Sie sind auf Seite 1von 13

II Seminrio Brasileiro Livro e Histria Editorial

A Formao das Meninas Atravs das Pginas Seletas do Professor Francisco Silveira Bueno Profa. Dra. Anamaria Gonalves Bueno de Freitas1 Universidade Federal de Sergipe Departamento de Educao, Ncleo de Ps-Graduao em Educao

Resumo: O objetivo deste estudo analisar o livro didtico Pginas Seletas produzido pelo professor Francisco Silveira Bueno na dcada de 40, do sculo XX, para as meninas ginasianas, como parte da coleo editada pela Saraiva & Livraria Acadmica, em So Paulo, intitulada Obras Didticas para o Ensino Ginasial. Francisco Silveira Bueno (1894-1988) foi professor catedrtico da Escola Normal Modelo de So Paulo, do Mackenzie College e tambm professor catedrtico de Filologia Portuguesa na Universidade de So Paulo; autor de diversos livros, gramticas e dicionrios. Verificamos a circulao desta obra do professor Bueno em diferentes estados brasileiros, alm do Estado de So Paulo, entre eles: Pernambuco, Bahia, Paran, Minas Gerais, Rio Grande do Sul. Esta investigao est embasada nos pressupostos da Histria das Disciplinas Escolares, da Histria da Educao e da Histria Cultural e contribui para elucidar elementos da produo didtica no perodo do Estado Novo. Palavras-chave: livro didtico; histria do livro; histria da educao; histria das disciplinas escolares; representaes. Apresentao As Pginas Seletas para o ensino das 1 e 2 sries ginasiais femininas2 possuem 442 pginas e medem 19,6 x 13,5 cm. O exemplar cartonado, e possui no dorso do livro,
1

Profa. Dra. Anamaria Gonalves Bueno de Freitas Profa Adjunta da Universidade Federal de Sergipe, atua no Departamento de Educao e no Ncleo de Ps-Graduao em Educao. Editora da Revista Tempos e Espaos em Educao. Vice-Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Histria da Educao: Intelectuais da Educao, Instituies Educacionais e Prticas Escolares. Mestre (1995) e Doutora (2003) em Educao pela Faculdade de Educao da Universidade Estadual de Campinas. Pesquisadora do campo da Histria da Educao, com interesse nas temticas: formao de professores, educao feminina, estudos biogrficos, histria do livro e da leitura. E-mail: anagbueno@uol.com.br. 2 Este exemplar de 1943 e da 2 edio.

ttulo, autoria e marcas da editora, assim como na capa e na contracapa. A nota aos prezados colegas de ensino datada de 1 de janeiro de 1943, e alm de se referir s regulamentaes da portaria ministerial de 11 de julho de 1942 tambm indica aspectos da estrutura da obra:
[...] apresentamos aos prezados colegas de ensino ginasial estas PGINAS SELETAS, acompanhadas de pequenos comentrios gramaticais e de adequado vocabulrio a cada uma das suas 130 lies. No nos demoramos nem nos estendemos nos comentrios porque, dentro de pouco tempo se seguir a nossa GRAMTICA PORTUGUESA, segundo as prprias exigncias dos documentos acima referidos. Esperamos continuar a merecer dos nobres e inteligentes colegas de magistrio as mesmas deferncias e atenes que desde os nossos primeiros livros temos recebido, penhor constante e profundo da nossa muito sincera gratido a todos estes verdadeiros patriotas, em cujas mos se modela a juventude que far a ptria grande com a sua inteligncia e com o seu corao. (BUENO, 1943a)

