Sie sind auf Seite 1von 20

SEGURANA NA CONSTRUO CIVIL

1. INTRODUO

Qualidade , atualmente, exigncia com a qual as empresas convivem diariamente. Os consumidores esto tomando conscincia de seus direitos e j no escolhem um produto ou servio apenas pelo preo. A qualidade tornou-se fator crucial numa deciso de compra e constitui grande diferencial de uma empresa em relao outra. As empresas parecem estar despertando para a realidade de que a qualidade uma exigncia da qual no podem fugir. Pecam, contudo, quando no fazem uma interao entre estes objetivos e um eficiente programa de segurana. As pessoas so os agentes dinamizadores da organizao, e utpico pensar que possam desempenhar, de modo eficiente, suas atribuies se o prprio ambiente de trabalho no lhes proporciona segurana. No pode existir qualidade onde h insegurana. A qualidade de uma empresa depende, primordialmente, dos seus recursos humanos e, levando-se em conta que o medo uma das mais fortes emoes, inconcebvel pensar que um operrio possa desempenhar de maneira satisfatria, suas funes, em um ambiente que no inspira segurana. A partir de dados elaborados pela UNESCO, atravs da anlise de 13.000 profisses registradas em diversos pases, constatou-se que os operrios da construo civil esto entre as doze classes mais sujeitas a acidentes de trabalho. Muitos destes acidentes poderiam ser evitados se as empresas tivessem desenvolvido e implementado programas de segurana e sade no trabalho, alm de dar uma maior ateno educao e treinamento de seus operrios. Assim, o objetivo deste trabalho demonstrar a importncia da segurana no trabalho e a necessidade da utilizao de equipamentos de proteo individual (EPIs), bem como, apresentar os resultados de uma pesquisa realizada na construo civil em Aracaju na empresa GAFISA, a qual buscou verificar quais so os EPIS fornecidos pelas empresas e qual a exigncia de uso dos mesmos.

SEGURANA NA CONSTRUO CIVIL

2. CONCEITOS E DEFINIES A atividade da indstria da construo civil, em todo o mundo, devido s suas caractersticas, considerada perigosa e expe os trabalhadores a variados riscos ocupacionais, com especificidades e intensidades que dependem do tipo da construo, da etapa da obra e da forma de conduzir os programas e aes de segurana e sade no trabalho. O trabalhador exposto aos riscos do ambiente, das intempries, de suas tarefas e das atividades de outros trabalhadores. H uma tendncia de atuao preventiva com nfase nos Equipamentos de Proteo Individual EPI. Bons EPI so essenciais como complementos de medidas organizacionais, de engenharia e de proteo coletiva, e no uma alternativa para substituir estas medidas. Na indstria da construo, costuma-se dar pouca importncia a acidentes e exposies menos graves, priorizando a preveno de quedas de altura, soterramento e eletrocusso. Acidentes e doenas ocorrem devido interao de fatores previsveis cujo controle, nas situaes consideradas menos graves, em muito contribuiria para a preveno das ocorrncias de maior gravidade. Devido s caractersticas do trabalho, que inclui o carter temporrio do processo, a atuao preventiva requer foco na antecipao e reconhecimento dos riscos, a adoo e manuteno de regras, mtodos e procedimentos voltados a garantir a segurana e sade dos trabalhadores, alm de proteger pessoas e patrimnios nas proximidades do canteiro de obra.

2.1 RISCOS OCUPACIONAIS

Riscos ocupacionais so aqueles decorrentes da organizao, dos procedimentos, dos equipamentos ou mquinas, dos processos, dos

ambientes e das relaes de trabalho, que podem comprometer a segurana e a sade dos trabalhadores, dependendo da natureza, concentrao, intensidade e tempo de exposio. So classificados em cinco categorias: fsicos, qumicos, biolgicos, ergonmicos e de acidentes.
SEGURANA NA CONSTRUO CIVIL

