Sie sind auf Seite 1von 23

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLGIA DO RIO GRANDE DO NORTE

UNIDADE DE NATAL/RN

GERENCIA DA INDSTRIA

CURSO TCNICO INTERGRADO DE MECNICA

DISCIPLINA: SISTEMAS TRMICOS

PROFESSOR: WALN DE OLIVEIRA

TERMODINMICA Objetivos: Permitir ao aluno conhecer os princpios e conceitos que fundamentam a termodinmica e suas aplicaes no campo de energia. Os princpios bsicos das cincias trmicas so definidos atravs do estudo de trs disciplinas bsicas, que so: Termodinmica, Transmisso de Calor e Mecnica dos Fluidos. As trs cincias trmicas esto intimamente relacionadas. A cincia trmica mais bsica a Termodinmica que, em associao com as leis da dinmica, proporciona o conhecimento sobre o qual se desenvolvem as relaes usadas no estudo da Transmisso de Calor e da Mecnica dos Fluidos. A termodinmica a mais conceitual que as duas outras cincias trmicas em muitos aspectos. Na anlise termodinmica pouca ateno dirigida para o mecanismo real usado para transportar o fluido de uma posio para outra ou ainda, para o projeto do equipamento que vai transformar uma forma de energia em outra por um dado processo termodinmico. Como exemplo, temos o desempenho do ciclo de refrigerao de um refrigerador domestico no depende apenas das condies de operao estabelecidas atravs de uma anlise termodinmica do ciclo, mas dependem tambm da habilidade de se projetar os componentes para se desempenhar as condies de operaes desejadas. O projeto condensador, evaporador, compressor e da vlvula de controle de fluxo baseado em princpios de Transferncia de Calor e da Mecnica dos Fluidos. O tcnico que detm conhecimentos bsicos dos fundamentos da Termodinmica, da Transmisso de Calor e da Mecnica dos Fluidos est, portanto, em uma posio privilegiada para analisar os problemas relacionados com a energia (Calor). Termodinmica Clssica Conceitos fundamentais: 1.1. Termodinmica: a cincia que trata do calor e do trabalho e das propriedades das substncias por elas relacionadas. A Termodinmica Clssica estuda as conceituaes e as manifestaes dos fenmenos fsicos e qumicos, aos quais so aplicveis as 1 a e 2a Leis da Termodinmica. A Termodinmica pode ser aplicada a todos os sistemas para quais so corretas as leis que lhe servem de base. A Termodinmica baseia-se em dois princpios (ou leis fundamentais): Primeiro princpio: o da conservao de energia, o principio quantitativo; Segundo princpio: o da irreversibilidade natural dos processos, um principio qualitativo. 1.1.2. Sistema Termodinmico Um sistema termodinmico definido como a quantidade de massa escolhida para a anlise termodinmica. O sistema separado da vizinhana pela fronteira. O objetivo em termodinmica determinar as transferncias de energia e, portanto, as mudanas de estado do sistema. importante frisar que apenas energia cruza a fronteira do sistema e esta energia se apresenta nas seguintes formas: Calor e Trabalho.

No sistema termodinmico, como sendo uma parcela do universo, sujeito observao, circunscrito por fronteiras definidas, podem ser ideais, fixa ou moveis. A regio que fica em torno do sistema constitui a vizinhana ou exterior. Diz-se que um sistema, juntamente com suas vizinhanas, constitui um universo. Podemos distinguir trs tipos se sistemas: a) Sistema fechado: um sistema em que no h troca de matria com a vizinhana, ou seja, no existe passagem de massa atravs destas. b) Sistema aberto: um sistema atravs de cujas fronteiras ocorre um fluxo de massa. Obs.: cada um destes sistemas pode ter energia fluindo atravs das fronteiras. c) Sistema isolado: aquele cujas s fronteiras so impermeveis s vizinhanas, ou seja, atravs delas no h nem um fluxo de massa de energia.

1.1.3. Superfcie e volume de controle Com os sistemas abertos definimos, em geral, a fronteira como uma superfcie de controle e volume subentendido pela fronteira como o volume de controle. Assim, o volume de controle pode ser definido como volume no espao sobre o qual se tem interesse de efetuar uma investigao ou estudo particular. A massa da substncia operante, dentro do volume, pode ser constante, como no caso do motor de um automvel, ou pode ser varivel, como no caso de um pneumtico.

Fig. 1.2: Exemplo de um sistema aberto 1.1.4. Estado de um sistema. Propriedades O estado de um sistema termodinmico especificado pelos valores de certas grandezas mensurveis experimentalmente chamadas de variveis de estado ou