A propaganda do prximo livro, bem como a aproximao com os professores do ginsio, fazem parte de um conjunto de estratgias3 de divulgao de obras didticas. O volume consultado, traz ainda no verso, da contracapa, a impresso dos livros que compem a Coleo Obras Didticas para o ensino do Curso Ginasial. Alm dos quatro livros de Francisco Silveira Bueno, compem a coleo: Gramtica Portuguesa de Carlos Brito Pereira; Cincias Naturais para a 3 srie do Prof. Dr. lvaro Soares Brando; Cincias Naturais para a 4 srie tambm do Prof. Dr. lvaro Soares Brando; Gramtica Latina de A. Teodora Sieglar para a 4 srie e Antologia Latina de A. Teodora Sieglar para a 4 srie. As Pginas Seletas para o ensino das 3 e 4 sries ginasiais femininas4 possuem 402 pginas e medem 19,6 x 13,5 cm. O exemplar cartonado, e possui no dorso do livro, ttulo, autoria e marcas da editora, assim como na capa e na contracapa. composto por 108 lies, em prosa e em verso, acompanhados de comentrios gramaticais, vocabulrio e do perfil biogrfico dos autores do texto.
3

A categoria estratgia utilizada segundo a abordagem de Certeau (1994, p.99-102), que indica o clculo (ou a manipulao) das relaes de foras que se torna possvel a partir do momento em que um sujeito de querer e poder [...] pode ser isolado. A estratgia postula um lugar suscetvel de ser circunscrito como algo prprio e ser a base de onde se podem gerir as relaes com uma exterioridade de alvos ou ameaas [...]. As estratgias apontam para a resistncia que o estabelecimento de um lugar oferece ao gasto do tempo. Sobre estratgias editoriais, entre outros estudos, verificar Toledo (2001). 4 O exemplar pesquisado de 1943, e no tem informao sobre a edio. No possui nenhuma nota aos professores.

Apesar de nos livros indicados para as meninas do curso ginasial, Francisco Silveira Bueno no explicitar na nota aos professores aspectos de diferenciao da formao feminina, como vez nas Pginas Literrias5, em relao formao masculina, encontramse nas lies das Pginas Seletas algumas prescries e advertncias especficas, como por exemplo: [...] nota-se em todo este conto o abuso dos diminutivos, um dos defeitos da linguagem feminina e caseira: as moas no conhecem mais o emprego do grau normal, sendo tudo dito no diminutivo. (BUENO, 1943b, p.401-402) Ou ainda: [...] na conversao das moas e de muitas alunas de colgio h uma frase que todas repetem mais de mil vezes, frase totalmente sem sentido algum [...] Urge acabar com esta pobreza de termos e de expresses. O meio nico est na leitura atenta de bons livros, coisa que a maioria das alunas no faz e, por isso mesmo, jamais consegue falar com alguma correo. (BUENO, 1943b, p.395) Na perspectiva de contribuir com as investigaes sobre o ensino das disciplinas de Portugus e Literatura no perodo do Estado Novo, atravs da anlise dos livros Pginas Seletas, de autoria de Francisco Silveira Bueno. Esse estudo compreende os livros didticos escolhidos e os seus usos como fontes de representaes de modos prprios de ensinar e aprender, bem como apreender, concepes sobre educao feminina, moral, famlia, ptria e sociedade. A concepo de representao referida associa-se categoria proposta por Chartier:
As representaes do mundo social assim construdas, embora aspirem universalidade de um diagnstico fundado na razo, so sempre determinadas pelos interesses de grupo que as forjam. Da, para cada caso, o necessrio relacionamento dos discursos proferidos com a posio de quem os utiliza. As percepes do social no so de forma alguma discursos neutros: produzem estratgias e prticas (sociais, escolares, polticas) que tendem a impor uma autoridade custa de outros, por elas menosprezados, a legitimar um projeto reformador ou a justificar, para os prprios indivduos, as suas escolhas e condutas. Por isso esta investigao sobre as representaes supe-nas como estando sempre colocadas num campo de concorrncias e de competies cujos desafios se enunciam em termos de poder e de competies (CHARTIER, 1990, p.17).

As Pginas Literrias foram produzidas pelo autor para o ensino de Portugus e Literatura para os meninos do ensino ginasial, tambm dividido por sries, 1 e 2 sries ginasiais e 3 e 4 sries. Estes livros tambm compem a coleo editada pela Saraiva & Livraria Acadmica para o ensino ginasial em respeito Lei Orgnica do Ensino Secundrio da Reforma Capanema.

