particular lcito fazer tudo que a lei no probe, na Administrao Pblica s permitido fazer o que a lei autoriza. A lei para o particular significa "pode fazer assim"; para o administrador pblico significa "deve fazer assim". Ou seja: no h liberdade nem vontade pessoal dos administradores pblicos.

11

Em

sntese,

investimento

constante

na

profissionalizao

destes

colaboradores pblicos faz por si s, uma melhoria contnua na organizao, fazendo assim um grande diferencial.

Neste diapaso, vejamos o que um dos rgos fiscalizadores: Tribunal de Contas da Unio TCU, atravs de sua deliberao nos aconselha:
Acrdo 1182/2004 Plenrio Oportunize a todos os membros de Comisso de Licitao, e no apenas ao seu presidente, o necessrio e suficiente treinamento para o satisfatrio desempenho de suas atribuies legais, conforme os arts. 6, inciso XVI. 51, todos da Lei 8.666/1993.

Podemos ainda, frisar tal qual a importncia na qualidade dos membros. Chiavenato (2004), explica que as pessoas, no seu ambiente de trabalho, deixaram de ser simplesmente recursos (humanos) organizacionais e passaram a serem abordadas como seres capazes de transformar toda estrutura da empresa com sua inteligncia, conhecimento, habilidades, personalidades, aspiraes, percepes, entre outros fatores.

Outro renomado doutrinador na rea do direito pblico, Maral Justen Filho, na sua obra literria (2008), nos ensina:
necessrio que os membros da comisso de licitao tenham habilitao especfica para apreciar as propostas efetivadas. .... desejvel e usual que ao menos um dos integrantes tenham conhecimento jurdico que lhe permita adequar os atos praticados aos dispositivos norteadores da licitao... ... Ainda quando os membros da comisso no precisem ser especialistas, necessrio que tenham conhecimento tcnico-cientficos compatveis com as regras e exigncias previstas no ato convocatrio... A nomeao de membros tcnica e profissionalmente no habilitados para julgar o objeto da licitao caracteriza abuso de poder da autoridade competente. Se a Administrao impe exigncias tcnicas aos interessados, no pode invocar sua discricionariedade para nomear comisso destituda de condies para apreciar o preenchimento de tais requisitos. O agente que no est tcnica, cientfica e profissionalmente habilitado para emitir juzo acerca de certo assunto no pode integrar comisso de licitao que tenham atribuio de apreciar proposta naquela rea. JUSTEN FILHO, Maral. Comentrios a Lei de Licitaes e Contratos Administrativos. 12 ed. So Paulo: Dialtica, 2008.

12

Assim, a autoridade competente que investe no seu colaborador, est, investindo diretamente na qualidade do funcionalismo pblico, que responsvel pelo produto ou servio oferecido, estando satisfeito, passar a julgar melhor cada ato praticado, proporcionando um diferencial no zelo do dinheiro pblico.

Nossa inteno despertar aos gestores pblicos que exigem tanto das comisses de licitaes, a responsabilidade deles prprios perante a Lei de Responsabilidade Fiscal LRF, assim como todas as Leis das Licitaes, juntamente com todos aqueles que ocupam cargos ou funes dentro deste universo administrativo e que isto s poder ter xito com constantes reciclagens destas equipes.
Faamos a diferena. Ns precisamos evangelizar cada vez mais com a fora da diferena. Porque gente que faz o convencional, ns j temos. Gente que atinge as pessoas comuns, ns j temos. Ns precisamos encontrar mtodos, formas e pessoas que tenham facilidade de chegar naquele lugar que os convencionais no chegam. Padre Fbio de Melo

O PAPEL DA COMISSO DE LICITAO PBLICA

salutar observarmos a importncia da comisso de licitao na administrao pblica, porm, de suma relevncia a sua qualificao e capacitao dos seus membros. As Leis e os Decretos que as regem, trazem obrigaes de amplos entendimentos jurdicos, que assim, exige-se uma maior ateno no dia a dia destes profissionais.

Por outro lado, a propria lei alm de determinar curtos mandatos aos membros, o que dificulta uma boa qualificao profissional mediante tamanha

responsabilidade, ficam a merc da periodicidade das eleies, onde os chefes do poder executivo sempre mudam todas as comisses a seu bel prazer, sem nenhum critrio profissional, trazendo carncia administrao pblica.

