Sie sind auf Seite 1von 18

Curso: ADASA - EXERCCIOS Professor: Germano

Disciplina: MICROECONOMIA

Aluno:_______________________________________________ 1. (MPU 2004) A Curva de Possibilidade de Produo a) demonstra os diferentes preos dos fatores de produo, dada a tecnologia utilizada e o mesmo nvel de produo. b) revela as opes de utilizao dos fatores terra e trabalho possveis para um dado nvel de produo. c) revela as opes de utilizao de diferentes tecnologias para um dado nvel de produo. d) revela as opes de consumo da sociedade, dado o mesmo nvel de utilidade. e) revela as opes de produo sociedade, dados os limites dos recursos terra, trabalho e capital.

2. (MPU 2004) No desloca a Curva de Possibilidade de Produo o(a) a) realocao dos recursos disponveis. b) avano tecnolgico. c) aumento na quantidade de capital. d) aumento na fora de trabalho. e) aumento na produtividade do trabalho.

3. (MPU 2004) So considerados como remunerao dos fatores de produo trabalho, capital de emprstimo, capital de risco e propriedade fsica dos bens de capital, respectivamente, a) salrio, lucros, lucros e lucros. b) salrio, aluguis, juros e lucros. c) salrio, juros, lucros e aluguis. d) salrio, juros, juros e juros. e) aluguis, juros, lucros e lucros.

4. (SEBRAE 2007) Utilizando os conceitos bsicos da teoria econmica, julgue os itens subseqentes. ( ) O uso do biodsel como combustvel e outros avanos tecnolgicos deslocam a fronteira de possibilidades de produo, para cima e para a direita. ( ) A maior difuso do turismo ecolgico observada em vrios pases, nos ltimos anos, conduz a um deslocamento da curva de demanda por esse tipo de turismo, para cima e para a direita.

5. (PETROBRAS 2007) A anlise microeconmica estuda o comportamento individual dos agentes econmicos e, por essa razo, constitui um slido fundamento anlise dos agregados econmicos. A esse respeito, julgue os itens a seguir. ( ) A utilizao de combustveis biodegradveis derivados de fontes renovveis, como o biodsel, expande o leque das escolhas tecnolgicas e, portanto, desloca a curva de possibilidades de produo para cima e para a direita. ( ) A demanda crescente pelo ensino a distncia, em que o estudante acessa a Internet em hora e local de sua convenincia, consistente com o aumento do custo de oportunidade do tempo.

6. (GESTOR 03) Considerando uma curva de demanda linear expressa pela seguinte equao: P = a - b.Q onde P = preo do bem; Q = quantidade demandada do bem; e "a" e "b" constantes positivas e diferentes de zero. Supondo RT = receita total; e Rmg = receita marginal, correto afirmar que: a) RT = a.Q - b.Q e Rmg = a - 2.b.Q b) RT = b.Q e Rmg = a - 2.b.Q c) RT = a.Q - b.Q e Rmg = 2.b.Q d) RT = a.Q - b.Q e Rmg = a e) RT = a.Q - b.Q e Rmg = 2.b.Q = 0
2 2 2 2 2

7. (GESTOR 03) Com base no conceito de elasticidade-cruzada da demanda, correto afirmar que: a) os bens A e B so inferiores se a elasticidade-cruzada da demanda do bem A em relao ao bem B negativa. b) os bens A e B so complementares se a elasticidade- cruzada da demanda do bem A em relao ao bem B positiva. c) os bens A e B so normais ou superiores se a elasticidade-cruzada da demanda do bem A em relao ao bem B positiva. d) os bens A e B so substitutos se a elasticidade-cruzada da demanda do bem A em relao ao bem B positiva. e) os bens A e B so substitutos se a elasticidade-cruzada da demanda do bem A em relao ao bem B zero.

8. (APO 98) A elasticidade renda da demanda de um bem constante e igual a 0,5. Uma elevao da renda dos consumidores de 10% far com que a quantidade demandada aumente em: a) b) c) d) e) 3% 5% 8% 10% 0,5%

9. (GESTOR 99) Uma diminuio no preo de um bem, se tudo o mais permanecer constante, implicar a) uma diminuio da quantidade demandada deste bem. b) um aumento da quantidade demandada deste bem. c) um deslocamento para a direita da curva de demanda deste bem. d) um deslocamento para a esquerda da curva de demanda deste bem. e) um deslocamento da curva de demanda e em uma diminuio da quantidade demandada deste bem.