O professor Francisco Silveira Bueno6 , nasceu em 1894, em Atibaia, no interior de So Paulo. Foi professor lente catedrtico da Escola Normal Modelo de So Paulo, lecionou no Mackenzie College e tambm foi Catedrtico de Filologia Portuguesa, na Universidade de So Paulo. Faleceu em 1988, com 94 anos. Autor de diversos dicionrios, gramticas, e de livros sobre: a literatura brasileira e portuguesa, histria da literatura e filologia. Se dedicou oratria, publicando em 1933, A arte de falar em pblico, obra de referncia para oradores brasileiros renomados e O Manual de califasia, califonia, calirritmia e arte de dizer, dedicado ao estudo e aprimoramento da voz. Ao longo de sua trajetria publicou mais de 30 livros e o Dicionrio da Lngua Portuguesa organizado por ele, foi editado tambm pelo Ministrio da Educao e Cultura, tendo sido distribudo para escolas e bibliotecas nas dcadas de 1960, 1970 e 1980. Segundo Reinaldo Polito, o Professor Francisco Silveira Bueno foi educado na Europa, sempre foi muito religioso e se manteve solteiro. Entre suas maiores faanhas est o fato de que foi professor de portugus do Papa Pio XII. (POLITO, 2008)

Livros didticos no Estado Novo No perodo do Estado Novo, duas leis foram significativas na definio de condies de produo e utilizao do livro didtico, o decreto 1006 de 30 de dezembro de 1930 e o decreto-lei 8460 de 1945 (Cf. RAZZINI, 2000). A produo de livros didticos no Estado Novo faz parte de um conjunto de determinaes previstas pelas Leis Orgnicas do Ensino que contemplaram separadamente cada um dos ramos de ensino existentes no incio da dcada de 1940 pelo ento Ministro da Educao Gustavo Capanema. Como indica Hilsdorf:
Dentro das escolas, as Leis Orgnicas, procuraram regulamentar o cotidiano de professores e alunos: so visveis no perodo do Estado Novo as prescries de padronizao da programao curricular e da arquitetura da escola, do controle do
6

Segundo Menezes (1978), Francisco Silveira Bueno foi iniciado na carreira eclesistica da qual desistiu para dedicar-se ao jornalismo e ao magistrio. Foi cronista, poeta, contista, ensasta e tradutor. Foi redator de vrios jornais e colaborou em importantes rgos da imprensa paulista e carioca. Estudou Filosofia, Teologia, Direito Cannico, Exegese Bblica, Latim, Grego e Hebraico, especializou-se em Lingstica e Filologia. Lecionou Histria, Portugus, Latim, Califasia e Literatura Portuguesa. Conferencista no Brasil e no Exterior deixou extensa bibliografia. Quando ainda na vida religiosa usava o pseudnimo de Frei Francisco da Simplicidade.

recreio e da disciplina, da adoo das classes homogneas e do mtodo nico de leitura (analtico global), do uso do uniforme, da verificao do asseio corporal, do incentivo formao de bibliotecas e clubes de leitura, de clubes agrcolas, exposies, jornais escolares, do escotismo, do cinema e rdios educativos, de grmios e caixas escolares. Elas ecoam, sem dvida, orientaes da Escola Nova defendidas nos anos 20 e 30 (HILSDORF, 2003, p.102-103).

Segundo a Lei Orgnica do Ensino Secundrio (Decreto n.4.244 de 9 de abril de 1942) este ramo de ensino, seria dividido em curso ginasial de quatro anos e curso colegial de trs anos. O curso colegial, poderia ser realizado na modalidade de curso clssico ou curso cientfico. Segundo Veiga:
[...] para o Ministro Capanema, o secundrio era o nvel por excelncia destinado a formar os futuros cidados em sua conscincia patritica. Educar para a sociedade foi interpretado como educar para a nao. Nesse sentido, tal objetivo definia um currculo de acentuado contedo humanstico, necessrio para a preparao das individualidades condutoras do povo e da nao. [...] Prescrevia ainda que preferencialmente a educao secundria para as mulheres deveria se realizar em estabelecimento especfico para este fim (VEIGA, 2007, p.292).

