Sie sind auf Seite 1von 4

169

COMPOSIO CENTESIMAL DO COGUMELO DO SOL ( Agaricus blazei) (*)


EMILIA CRISTINA MES OLIVEIRA(**) ELIAS RODRIGUES DE OLIVEIRA(***) LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA LIMA(****)

EDUARDO VALRIO DE BARROS VILLAS BOAS(****)

RESUMO
O Cogumelo do Sol (Agaricus blazei) tem despertado um relevante interesse cientfico e econmico em escala mundial, principalmente depois que alguns estudos desenvolvidos no Japo permitiram a descoberta e isolamento de algumas substncias, desse cogumelo, com atividade antitumoral. No presente estudo, determinou-se: a umidade pelo processo indireto (estufa 105C); lipdios ou extrato etreo (Soxhlet); protenas (Kjeldahl); cinza ou resduo mineral fixo (mufla 550C); fibra (fibra bruta); macro e micro minerais; e glicdios (nifext). Utilizou-se para tanto, o mtodo de Weende que normalmente empregado nas anlises de alimentos. Com os valores obtidos concluiu-se que o cogumelo do sol um alimento de alto valor nutricional, rico em protenas, fibras, minerais e com baixo teores de lipdios. DESCRITORES: cogumelo do sol, anlise de alimentos, composio centesimal, valor nutricional.

SUMMARY
COMPOSITION HUNDREDTH MUSHROOM OF THE SUN (Agaricus blazei) The Mushroom of the Sun (Agaricus blazei), has arisen an important scientific and economical interest on a world scale, mainly after some studies developed in Japan allowed the discovery and isolation of some substances of that mushroom, with antitumour activity. In the present study the muisture was determined by the indirect process (stove at 105C), lipids or ether extract (Soxhlet), proteins (Kjeldahl), ash or fixed mineral residue (at 550C), fiber (rude fiber), macro and micro minerals and glucides (nifext). The method of Weende that is usually used in the analyses of centesimal composition foods, was utilized. With the obtained values it was concluded that the mushroom of the sun is a food of high nutritional value, rich in proteins, fibers, minerals and with a low content of lipids. KEY WORDS: iushroom of the sun, analyses of foods, centesimal composition, nutritional value.

1. INTRODUO
A composio centesimal ou percentual exprime de forma geral, o valor nutritivo de um alimento e corresponde proporo dos grupos homogneos de substncias presentes em 100g do alimento considerado. Os grupos de substncias considerados homogneos so aqueles que se encontram em todos os alimentos, a saber: umidade, lipdios ou extrato etreo, protenas (N x 6,25), fibras, cinzas ou resduo mineral fixo e glicdios ou ENN, quando determinado por diferena (Lima & Carvalho, 1998). O cogumelo do sol (Agaricus blazei) nativo do Brasil, sendo encontrado naturalmente na regio sudoeste de So Paulo. A sua descoberta ocorreu no municpio de Piedade, naquele estado. Pela sua caracterstica de crescimento e desenvolvimento, em campos abertos e ensolarados, requerendo, normalmente a luz para desenvolver os corpos de frutificao, recebeu a denominao de cogumelo do sol, e, pelo

qual, passou a ser conhecido em outros pases (Uryu, 1995), exceto no Japo, onde conhecido como himematsutake. O recente interesse pelo cogumelo do sol surgiu pela crescente demanda do mercado japons, que o principal comprador, onde o cogumelo desidratado chega a custar 1.500 dlares por Kg. Este consumo foi despertado graas a estudos desenvolvidos no Japo que permitiram a descoberta e isolamento de substncias com atividade antitumoral, presentes neste cogumelo (Kawagishi et al., 1989). Mizuno et al., (1990), fracionando os corpos de frutificao do Agaricus blazei e purificando-os por precipitao com etanol, cromatografia de troca inica, gel de filtrao, cromatografia de afinidades entre outras tcnicas, obtiveram 17 polissacardeos que, atravs de testes com cobaias, demonstraram atividades antitumoral. Dentre estes polissacardeos destacam-se o -D-glucano, cido -D-glucano, cido -D-glucano e protenas complexas de RNA.

(*) Artigo apresentado no III Simpsio Latino Americano de Cincia dos Alimentos, novembro/1999 Campinas SP. (**) Nutricionista, E-mail: erolivei@ufla.br CEP 37200-000 Lavras-MG. (***)Professor da EAF Salinas - MG. (****) Professor da Universidade Federal de Lavras Lavras MG.