10. (GESTOR 99) Quando o preo de um bem substituto do bem X cai, tem-se que a) a quantidade demandada do bem X permanece inalterada. b) as quantidades demandadas do bem substituto e do bem X aumentam. c) a quantidade demandada do bem X aumenta. d) a quantidade demandada do bem X tambm cai. e) as quantidades demandadas do bem substituto e do bem X permanecem constantes.

11. (APO 01) Considere as seguintes equaes: Da (Pa,Pb) = 50 - 4Pa + 10 x Pb Sa (Pa, Pi) = 6 x Pa x Pi onde Da = demanda pelo bem A Sa = oferta do bem A Pa = preo do bem A Pb = preo do bem B Pi = preo do insumo I Considerando Pb = 3 e Pi = 1, podemos ento afirmar que: a) O preo de equilbrio do bem A ser de 8; a quantidade de equilbrio de mercado ser de 48; os bens A e B so substitutos na demanda; e um aumento de 20% no preo de B resultar num aumento de 7,5% na quantidade de equilbrio de mercado. b) O preo de equilbrio do bem A ser de 8; a quantidade de equilbrio de mercado ser de 48; os bens A e B so complementares na demanda; e um aumento de 20% no preo de B resultar num aumento de 7,5% na quantidade de equilbrio de mercado. c) O preo de equilbrio do bem A ser de 8; a quantidade de equilbrio de mercado ser de 48; os bens A e B so substitutos na demanda; e um aumento de 20% no preo de B resultar num aumento de 20% na quantidade de equilbrio de mercado. d) O preo de equilbrio do bem A ser de 9; a quantidade de equilbrio de mercado ser de 58; os bens A e B so substitutos na demanda; e um aumento de 20% no preo de B resultar num aumento de 10,5% na quantidade de equilbrio de mercado. e) O preo de equilbrio do bem A ser de 9; a quantidade de equilbrio de mercado ser de 58; os bens A e B so complementares na demanda; e um aumento de 20% no preo de B resultar num aumento de 10,5% na quantidade de equilbrio de mercado.

12. (GESTOR 01) A curva de demanda de uma empresa que opera num mercado de concorrncia perfeita : a) b) c) d) e) negativamente inclinada. positivamente inclinada. vertical ou perfeitamente inelstica. horizontal ou perfeitamente inelstica. horizontal ou perfeitamente elstica.

14. (GESTOR 01) Em um monoplio, onde a curva de demanda do produto Q=300-2P (sendo Q e P, respectivamente, quantidade e preo), qual dever ser a combinao de Q e P para que haja a maximizao da receita total? a) b) c) d) e) Q= 250 e P= 25 Q= 200 e P= 50 Q= 150 e P= 75 Q= 100 e P= 100 Q= 50 e P= 125

15. (BACEN 00) O conjunto de conceitos relativos elasticidade fundamental no entendimento da microeconomia. Acerca desses conceitos, julgue os itens que se seguem. a) O conceito de elasticidade cruzada da procura visa mensurar a alterao relativa na quantidade procurada de um produto em funo da mudana relativa no preo de um segundo produto. b) Com relao elasticidade-preo cruzada da procura,dois produtos sero considerados substitutos se suas elasticidades cruzadas forem negativas. c) A procura por um bem tende a ser menos elstica quanto a maior for a quantidade de usos para esse produto. d) A elasticidade-preo da procura por um bem mede a reao, em termos proporcionais, da quantidade procurada do bem em funo de uma mudana no seu preo, quando todos os outros parmetros permanecerem constantes. e) Para uma determinada empresa, o aumento de preo de um produto significar reduo da receita total se a elasticidade-preo da procura for menor do que a unidade. 16. (PETROBRAS/01) A teoria da oferta e demanda, que estuda as interaes entre vendedores e compradores em uma economia de mercado, constitui o cerne do estudo dos fenmenos econmicos. Utilizando os conceitos essenciais dessa teoria, julgue os itens abaixo. 1. Supondo-se as elasticidades da oferta e da demanda finitas, quando o preo da gasolina cai, a demanda de leo de motor aumenta e isso provoca, ceteris paribus, uma alta no preo do leo de motor, se esse produto for um bem normal. 2. A preocupao recente com a boa forma fsica multiplica o nmero de academias de ginstica, contribuindo, assim, para deslocar a demanda de equipamentos de musculao para baixo e para a esquerda.

