Sie sind auf Seite 1von 93

ADM GERAL FCC Exibindo 1 de 10 de 175 no total.

1 - Q121016 ( FCC - 2010 - TCE-SP - Auxiliar da Fiscalizao Financeira / Administrao Geral / Gesto
do Conhecimento; )

Instrues: Para responder s questes de nmeros 31 a 50, considere que os aplicativos devem ser reputados sempre na originalidade da verso referenciada e no quaisquer outras passveis de modificao (customizao, parametrizao, etc.) feita pelo usurio. Quando no explicitados nas questes, as verses dos aplicativos so: Windows XP edio domstica (Portugus), Microsoft Office 2000, SGBD MS-SQL Server 2000 e navegador Internet Explorer 8. Mouse padro destro. Considere: I. II. III. Capital Ativos Capital intelectual. intangveis. humano.

Quanto ao rol de termos aplicveis Gesto do Conhecimento, correto o que consta em


a) I e II, apenas . b) II, apenas. c) II e III, apenas. d) I, II e III. e) I e III, apenas.

2 - Q121017 ( FCC - 2010 - TCE-SP - Auxiliar da Fiscalizao Financeira / Administrao Geral / Gesto
do Conhecimento; )

Considere: Uma das vantagens do KM o bom time-to-market que pode ser conferido ao corpo executivo das empresas, cuja capacidade de tomada de deciso com rapidez e eficincia maximizada. Tal resultado pode ser ainda mais positivo quando as organizaes combinam gesto do conhecimento com o processo de monitoramento dos ambientes
1

competitivo, concorrencial e organizacional, visando subsidiar o processo decisrio e o alcance das metas estratgicas de uma empresa. O trecho grifado no texto pode ser resumido como

a) controle de concorrncia ao acesso dos dados. b) gerenciamento dos recursos humanos do projeto. c) processos de monitoramento e controle dos projetos. d) processo de inteligncia competitiva. e) gerenciamento do escopo do projeto.

3 - Q87711 ( FCC - 2011 - TRF - 1 REGIO - Analista Judicirio - rea Administrativa / Administrao
Geral / Projetos; )

Na fase de iniciao de um projeto, antes de tudo, deve-se


a) decidir se um projeto deve ser iniciado, entre vrios possveis. b) definir as atividades necessrias para desenvolvimento do produto a ser entregue. c) detalhar o escopo e os requisitos bsicos do projeto. d) elaborar detalhadamente as informaes sobre o projeto. e) escolher as pessoas certas para a implantao e avaliao do projeto.

4 - Q87709 ( FCC - 2011 - TRF - 1 REGIO - Analista Judicirio - rea Administrativa / Administrao
Geral / Gesto da Qualidade; )

Como ferramenta na gesto da qualidade, o Diagrama da Causa e Efeito adequado para


a) analisar processos cujas causas so suficientemente conhecidas. b) solucionar problemas causados por brainstormings. c) analisar os problemas complexos que parecem ter muitas causas interrelacionadas. d) ordenar as frequncias das ocorrncias dos problemas, da maior para a menor, permitindo a priorizao dos problemas.
2

e) documentar os passos necessrios para a execuo de um processo qualquer.

5 - Q87708 ( FCC - 2011 - TRF - 1 REGIO - Analista Judicirio - rea Administrativa / Administrao
Geral / Planejamento estratgico; )

Na elaborao do planejamento estratgico as trs etapas iniciais so, sequencialmente:

a) anlise ambiental externa, formulao de alternativas e determinao dos objetivos. b) anlise organizacional interna, anlise ambiental externa e determinao dos objetivos. c) determinao dos objetivos, formulao de alternativas e avaliao dos resultados. d) formulao de alternativas, elaborao do planejamento e avaliao dos resultados. e) determinao dos objetivos, anlise ambiental externa e anlise organizacional interna.

6 - Q87707 ( FCC - 2011 - TRF - 1 REGIO - Analista Judicirio - rea Administrativa / Administrao
Geral / Planejamento estratgico; )

Uma caracterstica essencial do planejamento estratgico


a) focar o enfrentamento da instabilidade ambiental de curto prazo. b) potencializar o efeito sinrgico das competncias organizacionais. c) ser um desdobramento do planejamento operacional setorial da organizao. d) evitar as incertezas ambientais por meio de estratgias detalhadas de aes tticas. e) centralizar o planejamento nos nveis gerenciais, evitando a descentralizao de aes.

7 - Q87706 ( FCC - 2011 - TRF - 1 REGIO - Analista Judicirio - rea Administrativa / Administrao
Geral / Teoria da Contingncia; )

A Teoria da Contingncia, no campo da administrao, se caracteriza por


3

a) privilegiar a relao da empresa com o ambiente em relao s tcnicas administrativas. b) enfatizar mais o bem-estar das pessoas do que os papis sistmicos. c) propor um modelo de gesto que compatibilize os objetivos pessoais e organizacionais. d) focalizar os fatores emocionais sobre os tcnicos e fsicos como motivadores do trabalho eficiente. e) valorizar mais a hierarquia de autoridade que a satisfao pessoal como fator de produtividade no trabalho.

8 - Q79740 ( FCC - 2010 - TRT - 8 Regio (PA e AP) - Analista Judicirio - rea Administrativa /
Administrao Geral / Processo Administrativo; )

O processo administrativo possue quatro funes bsicas ? planejamento, organizao, direo e controle. A funo de controle um processo cclico composto de quatro fases:

a) anlise dos resultados; definio de metas; aes de reforo para aplicao de boas prticas e acompanhamento. b) definio de objetivos; acompanhamento da execuo; avaliao e aes de melhoria. c) acompanhamento da execuo; identificao de inconformidades; definio de novos processos e implantao. d) monitorao dos processos definidos; identificao de inconsistncias; implantao e avaliao. e) estabelecimento de padres de desempenho; monitorao do desempenho; comparao do desempenho com o padro e ao corretiva.

9 - Q79735 ( FCC - 2010 - TRT - 8 Regio (PA e AP) - Analista Judicirio - rea Administrativa /
Administrao Geral / Planejamento estratgico; )

A Matriz SWOT composta por quatro itens de anlise que auxiliam a identificar

a) misso; valores; resultados esperados e competncias. b) riscos; necessidades; ambiente de negcios e solues. c) deficincias; grade de sucessos; reas de foco e metas.
4

d) resultados obtidos; dificuldades; boas prticas e desafios. e) pontos fortes; pontos fracos; oportunidades e ameaas.

10 - Q79734 ( FCC - 2010 - TRT - 8 Regio (PA e AP) - Analista Judicirio - rea Administrativa /
Administrao Geral / Estrutura Organizacional; )

modelo

abaixo

representa

estrutura

de

uma

organizao

a) centrada no cliente. b) matricial. c) virtual. d) burocrtica. e) centrada em equipes.

GABARITOS: 1-D 2-D 3-A 4-C 5-E 6-B 7-A 8-E 9-E 10 - C

Previous 1 2 3 4 5 6 7 8 9 17 18 Prximo

Exibindo 11 de 20 de 175 no total. 11 - Q79733 ( FCC - 2010 - TRT - 8 Regio (PA e AP) - Analista Judicirio - rea Administrativa /
Administrao Geral / Motivacao; )

Indivduos cuja necessidade principal a de buscar a excelncia, de lutar pelo sucesso em suas atividades, e que buscam fazer as coisas melhores e situaes onde possam assumir a responsabilidade de encontrar solues para os problemas, so considerados, de acordo com a Teoria das Necessidades Adquiridas de McClelland, como pessoas cujo motivo ou necessidade bsica a necessidade de

a) poder. b) afiliao. c) realizao. d) autoestima. e) segurana.

12 - Q79732 ( FCC - 2010 - TRT - 8 Regio (PA e AP) - Analista Judicirio - rea Administrativa /
Administrao Geral / Estrutura Organizacional; )

Ao definir a estrutura organizacional de uma empresa, seus administradores devem considerar seis elementos bsicos:

a) tecnologia; produto/servio; anlise do trabalho; agrupamento de funes; custos e nmero de nveis de comando. b) diviso do trabalho; produtividade; segmento de negcio; tecnologia; distribuio das equipes e localizao geogrfica. c) mo de obra necessria; caractersticas dos clientes; amplitude do negcio; concentrao do trabalho; funes essenciais e agrupamento das tarefas. d) especializao do trabalho; departamentalizao; cadeia de comando; amplitude de controle; centralizao/descentralizao e formalizao.
6

e) foco do negcio; pblico alvo; mo de obra especializada; amplitude de controle; diviso de poder e distribuio geogrfica.

13 - Q75502 ( FCC - 2010 - AL-SP - Agente Tcnico Legislativo Especializado / Administrao Geral /
Estrutura Organizacional; )

A estrutura organizacional na qual existem os rgos principais de trabalho, que tm vida limitada durao do projeto e os rgos de apoio funcional, permanentes, que apoiam os projetos e os orientam em assuntos especializados denomina-se

a) departamentalizada. b) funcional. c) matricial. d) divisional. e) setorial.

14 - Q75501 ( FCC - 2010 - AL-SP - Agente Tcnico Legislativo Especializado / Administrao Geral /
Gesto do Conhecimento; )

Na gesto das organizaes, a criao do conhecimento se d pela interao entre o conhecimento tcito e o conhecimento explcito. O dilogo e a reflexo coletiva so caractersticas do modo de interao do conhecimento tcito e explcito denominado

a) socializao. b) externalizao. c) combinao. d) internalizao. e) rede social.

15 - Q75500 ( FCC - 2010 - AL-SP - Agente Tcnico Legislativo Especializado / Administrao Geral /
Unidade organizacional; )

Unidade de Negcio um conjunto de pessoas, processos e tecnologias que se unem para processar energia, informaes e conhecimentos provenientes da sociedade e gerar produtos ou servios para satisfazer s necessidades dessa sociedade. A respeito de Unidade de Negcio, considere:
7

I. uma unidade organizacional com hierarquia ou relao de poder. II. III. IV. V. No Possui Contribui Seus possui autoridade responsabilidade para no a realizao produzem alto sobre sobre da os processos os misso impacto afins.

resultados. da para os empresa. clientes.

resultados

Est correto o que se afirma APENAS em


a) IV e V. b) III, IV e V. c) II, III e V. d) I, III e V. e) I, III e IV.

16 - Q75498 ( FCC - 2010 - AL-SP - Agente Tcnico Legislativo Especializado / Administrao Geral /
Planejamento estratgico; )

No processo de elaborao do planejamento estratgico o gestor pblico identifica as variveis controlveis e no controlveis originadas no ambiente em que se insere a organizao. Nesse sentido, correto afirmar que

a) ambas variveis originam-se no ambiente externo. b) as variveis controlveis originam-se no ambiente externo, e as variveis no controlveis no ambiente interno. c) as variveis controlveis originam-se no ambiente interno, e as variveis no controlveis no ambiente externo. d) ambas variveis originam-se no ambiente interno. e) ambas variveis so controlveis, desde que previstas no planejamento estratgico.

17 - Q66990 ( FCC - 2010 - BAHIAGS - Analista de Processos Organizacionais - Administrao /


Administrao Geral / tica; )

Compete Comisso de tica dos rgos e entidades da Administrao Pblica Federal direta, indireta autrquica e fundacional, ou de qualquer rgo ou entidade que exera atribuies delegadas pelo poder pblico: I. Orientar e aconselhar sobre a tica profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimnio pblico, competindo-lhe conhecer concretamente de imputao ou de procedimento susceptvel de censura. II. Comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrrio ao interesse pblico, exigindo as providncias cabveis. III. Fornecer aos organismos encarregados da execuo do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta tica, para o efeito de instruir e fundamentar promoes e para todos os demais procedimentos prprios da carreira do servidor pblico. IV. Ter respeito hierarquia, porm sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal. V. Zelar, no exerccio do direito de greve, pelas exigncias especficas da defesa da vida e da segurana coletiva. correto o que consta APENAS em

a) II, III e IV. b) I, II e V. c) III e IV. d) II e V. e) I e III.

18 - Q66989 ( FCC - 2010 - BAHIAGS - Analista de Processos Organizacionais - Administrao /


Administrao Geral / tica; )

Tratando-se de tica profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal correto afirmar:

a) A funo pblica deve ser tida como exerccio profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor pblico. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia a dia em sua vida privada podero acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional. b) A moralidade da Administrao Pblica se limita distino entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim nem sempre o bem comum.
9

c) O Servidor Pblico deve exercer suas atribuies com rapidez, perfeio e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situaes no procrastinatrias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espcie de atraso na prestao dos servios pelo setor em que exera suas atribuies, com o fim de evitar dano moral ao usurio. d) Toda pessoa tem direito verdade. O servidor poder omiti-la, ainda que contrria aos interesses da prpria pessoa interessada ou da Administrao Pblica. e) O Servidor Pblico no deve abster-se, de forma absoluta, de exercer sua funo, poder ou autoridade com a finalidade estranha ao interesse pblico, mesmo que observando as formalidades legais e no cometendo qualquer violao expressa lei.

19 - Q66985 ( FCC - 2010 - BAHIAGS - Analista de Processos Organizacionais - Administrao /


Administrao Geral / Comunicao organizacional; )

No processo de comunicao, a percepo e interpretao, por parte do receptor, do significado da mensagem recebida denominada

a) codificao. b) feedback positivo. c) decodificao. d) tautologia. e) resposta.

20 - Q66984 ( FCC - 2010 - BAHIAGS - Analista de Processos Organizacionais - Administrao /


Administrao Geral / Eficiencia, Eficacia e Efetividade; )

Tratando-se

de

eficincia,

eficcia

efetividade,

analise:

I. Eficcia fazer as atividades ou desenvolver aes de forma correta para atingir os meios. Tem vnculo estreito com o planejamento estratgico da organizao. II. Eficincia fazer as atividades ou desenvolver aes da maneira correta. Est relacionada com o mtodo de execuo. III. Efetividade satisfazer as necessidades dos clientes com os produtos e servios da organizao. IV. Efetividade o valor social ou medida de utilidade, que deve ser atribudo ao produto ou servio considerando-se a sociedade como um todo.
10

V. Eficcia a relao entre os produtos obtidos e os fatores de produo empregados na sua obteno. correto o que consta APENAS em

a) I e II. b) III e V. c) IV e V. d) I, II e III. e) II, III e IV.

GABARITOS: 11 - C E 12 - D 13 - C 14 - B 15 - E 16 - C 17 - E 18 - A 19 - C 20 -

Previous 1 2 3 4 5 6 7 8 9 17 18 Prximo

Exibindo 21 de 30 de 175 no total. 21 - Q66983 ( FCC - 2010 - BAHIAGS - Analista de Processos Organizacionais - Administrao /
Administrao Geral / Mudana Organizacional; )

Na aplicao da anlise de campo de foras ao desenvolvimento de uma estratgia de mudana, se I. as foras impulsoras e as foras restritivas forem mais ou menos equilibradas numa situao de mudana, os gestores comearo favorecendo as foras restritivas, e ao mesmo tempo tentaro converter ou imobilizar as foras impulsoras. II. as foras impulsoras forem muito mais poderosas que as foras restritivas em poder e em frequncia, os gerentes interessados em promover uma mudana podero enfrentar e vencer as foras restritivas.
11

III. as foras restritivas forem muito mais poderosas que as impulsoras, os gerentes interessados na implantao de uma mudana podem desistir da mudana, considerando-se o grau de dificuldade. IV. as foras restritivas forem muito mais poderosas que as impulsoras, os gerentes interessados na implantao de uma mudana podem empreend-la, concentrando-se na conservao das foras impulsoras presentes na situao e, ao mesmo tempo, transformar cada fora restritiva em fora impulsora. V. as foras impulsoras e as foras restritivas forem mais ou menos equilibradas numa situao de mudana, os gestores tentaro apenas imobilizar as foras impulsoras para facilitar o ciclo de mudanas possveis. correto o que consta APENAS em

a) I e II. b) IV e V. c) I, II e V. d) II, III e IV. e) III, IV e V.

22 - Q66982 ( FCC - 2010 - BAHIAGS - Analista de Processos Organizacionais - Administrao /


Administrao Geral / Estrutura Organizacional; )

O tipo hbrido de departamentalizao no qual existem os rgos principais de trabalho, que tm vida limitada durao do projeto e os rgos de apoio funcional, permanentes, que apoiam os projetos e os orientam em assuntos especializados denominado

a) matricial. b) funcional. c) divisional. d) por produtos. e) staff.

23 - Q66981 ( FCC - 2010 - BAHIAGS - Analista de Processos Organizacionais - Administrao /


Administrao Geral / Mudana Organizacional; )

A administrao, ao usar o processo reativo de mudana,


12

a) envolve muito planejamento e vista pelos gestores como uma ameaa. b) conserva a organizao em um ritmo constante e resolve os problemas medida que surgem. c) muda a organizao estabelecendo um novo curso e no apenas corrigindo o atual. d) antev as mudanas nos ambientes externo e interno. e) envolve atos deliberados para mudar o status quo.