propriedades. Exemplos de propriedades so: a temperatura de um sistema, a presso exercida por ele e o volume que ocupa. Uma propriedade termodinmica pode ser qualquer caracterstica observvel de uma substancia. As propriedades so geralmente divididas em duas classes gerais: a) Intensivas: So aquelas que no dependem da quantidade de massa do sistema. Ex.: temperatura(T), presso(P), densidade(D), volume especifico (v), etc. b) Extensivas: So aqueles que dependem diretamente da quantidade de massa. Ex.: massa e o volume total. Obs.: o estado termodinmico de uma substncia fica definido pelo conhecimento de dois parmetros de estado, como por exemplo, presso e temperatura ou presso e volume especfico. 1.1.5. Transformaes Termodinmicas Chama-se transformaes termodinmicas, a variao de pelo menos um dos parmetros de estudo. Por exemplo, gua a temperatura de 28C, se aquecida a 30C, passou por uma transformao termodinmica. Consideram-se dois de transformaes: a) Transformao real b) Transformao aparente. Ex.: Uma pea metlica que se oxida com o tempo, uma transformao real; uma pea metlica que se oxidou pode ser recuperada e se apresentar como nova, uma transformao aparente. As transformaes aparentes no so propriamente transformaes termodinmicas. As transformaes reais acarretam uma variao dos parmetros de estado, tais como: presso, volume ou temperatura. A figura 1.3 mostra a situao de uma transformao real e irreversvel.

1.1.6. Mudana de estado - Processos ou ciclos Um sistema sofre (ou executa) um processo quando ele muda de um estado para outro. O vrio estado intermedirios atravs do qual o sistema passa durante o seu percurso do estado inicial para o estado final constitui o caminho deste processo. Uma srie de processos pode ser executada de tal forma que o sistema retorne ao seu estado inicial. Essa srie d processos constitui um ciclo termodinmico.

Por exemplo, quando removido um dos pesos sobre o mbolo da fig. 1.5, o mbolo se eleva e uma mudana de estado ocorre, pois a presso decresce e o volume especfico aumenta. O caminho definido pela sucesso de estados atravs do qual o sistema passa chamado processo.

Fig. 1.5. Exemplo de um sistema que pode passar por um processo de quase equilbrio. Vrios processos so descritos pelo fato de uma propriedade se manter constante. O prefixo ISO usado para tal. Um processo isotrmico um processo temperatura constante; um processo isobrico um processo presso constante e um processo isovolumtrico (ou isomtrico) um processo a volume constante. Quando um sistema, em um dado estado inicial, passa por certos nmeros de mudanas de estados os processos e finalmente retorna ao estado inicial, o sistema executa um ciclo. Dessa forma, no final de um ciclo, todas as propriedades, tm o mesmo valor inicial. Por exemplo, o valor dgua que circula atravs de uma instalao a vapor executa um ciclo. 1.1.7 - Volume especfico (v) O volume especfico de uma substncia como o volume por unidade de massa. V= V(m3) m(kg) A densidade de uma substncia () definida como a massa por unidade de volume. = m (kg) / V (m3) A densidade relativa de uma substncia () uma relao entre massa (de iguais volumes) da substncia considerada e a massa da gua ou a relao entre os volumes especficos (da substncia considerada e da gua). = massa (subs) (1litro) / massaH2O (1litro) 1.1.8. Presso A presso a quantidade de fora por unidade de superfcie. Em outras palavras, presso ou intensidade de presso fora total aplicada numa rea, onde esta presso est sendo aplicada. Pabs = Patm + Pmam [Pa] onde Pabs = Presso absoluta [Pa]

Patm = Presso atmosfrica [Pa] Pmam = Presso manomtrica [Pa] 1Pa = 1N/m2 = 1 kg/m.s2 1 kg/cm2 = 1 atm = 105Pa = 1 bar = 14,7 lbf/pol2 1 Torr = 133,3 N/m2 Presso Atmosfrica O ar matria, portanto tem peso, e como tal, exerce uma presso sobre a terra. Variando a altitude, varia a presso, isto porque quando maior a altura, mais leve o ar, portanto, menor a presso. Entretanto, foi convencionado uma medida para servir de padro, a fim de permitir que pudesse ser indicada a presso atmosfrica, ou em outras palavras, a presso exercida pelo ar sobre a superfcie da terra e, foi tomado o nvel do mar como referencia de altura. Portanto, ao nvel do mar a presso do ar sobre a terra. igual a uma atmosfera ou 1 atm. Presso Manomtrica Tambm conhecida como presso efetiva, determinada atravs de manmetros e indica a presso que est sendo exercida acima ou abaixo da presso atmosfrica. A presso manomtrica bastante empregada na prtica, sendo considerada positiva quando registra valores acima da presso atmosfrica. Quando a presso registrada pelo manmetro for inferior presso atmosfrica diz-se que presso de vcuo. Existem 3 instrumentos para se medir presso: Os manmetros: que medem presso acima da presso atmosfrica. Os vacumetros: que medem presso abaixo da presso atmosfrica. Os manovacumetros: que medem presso tanto acima quanto abaixo da presso atmosfrica. Presso Absoluta a presso verdadeiramente aplicada, resulta da soma entres as presses atmosfricas e presso manomtrica. Ex. a presso exercida sobre um determinado corpo ao nvel do mar, corpo este sujeito a uma presso manomtrica de 5,0 kg/cm2 na verdade igual a: 5,0 kg/cm2 + 1,0 kg/cm2. Portanto, a presso absoluta que esta sendo exercida sobre o corpo, igual a 6 kg/cm2. Manmetros de presso Os manmetros de presso so instrumentos para medir presso de fluidos (gasosos ou lquidos) em recipientes fechados. Os manmetros de presso comumente usados na indstria de refrigerao so de dois tipos principais: Manmetros tipo nvel e do tipo tubo de bourdon. 1.1.9. Representao de uma superfcie termodinmica. A relao entre os parmetros de estado P, V e T representada graficamente em um sistema de trs coordenadas. devido a uma complicada representao espacial, optou-se, ento, pela representao sistemtica das projees

sobre os planos: PV, PT e TV (Fig. 1.6). Estas figuras so chamadas de diagramas de estado das substncias. Fig. 1.6. Representao de uma superfcie Termodinmica em dois planos.