13

Ao analisarmos como princpio a sua composio, a Lei estabelece apenas um nmero mnimo de membros e no h nmero mximo. A liberdade do gestor em pluralizar os membros, tem como objetivo reduzir as arbitrariedades e as intenes subjetivas. Assim, esta liberdade em majorar os nmeros dos componentes, frisa em dificultar possveis interesses particulares.

Todavia vale ressaltar que a responsabilidade do Presidente e demais membros regidos pela Lei Federal 8.666/93 e suas alteraes, completamente solidria, enquanto que o Pregoeiro responde isoladamente por qualquer ato praticado por ele e qualquer um dos componentes da equipe, regulamentados pela Lei Federal 10.520/02 e seus Decretos complementares.

O Doutrinador Maral Justen, nos esclarece em sua obra literria de 2009, que:
Lembre-se que os membros da equipe de apoio esto sujeitos s regras acerca de responsabilidade civil, penal e administrativa. Ainda que a eles no incumba poder decisrio, so responsveis por todas as aes e omisses que praticarem, no mbito de suas atividades. Mais do que isso, podero ser responsabilizados pessoalmente caso omitam-se a propsito de irregularidades que cheguem a seu conhecimento. Tendo cincia de qualquer desvio na conduta alheia, devero manifestar-se perante a autoridade competente, na primeira oportunidade disponvel.

Em seguida necessrio relatar que para se adquirir xito em qualquer que seja das modalidades licitatrias exigidas, de suma acuidade uma capacitao destes profissionais no campo do direito pblico. Acrescentamos que esta qualificao dever-se-ia ser iniciado desde o resultado das eleies, assim, para aqueles gestores que tenham o interesse em efetuar uma mudana radical nos membros das comisses, fato em que, diga-se de passagem, determinao de quase todos.

Como regra, os componentes devero ser agentes pblicos, integrados na mquina pblica. Salvo alguns casos excepcionais e tendo em vista peculiaridades especiais do objeto licitado, podero ser convidados terceiros para compor uma comisso especial. Entretanto, esses terceiros devero apresentar alguns requisitos

14

tcnicos que explique sua convocao para este fim. No excluindo os mesmos de todas as responsabilidades dos membros em exerccio.

No labutar do dia a dia, constatamos ser de extrema importncia todos os cursos necessrios. Do mesmo modo, registramos que: licitao se aprende na mesa de licitao. Esclarecemos: reprisamos a suma importncia em conhecimento legais das licitaes e a alta relevncia no ramo do direito, pois, no direito administrativo pblico, vrios outros ramos do direito interferem diretamente nas decises cotidianas. Logo, o que parecer ser, pode no ser.

Os estudos efetuados nos rgos pblicos nos trouxeram vrias constataes deste despreparo de muitas comisses. Deparamos-nos com pessoal totalmente leigo no conhecimento especfico (a maioria das comisses), ficando por muitas vezes a deriva e sempre tendo algum espertinho tentando-lhes ensinar de forma a buscar seus prprios interesses. Prefeitos que tem pavor a burocracia e se acham por serem chefes do Poder Executivo, que podem tudo. Entretanto, frisamos sempre que ns somos escravos da lei, no adianta s querer, o importante ver as limitaes das leis.

Neste meio de extraordinria importncia um assessor jurdico para um bom acompanhamento do cotidiano do setor, alm da procuradoria para julgamento dos casos em que de tal modo lhe couber, assim como os vistos nas minutas dos editais, de contratos e pareceres.

Em adio a carncia de pessoal qualificado, notamos tambm uma gama de assessores jurdicos despreparados, at procuradores totalmente confusos em seus pareceres licitatrios, deixando mquina pblica com carncia jurdica especfica no tocante as licitaes pblicas.

Em outras palavras, todos os membros e demais assessores jurdicos, devem ter conhecimento na nossa Constituio Federal; na Lei Federal 8.666/93 e todas as suas alteraes; Lei Complementar 123/06 e o Decreto Federal 6.204/07; Lei

15

Federal 12.232/10; Lei Federal 10.520/02 e seus Decretos: 3.555/00; 5.450/05 e 5.504/05. E, quando couber sua Lei Estadual e/ou Municipal.

