Sie sind auf Seite 1von 3

TRAMITAO PROCESSUAL PENAL Crime particular (art. 50.

Cdigo de Processo Penal)


(A instaurao do procedimento criminal est neste caso dependente [1] da apresentao atempada de queixa, pelo titular do direito respectivo, [2] da sua constituio como assistente e [3] da deduo tempestiva de acusao particular pelo queixoso, sob pena de arquivamento pelo Ministrio Pblico)

I. Fase do Inqurito 1. Queixa Denncia verbal Ao rgo de polcia criminal Auto de notcia Auto de queixa (87 CPP) Denncia em trnsito para o MP A constituio de assistente (68/2 e 246/4 do CPP) 2. DIAP (Departamento de Investigao e Aco Penal) Notcia do crime; Anlise perfunctria do contedo da queixa. 3. Despacho do Ministrio Pblico de abertura do Inqurito (no delegado, nem delegvel.) Tripla funo: a) Abertura do inqurito b) Fixao dos prazos ordenatrios para a prtica dos actos do inqurito-276 CPP c) O processo fica identificado (NUIPC- N Unitrio de Identificao do Processo Crime) 4. Registo das Denncias pelo Min. Pblico (247 CPP) 5. Notificao do queixoso/assistente para vir aos autos do Inqurito: um mandado de comparncia (113 CPP). Serem-lhe tomadas declaraes Confirmar/completar/infirmar o contedo da queixa (pode desistir dela, o que d azo ao arquivamento do processo) -111 CPP Apresentar prova (art. 69/2-a CPP) Art. 75 - Dever de informao: os eventuais lesados so informados da possibilidade de deduzirem o pedido de indemnizao civil, salvo se tiverem renunciado ao procedimento criminal (72/2 CPP) 1 Denncia escrita (normalmente pelo mandatrio constitudo)

Art. 75/2- Manifestar o propsito de deduzir o Pedido de Indemnizao Civil. O lesado deve ir aos autos manifestar o propsito de deduzir o PIC. Nos crimes particulares o PIC deduzido na acusao particular: 77/1 e 285, ambos do CPP. 6. Entretanto, o Ministrio Pblico remete o processo para o Juiz de Instruo, para que este profira despacho de admisso de assistente (o participante queixoso transformado em sujeito processual) - art.268; 17 CPP. 7. Notificao do participado pelo MP para que este preste declaraes. Arts. 58/2 e 113 do CPP. O participado constitudo arguido e presta declaraes j como arguido: 58/2 CPP. So-lhe explanados os direitos e os deveres: 61 CPP. NB. O direito ao silncio pode valer at findo o julgamento. O arguido s tem o dever de se identificar, com veracidade. -lhe imposta a medida de coaco TIR (termo de identidade e residncia): Arts. 196 e 61/3-c CPP. 8. Notificao das testemunhas (113) Tm o dever de comparecer. So ouvidas. NB. O assistente no pode depor como testemunha-133/1-b CPP. O assistente pode indicar para o inqurito testemunhas que no tenha indicado na queixa (69/2-a). O assistente pode pedir ao juiz de instruo a antecipao da prova - declaraes para memria futura (271) 9. Fim do inqurito. Ficam exauridas as provas do lesado das testemunhas do arguido

10. Notificao do Assistente para deduzir acusao particular (285) Acusao particular no prazo de 10 dias (285 e 50 fine) Lesado deve deduzir PIC (pedido de indemnizao civil) : art.77/1 e 71 (pp. da adeso) 11. O Ministrio Pblico,

Acusa (285/3)

ou Arquiva (nos crimes particulares no tem o dever de acusar)

D-se o encerramento da fase de inqurito. 2

II. Fase da Instruo

uma fase, de carcter facultativo, que visa a comprovao judicial, pelo Juiz de Instruo, de deduzir acusao ou de arquivar o inqurito, em ordem a submeter ou no a causa a julgamento. Requerida pelo arguido ou pelo assistente, esta fase encerrar, portanto, com uma deciso, a deciso instrutria, que pronunciar ou no o arguido pelos factos constantes da acusao do Ministrio Pblico. Contedo da Instruo: 1. Actos de Instruo arts. 290 e ss. CPP. (diversos actos e diligncias de prova, ordenados pelo Juiz de Instruo) 2. Debate Instrutrio arts. 297 e ss. CPP. (debate oral e contraditrio perante o Juiz de Instruo, para apurar se do decurso do Inqurito e da Instruo resultam indcios de facto e elementos de direito suficientes para justificar a submisso do arguido a julgamento) 3. Encerramento da Instruo arts. 306 e ss. CPP Despacho de Pronncia (se foram recolhidos indcios de se terem verificado os pressupostos de que depende a aplicao ao arguido de uma pena ou de uma medida de segurana. O juiz pronuncia o arguido pelos factos respectivos) Despacho de No Pronncia Na hiptese inversa.

III. Fase do Julgamento

1. Actos Preliminares 2. Audincia 3. Sentena

Das könnte Ihnen auch gefallen