1.2. Lei zero da Termodinmica. A lei zero da termodinmica diz que, quando dois corpos tm igualdade de temperatura com um terceiro corpo, eles tero igualdade entre si. Muito embora um sistema chegue finalmente ao equilbrio trmico com suas vizinhanas, se estas forem mantidas temperatura constante, a rapidez de aproximao do equilbrio depende da natureza do sistema. Se a fronteira consiste em uma grossa camada de isolante trmico, a temperatura do sistema variar lentamente, e til imaginar uma fronteira ideal para a qual a temperatura no mudar de todo. Uma fronteira que tem esta propriedade chamada adiabtica e um sistema fechado em uma fronteira adiabtica, pode permanecer em uma temperatura diferente da de suas vizinhanas, sem que jamais se chegue ao equilbrio trmico com elas. 1.2. Energia, Calor e Trabalho. 1.3.1. Energia: A energia intrnseca a toda matria. A energia algo que se manifesta sob muitas formas diferentes, relacionadas umas com as outras pelo fato de ser possvel a converso de uma forma em outra. Embora no se possa dar uma definio simples do conceito geral, E exceto a afirmao de que uma capacidade de produzir um efeito (iluminao, aquecimento, etc.) as vrias formas em que a energia aparece podem ser definidas com preciso. Em virtude de ser habitual, usa-se como unidade de energia ou o Joule (SI) ou o BTU (sistema ingls). Outras unidades so kWh (=3.414BTU = 36x105) e a caloria (cal = 4,18684J). 1.3.2 Calor: O calor definido como sendo a forma de energia transferida atravs da fronteira de um sistema, numa dada temperatura, a um outro sistema (ou meio) numa temperatura inferior, em virtude da diferena de temperatura entre os dois sistemas. Isso , o calor transferido do sistema de temperatura superior ao sistema de temperatura inferior e a transferncia de calor ocorre unicamente devido diferena de temperatura entre os dois sistemas. Um outro aspecto nessa definio de calor que um corpo nunca

contm calor. Ou melhor, o calor pode ser somente identificado quando atravessa uma fronteira. Ou melhor, calor uma energia em trnsito devido diferena de temperatura e que no est associada transferncia de massa. Energia em trnsito a energia que cruza a fronteira do sistema. Um sistema no possui calor, mas a energia identificada como calor apenas cruza a fronteira. Calor no pode ser armazenado e deve se convertida para alguma outra forma de energia depois de cruzar a fronteira do sistema. Transferncia de massa Calor no acompanhado de transferncia de massa. Se uma transferncia de energia atravs de uma fronteira ocorrer devido a transporte de massa, ento aquela forma de transferncia de energia no calor. Diferena de temperatura Se o fluxo de energia atravs da fronteira causado por qualquer outro potencial que no seja a diferena de temperatura entre o sistema e a vizinhana, ento tal troca de energia no pode ser chamada de calor. A experincia cotidiana nos mostra que calor flui de uma regio de alta temperatura para uma regio de baixa temperatura. A troca de calor de/ou para um sistema necessariamente exige uma mudana de estado daquele sistema e a quantidade de calor trocado uma funo do caminho que o sistema percorre durante o processo que causa a mudana de estado.

A conveno de sinal para troca de calor positiva se o calor adicionado ao sistema e negativo se removido do sistema. Assim, o calor um fenmeno transitrio. Fig. 1.7. Transferncia de calor Q do bloco I para o bloco II. I bloco de alta temperatura II bloco com temperatura ambiente.