24 - Q66980 ( FCC - 2010 - BAHIAGS - Analista de Processos Organizacionais - Administrao /


Administrao Geral / Ferramentas da qualidade; )

O diagrama Ishikawa uma ferramenta importante para o gestor no processo de tomada de deciso, porque

a) categoriza o processo decisrio primrio e de apoio da organizao relacionando-os a mquinas, mo de obra, materiais e mtodos de trabalho. b) identifica, organiza e apresenta de modo estruturado o fluxo das informaes de toda organizao necessrias s decises do gestor. c) define as atividades coordenadas que envolvem pessoas, procedimentos, recursos e tecnologia. d) identifica, organiza e apresenta de modo estruturado a causa do problema e seu efeito, relacionando-os a mquinas, mo de obra, materiais e mtodos de trabalho. e) relaciona causa e efeito com o ciclo PDCA permitindo a gesto do processo decisrio da organizao.

25 - Q66979 ( FCC - 2010 - BAHIAGS - Analista de Processos Organizacionais - Administrao /


Administrao Geral / Processo decisrio; )

Nas organizaes, as decises rotineiras e as decises causadas por variveis diversas so denominadas, respectivamente,

a) contnuas e de informaes gerenciais. b) de apoio a decises e no-estruturadas. c) estruturadas e de apoio a decises.


13

d) recorrentes e de informaes gerenciais. e) estruturadas e no-estruturadas.

26 - Q66977 ( FCC - 2010 - BAHIAGS - Analista de Processos Organizacionais - Administrao /


Administrao Geral / Estrategia Empresarial; )

Os dois principais direcionadores estratgicos da criao de ambientes hipercompetitivos e que influenciam a natureza do cenrio competitivo do sculo XXI so: a) o surgimento da economia e tecnologia globalizada, e b) mudanas tecnolgicas rpidas. Analise: I. As tecnologias disruptivas surgem frequentemente nos mercados competitivos de hoje. II. Uma tecnologia disruptiva pode criar algo que essencialmente uma nova indstria ou prejudicar os incumbents das indstrias. III. Em um mercado hipercompetitivo, as empresas geralmente desafiam agressivamente seus concorrentes na esperana de manter sua posio competitiva e seu desempenho. IV. Uma das oportunidades que surge ao se entrar no mercado globalizado que normalmente as empresas tm um tempo razovel para aprender como competir em mercados novos para elas. V. Na economia globalizada, os concorrentes s vezes imitam as aes competitivas bem sucedidas de uma empresa em apenas alguns dias e a fonte de vantagem competitiva que a empresa possua por meio das patentes do produto extinta pela velocidade atual da difuso tecnolgica. correto o que consta APENAS em

a) I e III. b) IV e V. c) I, II e V. d) II, III e IV. e) III, IV e V.

27 - Q66976 ( FCC - 2010 - BAHIAGS - Analista de Processos Organizacionais - Administrao /


Administrao Geral / Planejamento estratgico; )

14

O processo de administrao estratgica

a) implementa uma estratgia que os concorrentes no conseguem copiar ou consideram custosa demais para imitar. b) formula e implanta com sucesso uma estratgia de criao de valor. c) o conjunto de compromissos, decises e aes necessrios para que a empresa obtenha vantagem competitiva e retorno acima da mdia. d) um conjunto integrado de aes tomadas para produzir bens e servios com caractersticas aceitveis pelos clientes ao menor custo em comparao com o dos concorrentes. e) um conjunto integrado de aes tomadas para produzir bens ou servios (a um custo aceitvel) que os clientes percebem como diferentes, de maneira que sejam importantes para eles.

28 - Q62081 ( FCC - 2010 - TRE-RS - Analista Judicirio - Biblioteconomia / Administrao Geral /


Gesto do Conhecimento; )

Considere

as

afirmaes

abaixo:

I. A gesto do conhecimento persegue o claro objetivo de implementar programas com os quais, mediante o correto fomento e administrao do conhecimento, as empresas possam conseguir esse valor agregado que as distinga frente a seus competidores e que lhes permita sobreviver no meio ambiente. II. A gesto do conhecimento se caracteriza por apresentar, entre outros, dois aspectos fortemente definitrios: sua importante dimenso documental e sua profunda dependncia do fator tecnolgico.

a) Ambas esto incorretas. b) Ambas esto corretas. c) A alternativa II est incorreta porque supervaloriza o papel da tecnologia na gesto do conhecimento. d) A alternativa II est incorreta porque se refere, na realidade, gesto de contedos. e) A alternativa I est incorreta porque se equivoca ao afirmar que a gesto do conhecimento permite a obteno de valor agregado que distinga as empresas de seus competidores.

15

29 - Q62080 ( FCC - 2010 - TRE-RS - Analista Judicirio - Biblioteconomia / Administrao Geral /


Administrao Geral; Aprendizagem organizacional ; )

definio:

Capacidade de uma corporao como um todo de reunir informao, inovar, criar conhecimento e atuar efetivamente baseada no conhecimento que ela gerou refere-se

a) ao valor agregado da informao. b) ao capital intelectual. c) ao conhecimento ttico. d) vantagem competitiva. e) inteligncia organizacional.

30 - Q61277 ( FCC - 2010 - TRE-RS - Tcnico Judicirio - Programao de Sistemas / Administrao


Geral / Gesto da Qualidade; )

Na

gesto

da

qualidade

I. o ciclo PDCA um mtodo gerencial para a promoo da melhoria contnua e reflete, em suas quatro fases, a base da filosofia do melhoramento contnuo. II. no diagrama de causa e efeito as causas so agrupadas por categorias (mquinas, mtodos, mo de obra, materiais) e semelhanas previamente estabelecidas, ou percebidas durante o processo de classificao. III. a matriz GUT o grfico de causa e efeito que representa os riscos potenciais, por meio de quantificaes que buscam estabelecer resultados para abord-los, visando minimizar os custos do processo. IV. a ferramenta 5W2H utilizada principalmente no mapeamento e padronizao de processos, na elaborao de planos de ao e no estabelecimento de procedimentos associados a indicadores. V. processo um grupo de atividades realizadas numa sequncia intermitente com o objetivo de produzir bem ou servio que tem valor para a empresa. Est correto o que consta SOMENTE em

a) II, III e V. b) I, II e IV.


16

c) III e IV. d) II e V. e) I, III e IV.

GABARITOS: 21 - D B 22 - A 23 - B 24 - D 25 - E 26 - C 27 - C 28 - B 29 - E 30 -

Previous 1 2 3 4 5 6 7 8 9 17 18 Prximo

Exibindo 31 de 40 de 175 no total. 31 - Q61276 ( FCC - 2010 - TRE-RS - Tcnico Judicirio - Programao de Sistemas / Administrao
Geral / Balanced Scorecard (BSC); )

O Balanced Scorecard, segundo o modelo de Kaplan e Norton, traduz misso e estratgia em objetivos e medidas, organizados nas seguintes perspectivas:

a) financeira, da concorrncia, do aprendizado e crescimento, dos fornecedores. b) do cliente, dos fornecedores, dos compradores, da concorrncia. c) dos processos internos, do aprendizado e crescimento, dos concorrentes entrantes potenciais. d) financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento. e) do aprendizado e crescimento, dos fornecedores, do cliente e dos processos internos.

32 - Q61274 ( FCC - 2010 - TRE-RS - Tcnico Judicirio - Programao de Sistemas / Administrao


Geral / Administrao Estratgica; )

17

Tratando-se do Mapa Estratgico do TRE-RS, os objetivos estratgicos: 1) prestar servios com excelncia; 2) fortalecer as relaes institucionais e 3) responsabilidade socioambiental so vinculados s perspectivas:

a) Sociedade e Processos Internos. b) Viso e Sociedade. c) Viso, Processos Internos e Recursos. d) Processos Internos e Recursos. e) Sociedade, Processos Internos e Recursos.

33 - Q61124 ( FCC - 2010 - AL-SP - Agente Tcnico Legislativo Especializado - Gesto de Projetos /
Administrao Geral / Gesto Ambiental; )

Considere

as

afirmaes

abaixo

sobre

gesto

ambiental.

I. Uma vez que a gesto ambiental pode ser uma forma de enfrentamento de conflitos socioambientais, a aplicao de seus instrumentos no se constitui em fonte geradora de conflitos. II. A gesto ambiental busca o uso racional e sustentvel dos recursos naturais e o seu desenvolvimento envolve as polticas pblicas, o setor produtivo e a sociedade. III. A gesto ambiental depende exclusivamente de determinaes de carter poltico e econmico. IV. Os responsveis pelo direcionamento de um sistema de gesto ambiental so o poder pblico e a iniciativa privada. V. As desigualdades sociais, fruto do crescimento da populao humana e do modelo econmico dominante, geram situaes de conflito. Assim, o escopo da gesto ambiental no se restringe aos conflitos ambientais, pois estes podem vir associados a conflitos sociais. Est correto o que se afirma APENAS em

a) I, II, III e IV. b) I, II e IV. c) I, IV e V. d) II, III e V. e) II e V.


18

34 - Q61123 ( FCC - 2010 - AL-SP - Agente Tcnico Legislativo Especializado - Gesto de Projetos /
Administrao Geral / Gesto Ambiental; )

A figura abaixo apresenta as emisses antropognicas globais de gases de efeito estufa em 2004.

Espera-se que o metano, o dixido de carbono (Fonte A) e o dixido de carbono (Fonte B) sejam provenientes, respectivamente, de

a) cultivo de arroz, em parte; queima de combustveis fsseis e tratamento de esgotos. b) fermentao entrica, em parte; desmatamento e queima de biomassa e queima de combustveis fsseis. c) fertilizao de solo, em parte; queima de combustveis fsseis e desmatamento e queima de biomassa. d) aterros sanitrios, em parte; queima de combustveis fsseis e desmatamento e queima de biomassa. e) aterros sanitrios, em parte e desmatamento e queima de combustveis fsseis.

35 - Q61122 ( FCC - 2010 - AL-SP - Agente Tcnico Legislativo Especializado - Gesto de Projetos /
Administrao Geral / Gesto Ambiental; )

Bioma localizado em rea subtropical e tropical, caracterizado por apresentar alta biodiversidade, ecossistemas representados, entre outros, por vrios tipos florestais e
19

campos

de

altitude,

com

status

de

reserva

da

biosfera.

O texto trata da

a) Mata de Araucria. b) Mata Atlntica. c) Floresta Amaznica. d) Floresta Latifoliada Pereniflia. e) Floresta Ombrfila Densa.

36 - Q61121 ( FCC - 2010 - AL-SP - Agente Tcnico Legislativo Especializado - Gesto de Projetos /
Administrao Geral / Gesto Ambiental; Desenvolvimento Sustentvel; )

atributo comum a todos os ecossistemas

a) o fluxo de energia, caracterizado por perda progressiva ao longo da cadeia trfica. b) o fluxo de energia, caracterizado por elevada eficincia energtica. c) a ciclagem de nutrientes, caracterizada por ausncia de exportao. d) o compartimento bitico, caracterizado por alta biodiversidade. e) a presena de produtores primrios autotrficos.

37 - Q61120 ( FCC - 2010 - AL-SP - Agente Tcnico Legislativo Especializado - Gesto de Projetos /
Administrao Geral / Desenvolvimento Sustentvel; )

A temtica do desenvolvimento sustentvel um campo frtil de discusso de ideias, algumas das quais esto apresentadas abaixo. I. O artigo 225 da Constituio Federal de 1988 incorpora a ideia de desenvolvimento sustentvel ao afirmar que todos tm direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado como um bem de uso comum que deve ser preservado e defendido para as geraes presentes e futuras. II. O desenvolvimento sustentvel visa, entre outros objetivos, adequar a cadeia produtiva de forma a garantir a continuidade das atividades econmicas atuais, sem prejuzo das necessidades de recursos naturais das geraes futuras. III. O desenvolvimento sustentvel tem, entre outros objetivos, o de garantir a
20

continuidade do crescimento econmico das geraes futuras por meio da manuteno do modelo de utilizao de recursos naturais pelas geraes atuais. IV. A incorporao da ideia de desenvolvimento sustentvel, inclusive pelas polticas pblicas, em um perodo de tempo relativamente curto, se deu menos por razes ticas que por motivaes econmicas e de preservao da espcie humana. Est correto o que se afirma APENAS em

a) I e II. b) I, II e III. c) I, II e IV. d) II e III. e) II, III e IV.

38 - Q61118 ( FCC - 2010 - AL-SP - Agente Tcnico Legislativo Especializado - Gesto de Projetos /
Administrao Geral / Benchmarking; )

Em relao aos tipos de benchmarking como ferramenta de mudana organizacional, considere as afirmativas abaixo. I. um processo sistemtico e contnuo de avaliao dos produtos, servios e processos de trabalho das organizaes, que so reconhecidas como representantes das melhores prticas, com a finalidade de comparar desempenhos e identificar oportuni dades de melhoria na organizao. II. um processo gerencial permanente, que requer atualizao constante da coleta e anlise cuidadosa daquilo que h de melhor externamente em prticas e desempenho para as funes de tomada de deciso e de comunicao em todos os nveis da empresa. Um processo que obriga ao teste constante das aes internas em relao aos padres externos das prticas da indstria. III. O benchmarking competitivo baseado num processo que atravessa vrias funes da organizao e pode ser encontrado na maioria das empresas do mesmo porte, como por exemplo, o processo desde a entrada de um pedido at a entrega do produto ao cliente. IV. O benchmarking genrico caracteriza-se por ter como alvo especfico as prticas dos concorrentes. o mais usual uma vez que as empresas querem acesso aos dados que esto ligados diretamente s atividades da concorrncia. V. O benchmarking interno significa a procura pelas melhores prticas dentro das diferentes unidades da prpria organizao (outros departamentos, sedes, etc). Tem como vantagens a facilidade para se obter parcerias, os custos mais baixos e a
21

valorizao Est correto o que se afirma APENAS em


pessoal

interna.

a) I, II, III e IV. b) I, II e V. c) I, IV e V. d) II e III. e) III, IV e V.

39 - Q61111 ( FCC - 2010 - AL-SP - Agente Tcnico Legislativo Especializado - Gesto de Projetos /
Administrao Geral / Motivacao; )

Na gesto contempornea, uma poltica de motivao dos funcionrios deve

a) proporcionar poucos desafios na vida e no trabalho, reduzindo assim as emoes fortes. b) compreender e tolerar os erros, priorizando o bemestar de todos na sociedade e na organizao. c) garantir estabilidade e segurana no trabalho, por meio de programas de benefcios pessoais e principalmente corporativos. d) levar em considerao a existncia das diferenas individuais e culturais dentro da organizao. e) controlar e punir os comportamentos individualistas e a transgresso de normas e expectativas da organizao.

40 - Q61110 ( FCC - 2010 - AL-SP - Agente Tcnico Legislativo Especializado - Gesto de Projetos /
Administrao Geral / Clima organizacional; )

Com relao ao clima organizacional de uma empresa, considere as afirmativas abaixo. I. Uma mesma situao ser, em determinado momento, percebida de maneira diferente pelos diversos grupos de colaboradores de uma organizao. II. O padro ideal do clima organizacional deve ser determinado pela direo da empresa, mesmo que nem sempre agrade e atenda aos anseios dos colaboradores da organizao.
22

III. O melhor procedimento determinar o padro ideal do clima organizacional de comum acordo com os colaboradores, que so representados, no processo, por equipes formadas por colaboradores indicados pelo quadro funcional. IV. Para que se estabelea o clima organizacional ideal, a equipe representativa dos colaboradores deve estar unida e totalmente alinhada aos objetivos da direo. V. Na determinao do padro ideal de clima organizacional, a direo deve buscar de forma racional e madura a satisfao dos interesses dos colaboradores da organizao. Est correto o que se afirma APENAS em

a) I, II, III e V. b) I e III. c) I, III e V. d) II, III e IV. e) II e V.

GABARITOS: 31 - D -B 32 - A 33 - E 34 - D 35 - B 36 - A 37 - C 38 - B 39 - D 40

Previous 1 2 3 4 5 6 7 8 9 17 18 Prximo

Exibindo 41 de 50 de 175 no total. 41 - Q61109 ( FCC - 2010 - AL-SP - Agente Tcnico Legislativo Especializado - Gesto de Projetos /
Administrao Geral / Cultura Organizacional; )

A gesto da mudana da cultura organizacional de uma empresa

a) difcil, pois implica modificar coisas que so implcitas no pensamento e no comportamento das pessoas.
23

b) impossvel, pois a cultura no se refere aos produtos, s estruturas e aos sistemas da empresa, que podem ser modificados. c) muito difcil, pois a cultura da organizao se forma apenas em pressupostos cognitivos que no podem ser alterados. d) impossvel, pois aqueles que detm o poder na organizao nunca se interessam pela mudana. e) difcil, pois a necessidade da mudana depende do consenso de todos os setores.

42 - Q61108 ( FCC - 2010 - AL-SP - Agente Tcnico Legislativo Especializado - Gesto de Projetos /
Administrao Geral / Estrutura Organizacional; )

Na busca por melhorias estruturais e consistentes, as empresas modernas esto abandonando suas antigas estruturas e aderindo estrutura por

a) funes. b) reas de atividade. c) processos de trabalho. d) custos dos produtos. e) nvel de produtividade.

43 - Q61107 ( FCC - 2010 - AL-SP - Agente Tcnico Legislativo Especializado - Gesto de Projetos /
Administrao Geral / PDCA; )

O mtodo do Ciclo PDCA est associado ao conceito de


a) anlise do ambiente concorrencial. b) job enrichment. c) planejamento estratgico. d) benchmarking. e) melhoria contnua de processos.

