Sie sind auf Seite 1von 18

FACULDADE META - FAMETA GRADUAO EM FARMCIA

Relatrio de Campo Local: FUNTAC Setores: LPN e Centro de Referncias

Dados referentes s atividades de campo da aula prtica de Farmacobotnica 23 de maro de 2013.

ANTNIO CHARLES RMULO BRASIL SAMMUEL CAVALCANTE VALCY MAIA WILKEN POAS

RIO BRANCO - ACRE, 23 DE MARO DE 2013

SUMRIO

1INTRODUO ___________________________________________________ 3 2 OBJETIVOS ____________________________________________________ 4 3 METERIAIS E MTODOS __________________________________________ 4 3.1 HERBORIZAO DE MATERIAL BOTNICO ________________________ 4 3.1.1 Palestra _____________________________________________________ 4 3.1.2 Coleta e preparo de material para herborizao ______________________ 5 3.1.3 Preparao de material para anlise morfolgica _____________________ 7 3.2 OBTENO DE EXTRATO VEGETAL ______________________________ 8 3.2.1 Preparo, secagem do material vegetal e obteno do extrato ____________ 8 4 RESULTADOS __________________________________________________ 8 4.1 URUCUM _____________________________________________________ 9 4.2 CAPIM SANTO E MELO DE SO CAETANO ______________________ 10 5 CONCLUSO __________________________________________________ 12 REFERNCIAS __________________________________________________ 13 ANEXO A FORMULRIO DE MAPEAMENTO E COLETA DO URUCUM ____ 14 ANEXO B FORMULRIO DE MAPEAMENTO E COLETA DO CAPIM SANTO 16 ANEXO C FORMULRIO DE SECAGEM DO CAPIM SANTO ____________ 18

1. INTRODUO
Conhecimentos bsicos sobre coleta de material botnico de espcies vegetais e herbrios so imprescindveis para os estudantes de Farmcia. A coleta de material botnico de rvores ou outras formas de vegetao importante e principal instrumento para a correta identificao cientfica de espcies, necessria para qualquer trabalho com vegetao. Os mtodos de coleta de plantas variam de conformidade com o fim a que se destinam. Para o Farmacutico, em particular, interessa coletar plantas para uma das seguintes finalidades: identificao, colees, estudos morfolgicos (morfologia externa e anatomia) e estudo qumico e preparo de medicamentos (OLIVEIRA & AKISSUE, 1989). A eficincia de uma boa identificao botnica necessria para dar subsdio a estudos taxonmicos; auxiliar na elaborao de trabalhos cientficos sobre a flora de uma determinada regio; determinar as espcies de um inventrio; facilitar o conhecimento de plantas medicinais e txicas com objetivo de melhor utiliz-las e control-las e; armazenar exemplares de todas as espcies possveis para identificao de outras espcies por comparao. Tudo isso depende de uma coleta bem feita, obedecendo a regras bsicas, mas muito importantes, uma vez que as partes coletadas no possuem todas as caractersticas da planta no seu habitat natural (FERREIRA & ANDRADE, 2006). Este relatrio descreve os equipamentos, materiais e procedimentos de campo e de laboratrio a serem utilizados na coleta, armazenamento e preparao de material botnico para sua identificao e incorporao destas amostras de plantas em herbrios e, tambm, para obteno de extratos vegetais. Todos os itens descritos acima foram demonstrados na aula de campo realizada na FUNTAC no dia 23 de maro de 2013.

2. OBJETIVOS
Realizar tcnicas de coleta, herborizao e extrao de extrato de espcies vegetais, localizadas no espao da FUNTAC, intercalando os conhecimentos tericos prtica de botnica.

3. MATERIAIS E MTODOS
3.1 Herborizao de material botnico

Os mtodos a seguir, abordam os equipamentos, materiais e procedimentos de campo e de laboratrio a serem utilizados na coleta, armazenamento e preparao de material botnico para sua identificao e incorporao destas amostras de plantas em herbrios. Todas as atividades descritas adiante foram realizadas no campo da FUNTAC.