R. Uni. Alfenas, Alfenas, 5:169-172,1999

170

E. C. M. OLIVEIRA et al. da o seu nome, obtm-se uma anlise aproximativa dos alimentos. Sua utilizao vem sendo feita desde 1864, sendo que as tcnicas ainda so quase as mesmas, com exceo do N, que dosado pelo mtodo micro Kjeldahl (A.O.A.C., 1993). 2.2.1. Determinao da umidade Foi empregado a tcnica gravimtrica, com emprego de calor, cuja umidade corresponde perda de peso do produto quando este aquecido em condies nas quais a gua removida (A.O.A.C., 1993). Por se tratar de um material cuja amostra contm mais de 80% da matria seca, utilizou-se, para determinar a umidade, a secagem definitiva. A amostra fracionada foi pesada em cpsulas de porcelana, limpas e previamente numeradas e tarada sem umidade, com aproximadamente 5 g do produto triturado, procedendo-se em seguida, a secagem em estufa 105C, durante 24 horas at que toda umidade fosse removida, o que foi observado atravs de duas pesagens, com intervalo de 4 horas entre uma e outra, quando o peso permaneceu constante. 2.2.2. Determinao de lipdios ou extrato etreo Os lipdios so substncias encontradas nos tecidos animais e vegetais e so extrados dos alimentos com auxlio de solventes orgnicos Porm, alm da frao lipdica, outras substncias intimamente associadas so tambm arrastadas com o solvente, tais como: fosfatdeos, esteris, pigmentos, leos essenciais, cras, volteis, resinas, recebendo o nome de extrato etreo. O mtodo utilizado consiste em se fazer a extrao contnua em aparelho tipo soxhlet, utilizando-se ter sulfrico como solvente, cujo ponto de ebulio de 35C, aproximadamente. Completou-se, portanto, a extrao em cerca de 24 horas, quando atravs de pesagens obteve-se o peso mdio da frao lipdica. 2.2.3. Determinao da frao protica (N x 6,25) Atravs de doseamento pelo mtodo micro KJELDAHL, obteve-se o N total da amostra, que foi transformado em N protico atravs de clculos, considerando-se que, cada 100 g de protena contm em mdia 16 g de N. Assim sendo, o fator 6,25, multiplicado pelo percentual de N total da amostra, corresponder s porcentagens de protena da mesma (A.O.A.C., 1993). Por meio de uma digesto cida, o N da

A exportao desse cogumelo para o Japo tem sido direcionada para dois tipos de mercado: um o consumidor direto, que j possui uma grande tradio no consumo de cogumelos, o que tem sido estimulado pelos resultados preliminares de pesquisas sobre as propriedades medicinais do cogumelo do sol. Outro mercado, o proporcionado pelos laboratrios de pesquisa que esto empenhados no isolamento e estudo das substncias de interesse. Apesar da sua importncia e grande perspectiva de utilizao, e, considerando-se que o cultivo de Agaricus blazei relativamente recente no Brasil, observa-se uma carncia de estudos genticos e fisiolgicos, bsicos e aplicados, com o objetivo de selecionar linhagens mais produtivas e estveis, alm de estabelecer condies fisiolgicas mais adequadas para a produo de cogumelos com um padro de qualidade desejado (Braga & Eira, 1997). Os cogumelos comestveis so, em geral, alimentos de alto valor nutricional, com baixo teor de carboidratos e de gordura, alm de possurem significativas quantidades de protenas e vitaminas. Sua composio qumica varia de acordo com a espcie e a linhagem avaliada (Eira et al., 1996). So ainda ricos em vitaminas, incluindo a tiamina, riboflavina, niacina, biotina, cido ascrbico, e outras relacionadas ao complexo B, bem como de minerais (Bononi e Trufem, 1986). O objetivo deste trabalho foi obter a anlise centesimal do Cogumelo do sol (Agaricus blazei).

2. MATERIAL E MTODOS
2.1. Obteno da matria-prima

O cogumelo do sol utilizado neste trabalho foi doado pelo Departamento de Biologia da Universidade Federal de Lavras. O material, aps secagem pelo mtodo tradicional, foi triturado em moinho de Wiley e em seguida fracionado e acondicionado em potes de vidro para as devidas anlises. O estudo foi realizado no laboratrio de bromatologia do Departamento de Cincia dos Alimentos e laboratrio de anlise foliar do Departamento de Qumica, ambos na Universidade Federal de Lavras.

