Sie sind auf Seite 1von 5

UNESC Centro Universitrio do Esprito Santo Direito Empresarial II 2013/1 Professor: Hudson Augusto Dalto

- AULA 03 VALORES MOBILIRIOS: DEBNTURES OBJETIVOS: Analisar e avaliar as peculiaridades deste importante valor mobilirio, os debntures CONTEDOS: DEBENTURES: Conceito, caractersticas e peculiaridades / Operacionalizao / ESPCIES DE DEBNTURES / Debntures Perptuas / Agente Fiducirio Dos Debenturistas. METODOLOGIA DE ENSINO: Aula expositiva com utilizao de data-show. LEITURA OBRIGATRIA: COELHO, Fbio Ulhoa. Curso de direito comercial. Vol. I e II. So Paulo: Saraiva, 2007. JUNIOR, Waldo Fazzio. Manual de Direito Comercial. So Paulo : Atlas, 2007. LEITURA RECOMENDADA: SANTOS, Durval Jose Soledade. -- A debenture como instrumento de aplicacao e captacao de recursos. Revista de Direito Mercantil, Industrial, Economico e Financeiro. Sao Paulo. v.35. n.101. p.27-36. jan./mar. 1996. MARTINS, Fran. Curso de direito comercial. Rio de Janeiro: Forense, 2007. REQUIO, Rubens. Curso de Direito Comercial . So Paulo: Saraiva, 2005.

-1-

UNESC Centro Universitrio do Esprito Santo Direito Empresarial II 2013/1 Professor: Hudson Augusto Dalto

MATERIAL DE APOIO As debntures possuem valor nominal, que, geralmente, corresponde ao montante despendido pelo investidor, no ato de sua subscrio, em favor da sociedade emissora. Podese fixar, contudo, preo de emisso inferior ou superior ao valor nominal, dependendo das condies do mercado (Borba, 1986:201). A diferena para maior, denominada gio ou prmio de emisso, ser destinada, obrigatoriamente, reserva de capital e no ter, por via de conseqncia, destinao livre (LSA, art. 182, p. 1 ., c). No vencimento, estabelecido geralmente em prazo longo, como 8 ou 10 anos, a sociedade emissora paga ao debenturista o reembolso do valor mobilirio, sendo admissvel a antecipao deste por amortizaes peridicas previstas no certificado ou na escritura de emisso. Claro que ao reembolso do valor das debntures acrescem-se, pelo menos, juros, fixos ou variveis, e correo monetria. Debntures so valores mobilirios que conferem direito de crdito perante a sociedade annima emissora, nas condies constantes dos certificados (se houver) e da escritura de emisso. A sociedade emissora pode atuar no mercado secundrio de suas debntures, comprando-as e vendendo-as. No h, para esse valor mobilirio a proibio genrica estabelecida relativamente s aes. A se observarem, apenas, a limitao quanto ao preo de aquisio, que no poder superar o valor nominal das debntures, e a obrigatoriedade de informar a operao no relatrio da administrao e nas demonstraes financeiras (LSA, art. 55, p. 2.). Entre a compra e venda e o resgate, portanto, h uma diferena essencial: naquela, a sociedade emissora entabula negociaes com o debenturista e paga ou recebe o preo definido de comum acordo entre eles; no resgate, ela, por ato unilateral, retira o valor mobilirio de circulao, mediante o pagamento ao debenturista de montante previamente estipulado. As debntures podem conter clusula de conversibilidade em aes, hiptese em que a escritura de emisso deve especificar o momento (prazo ou poca) em que o debenturista poder exercer o direito converso, a espcie e a classe da ao em que elas so conversveis e demais condies do ato (LSA, art.57). Convertidas em aes as debntures, seus titulares passam condio de acionistas, ordinalistas ou preferencialistas, de acordo com as aes atribudas na converso. Outrossim, d-se o aumento do capital social (art. 166, III).
-2-

UNESC Centro Universitrio do Esprito Santo Direito Empresarial II 2013/1 Professor: Hudson Augusto Dalto

Operacionalizao Compete, em princpio, assemblia geral deliberar sobre a emisso de debntures, oportunidade em que deve aprovar, tambm, as condies da operao (valor de emisso, valor de reembolso, condies de resgate, garantias etc.). Na companhia aberta, o conselho de administrao tem competncia para deliberar a emisso de debntures no conversveis em aes e sem garantia real. essa a melhor opo, em geral, quando ela procurada por um grande investidor, que lhe apresenta proposta especfica de negcio, concretizvel atravs da subscrio de debntures. Em funo do tipo de emisso, diferentes so, em parte, as condies a cumprir pela companhia emissora. Por exemplo, a interveno de agente fiducirio dos debenturistas obrigatria nas emisses pblicas e facultativas nas particulares; a emisso pblica depende de prvio registro na CVM, enquanto a privada apenas deve ser comunicada autarquia. Evidentemente, a alternativa de emisso pblica de debntures no existe para as sociedades annimas fechadas, j que seus valores mobilirios no podem ser admitidos negociao nos mercados de capitais. Anote-se, entretanto, que, para o controle governamental do fluxo de capitais, em especial os provenientes do exterior, o Banco central determina que as companhias fechadas, ao emitirem debntures, faam CVM a mesma comunicao exigida nas emisses privadas de sociedades abertas. A emisso da debnture pode ser pblica ou privada. No primeiro caso, a sociedade deve pedir prvia autorizao da CVM; no segundo, basta a comunicao. Alm disso, devem ser adotadas providncias perante o registro de empresa e de imveis. Por fim, podem ser necessrios outros atos para a implementao de eventuais garantias. Alm das formalidades junto CVM (registro de emisso das destinadas ao mercado de capitais ou mera comunicao das demais), a companhia, aberta ou fechada, antes de oferecer as debntures subscrio, deve atender a outras trs: a) registro na junta Comercial e subseqentemente publicao da ata da assemblia geral ou do conselho de administrao, em que a operao foi aprovada; b) inscrio da escritura de emisso na Junta Comercial; c) constituio das garantias reais, como hipoteca, penhor ou anticrese, se houver.

