Sie sind auf Seite 1von 3

OS BICHOS No cotidiano da vida precisamos reconhecer os diferentes papis e tambm, quando necessrio, mudar nossas atitudes para crescer.

Vamos observar os bichos! Eles ajudam a ver como somos muitas vezes, positiva ou negativamente, em nossos encontros. Podemos seguir estes passos: Passos metodolgicos: 1. Distribuir aos participantes a lista de alguns bichos, conforme descrita abaixo. Ler em silncio o texto e escolher 3 bichos que apresentam as caractersticas que mais se assemelham aos integrantes do grupo. 2. Eleger os 3 bichos mais indicados e formar trs grupos. Cada grupo dever aprofundar as caractersticas de um dos bichos, como elas se manifestam no cotidiano da vida. Claro que muitas de nossas atitudes so inconscientes, mas isso no significa que elas no possam ser mudadas. 3. Os 3 grupos devem apresentar (de forma bem criativa) as caractersticas do bicho escolhido. Em seguida, em plenrio, todo grupo faz comentrios sobre o assunto. COBRA: traioeira, perigosa, esperta e oportunista. Envenena o grupo. fofoqueira e quer ver o circo pegar fogo. GATO: companheiro prestativo, carinhoso e muito esperto. BORBOLETA: Sempre est voando. Por isso no acomodada. Alegra o ambiente com seu jeito de ir ao encontro de todos. PAPAGAIO: Fala, fala, no fala nada que contribua. inteligente, aprende o que os outros fazem, tanto o bem como o mal. CAVALO: D patada em todos. s vezes bom de servio. Mas muito bruto. PAVO: Fica sempre de leque aberto. Mostra sempre sua cultura. Acha que o mais bonito, mais inteligente, aquele que sabe mais. BOI: Sossegado, tranqilo, no sabe da fora que tem. esforado e topa qualquer trabalho. POMBO: Vive de conversinhas com o companheiro(as) do lado. S vive de par. URUBU: S v carnia. pessimista, descrente. S gosta de coisa ruim. Quer ver o grupo morrer. FORMIGA: Operria, trabalhadeira, ativista. Faz, faz sem pensar e acaba destruindo muita coisa boa. Trabalha, trabalha sempre em grupo, mas no avalia, nem planeja. GALINHA-D'ANGOLA: Fala a mesma coisa o dia inteiro: "t fraco"... No acredita em si mesma, mas tem que falar.

PATO: Caminha lentamente, sempre pateta. Quer sombra e gua fresca; promete e no cumpre. No se envolve com nada e nunca quer saber de nada. CIGARRA: S gosta de cantar, omissa. O mundo pode acabar ela no se preocupa: aproveitadora. MACACO: Espirituoso, bagunceiro, inteligente e superficial. Sempre faz rir, ningum o leva a srio. Anima, mas termina irritado. No fim est amuado e sem graa. LEO: Sempre o mais poderoso, o rei de todos, domina a todos os animais, e agarra as pessoas pelas presas. Faz tudo sozinho, quando urra todos os participantes se calam. RATINHO: Estraga tudo, destri. Fica sempre escondido pelos cantinhos. Tem muito medo do leo e dos outros animais. Passa pelo grupo sempre em disparada. HIENA: No tem opinio prpria. Adora o Leo e puxa-saco. Gosta sempre de quem est no poder. Ri dos outros. CORUJA: No fala, mas presta muita ateno. Nunca d sua opinio. Fica sempre de cara feia. No liga para ningum, no contribui com nada. LAGARTIXA: Abana a cabea mas no fala, concorda com tudo e sempre diz: " isto mesmo". Descubra a Palavra / Slabas Material: Papel, caneta e tesoura. Uma pessoa escolhida para descobrir qual a palavra enquanto as outras se encarregam de escolher a palavra e formular a brincadeira. Funciona assim: se a palavra escolhida entre os participantes for "paralelo", essa palavra deve ser quebrada em suas quatro slabas: 'pa-ra-le-lo', e pega-se quatro pessoas e cada pessoa fica encarregada de falar uma slaba, quando derem um sinal, os quatro falam suas respectivas slabas, simultaneamente, gerando um som misturado. O participante deve escutar esse som misturado por trs vezes e descobrir qual a palavra Onde est o par Material: Fitas pretas ou qualquer outra escura Formam-se duplas e combinam entre si um som. Vendam-se os olhos de uma pessoa da dupla e coloca-a distante do seu par. Todos ao mesmo tempo fazem o som combinado e as pessoas que esto com os olhos vendados tentam chegar por meio do som at onde esta seu par.

CUMPRIMENTO CRIATIVO TEMPO ESTIMADO: 10 MINUTOS. Material: Musica animada. Descrio: O apresentador explica ao grupo que quando a msica tocar todos devero movimentar-se pela sala de acordo com o ritmo da mesma. A cada pausa musical. Congelar o movimento prestando ateno a solicitao que ser feita pelo apresentador. Quando a Musica recomear atender a solicitao feita. O apresentador pedir formas variadas de cumprimento corporal a cada parada musical. Exemplo: -Com a palmas das mos; -Com os cotovelos; -Com os ps; Aps vrios tipos de cumprimento, ao perceber que se estabelece no grupo um clima alegre e descontrado, o apresentador diminui a msica pausadamente, pedindo a cada pessoa que procure um lugar na sala para estar de p, olhos fechados, esperando que a respirao volte ao normal. Abrir os olhos, olhar os companheiros, formar um circulo, sentar. Comentar o exerccio: -O que foi mais difcil executar? Porque? -O que mais gostou? -O que pode observar?

Das könnte Ihnen auch gefallen