Sie sind auf Seite 1von 2

AS BACTRIAS PARA A EVOLUO

Entrevista com a geneticista e microbiloga americana Dra. Margulis, que responde, de forma sinttica, a 3 perguntas sobre a relao simbiose/ evoluo 1. os progagonistas da vida foram seres microbianos? Margulis: "_Sem bactrias toda vida morreria em pouco tempo. Durante a esmagadora maioria da histria da vida, no existia animais ou plantas; no existia vertebrados, peixes, mamferos etc. H 3 mil milhes de anos, antes de qualquer animal ou planta, existiram as bactrias. As bactrias so protagonistas da vida, no sentido de que todo meio ambiente ( solo, gua, ares ) foi uma produo de bactrias. Podemos dizer que toda vida um produto da atividade microbiana." Comentrio: Todo oxignio que respiramos foi produzido por cianobactrias e continua sendo produzido pelos plastos presentes algas, plantas etc. os plastos so descendentes de cianobactrias que vivem com dna prprio nos citoplasmas dos vegetais. Portanto, o ar que respiramos e a camada de oznio so produtos da atividade bacterianas Todos animais para viver tm que tambm se alimentar. As clulas retiram dos alimentos os nutrientes necessrios manuteno da sua existncia. Os nutrientes so assimilados nos organismos pela ao das mitocndrias , organelas que tem DNA bacteriano e so responsveis por manter vivas as nossas cluas. Portanto o oxignio da camada de Oznio, o que respiramos e tambm a transformao do oxignio em energia celular produzido por atividade genes bacterianos em simbioses com os de plantas e animais.

2. O que Simbiognese? Magulis "- Simbiognese a apario de novas clulas, tecidos, organelas, rgos organismos por integrao de genes simbiticos , Existem alguns organismos como, por exemplo, as termitas , que so insetos que comem madeira. na realidade, eles ingerem madeira. Quem digere a madeiras so as bactrias que vivem no interior das termitas.

Um outro exemplo so as vacas. As vacas ingerem gramnea , mas no digerem a celulose. A celulose digerida pela ao de bactrias e outros microrganismos presentes no aparelho digestivo de todos ruminantes . Comentrio Por ai se ver a fundamental ao dos genomas simbiticos . os oganismos so comunidades de genomas que interagem compartilhando habilidades adaptativas. Poderamos citar tambm as rvores que em sua esmagadora maioria fazem simbiose com os fungos micorrizas. Os micorrizaa aderem s razes e extraem nutrientes do solo para as plantas. Em troca recebem seiva fotossinttica produzida pelos vegetais. No Ser humano, a quantidade de culas de bactrias e outros microrganismos muito maior que a quantidade de clulas humanas. As bactrias ajudam na digesto, atividades imunolgicas etc. "Somos simbiontes vivendo num planeta simbitico" Lynn Margulis.

3. O Que Vida ? Margulis - "Vida um processo contnuo de mudanas, de fluxo de energia no h vida sem fluxo de energia... a vida essencialmente celular e uma das primeiras formas que apareceram foram as bactrias. Comentrio Para Margulis a unidade mnima da vida no um gene,; mas uma clula que composta por muitas substncias em constante interao. A grande questo, ainda sem resposta, a de como surgiram as primeiras clulas. Claro que as primeiras clulas no podem ter sido to complexas como as atuais. Segundo o Doutor Jack Szostak ( uma da smaiores autoridades nas pesquisas sobre origem da vida) provavelmente, a clula mais primitiva tinha apenas RNA ribozima e membranas lipdicas. As membranas eram de cidos graxos e no realizavam o transporte ativo, visto que ainda no existiam protenas , Mas, a origem da vida um outro assunto. No nosso blog enfatizaremos apenas a importncia dos genomas simbiticos para o processo evolutivo Saiba mais acessando: www.genesimbiotico.blogspot.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen