Sie sind auf Seite 1von 2

(UEL/PR) Em 1924, os surrealistas lanaram um manifesto no qual anunciaram a fora do inconsciente na criao de novas percepes.

Valorizavam a ausncia de lgica das experincias psquicas e onricas, propondo novas experincias estticas. Sobre o Surrealismo, correto afirmar: ( ) a) Acredita que a liberao do psiquismo humano se d por meio da sacralizao da natureza. ( ) b) Baseia-se na razo, negando as oscilaes do temperamento humano. ( ) c) Destaca que o fundamental, na arte, o objeto visvel em detrimento do emocionalismo subjetivo do artista. ( ) d) Concede mais valor ao livre jogo da imaginao individual do que codificao dos ideais da sociedade ou da histria. ( ) e) Busca limitar o psiquismo humano e suas manifestaes, transfigurandoos em geometria a favor de uma nova ordem. R: D, pois a opo nica que apresenta as caractersticas do Surrealismo. (UFPE PE) Os movimentos culturais do final do sculo XIX e das primeiras dcadas do sculo XX dialogavam com as mudanas que ocorriam na sociedade ocidental, com a afirmao do modo de produo capitalista e com as novas formas de pensar e de sentir o mundo. Com o modernismo e as vanguardas artsticas, houve mudanas importantes, pois: ( ) Matisse, Van Gogh e Picasso expressaram com seus quadros mudanas nas concepes estticas da pintura. ( ) o dadasmo procurou radicalizar nas suas propostas, criticando os valores estabelecidos, com destaque para a obra de artistas como Marcel Duchamp. ( ) o surrealismo trouxe a explorao do inconsciente, presente na pintura do espanhol Salvador Dali e na obra literria do francs Andr Breton. ( ) com obras que causaram impacto, houve um rompimento frente aos modelos clssicos que adotavam regras e limites para o artista. ( ) concepes literrias e musicais renovadoras, estiveram presentes nas obras de Marcel Proust, James Joyce, Debussy, Paul luard, Stravinsky e tantos outros. R: V V V V V, pois todas as alternativas esto de acordo com o iderio dos movimentos de vanguarda do incio do sculo XX.

(ENEM)

O quadro Les Demoiselles dAvignon (1907), de Pablo Picasso, reprensenta o rompimento com a esttica clssica e a revoluo da arte no incio do sculo XX. Essa nova tendncia se caracteriza pela A) pintura de modelos em planos irregulares. B) mulher como temtica central da obra. C) cena representada por vrios modelos. D) oposio o entre tons claros e escuros. E) nudez explorada como objeto de arte. R: Letra A, O quadro de Pablo Picasso um dos mais representativos do Cubismo, movimento que rompeu com a esttica clssica ao representar a realidade apresentando, simultaneamente, vrios pontos de vista das pessoas ou objetos retratados. O resultado dessa postura esttica uma pintura marcada pelo aspecto geomtrico e pelos planos irregulares.

Das könnte Ihnen auch gefallen