2.1.2 FSICOS Os agentes classificados nesta categoria so: rudo, vibrao, radiaes ionizantes e no ionizantes, umidade, calor e frio. O rudo pode ocasionar danos ao equilbrio, ao sono, problemas psicolgicos e sociais, alterao no sistema circulatrio, digestrio e reprodutor, alm do mais evidente, que a Perda Auditiva Induzida por Rudo PAIR. Na construo de edificaes, vrias mquinas como escavadeira, bate-estaca, serra circular, furadeira, lixadeira, esmerilhadeira, pistola finca-pino, vibrador de imerso, perfuratriz e betoneira geram rudo em diversas atividades de todas as etapas. A vibrao pode gerar distrbios osteomusculares, labirintite, perda auditiva por conduo ssea e a sndrome de Raynaud. Na indstria da construo civil, atividades como compactao do solo, utilizao dos marteletes e vibrador de concreto, expem o trabalhador a este risco. As radiaes no ionizantes (ultravioleta) podem causar alteraes na pele, queimaduras, leses oculares e em outros rgos. Muitas vezes, o trabalhador exposto a este tipo de radiao em algumas operaes de soldagem e principalmente, radiao solar, nas atividades realizadas a cu aberto. A exposio umidade pode causar problemas de pele e respiratrios. Ocorre nas atividades ou operaes em locais alagados ou encharcados, bem como naquelas realizadas sob garoa, quando os ps e as vestimentas ficam umedecidos. O calor pode ocasionar fadiga, diminuio de rendimento, erros de percepo e raciocnio, esgotamento,prostrao, desidratao e cimbras.O frio pode alterar a sade, o conforto e a eficincia do trabalhador. Os principais efeitos so: feridas, rachaduras na pele, predisposio para acidentes e para doenas das vias respiratrias.

2.1.3 QUMICOS

Nesta categoria, so classificados os agentes que interagem com tecidos humanos, provocando alteraes na sua estrutura e que podem penetrar no organismo pelo contato com a pele, ingesto e inalao de poeiras, fumos, nvoas, neblinas, gases e vapores.

SEGURANA NA CONSTRUO CIVIL

Na indstria da construo civil so exemplos de risco qumico: as poeiras resultantes de trabalhos com cal, cimento, gesso, varrio e do corte de madeiras; fumos metlicos resultantes das soldagens e cortes a quente; vapores orgnicos desprendidos das tintas, solventes e de mantas asflticas; produtos corrosivos utilizados em limpeza e outros produtos qumicos.

2.1.4 BIOLGICOS Os agentes classificados nesta categoria so os vrus, bactrias, fungos, bacilos, parasitas, protozorios,entre outros, que podem penetrar no corpo humano pelas vias cutnea, digestiva e respiratria, podendo causar infeces diversas. Exemplos de atividades na indstria da construo civil com risco biolgico so: a limpeza de sanitrios; abertura de poos, valas e servios em tubulaes de esgoto. gua empoada, recipientes sem tampa, entulhos e materiais mal organizados favorecem o desenvolvimento de vetores. Algumas condies como: tampos impermeveis das mesas dos refeitrios, conservao de alimentos, disponibilidade de sabonete e de papis para lavar e enxugar as mos, locais adequados para guarda de vestimentas e de toalhas, sanitrios limpos e treinamento para as boas prticas de asseio pessoal contribuem para preveno da contaminao dos trabalhadores e evitam a proliferao de microorganismos.

2.1.5 ERGONMICOS

Referem-se adaptao das condies de trabalho s caractersticas psicofisiolgicas do trabalhador e se relacionam organizao do trabalho, ao ambiente laboral e ao trabalhador. Os

fatores organizacionais so os relacionados ao ritmo de produo, ao processo de trabalho, s pausas e revezamentos, distribuio de tarefas, durao excessiva da jornada diria de trabalho e s instrues operacionais. Os fatores ambientais envolvem caractersticas espaciais e dinmicas da tarefa e tambm as condies dos pisos, vias de circulao, iluminao, temperatura, rudo e poeiras, entre outras. Os fatores relacionados ao trabalhador envolvem trs dimenses: pessoais, psicossociais e biomecnicos.
SEGURANA NA CONSTRUO CIVIL

Exemplos de risco ergonmico na indstria da construo so: exigncia de posturas inadequadas trabalho por perodo prolongado em uma determinada posio, exigncia de fora fsica intensa, movimentos repetitivos; levantamento e transporte manual de carga, rea de trabalho reduzida ou com barreiras, presso temporal e ritmo de trabalho intenso.