As Pginas Literrias e Pginas Literrias produzidas por Francisco Silveira Bueno provavelmente foram lidos e estudados em escolas pblicas e particulares, por alunos na faixa etria dos 12 aos 16 anos. Como explica o prprio autor, em uma nota endereada aos professores,
De acordo com a portaria ministerial n.170 de 11 de julho de 1942, que pormenorizou a distribuio da matria lecionvel nas sries ginasiais, dentro da ltima reforma do Exmo. Ministro da Educao e Sade, Dr. Gustavo Capanema, apresentamos aos nossos ilustres colegas de ensino, estas PGINAS LITERRIAS. Seguimos risca as instrues ministeriais, no s na distribuio dos assuntos, tomando as mesmas divises FAMLIA, ESCOLA e PTRIA7 preconizadas pelo documento oficial, mas constitumos antologias especiais, dedicadas a classes masculinas onde os trechos, quer em prosa, quer em verso, tratam de incutir na alma do estudante as qualidades que a Ptria e a Religio exigem de seus filhos (BUENO, 1949, grifos do autor).

Na anlise das Pginas Seletas, como livro didtico8, pretende-se verificar aspectos do ensino e da aprendizagem da lngua portuguesa e da literatura, no ensino ginasial, bem
7

Nas Pginas Seletas no encontramos estas divises no entanto, os poemas e textos literrios selecionados versam sobre as temticas apontadas famlia, escola e ptria. 8 Os livros Pginas Seletas foram denominados de livros escolares, como sinnimos de livros didticos. Eles fundem os modelos de compndio (considerado geralmente como livro-texto para consulta), de antologia

como a relao destes impressos com a cultura escolar proposta para o perodo do Estado Novo, principalmente relacionada com as representaes sobre escola. Como ressalta Batista:
[...] investigaes tm mostrado que o livro didtico e a escola estabelecem relaes complexas com o mundo da cultura. Ao contrrio da idia difundida de que os saberes escolares e, particularmente os livros didticos, consistiriam apenas numa adaptao simplificada, para fins escolares, de contedos produzidos no campo da cultura e da cincia, essas investigaes vm evidenciando que a origem desses saberes e objetos bem mais complexa ( cf. por exemplo, Chervel e Bittencourt, 1993) e que muitas vezes, escola e a seus livros que se deve atribuir a origem de conhecimentos e saberes apropriados pelas esferas do conhecimento erudito e cientfico (BATISTA, 1999, p.533).

Ao pesquisar o ensino de portugus e literatura no perodo de 1838 a 1971 Razzini (2000) de forma minuciosa analisa as alteraes nos programas de ensino, da carga horria, da organizao dessas disciplinas (isoladamente ou associadas s outras disciplinas9), da legislao, tendo como lcus privilegiado o Colgio Pedro II (Ginsio Nacional) e a produo de antologias, compndios e livros didticos. No tocante a Reforma Capanema proposta pela Lei Orgnica do Ensino Secundrio destaca Razzini:
[...] As aulas de portugus, antes restritas ao ciclo fundamental (1932), foram estendidas por todo o curso secundrio, aumentando significativamente sua carga horria, de 16 para 23 aulas semanais. O ministro Capanema, na sua Exposio de motivos, salientou que: o estudo da lngua, da histria e da geografia ptrias o conhecimento seguro da prpria lngua constitui para uma nao o primeiro elemento de organizao e conservao de sua cultura. Mais do que isto, o cultivo da lngua nacional interessa prpria existncia da nao, como unidade espiritual e como entidade independente e autnoma. Na conformidade deste pressuposto o ensino da lngua portuguesa ampliado, tornando-se obrigatrio em todas as sete sries, com a mesma intensificao para todos os alunos (RAZZINI, 2000, p.104).