Medidas do Calor

Para medir o calor temos que levar em conta duas magnitudes: Sua Intensidade e sua Quantidade de calor. Sua Intensidade se denomina temperatura e medida com um termmetro. A Quantidade de calor se mede em calorias por hora ou BTU/h. definido com sendo a quantidade que se deve adicionar ou retirar de uma dada massa de material, para se obter uma mudana especifica na sua temperatura. Uma caloria, corresponde quantidade de calor que devemos fornecer a um grama de gua, para que sua temperatura se eleve de um grau centgrado. Unidades de Calor: SI: Caloria (cal) ou kcal Outras: Joule (J) 1 cal = 4,18 J BTU (Unidade Trmica Britnica) 1 BTU = 1.055 J TR (Tonelada de Refrigerao) 1 TR = 12.000 BTU Calor Especfico (cp) No sistema mtrico, calor especfico a quantidade de calor, necessrio para elevar a temperatura de 1 kg (um quilograma) de matria de 1oC (um grau centgrado). No sistema ingls de medidas, calor especfico a quantidade de calor necessrio para elevar a temperatura de 1 libra de matria de 1oF (um grau Fahrenheit). O calor especfico varia de material para material. O da gua, considerando como padro, igual a 1 (um), tanto no sistema mtrico como no ingls. A unidade de calor especfico kcal/kg.oC. Nos slidos e lquidos, o calor especfico sempre o mesmo, no importa a presso a que estejam submetidos. Nos gases, ocorre uma variao no calor especfico, conforme varia a presso ou o volume, o que determina que para os gases existam dois tipos de calor especfico: Calor especfico presso constante e o Calor especfico a volume constante. Se tomarmos uma libra de gua e uma libra de alumnio, a igual temperatura, e adicionando-se a mesma quantidade de calor, no caso 10 BTU, verificamos que o alumnio, por possuir um calor especfico menor do que a gua, sua capacidade de absorver calor muito maior, assim, sua temperatura se torna mais elevada. Q = m . cp . (Tf Ti) Calor especfico de substancia kcal/kg.oC gua 1,00 Ar 0,24 Alumnio 0,21 Cerveja 0,90 Gelo 0,50 Mercrio 0,03 Calor Sensvel o calor adicionado ou extrado de uma substancia, sem que este mude de estado. Chamamos de calor sensvel, porque podemos, atravs do termmetro, medir a intensidade do calor que produz a variao de temperatura. Ex. se tomarmos 1 kg de gua 20 oC, e aquecermos at 80oC, a mudana de temperatura poder ser medida pelo termmetro, assim como poder ser medida pela mo.

Calor Latente o calor fornecido a uma substncia para provocar a dissociao entre a coeso das molculas e a energia; o calor necessrio para alterar a composio de estado das mesmas. O calor Latente no percebido, no pode ser medido pelo termmetro, no entanto, o responsvel pela mudana de estado das substncias. De acordo com as mudanas de estado, temos dois tipos de calor latente: Calor Latente de Fuso o nmero de calorias ou B.T.U., necessrias para mudar um quilograma, ou libra de qualquer substncia do estado slido para o lquido, a uma mesma temperatura. Calor Latente de Vaporizao o nmero de calorias ou B.T.U., necessrias para transformar um quilograma, ou libra de qualquer substncia do estado lquido em vapor, sem alterao da temperatura. Intensidade (Temperatura) uma medida do nvel da intensidade calorfica de presso trmica de um corpo. Uma elevada temperatura indica um alto nvel de presso trmica diz-se que o corpo est quente. Da mesma forma, uma baixa temperatura indica um baixo nvel de presso trmica e diz-se que o corpo est frio. Grandeza que permite avaliar o grau de agitao trmica das molculas de um corpo. Escalas relativas Celsius (oC) Fahrenheit (oF) Relao entre oC e oF Escalas Absolutas Kelvin (K) Rankine (oR) Converso K = C + 273 o R = oF + 460 o C = 5 x (oF + 32) /9
o

Termmetro - o instrumento utilizado para medir a intensidade do calor. Qualquer substncia, em principio, servir para construir um termmetro, mas como geralmente obedece ao fenmeno da dilatao sofrida pelos corpos, quando submetidos a fontes de calor, os slidos que menos se dilatam so utilizados como substancias termomtrica, para medidas de altas temperaturas; os gases que mais so utilizados para pequenas variaes de temperaturas; os lquidos so usados nos casos gerais, destacando-se os mais usados, o lcool e o mercrio. Normalmente, duas escalas so utilizadas: A centrgrada e a Fahrenheit. Os termmetros de bulbo seco e bulbo mido, tambm chamado de psicrmetro, o instrumento que permite determinar a umidade relativa do ar. O psicrmetro constitudo de dois termmetros comuns, graduados com a mesma escala Centgrada ou Fahrenheit, um dos termmetros tem seu bulbo envolto por um pedao de pano ou gaze, que deve permanecer permanentemente molhado. Por ocasio da leitura, o termmetro do bulbo mido registrar um valor inferior ao de bulbo seco, esta diferena levada a uma tabela, juntamente com a temperatura de bulbo seco, registrar a umidade relativa do ar, para o ambiente considerado. 1.3.3. Trabalho Forma de energia em trnsito no associada com a transferncia de massa, mas devido a uma diferena de potencial que no seja temperatura.

H apenas duas maneiras pela qual um sistema pode trocar energia com a vizinhana: Calor e Trabalho. Se o potencial para a transferncia de energia for temperatura, esta transferncia chamada de Calor; se o potencial de energia for outra forma de diferente, que no seja temperatura, ento a transferncia de energia chamada Trabalho. Os principais pontos discutidos na definio de calor tambm se aplicam definio de trabalho. Trabalho energia que cruza a fronteira, no pode ser armazenado e no est associado a fluxo mssico. O fato de trabalho (assim como calor) no ser algo armazenado ou possudo pelo sistema, significa que ele no uma propriedade, ento, trabalho tambm uma funo do caminho que o sistema percorre quando muda de estado. Um sistema realiza trabalho se o nico efeito sobre o meio (tubo externo ao sistema) puder ser o levantamento do peso. Nota-se que o levantamento de um peso corresponde a uma fora que age atravs de uma distncia.

Fig. 1.8. Exemplo de trabalho realizado na fronteira de um sistema. 1.3.3.1. Trabalho realizado pela expanso de uma fronteira Fig. 1.9. Expanso da fronteira de um sistema. S = Superfcie do sistema (m2) dx = deslocamento infinitesimal P = presso atuando sobre o sistema.