2.1.6 ACIDENTES Nesta categoria, so classificados os agentes decorrentes das situaes adversas nos ambientes e nos processos de trabalho que envolvem arranjo fsico, uso de mquinas, equipamentos e ferramentas, condies das vias de circulao, organizao e asseio dos ambientes, mtodos e prticas de trabalho, entre outros. Na indstria da construo civil, essa categoria de risco pode ser representada, entre outras, por: Falta de planejamento no recebimento e estocagem de matriaprima e de material no utilizvel, que favorece queda ou deslizamento do material sobre trabalhadores e propicia ambientes para animais peonhentos; Arranjo fsico inadequado; Instalaes eltricas improvisadas; Trabalho em altura sem uso de equipamentos de proteo individual adequados como, por exemplo, nas atividades realizadas em bate-estaca para ajuste da estaca; Vias de circulao obstrudas, no demarcadas e mal conservadas;

Operao de mquinas e ferramentas por trabalhadores no qualificados; Falta de treinamento e conscientizao quanto aos riscos existentes nos locais de trabalho ou treinamentos ineficazes; Falta ou ausncia parcial de sistemas ou equipamentos de proteo coletiva devidamente instalados.

SEGURANA NA CONSTRUO CIVIL

3. LEGISLAO

A Constituio (1988) da Repblica Federativa do Brasil, no captulo que trata dos Direitos Sociais, em seu Artigo 7, inciso XXII, assegura a todos os trabalhadores, urbanos e rurais, a reduo dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de sade, higiene e segurana. Por ser um direito de todos os trabalhadores, o assunto tratado de forma detalhada na Consolidao das Leis do Trabalho (CLT) e nas Normas Regulamentadoras do Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE).

3.1 NR 6 EQUIPAMENTO DE PROTEO INDIVIDUAL (EPI) Equipamento de Proteo Individual (EPI) todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado sua proteo de riscos suscetveis de ameaar a segurana e a sade no trabalho. Cabe ao empregador: fornecer, gratuitamente, aos empregados, o EPI adequado ao risco, sempre que as medidas de proteo coletivas necessrias forem tecnicamente inviveis ou enquanto estas estiverem sendo implantadas e para atender as situaes de emergncia; adquirir o EPI adequado atividade do trabalhador, com Certificado de Aprovao (CA), alm de orientar e treinar sobre seu uso, guarda e conservao.

Cabe ao empregado: usar o EPI, responsabilizando-se por sua guarda e conservao; us-lo, apenas para a finalidade a que se destina; cumprir as determinaes do empregador sobre seu uso adequado.

SEGURANA NA CONSTRUO CIVIL

4. RECOMENDAES PARA O USO DE EPIS

O EPI deve ser usado como medida de proteo quando: No for possvel eliminar o risco, como proteo coletiva; For necessrio complementar a proteo coletiva com a proteo individual; Em trabalhos eventuais e em exposio de curto perodo.

De qualquer forma, o uso do EPI deve ser limitado, procurando-se primeiro eliminar ou diminuir o risco, com a adoo de medidas de proteo geral. A escolha do EPI a ser utilizado cabe ao Engenheiro de Segurana, que dever usar os seguintes critrios para a definir qual o tipo correto de equipamento que poder ser usado: Os riscos que o servio oferece; Condies de trabalho; Parte a ser protegida; Qual o trabalhador que ir usar o EPI. Definido o tipo de EPI a ser utilizado, o Engenheiro de Segurana dever

fazer um trabalho de orientao e conscientizao sobre a importncia do uso dos EPIs.

SEGURAN

5. EPIS DA CONSTRUO CIVIL

5.1.Proteo para a cabea Os protetores para a cabea podem ser divididos em: _ Protetores para a cabea, propriamente ditos, que so protetores usados para crnio e rosto ( Ex.: capacetes, mscaras ); _ Protetores para os rgos nelas localizados, que so os protetores para os rgos da viso e audio. 5.1.1.Protetores para o crnio Os capacetes de segurana so usados para proteger o crnio contra: quedas de objetos provenientes de nveis elevados; impactos e partculas projetadas; projeo de produtos qumicos; fogo e calor; eletricidade; eletricidade. Encontramos no mercado os capacetes com aba total, que uma parte integrante do casco e tem a funo de proteger a face, o pescoo e os ombros. O outro tipo de capacete comercial o que tem aba frontal, tambm chamado de bon, o mais utilizado na construo civil. O casco do capacete suportado por uma suspenso que compreende todo o conjunto de tiras internas, mantendo o casco no mnimo 32mm acima do contato direto com o crnio. Esta suspenso tem a funo de amortecer qualquer impacto e, para que isto ocorra, ela deve estar ajustada para cumprir sua funo. 5.1.2.Protetores para o rosto

