Sie sind auf Seite 1von 7

O SINTOMA: DE FREUD A LACAN1

Maria das Graas Leite Villela Dias


*

RESUMO. O artigo aborda a teoria do sintoma em Freud e a releitura efetuada por Lacan, na dimenso do simblico pelo vis do inconsciente estruturado como linguagem e na dimenso do real pela vertente do inconsciente pulsional, apontando para as duas dimenses do sintoma: o sintoma-metfora, uma formao do inconsciente que se sustenta em uma satisfao de desejo e tem um sentido recalcado, que pode ser decifrado; e, o sintoma-letra de gozo, que se distingue das demais formaes do inconsciente na medida em que a satisfao de desejo, nele envolvida, tem um carter problemtico e paradoxal: uma satisfao real, s avessas, para alm do princpio do prazer e vinculada pulso de morte.
Palavras-chave: sintoma, sintoma-metfora, sintoma-letra de gozo.

THE SYMPTOM: FROM FREUD TO LACAN


ABSTRACT. This article deals with both, the theory of symptom in Freud, as well as, Lacans re-reading of it, in the dimension of the symbolic through the vein of the unconscious, structured as language and, in the dimension of the real from the point of view of the driving unconscious. Thus, it points to two dimensions of the symptom: firstly, the symptom-metaphor, an unconscious formation, supported by the satisfaction of a wish with a repressed sense, which can be deciphered; and secondly, the enjoyment letter-symptom, different from the other unconscious formations, once the wish-fulfilment involved in it, has a problematic and paradoxical feature: it is a real satisfaction, but inside out, beyond the pleasure principle and linked to the death instinct.
Key words: Symptom, symptom-metaphor, enjoyment letter-symptom.

EL SNTOMA: DE FREUD A LACAN


RESUMEN. Este artculo trata la teora del sntoma en Freud y la relectura efectuada por Lacan, en la dimensin de lo simblico bajo el prisma del inconsciente estructurado como lenguaje - y en la dimensin de lo real desde el punto de vista del inconsciente pulsional, sealando las dos dimensiones del sntoma: primeramente, el sntoma metfora, una formacin del inconsciente, apoyada en una satisfaccin de deseo con un sentido reprimido que puede descifrarse; y secundariamente, el sntoma goce, diferente de las otras formaciones inconscientes, una vez que la satisfaccin de deseo involucrada en l, tiene un rasgo problemtico y paradjico: es una satisfaccin real, al revs, ms all del principio del placer y unida a la pulsin de muerte.
Palabras-clave: sntoma, sntoma metfora, sntoma goce.

Neste artigo abordamos a teoria do sintoma em Freud e a releitura efetuada por Lacan, a partir de textos da dcada de 1950 e do incio da dcada de 1960. A abordagem se d, na dimenso do simblico, pelo vis do inconsciente estruturado como linguagem e, na dimenso do real, pela vertente do inconsciente pulsional. Na dimenso do simblico, o sintoma-mensagem se sustenta num sentido recalcado, que pode ser decifrado como as demais
1

formaes do inconsciente. Porm, Lacan, no desenrolar de sua elaborao, comprova que o franqueamento do recalcamento estruturalmente impossvel e que o significado permanece discordante, sem acesso conscincia. No sintoma, assim como nas demais formaes do inconsciente, h uma satisfao de desejo, mas esta satisfao tem um carter problemtico e paradoxal, uma vez que tambm uma satisfao real (Freud, 1917/1980, p.

Apoio: Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de Minas Gerais-FAPEMIG. Psicanalista. Doutora. Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de So Joo del-ReiUFSJ/MG.

Psicologia em Estudo, Maring, v. 11, n. 2, p. 399-405, mai./ago. 2006

400

Dias

421), uma satisfao s avessas (Lacan, 19571958/1999, p. 331), para alm do princpio do prazer e vinculada pulso de morte. Esta satisfao paradoxal o fundamento da concepo do ncleo real de gozo impossvel de ser simbolizado, situado no cerne do sintoma.