3. Se a demanda de produtos agrcolas for perfeitamente inelstica em relao ao preo, ento, uma supersafra agrcola aumentar, substancialmente, a renda dos agricultores. 4 O desenvolvimento de inseticidas mais eficazes para combater gafanhotos que ataquem as lavouras de milho desloca a curva de oferta desse produto, para baixo e para a direita, aumentando, assim, a oferta desse produto. 5 A implementao de uma poltica de controle de aluguis contribui para aumentar a demanda e a quantidade disponvel de imveis para alugar. 6. De acordo com a lei dos rendimentos decrescentes, quando o emprego aumenta, a produtividade marginal do trabalho diminui, no porque os trabalhadores adicionais sejam mais ineficientes, mas porque mais trabalhadores esto sendo usados em relao aos demais fatores produtivos.

17. (FISCAL ICMS/SP - 02): O mercado de um produto caracterizado pelas seguintes funes: Demanda: 480 5p Oferta: -20 + 3p Onde: Qd = quantidade demandada Qs = quantidade ofertada P = preo do produto Se o governo instituir um tributo especfico de R$ 10,00 por unidade do produto, pode-se afirmar que: a) b) c) d) e) O preo de equilbrio aumentar em 37,5% e o consumidor suportar 6% do tributo; O preo de equilbrio aumentar 6% e o consumidor suportar todo o tributo; O preo de equilbrio no aumentar e o produtor suportar todo o tributo; O preo de equilbrio aumentar 16% e o produtor suportar 37,5% do tributo; O preo de equilbrio aumentar 6% e o consumidor suportar 37,5% do tributo.

18. (STN - 00): 01- A funo de demanda de um consumidor por um bem x dada por qx=20px 0,5 py sendo qx a quantidade demandada do bem x por parte desse consumidor e px e py, respectivamente, os preos do bem x e de outro bem y. Nesse caso, pode-se afirmar que, para esse consumidor,
-1

a) os bens x e y so substitutos b) os bens x e y so complementares c) o bem x um bem de Giffen d) a elasticidade preo da demanda pelo bem x 2 e) a elasticidade preo cruzada da demanda pelo bem x em relao ao bem y negativa

19. (STN - 00): Caso haja uma geada na regio que produz a alface consumida em uma cidade, pode-se prever que, no curto prazo, no mercado de alface dessa cidade, a) a curva de demanda dever se deslocar para esquerda em virtude da elevao nos preos, o que far com que haja uma reduo na quantidade demandada b) a curva de oferta do produto dever se deslocar para a esquerda, o que levar a um aumento no preo de equilbrio e a uma reduo na quantidade transacionada c) a curva de oferta se deslocar para a direita, o que provocar uma elevao no preo de equilbrio e um aumento na quantidade demandada d) no possvel prever o impacto sobre as curvas de oferta e de demanda nesse mercado, uma vez que esse depende de variveis no mencionadas na questo e) haver um deslocamento conjunto das curvas de oferta e de demanda, sendo que o impacto sobre o preo e a quantidade de equilbrio depender de qual das curvas apresentar maior deslocamento

20. (STN - 00): Um mercado em concorrncia perfeita possui 10.000 consumidores. As funes de demanda individual de cada um desses consumidores so idnticas e so dadas por q=100,5p, em que q a quantidade demandada em unidades por um consumidor e p o preo do produto em reais. As empresas desse mercado operam com custo marginal constante igual a 4 e custo fixo nulo. Pode-se afirmar que a) o preo de equilbrio igual a R$ 4.000,00 e a quantidade de equilbrio igual a 8 unidades b) o preo de equilbrio igual a R$ 4,00 e a quantidade de equilbrio igual a 8 unidades c) a curva de demanda agregada dada pela soma vertical das curvas de demanda individuais d) no possvel determinar preo e quantidade de equilbrio e) o preo de equilbrio desse mercado igual a R$ 4,00 e a quantidade de equilbrio igual a 80.000 unidades

21. (STN - 00): Com relao aos problemas envolvendo informao assimtrica, pode-se afirmar que: a) O descuido com que uma pessoa que aluga um automvel trata do mesmo um exemplo tpico de seleo adversa. b) O moral hazard, tambm conhecido como risco moral, um problema tico e a anlise econmica pouco pode ajudar na compreenso de suas motivaes e conseqncias. c) Esquemas de incentivos, tais como a participao de executivos nos lucros da empresa e a diviso de produto agrcola entre o proprietrio da terra e o agricultor, so mecanismos que tendem a minimizar o problema de moral hazard. d) Quando h moral hazard, o bom produto acaba sendo expulso do mercado. de um bem implica

e) A existncia de informao assimtrica no mercado necessariamente a existncia de seleo adversa nesse mercado.