2.2. Metodologia Empregou-se, neste estudo, o mtodo de Wendee que normalmente empregado para as anlises de alimentos. Por este mtodo, desenvolvido originalmente em uma cidade alem (Wendee), advindo R. Uni. Alfenas, Alfenas, 5:169-1172,1999

COMPOSIO CENTESIMAL DO COGUMELO DO SOL (Agaricus blazei) amostra foi transformado em amnio (NH4)+, o qual foi posteriormente separado por destilao e finalmente doseado por titulao. Todo o procedimento passou por trs etapas: a primeira, digesto da matria orgnica, partindo-se de 0,1g de MSD (Matria Seca Desengordurada); a segunda, destilao; e a terceira etapa, a titulao com HCl 0,02 N. 2.2.4. Determinao da frao cinza Resduo mineral fixo Foram pesadas em cadinho, calcinado e tarado, cerca de 2 g da MSD, cuja incinerao foi feita de modo lento em bico de gs, aquecendo-se igualmente todas as faces do cadinho. Aps a completa carbonizao do material, fez-se a transferncia do cadinho para a mufla aquecida a 550C, onde permaneceu por cerca de 24 horas para total destruio da matria orgnica. Com o resfriamento da mufla para 80C, retirou-se o material, colocando-o em dissecador, para em seguida ser pesado; o peso encontrado foi tomado como a frao cinza. 2.2.5. Determinao da frao fibra (Fibra bruta) A frao fibra representa o resduo das substncias das paredes celulares. Pelo mtodo de Wendee, o que se determina a fibra bruta, que compreende apenas as fraes de celulose e lignina insolvel. Assim sendo, utilizou-se 0,5 g da MSD fazendo uma digesto em meio cido, seguida por uma digesto em meio alcalino, removendo-se as protenas, os aucares e amido, a hemicelulose e as pectinas, ficando como resduo apenas a celulose e a lignina insolvel em cido, alm do material mineral. A diferena entre as duas etapas fornece o que, convencionalmente, se chama fibra bruta. Este mtodo visa simular in vitro, o processo da digesto que ocorre in vivo. 2.2.6. Determinao da frao glicdica Extrato no nitrogenado (NIFEXT) A frao NIFEXT do ingls Nitrogen free extract- compreende os carboidratos mais digestveis, ou seja, que no esto includos na frao fibra. Para o clculo foram somados as cinco determinaes do Mtodo Wendee: umidade (%) + extrato etreo (%) + protena (%) + fibra bruta (%) + cinza (%). Este total foi subtrado do todo (100%) e, o resultado encontrado representa de forma grosseira a frao glicdica (energtica) do produto. 2.2.7. Determinao de minerais

171

Foram pesados 0,5 g do material seco e submetido digesto nitroperclrica cujo resultado, para o clcio, magnsio, cobre, zinco e ferro, foi determinado com auxlio do aparelho de absoro atmica, atravs de lmpada especfica de ctodo. Por este processo so determinados os tomos livres do elemento interagindo com a energia em suas diferentes formas, provocando o fenmeno espectroscpio (Silva, 1998). Os elementos, fsforo e enxofre, foram determinados em espectofotmetro de colorimetria, ambos em 420 nm; o potssio foi determinado em espectofotmetro de chama (Malavolta, 1997).

3.RESULTADOS E DISCUSSO
O presente estudo resultou na seguinte composio centesimal do cogumelo do sol, apresentado na Tabela 1. Tabela 1. Substncias encontradas em 100 gramas de cogumelo do sol. Elementos Determinados Umidade Lipdeos Protenas Cinzas Fibra Bruta Fsforo Potssio Clcio Magnsio Enxofre Cobre Zinco Ferro Glicdios Valores encontrados 9,67 % 1,48 % 30,13 % 9,37 % 14,57 % 0,87 % 2,34 % 0,07 % 0,08 % 0,29 % 61,88 mcg 86,90 mcg 79,13 mcg 34,78 %

