Sie sind auf Seite 1von 10

UNIVERSIDADE DE SO PAULO Instituto de Qumica Campus Capital QUMICA AMBIENTAL

RELATRIO EXPERIMENTO N 4 Transformao do Alumnio em Almen

Dupla n 18 QFL4010-Qumica Geral I

So Paulo SP 13.04.2012

SUMRIO GERAL

1 OBJETIVOS .......................................................................................................................................... 2 2 INTRODUO ..................................................................................................................................... 3 3 RESULTADOS E DISCUSSO .......................................................................................................... 4 3.1 DESCRIO DO EXPERIMENTO.............................................................................................. 4 3.2 EQUAES QUMICAS ENVOLVIDAS NA SNTESE DO ALMEN .................................... 5 3.3 RENDIMENTO DO PROCESSO DE SNTESE DO ALMEN ................................................... 6 3.4 QUANTIDADE DE GUA X MASSA DO PRODUTO ............................................................... 6 3.5 SAL DUPLO .................................................................................................................................. 7 4 CONCLUSES ..................................................................................................................................... 8 5 BIBLIOGRAFIA ................................................................................................................................... 9

OBJETIVOS O experimento Transformao do Alumnio em Almen tem como finalidade

demonstrar passo a passo a sntese do sal almen a partir de um pedao de lata de alumnio e mostrar a tcnica utilizada para o crescimento de cristais utilizando sistemas de filtrao sob presso reduzida e aquecimento por chapa eltrica em laboratrio.

INTRODUO

O almen de potssio ou almen (alume) de potassa ou simplesmente almen o sulfato duplo de alumnio e potssio. Com frmula molecular KAl(SO4)2, esse composto comumente encontrado em sua forma dodecahidratada como KAl(SO4)212(H2O). Apresentase tambm com vinte e quatro molculas de gua de hidratao, KAl(SO4)224(H2O) (Klein eHurlbut, 1993). Atualmente, o almen produzido somente a partir do hidrxido de alumnio, proveniente do Processo Bayer (esse processo consiste na produo do hidrxido de alumnio a partir da bauxita), e ainda utilizado na indstria do couro, como um mordente, na indstria farmacutica e de cosmticos e como agente de coagulao do ltex (llmann'sEncyclopedia, 1998). A aplicao industrial mais importante do almen de potssio hoje como um aditivo na produo de cimento marmoreado e de gesso. O almen de potssio o principal constituinte da pedra-ume (mas no o nico), pois a pedra-ume pode conter outros almens, como almen de sdio. A pedra ume comumente usada em purificao de gua, curtimento de couro e produo de po. Tem aplicao em fotografia como endurecedor da gelatina e emulses. Tem tambm usos em cosmticos como desodorante e no tratamento ps-barba (Constantino e colaboradores, 2002). O almen pode ser obtido a partir de latas de alumnio, basicamente, a partir de duas etapas qumicas: 1) solubilizao das latas do alumnio com adio de soluo de hidrxido de potssio e 2) formao de almen a partir da adio de cido sulfrico. No entanto, alm desses processos, esto envolvidos uma srie de processos fsicos de adio e remoo de energia e de filtrao a reduzida/elevada presso para o favorecimento das reaes e eliminao de impurezas. Contudo, o principal fundamento para a produo de almen a partir das latas de alumnio a prpria reciclagem das embalagens de alumnio. No Brasil esse setor apresenta destaque e tem papel relevante do ponto de vista econmico, social e ambiental. (Constantino e colaboradores, 2002).