24

44 - Q61105 ( FCC - 2010 - AL-SP - Agente Tcnico Legislativo Especializado - Gesto de Projetos /
Administrao Geral / Balanced Scorecard (BSC); )

Empresas inovadoras utilizam o Balanced Scorecard como


a) um sistema de indicadores do prprio desempenho financeiro. b) um processo contnuo de medio de produtos, servios ou processos com relao aos concorrentes mais fortes ou lderes do setor. c) um recurso de TI especializado em planejamento estratgico situacional. d) um mtodo de implementao de estratgia de reduo dos nveis hierrquicos. e) a estrutura organizacional bsica dos seus processos gerenciais.

45 - Q61104 ( FCC - 2010 - AL-SP - Agente Tcnico Legislativo Especializado - Gesto de Projetos /
Administrao Geral / Planejamento estratgico; )

Com relao s escolas de planejamento estratgico, considere as afirmativas abaixo. I. A escola de posicionamento entende a formao da estratgia como a obteno do ajuste essencial entre as foras e as fraquezas internas da empresa com as ameaas e oportunidades externas de seu ambiente. II. A escola de design adota a viso de que a estratgia se reduz a posies genricas selecionadas por meio de anlises formalizadas das situaes da indstria, tais como as avaliaes, utilizando o modelo das cinco foras competitivas. III. Na perspectiva da escola empreendedora, o lder mantm o controle sobre a implementao da prpria viso formulada de todo o processo estratgico. Portanto, a estratgia estaria resumida a um processo visionrio do lder. IV. A escola cognitiva estuda as estratgias que se desenvolvem na mente das pessoas, a fim de categorizar os processos mentais em estruturas, modelos, mapas, conceitos e esquemas. V. A escola ambiental coloca a estratgia como um processo reativo, ou seja, a organizao considerada um ente passivo que consome seu tempo, reagindo a um ambiente que estabelece a ordem a ser seguida. Est correto o que se afirma APENAS em

a) I, II, III e IV. b) I e V.


25

c) II e III. d) II, III e V. e) III, IV e V.

46 - Q61103 ( FCC - 2010 - AL-SP - Agente Tcnico Legislativo Especializado - Gesto de Projetos /
Administrao Geral / Planejamento estratgico; )

Com referncia ao nvel funcional, o planejamento estratgico tem como objetivo


a) determinar a misso da empresa, em termos de segmento de mercado. b) definir as unidades de negcios geridas como centros de lucro. c) alocar os recursos segundo a lucratividade das unidades de negcio. d) alinhar as aes setoriais com as estratgias de negcios e a misso da organizao. e) influir na tomada de decises de longo prazo que a empresa deva tomar.

47 - Q61102 ( FCC - 2010 - AL-SP - Agente Tcnico Legislativo Especializado - Gesto de Projetos /
Administrao Geral )

Na aplicao da Metodologia de Anlise e Soluo de Problemas (MASP), a fase mais importante a


a) da observao. b) da anlise. c) da identificao do problema. d) do plano de ao. e) da padronizao.

48 - Q61101 ( FCC - 2010 - AL-SP - Agente Tcnico Legislativo Especializado - Gesto de Projetos /
Administrao Geral / Gesto Contempornea; )

Na gesto contempornea, o processo de tomada de deciso deve ter como objetivo

26

a) apontar, dentre as alternativas satisfatrias, aquela que pode levar ao resultado desejado. b) indicar a alternativa realmente tima para levar ao resultado projetado. c) elaborar cenrios estratgicos que permitam calcular as opes com maior probabilidade de sucesso. d) definir as oportunidades e as ameaas existentes no ambiente de negcios. e) encontrar as alternativas que satisfaam os interesses dos setores mais importantes da direo.

49 - Q59126 ( FCC - 2010 - TRT - 9 REGIO (PR) - Analista Judicirio - rea Administrativa /
Administrao Geral / Administrao Estratgica; )

anlise

estratgica

da

organizao

envolve

I. a anlise do ambiente externo, que amplia a sensibilidade do conjunto de pessoas, tornando-as aptas a implementar estratgias antecipatrias alinhadas com as principais tendncias e demandas. II. a anlise do ambiente externo, que possibilita a alavancagem de oportunidades, pontos fortes e fracos e a preveno contra as ameaas emergentes. III. a anlise do ambiente interno, baseado na avaliao do desempenho da organizao frente sua misso e objetivos, foras e fraquezas, polticas governamentais e concorrncia. IV. a anlise das caractersticas internas da organizao, identificando e hierarquizando os seus pontos fortes e fracos. V. a anlise do ambiente interno segundo uma avaliao de carter organizacional, baseando-se nos conceitos de desempenho da instituio em relao ao cumprimento da misso, efetividade, eficcia, eficincia e humanizao. correto o que consta APENAS em

a) II e V. b) I, II e III. c) III, IV e V. d) III e IV. e) I, IV e V.


27

50 - Q58804 ( FCC - 2010 - TRE-RS - Analista Judicirio - rea Judiciria / Administrao Geral /
Balanced Scorecard (BSC); )

BSC

Balanced

Scorecard

I. esclarece e traduz a viso e a estratgia da organizao a mdio e longo prazos. II. utiliza-se para associar os objetivos estratgicos com metas de curto prazo e oramentos anuais. III. em seu processo de construo, esclarece os objetivos estratgicos e identifica um pequeno nmero de vetores crticos que determinam os objetivos estratgicos. IV. na perspectiva dos processos internos, permite que os executivos identifiquem os processos internos crticos nos quais a empresa deve alcanar a excelncia. V. na perspectiva do cliente, permite que os executivos identifiquem os segmentos de clientes e mercados nos quais a unidade de negcios competir e suas medidas de desempenho. correto o que consta SOMENTE em

a) III, IV e V. b) I, II e III. c) II e IV. d) I e III. e) II, IV e V.

GABARITOS: 41 - A A 42 - C 43 - E 44 - E 45 - E 46 - D 47 - C 48 - A 49 - E 50 -

Previous 1 2 3 4 5 6 7 8 9 17 18 Prximo

28

Exibindo 51 de 60 de 175 no total. 51 - Q58803 ( FCC - 2010 - TRE-RS - Analista Judicirio - rea Judiciria / Administrao Geral /
Planejamento estratgico; )

Misso

estratgica

I. a declarao operacional do propsito e do alcance nicos da empresa em termos de produto e de mercado. II. possibilita as descries gerais dos produtos da sua concorrncia, o que deseja fabricar e os mercados a que atender usando suas competncias bsicas internas. III. no eficaz quando consegue estabelecer a individualidade da empresa. IV. flui da inteno estratgica que a alavancagem dos recursos internos, capacidades e competncias essenciais de uma empresa, visando ao cumprimento de suas metas no ambiente competitivo. V. e a inteno estratgica juntas geram o discernimento exigido para formular e implementar as estratgias da empresa. correto o que consta SOMENTE em

a) I e III. b) IV e V. c) II, III e IV. d) III, IV e V. e) I, III e V.

52 - Q58802 ( FCC - 2010 - TRE-RS - Analista Judicirio - rea Judiciria / Administrao Geral /
Planejamento estratgico; )

No processo de elaborao do planejamento estratgico o desenvolvimento de uma estratgia competitiva , em essncia, I. o desenvolvimento de uma frmula ampla para o modo como a empresa ir competir, quais sero suas metas e quais as polticas necessrias para levar a cabo estas metas. II. uma combinao da estrutura de apoio da empresa com os meios pelos quais ela
29

busca

alcanar

seus

objetivos.

III. o envolvimento de quatro fatores bsicos que determinam os limites daquilo que uma empresa pode realizar com sucesso: 1) os pontos fortes e os pontos fracos; 2) os valores pessoais dos executivos implementadores; 3) oportunidades e ameaas; 4) expectativas mais amplas da Sociedade. IV. a busca pela vantagem competitiva sustentvel, por meio da implementao de estratgias que gerem valor e, ao mesmo tempo, dificultem a reproduo das mesmas por empresas concorrentes. V. um conjunto de informaes operacionais pertinentes, obtidas a partir da realizao de anlises dos ambientes interno e externo. correto o que consta SOMENTE em

a) I, III e IV. b) II e III. c) III, IV e V. d) IV e V. e) I, II e IV.

53 - Q54610 ( FCC - 2008 - METR-SP - Analista Treinee - Administrao de Empresas / Administrao


Geral / Marketing; )

A tcnica de marketing para a previso de demanda/ vendas baseada no levantamento de opinies de especialistas, repetindo-se o processo at obter-se um consenso, corresponde de

a) anlise de tendncias. b) previso Delphi. c) equao exponencial. d) testes de mercado. e) anlise de portflio.

54 - Q54609 ( FCC - 2008 - METR-SP - Analista Treinee - Administrao de Empresas / Administrao


Geral / Marketing; )

30

Na

matriz

produto/mercado

(ou

matriz

de

Ansoff),

as

estratgias:

I. de crescimento pela venda de uma maior quantidade dos produtos existentes para os clientes existentes; II. de crescimento pelo atendimento a novos clientes por meio da oferta de novos produtos. Estas so, respectivamente, estratgias com foco em

a) penetrao de mercado e desenvolvimento de mercado. b) desenvolvimento de produto e diversificao. c) desenvolvimento de mercado e desenvolvimento de produto. d) penetrao no mercado e diversificao. e) diversificao e desenvolvimento de mercado.

55 - Q54608 ( FCC - 2008 - METR-SP - Analista Treinee - Administrao de Empresas / Administrao


Geral / Marketing; )

No marketing voltado para o valor, as respostas positivas que os clientes obtm de outras pessoas, em funo de comprar e usar determinados produtos e servios, so benefcios

a) funcionais. b) sociais. c) pessoais. d) experimentais. e) monetrios.

56 - Q54607 ( FCC - 2008 - METR-SP - Analista Treinee - Administrao de Empresas / Administrao


Geral / Cultura Organizacional; Comportamento Organizacional; )

O processo de dividir o mercado com base em como as pessoas conduzem sua vida, incluindo suas atividades, interesses e opinies denominado de segmentao

a) psicogrfica. b) geogrfica.
31

c) demogrfica. d) por pensamentos e sentimentos. e) comportamental de compras.

57 - Q54603 ( FCC - 2008 - METR-SP - Analista Treinee - Administrao de Empresas / Administrao


Geral / Departamentalizacao; )

Agrupar num mesmo rgo as atividades afins ou de mesma natureza ou especialidade o processo de departamentalizao

a) por produto ou servio. b) por processo. c) por rea geogrfica. d) funcional. e) matricial.

58 - Q54602 ( FCC - 2008 - METR-SP - Analista Treinee - Administrao de Empresas / Administrao


Geral / Organograma; )

O grfico que representa o fluxo ou seqncia de procedimentos ou rotinas administrativas e ou operacionais o


a) fluxograma. b) organograma. c) cronograma. d) funcionograma. e) histograma.

59 - Q54590 ( FCC - 2008 - METR-SP - Analista Treinee - Administrao de Empresas / Administrao


Geral / Desenvolvimento Organizacional; Descentralizao; )

A estratgia de desenvolvimento de uma organizao com a qual buscam-se oportunidades no ambiente em que est inserida por meio da diversificao da linha de produtos, com aproveitamento da mesma tecnologia ou fora de vendas, oferecendo-se uma quantidade maior de produtos no mesmo mercado, denominada diversificao
32

a) interna. b) horizontal. c) conglomerativa. d) concntrica. e) mista.

60 - Q54589 ( FCC - 2008 - METR-SP - Analista Treinee - Administrao de Empresas / Administrao


Geral / Teoria dos sistemas; Teoria da hierarquia das necessidades de Maslow ; )

No processo de gesto das organizaes, a abordagem que parte do princpio que as pessoas so motivadas para a realizao de suas atividades, esperando que certas aes auxiliaro a alcanar os resultados desejados, refere- se teoria

a) da hierarquia de necessidades. b) X e Y. c) da expectncia. d) comportamental. e) da administrao por objetivos.

GABARITOS: 51 - B -C 52 - A 53 - B 54 - D 55 - B 56 - A 57 - D 58 - A 59 - D 60

Previous 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 17 18 Prximo

Exibindo 61 de 70 de 175 no total.


33

61 - Q54588 ( FCC - 2008 - METR-SP - Analista Treinee - Administrao de Empresas / Administrao


Geral / Estrutura Organizacional; )

A viso mecanicista de Frederick Taylor sobre as pessoas e as organizaes era essencialmente uma perspectiva de sistema

a) quantitativo. b) aberto. c) contigencial. d) sistmico. e) fechado.

62 - Q54587 ( FCC - 2008 - METR-SP - Analista Treinee - Administrao de Empresas / Administrao


Geral / Estrutura Organizacional; Estrategia Empresarial; Ambiente organizacional; )

O diagnstico estratgico da organizao apresenta componentes que consideram o ambiente e suas variveis relevantes no qual est inserida. As oportunidades de negcios compem esse ambiente estratgico e constitui a varivel

a) externa e no controlvel. b) interna e no controlvel. c) interna e controlvel. d) externa e controlvel. e) interna hbrida.

63 - Q54586 ( FCC - 2008 - METR-SP - Analista Treinee - Administrao de Empresas / Administrao


Geral / Organograma; )

Considere a capacidade das organizaes, enquanto sistemas abertos, de I. conservar um estado equilibrado por meio de mecanismos auto-reguladores; II. importar mais energia do ambiente externo do que expender;

III. alcanar, por vrios caminhos, o mesmo estado final, partindo de iguais ou diferentes condies iniciais. Os itens I, II e III referem-se, respectivamente, a
34

a) homeostase; importao de energia; diferenciao. b) homeostase; entropia negativa; equifinalidade. c) entropia negativa; importao de energia; homeostase. d) estado firme; homeostase dinmica; diferenciao. e) equifinalidade; homeostase; estado firme.

64 - Q54585 ( FCC - 2008 - METR-SP - Analista Treinee - Administrao de Empresas / Administrao


Geral / Teoria Geral da Administrao; )

A anlise das empresas como sistema aberto em constante interao com seu meio ambiente; abordagem mltipla com a anlise das variveis internas e externas que influenciam a organizao; concentrao nas relaes do ambiente externo e os nveis hierrquicos da organizao; interdependncia entre as partes da organizao. Estas so caractersticas da teoria da administrao

a) neoclssica. b) cientfica. c) de relaes humanas. d) clssica. e) estruturalista.

65 - Q54584 ( FCC - 2008 - METR-SP - Analista Treinee - Administrao de Empresas / Administrao


Geral / Organizaes, Sistemas e Mtodos; Organograma composto; )

Estrutura altamente orgnica, com pouca formalizao do comportamento; sua especializao do trabalho altamente horizontalizada, baseada em treinamento formal; tendncia a agrupar especialistas das unidades funcionais para propsitos de organizao interna divididos em pequenas equipes de projetos, baseadas no mercado, que visam a execuo de um trabalho especfico; adota a descentralizao seletiva das equipes localizadas em vrios pontos da organizao, envolvendo vrios grupos formados por gerentes de linha, especialistas operacionais e assessores. Estas so caractersticas da estrutura organizacional denominada

a) matricial. b) funcional. c) adhocracia.


35

d) divisionalizada. e) por projeto.

66 - Q54053 ( FCC - 2008 - TCE-AL - Analista de Sistemas / Administrao Geral / Planejamento


estratgico; )

Na anlise SWOT so atributos da organizao

a) as ameaas e os pontos fracos, porm os pontos fortes e as ameaas so considerados condies externas. b) as metas e os obstculos, porm os fatores crticos de sucesso e os pontos fortes so considerados condies externas. c) as oportunidades e os pontos fracos, porm os pontos fortes e as ameaas so considerados condies externas. d) os pontos fortes e fracos, porm as ameaas e as oportunidades so consideradas condies externas. e) as metas e os fatores crticos de sucesso, porm as ameaas e os pontos fortes so considerados condies externas.

67 - Q53651 ( FCC - 2006 - TRF - 1 REGIO - Analista Judicirio - rea Administrativa / Administrao
Geral / Fluxograma; )

Quanto s vantagens INCORRETO afirmar que

da

utilizao

dos

fluxogramas,

a) permitem compreender ou estabelecer, com clareza e facilidade as relaes entre as unidades simples ou complexas de trabalho. b) possibilitam identificar, no rgo em estudo, as relaes que possam ser eliminadas ou devam ser alteradas. c) facilitam a identificao das fases de execuo que ficariam mais bem situadas em outro ponto do fluxo de trabalho. d) permitem identificar e suprimir os movimentos inteis de um elemento qualquer, como por exemplo, um documento. e) possibilitam caracterizar a forma pela qual uma posio se relaciona com as demais dentro do rgo, isto , seu nvel de responsabilidade.

36

68 - Q53649 ( FCC - 2006 - TRF - 1 REGIO - Analista Judicirio - rea Administrativa / Administrao
Geral / Planejamento estratgico; )

Entre as ferramentas de planejamento disposio do administrador aquela que representa graficamente por meio de uma matriz a relao entre as atividades/decises mais significativas de um projeto (formadas pelas linhas da matriz) e os principais cargos/reas/funes envolvidas (as colunas),

a) o cronograma. b) o organograma linear. c) o funcionograma. d) o fluxograma. e) a matriz funcional.