1.1 FUNDAMENTAES LEGAIS


Determina a lei 8.666/93, no seu Art. 51:
4 A investidura dos membros das Comisses permanentes no exceder a 1 (um) ano, vedada a reconduo da totalidade de seus membros para a mesma comisso no perodo subseqente. (grifo nosso).
o

Na opinio de Maral Justen Filho, na sua obra literria de 2008:


A Lei busca evitar o continusmo no exerccio da atividade de membro de comisso de licitao. O 4 reflete a preocupao em eliminar o risco de desmandos. A Lei presume que a rotatividade na composio das comisses permanentes reduz a possibilidade de abusos ou atitudes reprovveis.

Neste diapaso, afirma o mesmo que a Lei permite a reconduo de parte dos membros da comisso, pois, existe o vocbulo totalidade. A vedao incide sobre a reconduo de todos os membros da comisso.

Tambm sob nossa ptica, seria de extremo prejuzo administrao pblica o investimento em qualificao dos membros e em um curtssimo espao de tempo ter que substitu-los totalmente, logo no h desculpa para gestor nenhum deixar de investir em cursos especficos, assim como, contratar consultorias qualificadas para acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos, fato em que a equipe teria uma assistncia integral no dia a dia.

Vale salientar, que a responsabilidade dos membros da comisso de licitao, tendo em vista que a mesma delibera em conjunto, todos os seus componentes tem o dever de cumprir a Lei e defender as funes atribudas ao rgo correspondente. A propsito, cada membro da comisso tem a obrigao de opor-se conduta dos demais integrantes quando tendenciosa. Se o mesmo por negligncia, manifesta sua

16

concordncia com ato viciado, torna-se responsvel pelas conseqncias. Entretanto, se adotou as prudncias necessrias e o vcio era insignificante no obstante a diligncia empregada, no h responsabilidade pessoal.

A propsito, a Lei determina que a ciznia seja narrada em ata. Vejamos o que nos diz a Jurisprudncia do TCU:
Os membros das comisses de licitao respondero solidariamente por todos os atos praticados pela Comisso, salvo se posio individual divergente estiver devidamente fundamentada e registrada em ata lavrada na reunio em que tiver sido tomada a deciso. (Acrdo n 739/2007, 1 C., rel. Min. Augusto Nardes)

A respeito do Mandato de Pregoeiro e sua equipe de apoio, na literatura de Jair Eduardo Santana (2006), vamos encontrar o seguinte esclarecimento: Art.51, 4 (destacado ao longo deste trabalho) da Lei 8.666/93, no vale para o pregoeiro e equipe de apoio regido pela Lei 10.520/02, destarte que no imps regra semelhante designao desta equipe. Inexistindo at o ano de 2005, mandato e prazo certo para investidura do pregoeiro e equipe de apoio, aconselhando-se neste horizonte temporal o rodzio.

Ao passo que podemos relatar que a equipe de apoio no se equipara comisso de licitao. Em uma viso equivalente, observaramos que esta ltima um rgo colegiado, munido de capacidade decisria. Enquanto que o Pregoeiro responde isoladamente por qualquer ato praticado, possuindo soberania nas decises.

Por fim, surge o Decreto 5.450/05, registrando no seu Art. 10, 3:


A designao do pregoeiro, a critrio da autoridade competente, poder ocorrer para perodo de um ano, admitindo-se recondues, ou outra licitao especfica.

Normatizando assim, o perodo do mandato do Pregoeiro e por analogia a sua equipe de apoio, fato em que uma vez flexibilizando a sua reconduo, administrao faria jus ao investimento desprendido com cursos de capacitao para o exerccio das atribuies, ao passo que para exercer o referido cargo,

17

imprescindvel estar habilitado. Inteligncia do inciso IV, Pargrafo nico do Decreto 3.555/00, o qual relata que somente poder atuar como pregoeiro o servidor que tenha realizado capacitao especfica para exercer a atribuio. Ratificando que esta exigncia faz-se necessria, ademais o gasto com o dinheiro pblico ato serssimo que emana de rgido cuidado no trato, especialmente no que tange a aquisies e contrataes pblicas.