Por definio de trabalho mecnico: dw = F . dx (1) Sabe-se que, fora por unidade de rea presso, P = Fora /rea = F / S logo, F = P . S (2)

Substituindo na expresso (1), temos: dw = P . S . dx (3) Mas o produto S . dx um volume infinitsimo, ou seja, S . dx = dv, que substituindo em (3), dw = p.dv (4) Integrado, temos: W1-2 = 1 2 P . dV Se P for constante durante a transformao, ento:
W1-2 = P . (V2 V1)

As unidades de energia, calor e trabalho so as mesmas no sistema SI: Joule (J) = 1 N . m 1.3. 1a Lei de termodinmica A primeira Lei da termodinmica pode ser enunciada pelo principio da conservao de energia: A energia no se destri, mas passa de uma forma para outra, atravs de processos fsicos e qumicos. Podemos representar este principio atravs da figura abaixo. A Trabalho mecnico B Trabalho mecnico C Trabalho eltrico (A + B+ C = W) (Q1 + Q2 + ... + Q5) = Q (energia na forma de calor) U = Variao de energia interna do sistema.

Fig. 1.10. Sistema fechado para ilustrar o princpio da conservao da energia. Na figura 10, a expresso U = Q W, significa que a energia interna (U) do sistema igual soma das parcelas: trabalho mais calor.

A variao da energia interna de um sistema dada pela soma algbrica entre o calor trocado (Q1-2) com o ambiente e o trabalho realizado (W 1-2), durante um processo termodinmico. A forma usual da representao da equao do 1 princpio dada pela expresso abaixo. Q1-2 = U + W1-2 (1) Onde: Q1-2 = calor transferido durante a transformao, desde o estado 1 ate o estado 2, do ou para sistema. U = variao de energia interna do sistema W1-2 = trabalho realizado pelo sistema, desde o estado 1 ate o estado 2. Graficamente, a figura 1.11 permite interpretar a equao (1) onde o calor Q que entra no sistema igual variao da energia interna (calor) mais o trabalho (calor) que sai do sistema.

Fig. 1.11. Sistema que recebe calor, varia sua energia interna e realiza trabalho. A energia interna uma propriedade extrnseca, visto que ela depende da massa do sistema. A unidade de energia interna igual unidade de trabalho, e no sistema (SI) igual a 1 J (Joule). Aplicao da 1a Lei da Termodinmica a diferentes processos, para gases perfeitos. a) Processo Isobrico (P=P1=P2=constante) Lei dos Gases 1a Lei: P1.V1 = P2.V2 T1 T2 V1 = V2 T1 T2 Q1-2 = U + W1-2 Q1-2 = m.cp.(T2 T1) W1-2 = P (V2 V1)

b) Processo Isovolumtrico (V=V1=V2=constante) Lei dos Gases 1a Lei: P1.V1 = P2.V2 T1 T2 P1 = P2 T1 T2 Q1-2 = U + W1-2 Q1-2 = m.cp.(T2 T1) W1-2 = 0 Q1-2 = U

c) Processo Isotrmico (T=T1=T2=constante) Lei dos Gases 1a Lei: P1.V1 = P2.V2 T1 T2 P1.V1 = P2.V2 Q1-2 = U + W1-2 Q1-2 = 0 (T=constante) W1-2 = P1.V1. ln(V2 V1) W1-2 = - U

d) Processo adiabtico (No ocorre troca de calor entre o sistema e o ambiente) Lei dos Gases 1a Lei: P1.V1 = P2.V2 T1 T2 P1.V1n = P2.V2n n = cp/cv 1.5. Entalpia A se analisar tipos especficos de processos, freqentemente encontramos certas combinaes de propriedades termodinmicas que so, portanto, tambm propriedades das substncias que sofre a mudana de estado. Para demonstrar uma situao em que isso ocorre consideremos um sistema que passa por um processo quase-esttico a presso constante. O clculo do calor pela expresso (1) pode ser feito atravs de outra expresso, utilizando-se o conceito da propriedade termodinmica chamada de entalpia. Supondo-se uma substncia pura como a gua (H2O) ou uma mistura homogenia e uniforme como o ar (N2 + O2), que se constituem em um sistema, passo pelos processos reversveis. Para uma transformao a presso constante, se o sistema passa do estado 1 ao estado 2, a uma presso P, temos: W1-2 = P . (V2 V1) Q1-2 = U + W1-2 Q1-2 = 0 W1-2 = P1.V1.- P2 .V2)/n-1 W1-2 = - U

Fig. 1.12. Processo presso constante (P=P1=P2) U = U2 - U1 mas, Q1-2 = U + W1-2 da, tem: Q1-2 = U2 + U1 + P . (V2 V1) logo, Q1-2 = (U2 + P2 . V2) - (U1 + P1 . V1)