A TEORIA DO SINTOMA EM FREUD

A psicanlise comeou seu trabalho pelo estudo da neurose e dos sintomas. Sua trajetria, do sintoma ao inconsciente, pulso e sexualidade, nos ensina que as neuroses so expresso de conflitos entre o eu e as pulses que, por serem incompatveis com a integridade ou com os padres ticos do eu, so recalcadas, ou seja, so impedidas de se tornar conscientes, bem como so afastadas, de incio, da possibilidade de satisfao. O recalcamento, no entanto, facilmente fracassa e a libido represada, insatisfeita, que foi repelida pela realidade, deve agora procurar outras sadas do inconsciente, outras vias de satisfao, seguindo por caminhos indiretos. Ela regride a fases anteriores do desenvolvimento infantil e a atitudes anteriores para com os objetos pontos de fixaes infantis e irrompe na conscincia, obtendo satisfao. O resultado um sintoma e, conseqentemente, em sua essncia, uma satisfao sexual substitutiva para desejos sexuais no realizados, ou seja, um substituto de algo que foi afastado pelo recalcamento, indicao de um retorno do recalcado; uma satisfao substituta deformada, irreconhecvel, uma vez que o sintoma no escapa inteiramente censura, submetendo-se, assim, a modificaes e deslocamentos. Os sintomas so ou uma satisfao de algum desejo sexual ou medidas para impedir tal satisfao e, via de regra, tm a natureza de conciliao, de formao de compromisso entre as duas foras que entraram em luta no conflito: a libido insatisfeita, que representa o recalcado, e a fora repressora, que compartilhou de sua origem. esse acordo entre as partes em luta que torna o sintoma to resistente. Em Os caminhos da formao dos sintomas, Freud (1917/1980) esclarece que pelo caminho indireto, via inconsciente e antigas fixaes, a libido finalmente consegue achar sua sada at uma satisfao real embora seja uma satisfao extremamente restrita e que mal se reconhece como tal (p. 421-422, grifo nosso). Para romper o recalcamento, a libido encontra as fixaes necessrias nas experincias do incio da vida sexual, que, por ocorrerem numa poca de desenvolvimento incompleto marcado pelo estado

de desamparo e dependncia absolutos , so capazes de ter efeitos traumticos. Conforme Freud, de algum modo, o sintoma repete essa forma infantil de satisfao, deformada pela censura que surge no conflito, via de regra transformada em uma sensao de sofrimento e mesclada com elementos provenientes da causa precipitante da doena (p. 427). Destarte, o sintoma concebido, de incio, como a expresso do recalcado. O trauma a base real do sintoma e o real derradeiro , em Freud, a castrao. Porm, a partir dos dados da experincia clnica, Freud conclui que o trauma , via de regra, suposto ou inferido, o que o leva ao abandono da teoria do trauma e concepo da teoria da fantasia, em que o trauma tido como parte da realidade psquica do sujeito e fundamento da fantasia. O sintoma , ento, definido como a realizao de uma fantasia de contedo sexual, ou seja, representa, na totalidade ou em parte, a atividade sexual do sujeito provinda das fontes das pulses parciais, normais ou perversas. Se o discurso psicanaltico pde emergir, foi porque Freud soube ouvir o discurso do neurtico. Foi a partir do discurso da histrica que pde demonstrar que o sintoma tem um sentido, um sentido inconsciente, ou seja, o sintoma diz alguma coisa, mesmo que o sujeito nada saiba disso. E no somente diz, mas tambm serve a um fim de satisfao, uma satisfao real, reconhecida pelo sujeito como um sofrimento. O sintoma o lugar paradoxal onde o sujeito, sem que ele o saiba, tem a sua satisfao sexual e, tambm, o seu sofrimento. Essa satisfao real, reconhecida como sofrimento, apontada por Lacan como a referncia freudiana, na teoria do sintoma, ao real traumtico, inapreensvel, que escapa decifrao do sintoma e cujos indcios podemos encontrar na fantasia. Ainda no texto Os caminhos da formao dos sintomas (Freud, 1917/1980), ao buscar resposta para a questo de como a libido encontra o caminho para chegar a esses pontos de fixao, Freud (1917/1980) assinala a importncia assumida pela fantasia na formao dos sintomas:
Todos os objetos e tendncias que a libido abandonou ainda no foram abandonados em todos os sentidos. Tais objetos e tendncias, ou seus derivados, ainda so mantidos, com alguma intensidade, nas fantasias. Assim, a libido necessita apenas retirar-se para as fantasias, a fim de encontrar aberto o caminho que conduz a todas as fixaes recalcadas (p. 435-436).