69 - Q52061 ( FCC - 2008 - MPE-RS - Assessor - rea Administrao / Administrao Geral / Gesto da
Qualidade; )

A caracterstica central dos modelos de gesto baseados na qualidade total tem o foco

a) nos usurios/clientes dos produtos e servios. b) no aperfeioamento contnuo do processo produtivo. c) na melhoria do desempenho, com base nas melhores prticas dos competidores. d) no aprendizado e inovao contnuos por meio da experincia. e) no alinhamento entre processos gerenciais e estratgias de longo prazo.

70 - Q52060 ( FCC - 2008 - MPE-RS - Assessor - rea Administrao / Administrao Geral / Mudana
Organizacional; )

Com relao ao processo de mudana organizacional, assinale a alternativa correta.

a) A mudana organizacional um processo induzido de fora para dentro da organizao para evitar a resistncia dos seus membros. b) Tanto na perspectiva Taylorista como na Teoria da Contingncia a mudana organizacional depende do envolvimento e aceitao dos novos objetivos organizacionais por parte dos seus membros.
37

c) O medo e a incerteza com relao ao processo de mudana organizacional podem se manifestar como resistncia e devem ser levados em considerao no seu planejamento. d) A cultura organizacional um obstculo e deve ser transformada previamente para que o processo de mudana tenha sucesso. e) A perspectiva da mudana organizacional v as organizaes como mquinas feitas de partes que se interligam, cada uma desempenhando um papel claramente definido no funcionamento do todo.

GABARITOS: 61 - E C 62 - A 63 - B 64 - E 65 - C 66 - D 67 - E 68 - B 69 - A 70 -

Previous 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 17 18 Prximo

Exibindo 71 de 80 de 175 no total. 71 - Q52058 ( FCC - 2008 - MPE-RS - Assessor - rea Administrao / Administrao Geral /
Planejamento estratgico; )

Com relao ao Planejamento Estratgico correto afirmar que:

a) tendo em vista reduzir a incerteza que predomina em ambientes competitivos, enfatiza metas precisas que podem ser alcanadas em curto prazo. b) seu foco central a relao entre a anlise ambiental externa e anlise organizacional interna, tendo em vista a formulao de objetivos de longo prazo. c) envolve a organizao como um todo, visando obter um preciso conhecimento das suas capacidades e recursos atuais, eliminando a incerteza do ambiente. d) pressupe a separao entre fatores ambientais externos e internos, enfatizando os comportamentos estratgicos reativos das pessoas dentro da organizao.
38

e) por enfatizar a relao entre conhecimento tcnico e capacidade de previso, ele envolve de forma exclusiva a alta gerncia da organizao.

72 - Q52055 ( FCC - 2008 - MPE-RS - Assessor - rea Administrao / Administrao Geral /


Administrao Geral; )

A concepo atual de aprendizagem organizacional pressupe a competncia para criar e utilizar conhecimento, tornando-o uma importante fonte de vantagens competitivas para as organizaes. Segundo Nonaka e Takeuchi, o processo pelo qual as organizaes criam conhecimento :

a) a Autopoiesi, que se desdobra em Extroverso, Sistematizao e Socializao. b) a Iniciativa Criadora, complementada pela Catalizao, Cristalizao e Converso. c) a Gerao de Conhecimento, que compreende a circulao, a apropriao e o compartilhamento. d) o Brainstorming, seguido do Empowerment, do Benchmarking e do Job Enrichment. e) a Converso de Conhecimento, atravs do qual o conhecimento tcito e explcito expandido qualitativa e quantitativamente.

73 - Q52053 ( FCC - 2008 - MPE-RS - Assessor - rea Administrao / Administrao Geral / Estrutura
Organizacional; )

O que caracteriza uma estrutura organizacional de tipo matricial :

a) a constituio de uma equipe heterognea de especialistas em diferentes reas, que so deslocados de suas funes habituais para se dedicarem a uma tarefa especfica. b) a combinao de formas de departamentalizao funcional e de produto ou projeto na mesma estrutura organizacional. c) a delegao de autoridade e responsabilidade s equipes, que se tornam autnomas e auto-suficientes para decidir sobre seu trabalho. d) a reunio de especialistas em torno de atividades similares, agrupadas e identificadas de acordo com os seus fins. e) a combinao de rgos de linha, diretamente relacionados aos objetivos vitais da empresa e de rgos de staff que apiam os primeiros.
39

74 - Q52046 ( FCC - 2008 - MPE-RS - Assessor - rea Administrao / Administrao Geral / Avaliao
de desempenho; )

A tcnica de Avaliao de Desempenho 360 Graus consiste:

a) numa avaliao do desempenho de todos os funcionrios de um mesmo nvel hierrquico dentro de uma organizao, realizado por auditoria externa que garanta o carter objetivo e neutro do processo. b) numa comparao entre a percepo dos pares no trabalho, do superior imediato, dos subordinados diretos, clientes, fornecedores, e a percepo que o ocupante do cargo tem de si mesmo, no exerccio das atividades. c) numa comparao entre os desempenhos efetivos em termos de produtividade, de todos os funcionrios de um mesmo setor, tendo como objetivo a implementao de um processo de downisizing. d) em uma seqncia de avaliaes dos superiores pelos subordinados, visando a construo de indicadores de produtividade e satisfao com as relaes interpessoais num determinado setor da organizao. e) em um processo de brain storming envolvendo todos os funcionrios de uma organizao, visando subsidiar o planejamento estratgico situacional.

75 - Q52045 ( FCC - 2008 - MPE-RS - Assessor - rea Administrao / Administrao Geral / Clima
organizacional; )

Considere

as

afirmaes

sobre

conceito

de

clima

organizacional.

I. A pesquisa de clima organizacional permite ligar as variveis psicolgicas s organizacionais atravs da dimenso transacional das organizaes, ou seja, como as pessoas avaliam recompensas e todas as diferentes formas de reconhecimento que esto recebendo da organizao pelas contribuies que esto prestando ao exercer diferentes funes. II. As pesquisas de clima organizacional procuram avaliar os valores, normas e crenas mobilizados pelos membros da organizao em suas relaes com as lideranas. III. As pesquisas de clima organizacional incluem as seguintes dimenses: comunicao, integrao entre as diferentes reas funcionais, estilo de gerncia, administrao de recursos humanos (principalmente salrios, benefcios e carreira), modelo de gesto adotado pela organizao, natureza do trabalho realizado, relacionamento interpessoal, grau de identificao com a organizao e clareza de objetivos. IV. As pesquisas de clima organizacional envolvem avaliaes de todos os membros da organizao, alm de parceiros e clientes. Nestes casos, todos se avaliam mutuamente levando em conta o nvel de satisfao com a atuao das lideranas. V. As pesquisas de clima organizacional levam em considerao fatores externos, enquanto ameaas e oportunidades, e fatores internos, como foras e fraquezas da
40

organizao na avaliao das relaes cotidianas entre lideranas e colaboradores. So verdadeiras APENAS as afirmaes

a) I, II e V. b) III. c) I e III. d) I e IV. e) I, III e V.

76 - Q52044 ( FCC - 2008 - MPE-RS - Assessor - rea Administrao / Administrao Geral / Teoria da
hierarquia das necessidades de Maslow ; )

Segundo a teoria da hierarquia das necessidades de Maslow INCORRETO dizer:

a) Toda pessoa orienta seu comportamento a partir de mais que um nico tipo de motivao. b) Apenas algumas pessoas alcanam a satisfao das necessidades localizadas no topo da pirmide. c) A satisfao de um nvel inferior de necessidades no obrigatria para que surja imediatamente um nvel mais elevado no comportamento. d) As necessidades fundamentais podem ser expressas por diferentes tipos de comportamento. e) Toda necessidade primria no atendida passa a ser considerada uma ameaa psicolgica.

77 - Q46709 ( FCC - 2009 - TJ-AP - Analista Judicirio - Administrao / Administrao Geral /


Estrategia Empresarial; )

Um fator fundamental para garantir a vantagem competitiva de empresas num ambiente globalizado o desenvolvimento de estratgias de

a) fidelizao entre cliente e fornecedor. b) concentrao e verticalizao da relao entre cliente e fornecedor. c) reduo dos preos mdios dos fornecedores.
41

d) democratizao das relaes entre cliente e fornecedor. e) integrao e parceria entre cliente e fornecedor.

78 - Q46707 ( FCC - 2009 - TJ-AP - Analista Judicirio - Administrao / Administrao Geral / ISO
9000; )

ISO 9000

a) um conjunto de normas que s podem ser utilizadas por empresas grandes de carter industrial. b) um pacote de softwares orientado para implantao de sistemas de qualidade em empresas do setor de informtica. c) confere qualidade a um produto (ou servio), garantindo que o produto (ou servio) apresentar sempre as mesmas caractersticas. d) fornece um certificado segundo o qual o produto avaliado ter maior qualidade que um outro similar sem a certificao. e) diz respeito apenas ao sistema de gesto da qualidade de uma empresa, e no s especificaes dos produtos fabricados por esta empresa.

79 - Q46691 ( FCC - 2009 - TJ-AP - Analista Judicirio - Administrao / Administrao Geral /


Organizaes; )

O formato organizacional que assegura maior flexibilidade


a) a estrutura em redes de equipes. b) a estrutura funcional linear. c) o sistema orgnico homeosttico. d) a estrutura matricial. e) a estrutura burocrtica.

80 - Q46690 ( FCC - 2009 - TJ-AP - Analista Judicirio - Administrao / Administrao Geral /


Organizaes; Organizaes, Sistemas e Mtodos; )

De acordo com a viso sistmica, as organizaes contemporneas eficazes devem ser sistemas
42

a) homeostticos. b) abertos. c) fechados. d) funcionais. e) hierarquizados.

GABARITOS: 71 - B B 72 - E 73 - B 74 - B 75 - C 76 - C 77 - E 78 - E 79 - A 80 -

Previous 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 17 18 Prximo

Exibindo 81 de 90 de 175 no total. 81 - Q46689 ( FCC - 2009 - TJ-AP - Analista Judicirio - Administrao / Administrao Geral /
Planejamento; )

Caracterstica especfica do planejamento organizacional ttico

a) limitar as variveis envolvidas para reduzir a incerteza e permitir a programao. b) lidar com elevados graus de incerteza em face das coaes e contingncias que no pode prever. c) incluir um grau reduzido de incerteza graas ao nvel detalhado de programao e racionalizao das atividades envolvidas. d) desafiar os nveis elevados de incerteza atravs da mobilizao de fatores como a criatividade e a inovao. e) trabalhar com a lgica dos sistemas fechados visando alcanar elevado nvel de regularidade e eficincia.
43

82 - Q46685 ( FCC - 2009 - TJ-AP - Analista Judicirio - Administrao / Administrao Geral /


Qualidade nas Organizaes; )

A ferramenta de qualidade que permite acompanhar sistematicamente as variaes de qualidade de um produto entre faixas de tolerncia superior e inferior e a linha mdia

a) a Carta de Controle. b) o Fluxograma. c) o Histograma. d) o Grfico de Pareto. e) o Diagrama Espinha-de-Peixe.

83 - Q46684 ( FCC - 2009 - TJ-AP - Analista Judicirio - Administrao / Administrao Geral /


Qualidade nas Organizaes; )

Dentre os princpios de Deming, aquele que afeta diretamente a qualidade nas organizaes

a) tornar mais claras as diferenas entre os departamentos, pois, os colaboradores dos setores de pesquisa, projetos, vendas, compras ou produo devem trabalhar em equipes altamente especializadas. b) terceirizar os programas de educao e aperfeioamento para o pessoal de nvel gerencial. c) eliminar a necessidade de inspeo em massa, priorizando a internalizao da qualidade do produto. d) focalizar a ateno dos supervisores para a produtividade em primeiro lugar. e) colocar toda alta direo da empresa para supervisionar o trabalho de seus subordinados de modo a realizar a transformao necessria.

84 - Q46683 ( FCC - 2009 - TJ-AP - Analista Judicirio - Administrao / Administrao Geral /


Avaliao de produtividade; )

A avaliao da produtividade nas organizaes envolve

a) a responsabilizao dos gestores pela no realizao das metas definida pela direo.
44

b) o equilbrio entre os vrios fatores envolvidos no processo produtivo. c) a comparao do custo de aquisio de produtos e servios com seu retorno em termos de efetividade. d) a adequao dos processos em relao s especificaes tcnicas ou superao dos mesmos. e) a comparao entre entradas e sadas dos sistemas produtivos, levando-se em conta os fatores de produo, como mo de obra, recursos financeiros e insumos fsicos.

85 - Q46682 ( FCC - 2009 - TJ-AP - Analista Judicirio - Administrao / Administrao Geral / Gesto
da Qualidade; )

Com relao incorporao da qualidade como fator essencial na gesto das organizaes, analise as afirmativas abaixo. I. Enfatiza a gesto participativa, com base em uma estrutura horizontal e descentralizada e na prtica de trabalho em equipe. II. Valoriza a centralizao das competncias e da autoridade, associada canalizao das informaes com base no princpio da hierarquizao. III. Focaliza a no aceitao do erro, especialmente em processos que no agreguem valor ao servio e comprometam a qualidade do trabalho. IV. Valoriza a parceria entre usurios e prestador do servio visando a garantia da qualidade e a melhoria contnua do processo. V. No se preocupa com a preveno de problemas, procurando corrigir, quando necessrio, processos deficientes, priorizando a velocidade no atendimento. Est correto o que se afirma SOMENTE em

a) I, II e III. b) II, III e V. c) II, III e IV. d) I, III e IV. e) I, II, IV e V.

45

86 - Q46680 ( FCC - 2009 - TJ-AP - Analista Judicirio - Administrao / Administrao Geral /


Eficiencia, Eficacia e Efetividade; )

Para eliminar desperdcios e tornar-se mais eficiente, uma organizao deve, em primeiro lugar,

a) estabelecer metas ambiciosas e cobrar diariamente de seus gerentes a realizao das metas, estabelecendo punies claras. b) avaliar os impactos gerados, verificando se foram alcanados os resultados esperados. c) adotar um curso de ao que efetivamente garanta a realizao dos planos, objetivos ou metas previamente definidos. d) analisar o rendimento dos seus servios ou bens em relao aos seus custos e compar-lo a um padro externo confivel. e) comparar os resultados alcanados por outras organizaes ou setores da prpria organizao com aqueles que se pretende avaliar.

87 - Q46679 ( FCC - 2009 - TJ-AP - Analista Judicirio - Administrao / Administrao Geral /


Reengenharia; )

Quando uma organizao decide realizar o mtodo de Reengenharia ela precisa em primeiro lugar:

a) avaliar os mtodos de engenharia empregados em sua rotina de processos. b) repensar radicalmente os processos utilizados e os resultados alcanados. c) racionalizar os processos de compra para economizar recursos financeiros. d) formular novos produtos e servios demandados pelos clientes. e) analisar e comparar seus produtos e servios com os dos lderes do mercado.

88 - Q46677 ( FCC - 2009 - TJ-AP - Analista Judicirio - Administrao / Administrao Geral /


Descentralizao; )

Com relao s vantagens da descentralizao sobre a centralizao, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) Viso mais focada na defesa do sucesso dos departamentos em complementao aos interesses da organizao como um todo.
46

b) H maior envolvimento dos funcionrios operacionais nas decises tomadas e maior motivao entre os gerentes e, portanto, maior criao de valor moral na organizao. c) As decises dos administradores so tomadas com base numa viso global das metas e objetivos da organizao. d) As decises so tomadas por administradores com mais informao sobre o contexto e as suas implicaes sobre toda a organizao. e) Melhora o nvel de capacitao e eficincia das gerncias intermedirias e da sua comunicao como o nvel operacional.

89 - Q46676 ( FCC - 2009 - TJ-AP - Analista Judicirio - Administrao / Administrao Geral /


Comunicao organizacional; )

No intuito de melhorar a comunicao interpessoal e intergrupal numa organizao de grande porte deve-se

a) aperfeioar os fluxos descendentes e formais de comunicao escrita para melhorar a imagem da direo. b) centralizar os fluxos ascendentes e informais de comunicao oral visando elevar o controle gerencial. c) estimular os fluxos horizontais de comunicao informal e oral entre todos os funcionrios em torno de metas e projetos. d) incentivar a comunicao formal e escrita entre os altos dirigentes dos setores de marketing e RH. e) reduzir os fluxos laterais de comunicao formal e informal para impedir as chamadas "centrais de boatos".

90 - Q46675 ( FCC - 2009 - TJ-AP - Analista Judicirio - Administrao / Administrao Geral /


Liderana; )

Na Era Contempornea o exerccio de liderana dentro das organizaes deve ter como objetivo

a) forar as pessoas a seguirem as orientaes da direo, mesmo que no haja aceitao explcita das diretrizes. b) criar uma ambiente de aceitao das diretrizes atravs de presso, se necessrio por meio de ameaas e incentivos materiais.
47

c) propor as diretrizes da direo como sugesto aberta, sem qualquer tentativa de forar ou pressionar sua aceitao pelos funcionrios. d) induzir os funcionrios a "comprar" as metas da direo atravs de tcnicas de marketing e de incentivos salariais. e) persuadir os funcionrios, atravs do convencimento e de incentivos, a incorporar as diretrizes como suas prprias metas.