Como todos os elementos desta expresso so propriedades termodinmicas, funes apenas do estado do sistema, a combinao dos mesmos deve obrigatoriamente ter as mesmas caractersticas. Torna-se, portanto, conveniente definir uma nova propriedade extensiva chamada entalpia (H). H=U+P.V Ento, o calor transferido do/ou para o sistema ser: Q = H2 H1 = H ou para 1 kg de substancia, q [J/kg] q = h2 h1 = h 1.6. 2 Lei da termodinmica O principal significado da 2 Lei envolve o fato de que processos ocorrem em determinada direo e no na oposta. Assim, as transformaes reais so irreversveis, isto , todos os seres vivos, as mquinas, os objetivos, passam por processos de envelhecimento ou desgaste. Por exemplo: Uma ferramenta aps o uso se desgasta e no retomar a ser a mesma. Uma xcara de caf quente esfria em virtude da troca de calor com o meio, mas o meio no ceder calor para a xcara de caf quente. Observaes deste tipo, e diversas outras, so evidncias da validez da 2 Lei da termodinmica. O segundo princpio da termodinmica impede de se construir uma maquina que seja capaz de realizar um trabalho correspondente e energia consumida pela maquina, por causa da irreversibilidade que no caso sinnimo de perdas. Por exemplo, podemos citar os motores de automveis, os quais suas melhores verses fornecem rendimento de aproximadamente 35% o que significa perdas de 65% da energia consumida. Portanto, processos de natureza mecnica, qumica e trmica parecem possuir direes que percorrem naturalmente e direes que no percorrem a no ser com a ajuda de forcas externas. Uma abordagem microscpica da 2 Lei mostra que essa direo natural do processo se relaciona com o estado de mxima probabilidade do sistema, seu estado mais aleatrio. Essa direo natural dos processos da ordem para desordem. Enunciados clssicos da 2 lei: Enunciado de Clausius: impossvel construir um dispositivo que opere em um ciclo termodinmico e no produza outros efeitos alm da transferncia de calor de um corpo frio para um corpo quente. Enunciado de Kelvin-Planck: impossvel construir um dispositivo que opere em um ciclo termodinmico e no produza outros efeitos alm da produo de trabalho e troca de calor com um nico reservatrio trmico. Deve ficar claro que esses enunciados do direo natural de determinados processos. Em outras palavras, o enunciado de Clausius est dizendo que o calor no pode fluir naturalmente de uma temperatura baixa para uma temperatura alta. A direo natural o oposto, o calor flui de um corpo a alta temperatura para um corpo a baixa temperatura. O enunciado de Kelvin-

Planck est dizendo que o calor no pode ser convertido em trabalho completamente e continuamente. A experincia mostra que o processo reverso o processo natural, o trabalho pode ser completamente e continuamente convertido em calor. As figuras abaixo mostram esquematicamente dispositivos enunciados por Clausius e Kelvin-Planck e que violam a 2 lei:

1.7. Entropia Em nossa analise da 1 Lei ns a estabelecemos, inicialmente, para um ciclo, mas definida a seguir por uma propriedade a energia interna pudemos utilizar a primeira lei quantitativamente para os processos. De maneira semelhante estabelecemos a segunda lei para um ciclo e vamos, agora, verificar que ela conduz a uma outra propriedade entropia que nos possibilita tratar quantitativamente a 2 Lei para processos. Energia e entropia so conceitos abstratos que o homem idealizou para auxiliar na descrio de determinadas observaes. Como a entropia uma propriedade de um sistema, seu valor em qualquer estado de equilbrio do sistema pode ser expresso em termos de variveis que especifiquem o estado do sistema. Assim, para um sistema PVT, a entropia pode ser expressa como funo de P e V, P e T, ou T e V. ento, exatamente como para a energia interna, podemos considerar a especificar o estado do sistema em termos da entropia S e de uma outra varivel. Se a temperatura T for selecionada como a outra varivel, todo estado do sistema corresponder a um ponto em diagrama T-S, e o processo reversvel corresponder a uma curva neste diagrama. Diagrama de Andrews: Para quaisquer substncias puras, o comportamento dessas substncias descrito em um diagrama T x S (temperatura versus entropia), sempre com o aspecto da figura 1.13.

Fig. 1.13. Diagrama de Andrews

K = ponto crtico aK = linha de equilbrio saturado bK = linha de vapor seco 1.8. Diagrama de Andrews para a gua

I = regio de equilbrio comprimido II = regio de vapor-lquido III = regio de vapor saturado

A entropia uma propriedade extensiva de um sistema. O valor da entropia especifica (por unidade de massa) esto em tabelas de propriedades termodinmicas da mesma maneira que o volume especfico e a entalpia especfica. A unidade para entropia especfica nas tabelas de vapor dgua so Kcal/kgK (BTU/lbmR) e os valores so dados em relao a um estado de referencia arbitrrio. Nas tabelas de vapor dgua, a entropia do liquido saturado a 0C (32F) tem o valor zero. A figura abaixo mostra os elementos essenciais dos diagramas temperatura entropia para o vapor dgua.

