Sie sind auf Seite 1von 3

Antigamente, a consultoria empresarial era utilizada nas aldeias, nas pequenas cidades, nos convvios sociais, e geralmente eram

os sbios os julgados mais experientes, os lderes que aconselhavam seu povo em diferentes assuntos, no com os mesmos termos e conceitos que so utilizados hoje, mas com o mesmo intuito de buscar a melhor maneira de se administrar se no os negcios, a prpria vida e o convvio social. Hoje em dia, a consultoria muito utilizada de maneira formal dentro das empresas, no entanto, no se limitando a elas. Os desafios empresariais esto cada vez maiores e mais graves. A perda do controle, a incessante busca pela reduo de custos, as alteraes em leis e regulamentaes, a fragmentao das atividades so alguns exemplos das atuais dificuldades que comprovam a urgncia do conhecimento dentro das organizaes. Assim, muitas empresas buscam no ambiente externo esse conhecimento, para que possam receber uma viso mais crtica e imparcial para auxili-las. No nosso dia-a-dia, muitas so as vezes em que ns mesmos agimos como consultores ou buscamos algum consultor para nos ajudar com nossas dvidas. No simples fato de pedir opinio sobre qual roupa usar, ou ainda dizer a algum o que pensa sobre determinado assunto que diz respeito sua vida, essas so maneiras informais de se ter consultoria no nosso cotidiano. Como objetivos especficos, a consultoria empresarial prope: 1. 2. 3. 4. elaborar um diagnstico das reas funcionais da empresa em questo; identificar seus pontos fortes e pontos fracos; identificar suas ameaas e oportunidades; propor solues e mudanas especficas para as reas julgadas mais necessitadas aps a anlise.

Os fatores de desafios encontrados dentro de uma empresa no so finitos. Em cada poca da empresa se tem um fator que tem que ser resolvido com mais prioridade, mas geralmente esse mesmo fator est ligado a vrios outros. Um se resolve, comea outro que est ligado ao primeiro e assim por diante. Os gestores tm que estar sempre em constante acompanhamento com tudo o que acontece e ir adaptando a empresa de acordo com as exigncias do momento. Porm, com a acelerao do mercado, a exigncia de rapidez nas tomadas de deciso e principalmente as mudanas que o mercado exige, constantemente a consultoria uma tima opo e acaba se tornando fundamental dentro da organizao.

PERGUNTAS QUE AJUDAM PARA O SUCESSO DE UM NEGCIO Compartilhar

A criao de qualquer produto ou servio de sucesso no mercado comea na capacidade do empreendedor em fazer perguntas. Assim, quando pensar em abrir um negcio prprio leve em considerao alguns aspectos que descrevo a seguir: - Qual a tendncia do mercado em que voc vai atuar? Est em ascenso ou em declnio? - Que marca ter? A marca que vai estabelecer favorvel ao desenvolvimento do negcio? Ela lembra a principal caracterstica do que voc quer oferecer aos seus clientes? - Qual pblico ir atender? Onde ele estar? Quais necessidades do pblico voc atender? Qual o \"diferencial competitivo\" vai ter? - Que tipo de produto ou servio disponibilizar para os seus clientes? Quais os insumos sero necessrios para a sua produo? - Ter ponto de distribuio? Qual ser a melhor local do ponto de venda? Qual a estrutura necessria? - Qual preo ter seu produto ou servio? A margem de lucro ser capaz de recompensar o capital investido e dar a possibilidade de reinvestimento? - H pessoas preparadas ao atendimento aos clientes? - Que Comunicao ser trabalhada? Caso j tenha uma empresa aberta pense como esto as respostas para os questionamentos que fizemos. Garanto que essas e outras perguntas em relao aos mercados consumidor, fornecedor e produtor vo ajudar-lhes no caminho certo de qualquer atividade empresarial. Voltaremos com mais dicas! Fique atento e boa sorte.

1. J tiveram este tipo de problema dentro da empresa, em que perodo e frequncia? 2. A fraude foi cometida por funcionrios com mais de dois e menos de cinco anos na empresa? 3. Os funcionrios tem acesso a informaes privilegiadas? 4. A empresa faz muitos negcios por meio de comrcio eletrnico? 5. Os usurios do comrcio eletrnico tiveram problemas de segurana em seus sistemas? 6. Para a direo, a fraude ou pode tornar-se um grande problema para sua empresa? 7. A fraude aumentar no futuro, na sua empresa? Quais razes para essa expectativa de aumento futuro? (Ex.: o enfraquecimento dos valores na sociedade, falhas no sistema de controle, impunidade e presses econmicas) Assim como controles internos deficientes permitiram a ocorrncia de fraudes, bons controles internos e mtodos de Auditoria podem trazer sua deteco.

Isso ressalta o papel central dos controles internos no combate fraude. Como parte de seus planos para diminuir a possibilidade de fraudes, as organizaes pretendem se concentrar em mtodos internos de deteco, e em treinamento de pessoal e no estabelecimento de um cdigo de conduta ou de um manual de comportamento profissional. 8. Quais os tipos de fraudes que j ocorreram na empresa? (Ex.: falsificao de cheques ou documentos, roubo de ativos e contas de despesas etc.) 9. Se recuperou parcialmente ou totalmente os montantes envolvidos em fraudes, desvios e erros? 10. Acreditam que seus prprios funcionrios so a maior fonte de ameaa, especialmente seu pessoal de suporte, ou so os fornecedores/terceiros ou clientes? 11. O enfraquecimento dos valores sociais e morais a grande causa para o aumento na ocorrncia de fraudes? 12. A crescente internacionalizao da economia (globalizao), alteraes na organizao da empresa (lean-management/downsizing) e problemas econmicos, ou ainda a insuficincia de sistemas de controle e a impunidade podem ser motivos? 13. J foi realizado uma Auditoria Cirrgica em alguns dos seguintes setores, que so os mais Afetados: Ativos financeiros, Contabilidade, Crdito e Cobrana, Distribuio, Recursos Humanos, Tesouraria, Almoxarifado, Compras, Financeiro? 14. J ouviu falar em uma dessas formas geradoras de Fraudes? Falsificao de balanos, Violao de direitos autorais, Espionagem corporativa, com Cartes de crdito, Compras para uso pessoal, Uso de informao privilegiada, Pagamentos indevidos (propinas), notas fiscais frias, Notas de despesas inventadas, Roubo de ativos, Falsificao de cheques/documentos, acesso no autorizado a computador, avaliao de crdito fraudulenta, cobranas falsas ou infladas e no-conciliao de transaes intra-escritrios.)

Das könnte Ihnen auch gefallen