GABARITOS: 81 - A -E 82 - A 83 - C 84 - E 85 - D 86 - D 87 - B 88 - C 89 - C 90

Previous 1 2 5 6 7 8 9 10 11 12 13 17 18 Prximo

Exibindo 91 de 100 de 175 no total. 91 - Q46674 ( FCC - 2009 - TJ-AP - Analista Judicirio - Administrao / Administrao Geral / Cultura
Organizacional; )

Em tempos de turbulncia e instabilidade, a cultura organizacional de uma empresa deve ser

a) reestruturada atravs de tcnicas de reengenharia para tornar a organizao mais eficiente. b) amplamente respeitada, pois sua manuteno mais importante do que a adaptao da organizao s mudanas externas. c) deixada de lado, pois reflete a natureza conservadora de toda organizao confrontada com os desafios da globalizao. d) compreendida como um conjunto de valores, crenas e normas da organizao que podem ser mobilizados para enfrentar os desafios do ambiente externo.

48

e) constantemente atualizada atravs da introduo de tecnologia da informao, associada a mtodos gerenciais voltados avaliao de competncias.

92 - Q46673 ( FCC - 2009 - TJ-AP - Analista Judicirio - Administrao / Administrao Geral / Teoria
Geral da Administrao; )

De acordo com a moderna teoria dos sistemas, as organizaes na Era Contempornea devem ser entendidas como um

a) conjunto de elementos, partes ou rgos que compem uma totalidade integrada e autossuficiente em torno de suas relaes intra-sistmicas. b) sistema de inputs e outputs de energia, recursos e informao necessrios reproduo da suas partes, mas com elevado grau de entropia em relao ao ambiente externo. c) conjunto de subsistemas de mltiplas entradas e sadas, submetido a uma relao instvel, com o ambiente externo, e, portanto, com baixa previsibilidade no seu comportamento. d) complexo de subsistemas que se comportam de forma homognea graas ao sistema de retroalimentao centralizado que permite uma perfeita homeostasia em relao com o ambiente externo. e) sistema orgnico com baixa diferenciao interna e alta adaptabilidade ao ambiente externo, levando a uma constante busca de comportamentos defensivos.

93 - Q46672 ( FCC - 2009 - TJ-AP - Analista Judicirio - Administrao / Administrao Geral /


Administrao Geral; )

Com relao dinmica das organizaes na contemporaneidade, analise as afirmativas abaixo. I. O modelo mecanicista e hierarquizado tende a reaparecer, pois ele o mais adequado para as organizaes empresariais, devido ao enorme tamanho e gigantesca concentrao de recursos necessrios na Era da Globalizao. II. A realidade das organizaes se tornou to complexa e multidimensional, que a integrao deve ser obtida atravs da comunicao interorganizacional entre colegas, e no apenas atravs da hierarquia. III. O mundo contemporneo assiste emergncia de um novo tipo de organizao, formada por unidades de negcios, horizontalizada, voltada para projetos e operaes descentralizadas.
49

IV. Com o aumento da complexidade das organizaes, as empresas passaram a introduzir uma estrutura hierrquica que concentra o poder e aumenta a capacidade de reflexo da alta gerncia. V. Na poca da globalizao, para sobreviver mutabilidade e instabilidade ambiental, as empresas precisam ser altamente disciplinadas, orientadas por planejamento detalhado de forma a se antecipar a todos os eventos possveis, tornandose assim capazes de controlar o ambiente de tarefa. Est correto o que se afirma SOMENTE em:

a) I, II e IV. b) II, III e V. c) II e III. d) I, III e IV. e) I, II, IV e V.

94 - Q46153 ( FCC - 2009 - PGE-RJ - Tcnico Superior Administrador / Administrao Geral / Ambiente
organizacional; )

O macroambiente das organizaes constitudo por

a) um conjunto amplo de variveis demogrficas que inclui: o tamanho da populao, a estrutura etria, a distribuio geogrfica, a composio tnica e os nveis de renda dos potenciais consumidores. b) um conjunto de fatores culturais, institucionais e psicossociais que influenciam de forma mais ampla a construo da identidade de uma organizao. c) um conjunto de insumos de recursos e informaes, bem como suas sadas ou resultados; compreendendo consumidores, usurios, fornecedores, concorrentes e grupos regulamentadores. d) uma estrutura setorial que influencia a intensidade da competio entre as empresas que dele fazem parte, impondo algumas restries em suas operaes e oferecendo vrias oportunidades para que as empresas bem administradas obtenham vantagens sobre suas concorrentes. e) um conjunto amplo e complexo de variveis tecnolgicas, polticas, econmicas, legislativas, sociais, demogrficas e ecolgicas que envolvem e influenciam as empresas.

50

95 - Q46151 ( FCC - 2009 - PGE-RJ - Tcnico Superior Administrador / Administrao Geral / Mtodo
gerencial ; )

"Uma Empresa descobriu que sua concorrente utilizava cinco vezes menos empregados para operar o seu departamento de contabilidade de forma eficiente. A soluo apresentada pelos consultores foi: 'jogar fora' os atuais processos e comear de novo, utilizando o poder da moderna tecnologia da informao para redesenhar completamente os processos, de forma a alcanar profundos melhoramentos na sua performance." O mtodo gerencial escolhido pelos consultores foi

a) o Empowerment. b) a Reengenharia. c) o Balanced scorecard. d) a Qualidade Total. e) o Kaizen.

96 - Q46150 ( FCC - 2009 - PGE-RJ - Tcnico Superior Administrador / Administrao Geral / Gesto
participativa; )

A gesto participativa um dos campos mais complexos da moderna teoria geral da administrao, envolvendo diver- sos conceitos, tcnicas e experincias prticas. Quando os empregados tm direito a comisses sobre vendas, abonos ou salrios adicionais por resultados ou atendimento de me- tas, prmios por sugestes que resultem em economias ou ganhos e distribuio de aes, trata-se de um modelo de gesto baseado

a) em equipes autogerenciadas. b) na autogesto. c) na participao nos resultados. d) no envolvimento no processo decisrio. e) na participao na direo.

97 - Q46149 ( FCC - 2009 - PGE-RJ - Tcnico Superior Administrador / Administrao Geral /


Planejamento estratgico; )

Trs gestores, cumprindo o planejamento estratgico de sua organizao, implantaram o mesmo projeto em trs localidades diferentes. O primeiro realizou o planejado no tempo estipulado; o segundo, tambm cumpriu seu objetivo, mas o fez a um custo 30% menor
51

que o primeiro. Finalmente, o terceiro consumiu os recursos previstos, mas alcanou um resultado superior ao do plano. Nesse caso,

a) apenas o primeiro foi eficaz, pois cumpriu estritamente o que foi solicitado no planejamento do projeto. b) todos foram igualmente eficazes e eficientes, pois cumpriram a meta estabelecida no planejamento da organizao. c) o primeiro foi o mais eficiente, o segundo o mais efetivo e o terceiro o mais eficaz. d) apenas o terceiro foi eficaz e eficiente, o primeiro foi ineficiente e o segundo, ineficaz. e) o primeiro foi eficaz, o segundo foi o mais eficiente e o terceiro o mais efetivo.

98 - Q46148 ( FCC - 2009 - PGE-RJ - Tcnico Superior Administrador / Administrao Geral /


Planejamento; )

Em uma organizao, o planejamento

a) operacional menos genrico e mais detalhado, tem um prazo longo de tempo e aborda cada unidade da empresa ou cada conjunto de recursos separadamente. b) estratgico realizado nas funes mais elevadas da empresa (diretoria), tem um maior alcance de tempo e as decises envolvidas englobam a organizao como um todo. c) ttico deve ser capaz de combinar as oportunidades ambientais com a capacidade empresarial a patamar de equilbrio timo entre o que a empresa quer e o que ela realmente pode fazer. d) ttico aquele que coloca em prtica os planos gerais dentro de cada setor da empresa. Normalmente demanda curto alcance de tempo. e) operacional realizado pelos executivos (gerentes), traduz e interpreta as decises da direo e as transforma em planos concretos dentro dos departamentos da empresa. Geralmente tem um mdio alcance de tempo.

99 - Q46146 ( FCC - 2009 - PGE-RJ - Tcnico Superior Administrador / Administrao Geral /


Administrao Estratgica; )

As organizaes pblicas, confrontadas com a dinmica das mudanas ambientais, se veem diante de desafios para os quais no h solues prontas. O processo gerencial que
52

visa incrementar fatores motivacionais do cargo por meio da ampliao das tarefas e aumento de sua variedade conhecido como

a) balanced scorecard. b) brainstorming. c) downsizing. d) reengenharia de processos. e) job enrichment.

100 - Q46145 ( FCC - 2009 - PGE-RJ - Tcnico Superior Administrador / Administrao Geral /
Liderana; )

Sobre

liderana

situacional:

I. O lder aquele que procura adequar a situao ao seu estilo de comando. II. Quando as tarefas so rotineiras e repetitivas, a liderana limitada e sujeita ao controle pelos subordinados, que passam a atuar num padro autocrtico. III. Para um mesmo subordinado, o lder pode assumir diferentes padres de liderana, conforme a situao envolvida. IV. A Teoria de Liderana Situacional de Hersey e Blanchard prope um modelo de liderana adequado para cada nvel de maturidade dos liderados, no qual o lder deve identificar em que nvel se encontram os liderados para, ento, optar por um dos quatro estilos de liderana. V. Um problema da Teoria de Liderana Situacional de Hersey e Blanchard a ideia de que os subordinados "imaturos" devem ser tratados com o "pulso forte", pois esse tipo de comportamento por parte da liderana no estimularia o desenvolvimento dos subordinados.

a) Esto corretas APENAS as afirmativas I e II. b) Esto corretas APENAS as afirmativas I, II e V. c) Esto corretas APENAS as afirmativas II, III e IV. d) Esto corretas APENAS as afirmativas III e IV. e) Esto corretas APENAS as afirmativas III, IV e V.

53

GABARITOS: 91 - D -E 92 - C 93 - C 94 - E 95 - B 96 - C 97 - E 98 - B 99 - E 100

Previous 1 2 6 7 8 9 10 11 12 13 14 17 18 Prximo

Exibindo 101 de 110 de 175 no total. 101 - Q46144 ( FCC - 2009 - PGE-RJ - Tcnico Superior Administrador / Administrao Geral /
Tecnologia da Informao (TI) ; )

Em relao aos impactos das mudanas na tecnologia da informao sobre as organizaes: I. A tecnologia da informao altera a dinmica do sistema de informao na empresa, fornecendo informaes rpidas e precisas aos diversos pontos da organizao, tornando impossvel que uma pessoa ou grupo controle as informaes que podem influenciar a definio das situaes organizacionais. II. As alteraes no contedo e natureza das tarefas, quando deixam os mtodos manuais e passam a utilizar os eletrnicos ou escritrios virtuais, geram reaes comportamentais como resistncias e medos. III. A principal mudana ocorre na natureza da tarefa, que antes era manual, com contato direto e fsico, e agora eletrnico, abstrato e por meio de um sistema de informao. IV. A implantao da tecnologia de informao pode alterar drasticamente as estruturas de poder das organizaes, acrescentando nveis hierrquicos, fortalecendo a superviso, centralizando o poder na alta direo, provocando mudanas nas relaes de poder entre os indivduos ou grupos, fortalecendo a influncia de um e eliminando a fonte de poder de outro. V. Em relao s habilidades do trabalhador, os impactos geralmente so insignificantes, independentemente do ramo da empresa, porm todos os trabalhadores devero sofrer os impactos negativos da nova tecnologia em relao a ganhos salariais.

a) Esto corretas APENAS as afirmativas I e II. b) Esto corretas APENAS as afirmativas I, II e V.


54

c) Esto corretas APENAS as afirmativas II, III e IV. d) Esto corretas APENAS as afirmativas III e IV. e) Esto corretas APENAS as afirmativas III, IV e V.

102 - Q46143 ( FCC - 2009 - PGE-RJ - Tcnico Superior Administrador / Administrao Geral /
Organizaes; )

Sobre os atributos criatividade e capacidade de inovao em uma organizao dinmica: I. A inveno do balo pelos irmos Montgolfier, no sculo XVIII, um exemplo de inovao. II. Nem sempre a inovao o resultado da criao de algo totalmente novo mas, com muita frequncia, o resultado da combinao original de coisas j existentes. III. Uma organizao que estimula a criatividade valoriza, acima de tudo, a disciplina, a pontualidade, a economia, a racionalidade e a ordem. IV. Criatividade a habilidade de aplicar solues criativas e valiosas a problemas e oportunidades, compreendendo tambm a implementao destas solues. V. Inovao a habilidade de desenvolver novas ideias e de descobrir novas formas de compreender problemas e vislumbrar oportunidades.

a) Esto corretas APENAS as afirmativas I e II. b) Esto corretas APENAS as afirmativas I, II e V. c) Esto corretas APENAS as afirmativas II, III e IV. d) Esto corretas APENAS as afirmativas III e IV. e) Esto corretas APENAS as afirmativas III, IV e V.

103 - Q46142 ( FCC - 2009 - PGE-RJ - Tcnico Superior Administrador / Administrao Geral / Teoria
Geral da Administrao; )

Em relao Adhocracia, expresso da autoria de Alvin Toffler e popularizada por Robert Waterman com o livro "Adhocracy ? The Power to Change": I. O objetivo da Adhocracia a identificao de novas oportunidades por meio do incentivo criatividade individual enquanto caminho para a renovao organizacional. II. a estrutura que mais estimula a inovao, pois a que respeita menos os princpios
55

clssicos

de

gesto,

especialmente

unidade

de

comando.

III. Pode ser definida como qualquer forma de organizao que conta com todos os procedimentos tpicos das organizaes burocrticas relacionados com a resoluo de problemas e a obteno de resultados. IV. Essa estrutura exige uma especializao horizontal reduzida, impedindo a formao de grupos de especialistas em unidades funcionais autnomas. V. caracterizada pelo elevado grau de descentralizao, alm de uma precisa definio de papis, embora com alguma dificuldade no fluxo de comunicao informal.

a) Esto corretas APENAS as afirmativas I e II. b) Esto corretas APENAS as afirmativas I, II e V. c) Esto corretas APENAS as afirmativas II, III e IV. d) Esto corretas APENAS as afirmativas III e IV. e) Esto corretas APENAS as afirmativas III, IV e V.

104 - Q46140 ( FCC - 2009 - PGE-RJ - Tcnico Superior Administrador / Administrao Geral / Teoria
Geral da Administrao; )

Com

relao

caractersticas

da

burocracia

segundo

Max

Weber:

I. Existncia de regras abstratas, s quais esto vinculados os detentores do poder, o aparelho administrativo e os dominados define a dominao racional- legal, o fundamento do modelo burocrtico. II. Toda organizao burocrtica se baseia na hierarquia, na diviso do trabalho, na separao entre pessoa, cargo e funes exercidas de modo continuado e com base em documentos escritos. III. O domnio burocrtico legitimado pelo reconhecimento dos poderes e das qualidades excepcionais do chefe, e o seu aparelho consiste, tipicamente, no grupo dos 'discpulos', isto , dos indivduos escolhidos pelo chefe entre os membros da comunidade. IV. A burocracia, segundo Weber, uma instituio poltica bem sucedida na medida em que seu quadro administrativo mantenha com xito a pretenso ao monoplio efetivo da coao fsica para a manuteno da ordem vigente. V. O pessoal empregado por uma estrutura administrativa burocrtica submete-se a uma relao contratual e, em virtude de suas especficas qualificaes tcnicas, recompensado atravs de um salrio estipulado em dinheiro, tem uma carreira regulamentada e considera o prprio trabalho como uma ocupao em tempo integral.
56

a) Esto corretas APENAS as afirmativas I e II. b) Esto corretas APENAS as afirmativas I, II e V. c) Esto corretas APENAS as afirmativas II, III e IV. d) Esto corretas APENAS as afirmativas III e IV. e) Esto corretas APENAS as afirmativas III, IV e V.