So conhecidos pelo nome genrico de "protetor fcil". Sua finalidade proteger o rosto contra o impacto de partculas, contra respingos de produtos qumicos e contra a ao de radiaes nocivas e excesso de luminosidade. De certa forma, tambm protegem os olhos, mas no servem como nico equipamento de proteo para o rgo da viso, como poderemos observar adiante. Os protetores para rosto podem ser divididos em: Protetor com visor plstico: possui visor de acetato de celulose ou acrlico; deve ser transparente e sem ondulaes. Se tiver funo de proteo contra radiao luminosa, o visor dever ter a tonalidade adequada. Protetor com anteparo aluminizado: dotado de visor de plstico, aluminizado na face externa. Serve para proteger a face contra impactos e diminui a ao da radiao luminosa. Protetor com visor de tela: o visor feiro de tela de malha pequena, tornando-a transparente. Tem como funo proteger o funcionrio contra riscos de impacto por estilhaos e diminui o efeito do calor radiante. Mscara para soldador: de uso especfico dos soldadores de solda eltrica. Alm de proteger contra a radiao calorfica e luminosa produzidas durante a soldagem, protege tambm contra respingos do metal fundente e das fagulhas da solda.
SEGURANA NA CONSTRUO CIVIL

5.1.3.Proteo para os olhos A proteo dos olhos um dos pontos mais importantes da preveno de acidentes; eles devem ser protegidos contra impactos de estilhaos, partculas, fagulhas, respingos de produtos qumicos e metais fundidos, assim como, contra radiaes e luminosidade. Para proteo dos olhos, normalmente, so usados culos que variam de forma e aplicao. culos para soldador solda a gs: tem como finalidade proteger o trabalhador contra as radiaes e luminosidade, e contra os respingos e fagulhas de solda. Sua armao possui a forma de duas conchas. As lentes so removveis, possibilitando o uso da tonalidade adequada de acordo com as culos contra impactos: existem variados tipos e qualidades. A principal caractersticas desses culos est nas lentes, que podem ser de resina sinttica, ou de cristal tico endurecido por tratamento trmico e resistente a impactos. 5.2.Proteo para membros inferiores Os ps e pernas devem ser protegidos atravs de sapatos de segurana, botas e perneiras, quando o trabalho exigir. 5.2.1.Sapatos de Segurana

Protegem os ps contra impactos, principalmente contra queda de objetos pesados. O tipo de calado recomendado o que possui biqueira de ao capaz de resistir a fortes impactos, protegendo os dedos e evitando ferimentos. O calado de segurana pode possuir, tambm, solado antiderrapante e palmilha de ao para proteo contra objetos perfurantes. 5.2.2. Botas de borracha ou plstico Utilizada para trabalhos realizados em locais midos ou quando em contato com produtos qumicos ( ex.: concreto ). Possui canos de comprimentos variveis. 5.2.3. Perneiras So usadas para a proteo das pernas. De acordo com o risco, as perneiras cobrem s a perna ou podem chegar at a coxa. Perneiras de raspa de couro so usadas para soldadores e fundidores. 5.3.Proteo para membros superiores Nos membros superiores, situam-se as partes do corpo onde, com maior freqncia, ocorrem leses: as mos. Grande parte dessas leses pode ser evitada atravs do uso de luvas. As luvas impedem, portanto, um contato direto com materiais cortantes, abrasivos, aquecidos, ou com substncias corrosivas e irritantes da pele. H luvas especiais para os variados tipos de trabalho: 5.3.1. Para trabalhos com solda O soldador dever proteger-se com luvas e mangas contra a agressividade do calor e contra respingos incandescentes. So usadas, geralmente, luvas de raspa de couro ou de outro material que apresente isolao trmica.
SEGURANA NA CONSTRUO CIVIL

