Sie sind auf Seite 1von 7

- UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA INDUSTRIAL METALRGICA DE VOLTA REDONDA PROFESSORA: SALETE SOUZA DE OLIVEIRA BUFFONI DISCIPLINA:

RESISTNCIA DOS MATERIAIS

Carregamentos Combinados
Introduo Em muitas estruturas os membros devem resistir a mais de um tipo de carregamento. Observe as estruturas apresentadas na Figura 1. Conhecidos como carregamentos combinados, situaes similares a essas ilustradas na Figura 1 ocorrem em uma variedade enorme de mquinas, construes, veculos, ferramentas etc.

Figura 1 - Exemplos de estruturas submetidas a carregamentos combinados: (a) Viga perfil I sustentada por um cabo com carregamento axial e fletor combinados. (b) Vaso de presso cilndrico sustentado como uma viga e (c) Eixo em toro e flexo combinadas. Gere (2003)

Um membro estrutural submetido a carregamentos combinados pode com freqncia ser analisado superpondo-se as tenses e deformaes causadas por cada carregamento agindo separadamente.

Condies: - As tenses e deformaes devem ser funes lineares das cargas aplicadas, que por sua vez exigem que o material siga a lei de Hooke e os deslocamentos permaneam pequenos.

Salete Souza de Oliveira Buffoni

- As tenses e deformaes devido a um carregamento, no devem ser afetadas por outros carregamentos.

Estruturas comuns satisfazem essas condies e por isso o uso da superposio bastante comum em engenharia.

Mtodo de Anlise

1- Selecione um ponto da estrutura em que as tenses e as deformaes devem ser determinadas. (O ponto geralmente selecionado em uma seo transversal em que as tenses so grandes, como uma seo transversal onde o momento fletor apresenta seu valor mximo). 2- Para cada carregamento na estrutura determine as resultantes de tenso na seo transversal contendo o ponto selecionado. (As resultantes de tenso possveis so uma fora axial, um momento de toro, um momento fletor e uma fora de cisalhamento). 3- Calcule as tenses normais e de cisalhamento no ponto selecionado devido a cada uma das resultantes de tenso. Se a estrutura um vaso de presso, determine as tenses devido a presso interna. (As tenses so encontradas a partir das frmulas deduzidas. Por exemplo:
= P A , = T I P , = My I , = V bh e = pr t ).

4- Obtenha as tenses x , y e xy agindo em um elemento de tenso no ponto. 5- Determine as tenses principais e as tenses de cisalhamento mximas no ponto selecionado, usando as equaes de transformao de tenso ou o crculo de Mohr. 6- Determine as deformaes no ponto a partir da Lei de Hooke para tenso plana. 7- Escolha pontos adicionais e repita o processo.

Salete Souza de Oliveira Buffoni

Exerccios: 1- Analisar uma barra engastada com seo transversal circular submetida a carregamentos combinados como a Figura 2.

Figura 2 - Barra engastada submetida a toro e flexo combinadas: (a) Carregamentos agindo na barra. (b) Resultantes de tenso em uma seo transversal e (c) Tenses nos pontos A e B. Gere (2003)

Figura 3 - Elemento de tenso no ponto A. Gere (2003)

Salete Souza de Oliveira Buffoni

Figura 4 - Elemento de tenso no ponto b. Gere (2003).

2- Um eixo do rotor de um helicptero gira as ps do rotor que fornecem a fora de sustentao para sustentar o helicptero no ar, Figura 5.a. Como conseqncia, o eixo submetido a uma combinao de toro e carregamento axial, Figura 5.b. Para um eixo de 50 mm de dimetro transmitindo um torque T=2,4 kN.m e uma fora de trao P=125 kN, determine a tenso de trao mxima, tenso de compresso mxima e a tenso de cisalhamento Mxima do eixo.

Figura 5- Eixo do rotor de um helicptero (fora axial e de toro combinadas). Gere (2003) Resposta: 1 = 135 MPa , 2 = 71 MPa , max = 103 MPa

Salete Souza de Oliveira Buffoni

Estudar os exemplos resolvidos do Gere, Exemplo 8.5 pgina 431, Exemplo 8.6 pgina 431 3- Um poste tubular de seo transversal quadrada sustenta uma plataforma horizontal, Figura 6. O tubo tem dimenso externa b=6 in. e espessura de parede t =0,5 in. A plataforma tem dimenses 6,75 in. X 24,0 in. e sustenta uma carga uniformemente distribuda de 20 psi agindo sobre a superfcie superior. A resultante dessa carga distribuda uma fora vertical P1: P1 = (20 psi )(6 ,75 in. X 24 ,0 in.) = 3240 lb . A fora age no ponto mdio da plataforma que est a uma distncia d=9 in. do eixo longitudinal do poste. Uma segunda carga P2=800 lb age horizontalmente no poste na altura h=52 in. sobre a base. Determine as tenses principais e as tenses de cisalhamento mximas nos pontos A e B na base do poste devido as cargas P1 e P2. Resposta: Ponto A : 1 = 0 , 2 = 4090 psi , max = 2050 psi Ponto B : 1 = 14 psi , 2 = 1870 psi , max = 944 psi

Figura 6 Cargas em um poste (carga axial, fletora e de cisalhamento combinadas). Gere (2003).

Salete Souza de Oliveira Buffoni

Soluo

Figura 7 Soluo para o exerccio 3. Gere (2003).

Figura 8 Notao para um elemento em tenso plana. Gere (2003).

Salete Souza de Oliveira Buffoni

Referncias Bibliogrficas:
1. BEER, F.P. e JOHNSTON, JR., E.R. Resistncia dos Materiais, 3. Ed., Makron Books, 1995. 2. Gere, J. M. Mecnica dos Materiais, Editora Thomson Learning 3. HIBBELER, R.C. Resistncia dos Materiais, 3. Ed., Editora Livros Tcnicos e Cientficos, 2000.

Observaes: 1- O presente texto baseado nas referncias citadas. 2- Todas as figuras se encontram nas referncias citadas.

Salete Souza de Oliveira Buffoni

Das könnte Ihnen auch gefallen