RESULTADOS E DISCUSSO

3.1

DESCRIO DO EXPERIMENTO
Cada dupla cortou um pedao de 5x10 cm de uma lata de alumnio (lata de cerveja/refrigerante),

lixou para tirar a pintura, lavou e secou essa amostra e pesou diretamente em uma balana semianaltica ( 0,001g) cerca de 1g desse material, os resultados foram anotados. O procedimento de lixar a lata importante para que as impurezas da tinta utilizada para fazer o rtulo de uma lata de cerveja ou refrigerante no influencie no experimento com relao a rendimento, volume, energia da reao e etc. Em seguida, cortou-se o pedao da lata em pedacinhos bem pequenos e colocou-se em um bquer de 250 ml com 50 ml de hidrxido de potssio (1,4 mol/L), quanto menores os pedaos da lata cortada, mais rpida ser a velocidade da reao para dissolver o metal em hidrxido de potssio, ou seja, pedaos bem pequenos potencializam a velocidade da reao. Com um basto de vidro, a soluo incolor foi agitada e em seguida colocada em uma chapa eltrica que aqueceu a mistura at a completa dissoluo do metal que ocorreu aps a soluo precipitar o slido, mudar de cor ficando roxa escura e entrar em ebulio liberando gs Hidrognio, a liberao do gs cessou quando a soluo parou de borbulhar. Aps o aquecimento, notou-se que o volume final da soluo diminuiu ficando em torno de 60% do volume inicial, caso tivesse diminudo muito, deveria ser adicionada gua destilada at a soluo atingir no mnimo 60% do volume inicial. Aps a etapa de aquecimento, montou-se o sistema de filtrao por suco formado por um kitassato e um funil de Bchner, onde a soluo foi filtrada a quente (assim que saiu da chapa eltrica). O filtrado foi transferido para um bquer de 250 ml adicionando-se mais 10 ml de gua destilada da lavagem da parede do kitassato. O resduo que ficou no papel filtro foi descartado. Aps a etapa de filtrao por suco, a soluo foi colocada em um banho de gua fria retirada da torneira do laboratrio e aps cerca de 20 minutos ela esfriou e apresentou uma consistncia pastosa branca. Em seguida, foi adicionado 20 ml de cido sulfrico (9 mol/L) soluo fria que apresentou um pouquinho de resduo, ento adicionou-se essa soluo mais 15 ml de cido sulfrico que fez com que o resduo fosse dissolvido por completo. extremamente importante resfriar a soluo de hidrxido de potssio antes de adicionar o cido sulfrico, pois a reao do hidrxido de potssio com cidos fortes altamente exotrmica e tambm gera muito calor quando ele se dissolve em gua. Em um bquer de 1000 ml colocou-se uma mistura de gelo e gua e dentro deste recipiente foi colocado o bquer de 250 mL que continha a soluo do experimento para que ocorresse seu resfriamento novamente. Notou-se que aps aproximadamente 5 minutos os cristais comearam a precipitar na soluo. De tempos em tempos, as paredes internas do bquer que continha a soluo era