5.3.2Para trabalhos pesados e secos Devem ser utilizadas luvas de couro, muito resistentes ao atrito. Vaqueta ou vaqueta bufalada so usadas para confeco dessas luvas, normalmente com reforo e palma dupla. 5.3.3. Para trabalhos pesados e midos Devem utilizar luvas de lona, desde que os lquidos manuseados no sejam nocivos pele. 5.3.4. Para trabalhos com lquidos Adotam-se luvas impermeveis de plstico ou borracha. Para manuseio de produtos derivados de petrleo, devem ser usadas luvas de borracha sinttica ou de PVC. 5.3.5. Para trabalhos quentes ( corpos aquecidos ou nos casos de exposio radiao trmica )

Recomenda-se luvas de amianto ou de fibra de vidro por serem materiais incombustveis. Quando as mos so expostas a fortes radiaes de calor, as luvas de amianto e de fibra de vidro sero mais eficientes, se o dorso for aluminizado. 5.3.6. Para trabalhos de alta tenso Devem ser utilizadas luvas de borracha especial, so as que tm maior responsabilidade na proteo do trabalhador, pois protegem a vida do indivduo contra eletrocuo. No devem Ter quaisquer defeitos, arranhaduras, perfuraes ou desgastes. Para evitar tudo isso, elas devem ser usadas, obrigatoriamente, com luvas de pelica ou outro couro macio, sobrepostas, e examinadas toda vez que forrem utilizadas ( teste de sopro). 5.3.7.Mangotes Proteo para os braos na realizao de operaes que possam causar alguma leso como: raspes, queimaduras, batidas, etc. 5.4.Proteo contra quedas com diferena de nvel cintos de segurana No tm a finalidade de proteger esta ou qualquer parte do corpo. Destinam-se a proteger o homem que trabalha em lugares altos, prevenindo quedas por desequilbrio. 5.4.1. Cinto com travesso um cinto largo e reforado, de couro ou lona, com uma ou duas fivelas, conforme o tipo. O travesso preso por dois anis colocados de maneira que fique um de cada lado do corpo do usurio. 5.4.2. Cinto com corda Este tipo de cinto possui suspensrios e, em alguns casos, at tiras de assento como os cintos de pra-quedistas. 5.5. Proteo auditiva Proteo auditiva s deve ser usada como ltimo recurso. Apesar de existir algum desacordo, a mxima intensidade de som ao qual o ouvido humano pode estar sujeito sem dano audio, considera-se estar na faixa de 90 a 100 decibis. Se uma pessoa deve trabalhar por longos perodos exposto a nveis ( presses ) de som superiores a aproximadamente 85 decibis ( para
SEGURANA NA CONSTRUO CIVIL

cada oitava acima de 300 ciclos/segundo ) deve usar alguma forma de proteo auditiva.

Um simples decibel representa a menor troca de volume de som que pode ser detectado pelo ouvido humano. Um som de 130 decibis to intenso que reproduz sensao de dor no ouvido. necessrio equipamento especializado e homens treinados para analisar uma exposio ao barulho. necessrio um mdico ou departamento mdico da companhia para aprovar tipos de proteo ao ouvido que sero mais efetivos. 5.5.1.Protetores de insero Este tipo nos canais e varia consideravelmente de desenho e material. Os materiais usados so a borracha, plstico macio, cera e algodo. Os tipos de borracha e plstico so populares porque so fceis de se manter limpos, so baratos e tm bom desempenho. 5.5.2. Tipo concha Este protetor deve cobrir o ouvido externo para promover uma barreira acstica efetiva. um dos tipos mais completos. Pelo fato de abranger toda a concha auditiva, deve ser feito em material macio, confortvel e de fcil higienizao. 5.6.Proteo respiratria Sua finalidade impedir que as vias respiratrias sejam atingidas por gases ou outras substncias nocivas ao organismo. A mscara a pea bsica do protetor respiratrio. chamada semifacial quando cobre parcialmente o rosto, mais precisamente, nariz e boca. chamada facial quando cobre todo o rosto, havendo, nesse caso, um visor. A mscara semifacial ou facial deve permitir vedao perfeita nas reas de contato com o rosto. 5.6.1. Mscaras com filtro Esses filtros podem ser: de material fibroso que retm partculas de poeira, fumos, nvoas, etc.; compostos de um recipiente cheio de carvo ativo, absorvente de determinados vapores, como os derivados de petrleo, de lcool, etc. 5.6.2.Mscaras com suprimento de ar Em lugares onde o ar est altamente contaminado por gases nocivos, ou onde h deficincia de oxignio, no se usam mscaras com filtros, mas, sim, mscaras com suprimentos de ar puro, autnomas. O ar poder ser fornecido por cilindros ( de ar comprimido ) ou por ventoinha acionada dist6ancia, sendo o ar levado atravs de mangueiras. 5.6.3.Mscaras contra gs So dispositivos de proteo que purificam o ar, fazendo-o passar atravs de uma caixa com substncias qumicas que absorvem os contaminantes. necessrio Ter em mente que as mscaras deste tipo no proporcionam proteo onde h deficincia de oxignio.