3.1.1 Palestra

Em primeiro momento no auditrio da FUNTAC, foi realizada uma palestra sobre Tcnicas de coleta e herborizao de material botnico, ministrada pela Biloga Margarete Digenes Coordenao das atividades de campo, identificao de material botnico. Neste local foram apresentados os materiais utilizados para coleta, que so os seguintes: Tesoura de poda Terado com bainha Cardeneta de campo GPS Espora Jornal Podo lcool Barbante

Material para herborizao: Prensa Estufa: no caso de locais muito distantes Cartolina Pistola de cola Jornal Papelo

3.1.2 Coleta e preparo de material para herborizao

Aps a introduo inicial sobre Tcnicas de coleta e herborizao de material botnico, foi realizada uma demonstrao de coleta em uma rvore. A coleta de material de espcies arbreas apresenta algumas dificuldades particulares, principalmente pelo grande porte, cujos ramos no esto ao alcance das nossas mos. Por esse motivo, foi necessria a utilizao de tcnicas como escalada e rapel (Figura 1). A coleta foi feita em uma rvore chamada Teka pelo Tcnico Florestal Raimundo dos Santos Saraiva Mateiro, identificador e herborizador. Raimundo utilizou os matrias de coleta (Figura 2), anteriormente, apresentados no auditrio da FUNTAC.

Figura 1: Demonstrao de Rapel

Figura 2: Tcnico Florestal Raimundo dos Santos preparando o material de escalada e rapel para coleta de amostra de Teka.

Logo em seguida, foi feita a coleta de uma amostra de Urucum. Como uma rvore de porte pequeno no foi necessria a utilizao de escalada ou rapel para a coleta da amostra. Durante todo o processo de coleta de amostras, foi registrado todas as informaes referentes s rvores, Teka e Urucum, como: localizao no GPS, DAP (dimetro a altura do peito), caractersticas do local de coleta, condio climtica, aspecto da rvore e algumas outras informaes que esto no formulrio de mapeamento e coleta, em anexo Todo material coletado foi levado para o auditrio onde foi prensado. As amostras foram dispostas em folhas de jornal dobradas ao meio, tentando imitar, ao mximo, a disposio daquela planta na natureza. As folhas de papelo foram cortadas do tamanho das prensas, e foram intercaladas entre as folhas de jornal que contm as amostras. No final da pilha, a prensa foi apertada ao mximo possvel, com o auxilio de uma corda. Com o material j prensado, foram anotados os dados da planta e do coletor acima da prensa. A partir desse momento, as amostras, j prensadas, no foram mais utilizadas, foi feito, ento, a apresentao das salas e dos mtodos que do continuidade ao processo de herborizao. A sala de entrada (Figura 3) o prximo local para onde so levadas as amostras prensadas. Nele o material preparado para secagem em uma estufa. Depois de seco feito a exsicata (Figura 4). Em seguida, a exsicata levada para a sala de preparao, onde feito uma triagem, e, finalmente, para a sala de armazenamento (Figura 5).

Figura 3: Sala de entrada de material para secagem Figura 4: Exsicata pronta para armazenamento

Figura 5: Sala de armazenamento de exsicatas.

3.1.3 Preparao de material para anlise morfolgica

A atividade de preparao da planta para anlise morfolgica ocorreu no Viveiro da FUNTAC. Nessa etapa, as folhas e as flores e inflorescncias foram armazenadas, separadamente, em frascos contendo lcool 70% (Figura 6). Neste momento, termina a etapa de preparao do material para anlise macroscpica.

Figura 6: Folhas e inflorescncias armazenadas em lcool 70%.

3.2 Obteno do extrato vegetal

Adiante, sero apresentados os mtodos, as tcnicas e os materiais utilizados na obteno do extrato vegetal do material botnico. Neste momento, iniciam-se os procedimentos para a anlise microscpica do vegetal. A etapa de coleta at secagem foi realizada com amostra de Capim Santo, j as etapas seguintes foram realizadas com amostras de Melo de So Caetano.

3.2.1 Preparo, secagem do material vegetal e obteno do extrato

O primeiro passo para a obteno do extrato de vegetal a coleta de amostras. Portanto, foi coletada uma amostra de Capim Santo para ser utilizada nos procedimentos. No momento da coleta foram anotados todos os dados no formulrio de mapeamento e coleta, em anexo. Para a secagem, a amostra de Capim Santo foi cortada em pequenos pedaos, aferido o seu peso e colocada em uma forma de papel alumnio, devidamente identificada. Feito estes procedimentos, o prximo passo seria levar o material para a estufa, porm, como o processo de secagem seria demorado, foi utilizada uma amostra de Melo de So Caetano preparada no dia anterior visita. Ento o Melo de So Caetano, seco, foi levado ao moinho para ser triturado. Depois de triturado, o material foi tamisado, em malha de nmero 16, para padronizar o tamanho. Feito isto, o material foi umedecido com lcool 70% e transferido para o percolador. Logo em seguida foi adicionada uma rodela de papel filtro e sobre esta, bolinhas de gude. Finalmente, completou-se o restante com lcool 70%.