Psicologia em Estudo, Maring, v. 11, n. 2, p. 399-405, mai./ago. 2006

Sintoma

401

E conclui: partindo daquilo que, agora, so fantasias inconscientes, a libido movimenta-se para trs, at s origens dessas fantasias no inconsciente aos seus prprios pontos de fixao (Freud, 1917/1980, p. 436). A psicanlise nos mostra que, pelos mecanismos da condensao e do deslocamento, o sintoma tornou-se uma satisfao substituta de uma srie de fantasias e de recordaes de experincias traumticas do incio da vida sexual. Nos anos 1920, com a introduo da segunda tpica do aparelho psquico e da noo de pulso de morte, Freud avana no sentido de demonstrar que, para alm do princpio do prazer, h um real de gozo impossvel de ser representado, demonstrando, assim, o carter problemtico da realidade psquica que se expressa no sintoma. Em Inibio, sintoma e angstia (1926/1980), Freud apresenta o sintoma como um sinal e um substituto de uma satisfao pulsional que permaneceu em estado jacente; [o sintoma] uma conseqncia do processo de recalcamento (Freud, 1926/1980, p. 112). O eu parte organizada do isso demonstra sua fora pelo ato de recalcamento. Mas, por sua vez, a impotncia do eu se revela nesse mesmo ato, pois, como conseqncia do processo de recalcamento, surge um sintoma, atravs do qual a libido insatisfeita encontra uma satisfao substituta. Segundo Freud, O processo mental que se transformou em um sintoma devido ao recalcamento mantm agora sua existncia fora da organizao do eu e independentemente dele (Freud, 1926/1980, p. 119), adquirindo, assim como os seus derivados, o privilgio de extraterritorialidade. O eu, devido necessidade de unificao e sntese, impede que os sintomas permaneam isolados e busca agreg-los e incorpor-los em sua organizao, fazendo uma adaptao ao sintoma e tirando proveito da situao, o que resulta no que conhecemos como ganho secundrio proveniente da doena. De acordo com Freud, esta recuperao vem em ajuda do eu no seu esforo para incorporar o sintoma, e aumenta a fixao deste ltimo (Freud, 1926/1980, p. 122), garantindo sua persistncia. O sintoma, derivado do recalcado, , ao mesmo tempo, territrio estrangeiro (Freud, 1933a/1980, p. 75) para o eu e representante do recalcado perante o eu. , tambm, a via indireta de satisfao pulsional, uma satisfao substitutiva, deformada e irreconhecvel, sentida como sofrimento e geradora de desprazer e angstia. Nessa situao, a angstia sentida pelo eu o sinal de desprazer que leva o eu a pr-se em posio de defesa, desencadeando o recalcamento e a formao de sintomas.

No curso de sua investigao, Freud introduz a relao altamente significativa entre a gerao de angstia e a formao de sintomas, verificando que os dois processos se representam e substituem um ao outro. A partir da anlise da fobia de Hans, conclui que a angstia, essncia da fobia, provm no do processo de recalcamento, como acreditava anteriormente2, mas do prprio agente recalcador; ou seja, a angstia est na origem e pe o recalcamento em movimento e, conseqentemente, pe a formao de sintomas em movimento. A angstia se manifesta sob a forma de um medo realstico, o medo de um perigo que era realmente iminente ou que era julgado real (Freud, 1926/1980, p. 131). A angstia a reao a esse perigo e o sintoma criado para evitar o surgimento do estado de angstia. A formao de sintomas, dessa maneira, pe termo situao de perigo. Na conferncia Angstia e vida pulsional, Freud (1933b/1980) conclui: Parece, com efeito, que a gerao da angstia o que surgiu primeiro, e a formao dos sintomas, o que veio depois, como se os sintomas fossem criados a fim de evitar a irrupo do estado de angstia (Freud, 1933b/1980, p. 106). A angstia , portanto, uma reao a uma situao de perigo. A reao de angstia sinaliza a presena de uma situao de perigo, e para fugir a essa situao de perigo que se criam sintomas. O perigo, aquilo que temido, evidentemente a prpria energia pulsional. Para Freud, a angstia um afeto, um estado especial de desprazer com atos de descarga ao longo de trilhas especficas (Freud, 1926/1980, p. 156). O carter acentuado de desprazer tem seu aspecto prprio em funo das experincias traumticas que reproduz e do decorrente acmulo de excitao que, por um lado, produz o carter especfico do desprazer e, por outro, encontra satisfao nos atos de descarga, por trilhas especficas, traadas pelos pontos de fixao e reteno das situaes infantis de perigo. A pulso, sob uma influncia automtica ou, como prefere dizer Freud, sob a influncia da compulso repetio (Freud, 1926/1980, p. 117), seguir a mesma trilha que o impulso mais antigo recalcado. Em O mal-estar na cultura, Freud (1930/1980) postula a autonomia e a prevalncia da pulso de morte. Para alm do princpio do prazer, aparece a face opaca da pulso de morte, lei para alm de toda lei. A pulso de morte , em ltima instncia, a responsvel pela repetio, fazendo com que se