SEGURANA NA CONSTRUO CIVIL

5.7.Proteo de tronco Aventais e vestimentas especiais so empregados contra os mais variados agentes agressivos. 5.7.1. Avental de raspa de couro Normalmente usado por soldadores. usado tambm contra riscos de cortes e atritos que podem ocorrer no manuseio de chapas grandes com arestas cortantes. 5.7.2. Avental de lona Usado para trabalhos secos em que no haja risco de fogo e contra riscos leves de cortes e atritos. 5.7.3. Avental de amianto Usado para trabalhos quentes. No inflamvel, mas oferece algumas desvantagens porque pouco resistente ao atrito e muito pesado. 5.7.4. Avental de plstico Para manuseio de cidos ou outros produtos qumicos. Evita que os mesmos penetrem na roupa. 5.8.Proteo de corpo inteiro A proteo de corpo inteiro utilizada quando o funcionrio tem que trabalhar em locais que apresentem riscos de contaminao, como por exemplo na limpeza de redes de esgoto. So encontrados macaces com revestimento de laminado com polietileno, microperfurado e sem revestimento.

SEGURANA NA CONSTRUO CIVIL

6. REPRESENTAO DOS EPIS DA CONSTRUO CIVIL

SEGURANA NA CONSTRUO CIVIL

7. A EMPRESA A Gafisa A Gafisa S.A. uma das empresas lderes do mercado de incorporao e construo no Brasil com foco no mercado residencial. A empresa atua em todos os segmentos por meio de suas trs marcas: Gafisa, Tenda e Alphaville. A Gafisa incorpora e constri apartamentos de mdio e alto padro, a Tenda atua no segmento econmico, e, por fim, a Alphaville lder em loteamentos de alto padro. Em 2006, a Gafisa passou a negociar suas aes na Bolsa de Valores de So Paulo e, no incio de 2007, foi a primeira empresa do setor a ser listada na Bolsa de Nova York. Hoje v repercutida sua estratgia bem sucedida de se tornar uma empresa nacional, estando presente em mais de 40 cidades em 18 estados, com quase 1000 empreendimentos entregues pela marca Gafisa, o que representa mais de 12 milhes de metros quadrados construdos no pas.

7.1 ASPECTOS DA EMPRESA

Viso Ser a maior empresa em vendas e a melhor em retorno aos acionistas do setor de incorporao, desenvolvimento urbano e construo, no segmento residencial. Valores Gente Atrair, reter e manter as melhores pessoas.

SEGURANA NA CONSTRUO CIVIL

Inovao Inovao de produtos, antecipando-nos s tendncias mundiais e s expectativas e necessidades dos clientes. Objetividade Foco no essencial, pragmatismo e velocidade nas decises. Custos Rgido controle de custos em busca de maior lucratividade. Resultados Produzir resultados crescentes e duradouros para nossos acionistas. tica A utilizao dos padres ticos e morais e a observao das normas legais em vigor garantem nossa credibilidade nos mercados em que atuamos. Qualidade Incorporao e desenvolvimento de tecnologias de ponta para garantir a qualidade de nossos produtos e processos. Meio ambiente e comunidade Respeito ao meio ambiente e as comunidades nas quais desenvolvemos nossos empreendimentos.

