Sie sind auf Seite 1von 7

O Banquete, de Plato

Em O banquete, Plato define o amor como a juno de duas partes que se completam, constituindo um ser andrgino que, em seu caminhar giratrio, perpetua a existncia humana. Esse ser, que s existe no mundo das idias platnico, confere sua natureza e forma uma espcie peculiar de beleza: a beleza da completude, do todo indissocivel, e no uma beleza que simplesmente imita a natureza. Assim, temos em Plato, uma concepo de belo que se afasta da interferncia e da participao do juzo humano, ou seja, o homem tem uma atuao passiva no que concerne ao conceito de belo: no est sob sua responsabilidade o julgamento do que ou no belo. A dialtica de Plato aponta para duas direes: o mundo das idias, num plano superior, do conhecimento, que , ao mesmo tempo, absoluto e esttico; a outra direo segue para o mundo das coisas, dos humanos. Este, de aparncia sensvel, constitudo pela imitao de um ideal concebido no mundo das idias: portanto, num processo de cpia. Gilles Deleuze aponta para uma terceira possibilidade que quebra a dicotomia platnica: a cpia fiel e o simulacro, no mais tido como degenerescncia da semelhana ao mundo das idias, um mero fantasma. Para os gregos, o belo artstico situava-se no embate entre as boas cpias e o simulacro.

O Banquete no pode ser considerado um dilogo; tende muito mais para um duelo no qual os participantes pretendem fazer, cada qual, o melhor discurso sobre a amizade. O incio da obra lembra-nos outras de Plato: alguns esto em caminho para a cidade quando so interrompidos por outros e se colocam a discutir determinado assunto. Desta mesma forma acontece em A Repblica (Scrates e Glauco esto descendo do Pireu e terminam na casa de Cfalo) e no Fedro (Fedro, depois de ouvir Lsias, encontra Scrates no caminho para a cidade e se colocam a debater o discurso retrico de Lsias). No Banquete, Apolodoro e seu Companheiro (a obra no revela o nome dele) esto indo de casa, em Falero, para a cidade quando so interrompidos por Glauco:

Recentemente, quando eu subia de casa, em Falero, para a cidade, um conhecido que me tinha visto por de trs, gritou de longe, em tom de brincadeira: cidado de Falero, de nome Apolodoro! Por que no esperas? Ento, me detive para esper-lo. E ele: Apolodoro, me falou, andava tua procura, porque desejo obter informaes precisas a respeito da conversa de Agato com Scrates, Alcibades e os demais convivas do banquete dado por ele, em que proferiram vrios discursos sobre o amor. Aristodemo havia estado presente no banquete no qual se deu a discusso a respeito da amizade. Esse contou o que ali se passara para Apolodoro e esse, por ltimo, se empenha em relatar o acontecido na presena do seu Companheiro e de Glauco.

Assim como em A Repblica, O Banquete tem lugar certo e pblico identificvel: ocorreu na casa de Agato, discpulo de Scrates. L discursaram sobre o amor, ou sobre a amizade (philia), esses dois, alm de Fedro, Pausnias, Erixmaco (o mdico) e Aristfanes (o poeta).

O que realmente se passou na casa de Agato comea a ser relatado por Apolodoro em 174a. Scrates chega por ltimo, quando todos j estavam acomodados e o banquete j havia se iniciado, estando pelo meio (cf. 175c). Frente ao banquete, Pausnias lembra que deveriam beber com moderao: faz referncia ao dia anterior, no qual havia bebido exageradamente e ficado abalado fisicamente.

Os discursos sobre o amor iniciam com Fedro: "iniciou o seu discurso [Fedro] declarando que Eros era uma divindade poderosa e admirvel, tanto entre os homens como entre os deuses, por vrias razes, mas, antes de tudo, pelo nascimento." (178a) Fedro o primeiro, e por isso pai do discurso, a falar sobre o deus Eros: ele condena o ofcio dos poetas que tm por misso cantar hinos aos deuses mas se esquecem de Eros. Fedro, no seu discurso, faz a justificao moral de Eros, mas no investiga a fundo sua essncia e suas formas. De qualquer forma, devido fala desse discpulo de Scrates que toda a discusso se inicia. Com o intuito de elevar Eros, Fedro encerra seu discurso dizendo que esse o deus mais antigo, mais respeitvel e o mais "autorizado" (cf. 180b) a levar o homem posse das virtudes e da felicidade, nesta vida e depois da morte!