No artigo Recalcamento (Freud, 1915/1980), a angstia apontada por Freud como uma das vicissitudes do recalcamento.

Psicologia em Estudo, Maring, v. 11, n. 2, p. 399-405, mai./ago. 2006

402

Dias

retorne sempre a um mesmo lugar; lugar de sofrimento e desprazer, o qual proporciona uma satisfao paradoxal, para alm do princpio do prazer, que faz o sujeito gozar de seu mal-estar, traando as vias por onde circula. A necessidade de repetir a mesma coisa onde se situa o recurso de tudo aquilo que se manifesta do inconsciente sob a forma de reproduo sintomtica.

A DIMENSO DO SIMBLICO

O momento inaugural do ensinamento de Lacan tem por base a primazia do simblico, fundada na frmula do inconsciente estruturado como linguagem, que privilegia o deciframento simblico, numa tentativa de dar conta do que decifrvel do inconsciente na experincia analtica. No incio de sua elaborao, em seu retorno a Freud, munido da lingstica estrutural, Lacan estende a reescritura, em termos simblicos, aos demais conceitos da teoria freudiana (recalcamento, pulso, libido, trauma, fixao, regresso, fantasia, desejo, objeto, falo, gozo...), operando uma significantizao dos mesmos. Os textos da dcada de 1950 so marcados pela prevalncia da ordem simblica em todo fenmeno analtico e em tudo que participa do campo analtico. A pulso se estrutura em termos de linguagem e reduzida a uma cadeia significante. O que se pode dizer da satisfao sempre dito em termos simblicos. O trauma, ligado cena primria, que opera no cerne da descoberta do inconsciente, retranscrito por Lacan como significante, significante em estado puro, que no pode, de maneira alguma, articular-se nem se resolver (Lacan, 1957-1958/1999, p. 477). A regresso o que ocorre quando esses significantes, que perfilam na dimenso da demanda, so reencontrados no discurso do sujeito. A fixao demonstra a prevalncia de um significante que serviu ao sujeito para articular sua demanda em fases mais antigas. A fantasia inconsciente estruturada pelas condies do significante, e os objetos da fantasia fazem parte de uma bateria de termos substitutos, fadados equivalncia. Conforme Lacan, O desejo s consegue satisfao sob a condio de fazer uma renncia parcial (...) ele tem de se tornar demanda, ou seja, desejo significado, significado pela existncia e pela interveno do significante, ou seja, em parte, desejo alienado (Lacan, 1957-1958/1999, p. 298). O desejo inapreensvel e inarticulvel, por no se inscrever no registro do significante. Contudo, s podemos inferi-lo na medida em que, necessariamente, se articula na

