Sie sind auf Seite 1von 5

QUESTO 1 Em pesquisa de inteno de voto para prefeito do Rio de Janeiro, realizada no fim de setembro de 2012, o IBOPE apresentou os resultados

segmentados por nvel de escolaridade, conforme apresentado na tabela a seguir. Como voc avalia a relao entre preferncia eleitoral e o nvel educacional nessa eleio? IBOPE INTENES DE VOTO PARA PREFEITO DO RIO DE JANEIRO (2012)
CANDIDATOS EDUARDO PAES MARCELO FREIXO OUTROS AT 4 134 16 14 5 A 8 140 29 18 E. MDIO 259 72 31 SUPERIOR 156 100 20

FONTE. IBOPE, INTENO DE VOTO PARA PREFEITO DO RIO DE JANEIRO, DIVULGADA EM 4 DE OUTUBRO. DISPONVEL NO STIO: http://eleicoes.ibope.com.br/Paginas/Eleicoes2012.aspx. QUESTO 2

A Pesquisa Nacional por Amostragem Familiar (PNAD), realizada em 2008, apresenta a seguinte tabela relacionando a mdia de anos de estudo de acordo com a cor dos entrevistados, em todas as regies do pas. possvel perceber alguma relao entre a cor dos entrevistados e a mdia de anos de estudo? PNAD 2008 - MDIA DE ANOS DE ESTUDO POR REGIES GEOGRFICAS SEGUNDO A COR DOS ENTREVISTADOS REGIES 1 2 3 4 5 BRANCA 7,7 6,9 8,6 7,9 8,3 PRETA 6,2 5,7 6,9 6,6 6,6 disponvel PARDA 6,6 5,6 7,0 6,4 6,9 no stio:

FONTE. IBGE, PNAD 2008, http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao .

Resoluo A estatstica de Qui-quadrado tem como objetivo avaliar a associao entre duas variveis qualitativas. A tabela cruzada apresentada permite inferir associao atravs da contagem de freqncias das categorias (nesse caso, preferncia eleitoral e escolaridade). A anlise de qui-quadro se baseia em uma comparao entre os dados reais e os dados obtidos seguindo a hiptese de no-associao (ou seja, independncia) entre as variveis. O primeiro passo, portanto, construir essa tabela hipottica. Primeiramente, somamos o total pessoas em cada uma das linhas (candidatos) e colunas (faixas de escolaridade). A hiptese de no associao, nesse caso, significa que a preferncia eleitoral simplesmente no afetada pelo nvel de escolaridade. Se sabemos, portanto, que 70% dos entrevistados escolheram Eduardo Paes, ento devemos esperar que tambm 70% dos 164 entrevistados que concluram at a quarta srie tambm tenham escolhido esse candidato ( seguinte tabela:
CANDIDATOS EDUARDO PAES MARCELO FREIXO OUTROS TOTAL AT 4 114 36 14 164 5 A 8 130 41 16 187 E. MDIO 252 79 30 362 SUPERIOR 192 60 23 276 TOTAL 689 216 83 988 PROP. 0,70 0,22 0,08

)1. Aplicando o mesmo raciocnio para todos os campos, obtemos a

Em suma, partindo da hiptese de no associao, a proporo de eleitores de cada um dos candidatos ser sempre a mesma em qualquer nvel educacional. Para a anlise de Qui-Quadrado, quanto mais distantes estiverem os valores da tabela real em relao a tabela hipottica, maior ser a associao entre as variveis. A estatstica de Qui-quadrado consiste na soma dos quadrados das diferenas entre a freqncia esperada e a freqncia observada, divididos pela freqncia esperada. Matematicamente: ( )

Apenas para exemplificar, podemos ilustrar calculando o desvio da votao de Eduardo Paes entre os eleitores com at a quarta srie:

Com arrendodamento.