4. RESULTADOS
Todos os dados obtidos durante a visita sero descritos nos tpicos adiante. As informaes referentes ao Urucum esto relacionadas com a etapa de herborizao. J as informaes referentes ao Capim Santo e ao Melo de Santo Antnio esto relacionadas com a etapa de obteno do extrato vegetal.

4.1 Urucum

Os dados obtidos durante a coleta de amostra de Urucum (Bixa spp.) esto relacionados no Quadro-1. Outros dados, relacionados rea de coleta da amostra de Urucum, esto descritos no formulrio de mapeamento e coleta, em anexo. Questionrio Local da coleta Data e hora da coleta Localizao GPS Espcies vegetais ao redor da espcie O DAP e altura Caractersticas da planta Caractersticas da casca FUNTAC 23/02/13 12:25:32 19L 0624038 UTM 8900395 Arbustos e plantas rasteiras DAP= 1,30 cm rvore Casca lisa com poucas lenticelas, de cor marrom e pigmentao branca e verde.
Quadro - 1: Observao geral da rea de coleta da amostra de Urucum.

Resposta

Altura= 4 m aprox.

Figura 7: Ramo florido de Urucum (Bixa spp.).

Figura 8: Fotografia da rea de coleta da amostra.

O resultado final do processo de prensagem do material pode ser visualizado na figura a seguir.

Figura 9: Resultado final da prensagem da amostra de Urucum.

4.2 Capim Santo e Melo de So Caetano

Foram obtidos os seguintes dados durante a coleta de Capim Santo (Cymbopogon spp.):

Questionrio Data e hora da coleta Local da coleta Localizao GPS Espcies vegetais ao redor da espcie Caractersticas do local de coleta Caractersticas da planta Presena de fungos

Resposta 23/02/13 14:17:45 FUNTAC 19L 0624035 UTM 8900349 Arbustos e plantas rasteiras Terra firme Arbusto No

Quadro 2: Observao geral da rea de coleta da amostra de Capim Santo.

Outros dados, relacionados rea de coleta da amostra de Capim Santo, esto descritos no formulrio de mapeamento e coleta, em anexo. O peso do Capim Santo, cortado em pedaos, foi de 129,65 g. O resultado do processo de corte das folhas de Capim Santo e disposio destas folhas para secagem pode ser visualizado na Figura 10 e Figura 11, respectivamente.

10

Figura 10: Folhas de Capim Santo cortado em pequenos pedaos.

Figura 11: Material pronto para secagem

A partir desse ponto sero descritos os resultados obtidos com o Melo de So Caetano (Momordica charantia L.). O peso fresco da amostra de Melo de So Caetano foi de 260 g. Depois de seco apresentou o peso de 80 g, e, depois de modo seu peso passou a ser de 58,65 g. Baseado nesses dados pode-se concluir que o rendimento de fresco para seco foi de 30,7%; e o rendimento de seco para modo foi de 73,31%.

11

5. CONCLUSO
Em concluso, os resultados obtidos, tanto na herborizao quanto na obteno de extrato vegetal, foram satisfatrios, apesar de alguns problemas que surgiram no decorrer das demonstraes e procedimentos. No foi possvel obter o extrato vegetal, porm todos os procedimentos realizados para a sua obteno foram demonstrados. As atividades relacionadas a etapa de herborizao foram realizadas com xito. Logo, todas as atividades realizadas na FUNTAC possibilitaram o enriquecimento dos nossos conhecimentos e contriburam para a consolidao da disciplina de Farmacobotnica em nosso currculo escolar.

12

REFERNCIAS

FERREIRA, G. C.; ANDRADE, A. C. S. Diretrizes para coleta, herborizao e identificao de material botnico. Manaus, 2006, p.7. Disponvel em: <http://www.cnpf.embrapa.br/pesquisa/sispp/Diretrizes%20coletas%20final.pdf>. Acesso em: 07 abr. 2013. OLIVEIRA, F.; AKISSUE, G. Fundamentos de Farmacobotnica. So Paulo: Atheneu, 1989. 9p.

13

ANEXO A Formulrio de mapeamento e coleta do Urucum

14

15

ANEXO B Formulrio de mapeamento e coleta do Capim Santo

16

17

ANEXO C Formulrio de secagem do Capim Santo

18

Das könnte Ihnen auch gefallen