Sie sind auf Seite 1von 2

Projecto de Apoio Literacia

Sublinhar. Tirar apontamentos. Fazer esquemas


Regras prticas para sublinhar
1. Sublinhar pouco, saltando as frases secundrias e os vocbulos suprfluos. 2. Reescrever margem, por palavras prprias, os conceitos expressos no texto, quando no for possvel destacar vocbulos que por si ss sintetizem o contedo. 3. Se o texto for constitudo por uma enumerao de ideias, causas, consequncias ou outro tipo de elementos, numer-los. 4. Quando o texto sublinhado uma definio, evidenci-la por meio de uma seta margem. Quando existam muitos exemplos, destacar o mais caracterstico com uma seta. 5. Alm dos sublinhados, usar outros sinais grficos que chamem a ateno e facilitem as actividades necessrias compreenso. Por exemplo, ligar com um trao ideias semelhantes ou que se oponham e marcar e marcar com um ponto de interrogao as palavras que preciso procurar no dicionrio, bem como perodos de sentido pouco claro. 6. Destacar os comentrios pessoais com parnteses rectos, de modo a no os confundir com o contedo do texto. 7. No usar demasiadas cores diferentes para distinguir os sublinhados. Em vez disso, alternar dois modos diferentes de sublinhar com uma nica caneta ou com um nico lpis.

Conselhos prticos para tirar apontamentos 1. Percorrer uma ampla parte do texto antes de comear a tirar apontamentos, de forma a perceber a sua estrutura. Redigir depois os apontamentos relativos a cada unidade de leitura. 2. Escrever apontamentos que sejam compreensveis a uma releitura, mesmo passado muito tempo. Quando os apontamentos so baseados em palavras-chave, tentar que a relao entre as palavras fique clara. 3. Exprimir o contedo do texto por palavras prprias, excepto quando for importante fazer uma citao. 4. Redigir apontamentos sintticos e concisos, que sejam muito mais breves que o texto de partida. 5. Redigir apontamentos que situem as informaes numa relao hierrquica. Usar, para esse fim, alinhamentos e numeraes. 6. Uma vez que se tenha acabado de tirar apontamentos, rel-los para verificar se so compreensveis. Se isto no acontecer, acrescentar ligaes explcitas entre as partes anotadas.

Fases de elaborao de um esquema 1. Definir a ideia mais importante ou o conceito fundamental do texto a colocar como raiz ou centro do esquema. 2. Seleccionar conceitos que estejam subordinados ideia principal e que possam ser expandidos. 3. Identificar para cada ideia ou conceito referidos anteriormente palavras-chave ou frases breves. Organizar estas no esquema da forma mais legvel. 4. Tornar a executar o ponto 2. enquanto houver conceitos para expandir.

Ideia principal

Das könnte Ihnen auch gefallen