Sie sind auf Seite 1von 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JLIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE CINCIAS HUMANAS E SOCIAIS

DISCIPLINA: Economia Poltica CURSO: Relaes Internacionais 2 ano RESUMO: KEYNES, J. M. A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda. So Paulo: Nova Cultural, 1996. P. 159 - 179 e 219 - 235.

Ao inicio do captulo 17, Keynes afirma a relao entre a taxa de juros e o emprego, logo que o aumento desta taxa torna os retornos menos rentveis, agindo sobre o nvel da eficincia marginal (definida por Keynes como a relao entre o rendimento esperado de um investimento e seu custo de reposio, ou seja, o lucro). A taxa de juros aqui citada consiste na porcentagem de valorizao de um bem a prazo, de modo que cada bem possui sua taxa de juros, existindo assim a taxa-trigo de juros ou a taxa-casa de juros. A pergunta levantada pelo autor a partir desta concluso que, se essas taxas so anlogas no sentido de que todas podem ser usadas para calcular a eficincia marginal do capital, qual se torna o diferencial da taxa monetria de juros ao ponto da produo e do emprego estarem vinculados a ela? O autor ento conceitua a taxa de juros, admitindo que ela medida pelo rendimento que o bem gera, pelo custo de manuteno do bem, e pela liquidez que este possui. Aplicando este conceito sobre a moeda, conclui-se que ela possui um rendimento nulo, um custo de manuteno insignificante, porm um prmio de liquidez substancial. (KEYNES, 1973, p. 219), e que seu principal diferencial o fato de sua liquidez exceder em muito sua manuteno (a relao oposta encontrada na maior parte dos bens). A oferta quase fixa de moeda, ou seja, sua inelasticidade de produo (ela s pode ser cunhada pelo Estado), somada ao fato de que ela no substituvel por quase nenhum outro bem como valor de troca, completam, junto liquidez, os fatores para a importncia da moeda e de sua taxa correspondente de juros. No captulo 13 tem como objetivo examinar a taxa de juros, determinada como a recompensa da renncia liquidez por um perodo determinado (KEYNES, 1973, p. 162), ou ainda, a relao entre a quantidade de dinheiro e a preferncia pela liquidez, de modo que a alterao da taxa de juros influi na preferncia pela liquidez no sentido inverso. (em termos matemticos: juros = quantidade de dinheiro/preferncia pela liquidez).

Se a taxa de juros uma recompensa, por que ento ainda existe uma preferncia pela liquidez? A resposta a esta pergunta se encontra na necessidade de possuir moeda para efetuar transaes, incerteza dos juros, alm do medo quanto necessidade de liquidez antes do trmino do tempo de aplicao. Por fim, no captulo 12, investigado os fatores determinantes sobre a renda esperada de um ativo. Entre tais fatores, podem ser citados: procura pelo bem, salrio e o gosto do consumidor. Porm, em um ativo de longo prazo, pouco temos sobre as condies destas variveis no futuro, e a falta de previso nos leva a avali-la nas condies atuais, esperando que elas se mantenham at a data pstuma, ou seja, muito depende da confiana. A partir da ltima acepo, inferimos que o volume de investimento depende da taxa de juros e do estado de confiana (depende tambm da eficincia marginal, mas como esta determinada pelo estado de confiana, aqui no se trata de dois fatores, mas apenas um: a confiana). E este investimento estar seguro enquanto no houver uma mudana no panorama analisado inicialmente. O advento da bolsa de valores permitiu que os investimentos pudessem ser, baseados nos critrios j comentados, avaliados e reavaliados constantemente. Infelizmente, a possibilidade do ingresso de pessoas sem conhecimento, as pequenas flutuaes, a psicologia de massa, a especulao, entre outros aspectos, tornam mais precrio o mercado de aplicaes. Balanceando de certo modo essa instabilidade, a bolsa de valores cria um sentimento de liquidez que estimula os investimentos, alm de no demonstrar muitas variaes nos investimentos de longo prazo a ponto de torn-los indesejveis. Em fim, gostaria de terminar essa resenha com uma citao pertinente anlise dos efeitos da especulao sobre os investimentos:
Os especuladores podem no causar dano quando so apenas bolhas num fluxo constante de empreendimento; mas a situao torna-se sria quando o empreendimento se converte em bolhas no turbilho especulativo. (KEYNES, 1973, p. 155-156).

REFERNCIA BIBLIOGRFICA: KEYNES, J. M. A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda. So Paulo: Nova Cultural, 1996. P. 159 - 179 e 219 - 235.

Das könnte Ihnen auch gefallen