A soma dessa operao, para todas as clulas, consiste na estatstica de Qui-Quadrado. Mais adiante, quando forem introduzidos conceitos de testes de hipteses, conseguiremos determinar se esses valores so altos o bastante para afirmarmos se existe relao entre as duas variveis na populao. Por ora, podemos tanto comparar a freqncia esperada e a freqncia observada para cada clula, como podemos comparar o desvio em relao a freqncia esperada em cada caso (como no exemplificado acima). Fazendo aquela operao para cada clula, obtemos os desvios em relao ao valor esperado, que uma medida comparvel entre as diversas clulas. Ou seja, na prtica, valores mais altos significam maior associao entre as variveis. (Lembrando que a anlise desses dados apenas uma curiosidade e que a estatstica de Qui-quadrado o somatrio desses valores).
ENSINO MDIO 0,19 0,76 0,02

CANDIDATO EDUARDO PAES MARCELO FREIXO OUTROS

AT 4 3,40 11,03 0,00

5 A 8 0,67 3,31 0,33

SUPERIOR 6,75 25,57 0,46

QUI-QUADRADO

52,5

Como a operao matemtica elevou ao quadrado a diferena entre a freqncia esperada e a observada, acabamos perdendo o sinal da associao entre as variveis. Mesmo assim, podemos dizer que nessa amostra, a associao mais forte ocorre entre os eleitores com nvel superior e que escolheram o candidato Marcelo Freixo: eram esperados 60 eleitores com nvel superior apoiando esse candidato, mas a freqncia real foi de 100 eleitores.

QUESTO 2 O objetivo principal da Anlise de Varincia avaliar se a varivel categrica (qualitativa) capaz de explicar a variao de uma varivel quantitativa. No nosso problema, a varivel categrica a cor do entrevistado e a varivel quantitativa a mdia de anos de estudo. Cada regio do pas possui uma mdia de anos de estudo para cada uma das cores declaradas pelos entrevistados. Antes de entrar na parte matemtica, podemos intuitivamente concluir que, se a cor for um fator explicativo importante, a diferena entre os grupos (segmentados por cor) deve ser alta e a variao dentro de cada grupo dever ser pequena. Num caso limite, se a cor fosse o nico fator a determinar a mdia de anos de estudo, em todas as regies as mdias de anos de estudo dentro de cada grupo (cor) seriam as mesmas. Nesse mesmo caso, a nica variao observada seria entre os grupos, pois cada cor teria uma mdia especfica (que no variaria segundo a regio). Um primeiro passo para calcular a variao explicada calcular variao total. A variao total nada mais que a varincia multiplicada pelo total de casos. Ou seja, basta calcular a mdia geral (levando em conta todos os casos) e depois fazer o somatrio do quadrado da diferena entre cada um dos valores e a mdia. REGIES 1 2 3 4 5 MDIA BRANCA 7,7 6,9 8,6 7,9 8,3 7,88 PRETA 6,2 5,7 6,9 6,6 6,6 6,4 PARDA 6,6 5,6 7 6,4 6,9 6,5 6,92

Matematicamente, teramos: ( 6,9, ento nosso clculo seria: ( ) ( ) ( ) ( )

) . Exemplificando, a mdia de todos os casos ) . ( ) ( ) (

Como o nome da estatstica indica, o poder explicativo da varivel categrica ser dado pela anlise da varincia. Essa anlise consiste na diviso da variao total em duas partes, a saber, a variao intergrupos e a variao intragrupos. A variao intergrupos consiste no somatrio da diferena entre a mdia geral e a mdia de cada grupo (elevada ao

quadrado), multiplicado pelo total de observaes de cada grupo. Matematicamente: teramos:

O primeiro passo para calcular a variao intergrupos calcular a mdia de cada grupo. Nessa caso, a mdia de anos de estudo por regies de 7,9 (para o grupo dos entrevistados brancos) e 6,4 para o grupo de negros e tambm 6,5 para o grupo de pardos. Nesse caso, o calculo seria: ( ) ( ) ( )

Se a variao total e igual a soma da variao intergrupos mais a variao intragrupos, ento a variao intragrupos ser: .

Finalmente, podemos calcular a reduo proporcional de erro de predio, que consiste na proporo da variao total que pode ser explicada pela varivel categrica (no nosso caso, cor do entrevistado). .

Das könnte Ihnen auch gefallen