Sie sind auf Seite 1von 3

Aluno

Srie 1

Turma

Professor

Data

Turno

AVALIAO PARCIAL DE QUMICA ENSINO MDIO I UNIDADE


MENSAGEM
Preparar o futuro significa fundamentar o presente." Antoine de Saint-Exupery

INFORMAES IMPORTANTES

01. A folha de avaliao de sua responsabilidade. NO AMASSE, NO DOBRE, NO SUJE E NO RASURE. 02. Utilize somente caneta na cor azul ou preta, lpis, apagador e dicionrio. 03. Leia as questes com ateno antes de respond-las; 04. No fazer rasuras, ao errar risque por cima e coloque entre parnteses; 05. Sua avaliao consta de 7 questes e tem valor total de 5,0 pontos. 06. Sucesso!

1. Indique o estado fsico que sugerido por cada um dos seguintes esquemas:

2. A tabela a seguir fornece os pontos de fuso e de ebulio (sob presso de 1atm) de algumas substncias.

Considere essas substncias na Antrtida (temperatura de 35C), em Porto Alegre (temperatura de 25C) e no deserto do Saara (temperatura de 55C). Quais os estados fsicos das substncias em questo nos trs locais indicados?

3. Observe os fatos abaixo: I) Uma pedra de naftalina deixada no armrio. II) Uma vasilha com gua deixada no freezer. III) Uma vasilha com gua deixada no sol. IV) O derretimento de um pedao de chumbo quando aquecido. Nesses fatos esto relacionados corretamente os seguintes fenmenos: a) I. Sublimao; II. Solidificao; III. Evaporao; IV. Fuso. b) I. Sublimao; II. Sublimao; III. Evaporao; IV. Solidificao. c) I. Fuso; II. Sublimao; III. Evaporao; IV. Solidificao. d) I. Evaporao; II. Solidificao; III. Fuso; IV. Sublimao. e) I. Evaporao; II. Sublimao; III. Fuso; IV. Solidificao. 4. Sobre as mudanas de estados fsicos da matria julgue os itens: ( ) A mudana de estado gasoso para lquido recebe o nome de condensao. ( ) Vaporizao mudana do estado lquido para o gasoso. Existem trs tipos de vaporizao. A mudana de estado, quando as molculas da superfcie do lquido tornamse gs em qualquer temperatura, chamada de calefao. ( ) Quando um corpo passa diretamente do estado slido para o gasoso observamos uma sublimao. ( ) Fuso o nome dado mudana do estado slido para o lquido. 5. (UFV) O grfico abaixo representa a variao de temperatura observada ao se aquecer uma substncia A durante cerca de 80 minutos.

a) Qual a faixa de temperatura em que a substncia A permanece slida? b) Qual a faixa de temperatura em que a substncia A permanece lquida? 6. (UFRN) Quitria, para combater traas e baratas,foi aconselhada a colocar no guarda-roupa algumas bolinhas de naftalina (C 10H8). Com o passar do tempo,notou que as bolinhas diminuam de tamanho.Buscando nos livros alguma explicao para o curioso fato, encontrou que esse fenmeno causada pela: a) Evaporao. b) Sublimao.

c) Fuso. d) Condensao. 7. (UFSM RS) Com relao aos processos de mudana de estado fsico de uma substncia, pode-se afirmar que so endotrmicos (absorvem calor): a) vaporizao solidificao liquefao. b) liquefao fuso vaporizao. c) solidificao fuso sublimao. d) solidificao liquefao sublimao. e) sublimao fuso vaporizao.

Das könnte Ihnen auch gefallen