22. (GESTOR - 02): Indique, nas opes abaixo, o mercado no qual s h poucos compradores e grande nmero de vendedores. a) Monoplio b) Monopsnio c) Oligoplio d) Oligopsnio e) Concorrncia Perfeita

23. (GESTOR - 02): Uma firma, em concorrncia perfeita, apresenta um custo total (CT) igual a 2 2 + 4 q + 2 q , sendo q a quantidade vendida do produto por um preo p igual a 24. Assinale o lucro mximo que essa firma pode obter. a) 46 b) 48 c) 50 d) 54 e) 60

24. (GESTOR - 02): A quantidade demandada de um bem aumenta quando o preo do mesmo diminui e, inversamente, diminui quando seu preo aumenta. Assim, a demanda de um bem parece responder chamada lei da demanda, que diz que sempre que o preo de um bem aumenta (diminui) sua quantidade demandada diminui (aumenta). Embora o comportamento da grande maioria dos bens atenda referida lei da demanda, acima mencionada, h excees, so os chamados a) bens substitutos. b) bens complementares. c) bens de Giffen. d) bens normais. e) bens inferiores.

25. (GESTOR - 02): A curva de oferta mostra o que acontece com a quantidade oferecida de um bem quando seu preo varia, mantendo constante todos os outros determinantes da oferta. Quando um desses determinantes muda, a curva da oferta se desloca. Indique qual das variveis abaixo, quando alterada, no desloca a curva da oferta. a) Tecnologia b) Preos dos insumos

c) Expectativas d) Preo do bem e) Nmero de vendedores

26. (GESTOR - 02): Tecnicamente ocorre uma externalidade quando os custos sociais (CS) de produo ou aquisio so diferentes dos custos privados (CP), ou quando os benefcios sociais (BS) so diferentes dos benefcios privados (BP). Uma externalidade positiva apresenta-se quando: a) BS < BP b) BS = BP c) CS > CP d) CS = CP e) BS > BP

27. (GESTOR - 02): Em monoplio, a curva da oferta: a) dada pela curva da receita marginal. b) dada pela curva do custo marginal, acima do custo fixo mdio. c) dada pela curva do custo marginal, acima do custo varivel mdio. d) dada pela curva do custo varivel mdio. e) no existe.

28. (BACEN 01) Considere as seguintes afirmaes: I. Um dos problemas que as instituies financeiras encontram quando a taxa de juros se encontra muito elevada que os pedidos de emprstimo que se fazem nessas condies envolvem usualmente projetos com risco elevado. II. Um problema encontrado por uma instituio financeira que financia um projeto que o executor desse projeto pode estar propenso a assumir um risco maior do que seria adequado para a instituio financiadora, caso ele tenha pouco a perder com o fracasso do projeto e muito a ganhar com seu sucesso. Assinale a opo correta. a) A afirmao I diz respeito a um problema de seleo adversa e a afirmao II diz respeito a um problema de moral hazard. b) A afirmao I diz respeito a um problema de moral hazard e a afirmao II diz respeito a um problema de seleo adversa.

c) As duas afirmaes dizem respeito a problemas de seleo adversa. d) As duas afirmaes dizem respeito a problemas de moral hazard. e) As afirmaes no se referem a problemas de seleo adversa nem a problemas de moral hazard.

29. (STN 02) Considere as trs afirmaes abaixo: I. A fixao de um preo mximo para um produto de um monopolista deve necessariamente implicar a reduo de quantidade produzida por esse monopolista e, portanto, um excesso de demanda no mercado desse produto. II. Um monopolista pode impor aos compradores de seu produto tanto a quantidade que eles devem adquirir quanto o preo desse produto. III. Um monopolista que discrimina perfeitamente o preo de seu produto oferta, em equilbrio, uma quantidade eficiente do mesmo. Com relao a essas afirmaes, pode-se dizer: a) b) c) d) e) As afirmaes I e II so falsas e a afirmao III verdadeira. Todas as afirmaes so falsas. Todas as afirmaes so verdadeiras. As afirmaes I e III so falsas e a afirmao II verdadeira. As afirmaes I e II so verdadeiras e a afirmao III falsa.