Quando

falamos

dos

atos

praticados por

estes

gestores

pblicos,

comprovamos conforme determina a Lei Federal 12.016/09 e muito bem esclarecido pelo doutrinador Alexandre de Moraes na sua 25 edio, intitulada: Direito Constitucional, que judicialmente so os agentes pblicos que respondem diretamente e no a pessoa jurdica para quem prestam os servios. Os mandados de segurana so impetrados contra os atos de quem os praticou. Vejamos:
O mandado de segurana uma ao constitucional, de natureza civil, cujo objeto a proteo de direito lquido e certo, lesado ou ameaado de leso, por ato ou omisso de autoridades pblicas ou agentes de pessoas jurdica no exerccio de atribuies do Poder Pblico. (grifos nosso)

Desta forma, de grande importncia um aprofundamento deste tema para comunidade acadmica, principalmente a rea Administrativa.

importante que os administradores percebam que a capacitao humana indispensvel, conforme Maral (2008), os integrantes dos cargos devem possuir habilidades: personalidade extrovertida, conhecimento jurdico e tcnico razoveis, raciocnio gil e esprito esclarecido. Fato posto, o seu empreendimento s ter sucesso, se todos os membros forem valorizados. Desse modo, de extrema significncia anlise dos fatores de capacitao profissional, no s por exigncia legal, mais pelas responsabilidades exercidas.

Diante disso, justifica-se o tema que abordamos, devido a uma grande parcela de gestores que ainda no investem continuamente nos seus colaboradores.

18

CONSIDERAES FINAIS

Neste trabalho foi discutida a problemtica sobre a qualificao dos membros e assessores jurdicos que compem as comisses de licitaes a busca pelo bem-estar organizacional, e pelo desgnio de diminuir os efeitos negativos sobre os colaboradores que por muitas vezes so alvos de atitudes suspeitas, quando na realidade as infraes cometidas foram meramente falhas de incapacidades profissionais. Ressaltando as grandes responsabilidades deles e dos prprios gestores perante as Leis que os regem.

O objetivo deste trabalho foi poder diagnosticar as fragilidades que so expostas os profissionais desta rea especfica e conscientizar os chefes dos poderes executivos que alm de suas responsabilidades solidrias com os atos praticados devem tambm ter uma preocupao constante nas suas reciclagens.

Foi identificado neste trabalho que por muitas vezes, cobra-se bastante das comisses e no se pensa em qualific-las, fator que deveria ser de maior prioridade relacionado pelos gestores. Pois, o universo das Leis e Decretos que regem a matria extenso.

Objetivando um melhor resultado administrativo, bem como, um melhor desempenho dos seus responsveis, o poder executivo poderia no mnimo contratar consultorias especialzadas para assessorar todas as comisses de licitaes, dando-lhes mais seguranas em seus trabalhos.

Assim, de acordo com o que foi visto neste trabalho ficou claro que o investimento nestes profissionais pode se tornar um diferencial para o rgo executor, de modo que um funcionrio motivado e satisfeito com o ambiente organizacional, estar mais empenhado na realizao das suas atividades, maximizando e valorizando os resultados da organizao.

19

REFERNCIAS

FURTADO, Lucas Rocha. Curso de Licitaes e Contratos Administrativos. 2 ed. rev. e ampl. Belo Horizonte: Frum, 2009.

JUSTEN FILHO, Maral. Comentrios a Lei de Licitaes e Contratos Administrativos. 12 ed. So Paulo: Dialtica, 2008.

MINISTRIO PBLICO. 4 Promotoria de Justia. Denncia. Disponvel em: <www.ampem.org.br/userfiles/13722008.doc>. Acesso em: 10 de janeiro 2011.

MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 25 ed. Rev. e atualiz. So Paulo: Atlas S.A., 2010.

VIEIRA, Evelise Pedroso Teixeira Prado. Lei de Licitaes e Contratos da Administrao Pblica Comentada. So Paulo: Verbatim, 2010. SANTANA, Jair Eduardo. Prego Presencial e Eletrnico. Belo Horizonte: Frum, 2006.

Das könnte Ihnen auch gefallen