Sie sind auf Seite 1von 6

Aula 3 Fundamentos Sintticos do Alfabetismo Visual

Baseado em: DONDIS, Donis A. A sintaxe da linguagem visual. So Paulo: Martins Fontes, 1991, pp. 29-50. O processo de composio o passo mais crucial na soluo dos problemas visuais. Os resultados das decises compositivas determinam o objetivo e o significado da manifestao visual e tm fortes implicaes com relao ao que recebido pelo espectador. nessa etapa vital do processo criativo que o comunicador visual exerce o mais forte controle sobre seu trabalho e tem maior oportunidade de expressar o estado de esprito que a obra deseja transmitir. Criamos um design a partir de inmeras cores e formas, texturas, tons e propores relativas; relacionamos interatividade a esses elementos; temos ento, um significado. O resultado a composio, a inteno do artista ou do designer. seu input . Ver outro passo distinto da comunicao visual. o processo de absorver informao no interior do sistema nervoso atravs dos olhos, do sentido da viso A luz nos revela e oferece todos os outros elementos visuais: linha, cor, forma, direo, textura, escala, dime nso e movimento. A psicologia da Gestalt tem contribudo com valiosos estudos e experimentos no campo da percepo, descobrindo como o organismo humano v e organiza o input visual e articula o output visual. Em conjunto, o componente fsico e o psicolgico criam a percepo de um design, de um ambiente ou de uma coisa. As coisas visuais no esto ali por acaso. So fatos visuais, aes que incorporam a reao ao todo. H porm alguns fatores que devem ser considerados: Organizao necessrio criar prioridades entre os elementos, sempre um dever sobressair mais do que o outro. Depois que esta ordem for criada, o resto fica fcil. O elemento em um layout se destaca quanto mais ele estiver: esquerda / superior / maior / prximo / volume / ntido / luminoso / colorido / contra plong (vista de baixo para cima). Direo visual est relacionado com o problema da conduo da vista do leitor de um elemento para o outro do anncio. Devemos dispor os elementos criando um percurso de leitura claro, um sentido a ser percorrido pelos olhos do pblico de acordo com a

seqncia de elementos desejada. EQUILBRIO A mais importante influncia, tanto piscolgica como fsica sobre a percepo humana a necessidade que o homem tem de equilbrio, ter os ps plantados no solo . O equilbrio a referncia visual mais forte e firme do homem, sua base consciente e inconsciente para fazer avaliaes visuais. EQUILBRIO FORMAL baseia-se nas leis de simetria para que haja equilbrio dos pesos visuais. Partindo-se o anncio em sentido vertical, obtemos dois lados iguais, parecendo um o espelho do outro. Normalmente mais utilizado quando o anncio precisa transmitir: dignidade, estabilidade, esprito conservador, apego a tradio etc. Rafael Sanzio tido como o mestre do equilbrio. A obra Crucificao (ao lado) apresenta os principais valores plsticos renascentistas: Equilbrio axial (ou mecnico) Rgida simetria Ordenamento visual Estabilidade Clareza Harmonia Serenidade Calma Ritmos, movimentos e tenses controlados

Nada deve ser colocado arbitrariamente em uma pgina. Cada item deve ter uma conexo visual com algo na pgina. O equilbrio se faz diante da colocao pensada e organizada dos elementos. preciso que se obtenha uma distribuio agradvel de peso em todo o layout. Para a distribuio equilibrada cria-se um ponto de referncia em relao ao qual os elementos podem estar equilibrados, este ponto de referncia se denomina centro tico

Observe como a centralizao de Cristo estabiliza a cena, o que reforado pela simetria da obra, e ao mesmo tempo destaca sua importncia na cena. Note como as linhas de perspectiva convergem para sua cabea, o que tambm conduz nosso olhar.

EQUILBRIO INFORMAL foge as leis da simetria, mas mantm o equilbrio dos pesos visuais. Permite maior liberdade no layout, tornando-o mais atrativo sob o ponto de vista esttico, mas, de soluo mais difcil de ser encontrada. mais indicado para dar dinamismo nos anncios para captar a ateno dos leitores.

TENSO Muitas coisas no meio ambiente parecem no ter estabilidade. O crculo um bom exemplo (figura a ). Parece o mesmo, seja como for que o olhemos mas, no ato de ver, lhe conferimos estabilidade impondo- lhe o eixo vertical (figura b) que analisa e determina seu equilbrio enquanto forma e, em seguida, a base horizontal (figura c) como referncia que completa a sensao de sensibilidade.

Exemplo de reposo

Tanto para o emissor quanto para o receptor da informao visual, a falta de equilbrio e regularidade um fator de desorientao.
Exemplo de Tenso

NIVELAMENTO E AGUAMENTO A estabilidade e harmonia so polaridades daquilo que visualmente inesperado e daquilo que cria tenses na composio. Observamos isso no campo visual retangular.

A posio do ponto no oferece nenhuma surpresa visual, totalmente harmoniosa

A colocao do ponto no canto direito provoca um aguamento. O ponto est fora no apenas do eixo vertical, mas tamb m do eixo horizontal. Ele nem mesmo se ajusta aos componentes diagonais do traado estrutural

J neste terceiro caso, o olho precisa esforar-se para analisar os componentes no que diz respeito a seu equilbrio. A esse estado d-se o nome de ambigidade. Em termos visuais, sua posio no clara, e poderia confundir o espectador

ATRAO E AGRUPAMENTO Fora de atrao nas relaes visuais. Um ponto isolado em um campo relaciona-se com o todo. Quanto maior sua proximidade, maior ser sua atrao.

Outra lei do agrupamento se refere similaridade. Na linguagem visual os opostos se repelem, mas os semelhantes se atraem. POSITIVO E NEGATIVO Positivo e negativo no se referem absolutamente obscuridade e luminosidade. O que domina o olho na experincia visual seria visto como elemento positivo e como elemento negativo consideramos tudo aquilo que se apresenta de forma mais passiva.

H outros exemplos de fenmenos psicofsicos da viso, que podem

ser utilizados para compreenso da linguagem visual. O que maior parece mais prximo dentro do campo visual. Ele mentos claros sobre fundo escuro parecem expandir-se, ao passo que elementos escuros sobre fundo claro parecem contrairse.

PREFERNCIA PELO NGULO INFERIOR ESQUERDO Alm de ser influenciada pelas relaes elementares com o traado estrutural, a tenso visual maximizada de duas outras maneiras; o olho favorece a zona inferior esquerda de qualquer campo visual. Isso significa que existe um padro primrio de varredura do campo que reage aos referentes verticais-horizontais (fig. A), e um padro secundrio de varredura que reage ao impulso perceptivo inferioresquerdo (fig. B)

Das könnte Ihnen auch gefallen