demanda. A demanda, por sua vez, constituda pelos significantes emitidos pelo sujeito e tem apenas um significado: o desejo, que causado pela perda do objeto primordial, nas primeiras experincias infantis de satisfao. A demanda , portanto, a prpria cadeia de significantes que se dirige ao Outro, como o lugar dos significantes, o lugar do cdigo. A convico freudiana de que os sintomas tm um sentido, que pode ser decifrado como as demais formaes do inconsciente, abordada por Lacan a partir dos recursos da lingstica estrutural. Se o sintoma uma mensagem que pode ser decifrada porque mantm a latncia significante que sustenta seu sentido e sua significao. O sintoma , assim, definido como o significante de um significado recalcado da conscincia do sujeito (Lacan, 1953/1998, p. 282), um sem-sentido, uma opacidade no discurso do sujeito, por representar alguma irrupo de verdade. Em Funo e campo da fala e da linguagem em psicanlise, Lacan (1953/1998) afirma que O sintoma se resolve por inteiro numa anlise linguageira, por ser ele mesmo estruturado como uma linguagem, por ser a linguagem cuja fala deve ser libertada (Lacan, 1953/1998, p. 270). O sintoma , tal como o inconsciente, estruturado como uma linguagem, porque participa da linguagem e de suas leis. , tambm, fala dirigida ao Outro, lugar de onde o sujeito recebe o sentido, a significao de seu sintoma, ou seja, sua prpria mensagem de forma invertida (Lacan, 1953/1998, p. 299). Em Freud, o sintoma nunca simples; ele sempre sobredeterminado, e esse fenmeno, para Lacan, s concebvel na estrutura da linguagem. A sobredeterminao nada mais do que a articulao das cadeias significantes ao se decifrar o sintoma, isto , ao fazer deslizar e desdobrar os significantes recalcados que a ele esto ligados. Nessa dimenso, o processo de anlise o processo de deciframento da articulao significante, que se d no desdobramento e no desenrolar das cadeias de associao de significantes. A associao livre, regra de ouro da psicanlise, faz-se pela via do significante, e no do significado. Para se chegar ao significado, o que importa o lugar do significante em relao a um outro significante. A psicanlise, ento, opera sobre o inconsciente, que d prevalncia ao significante. O significado nada mais do que outro significante que, junto com o primeiro, retroativamente, produz efeito de sentido. nos sonhos, nos lapsos do discurso, nas distores, nas lacunas e nas repeties do sujeito, assim como em seus sintomas, que temos que ler o

Psicologia em Estudo, Maring, v. 11, n. 2, p. 399-405, mai./ago. 2006

Sintoma

403

trao apagado do significante recalcado, que emerge na linguagem particular que apreende o desejo inconsciente e que abriga inadvertidamente um sentido o do conflito recalcado determinando a maneira pela qual o discurso do sujeito se organiza. na demanda endereada ao Outro que circula o desejo, escamoteado, escondido, disfarado na enunciao e nos intervalos do enunciado, nas pausas, nas exclamaes e reticncias; em suma, na modulao da fala do sujeito que cabe avalizar a presena do desejo e a verdade que ele oculta. Portanto, nas entrelinhas que se situa a verdade do inconsciente. A fala, ao ser libertada fala plena (Lacan, 1953/1998, p. 248), verdadeira deixa escapar, para alm do vazio de seu dizer, o apelo do sujeito verdade, que j est inscrita em alguma parte no inconsciente. Pela psicanlise, o sintoma revela no a verdade da doena, mas a verdade do sujeito do inconsciente, pois busca apreender no sintoma o desejo inconsciente indestrutvel, do qual fala Freud (1900/1980) em A interpretao de sonhos. Para Lacan, o registro da verdade deve ser tomado ao p da letra, isto , a determinao simblica, (...) a sobredeterminao, deve ser considerada, antes de mais nada, um fato de sintaxe (Lacan, 1956/1998, p. 470), cujos efeitos se exercem do texto para o sentido. Freud, desde o comeo, inclui o conceito de satisfao pulsional vinculado ao sintoma. Lacan, porm, na primeira poca de seu ensino, prioriza a noo do inconsciente e do sintoma estruturados como linguagem, deixando de lado a referncia insatisfao contida no sintoma e localizando a pulso, o que no pode se dizer, fora do campo da interpretao analtica. O sintoma mesmo linguagem e, pela interpretao, possvel alcan-lo evocando suas ressonncias semnticas. O tratamento , ento, orientado para libertar, pela via significante, a insistncia repetitiva que h no sintoma e a verdade que a se oculta. Mais adiante, Lacan comprova que o franqueamento do recalcamento estruturalmente impossvel e que o significado permanece discordante, sem acesso conscincia. Nesse contexto, ocorre uma mudana na concepo da emergncia da verdade: da verdade que pode ser apreendida totalmente na fala plena, passa-se meia-verdade, impossibilidade de dizer a verdade toda, assinalando a presena de algo do significado que resistente ao significante.