O aumento da carga horria, o novo programa para o ensino das disciplinas, proposto pela Lei Orgnica e por um conjunto de portarias, vo enfatizar a necessidade da preeminncia da leitura sobre as outras atividades (gramtica, exerccios e redao) [...] e a leitura literria [...] foi substituda pela leitura patritica e nacionalista (RAZZINI, 2000,

(coleo de trechos literrios selecionados) e livro didtico (pois possuem tambm a indicao de exerccios que devero ser realizados em outro suporte cadernos ou folhas avulsas). Maiores detalhes sobre a diferenciao dos livros didticos, consultar, entre outros: Munakata (1997); Batista (1999) e Choppin (1992). 9 Entre essas associaes: Latim, Retrica, Potica, para maiores informaes verificar Razzini (2000).

p.. 104). Os temas a serem enfatizados eram: a famlia, a escola, a terra natal, o amor ao Brasil, entre outros. O estudo da histria das disciplinas escolares no Brasil, segundo demonstra Circe Bittencourt (2003), tem se desenvolvido a partir da segunda metade do sculo XX, relacionado com as reformas curriculares efetivadas nas dcadas de 1970 e 1980. Para essa autora,
a presena de cada uma das disciplinas escolares no currculo, sua obrigatoriedade ou sua condio de contedo opcional e, ainda, seu reconhecimento legitimado por intermdio da escola, no se restringe a problemas epistemolgicos ou didticos, mas articula-se ao papel poltico que cada um desses saberes desempenha ou tende a desempenhar, dependendo da conjuntura educacional (BITTENCOURT, 2003, p.10).

A pretenso neste estudo desvendar aspectos dessa trama proposta por Circe Bittencourt (2003), abordando os aspectos epistemolgicos, didticos e polticos ao investigar a proposta do ensino de Portugus e Literatura efetivada pelo livro Pginas Seletas, para o ensino ginasial, pelo Professor Francisco Silveira Bueno. Os indcios10 localizados demonstram uma preocupao do autor com a legislao, a tradio do ensino de portugus e de literatura a partir de antologias de textos clssicos, portugueses e brasileiros, a introduo de autores de diferentes regies do Brasil, o uso de contos morais e patriticos, entre outros elementos. Nunes (1999) ressalta que a Lei Orgnica do Ensino Secundrio tinha como finalidades, expressas em seu artigo 1. : a) formar, em prosseguimento da obra educativa do ensino primrio, a personalidade integral do adolescente; b) acentuar e elevar na formao espiritual dos adolescentes a conscincia patritica e humanstica; c) dar preparao intelectual geral que possa servir de base a estudos mais elevados de formao especial (NUNES, 1999, p.101-102). Na exposio de motivos Capanema se refere diversas vezes formao patritica, como possibilidade de [...] criar no esprito das geraes novas, a conscincia da responsabilidade diante dos valores maiores da ptria, a sua independncia, a sua ordem e o seu destino. (apud. NUNES, 1999, p.102).

10

O sentido dos indcios neste trabalho remete ao Paradigma Indicirio, desenvolvido por Carlo Ginzburg (1989).

Neste contexto da legislao educacional, no perodo do Estado Novo e na perspectiva da investigao dos livros escolares produzidos por Francisco Silveira Bueno significativo refletir sobre o processo de apropriao da leitura apontada por Chartier:
Os textos no so depositados nos objetos, manuscritos ou impressos que os suportam como em receptculos, e no se inscrevem no leitor como o fariam em cera mole. Considerar a leitura como um ato concreto requer que qualquer processo de construo de sentido, logo de interpretao, seja encarado como estando situado no cruzamento entre, por um lado, leitores dotados de competncias especficas, identificados pelas suas posies e disposies, caracterizados, pela sua prtica do ler, e, por outro lado, textos cujo significado se encontra sempre dependente dos dispositivos discursivos e formais chamemos-lhes tipogrficos no caso dos textos impressos que so os seus. [...] A apropriao, tal como a entendemos, tem por objetivo uma histria social das interpretaes, remetidas para as suas determinaes fundamentais (que so sociais, institucionais, culturais) e inscritas nas prticas especficas que as produzem (CHARTIER, 1990, p.25-26).