friccionada e a soluo agitada com a ajuda de um basto de vidro. Aps 25 minutos, os cristais foram filtrados sob presso reduzida utilizando-se uma bomba pressurizadora. A filtrao reduzida se constitui o melhor mtodo, pois indicada para processos lentos em que o interesse principal recuperar o slido da soluo. Os cristais que sobraram no bquer foram lavados com 10 mL de uma soluo resfriada de etanol/gua (1:1) e filtrados a vcuo utilizando-se a bomba pressurizadora que ficou ligada por cerca de 25 minutos at que a umidade do sal fosse bem reduzida. A mistura fria de etanol e gua foi utilizada pois o abaixamento da temperatura provoca a precipitao do almen, a gua ajudou a lavar e a filtrar os cristais (parte orgnica) que restaram no bquer e o lcool funcionou como um solvente que separou o almen e evaporou por presso reduzida, ou seja, a concentrao da soluo contendo os ons Al3+, K+ e SO42- por evaporao do solvente e o abaixamento de temperatura provocaram a precipitao do almen de potssio. Aps pesar o sal obtido, o mesmo foi transferido para um bquer de 250 mL, onde adicionou-se aproximadamente 80 mL de gua destilada conforme clculos apresentados neste relatrio e em seguida, com o auxlio de um termmetro, a soluo foi aquecida em chapa eltrica at 45C, o sal foi novamente dissolvido. O aquecimento da soluo deve ser cuidadosamente controlado pois o almen de potssio facilmente purificado por recristalizao porque a sua solubilidade aumenta acentuadamente com o aumento da temperatura, se passar de 60C possivelmente tenhamos a evaporao de boa parte da soluo e a no obteno do cristal aps a soluo repousar por 1 semana. Aps a soluo chegar temperatura ambiente de 24C foi amarrado um pequeno cristal de almen num fio de linha, que foi mergulhado na soluo de almen sem encostar no fundo do recipiente. Em seguida, o bquer foi tapado com um pedao de papel perfurado por essa linha que prendeu o cristal e o sistema foi deixado em repouso para que fosse observado a forma e o tamanho do cristal obtido. O sistema foi deixado em repouso por uma semana, obtendo-se um cristal de forma octadrica. Aps o experimento, a soluo sobrenadante pode ser concentrada por evaporao do solvente para recuperar parte do sal de almen dissolvido. Cuidados devem ser tomados na evaporao da gua por aquecimento prolongado, uma vez que pode ocorrer a hidrlise do on Al3+.

3.2

EQUAES QUMICAS ENVOLVIDAS NA SNTESE DO ALMEN


As seguintes equaes representam as reaes para a sntese do almen de alumnio e potssio:

1) Adio de alumnio metlico em soluo aquosa de KOH, sob aquecimento e posterior filtrao: 2Al(s) + 2KOH(aq) + 6H2O(l) 2K+(aq) + 2[Al(OH)4]-(aq) + 3H2(g) 2) Adio de H2SO4(aq) ao filtrado: [Al(OH)4]-(aq) + H+(aq) [Al(OH)3](s) + H2O(l)

3) Adio de excesso de H2SO4(aq), sob agitao: [Al(OH)3](s) + 3H+(aq) Al3+(aq) + 3H2O(l) 4) Resfriamento da soluo, filtrao e secagem dos cristais: K+(aq) + Al3+ (aq) + 2(SO4)2-(aq) + 12H2O(l) KAl(SO4)2.12H2O(s)

3.3

RENDIMENTO DO PROCESSO DE SNTESE DO ALMEN


A partir da equao de sntese do almen e dos dados experimentais obtidos, podemos calcular

o rendimento do almen. O reagente limitante da reao de produo do almen o Al, desta forma o rendimento do experimento ser maior quanto mais alumnio for utilizado. K+(aq) + Al3+ (aq) + 2(SO4)2-(aq) + 12H2O(l) KAl(SO4)2.12H2O(s) Massa de alumnio pesada: 1,016g Massa do sal almen pesada: 13,432g Massa do elemento qumico Al = 27g Massa do almen KAl(SO4)2.12H2O(s) = 474g Ento: 27g de Al---------------474g de KAl(SO4)2.12H2O 1,016g de Al----------- x g de KAl(SO4)2.12H2O x = 17,836g de KAl(SO4)2.12H2O Rendimento = (valor experimental/ valor calculado) * 100 Rendimento = (13,432g/17,836g) * 100 Rendimento = 75,31%

3.4

QUANTIDADE DE GUA X MASSA DO PRODUTO


Clculo da gua destilada utilizada para dissolver o sal:

Peso do bquer limpo e seco: 42,540 0,001 Peso do bquer com os cristais obtidos: 55,972 0,001 Massa do sal de almen: 13,432g

Se a solubilidade do almen de 1g para 6 mL de gua destilada, para 13,432g de sal teremos 80,592 mL de gua. A quantidade de gua utilizada para dissolver o sal pode ser demonstrada atravs da equao balanceada da produo do almen: K+(aq) + Al3+ (aq) + 2(SO4)2-(aq) + 12H2O(l) KAl(SO4)2.12H2O(s).