Sucede Fedro no discurso em defesa de Eros outro discpulo, agora Pausnias: censura a falta de preciso do discurso anterior e tenta uma definio concreta. Para ele, existem dois tipos de Eros para os homens, um vulgar e repudivel, outro sendo uma fora educadora.

O Eros usual e corrente, o instinto e irrefletido e vulgar, vil e repudivel, porque tende mera satisfao dos apetites sensuais; em contrapartida, o outro de origem divina e o impulsiona o zelo de servir ao verdadeiro bem e perfeio do amado. Este segundo Eros pretende ser uma fora educadora, no s no sentido negativo de desviar os amantes das aes vis, o que o discurso de Fedro reala, mas tambm em toda a sua essncia, como fora que serve ao amigo e o ajuda a expandir a sua personalidade. (JAEGER, 2001, p. 727) O amor para Pausnias sinnimo de liberdade para o homem. O amante faz coisas para o amado que escravo algum aceitaria fazer, tal como se jogar no cho ou se deitar na porta da moradia do amado. O amor louvvel, que denota a liberdade do indivduo em fazer ou no determinadas coisas e, segundo Pausnias, ratificado pelas leis, como ele mesmo nos diz:

O amante faz tudo isso [servios para o amado] com certa graa, o que lhe permitido pela liberdade de nossos costumes, sem incidir na menor censura de ningum, como se se tratasse

de um ato louvabilssimo. E o mais de admirar que, no dizer do povo, somente o amante obtm perdo dos deuses, em caso de perjuro. No h juras de amor, dizem. Desse modo, tanto os deuses como os homens concedem plena liberdade a quem ama, o que nossas leis confirmam. As atitudes de quem ama no o faz parecer ridculo e, se em agresso aos deuses, logo perdoado pela sua condio de amante. O amor aproxima o sujeito das virtudes.

Assim finda Pausnias e, de acordo com a disposio dos homens no banquete e da forma organizada que ia seguindo a discusso, seria a vez de Aristfanes. Mas esse se encontrava em soluos e passou a palavra para o prximo, Erixmaco. Em seguida, a vez de discursar voltaria para Aristfanes.

O mdico Erixmaco prope ao amigo em soluo trs "remdios" para o problema:

1. Que prenda a respirao por um momento;

2. Se no resolver, que gargareje um pouco de gua;

3. Se mesmo assim no resolver, que cheire algo que irrite o nariz. Assim, repetindo essa etapa por duas vezes, Erixmaco garante que o soluo, por mais forte que seja, passar.

interessante observar a aplicao da medicina na poca de Scrates e de se perceber o interesse de um mdico pela filosofia e pelas idias de Scrates.

O discurso de Erixmaco aquele que transpassa o homem e atinge a natureza. Com a viso de um mdico, viso naturalista, Eros aparece aqui como um deus poderoso, princpio e devir de todo o fsico, "como potncia criadora daquele amor primognito que tudo anima e penetra, com o seu ritmo peridico de pleno e de vazio." (JAEGER, 2001, p. 730)

Erixmaco v a existncia de um Eros bom e um ruim. o Eros bom que promove o bem-estar e a harmonia, estando em todas as esferas do cosmo e das artes humanas. Ele compara a medicina e a msica: a primeira deve fazer existir a harmonia entre as foras fsicas antagnicas e segunda deve combinar tons altos e baixos para formar uma sinfonia. A idia de harmonia, to presente em A Repblica, aparece aqui novamente, at mesmo quando o mdico grego diz que o homem deve sim consentir o prazer, mas no deve se deixar corromper por esse.

Findada a fala do mdico Erixmaco, Aristfanes j tem por cessado o seu soluo e comea a expor o que tem a falar sobre o amor.