105 - Q46139 ( FCC - 2009 - PGE-RJ - Tcnico Superior Administrador / Administrao Geral / Teoria
Geral da Administrao; )

Na primeira fase de desenvolvimento das teorias da administrao predominaram as abordagens mecanicistas, como as de Taylor e Fayol. Com relao s abordagens que criticaram esses paradigmas: I. A Teoria Comportamental afirma, em oposio s abordagens Clssica e Cientfica, que os conflitos entre objetivos individuais e organizacionais no so incontornveis e podem ser evitados atravs de tcnicas de condicionamento. II. Ao contrrio da Teoria Clssica de Fayol, a Teoria dos Sistemas enfatiza uma viso anatmica e estrutural da empresa, entendida como uma sntese de diferentes rgos que compem a estrutura organizacional. III. A Teoria das Relaes Humanas criticou a Teoria Clssica da Administrao, afirmando que trabalhadores em melhores condies psicossociais e emocionais alcanam melhores nveis de produtividade, independentemente das condies fsicas e tcnicas. IV. A Teoria do Desenvolvimento Organizacional rejeita a nfase na remunerao como nica motivao do trabalhador e props novos modelos de gesto que compatibilizassem objetivos individuais e organizacionais. V. Em contraposio s teorias Clssica e Cientfica, a Teoria da Contingncia afirma que existe uma relao de dependncia entre as condies ambientais e as tcnicas gerenciais adequadas a cada objetivo organizacional.

a) Esto corretas APENAS as afirmativas I e II. b) Esto corretas APENAS as afirmativas I, II e V. c) Esto corretas APENAS as afirmativas II, III e IV. d) Esto corretas APENAS as afirmativas III e IV. e) Esto corretas APENAS as afirmativas III, IV e V.
57

106 - Q41092 ( FCC - 2009 - SEFAZ-SP - Agente Fiscal de Rendas - Prova 2 / Administrao Geral /
Balanced Scorecard (BSC); )

Com

relao

ao

mtodo

do

Balanced

Scorecard,

considere:

I. Foi desenvolvido a partir da constatao de que os mtodos tradicionais de acompanhamento do desempenho das organizaes no eram suficientes para atender ao grau de complexidade e ao dinamismo do ambiente empresarial contemporneo. II. Os vetores considerados na avaliao de desempenho do Balanced Scorecard so o financeiro, os clientes, os processos internos e o aprendizado e crescimento. III. Inicia-se com a definio da viso e da misso atribudas organizao, analisando, prioritariamente, os ambientes externo e interno, seguida pela formulao de metas, depois, pelos objetivos e as estratgias e, finalmente, pela implementao. IV. Os nveis a partir dos quais se estrutura um Balanced Scorecard so o explicativo, o normativo, o estratgico e o tticooperacional. V. Foi utilizado inicialmente como um modelo de avaliao e performance empresarial, porm, a aplicao em empresas proporcionou seu desenvolvimento para uma metodologia de gesto estratgica. Est correto o que se afirma APENAS em

a) I, II e V. b) I, II, III e IV. c) I, III e V. d) II e III. e) II e IV.

107 - Q41091 ( FCC - 2009 - SEFAZ-SP - Agente Fiscal de Rendas - Prova 2 / Administrao Geral /
Planejamento estratgico; )

Com relao descrio de um problema no Planejamento Estratgico, considere: I. O problema sempre relativo ao ator que o declara, pois o resultado de um jogo social pode ser um problema para um dos atores, uma ameaa para outro, um xito para um terceiro e uma oportunidade para um quarto. II. Um problema pode ser definido como um mal-estar, sujeito a inmeras interpretaes para um mesmo jogador.
58

III. O vetor de descrio de um problema permite reunir em um nico significado, para o ator que o analisa, as diferentes interpretaes de um problema. IV. Os descritores de um problema devem ser precisos e monitorveis e o conjunto dos descritores deve ser suficiente para conter, em uma nica formulao, os vrios significados. V. Uma descrio suficiente se ela explicita as ambiguidades inerentes ao contedo do problema, caso contrrio, diz-se que a descrio incompleta ou inadequada. Est correto o que se afirma APENAS em

a) I, II e III. b) I, III e IV. c) I e V. d) III e IV. e) III, IV e V.

108 - Q41090 ( FCC - 2009 - SEFAZ-SP - Agente Fiscal de Rendas - Prova 2 / Administrao Geral /
Tecnologia da Informao (TI) ; )

A implantao da tecnologia de informao pode alterar drasticamente as estruturas de poder das organizaes, pois,

a) ao deixar de utilizar mtodos manuais e passar a utilizar meios eletrnicos, produz necessariamente reaes comportamentais como resistncias e medos. b) ao fornecer informaes rpidas e precisas aos diversos pontos da organizao, torna impossvel que uma pessoa ou grupo controle as informaes que podem influenciar a definio das situaes organizacionais. c) ao fortalecer a superviso, centraliza o poder na alta direo, provocando mudanas nas relaes de poder entre os indivduos ou grupos, fortalecendo a influncia de uns e eliminando a fonte de poder de outros. d) em relao a ganhos salariais e autonomia funcional, todos os trabalhadores sofrem os impactos negativos da nova tecnologia. e) ao alterar a natureza das tarefas, que antes eram manuais, com contato direto e fsico, provoca uma forte descentralizao e democratizao dos setores que utilizam intensivamente os novos sistemas de informao.

59

109 - Q41088 ( FCC - 2009 - SEFAZ-SP - Agente Fiscal de Rendas - Prova 2 / Administrao Geral /
Responsabilidade Social; )

Segundo o conceito vigente de responsabilidade social corporativa, uma empresa pblica deve

a) cumprir sua responsabilidade social, exercendo com eficincia suas atividades essenciais. b) incorporar em seu planejamento o mximo possvel de atividades beneficentes para os setores mais carentes da sociedade. c) incorporar o processo de gesto socialmente responsvel como um instrumento que proporciona vantagens competitivas frente a seus concorrentes. d) levar em considerao, prioritariamente, sua responsabilidade poltica, pois deve expressar os interesses do governo eleito democraticamente. e) buscar a legitimao de suas aes por meio da implantao de instrumentos de responsabilizao dos gestores pelos resultados alcanados.

110 - Q39375 ( FCC - 2002 - TRE-PI - Analista Judicirio - rea Administrativa / Administrao Geral /
Fluxograma; )

Observe

seguinte Tenso aumentada Esforo diminuda.

fluxo: Necessidade satisfeita

Necessidade no satisfeita o Tenso

Esse fluxo refere-se a um processo de


a) organizao. b) motivao. c) demanda. d) qualidade. e) comunicao.

GABARITOS: 101 - C 109 - E 102 - A 110 - B 103 - A 104 - B 105 - E 106 - A 107 - B 108 - C
60

Previous 1 2 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 Prximo

Exibindo 111 de 120 de 175 no total. 111 - Q39373 ( FCC - 2002 - TRE-PI - Analista Judicirio - rea Administrativa / Administrao Geral /
Administrao Estratgica; )

Ao se deparar com um ou mais desses itens: elevados custos, problemas com o pessoal, baixo nvel da qualidade, baixa competitividade, dificuldades de crescimento e expanso, dificuldades de desempenho operacional e administrativo, perdas e desperdcio de estoque, dificuldade para atingir objetivos ou no cumprimento s atividades propostas, deve-se

a) comprar nova tecnologia. b) contratar novo pessoal. c) dispensar funcionrios. d) ampliar os cargos burocrticos. e) proceder reorganizao.

112 - Q39372 ( FCC - 2002 - TRE-PI - Analista Judicirio - rea Administrativa / Administrao Geral /
Organizaes, Sistemas e Mtodos; )

O smbolo que representa uma operao nos fluxogramas analticos


a) Crculo. b) Losango. c) Quadrado. d) Seta. e) Tringulo.

61

113 - Q39371 ( FCC - 2002 - TRE-PI - Analista Judicirio - rea Administrativa / Administrao Geral /
Organizaes, Sistemas e Mtodos; )

Quando so abordados assuntos como a gramatura do papel, cores e suas necessidades, estamos nos referindo a uma anlise de O&M sobre o

a) Relatrio. b) Formulrio. c) Quadro de distribuio do trabalho. d) Organograma. e) Arranjo fsico.

114 - Q39370 ( FCC - 2002 - TRE-PI - Analista Judicirio - rea Administrativa / Administrao Geral /
Estrutura Organizacional; )

Uma estrutura organizacional representada pelo


a) Fluxograma. b) Diagrama de Bloco. c) Funcionograma. d) Organograma. e) "Layout".

115 - Q39369 ( FCC - 2002 - TRE-PI - Analista Judicirio - rea Administrativa / Administrao Geral ) Um "ato administrativo de carter normativo interno, expedido pelos responsveis da organizao aps a aprovao dos respectivos colegiados, para fixar polticas de natureza geral e disciplinar matria da sua competncia especfica". Trata-se de

a) Portaria. b) Instruo Normativa. c) Resoluo. d) Manual Administrativo-operacional. e) Ordem de Servio.


62

116 - Q39366 ( FCC - 2002 - TRE-PI - Analista Judicirio - rea Administrativa / Administrao Geral /
Administrao Estratgica; )

Usar eventos passados para fazer prognsticos sobre conseqncias ou tendncias futuras um processo denominado

a) Certeza. b) Risco. c) Incerteza. d) Turbulncia. e) Previso.

117 - Q39365 ( FCC - 2002 - TRE-PI - Analista Judicirio - rea Administrativa / Administrao Geral /
Logstica e Transportes; )

A logstica trata de todas as atividades de manuteno e armazenagem que facilitam o fluxo de produtos, desde o ponto de aquisio da matria-prima ou dados at o ponto de consumo final ou informaes. So trs atividades primrias de um processo de logstica:

a) armazenagem, manuseio de materiais e embalagens de proteo. b) obteno, programao de produtos e manuteno de informao. c) manuseio de materiais, obteno e transporte. d) transporte, manuteno de estoques e processamento de pedidos. e) processamento de produtos, embalagem de materiais e manuteno de materiais.

118 - Q39364 ( FCC - 2002 - TRE-PI - Analista Judicirio - rea Administrativa / Administrao Geral /
Administrao da Produo; )

Dentre os fatores que influenciam os investimentos em estoque, o que mantm um alto nvel de produo, diminuindo custos, justificando a manuteno de um maior volume de produtos em estoque

a) Projeo de Vendas. b) Economia de Escala.


63

c) Natureza do Produto. d) Processo Produtivo. e) Preo unitrio.

119 - Q39363 ( FCC - 2002 - TRE-PI - Analista Judicirio - rea Administrativa / Administrao Geral /
Administrao Financeira; )

"Payback" um mtodo que consiste no clculo do perodo necessrio para que a organizao recupere, atravs da gerao dos fluxos de caixa, um investimento feito em um projeto. Dentre as alternativas a seguir, identifique uma falha desse modelo.

a) Leva em considerao o valor do dinheiro no tempo. b) No leva em considerao o fluxo de caixa aps o ponto de "payback". c) Os retornos dos valores tm tratamentos diferenciados mesmo ocorrendo num mesmo perodo. d) Considera sempre a vida til do ativo em que a organizao est investindo. e) Considera os fluxos de caixa que ocorrem aps o perodo de "Payback".

120 - Q39361 ( FCC - 2002 - TRE-PI - Analista Judicirio - rea Administrativa / Administrao Geral /
Administrao Financeira; )

um instrumento valioso e imprescindvel para que uma organizao controle o seu fluxo de recursos, mas por ser baseado em estimativas e projees est sujeito a algumas distores e portanto no tem total preciso. Trata-se de

a) Fluxo de caixa integrado. b) Demonstrativo de resultado. c) Oramento de caixa. d) Controle das disponibilidades. e) Planilha de custos.

GABARITOS:
64

111 - E 119 - B

112 - A 120 - C

113 - B

114 - D

115 - C

116 - E

117 - D

118 - B

Previous 1 2 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 Prximo

Exibindo 121 de 130 de 175 no total. 121 - Q39339 ( FCC - 2002 - TRE-CE - Analista Judicirio - rea Administrativa / Administrao Geral /
Estrutura Organizacional; )

A estrutura organizacional que centraliza o poder de deciso no presidente e nos departamentos subordinados a

a) por processo. b) matricial. c) divisional. d) por produto. e) funcional.

122 - Q39337 ( FCC - 2002 - TRE-CE - Analista Judicirio - rea Administrativa / Administrao Geral /
Estrutura Organizacional; )

Cadeia formal de comando composta por um gerente e seus subordinados representa uma equipe

a) de resoluo de problemas. b) com propsito especial. c) horizontal. d) vertical. e) autodirigida.

65

123 - Q39335 ( FCC - 2002 - TRE-CE - Analista Judicirio - rea Administrativa / Administrao Geral /
Administrao Geral; )

A linha de autoridade contnua, que une todas as pessoas da organizao demonstrando quem se reporta a quem, identificada pela

a) estrutura plana. b) prestao de contas. c) responsabilidade social. d) cadeia de comando. e) estrutura por processos.

124 - Q39334 ( FCC - 2002 - TRE-CE - Analista Judicirio - rea Administrativa / Administrao Geral /
Gesto da Qualidade; )

Os programas adotados pelas empresas quando da implantao de processos de qualidade total visam, dentre outros objetivos, a melhoria da eficincia e da qualidade do produto, a reduo de custos e a

a) aplicao de tcnicas estatsticas. b) satisfao do consumidor. c) identificao dos melhores desempenhos. d) avaliao dos resultados. e) inspeo de testes.

125 - Q39333 ( FCC - 2002 - TRE-CE - Analista Judicirio - rea Administrativa / Administrao Geral /
Administrao Geral; )

Os tomadores de deciso eficazes buscam, permanentemente, sinais, ocorrncias atpicas e/ou incomuns sobre as circunstncias de uma organizao, questionando se essas circunstncias

a) respondem somente coisas incomuns. b) podem ser transformadas em comuns c) explicam todos os eventos observados.
66

d) explicam que atpica no algo comum. e) explicam somente coisas atpicas.

126 - Q39332 ( FCC - 2002 - TRE-CE - Analista Judicirio - rea Administrativa / Administrao Geral /
Administrao Geral; )

Uma administrao bem sucedida apia-se em habilidades tcnica, humana e conceitual. Essa definio pressupe que o administrador assuma a responsabilidade de atingir determinados objetivos por meio da soma de esforos e

a) aloque recursos, preparando-os para que sejam utilizados aleatoriamente. b) observe e puna quem no o atender. c) coordene a infra-estrutura da organizao. d) centralize todas as tomadas de deciso. e) dirija as atividades alheias.

127 - Q39331 ( FCC - 2002 - TRE-CE - Analista Judicirio - rea Administrativa / Administrao Geral /
Planejamento; )

Para desenvolver planos de contingncia, os planejadores devem identificar, dentre as variveis incontrolveis, a recesso, a inflao, os acidentes e

a) o desenvolvimento tecnolgico. b) os benefcios. c) os custos fixos. d) as rotinas. e) as compras de matria-prima.

128 - Q36622 ( FCC - 2010 - TRF - 4 REGIO - Analista Judicirio - rea Administrativa /
Administrao Geral / Gesto da Qualidade; )

Na gesto da qualidade, a ferramenta que auxilia o gestor a visualizar a alterao sofrida por uma varivel quando outra se modifica denominada

a) grfico de Pareto.
67

b) diagrama de disperso. c) histograma. d) diagrama de causa e efeito. e) carta de controle.

129 - Q36621 ( FCC - 2010 - TRF - 4 REGIO - Analista Judicirio - rea Administrativa /
Administrao Geral / Gesto da Qualidade; )

Na aplicao do conceito do ciclo PDCA, a ao de monitoramento e medio dos processos e produtos em relao s polticas, objetivos e requisitos para o produto e registro dos resultados, denominada de

a) verificao. b) ao corretiva. c) planejamento e controle. d) execuo. e) verificao e controle.

130 - Q36619 ( FCC - 2010 - TRF - 4 REGIO - Analista Judicirio - rea Administrativa /
Administrao Geral / Cultura Organizacional; )

Unidade de negcio um conjunto de pessoas, processos e tecnologias que se unem para processar energia e conhecimentos com o objetivo de gerar produtos ou servios para a sociedade. Trata-se de uma unidade organizacional I. II. III. IV. V. que com contribui que com com responsabilidade para possui autoridade a realizao relao sobre da de os sobre misso poder processos da hierarquia. resultados. empresa. limitada. meios.

correto o que consta APENAS em

a) IV e V.
68

b) II e IV. c) I, IV e V. d) II, III e IV. e) I, II e III.

GABARITOS: 121 - E 129 - A 122 - D 130 - E 123 - D 124 - B 125 - C 126 - E 127 - A 128 - B

Previous 1 2 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 Prximo

Exibindo 131 de 140 de 175 no total. 131 - Q34871 ( FCC - 2010 - TCM-PA - Tcnico em Informtica / Administrao Geral / Riscos;
)

A secretaria de sade de um governo municipal avaliou o risco de sinistros relacionados a sua frota de ambulncias e resolveu contratar um seguro de automveis. Neste caso, a resposta ao risco pela administrao foi de

a) transferir. b) aceitar. c) reduzir. d) compartilhar. e) evitar.

132 - Q33337 ( FCC - 2010 - DPE-SP - Agente de Defensoria - Assistente Social / Administrao Geral /
Planejamento; )

69

O Planejamento pode ser considerado a partir de diferentes abordagens. Ao se falar em planejamento participativo pode-se dizer que I. envolve um contnuo processo coletivo, numa deliberada e amplamente discutida construo de um futuro, na qual um maior nmero possvel de membros de todas as categorias que constituem a comunidade tomam parte ativa. II. sua ao conjunta e se assenta nas relaes dos homens entre si e com a sociedade. III. a viso de homem e de mundo vai informar novas valoraes nas dimenses humana, cultural e poltica. correto o que se afirma em

a) I, apenas. b) II, apenas. c) III, apenas. d) I e III, apenas. e) I, II e III.

133 - Q32604 ( FCC - 2010 - DPE-SP - Agente de Defensoria - Administrador / Administrao Geral /
Planejamento estratgico; )

O planejamento estratgico de tipo analtico visa


a) verificar e analisar as oportunidades que devem ser aproveitadas. b) identificar e corrigir deficincias e problemas internos para garantir continuidade do sucesso. c) antecipar novas demandas e capacitar a organizao a ter sucesso em um ambiente de incertezas. d) maximizar o desempenho da organizao, utilizando melhor os recursos disponveis. e) verificar e analisar as ameaas que devem ser neutralizadas e evitadas.