3.5

SAL DUPLO

KAl(SO4)2.12H2O, sulfato duplo de alumnio e potssio um almen. Almens so

compostos inicos que cristalizam a partir de solues que contem o on sulfato, um ction trivalente, normalmente Al3+, Cr3+ ou Fe3+, e um ction monovalente, geralmente K+, Na+ ou NH4+. O Sulfato duplo de alumnio e potssio considerado um sal duplo e encontra-se disponvel na natureza na forma do mineral denominado Calinita. Podemos obter este composto, na forma de cristais, quando se misturam duas solues aquosas quentes, de sulfato de alumnio (Al2 (SO4)3) e de sulfato de potssio (K2SO4) e resfria-se a soluo resultante. A diferena entre um sal duplo e um on complexo pode ser distinguida por exemplo, utilizando
KAl(SO4)2.12H2O que ao ser dissolvido em gua, esse sal duplo libera os seus constituintes

(K+(aq),

Al3+(aq) e SO42-(aq)), enquanto que

um

on

complexo, por exemplo,

[Cu(NH3)4]2+(aq) na reao a seguir mantm sua identidade qumica em soluo: KAl(SO4)2.12H2O + gua soluo com ons K+(aq) , Al3+(aq) e SO42-(aq) [Cu(NH3)4]SO4 + gua soluo com ons [Cu(NH3)4]2+(aq) + SO42-(aq) A sntese do sulfato duplo de alumnio e potssio ocorre a partir de reaes cido base e de uma reao redox, onde foram utilizadas latas de refrigerantes ou de cerveja como fonte do alumnio. O metal alumnio reage muito pouco com solues cidas diludas, pois a superfcie do metal normalmente fica protegida por uma camada de xido de alumnio (Al2O3). Por outro lado, solues alcalinas dissolvem essa camada de xido, atacando em seguida o metal, e como produto forma-se o nion [Al(OH)4]-(aq), com liberao de gs hidrognio H2. Quando se adiciona cido sulfrico soluo, inicialmente uma das hidroxilas ser removida, o que resulta em um produto neutro, [Al(OH)3], que precipita em meio aquoso. Continuando a adio do cido, esse precipitado sofre dissoluo. O fluxograma que ilustra as espcies presentes na soluo antes de formar o cristal encontra-se no anexo 1 deste trabalho.

CONCLUSES

O experimento foi bem sucedido, comparando-se o rendimento do sal obtido com o rendimento das outras duplas. A quantidade de almen obtida foi satisfatria apesar das perdas por manuseio no processo de transformao do alumnio em almen, quando a soluo aquecida mais do que o necessrio, quando as impurezas no so bem filtradas e quando no esfria-se a soluo corretamente pois o almen de potssio facilmente purificado por recristalizao porque a sua solubilidade aumenta com o aumento da temperatura. A partir de procedimentos simples e de baixo custo, obtm-se compostos de grande interesse cientfico e importncia comercial, a partir do minrio de alumnio, uma matriaprima barata.

5 BIBLIOGRAFIA

CONSTANTINO, V.R.L.; ARAKI, K; SILVA, D.O. e OLIVEIRA, W. Preparao de compostos de alumnio a partir da bauxita: consideraes sobre alguns aspectos envolvidos em um experimento didtico.Qumica. Nova. 2002, v.25, n.3, p. 490-498 . llmann's Encyclopedia - Industrial Inorganic Chemicals and Products, Willey-VCH: Weinheim, 1998, vol. 1, p. 1-24. Ficha tcnica de segurana de produtos http://www.casquimica.com.br/fispq/Alumempotassio.pdf qumicos: disponvel em:

KLEIN, C.; HURLBUT Jr., C. S.; Manual of Mineralogy (after James D. Dana), Wiley & Sons: New York, 21a ed., 1993, p. 17-20.

Das könnte Ihnen auch gefallen