-3-

UNESC Centro Universitrio do Esprito Santo Direito Empresarial II 2013/1 Professor: Hudson Augusto Dalto

ESPCIES DE DEBNTURES Classificam-se as debntures, em funo das garantias oferecidas pela sociedade emissora, em quatro espcies: a) com garantia real; b) com garantia flutuante; c) quirografrias; d) subordinadas. A escritura de emisso definir a espcie das debntures emitidas. A principal diferena entre as espcies de debntures acentua-se na hiptese de falncia da sociedade emissora. Cada debenturista ser classificado, na ordem de preferncia, de acordo com a espcie de suas debntures. Quem subscreveu ou adquiriu debntures com garantia real ter o reembolso pago, prioritariamente, com o produto da venda do bem sobre o qual aquela incide. Os titulares de debntures com garantia flutuante, por sua vez, gozam de preferncia geral, e sero pagos com o produto da venda dos bens no onerados, antes dos demais credores cveis e comerciais. J os debenturistas com debntures quirografrias concorrem com significativa quantidade de outros credores do falido (titulares de duplicata, nota promissria, direito a indenizao, contratos em geral etc.), repartindo com esses, proporcionalmente ao valor do crdito de cada um, o saldo remanescente da venda dos bens do falido. Se, atendidos integralmente os credores quirografrios e pagos os juros posteriores falncia, ainda sobrarem recursos na massa falida da sociedade annima, antes do pagamento aos acionistas proceder-se- ao reembolso das debntures subordinadas. Em suma, a mais relevante implicao das quatro espcies de debntures diz respeito ordem de pagamento do reembolso do debenturista na falncia da sociedade annima emissora. Se a companhia no se encontra falida, no existem diferenas entre debntures com garantia flutuante, quirografrias e subordinadas quanto ao exerccio dos direitos dos debenturistas. Debntures Perptuas A lei, autoriza a emisso de debntures sem prazo determinado de vencimento, isto , vencveis quando verificada determinada situao prevista pela escritura de emisso, como o inadimplemento da obrigao de pagar juros, a dissoluo da companhia ou outra (LSA, art. 55, p. 3.). Com base nessa autorizao legal, algumas sociedades tm-se utilizado das

-4-

UNESC Centro Universitrio do Esprito Santo Direito Empresarial II 2013/1 Professor: Hudson Augusto Dalto

debntures como instrumento de organizao do poder de controle da sociedade. So as debntures perptuas. Agente Fiducirio Dos Debenturistas O agente fiducirio, obrigatrio nas emisses de debntures destinadas ao mercado de capital e facultativo nas privadas, o representante da comunho dos interesses dos debenturistas. A companhia, nas vezes em que precisa reportar-se aos debenturistas, deve valer-se do agente fiducirio. Imagine-se que o empreendimento financiado pela emisso no se est desenvolvendo no ritmo planejado, e que os seus resultados, em conseqncia, vo demorar mais do que o esperado, surgindo, por isso, a necessidade de tentar a renegociao das condies das debntures. Nesse caso, o interlocutor da companhia emissora dever procurar, se existente, o agente fiducirio. Se as debentures so destinadas colocao no mercado aberto de capitais, obrigatria a existncia do agente fiducirio dos debenturistas; caso destinadas negociao fora desse mercado a sua presena facultativa. Desse modo, se a companhia emissora aberta, mas a emisso privada, pode esta ocorrer sem a intervenincia de agente fiducirio. Se a emissora sociedade annima fechada, a presena do representante da comunho dos interesses dos investidores sempre dispensvel, tendo em vista que as debntures, nesse caso, no podero ser admitidas negociao em bolsas ou em mercado de balco. O agente fiducirio dos debenturistas pode ser pessoa fsica ou instituio financeira. Na primeira hiptese, dever atender aos mesmos requisitos que a lei reserva para os administradores de sociedade annima, e, na segunda, dever estar especialmente autorizado pelo Banco Central para o exerccio da funo. O exerccio dos direitos dos debenturistas assunto com contornos diferentes, segundo exista ou no a intermediao do agente fiducirio. No primeiro caso, nenhum debenturista pode, individualmente, executar as debntures em juzo ou requerer a falncia da sociedade emissora, posto que esses atos competem, aqui, exclusivamente ao agente fiducirio.

-5-

Das könnte Ihnen auch gefallen