30. (STN 02) Com relao ao conceito de eficincia paretiana e aos primeiro e segundo teoremas do bem-estar social, correto afirmar que: a) Segundo o primeiro teorema do bem-estar social, qualquer equilbrio geral de mercado Pareto eficiente, independentemente da estrutura dos mercados de bens. b) Se uma alocao econmica eficiente no sentido de Pareto, ento qualquer mudana nessa alocao que implique a melhoria de bem-estar de um agente necessariamente implicar a piora no bem-estar de, pelo menos, um outro agente. c) O segundo teorema do bem-estar social s vlido para o caso de dois bens.

d) A convexidade das preferncias uma condio necessria para a prova do primeiro teorema do bem-estar social. e) De um modo geral qualquer alocao eficiente equitativa e vice-versa.

31. (MPU 04) Considere a funo de produo dada pela expresso a seguir Y = k.K .L

onde Y = produo; K = capital; L = trabalho; k e e constantes. Essa funo homognea de grau a) . b) + . c) . d) k + . e) + k.

32. (MPU 04) Com relao demanda para um produtor em um mercado em concorrncia perfeita, correto afirmar que a) o preo ir se reduzir na medida dada pela elasticidade-preo da demanda, se o vendedor elevar a sua produo. b) as decises do produtor quanto ao seu nvel de produo no afetam o preo de mercado. c) o preo ir se reduzir na medida dada pela elasticidade-renda da demanda, se o vendedor elevar a sua produo. d) essa demanda pode ser representada por uma funo linear do tipo Qd = a - b.P, onde Qd = quantidade demanda, P = preo do bem, a e b = constantes positivas. e) a receita marginal nula, para todos os nveis de preo.

33. (MPU 04) Considere CT = 1 + 2.q + 3.q P = 14 onde CT = custo total; q = quantidade produzida do bem; P = preo do bem. A quantidade que maximiza o lucro e o montante desse lucro so, respectivamente, a) 2 e 11.
2

b) 3 e 13. c) 3 e 14. d) 4 e 14. e) 4 e 15.

34. (MPU 04) Podem ser considerados como pressupostos bsicos de um modelo de mercado em concorrncia perfeita, exceto a) a empresa tomar como dados os preos dos fatores de produo. b) a empresa tomar como dados os preos de seus produtos. c) a empresa no conhecer a sua funo de produo, o que reduz a possibilidade de manipulao de preo de mercado. d) a empresa ser suficientemente pequena no mercado, o que impede a manipulao de preos no mercado. e) movimentos de entrada e sada de empresas no mercado poderem explicar flutuaes de preos.

35. (MPU 04)- Podem ser considerados como pressupostos bsicos de um modelo de monoplio, exceto o fato de a) no ser possvel o acesso de concorrentes no suprimento do produto. b) o monopolista no maximizar o lucro tendo em vista o seu poder de manipulao de preos no mercado. c) o monopolista possuir perfeito conhecimento da curva de custos. d) o monopolista possuir perfeito conhecimento da curva de procura do mercado. e) o monopolista desejar maximizar lucro.

36. (MPU 04)- Considere a situao em que quando aumentamos o emprego de todos os fatores em uma determinada proporo, o produto cresce numa proporo ainda maior. Essa situao refere-se a) existncia de deseconomias de escala. b) a uma funo de produo homognea de primeiro grau. c) existncia de rendimentos crescentes de escala. d) a pontos acima da curva de possibilidade de produo. e) a uma funo de produo com rendimentos constantes de escala.

37. (MPU 04)- Com base no conceito de bem pblico, incorreto afirmar que a) bem pblico aquele que no apresenta rivalidade em seu consumo. b) a aquisio de um bem pblico implica gerao de externalidades positivas que no so apropriadas pelo seu comprador. c) os bens pblicos podem ser providos apenas em mercados competitivos. d) bem pblico aquele para o qual o consumo por parte de uma pessoa no reduz a disponibilidade do mesmo para outra pessoa. e) segurana pblica pode ser considerada como conceito de bem pblico. 38. (STN 08)-Uma empresa capaz de produzir numa quantidade mensal y de seu nico 2 produto a um custo total mnimo dado pela expresso C( y) = y na qual C( y) o custo de produo em R$/ ms. Nessas condies, pode-se afirmar que: a) caso a empresa seja tomadora de preo e o preo de seu produto seja de R$ 10,00 por unidade, ela dever produzir 5 unidades mensais. b) caso a empresa seja tomadora de preo e o preo de seu produto seja de R$ 10,00 por unidade, seu lucro ser de R$ 20,00 mensais. c) caso se trate de uma empresa monopolista e a funo de demanda de seu produto seja dada pela expresso q = 20 p , na qual q a quantidade demandada em unidades ao ms e p o preo do produto em R$ por unidades, ento a empresa dever produzir 2,5 unidades ao ms. d) caso se trate de uma empresa monopolista e a funo de demanda de seu produto seja dada pela expresso q = 20 p , na qual q a quantidade demandada em unidades ao ms e p o preo do produto em R$ por unidades, ento a empresa dever obter um lucro de R$ 20,00 mensais. e) a funo de custo dessa empresa tal que no h nvel de produo que maximize seu lucro caso ela seja uma empresa tomadora de preos.