SEGURANA NA CONSTRUO CIVIL

8. FLUXOGRAMA TRABALHO

DE

PROCEDIMENTOS

PARA

ACIDENTES

DE

SEGURANA NA CONSTRUO CIVIL

9. MEDIDAS PREVENTIVAS DE MEDICINA E SEGURANA NO TRABALHO Seleo de Pessoal O processo de seleo e admisso de pessoal deve ser criterioso objetivando o xito da meta de produo com segurana. Para admisso dos funcionrios devem ser analisadas as condies de experincias anteriores em servios similares, bem como as condies de sade disciplinadas pela NR 7, da Portaria N 3214/78, do MTb. Exames Mdicos Todos os funcionrios devem ser submetidos aos exames mdicos admissional, peridico, de mudana de funo, de retorno ao trabalho, por conta da empresa, nas condies especificadas pela NR 7 da Portaria n. 3214/78 do MTb. Admissional: No ato da admisso do pessoal, dever ser realizado o Exame Mdico Admissional. Peridico: Os exames mdicos devem ser renovados periodicamente, considerando-se a natureza das atividades e/ou operaes. Mudana de funo: O exame mdico de mudana de funo dever ser realizado antes da data de mudana de funo do funcionrio. Retorno ao trabalho: O exame mdico de retorno ao trabalho dever ser realizado no primeiro dia de volta ao trabalho de funcionrio ausente por perodo igual ou superior a 30 dias por motivo de doena ou acidente de natureza ocupacional ou no. Demissional: Por ocasio da dispensa ou desligamento do funcionrio, dever ser realizado o exame mdico demissional. A critrio mdico e em decorrncia da investigao clinica, a fim de investigar a capacidade ou aptido fsica e mental do funcionrio para a funo que deve exercer, sero realizados pela empresa, outros exames complementares. Os dados obtidos nos exame clnicos e complementares sero registrados em uma ficha clnica individual, que fica sob responsabilidade do Mdico doTrabalho.

ATESTADO DE SADE OCUPACIONAL ASO : Dever ser emitido em duas vias pelo Mdico do Trabalho, sendo uma via entregue ao funcionrio e outra deve ser arquivada junto ao pronturio do empregado ( Uma das vias dever ficar na obra que o empregado se encontra, a disposio da fiscalizao ). Esta obrigatoriedade estende-se inclusive aos empreiteiros e subempreiteiros que dever apresentar toda a documentao referente ao PCMSO a contratante dos servios, aps a assinatura do contrato de prestao de servios. Preveno de Acidentes Inspees de Segurana no Trabalho: As inspees de segurana no trabalho tem um carter eminentemente preventivo, tendo por objetivo detectar condies inseguras e/ou atos inseguros, os quais indicam as providncias necessrias para o controle e eliminao das condies inseguras e a necessidade de reciclagem de treinamento. So classificadas como: Inspeo Diria de Segurana: realizada diariamente pelo Tcnico de Segurana no Trabalho. A direo da obra tomar as medidas necessrias para a eliminao de riscos apontados. Inspeo Prvia de Novas Frentes de Servio : realizada pelo SESMT e o responsvel pela nova frente de servio, analisando-se as provveis interferncias, mtodos e procedimentos a serem adotados para eliminao ou neutralizao dos riscos. Inspeo Mensal de Segurana: realizada mediante calendrio prvio, no interior das reas de servio, com a participao do Engenheiro, SESMT e representante da CIPA. Inspeo Tcnica de Segurana : realizado pelo SESMT, quando sero inspecionados equipamentos, materiais e ferramentas recebidas pelo empreendimento, destacando-se: inspeo de veculos e equipamentos, inspeo de extintores de incndio, inspeo de EPI e EPC. Check-List de Segurana : realizada pelo SESMT, trimestralmente, uma avaliao geral das condies de segurana e qualidade de vida da obra.

Treinamento Todos os empregados devem receber treinamento admissional e peridico, visando garantir a execuo de suas atividades com segurana. O treinamento deve ter carga horria mnima de 06 (seis)

horas, ser ministrado dentro do horrio de trabalho, antes do trabalhador iniciar suas atividades, constando de: Informaes sobre Condies e Meio Ambiente de Trabalho; Riscos inerentes funo; Uso adequado dos equipamentos de proteo individual EPI; Informaes sobre os equipamentos de proteo coletiva EPC, existentes no canteiro de obra.
_

O treinamento peridico deve ser ministrado: Sempre que se tornar necessrio; Ao incio de cada fase da obra.

Nos treinamentos, os trabalhadores devem receber cpias dos procedimentos e operaes a serem realizados com segurana.

Das könnte Ihnen auch gefallen