Sie sind auf Seite 1von 5

EXPERIMENTO 1 PROPRIEDADES DOS FLUIDOS

I)

Determinao da Massa especfica e densidade

Uma unidade muito usual para a massa especfica o g/cm3, mas no SI a unidade o kg/m3 . A relao entre elas a seguinte:

Picnmetro O picnmetro um pequeno frasco de vidro construdo cuidadosamente de forma que o seu volume seja invarivel. Ele possui uma abertura suficientemente larga e tampa muito bem esmerilhada, provida de um orifcio capilar longitudinal. Muito utilizado para

Determinar a densidade de uma substncia. Experincia. Objetivo: Determinar a massa especfica dos fluidos gua e lcool, atravs da utilizao do Picnmetro. O picnmetro utilizado no laboratrio da UNIP apresenta 100ml.

3) Comentrios e concluses:

II)

Determinao da Viscosidade

Viscosmetro de Stokes O aparecimento das tenses num fluido pode ser explicado atravs da sua viscosidade. Enquanto num slido a aplicao de tenses provoca deformaes ou cisalhamento de um corpo, nos fluidos, a aplicao de tenses provoca o escoamento do mesmo. Assim, dizemos que slidos so elsticos e fluidos so viscosos. Medidores de viscosidade, chamados viscosmetros, so idealizados de diversas formas. Veremos a seguir o Viscosmetro de Stokes, que mede a viscosidade indiretamente, atravs da determinao do tempo de queda livre de uma esfera. Viscosmetro de esfera (Stokes) constitudo de um tubo de vidro, cheio de um determinado lquido que desejamos estudar a viscosidade. Nesse tubo deixa-se cair uma esfera, medindo o tempo para ela percorrer uma distncia conhecida dentro do tubo, obtendo assim a velocidade de queda da esfera.

A esfera durante a descida estar submetida s seguintes foras:

A fora de resistncia aplicada pelo fluido ao movimento da esfera Fvisc, a fora de empuxo E e a fora peso da esfera P so dados por:

Onde:

Ao aplicar a condio de equilbrio dinmico, temos:

Assim, ao isolar a viscosidade absoluta na equao, temos:

Experincia. Objetivo do Experimento: Determinar a viscosidade absoluta de um fluido a partir da velocidade de descida de uma esfera neste fluido, contido num tubo de vidro vertical. Materiais Utilizados: Viscosmetro de Stokes, esferas, cronmetro, micrmetro, rgua e balana. Procedimento Experimental: Medir a massa da esfera na balana e anotar na tabela do experimento; Medir o dimetro da esfera e anotar; Marcar no tubo do Viscosmetro, com uma rgua, uma distncia de 60 cm, que ser percorrida pela esfera; Determinar, com o uso do cronmetro, o tempo de descida da esfera entre as marcas definidas anteriormente. Repetir a medida do tempo para outras 2 esferas; Repetir o experimento (passo 3 a 5) para os outros fluidos. RESULTADOS EXPERIMENTAIS

Fluido 1 : Tempo 1 Medio 2 Medio 3 Medio Mdia Distncia Raio da esfera Massa da esfera

COMENTRIOS E CONCLUSES:

Das könnte Ihnen auch gefallen