Fig. 1.14. Diagrama T x S para o vapor dgua. Este diagrama til tanto como meio de apresentao as propriedades termodinmicas como porque possibilitam a visualizao das mudanas de estados que ocorre em vrios processos. 1.9. Mquinas e dispositivos trmicos Existem vrios tipos de mquinas que so capazes de realizar um trabalho. O interesse especfico neste estudo pelas mquinas que utilizam uma fonte de energia, como o calor, para o seu funcionamento. Tambm apresenta certo interesse os dispositivos como os compressores, as caldeiras e os ciclos de trabalho dessas mquinas e dispositivos (ou equipamentos). Do ponto de vista da mecnica geral, uma mquina se constitui da reunio de vrios elementos de mquinas simples. Mquina trmica - So dispositivos que operam em um ciclo termodinmico e produz trabalho lquido positivo, enquanto recebe calor de um reservatrio de alta temperatura e fornece calor para um reservatrio de baixa temperatura. Toda mquina trmica utiliza calor como fonte de energia uma mquina trmica. Entre essas mquinas podem ser citadas, por exemplo, um motor de automvel que utiliza o calor liberado pelo combustvel nos cilindros, atravs de um processo de queima onde a transformao do tipo exotrmica, um turbo-reator de aeronaves

comercias, onde o calor gerado pela queima do combustvel provoca o aumento considervel de presso na cmara de combusto e, consequentemente, expanso dos gases que iro movimentar a turbina e compressor desse motor trmico. As mquinas trmicas utilizam o calor e produzem um trabalho, geralmente do tipo mecnico.

Bomba de Calor: Se a mquina trmica da figura acima fosse revertida, as trs setas mostradas seriam revertidas e teria ento um dispositivo que absorve trabalho. Este dispositivo retiraria calor de um reservatrio a baixa temperatura e rejeitaria calor para um reservatrio a alta temperatura, algo com uma bomba que deslocasse gua de uma regio de baixa elevao para uma regio de alta elevao. Um dos tipos de bomba de calor mais completo so os refrigeradores e aparelhos de ar condicionados. O desempenho dos refrigeradores medido pelo coeficiente de eficcia, , ou COP (coeficiente de peformance) definido como:

II. Ciclos Termodinmicos 2.1. Introduo Algumas unidades motoras como uma unidade motora a vapor simples, operam segundo um ciclo. Isto , o fluido de trabalho sofre uma srie de processos e finalmente retorna ao estado inicial. Em unidades motoras, tais como o motor de combusto interna e a turbina a gs , o fluido no passa por um ciclo termodinmico, ainda que o prprio motor opere segundo um ciclo fechado ideal, semelhante ao ciclo real. Tal procedimento particularmente vantajoso na determinao da influncia de certas variveis de desempenho. Como este tpico trata de ciclos ideais, os fluidos de trabalho considerados so vapores e gases ideais.

2.2. Os ciclos dos motores trmicos Um ciclo um processo fsico fechado, isto , ao expandir-se, um gs realiza trabalho contra as foras de presso exterior fronteia. Para que esse sistema torne a se expandir necessrio que haja um processo, onde as condies iniciais de transformao se verificam.

A Fig. 2.1 ilustra o caso em que o sistema (motor trmico), expande-se do estado 1, com presso P1, ao estado 2, com presso P 2, percorrendo o caminho a, cujo trabalho de expanso Wexp representado pela rea abaixo da curva 1-a-2. J o trabalho de compresso Wcomp representado pela rea abaixo da curva 2-a-1. O trabalho de compresso seguindo o caminho b fecha todo o processo, o que caracteriza um processo cclico ou ciclo fechado, cujo trabalho lquido Wliq a rea compreendida entre as curvas 1-a-2 e 2-a-1, ou seja: Wliq = Wliq Wcomp Um motor trmico alm de utilizar o calor forma de energia para o seu funcionamento uma maquina de ao contnua que realiza processos fechados (ciclos) no qual o calor (energia) transformado em trabalho. 2.3. Ciclo de Carnot Durante uma parte do ciclo realizado pelo sistema em um motor, absorvida certa quantidade de calor de um reservatrio quente; em outra parte do ciclo cede-se uma quantidade menor de calor a um reservatrio mais frio. Diz-se, portanto, que o motor funciona entre dois reservatrios. Tendo-se como fato experimental que sempre cedido algum calor ao reservatrio mais frio, o rendimento de um motor real no alcana nunca os 100%. Admitindo que disponham de dois reservatrios a temperaturas dadas, importante responder as seguintes perguntas: (1) Qual a eficincia mxima que pode ser conseguida por um motor operando entre dois reservatrios? (2) Quais so as caractersticas de tal mquina? A importncia destas questes foi reconhecida por Nicolas Leonard Sadi Carnot, engenheiro francs, que no ano de 1824, antes que a 1a lei da termodinmica fosse estabelecida, descreveu um motor ideal que funcionava segundo um ciclo particularmente simples, conhecido atualmente como ciclo de Carnot. A Fig. Abaixo mostra umas instalaes motoras, semelhantes em muitos aspectos a uma instalao simples a vapor e que opera num ciclo de Carnot:

Fig. 2.2. Exemplo de uma mquina trmica que opera num ciclo de Carnot. Gerador de vapor: serve para vaporizar o fluido de trabalho, geralmente a gua. Turbina: o rgo destinado a transformar a energia de presso (contida no fluido de trabalho) em energia mecnica. Condensador: destinado a conservar os vapores do fluido de trabalho. Bomba: serve para comprimir uma mistura bifsica, vencendo uma diferena de presso entre linha de alta e baixa presso. As figuras abaixo mostram o ciclo de Carnot em diagrama PV e TS.