Com base nos resultados dessa pesquisa, observa-se que o Cogumelo do Sol (Agaricus blazei) possui um teor de glicdios maior do que o Cogumelo Pilyporus sulphureus que, segundo Franco (1992), possui a maior quantidade de glicdios no grupo dos cogumelos com 19,26g; seu teor de protenas tambm apresentou valores acima da mdia para os cogumelos - segundo estudos do mesmo autor o de maior valor corresponde a 6g para o Cogumelo gema Amanita cesarae; o valor de lipdios encontra-se na mesma faixa para os demais cogumelos j estudados. Com relao aos minerais, os que mais se destacaR. Uni. Alfenas, Alfenas, 5:169-172,1999

172

E. C. M. OLIVEIRA et al. EIRA, A.F., TANNURI, L.T., BRAGA, G.C. Manual terico-prtico do cultivo de cogumelos comestveis. Botucatu FFPAF, 1996. 96p. FRANCO, G. Tabela de composio qumica dos alimentos.9.ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 1992. 307p. KAWAGISHI,H.; INAGAKI, R.; KANAO, T. Fractionation and antitumor activity of the water-insoluble redidue of Agaricus blazei fruiting bodies. Carbohydrate Research, v. 186, n. 2, p. 267-273, 1989. LIMA, L.C.O.; CARVALHO, V.D. Bromatologia aulas prticas. Lavras: UFLA. 1998. (apostila). MALAVOLTA, E.;VITTI, G. C.; OLIVEIRA,S. A. Avaliao do estado nutricional das plantas. Princpios e aplicaes. 2. ed. Piracicaba: POTAFOS, 1997. 319 p. MIZUNO, T.; HAGIWARA, T.; NAKAMURA, T.; ITO, H.; SHIMURA, K..; SUMIYA, T.; ASAKURA, A. Antitumor activity and some properties of water-soluble polysaccharides from Himematsutake, the fruiting body of Agaricus blazei murill. Agricultural and Biological Chemistry, v. 54 n. 11, p. 2889-2896, 1990. SILVA, D. J. Anlise de alimentos. Viosa: UFV, 1998. 165p. URYU, E.N. Agaricus blazei: Cogumelo medicinal. Sorocaba: CATI, 1995. 25p. (apostila).

ram, com altos teores, so o fsforo e o potssio; o valor de magnsio, comparando-se aos cogumelos cultivados , muito maior; os teores de enxofre e zinco so semelhantes aos encontrados em feijo; o seu teor de clcio bem elevado, comparando-se ao aipo, escarola entre outros; quanto ao cobre e o ferro, em relao a outros alimentos, considera-se como baixos os teores encontrados. Por ser um alimento protico, este cogumelo muito recomendado, seja para aqueles que necessitam de uma dieta rica em protenas, ou para aqueles cuja dieta tenha restries quanto a lipdios. Este fato, reveste-se de grande importncia quanto aos aspectos da sade da populao, uma vez que, pesquisas recentes revelam que, na populao brasileira, cerca de 40% das pessoas encontram-se acima do peso e, deste total, 11% so obesos. Isto, certamente, j motiva preocupaes de ordem de sade pblica e at mesmo junto populao cujo perfil de consumo tem se modificado bastante, sobretudo a partir dos anos 80, em funo de uma srie de fatores, principalmente de ordem econmica e suas conseqncias sociais. Dessa forma, e considerando-se os resultados deste estudo, o cogumelo do sol apresenta-se como mais uma importante alternativa de alimento saudvel. Acrescente-se a isto o fato de ser, este cogumelo, possuidor de caractersticas agronmicas que o tornam com grande potencialidade de cultivo, em larga escala, no territrio brasileiro.

4. CONCLUSES
Com os valores obtidos, conclui-se que o cogumelo do sol (Agaricus blazei) um alimento de alto valor nutricional, rico em protenas, fibras e minerais, com baixo teores de lipdios

5.REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
A.O.A.C. ASSOCIATION OF OFFICIAL AND AGRICULTURAL CHEMISTRY. Official Methods of Analysis. 1993. 12 th ed., Washington, D.C. 1094 p. BONONI, V. L. R.; TRUFEM, S. F. B. Cogumelos Comestveis. So Paulo: Coleo Brasil Agrcola, 1986. 83 p. BRAGA, G.C.; EIRA, A.F. Cultivo de cogumelo do Sol. Viosa: CPT, 1997. 60p.

R. Uni. Alfenas, Alfenas, 5:169-1172,1999

Das könnte Ihnen auch gefallen