Um dos dispositivos relevantes o fato dos livros Pginas Seletas e Pginas Literrias estarem sendo divulgados dentro de uma coleo de obras didticas para o ensino ginasial. Em relao a este aspecto Toledo(2001) adverte:
O investimento nas colees, por parte dos editores, tem como objetivo ampliar o pblico leitor pelo barateamento dos custos de cada livro produzido. medida em que a caracterstica fundamental da produo de uma coleo justamente a sua padronizao em termos de cobertura (capa, lombada, contra-capa), de estrutura interna (estabelece-se um modelo ao qual os textos publicados so submetidos) e das estratgias de divulgao, h um barateamento da produo dos livros nela includos. [...] Alm disso, h todo um investimento em um aparelho crtico dos livros, que tem como funo ou a didatizao da obra ou uma sofisticao de sua apresentao. [...] Os sistemas de difuso das colees tambm so especficos. O editor no oferece ao leitor um ttulo novo, mas um conjunto de ttulos organizados, em uma determinada ordem. (TOLEDO, 2001, p.3-5)

Foram localizadas em obras no didticas de Francisco Silveira Bueno publicadas pela Editora Saraiva & Livraria Acadmica a propaganda de livros didticos11 dele em diferentes colees. A padronizao da cobertura e da estrutura interna tambm foi identificada nos exemplares analisados, bem como a existncia do aparelho crtico. Para o desenvolvimento desta pesquisa foi necessrio partir dos subsdios dos estudos sobre histria do livro e da histria da leitura que se associam perspectiva da Histria Cultural.
Sobre as relaes entre produo e mercado de livros didticos, vale a pena consultar, entre outros estudos: Munakata (1997). Sobre o mercado de produo de livros e a relao com as editoras verificar, entre outros: Hallewell (1985) e Machado (2003).
11

As lies de Pginas Seletas e a formao feminina Na seleo dos textos literrios a maioria dos autores so membros da Academia Brasileira de Letras ou da Academia Paulista de Letras, destaque tambm para alguns autores portugueses. No caso do livro indicado para as terceiras e quartas sries, a presena de autoras restrita, nas 108 lies e encontramos contribuies apenas de: Jlia Cortines (um texto); Maria Amlia Vaz de Carvalho (dois textos); Irene Ferreira de S. Pinto (um texto); Jlia Lopes de Almeida (dois textos); Celina de Azevedo (dois textos); Maria Eugnia Celso (um texto); Ceclia Meireles (um texto) e Lcia Miguel Pereira (um texto) A nfase na formao moral, na aquisio de hbitos e atitudes compatveis com a alma feminina, a preocupao com a exposio e o excesso de conhecimentos formais pelas meninas e jovens dividem espao com lies de Histria do Brasil (inclusive ressaltando as heronas), temas religiosos e patriticos, reflexes buclicas referentes ao campo e aspectos da natureza e contos populares portugueses. As atividades de composio e redao so diversificadas, e prope temas como: A minha me; A mulher no lar; A mulher deve ingressar nas profisses masculinas? Descrever o casamento de uma amiguinha; Como sonhas o teu prprio noivado?; O medo de no casar e de ficar solteirona!; Qual ser tua sorte: lar ou altar!; O meu quarto de estudante: Impresses de um quarto de hospital; Estuda, aperfeioa a tua mente e o teu corao para que sejas livre na terra!. A minha primeira mestra. Exerccios de gramtica, morfologia, sintaxe, e concordncia verbo-nominal tambm foram identificados no final de algumas lies. Em algumas das atividades, o autor prope a transformao de textos em poesia em prosa e vice-versa. O texto de Mario Sette, intitulado Feminismo inicia com uma epgrafe em forma de poema:
Leia alguma boa histria, Estude a geografia, Mas no se atire poesia Que a mulher dada a poeta Pe o marido pateta (BUENO, 1943b, p. 45).