do fenmeno da repetio, em sua caracterstica de Zwang compulso , para alm do princpio do prazer. No seminrio O eu na teoria de Freud e na tcnica da psicanlise (Lacan, 1954-1955/1992), calcado em Freud e na lingstica estrutural, afirma que a repetio est para alm do princpio do prazer, por seu carter de insistncia, insistncia repetitiva, insistncia significante (Lacan, 1954-1955/1992, p. 259). Mas, por outro lado, ainda nesse texto, afirma que o que se passa na repetio a revelao do real, do real sem nenhuma mediao possvel, do real derradeiro, do objeto essencial que no mais um objeto, porm este algo diante do que todas as palavras estacam e todas as categorias fracassam, o objeto de angstia por excelncia (Lacan, 1954-1955/1992, p. 209: grifo nosso). A insistncia repetitiva manifesta a presena de um obstculo fundamental, intransponvel, que obriga o sujeito a repetir a evidncia dessa presena, desse obstculo. No comeo, porque h o obstculo que j est l antes que o sujeito o encontre que se d a repetio, mas por causa da repetio que se percebe e se isola o obstculo. O objeto encontrado na repetio no o que se busca, uma vez que este est perdido desde sempre. A falta decorrente dessa perda origina o desejo, engendrando, dessa forma, objetos substitutivos. O objeto essencial o objeto perdido, que mais tarde ser nomeado por Lacan objeto causa do desejo. No seminrio A tica da psicanlise (Lacan, 1959-1960/1991), para dar conta de certas ambigidades e insuficincias, que resultam da ordem significante, Lacan introduz o termo das Ding, a Coisa, extrado do texto freudiano: um objeto concreto, positivo, particular (Lacan, 19591960/1991, p. 58), o fora-do-significado (Lacan, 1959-1960/1991, p. 71), excludo no interior (Lacan, 1959-1960/1991, p. 128). Segundo ele:
esse objeto, das Ding, enquanto o Outro absoluto do sujeito, que se trata de reencontrar. Reencontr-lo no mximo como saudade. No ele que reencontramos, mas suas coordenadas de prazer; nesse estado de ansiar por ele e de esper-lo que ser buscada, em nome do princpio do prazer, a tenso tima abaixo da qual no h mais nem percepo nem esforo (Lacan, 1959-1960/1991, p. 69).

A DIMENSO DO REAL

Se, na dcada de 1950, Lacan situa o fenmeno da insistncia repetitiva no registro do simblico, no deixa, por outro lado, de desenvolver a dimenso do real a partir

O que encontrado procurado nas vias do significante, o que indica que a satisfao encontrada nos caminhos que j a proporcionaram. A funo do princpio do prazer conduzir o sujeito de significante em significante, com o objetivo de manter o mais baixo possvel o nvel de tenso do aparelho psquico.

Psicologia em Estudo, Maring, v. 11, n. 2, p. 399-405, mai./ago. 2006

404

Dias

Das Ding, o que do real entendam aqui um real que no temos ainda que limitar, o real em sua totalidade, tanto o real que o do sujeito quanto o real com o qual ele lida como lhe sendo exterior , o que, do real primordial, diremos, padece do significante (Lacan, 1959-1960/1991, p. 149). em relao a esse das Ding original, o real derradeiro da organizao psquica, realidade hipottica que comanda e ordena, que feita a primeira orientao subjetiva em direo ao objeto e a primeira escolha, que determinar a escolha da neurose. Esse objeto instaura uma lei invisvel, em torno da qual gravitam as representaes inconscientes, mas no ele que regula seus trajetos. Na orientao do sujeito em direo ao objeto, as representaes (Vorstellungen) atraem-se umas s outras, de acordo com as leis do princpio do prazer, regulando o trajeto, o trilhamento do sujeito. Essas representaes modulam-se segundo as leis do funcionamento da cadeia significante. Para alm do princpio do prazer, delineia-se das Ding como aquilo que constitui a lei, lei particular, estritamente ligada estrutura do desejo, em que o objeto do desejo sempre mantido distncia, originando uma falta, uma hincia no centro do desejo. Essa hincia literalmente contornada pelo desejo no caminho de sua satisfao. De acordo com Lacan, o que h no nvel de das Ding desde o momento em que revelado o lugar dos Triebe (Lacan, 1959-1960/1991, p. 138). O princpio de prazer, motivado pela deriva das pulses, conduz ao ponto mtico do objeto perdido das Ding ponto de hincia, eleito, que diz respeito s zonas ergenas, ou seja, fonte das pulses. Nessa trajetria, as pulses, devido sua plasticidade, podem deslocar-se e substituir-se umas s outras, comportando-se como uma rede, como vasos comunicantes (Lacan, 19591960/1991, p. 116). H plasticidade, mas h tambm limites. o que diz Lacan (1959-1960/1991), seguindo os passos de Freud:
Freud marca, no nvel do que podemos chamar de fonte dos Triebe, um ponto de insero, um ponto de limite, um ponto irredutvel. (...) Por outro lado, Freud mostranos a abertura, que parece, primeira vista, quase sem limite, das substituies [entre elas o sintoma] que podem ser feitas, na outra extremidade, no nvel do alvo (p. 119).

