Sie sind auf Seite 1von 6

FAMLIA PERTENCENTE COMUNIDADE DE TERREIRO (Cdigo 203) As famlias pertencentes a comunidades de terreiro so aquelas que pertencem a povos e comunidades

s com vnculo a uma casa de terreiro. Esse espao congrega comunidades que possuem caractersticas comuns, como a manuteno das tradies de matriz africana, o respeito aos ancestrais, os valores de generosidade e solidariedade, o conceito amplo de famlia e uma relao prxima com o meio ambiente. Dessa forma, essas comunidades possuem uma cultura diferenciada e uma organizao social prpria, que constituem patrimnio cultural brasileiro.
Casa de terreiro: o espao de manuteno das tradies de matriz africana. A casa representa um espao sagrado, e pode ser o local de moradia do pai ou me-de-santo e da sua famlia, assim como o espao de convivncia dos membros da comunidade.

Casa Reino Africano de Oxum e Cabocla Jurema, Porto Alegre, Rio Grande do Sul Crditos: Tamires Kopp e Marcelo Curia/ MDS.

Ao longo da sua histria, as comunidades de terreiro se transformaram e se diversificaram, perpetuando seus saberes, suas lnguas, valores, smbolos e tradies de matriz africana, integrando elementos das culturas europias e indgenas.
Tradies de Matriz Africana: so tradies oriundas do continente africano, trazidas pelas pessoas traficadas para o Brasil, e que pertenciam a diversos grupos tnicos. O primeiro grupo africano a chegar ao Brasil foi o povo Bantu, oriundo das regies que atualmente se localizam Moambique, Angola e Congo. Depois foram trazidos outros povos, oriundos do lado Ocidental da frica (Sudo, Nigria e Benin), principalmente, os Iorub (denominados Nags ou Ketus) e os Fon. Assim, a palavra Matriz africana indica que esses grupos tnicos vieram de vrias partes da frica.

Dessas matrizes, surgem diferentes "divises" ou naes de Candombl no Brasil, que se distinguem entre si principalmente pela msica, pela lngua e pelo conjunto de divindades celebradas. Ao longo do tempo, esses grupos foram se reorganizando, incorporando saberes europeus e indgenas. Desse processo, resulta uma grande diversidade de religies de matriz africana no Brasil, como o Candombl (com diferentes tipos), a Umbanda, o Batuque, o Tambor de Mina, o Xamb, o Omoloc, a Pajelana, a Jurema, a Quimbanda, o Xang, dentre outras.

Embora a maioria das casas de terreiro esteja localizada em bairros distantes dos centros urbanos, existem terreiros em todos os tipos de localidade (bairros centrais, condomnios, chcaras, cidades pequenas ou comunidades rurais). Destaca-se a existncia de muitos terreiros em comunidades quilombolas.

Entrega de cestas de alimentos no Instituto Nangetu (BelmPA) para famlias da em situao de vulnerabilidade, dezembro de 2010. Crditos: Tta Kinamboji (Arthur Leandro)/ Projeto Azuelar Insitituto Nangetu/ Ponto de Mdia Livre. Licena Creative Commons/MDS.

Uma famlia quilombola poder ser tambm identificada no Cadastro nico como pertencente a uma comunidade tradicional de terreiro.

Centro Esprita Candombl Castelo de Ians, Pai No. So Loureno da Mata (PE) Crditos: Tamires Kopp e Marcelo Curia/MDS

Desde 2005, foram feitos diversos projetos de mapeamento dos terreiros nas regies metropolitanas brasileiras. Por exemplo, no municpio de Salvador (BA), foram identificadas 1.408 casas de terreiro em 2008. Em 2010, foram identificadas 1.342 casas em Porto Alegre (RS) e 1.261 casas em Recife (PE)1.

SESAN, 2011.

Visite o site do MDS e conhea os resultados dessa pesquisa. MDS > Segurana Alimentar > Povos e Comunidades Tradicionais > Comunidades de Terreiro

A casa de terreiro mantida por meio de fontes diversificadas de recursos tais como a renda da prpria liderana, a remunerao por trabalhos religiosos e as contribuies voluntrias dos filhos de santo e dos frequentadores eventuais.

Filhos de santo: so as pessoas atendidas por um terreiro, que freqentam a casa e participam das atividades dirias. Cada filho de santo tem uma funo definida, dependendo da sua posio na hierarquia interna do terreiro. Vale ressaltar que o termo povo de santo (ou povos de terreiro, povo de ax) um termo mais amplo, que designa as pessoas que praticam as tradies de matriz africana, sem indicar seu vnculo com uma casa de terreiro especfica.

ORIENTAES PARA O CADASTRAMENTO

Para atender s especificidades socioculturais das comunidades de terreiro, preciso planejar uma estratgia diferenciada de cadastramento. A incluso dessas famlias no Cadastro nico exige o dilogo com as lideranas dessas comunidades e o respeito sua organizao social e poltica. O primeiro passo fazer um levantamento da realidade das comunidades de terreiro no municpio (localizao, organizao) para identificar as principais lideranas de comunidades de terreiro da sua regio. Estas informaes podem ser obtidas: nos rgos estaduais e municipais de Promoo da Igualdade Racial, de Direitos Humanos e de Segurana Alimentar e Nutricional; nas pesquisas de mapeamento das casas de terreiro;2

Conforme listagem disponvel em: http://www.mds.gov.br...

junto s entidades representantes das comunidades de terreiro de nvel nacional; 3

Portanto, recomendvel que os gestores do Cadastro nico realizem reunies com as principais lideranas da regio para explicar os objetivos do cadastramento. Assim, podero decidir em conjunto como deve ser realizado o cadastramento das famlias (dias, horrios, locais de entrevista, etc.). As lideranas podero facilitar o contato com as casas de terreiro e seus freqentadores.

Associao Espirita Caboclo Oxossi, Pai Cicero de Xango, Abreu e Lima (PE). Crditos: Tamires Kopp e Marcelo Curia/ MDS.

COMO IDENTIFICAR NO CADASTRO NICO

A correta identificao das famlias pertencentes comunidade de terreiro no Cadastro nico s possvel por meio do preenchimento do campo 2.07 do Formulrio Suplementar 1 - Vinculao a Programas e Servios. Nesse campo, deve ser registrado o cdigo 203 e a descrio FAMILIA PERTENCENTE A COMUNIDADE DE TERREIRO .

Disponvel em: http://www.mds.gov.br...

No Cadastro nico no h necessidade da famlia apresentar qualquer comprovao de que pertencente comunidade de terreiro, pois essa identificao autodeclaratria. Dessa forma, qualquer famlia que se declare pertencente a esse grupo poder ser assim identificada no Cadastro nico. Lembre que existem muitas famlias quilombolas que tambm pertencem a comunidades de terreiro. O Cadastro nico consegue identificar essas famlias de duas formas. Como visto, a marcao da famlia como pertencente comunidade de terreiro feito no campo 2.07 do Formulrio Suplementar 1 - Vinculao a Programas e Servios e a identificao de ser uma famlia quilombola feita no quesito 3.05 do Formulrio principal de cadastramento.

Caso o entrevistador do Cadastro nico identifique a falta de documentao civil, importante indicar a realizao de uma ao junto s comunidades de terreiro. Para essas aes, pode-se contar com as Coordenaes Estaduais do Cadastro nico, vinculadas normalmente s Secretarias Estaduais de Assistncia Social, e com as Secretarias de Estado de Direitos Humanos e Cidadania.

Das könnte Ihnen auch gefallen