Em seguida Mario Sette prope s leitoras reflexes sobre o cuidado com o comportamento feminino no passado: Minha filha, veja o seu comportamento era uma

frase da poca. No vesturio, nos modos, na linguagem, no andar, no comer. Uma moa sada era coisa que no se tolerava (BUENO, 1943b, p. 46). Intitulado A dona de casa perfeita, uma das contribuies de Maria Amlia Vaz de Carvalho ressalta as dificuldades do exerccio da misso da dona de casa:
Nada mais difcil de realizar absolutamente, e nada mais fcil de escrever em teoria. Parece simples a misso da verdadeira dona de casa. Diz-se feralmente que, sendo esse o destino da mulher, so para ela de fcil compreenso os deveres que esse destino lhe impe, e, no entanto, quem atentar concienciosamente nas complexas aptides que tais deveres exigem, ver que poucas mulheres os entendem e poucas os executam. Manobrar com sincero desejo de agradar a todos e com habilidade premeditada em longas horas, no meio de tantos interesses e caracteres diversos; ter a economia vigilante e inteligente, que desdenha todas as mesquinharias e dispensa todas as superfluidades; ter o gosto apurado que pe um toque darte, de espiritualidade, de elegncia em cada arranjo prosaico do lar domstico, ser alegre sem ser leviana; ser boa sem ser fraca e excessivamente transigente com os caprichos alheios; fazer-se respeitar e amar ao mesmo tempo, dos inferiores com quem lida, do senhor de quem depende, dos filhos cujo carcter pretende afeioar; ah! bem v que estas ocupaes mltiplas, que estes diversos deveres, que estes encargos, que estas preocupaes morais elevadssimas, absorvem, absolutamente, uma vida inteira da mulher. (BUENO, 1943b, p. 144-145).

Em A educao da mulher, Almeida Garrett destaca a diferena entre as mulheres belas e lindas, estimulando a virtude e a instruo:
A mulher deve ser bela, deve ter graas e encantos. Nem todas podem ser lindas, que a formosura no ficou em dote a todas as filhas de Eva; mas todas podem ser belas. Beleza no formosura, nem lindeza: - beleza o resultado das graas; pode lhas dar a educao, pode reprimir at defeitos do corpo, pode substituir a formosura e fazer linda a fealdade. [...]A educao embrandece peles duras. Amacia mos speras, d graa e doura a olhos de pouca luz, faz interessante a face plida e afveis os lbios descorados, pe a bondade do corao na fronte que no alva, torna elegante o corpo que no airoso, amvel o que no lindo, engraado o que no formoso. A tua filha h de ser bela. Consola-te, me angustiada, cuida da sua educao, v-la-s adorada, feliz e preferida muita formosura. (BUENO, 1943b, p.109-110)

Os ltimos dois excertos so de autores portugueses, Maria Amlia Vaz de Carvalho como informa Silveira Bueno, nasceu no Porto, em 1847 e faleceu em Lisboa em 1921, foi casada com o poeta brasileiro Gonalves Crespo e publicou mais de dez livros; Joo B. Leito de Almeida Garrett, tambm nasceu no Porto em 1799, e faleceu em Lisboa em 1854, considerado o iniciador do romantismo em Portugal e tambm foi autor de muitas

10

obras. Os ideais femininos propagados por estes autores encontram-se vinculados mulher portuguesa do sculo XIX. Por que Francisco Silveira Bueno selecionou estes textos/autores? Nas primeiras dcadas do sculo XX, no Brasil, as mulheres conquistaram o direito e ocuparam espaos em cursos superiores, nos concursos pblicos, diversificaram a atuao fora do espao domstico, para alm do magistrio e da enfermagem, puderam votar e serem votadas, participaram em associaes femininas e feministas, publicaram livros e artigos, editaram jornais e revistas entre outras atividades.

Consideraes finais At o momento, percebemos que apesar da presena feminina nos textos selecionados por Francisco Silveira Bueno, o ideal feminino propagado nos poemas e excertos literrios ressalta representaes vinculadas mulher como filha virtuosa, esposa dedicada e me exemplar. As estratgias editoriais desenvolvidas pelo Prof. Silveira Bueno para divulgar suas obras, didticas ou no, encontram-se relacionadas com as propostas da Editora Saraiva & Livraria Acadmica para outros autores e colees. A preocupao em atender os dispositivos legais, na produo de livros didticos, durante o Estado Novo, tambm foi verificada na seleo dos textos para a composio das Pginas Seletas para as alunas ginasianas Obedincia, recato, princpios religiosos, silncio, economia, dedicao, amor sem limites, responsabilidade, educao, bom gosto, bondade, caridade, beleza, sinceridade, so alguns dos princpios evocados para a formao das meninas pelo Professor Francisco Silveira Bueno.