propriamente falando, do objeto, embora (...) este entre rapidamente em considerao (Lacan, 19591960/1991, p. 139). No sintoma, assim como nas demais formaes do inconsciente, h uma satisfao de desejo, mas essa satisfao uma satisfao s avessas (Lacan, 19571958/1999, p. 331) e, conforme Freud, uma satisfao real (Freud, 1917/1980, p. 421), para alm do princpio do prazer e vinculada pulso de morte, demonstrando a aporia do desejo. No seminrio sobre A transferncia, Lacan (19601961/1992) afirma:
O que a experincia analtica nos ensina em primeiro lugar que o homem marcado, perturbado por tudo aquilo a que se chama sintoma na medida em que o sintoma aquilo que o liga aos seus desejos. No podemos definir-lhe o limite nem o lugar por satisfazer isso sempre, de alguma maneira, e, o que mais, sem prazer (p. 262263).

Enfim, o que a descoberta freudiana nos ensina a ver nos sintomas, no tanto em que se ligam ao desejo, sua relao com o destino. O que o sujeito busca o que h para ser encontrado; e mais, se ele procura, porque existe algo a ser encontrado. A nica coisa a ser encontrada , em ltima instncia, o seu destino, marcado pela autonomia e prevalncia da pulso de morte. No seminrio sobre A angstia Lacan (19621963/1997-1998) conclui:
O sintoma no est, como o acting-out, pedindo a interpretao (...) o que descobrimos no sintoma, em sua essncia, no um apelo ao Outro, no o que mostra o Outro; o sintoma em sua natureza gozo (...) gozo encoberto sem dvida (...) O sintoma no precisa de vocs como o actingout, ele se basta. da ordem do que lhes ensinei a distinguir do desejo, como sendo o gozo, quer dizer, algo que vai em direo Coisa, tendo passado a barreira do Bem (...) quer dizer, do princpio do prazer, e por isto que este gozo pode se traduzir por um Unlust, (...) desprazer ( p. 134).

O sintoma , ento, concebido como o retorno, por via de substituio significante, do que se encontra na ponta da pulso como seu alvo [a satisfao]. (...) Trata-se justamente de alvo e no,

No mago da experincia do desejo existe algo que resta quando o desejo satisfeito. No final do desejo, final que sempre o resultado de um engano, resta o gozo, encarnado no sintoma e presentificado pela angstia. No final de sua obra, sobretudo nos seminrios R.S.I. (Lacan, 1974-1975) e Le sinthome (Lacan, 1975-

Psicologia em Estudo, Maring, v. 11, n. 2, p. 399-405, mai./ago. 2006

Sintoma

405

1976/2005), Lacan define o sintoma como funo de letra, f(x), um signo isolado da cadeia significante, uma cifra de gozo. O objeto a, resto de gozo inassimilvel pela articulao significante, o centro, o caroo do sintomaletra de gozo, articulador do inconsciente e do gozo.
CONSIDERAES FINAIS