134 - Q32599 ( FCC - 2010 - DPE-SP - Agente de Defensoria - Administrador / Administrao Geral /
Estrutura Organizacional; Administrao Geral; Administrao Estratgica; Departamentalizacao; )

70

Organizaes que planejam desenvolver uma estrutura mais flexvel, associada a maior eficincia e motivao, devem optar por uma estrutura

a) departamental de tipo funcional. b) de redes integradas de equipes. c) departamental por processos. d) de tipo linha-staff. e) de tipo linear.

135 - Q32598 ( FCC - 2010 - DPE-SP - Agente de Defensoria - Administrador / Administrao Geral /
Gesto da Qualidade; )

Com relao qualidade e produtividade nas organizaes, considere as afirmativas abaixo. I. A produtividade s obtida se os processos tiverem qualidade em seus insumos e operaes, pois de nada adianta qualidade sem produtividade. II. A Qualidade Total muito abrangente e se dedica a estudar a satisfao dos clientes externos e os clientes internos. III. A produtividade no deve ser entendida somente como razo entre resultados e recursos, mas sim de uma forma mais ampla, levando em conta todas as variveis existentes nos processos, focando nas necessidades de todas as partes interessadas no negcio e buscando melhorias e resultados relevantes para todos. IV. No incio da era industrial, a preocupao dos gestores estava voltada para os volumes de produo. Com o aumento da competitividade surgiu a medio da produtividade, que at a segunda guerra mundial era entendida como razo entre o volume produzido e o tempo gasto para esta produo. V. Uma das formas mais abrangentes de se definir produtividade, atualmente, como sendo razo entre a sada, ou o resultado final, de um processo e a entrada, que representa os recursos necessrios obteno da sada. Est correto o que se afirma em

a) I, II, III, IV e V. b) III, IV e V, apenas. c) II, III, IV, apenas. d) I, II e III, apenas.
71

e) I, II, III e IV, apenas.

136 - Q32597 ( FCC - 2010 - DPE-SP - Agente de Defensoria - Administrador / Administrao Geral /
Gesto da Qualidade; )

Entre as ferramentas de controle da qualidade, aquela que permite estruturar hierarquicamente as causas potenciais de determinado problema ou oportunidade de melhoria, bem como seus efeitos sobre a qualidade dos produtos o

a) Diagrama de Pareto. b) Histograma. c) Diagrama de Causa-Efeito. d) Grfico de Disperso. e) Fluxograma.

137 - Q32592 ( FCC - 2010 - DPE-SP - Agente de Defensoria - Administrador / Administrao Geral /
Gesto da informao e do conhecimento; Tecnologia da Informao (TI) ; )

Com relao aos requisitos funcionais para a gesto eletrnica de documentos, considere as afirmativas abaixo. I. Os sistemas eletrnicos de gerenciamento de documentos devem ser idneos, prevendo a limitao de acesso tecnologia por meio da criao de privilgios de acesso (senha, cartes). II. Os documentos no precisam ser completos, mas, devem conter elementos suficientes para atestar data, hora e lugar da produo. III. So essenciais mtodos que garantam a no adulterao dos documentos, incluindo a capacidade do sistema eletrnico, identificar o original, mecanismos de preservao (reproduo e migrao) e de verificao da provenincia. IV. Deve-se evitar a duplicao de documentos e garantir que as atividades sejam registradas em documentos de arquivo. V. essencial a definio de regras de workflow por meio da integrao dos procedimentos administrativos e documentrios e o estabelecimento de uma trilha de auditoria que registre todas as intervenes feitas no documento. Est correto o que se afirma APENAS em

a) I e III.
72

b) I e IV. c) III, IV e V. d) II, III e V. e) I, III, IV e V.

138 - Q32591 ( FCC - 2010 - DPE-SP - Agente de Defensoria - Administrador / Administrao Geral /
Estrutura Organizacional; Organizaes, Sistemas e Mtodos; )

Dentre as atividades tradicionais de Organizao & Mtodos, o desenho organizacional envolve a compatibilizao entre

a) hierarquizao, descentralizao e intercambiabilidade b) sistematicidade e informalidade. c) burocratizao, horizontalidade e efetividade. d) diferenciao, formalizao, centralizao e integrao. e) flexibilidade, sistematicidade, eficincia e efetividade.

139 - Q32589 ( FCC - 2010 - DPE-SP - Agente de Defensoria - Administrador / Administrao Geral /
Cultura Organizacional; )

Pode-se concluir da definio de cultura organizacional como produto do aprendizado pela experincia comum de um grupo que

a) o importante identificar as regularidades observadas no comportamento dos indivduos. b) sempre existem valores dominantes numa organizao que caracterizam sua cultura organizacional c) a cultura de uma organizao deriva da filosofia que guia as polticas da organizao. d) as normas que envolvem os grupos de trabalho so determinantes da sua cultura. e) pode haver 'culturas' diferentes em uma organizao, distinguindo cada grupo dentro de uma cultura mais ampla.

73

140 - Q32588 ( FCC - 2010 - DPE-SP - Agente de Defensoria - Administrador / Administrao Geral /
Clima organizacional; )

O clima organizacional mostra-se positivo quando


a) frustra as expectativas de ganho imediato em troca de ganhos de longo prazo. b) atende s expectativas imediatas de ganho salarial dos funcionrios. c) incentiva conflitos de expectativas, gerando comportamentos competitivos. d) provoca diferentes tipos de motivao para o trabalho nos funcionrios. e) produz expectativas de acomodao aos padres de eficincia estabelecidos.

GABARITOS: 131 - D 139 - E 132 - E 140 - D 133 - D 134 - B 135 - A 136 - C 137 - E 138 - D

Previous 1 2 10 11 12 13 14 15 16 17 18 Prximo

Exibindo 141 de 150 de 175 no total. 141 - Q32587 ( FCC - 2010 - DPE-SP - Agente de Defensoria - Administrador / Administrao Geral /
Administrao Geral; )

Na dinmica das organizaes, o efeito sinergtico pode ser alcanado por meio

a) da unio por processos semelhantes. b) do equilbrio entre a semelhana de interesses e a complementaridade das diferenas. c) da eliminao de competncias complementares. d) da permanncia na zona de conforto. e) da integrao vertical de processos.
74

142 - Q31205 ( FCC - 2010 - DNOCS - Administrador / Administrao Geral / Processo organizacional;
)

No

que

concerne

definies

de

processos,

considere:

I. um grupo de atividades realizadas numa sequncia lgica com o objetivo de produzir um bem ou servio que tem valor para um grupo especfico de clientes. II. aquele descrito suficientemente em detalhes, de forma que possa ser consistentemente usado. III. conjunto de aes independentes para um fim produtivo especfico, ao final do qual sero gerados produtos e/ou servios e/ou informaes. IV. qualquer atividade ou conjuntos independentes de atividades que toma um input, adiciona valor a ele e fornece um output a um cliente especfico. V. uma ordenao especfica das atividades de trabalho no tempo e no espao, com um comeo, um fim, entradas e sadas, claramente identificadas, enfim, uma estrutura para ao. correto o que consta APENAS em

a) II, III, IV e V. b) I, II, III e IV. c) II, III e V. d) I, II e V. e) I, IV e V.

143 - Q31202 ( FCC - 2010 - DNOCS - Administrador / Administrao Geral / Planejamento estratgico;
Administrao Estratgica; )

O planejamento estratgico deve definir os rumos do negcio e responder s perguntas: qual o nosso negcio? Onde se quer chegar? Como a empresa est para chegar situao desejada? PORQUE seu propsito geral assegurar o desenvolvimento de curto e mdio prazo da organizao e intervir nos seus pontos fortes e fracos e nas variveis externas. correto afirmar que
75

a) as duas afirmativas so falsas. b) a primeira afirmativa falsa e a segunda verdadeira. c) a primeira afirmativa verdadeira e a segunda falsa. d) as duas afirmativas so verdadeiras e a segunda justifica a primeira. e) as duas afirmativas so verdadeiras e a segunda no justifica a primeira.

144 - Q23617 ( FCC - 2009 - TRT - 3 Regio (MG) - Analista Judicirio - Estatstica / Administrao
Geral / Planejamento estratgico; )

Com relao ao planejamento estratgico na sociedade contempornea, considere: I. O ponto de partida do planejamento estratgico no o de reduzir a incerteza, mas desafi-la utilizando a criatividade e a inovao. II. A adaptao da organizao a um ambiente instvel deve ser feita por meio de um retorno constante ao equilbrio, limitando o leque de escolhas disponveis. III. O planejamento estratgico deixa em segundo plano a localizao de potencialidades, deslocando seu foco para a construo de cenrios futuros. IV. Na viso do planejamento estratgico, o mundo atual imprevisvel e catico, no qual pequenas causas podem gerar grandes consequncias. V. No planejamento estratgico atual, vale mais a forma como as pessoas lidam com os problemas do que a preciso e o detalhamento com os quais os problemas so tratados. Est correto o que se afirma APENAS em

a) I, II e III. b) I, III e IV. c) I, IV e V. d) II, III e V. e) II, III, IV e V.

145 - Q23616 ( FCC - 2009 - TRT - 3 Regio (MG) - Analista Judicirio - Estatstica / Administrao
Geral / Contrato administrativo; )

76

Na gesto de contratos por meio de modelos de minutas, aquelas que no envolvem a avaliao do setor jurdico da organizao so as

a) pr-aprovadas. b) padronizadas. c) pr-qualificadas. d) pr-chanceladas. e) genricas.

146 - Q23615 ( FCC - 2009 - TRT - 3 Regio (MG) - Analista Judicirio - Estatstica / Administrao
Geral / Gesto da Qualidade; )

Quando uma empresa terceirizada cumpre seu contrato, mas no oferece um servio de qualidade, geralmente o gestor do contrato no

a) exigiu a substituio dos funcionrios responsveis. b) ameaou rescindir o contrato de terceirizao. c) fiscalizou adequadamente a execuo do projeto. d) delegou a responsabilidade para o setor jurdico. e) especificou critrios de qualidade sujeitos multa.

147 - Q23612 ( FCC - 2009 - TRT - 3 Regio (MG) - Analista Judicirio - Estatstica / Administrao
Geral / Liderana; )

Liderana a

a) autoridade legal necessria para o exerccio eficiente da direo de uma organizao. b) capacidade de imitar e at mesmo superar os comportamentos de outros de forma espontnea. c) capacidade de forar algum a fazer alguma coisa, mesmo que ela no o deseje. d) qualidade de propor mudanas na conduo dos processos organizacionais sem forar a sua aceitao pelos demais.
77

e) capacidade de influncia interpessoal exercida por meio da comunicao, visando a um objetivo especfico.

148 - Q23610 ( FCC - 2009 - TRT - 3 Regio (MG) - Analista Judicirio - Estatstica / Administrao
Geral / Comunicao organizacional; )

Um recurso frequentemente utilizado para compensar os problemas resultantes de rudos nos processos de comunicao dentro de uma organizao

a) a retroinformao. b) o feedback. c) a redundncia. d) o reforo dos fluxos descendentes. e) a criao de redes informais de comunicao.

149 - Q23609 ( FCC - 2009 - TRT - 3 Regio (MG) - Analista Judicirio - Estatstica / Administrao
Geral / Estrutura Organizacional; )

O tipo de estrutura organizacional mais adequado para lidar com situaes de maior complexidade nos ambientes externos e internos a

a) matricial. b) departamental. c) linha-staff. d) funcional. e) linear.

150 - Q23608 ( FCC - 2009 - TRT - 3 Regio (MG) - Analista Judicirio - Estatstica / Administrao
Geral / Departamentalizacao; )

A principal vantagem da departamentalizao funcional

a) criar ambientes estveis que requerem desempenho constante e repetitivo das tarefas rotineiras. b) implementar uma maior formalizao da estrutura administrativa e uma hierarquia de autoridade com maior nmero de nveis.
78

c) desenvolver um enfoque introvertido, deixando de diluir o foco nas variveis do ambiente externo. d) refletir uma diferenciao lgica das funes seguindo o princpio da especializao ocupacional. e) agrupar as atividades e tarefas de acordo com os projetos desenvolvidos dentro da empresa.

GABARITOS: 141 - B 149 - A 142 - D 150 - D 143 - C 144 - C 145 - D 146 - E 147 - E 148 - C

Previous 1 2 10 11 12 13 14 15 16 17 18 Prximo

Exibindo 151 de 160 de 175 no total. 151 - Q23007 ( FCC - 2009 - TRT - 3 Regio (MG) - Analista Judicirio - rea Administrativa /
Administrao Geral / Planejamento estratgico; )

Com

relao

ao

planejamento

estratgico,

considere:

I. Toda organizao deve estar envolvida, inclusive recursos, potencialidades e habilidades, com o objetivo de se alcanar o efeito holstico e a sinergia resultantes da interao de todos esses fatores. II. Como instrumento de tipo genrico, o planejamento estratgico no pode ser desdobrado em planos tticos e operacionais. III. orientado para a relao entre a empresa e seu ambiente de tarefa, ficando exposto s incertezas e imprevisibilidade dos eventos ambientais. IV. O planejamento estratgico de uma organizao no pode incluir o desejo de assegurar a continuidade, pois este adequado apenas ao objetivo de expanso de atividades ou aumento de produtividade. V. Quando o objetivo estratgico organizacional e global, os retornos positivos devem beneficiar todos os shareholders da organizao, mas no os stakeholders.
79

Est correto o que se afirma APENAS em


a) I, II, III e V. b) I e III. c) II, III, IV e V. d) II, III e V. e) II e IV.

152 - Q23006 ( FCC - 2009 - TRT - 3 Regio (MG) - Analista Judicirio - rea Administrativa /
Administrao Geral / Contrato administrativo; )

Na gesto de contratos, o mtodo mais adequado de custeio quando os custos indiretos constituem um porcentual elevado dos custos totais o de custeio

a) tradicional. b) varivel. c) por absoro. d) ABC. e) por objetivos.

153 - Q9929 ( FCC - 2005 - TRE-RN - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Administrao Geral /
Administrao Geral; )

A declarao escrita do que faz o ocupante do cargo e de como e por que seu trabalho realizado denomina-se

a) planejamento de recursos humanos. b) especificao do cargo. c) descrio do cargo. d) avaliao de desempenho. e) plano de carreira.

80

154 - Q9925 ( FCC - 2005 - TRE-RN - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Administrao Geral /
Gesto da Qualidade; Administrao Geral; Administrao Estratgica; )

Na administrao da qualidade, o processo controlado atravs da ferramenta denominada


a) Mtodo de Pareto. b) Teste de laboratrio. c) Especificao tcnica. d) Fluxograma vertical. e) Ciclo PDCA.

155 - Q9924 ( FCC - 2005 - TRE-RN - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Administrao Geral /
Planejamento estratgico; Gesto da informao e do conhecimento; As novas tecnologias e seus impactos na administrao organizacional; )

Na gesto de empresas, ter a maior produtividade entre todos os seus concorrentes ser

a) globalizado. b) competitivo. c) organizado. d) tico. e) controlado.

156 - Q6314 ( FCC - 2008 - TCE-SP - Auditor do Tribunal de Contas / Administrao Geral / VPL Valor
Presente Lquido; )

Mesmo que as estimativas do VPL esperado tenham sido calculadas com bastante cuidado, o fluxo de caixa de um projeto , por sua natureza, incerto. Para calcular o risco inerente a um projeto correto utilizar a anlise

a) do desvio-padro. b) incremental. c) prospectiva. d) de risco corporativo.


81

e) de sensibilidade.

157 - Q6313 ( FCC - 2008 - TCE-SP - Auditor do Tribunal de Contas / Administrao Geral /
Administrao Geral; )

Em uma deciso de investimento, recomendvel utilizar o mtodo da TIR em projetos


a) do tipo complexo, pois certa a existncia de mais de uma TIR. b) para os quais no for possvel determinar a priori a taxa requerida. c) mutuamente excludentes, com o mesmo prazo de anlise. d) do tipo simples, que asseguram a existncia de uma nica TIR. e) nos quais os capitais do fluxo de caixa apresentem mais de uma mudana de sinal.

158 - Q6311 ( FCC - 2008 - TCE-SP - Auditor do Tribunal de Contas / Administrao Geral /
Administrao Geral; VPL Valor Presente Lquido; )

Uma empresa tem sua disposio quatro projetos para o prximo ano cujo custo inicial e VPL esto registrados na tabela.

As -

relaes entre os Os Projetos 1 e O Projeto

projetos 2 so 4

so as seguintes: mutuamente excludentes. independente.