FIG. 2.3, o retngulo 1-2-3-4-1 representa um ciclo de Carnot, onde: 4-1 = Transformao isotrmica; 1-2 = Transformao adiabtica (isoentrpica); 2-3 = Transformao isotrmica; 3-1 = Transformao adiabtica (isoentrpica); q1 = quantidade de calor transferido ao fluido de trabalho (J/kg); q2 = corresponde quantidade de calor cedido (dissipado) pelo fluido de trabalho na fonte fria. Verifica-se pela Fig. 2.3 que as linhas de ciclo esto na regio bifsica, com exceo dos pontos 4 e 1, respectivamente ponto de liquido saturado e ponto de vapor saturado seco.

Existem dois teoremas importantes sobre o rendimento de Carnot: Primeiro Teorema: impossvel construir um motor que opere em entre dois reservatrios trmicos e tenha maior rendimento que um motor reversvel, operando entre os mesmos reservatrios. Segundo Teorema: todos os motores que operam segundo um ciclo de Carnot, entre dois reservatrios de temperaturas constantes, tm o mesmo rendimento. O rendimento do ciclo de Carnot independente da substancia de trabalho e depende somente da temperatura, e pode ser expresso da seguinte forma: termico = 1 - QI / QH = 1 - TI / TH 2.4. Ciclo de Rankine O ciclo ideal para uma unidade motora simples a vapor o ciclo de Rankine, mostrado na Fig. 2.4.

Fig. 2.4. Unidade motora simples a vapor que opera segundo um ciclo de Rankine. No ciclo de Rankine verifica-se s seguintes transformaes: 1-2 = adiabtica ou isoentrpica (na turbina) 2-3 = isotrmica (no condensador) 3-5 = adiabtica ou isoentrpica (na bomba) 4-1 = isotrmica (na caldeira) Verifica-se pela figura 2.4 que a bomba comea a atuar sobre a linha de equilbrio saturado, ponto 3, isto , o fluido de trabalho na sada do condensador (Fig. 2.4.) encontra-se no estado liquido, cujo trecho 3 5 a regio de liquido comprimido ou de ao da compresso da bomba. Comparao dos ciclos Carnot e Rankine A Fig. 2.5 mostra no mesmo diagrama os ciclos de Carnot e de Rankine. Comparativamente o ciclo de Rankine apresenta vantagens sobre o de Carnot, tais como: a) O sistema operacional com a bomba tecnicamente mais vivel; b) O resfriamento no condensador melhor, com a retirada do calor q2; c) O consumo de energia no acionamento da bomba menor, comparado com a energia gasta para acionar o compressor (3-5 < 3-4 na fig. 2.5).

Fig. 2.5. Ciclo de Carnot e de Rankine comparados entre si; 1-2-3-4-1 (Carnot) e 1-2-3-5-4-1 (Rankine). Na anlise do ciclo de Rankine til considerar-se o rendimento como dependente da temperatura media na qual o calor fornecido e da temperatura media na qual o calor rejeitado. Qual variao que aumente a temperatura media na qual o calor fornecido, ou que diminua media na qual o calor rejeitado, aumentar o rendimento do ciclo de Rankine. O rendimento trmico definido pela relao: t = Wliq / q1 = rea 3-5-4-1-2-3 / rea c-5-4-1-e-c 2.5. Ciclo de Rankine com reaquecimento O ciclo de Rankine apresenta na Fig. 18 no tem aplicao pratica, pois industrialmente so utilizados ciclos com reaquecimento, como mostra a fig. 2.6. A vantagem do ciclo com reaquecimento consiste em um melhor aproveitamento da energia do sistema, ou seja, da instalao fsica. Verifica-se que uma quantidade maior de calor q1 fornecida ao fluido de trabalho, nas transformaes 4-1-1.

Fig. 2.6. Ciclo de Rankine com reaquecimento. A figura 2.7 mostra a instalao fsica do ciclo de Rankine com reaquecimento onde aparece um reaquecedor do vapor aps sua sada da caldeira, oque se consegue na pratica com reaquecimento dos gases da fornalha, antes de serem jogados na atmosfera.

Fig. 2.7. Instalao motora de um ciclo de Rankine com reaquecimento do vapor. evidente, a partir do diagrama T-S, que h um ganho muito pequeno de rendimento pelo reaquecimento do vapor, por que a temperatura media, na qual o calor fornecido, no muda muito. A principal vantagem esta na diminuio de teor de umidade, nos estgios de baixa presso da turbina, a um valor seguro. 1. 2. 3. 4. Referencias bibliogrficas TERMODINMICA, Faires Simmang, Editora Guanabara Dois, Rio de Janeiro, 6a edio, 1983. TERMODINMICA, Teoria Cintica e Termodinmica estatstica, Sears Salingr, 3 edio, Editora Guanabara, Rio de Janeiro, 1979. FUNDAMENTOS DA TERMODINMICA CLSSICA, Gordon J. Van Wylen, Richard E. Sonntag, 2 edio, Editora Edgard Blucher LTDA, 1976. TERMODINMICA TCNICA, Escola Tcnica do Rio Grande do Norte, Barrozo Leite de Medeiros, 1988.

Das könnte Ihnen auch gefallen