39. (STN 08) Selecione o nico item que deve ser considerado como componente do custo econmico ou custo de oportunidade de uma empresa associado sua deciso de produzir q unidades de seu produto. a) A recuperao de gastos com publicidade realizados h um ano. b) O custo histrico de aquisio das matrias-primas em estoque na empresa que foram adquiridas h um ano, cujos preos de mercado no se mantiveram constantes e que sero empregadas no processo produtivo. c) O valor de mercado do aluguel do terreno no qual ser realizado o processo produtivo, terreno esse de propriedade da empresa. d) Uma margem destinada recuperao dos gastos com pesquisa e desenvolvimento incorridos no desenvolvimento, j concludo, do produto. e) Uma parcela dos salrios da equipe administrativa da empresa que seria mantida contratada mesmo que as q unidades referidas acima no fossem produzidas.

40. (APEX 06) Com relao aos fatores de produo, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta. I. Reservas naturais e a capacidade empresarial. II. Populao economicamente mobilizvel e unidades de produo. III. Recursos de Capital e capacidade tecnolgica. IV. Previso de consumo de bens. (A) Todas as afirmativas esto certas. (B) Todas as afirmativas esto erradas. (C) Apenas 1 afirmativa est certa. (D) Apenas 2 afirmativas esto certas. (E) Apenas 3 afirmativas esto certas.

41. (APEX 06) O estudo da atividade econmica que envolve globalmente todas as empresas e indivduos conhecida como: (A) Macroeconomia. (B) Microeconomia. (C) Teoria Econmica. (D) Economia Internacional. (E) Nenhuma das alternativas acima est correta.

42. (GESTOR 08)- Considere o seguinte modelo de oferta e demanda por um determinado bem: Q = a0 - a1.P Q = -a2 + a3.P Onde Q = quantidade demandada; Q = quantidade ofertada; P = preo do bem; e a0, a1, a2 e a3 constantes positivas. Considerando que a dinmica do preo dada por: dp/dt = a4.(Q = Q ) onde a4 uma constante diferente de zero e dp/dt representa a derivada de P em relao ao tempo; incorreto afirmar que: a) se a1+ a3 = 0, ento o preo de equilbrio ser a0 + a2. b) se (a0 + a2) > (a1 + a3), ento o preo de equilbrio ser maior do que 1. c) o preo de equilbrio ser igual a (a0 + a2) / (a1 + a3). d) se (a0 + a2) for igual a zero, ento o preo de equilbrio tambm ser igual a zero. e) a quantidade demandada de equilbrio ser igual a: (a0.a3 a1.a2)/(a1 + a3).
d s d s s d

43. (Analista Econmico Joinvile 07) Se o preo de um bem est abaixo do preo de equilbrio: a) a quantidade demandada igual quantidade ofertada. b) a quantidade ofertada maior que a quantidade demandada. c) a quantidade demandada maior que a quantidade ofertada. d) o preo do bem no interfere na quantidade demandada. e) No existe nenhuma ligao entre preo e quantidade.

44. (Analista Econmico Joinvile 07) Em uma curva de possibilidade de produo, o custo de oportunidade da produo do bem X, no que se refere produo do bem Y, representado: a) pela distncia do eixo vertical at a curva. b) por um movimento ao longo da curva. c) pela distncia do eixo horizontal at a curva. d) por um ponto acima da curva. e) por um ponto dentro da curva.

45. (Analista Econmico Joinvile 07) Se tanto a curva da demanda quanto a curva da oferta por laranjas se deslocam para a direita, ento: a) o preo diminui e a quantidade aumenta. b) o preo aumenta e a quantidade diminui. c) a quantidade aumenta e no claro o que acontece com o preo. d) o preo e a quantidade diminuem. e) o preo aumenta e no claro o que acontece com a quantidade.