O discurso do poeta Aristfanes menos extenso que o do Erixmaco, mas maior que o de Fedro. Percebe-se que a discusso vai avanando e se aproximando de definies mais claras para o que seria o amor, ou a amizade, ou Eros. Para Aristfanes, Eros um anseio, uma busca metafsica do homem por uma totalidade do Ser, inacessvel sempre natureza do indivduo. Uma das coisas que revela isso a saudade dos amantes que desejam no se separar em tempo algum: no se trata somente de algo corporal, mas de algo que une as suas almas ou, dizendo de outra forma, complemento que uma alma busca na outra. Diz-nos Aristfanes:

Quando acontece encontrar algum a sua metade verdadeira, de um ou de outro sexo, ficam ambos tomados de um sentimento maravilhoso de confiana, intimidade e amor, sem que se decidam a separar-se, por assim dizer, um s momento. Essas pessoas, que passam juntas a vida, so, precisamente, as que no sabem dizer o que uma espera da outra. [...] E a razo disso que primitivamente era homogneo. A saudade desse todo e o empenho de restabelec-lo o que denominamos amor. No se deve esquecer que Aristfanes poeta e apresenta uma viso mais romantizada da definio de Eros, de amor e amizade. Ele quer deixar evidente que no se trata de apenas uma conexo corporal, muito mais de essncia e de complementaridade.

No , evidentemente, a unio fsica que faz com que um sinta um prazer to grande com a presena do outro e a ela aspire com tanta fora, mas indubitavelmente uma coisa diferente o que a alma de ambos quer, uma coisa que ela no pode exprimir e que s palpita nela como obscura intuio do que a soluo do enigma da sua vida.

Aristfanes termina seu discurso sobre o amor de forma belssima, profetizando que o homem s ter uma vida feliz se tomado por Eros:

Falo em tese, tanto do homem como da mulher, para afirmar que nossa espcie s poder ser feliz quando realizarmos plenamente a finalidade do amor e cada um de ns encontrar o seu verdadeiro amado, retornando, assim, sua primeira natureza. Terminado Aristfanes, o leitor tem pela frente dois discursos: o de Agato e Scrates. Esses dois comeam a discutir para saber quem vai falar primeiro. Scrates no perde a oportunidade para lanar sua ironia: diz ter uma posio temerosa, falar sobre o amor depois do belo discurso que provavelmente Agato proferir. Fedro reorganiza o banquete (a ordem dos discursos) e coloca Agato para discursar.

Diz ele ser necessrio tratar primeiro da natureza do deus e para depois tratar de seus benefcios; Eros o deus mais bem-aventurado, o mais belo e melhor. O discurso de Agato o menos psicolgico, o menos relacionado com a alma. Ele limita-se a descrever Eros e suas caractersticas. Jaeger muito bem resume o discurso de Agato sobre Eros:

Conforme gaton o descreve, Eros o mais feliz, o mais formoso e o melhor de todos os deuses. jovem, fino e delicado, e s mora em locais floridos e perfumados. Sobre ele nunca pe as mos a coao, pois o seu reino o da vontade pura e livre. Possui todas as virtudes: a justia, a prudncia, a bravura e a sabedoria. um grande poeta e ensina os outros a s-lo. Desde que Eros pisou o Olimpo, o trono dos deuses passou de terrfico a belo. Foi ele quem ensinou maioria dos imortais as suas artes. E o entusiasta adorador do deus de Eros, hino capaz de competir com qualquer hino em verso, tanto pelo equilbrio harmnico da composio como pela sonoridade musical.

O grande momento do Banquete, e talvez o mais esperado, quando Scrates passa a discursar sobre o amor. Para ele, ao contrrio de Agato, Eros no o prprio belo, mas aspira-o, tem o desejo de possuir algo. Lembra que quem ama deseja possuir aquilo que ama.

Scrates faz uso do mito de Diotima: segundo ele, em determinado tempo, havia perguntado profetisa Diotima, de Mantinia, coisas sobre Eros. Isso revela que o discurso de Scrates aparece no como uma sabedoria dele, mas como uma verdade que ele desvendou. De acordo com esse mito, Eros filho de Poros (riqueza) e de Penia (Pobreza). Isso coloca Eros em uma posio intermediria: ele no nem feio e nem belo, nem participa da bem-aventurana, caracterstica essencial da divindade. Eros um ser duplo, herdado da diferena de seus pais, o que o coloca numa posio intermediria.