Considerando o capital disponvel de R$ 55.000,00, os melhores projetos so os de nmeros


a) 1 e 4. b) 1 e 3. c) 2 e 3. d) 2, 3 e 4. e) 2 e 4.
82

ATENO: Esta questo foi anulada pela banca que organizou o concurso.") 159 - Q6312 ( FCC - 2008 - TCE-SP - Auditor do Tribunal de Contas / Administrao Geral /
Administrao Geral; )

O mtodo recomendado para estimar o custo de capital das aes ordinrias de uma empresa com cotao na bolsa de valores o modelo de precificao de ativo (CAPM Capital Asset Pricing Model). Com relao a esse modelo, considere: I. Ele estabelece uma relao linear entre o prmio exigido para investir em um ativo de risco e o prmio que oferece a carteira de mercado. II. H duas formas de medir o risco sistemtico do ativo: de forma absoluta, pelo beta do ativo obtido como resultado da diviso entre a covarincia do ativo e da carteira pela varincia do ativo, e, de maneira relativa, pela covarincia dos retornos do ativo e os retornos da carteira. III. O modelo CAPM recomenda a diversificao da carteira de aes, pois o aumento do nmero de ativos na carteira tende a compensar as variaes provenientes das prprias empresas ou, de outra maneira, tende a eliminar o risco diversificvel ou risco no-sistemtico. IV. A determinao da estimativa do custo de capital da ao ordinria aplicando o CAPM se baseia em retornos histricos da taxa livre de risco, do ativo de risco e da carteira de mercado, todas durante o mesmo prazo e periodicidade. V. O risco total do ativo a soma do risco sistemtico (risco diversificvel) e do risco no-sistemtico (no-diversificvel), e em uma carteira bem diversificada h somente o risco no-sistemtico. Est correto o que se afirma APENAS em

a) ) I e V. b) ) I, II e V. c) ) I, III e IV. d) ) II e IV. e) III e IV.

160 - Q6309 ( FCC - 2008 - TCE-SP - Auditor do Tribunal de Contas / Administrao Geral /
Administrao Financeira; )

"Supondo que antes da aprovao do projeto a empresa esteja operando com as necessidades de capital de giro atendidas, um novo projeto poder aumentar o nvel das atividades da empresa e, conseqentemente, aumentar as necessidades de capital de giro." (citao extrada de Juan Carlos Lapponi, Projetos de Investimento na Empresa). Com relao a essa afirmao, considere: I. A estimativa relevante na avaliao de um novo projeto o capital de giro incremental necessrio para atender o incremento de financiamento da venda a prazo, o
83

estoque de produto acabado, os produtos em processo etc. II. Para que um projeto seja considerado vivel, o VPL do fluxo de caixa operacional no poder superar o volume necessrio ao capital de giro, pois os recursos da empresa no so gratuitos. III. O capital de giro um investimento que no tem depreciao nem tributao, portanto, o projeto no deve assumir o custo pelo uso desse capital. IV. importante prestar ateno ao investimento em capital de giro porque ele exige uma remunerao do projeto e, ao mesmo tempo, se no for includo como investimento o VPL do projeto ser superestimado. V. Quanto menos tempo o produto acabado mantido em estoque, quanto maior o prazo de pagamento dos fornecedores e menor o prazo de pagamento dos clientes, menor a necessidade de capital de giro de um projeto. Est correto o que se afirma APENAS em

a) I e II. b) I e III. c) I, IV e V. d) II e IV. e) III e V.

GABARITOS: 151 - B 159 - C 152 - D 160 - C 153 - C 154 - E 155 - B 156 - E 157 - D 158 - A

Previous 1 2 10 11 12 13 14 15 16 17 18 Prximo

Exibindo 161 de 170 de 175 no total. 161 - Q6310 ( FCC - 2008 - TCE-SP - Auditor do Tribunal de Contas / Administrao Geral / VPL Valor
Presente Lquido; )

O Custo Mdio Ponderado de Capital da empresa apenas uma referncia inicial na determinao da taxa requerida de um novo projeto. Em relao taxa requerida de um
84

novo

projeto,

considere:

I. Como a determinao da taxa requerida do novo projeto fundamentada no mercado de capitais, a taxa requerida do novo projeto com risco maior que o da empresa dever ser menor que o custo mdio ponderado de capital. II. Como as expectativas dos investidores variam com o tempo, os custos das fontes de capital tambm variaro e o custo da cada fonte de capital deve ser determinado pelo seu valor de mercado e no pelo seu valor histrico correspondente. III. No podemos utilizar uma nica taxa requerida para avaliar todos os tipos de projetos da empresa, pois a taxa requerida depende do risco do projeto, e no do risco da empresa, ou dos custos de suas fontes do capital. IV. Supondo que uma empresa opera com custo de capital adequado ao nvel de risco do seu negcio, o custo de capital obtido dos custos dos fornecedores de capital da empresa em uma determinada data reflete o risco mdio de todos os ativos da empresa considerados com seu valor de mercado, e depois do imposto. V. O retorno de uma empresa o retorno de sua carteira de projetos, e o risco da empresa equivalente ao da incerteza dos retornos da carteira de projetos. Se esta for diversificada, o risco da empresa ser no sistemtico. Est correto o que se afirma APENAS em

a) I e II. b) II e III. c) II e IV. d) II, III e IV. e) III e V.

162 - Q6307 ( FCC - 2008 - TCE-SP - Auditor do Tribunal de Contas / Administrao Geral /
Administrao Financeira; )

Na fase de declnio de um produto, depois de tentativas malsucedidas de reposicionamento, e considerando certa taxa requerida, a empresa recebe uma oferta de compra. recomendvel que a empresa continue investindo no projeto quando o Valor

a) Presente Lquido for positivo, mas inferior ao Valor Residual do projeto e ao da Oferta de Compra. b) Futuro Lquido for negativo, mas superior ao do Payback Descontado do projeto e ao da Oferta de Compra. c) Futuro Lquido for positivo, mas inferior ao Payback Descontado, independentemente do valor da Oferta de Compra.

85

d) Presente Lquido for positivo e superior ao Valor Residual do projeto e ao da Oferta de Compra. e) Residual do projeto for superior ao da Oferta de Compra, e superior ao Valor Presente Lquido do projeto.

163 - Q6308 ( FCC - 2008 - TCE-SP - Auditor do Tribunal de Contas / Administrao Geral / Marketing;
)

Uma anlise do potencial de mercado implica identificao do pblico-alvo para o produto ou servio de uma empresa. Para esta anlise, o indicador mais relevante

a) o perfil de concentrao do mercado relevante. b) o padro de segmentao do mercado. c) o perfil da indstria ou setor. d) o perfil da concorrncia. e) a matriz de oportunidades e ameaas do mercado.

164 - Q6304 ( FCC - 2008 - TCE-SP - Auditor do Tribunal de Contas / Administrao Geral / Gesto da
Qualidade; Organizaes, Sistemas e Mtodos; )

O conceito japons Kaizen a base filosfica para diversas tcnicas atuais de qualidade na administrao contempornea. Sintetiza corretamente os princpios do Kaizen:

a) Preocupao contnua com a elaborao de padres de excelncia para medir produtos, servios ou processos com relao aos concorrentes mais fortes. b) Preocupao constante com a atribuio de mais poder e autonomia aos trabalhadores, visando partilhar responsabilidades com relao produtividade da empresa. c) Abordagem sistmica do processo de aprendizagem voltada ao aperfeioamento contnuo da inovao dentro da empresa. d) Preocupao contnua com o aperfeioamento tanto de produtos e servios como dos procedimentos e hbitos de executivos e trabalhadores na empresa. e) Foco no cliente, suas necessidades e preferncias, e a preocupao sistemtica com a reduo dos desperdcios e a agregao de valor aos produtos e servios.

86

165 - Q6305 ( FCC - 2008 - TCE-SP - Auditor do Tribunal de Contas / Administrao Geral /
Comportamento humano nas organizaes; )

O comportamento tico um dos pressupostos da ao dos homens em sociedade. A tica nas empresas privadas, bem como nas organizaes pblicas, tem por base

a) o bem-estar dos funcionrios, uma vez que este tem prioridade sobre os objetivos externos da empresa ou organizao. b) as preferncias dos clientes ou usurios, uma vez que estas tem prioridade sobre o bem estar dos funcionrios. c) o bem-estar da maioria da populao, uma vez que este tem prioridade sobre os interesses dos setores minoritrios. d) a segurana do Estado, uma vez que esta tem prioridade sobre os interesses dos indivduos e organizaes. e) a mesma considerao pelas preferncias livremente formuladas por cada cidado, desde que no interfiram na liberdade de cada um formular suas preferncias.

166 - Q6301 ( FCC - 2008 - TCE-SP - Auditor do Tribunal de Contas / Administrao Geral / Teoria
Geral da Administrao; )

Max Weber considerado como um dos mais influentes precursores de diversas teorias das organizaes. Nesse sentido, considere: I. Weber desenvolveu uma teoria das organizaes formais, fundamentada em um modelo mecanicista, mais prxima das teorias clssicas. II. A teoria das organizaes de Weber baseada na articulao entre organizao formal e informal. III. A teoria weberiana das organizaes se aproxima mais da teoria clssica das organizaes, pois enfatiza a eficincia e a hierarquia. IV. A teoria estruturalista das organizaes diferencia-se da abordagem weberiana por enfatizar a relao entre anlise intra-organizacional e inter-organizacional. V. A teoria weberiana das organizaes aproxima-se mais das abordagens humanistas, pois enfatiza o comportamento efetivo das pessoas na organizao. Est correto o que se afirma APENAS em

a) I, II e III. b) I, II e IV. c) I, III e IV. d) II, III e V.


87

e) II, IV e V.

167 - Q6302 ( FCC - 2008 - TCE-SP - Auditor do Tribunal de Contas / Administrao Geral /
Organizaes; Instituicao, Organizacao e Empresa; Organizaes, Sistemas e Mtodos; )

A aplicao da perspectiva sistmica teoria das organizaes, comum durante os anos 60, pretendia integrar os conhecimentos produzidos de forma fragmentria por abordagens precedentes. Sobre a perspectiva sistmica, considere: I. A tendncia entropia uma das principais ameaas que uma organizao enfrenta na interao com o ambiente. II. Na perspectiva sistmica, o homem, com suas caractersticas de personalidade e socializao, visto como elemento central no equilbrio, necessariamente instvel, entre organizaes e ambiente. III. Um sistema empresarial alcana um estado de equilbrio integrado quando os diversos subgrupos que o compem reagem de forma mais ou menos coerente aos estmulos ou ameaas do ambiente. IV. A principal preocupao da anlise sistmica reduzir as incongruncias e os conflitos entre as metas organizacionais e os interesses individuais, por meio da compreenso das motivaes das pessoas para agirem no ambiente de trabalho. V. Na teoria sistmica, os papis funcionais so mais importantes do que as caractersticas pessoais para a compreenso do funcionamento das empresas. Est correto o que se afirma APENAS em

a) I, II e III. b) I, II e V. c) I, III e V. d) II, III e IV. e) II , IV e V.

168 - Q6303 ( FCC - 2008 - TCE-SP - Auditor do Tribunal de Contas / Administrao Geral / Teoria
Geral da Administrao; Estrutura Organizacional; Administrao Geral; Administrao Estratgica; )

Henry Fayol foi um dos principais formuladores da denominada Teoria Clssica das organizaes. Fayol

a) desenvolveu uma abordagem sinttica onde toda empresa desenvolve seis funes bsicas e a funo administrativa desempenha um papel central de integrao e coordenao das demais funes.

88

b) procurou enfrentar o problema do desperdcio das indstrias francesas, por meio do estudo detalhado dos tempos e dos movimentos dos operrios, visando ao aumento da produtividade pela diviso do trabalho. c) definiu as caractersticas bsicas da organizao burocrtica moderna, especialmente a legalidade, a impessoalidade e a hierarquia. d) contestou a teoria cientfica da administrao, formulando uma abordagem baseada na dinmica informal do comportamento organizacional, nas tcnicas de motivao e no papel das lideranas. e) formulou uma teoria analtica da dinmica organizacional centrada nas condies em que so tomadas as decises dentro da empresa.

169 - Q6299 ( FCC - 2008 - TCE-SP - Auditor do Tribunal de Contas / Administrao Geral /
Planejamento estratgico; )

Planejamento

Estratgico

I. enfatiza metas precisas que podem ser alcanadas em curto prazo, tendo em vista reduzir a incerteza que predomina em ambientes competitivos. II. tem como foco central a relao entre a anlise ambiental externa e a anlise organizacional interna, tendo em vista a formulao de objetivos de longo prazo. III. visa obter um efeito de sinergia entre as capacidades e as potencialidades da organizao, envolvendo-a como um todo. IV. pressupe a separao entre fatores ambientais externos e internos, enfatizando os comportamentos estratgicos reativos das pessoas dentro da organizao. V. deve envolver de forma exclusiva a alta gerncia da organizao, por enfatizar a relao entre conhecimento tcnico e capacidade de previso. Est correto o que se afirma APENAS em

a) I, II e IV. b) I e III. c) II e III. d) III, IV e V. e) IV e V.

170 - Q6300 ( FCC - 2008 - TCE-SP - Auditor do Tribunal de Contas / Administrao Geral / Gesto da
Qualidade; )

Inclui-se como princpio central da gesto da qualidade:


89

a) Reduo dos nveis hierrquicos visando racionalizao dos processos decisrios e, assim, elevao gradual da qualidade de produtos e servios. b) Esforo sistemtico de traduo de diretrizes estratgicas em objetivos e medidas tangveis, visando elevao da produtividade e da qualidade de produtos e servios de uma empresa. c) Elevao da motivao do funcionrio por meio da ampliao das tarefas, da sua variedade e das condies ambientais, visando ao aumento da qualidade do trabalho em uma empresa ou organizao. d) Melhoria da qualidade do trabalho dentro da empresa por meio da atribuio de maior responsabilidade e liberdade de opinio para os funcionrios e reunies sistemticas que resultem em medidas inovadoras. e) Foco nos clientes e usurios, identificando suas satisfaes e insatisfaes, visando manter a fidelidade destes aos produtos e servios fornecidos pela empresa.

GABARITOS: 161 - D 169 - C 162 - D 170 - E 163 - B 164 - D 165 - E 166 - C 167 - C 168 - A

Previous 1 2 10 11 12 13 14 15 16 17 18 Prximo

Exibindo 171 de 175 de 175 no total. 171 - Q6297 ( FCC - 2008 - TCE-SP - Auditor do Tribunal de Contas / Administrao Geral /
Administrao Geral; Boa governana e accountability; )

Segundo o modelo de Eficcia Gerencial de William Reddin (citado por Idalberto Chiavenato, Administrao ? Teoria, processo e prtica), o bom gerente deve combinar

a) sensitividade situacional, flexibilidade de estilo e destreza de gerncia situacional. b) nfase na gesto de pessoas, nfase na produo e nfase no ambiente.
90

c) liderana centrada no chefe, liderana conciliadora e liderana centrada nos subordinados. d) capacidade de conquistar a lealdade dos membros da equipe, de desenvolver a confiana entre gerncia e os membros da equipe e de promover a cooperao entre gerncia e os membros da equipe. e) habilidades de apaziguamento, de negociao e de resoluo de problemas.

172 - Q6298 ( FCC - 2008 - TCE-SP - Auditor do Tribunal de Contas / Administrao Geral /
Organizaes; Administrao Geral; Organizaes, Sistemas e Mtodos; )

Segundo os novos modelos das organizaes na chamada Sociedade do Conhecimento, constituem as principais caractersticas das empresas:

a) elevada especializao de funes, hierarquias reduzidas e foco nos resultados, visando crescente produtividade. b) capacidade de adquirir e integrar novos conhecimentos, visando ao equilbrio entre produtividade, qualidade, inovao e responsabilidade social. c) aumento da qualificao formal, melhorias salariais e maior autonomia para os funcionrios, visando realizao mais eficiente de suas metas estratgicas. d) aumento e implementao da participao social em suas definies estratgicas, visando melhoria da imagem e satisfao dos clientes. e) profissionalizao da gesto e foco na inovao tecnolgica associada produo massificada, visando ao acesso universal da populao aos bens de consumo durveis.

173 - Q4929 ( FCC - 2007 - TRF-2R - Analista Judicirio - rea Administrativa / Administrao Geral /
Estrutura Organizacional; )

Uma estrutura de organizao na qual existem dois tipos de rgos: os rgos principais de trabalho, que tm vida limitada durao do projeto e os rgos de apoio funcional, permanentes, que apiam os projetos e os orientam em assuntos especializados denomina-se estrutura organizacional

a) funcional. b) matricial. c) divisional. d) departamentalizada.


91

e) geogrfica.

174 - Q4931 ( FCC - 2007 - TRF-2R - Analista Judicirio - rea Administrativa / Administrao Geral /
Administrao Geral; )

No processo de avaliao de cargos, a varivel que indica se um fator tem ou no a propriedade de atribuir valores diferenciados ao universo de cargos, por meio dos seus graus de intensidade, a varivel da

a) discriminao. b) aplicabilidade. c) habilidade manual. d) da presso emocional. e) concentrao.

175 - Q4926 ( FCC - 2007 - TRF-2R - Analista Judicirio - rea Administrativa / Administrao Geral /
Administrao Geral; )

No estudo realizado por Straus & Sayles como auxlio da curva de aprendizagem, a fase que indica um retrocesso na velocidade da assimilao denomina-se

a) pice de conhecimentos. b) fase desalentadora. c) resultados cada vez maiores. d) falso patamar. e) perodo de retreinamento.

GABARITOS: 171 - A 172 - B 173 - B 174 - A 175 - D

92

Previous 1 2 10 11 12 13 14 15 16 17 18 Prximo

93

Das könnte Ihnen auch gefallen