46. (Analista Econmico Joinvile 07) Num mercado de concorrncia perfeita, a oferta e procura de um produto so dadas, respectivamente, pelas seguintes equaes: QS = 48 + 10P QD = 300 8P Onde QS, QD e P representam, na ordem, a quantidade ofertada, a quantidade demandada e o preo do produto. A quantidade transacionada, nesse mercado, quando ele estiver em equilbrio, ser: a) 2 unidades. b) 252 unidades. c) 188 unidades. d) 14 unidades. e) 100 unidades. 47. (Consultor Legislativo SP- 07) A demanda de mercado por um bem QD = 30 p e a oferta QS = 2p, onde QD a quantidade demandada; QS a quantidade ofertada; e p o

preo do bem. Pode-se afirmar que o preo e a quantidade de equilbrio sero, respectivamente, (A) 20 e 10. (B) 27 e 3. (C) 15 e 30. (D) 15 e 15. (E) 10 e 20.

48. (Codevasf- 03) Em linhas gerais, a funo de demanda de um bem depende: A) nica e exclusivamente dos preos de todos os bens; B) nica e exclusivamente da renda do consumidor; C) dos preos de todos os bens e da renda do consumidor; D) da utilidade marginal do bem; E) da utilidade marginal da renda do consumidor.

49. (Codevasf- 03) O bem cuja demanda cresce quando a renda aumenta chamado de bem: A) discreto; B) inferior; C) comum; D) de Giffen; E) normal.

50. (Consultor Legislativo SP- 07) Se o preo de um bem aumenta, a receita das vendas desse bem aumentar, tudo mais mantido constante (A) sempre, conforme a lei de mercado. (B) se o consumidor no estiver plenamente informado. (C) se a demanda por esse bem for elstica. (D) se a demanda por esse bem for inelstica. (E) se no houver lei limitando o abuso de preos.

51. (Consultor Legislativo SP- 07) Um bem apresenta elasticidades-preo da demanda e da oferta, em mdulo, menores do que um e elasticidade-renda positiva. Um aumento na renda do consumidor far com que o preo e a quantidade comercializada do bem, respectivamente, (A) aumente e aumente. (B) aumente e diminua. (C) diminua e aumente. (D) diminua e diminua. (E) permaneam constantes.

52. (Pref. Rio Branco- 07) A anlise da oferta e da demanda tpico relevante para o estudo dos fenmenos econmicos. A esse respeito, julgue os itens a seguir. A recente crise de energia na Argentina, por aumentar o preo de insumos bsicos para a indstria, gera um deslocamento ao longo da curva de oferta do setor manufatureiro, elevando, assim, o preo da produo industrial naquele pas. Supondo-se que a criao do crdito consignado com desconto em folha para a habitao resulte em taxas de juros mais baixas, reduzindo, assim, o custo do financiamento dos imveis, essa medida deslocar para cima e para a direita a curva de demanda de moradias. Se as recentes medidas tomadas para atenuar o chamado apago areo restringirem a procura por esse tipo de transporte e aumentarem a quantidade demandada de viagens rodovirias, isso representar um deslocamento ao longo da curva de demanda por transporte rodovirio, devido ao fato de esses meios de transporte serem bens substitutos. Se a queda dos preos de TVs de plasma e LCD aumentar o faturamento com as vendas desses produtos, ento correto afirmar que a demanda inelstica em relao ao preo.

53. (Consultor Legislativo SP- 07) Transitividade das preferncias significa que (A) as preferncias podem mudar com o tempo. (B) se a cesta de bens A preferida cesta de bens B, e a cesta B preferida cesta C, ento o consumidor pode ser indiferente entre as cestas A e C. (C) se a cesta de bens A preferida cesta de bens B, e a cesta B preferida cesta C, ento o consumidor prefere a cesta A cesta C. (D) se a cesta de bens A for indiferente cesta de bens B, a cesta B ser indiferente cesta A. (E) se a cesta de bens A for maior do que a cesta de bens B, ento a cesta A ser prefervel cesta B.

54. (Infraero- 04) - Custo de oportunidade : (A) a melhor alternativa na alocao de um recurso produtivo da qual se tenha que abrir mo para produzir um bem; (B) a soma do custo fixo total com o custo varivel total; (C) o ponto em que o custo marginal de curto prazo mnimo; (D) o ponto em que o custo marginal intercepta a curva de custo varivel mdio; (E) o ponto em que o custo total de longo prazo tangencia a mais baixa curva de custo total de curto prazo.