Psicolgicas Completas. (Vol. XVI, pp. 419-440). Rio de Janeiro: Imago. (Original publicado em 1917). Freud, S. (1980). Inibio, sintoma e angstia. (J. Salomo, Trad.). Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas. (Vol. XX, pp. 107-198). Rio de Janeiro: Imago. (Original publicado em 1926). Freud, S. (1980). O mal-estar na cultura. (J. Salomo, Trad.). Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas. (Vol. XXI, pp. 81-178). Rio de Janeiro: Imago. (Original publicado em 1930). Freud, S. (1980). A disseco da personalidade psquica. (J. Salomo, Trad.). Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas. (Vol. XXII, pp. 75-102). Rio de Janeiro: Imago. (Original publicado em 1933a). Freud, S. (1980). Angstia e vida pulsional. (J. Salomo, Trad.). Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas. (Vol. XXII, pp. 103-138). Rio de Janeiro: Imago. (Original publicado em 1933b). Lacan, J. (1998). Funo e campo da fala e da linguagem em psicanlise. Em Escrito. (pp. 238-324). Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Original publicado em 1953). Lacan, J. (1992). O seminrio livro 2:o eu na teoria de Freud e na tcnica da psicanlise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Original publicado em 1954-1955). Lacan, J. (1998). Situao da psicanlise e formao do psicanalista em 1956. Em J. Lacan, Escritos. (pp. 461-495). Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Original publicado em 1956). Lacan, J. (1999). O seminrio livro 5: as formaes do inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Original publicado em 1957-1958). Lacan, J. (1991). O seminrio livro 7: a tica da psicanlise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Original publicado em 19591960). Lacan, J. (1998). Subverso do sujeito e dialtica do desejo no inconsciente freudiano. Em J. Lacan, Escritos. (pp. 807842). Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Original publicado em 1960). Lacan, J. (1992). O seminrio livro 8: a transferncia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Original publicado em 1960-1961). Lacan, J. (1997-1998). Seminrio: a angstia. Publicao interna da Associao Freudiana Internacional. (Original publicado em 1962-1963). Lacan, J. (s/d). R.S.I: o seminrio. Verso annima, em francs e portugus. (Original publicado em 1974-1975). Lacan, J. (2005) Le sminaire livre XXIII: le sinthome. Paris: ditions du Seuil. (Original publicado em 1975-1976).

Em Lacan, o sintoma , inicialmente, enfatizado em sua dimenso simblica, significante: um n de significaes susceptvel de ser desfeito pela interpretao. Contudo, a experincia clnica, desde Freud, faz referncia persistncia do sintoma mesmo aps sua interpretao, apontando para a limitao dos efeitos produzidos pela mesma. Seguindo essa pista, Lacan avanar no sentido de conceber que o sintoma no regido somente pela rede simblica, pois algo resta aps o desvendamento do encadeamento significante. A esse resto Lacan dar o nome de gozo, passando a entender o sintoma no somente como uma mensagem codificada, mas tambm como uma forma de o sujeito organizar seu gozo. Por essa razo, mesmo depois de ter seu sintoma decodificado pela interpretao, o sujeito no renuncia a ele. Freud demonstra que o neurtico, ainda que demande a cura, no a quer, aferrando-se ao gozo de seu sintoma. Na experincia analtica, no basta isolar os significantes-mestres que definem o destino do sujeito; preciso tambm isolar os modos de gozo do sujeito em relao ao Outro. H um saber inconsciente, determinado pelo significante recalcado, mas h tambm um saber de si como sujeito pulsional, determinado pelo gozo. Nesse contexto, a psicanlise uma prxis orientada para o ncleo do real e o papel do analista permitir que a pulso se presentifique na realidade do inconsciente. A interpretao deve visar no tanto ao sentido, mas principalmente reduo dos significantes-mestres a seu no-senso, a seus modos de gozo.
REFERNCIAS
Freud, S. (1980). A interpretao de sonhos. (J. Salomo, Trad.). Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas. (Vol. V, pp. 361-751). Rio de Janeiro: Imago. (Original publicado em 1900). Freud, S. (1980). Recalcamento. (J. Salomo, Trad.). Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas. (Vol. XIV, pp. 169-190). Rio de Janeiro: Imago. (Original publicado em 1915). Freud, S. (1980). Os caminhos da formao dos sintomas. (J. Salomo, Trad.). Edio Standard Brasileira das Obras

Recebido em 21/03/2006 Aceito em 15/05/2006

Endereo para correspondncia: Maria das Graas Leite Villela Dias. Rua Incio Rodrigues de Faria, 90/301, Bairro Vila Marchetti, CEP 36307-228. So Joo del-Rei, MG. E-mail: gvillela@ufsj.edu.br

Psicologia em Estudo, Maring, v. 11, n. 2, p. 399-405, mai./ago. 2006

Das könnte Ihnen auch gefallen