O Eros de Plato revelado por Scrates no Banquete o prprio filsofo: est na posio intermediria, entre o saber e a ignorncia, aquele que aspira algo. O Eros em Plato a aspirao do ser humano ao bem.

O Eros socrtico o anseio de quem se sabe imperfeito por se formar espiritualmente a si prprio, com os olhos sempre fitos na Idia. , em rigor, o que Plato entende por "filosofia": a aspirao de conseguir modelar dentro do homem o verdadeiro Homem.

O discurso de Diotima, na fala de Scrates, est na tradio grega e coloca na idia de Eros toda a atividade de criao espiritual. Eros um poder educador e que matem unido todo o cosmo espiritual, isso porque ele a aspirao comum a todo homem de buscar e se apossar por completo do belo.

Recordemos que Diotima definia acima a essncia do Eros como a aspirao a apropriar-se 'para sempre' do Bem. [...] o Bem constitui o amor humano de si prprio, no seu mais alto sentido, ento evidente que o objeto sobre o qual ele recai, o eternamente belo e bom, no pode ser seno a substncia deste mesmo eu.

Banquete encerra com a chegada de Alcibades e seu bando: todos bbados. Alcibades pe fim aos louvores a Eros e inicia elogios a Scrates. A passagem final de Banquete pode ser despercebida em uma leitura corrente, mas de grande significado. Com o encerramento das honrarias a Eros e o incio dos elogios a Scrates, esse encarna o prprio Eros, ou seja, encarna a filosofia. Se no bastasse, Alcibades anuncia ter grande amor por Scrates: como pode um jovem de beleza exuberante fazer elogios e anunciar o seu amor (philia) a um velho to desfeito como Scrates? Insere-se a a valorao da filosofia e um novo valor: a beleza interior superior beleza exterior, perecvel.

O Banquete trata da amizade, do amor e um dos dilogos de Plato da categoria poltica. Mas como a discusso sobre a amizade pode inserir essa obra na problemtica poltica?

Para Plato, a amizade uma fora educadora e nexo que mantm o Estado. A amizade "forma fundamental de toda comunidade humana que no seja puramente natural, mas sim uma comunidade espiritual e tica. " No possvel existir uma comunidade que no seja baseada na amizade, pois essa tende para aquilo que o bem e este une os homens. O bem aquilo que supremo, est impresso na alma, o primeiro amado, aquilo que permite a admirao pelas demais coisas, em outras palavras, antes de tudo vem o bem, para o qual o ser humano deve voltar-se, aquilo que tudo une, ente unificador.

Depois de tantas exposies a respeito de Eros no Banquete, comeando por Fedro, depois Pausnias, Erixmaco, Aristfanes e Agato, Scrates bem o caracteriza, como compndio da aspirao humana ao bem.

Ao contrrio do que diziam seus discpulos, a amizade (ou amor, representado pelo deus Eros) no o prprio belo e prprio bem. Eros originado de duas oposies, filho da riqueza e da beleza. Isso o coloca numa situao intermediria, no fazendo estar de nenhum lado oposto e

extremo. A posio intermediria de Eros atribui-lhe movimento, sendo o mesmo movimento do homem em busca do bem supremo.

O bem o que h de mais supremo, o divino, como Plato expressa literalmente em A Repblica e no prprio Banquete. a forma unificadora, o que harmoniza e unifica o cosmos e o homem; o que todo ser humano deve buscar.

Toda forma de sociedade deve se voltar tambm para o bem e essa busca do bem, do supremo e divino, Plato a caracteriza como amizade, como Eros.

Por isso dizemos que Eros (philia, amor e amizade) movimento, a busca incessante do homem pelo bem e que tanto o homem quanto a sociedade no pode existir sem esse movimento em direo ao que o bom e belo.

Das könnte Ihnen auch gefallen