Referncias bibliogrficas: BATISTA, Antnio Augusto Gomes. Um objeto varivel e instvel: textos impressos e livros didticos. ABREU, Mrcia (org.) Leitura, Histria e Histria da Leitura. Campinas: Mercado de Letras; Associao de Leitura do Brasil; So Paulo: FAPESP, 1999. p. 529- 575.(Coleo Histrias de Leitura).

11

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Disciplinas Escolares: Histria e Pesquisa. In:OLIVEIRA, Marcus Aurlio Taborda de; RANZI, Serlei Maria Fischer (orgs.) Histria das disciplinas escolares no Brasil: contribuies para o debate. Bragana Paulista: CDAPH, Editora da EDUSF, 2003 . p.9-38. BUENO, Francisco Silveira.A arte de falar em pblico. Retrica e Eloqncia. Acadmica, parlamentar, forense e eclesistica. 2.ed. So Paulo: Livraria Acadmica; Saraiva & Cia, 1938. BUENO, Francisco Silveira. Pginas Seletas. 1 e 2 sries ginasiais femininas. 2. ed. So Paulo: Livraria Acadmica; Saraiva & Cia, 1943a . BUENO, Francisco Silveira. Pginas Seletas.3 e 4 sries ginasiais femininas. So Paulo: Livraria Acadmica; Saraiva & Cia, 1943b . BUENO, Francisco Silveira. Pginas Literrias.1 e 2 sries ginasiais masculinas. 4.ed. So Paulo: Livraria Acadmica; Saraiva & Cia, 1949. CERTEAU, Michel de. A inveno do cotidiano. vol. 1. Artes de fazer. Petrpolis: Vozes, 1994. CHARTIER, Roger. A histria cultural: entre prticas e representaes. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990. CHOPPIN, Alain. O historiador e o livro escolar. Revista Histria da Educao. Pelotas: Editora da UFPel, 2002. p.5-24. GINZBURG, Carlo. Sinais: razes de um paradigma indicirio. In: GINZBURG, Carlo. Mitos emblemas e sinais: morfologia e histria. So Paulo: Companhia das Letras, 1989.pp. 143-179. HALLEWELL, Laurence. O livro no Brasil, sua histria. So Paulo: EDUSP/ T. A. Queiroz Editora, 1985. HILSDORF, Maria Lucia Spedo. Histria da educao brasileira: leituras. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. MACHADO, Ubiratan. A etiqueta de livros no Brasil: subsdios para uma histria das livrarias brasileiras. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo; Oficina do Livro Rubens Borba de Moraes, Imprensa Oficial do Estado de So Paulo, 2003. MENEZES, Raimundo. Dicionrio Literrio Brasileiro. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1978. MUNAKATA, Kazumi. Produzindo livros didticos e paradidticos. So Paulo: Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, 1997. (Tese de Doutorado em Histria e Filosofia da Educao)

12

NUNES, Maria Thetis. Ensino secundrio e sociedade brasileira. So Cristvo: Editora da UFS, 1999. POLITO, Reinaldo. H livros que transformam uma vida. Vencendo a comunicao. Edio 65. Disponvel em: http://www.vencer.com.br. Acesso em 10 dez.2008. RAZZINI, Mrcia de Paula Gregrio. O espelho da nao: a Antologia Nacional e o ensino de Portugus e de Literatura (1838-1971). Campinas: Instituto de Estudos de Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, 2000. ( Tese de Doutorado).2. vol. TOLEDO, Maria Rita de Almeida. Coleo Atualidades Pedaggicas: do projeto poltico ao projeto editorial (1931-1981). So Paulo: Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo. 2001. (Tese de Doutoramento). VEIGA, Cynthia Greive. Histria da Educao. So Paulo: tica, 2007.

13

Das könnte Ihnen auch gefallen