55. (Consultor Legislativo SP- 07) Uma empresa monopolista atua em um mercado em que a 2 demanda dada por QD = 90 0,2P e os seus custos so dados por C = 20Q , onde QD a quantidade demandada; P o preo do bem; C o custo total de produo; e Q a quantidade total produzida. O preo praticado e a quantidade produzida por essa empresa so, correta e respectivamente, (A) 400 e 10. (B) 405 e 9. (C) 200 e 50. (D) 450 e 10.

(E) 100 e 70.

56. (Consultor Legislativo SP- 07) Se a empresa atuasse como se estivesse em um mercado competitivo, o preo praticado e a quantidade produzida seriam, respectivamente, (A) 400 e 10. (B) 405 e 9. (C) 200 e 50. (D) 450 e 10. (E) 100 e 70.

57. (Eletrobrs- 07) Considerando um mercado perfeitamente competitivo, verdadeiro que: (A) a curva de demanda de cada empresa infinitamente elstica ao preo de mercado; (B) no equilbrio, para cada empresa o preo de mercado supera o custo marginal; (C) a diferenciao de produtos entre as empresas intensa; (D) h significativas barreiras entrada, de forma que a competio entre as empresas j estabelecidas intensa; (E) as empresas exploram a forte assimetria de informao a seu favor.

58. (Analista Econmico Joinvile 07) O mercado de um bem X se caracteriza por um grande nmero de produtores e poucos compradores. A denominao tcnica de um mercado desse tipo : a) Monoplio. b) Oligoplio. c) Monopsnio. d) Concorrncia Monopolstica. e) Oligopsnio.

59. (Analista Econmico Joinvile 07) Oligoplio significa: a) Uma situao em que o nmero de firmas concorrentes pequeno. b) O mesmo que concorrncia perfeita. c) Uma situao em que o nmero de firmas no mercado grande, mas os produtos no so homogneos. d) A condio especial da concorrncia perfeita que se acha prxima do monoplio. e) Que as firmas so monopolistas entre si.

60. (Analista Econmico Joinvile 07) Quais dos seguintes pares so incompatveis? a) Monoplio um nico vendedor de um bem com substitutos prximos. b) Perfeita competio muitos vendedores. c) Monopsnio um nico comprador.

d) Oligoplio poucas firmas vendendo produtos que so substitutos prximos. e) Concorrncia monopolstica produtos diferenciados.

61. (Analista Econmico Joinvile 07) Um mercado de concorrncia monopolstica aquele em que atuam: a) Um pequeno nmero de grandes firmas que vendem produtos diferenciados. b) Um grande nmero de pequenas firmas que vendem produtos homogneos. c) Um grande nmero de pequenas firmas que vendem produtos diferenciados. d) Um pequeno nmero de grandes firmas que vendem um produto homogneo. e) Um pequeno nmero de grandes firmas que vendem produtos que so substitutos prximos.

62. (Infraero- 04) Em concorrncia perfeita, o preo do bem no mercado determinado: (A) pela teoria do mark up; (B) pelo produtor que tem o maior poder no mercado; (C) pelo produtor que apresenta a maior produtividade; (D) pelos produtores que se associam para formar um cartel; (E) pela ao das foras da oferta e da procura.

63. (Consultor Legislativo SP 07)- So caractersticas do bem defesa nacional (A) no rival e no excludente. (B) no rival e excludente. (C) rival e no excludente. (D) rival e excludente. (E) poder ser rival e excludente dependendo de como for financiado.

RESPOSTAS 1. E 11. A 2. A 12. E 3. C 13. 4. V,V 14. C 5.V,V 15. V,F,F,V,F 25. D 35. B 45. C 55. B 6. A 16. V,F,F,V,F 26. E 36. C 46. C 56. A 7. D 17. E 8. B 18. A 9. B 19. B 10. D 20. E

21. C 31. B 41. A 51. A

22. D 32. B 42. A 52. F,V,F,F 62. E

23. B 33. A 43. C 53. C

24. C 34. C 44. B 54. A

27. E 37. C 47. E 57. A

28. A 38. A 48. C 58. E

29. E 39. C 49. E 59. A

30. A 40. E 50. D 60. A

61. C

63. A

Das könnte Ihnen auch gefallen