Sie sind auf Seite 1von 13

FUNDAMENTAL 1 - NVEIS DE SUPORTE E RESISTNCIA

1.1 Suporte e Resistncia Suporte e resistncia um dos conceitos mais usados na negociao. Estranhamente, todos parecem ter sua prpria ideia sobre como voc deve medir suporte e resistncia. Vamos dar uma olhada no bsico primeiro.

Olhe para o diagrama acima. Como voc pode ver, esse ziguezague est fazendo o seu caminho para cima (bull market). Quando o mercado se move para cima e depois volta, o ponto mais alto atingido antes do que ele se afastou agora resistncia. Como o mercado continua para cima novamente, o ponto mais baixo atingido antes de comear a subir novamente o suporte. Esta forma de resistncia e de suporte so continuamente formados na oscilao do mercado ao longo do tempo. O inverso verdadeiro para a tendncia de baixa. Traando suporte e resistncia Uma coisa a lembrar que os nveis de suporte e resistncia no so nmeros exatos. Muitas vezes voc vai ver um nvel de suporte ou resistncia que aparece quebrado, mas logo depois descobre que o mercado estava apenas testando. Em grficos de velas, estes "testes" de suporte e resistncia so normalmente representados pelas sombras do castial.

Observe como as sombras das velas testaram o nvel de suporte em 1,4700. Nesses momentos, parecia que o mercado estava "quebrando" o apoio. Em retrospectiva, podemo ver que o mercado estava apenas testando esse nvel. Ento, como vamos realmente saber se o suporte e a resistncia foram quebrados? No h nenhuma resposta definitiva a esta pergunta. Alguns argumentam que um nvel de suporte ou resistncia quebrado se o mercado pode realmente fechar passando a esse nvel. No entanto, voc vai descobrir que nem sempre o caso. Vamos voltar ao nosso exemplo acima e ver o que aconteceu quando o preo atual de fechamento passou 1,4700 do nvel e apoio.

Neste caso, o preo fechou abaixo do nvel de apoio de 1,4700 mas acabou subindo de volta sobre ele. Se voc tivesse acreditado que se tratava de uma queda brusca nesse par, e se tivesse vendidoo, teria perdido dinheiro! Olhando para o grfico agora, voc pode visualiz-lo e chegar concluso de que o apoio no foi realmente quebrado, mas ainda est muito intacto, e agora ainda mais forte.

Para ajud-lo a filtrar esses falsos rompimentos, voc deve pensar em suporte e resistncia mais como "zonas" do que nmeros concretos. Uma maneira de ajud-lo a encontrar essas zonas a parcela de apoio e resistncia em um grfico de linha, em vez de um grfico de velas. A razo que o grfico de linhas apenas mostralhe o preo do fechamento, enquanto as velas adicionam os altos e baixos na imagem. Esses altos e baixos podem ser enganosos, porque muitas vezes eles so apenas reflexos das reaes de mercado. como quando algum est fazendo algo realmente estranho, mas quando perguntado sobre isso, ele ou ela simplesmente responde: "Desculpe, apenas um reflexo."

Ao traar suporte e resistncia, voc no quer os reflexos do mercado. Voc s quer traar seus movimentos intencionais. Olhando para o grfico de linha, que pretende traar o seu apoio e linhas de resitncia em torno das reas onde voc possa ver o preo formando vrios picos ou vales.

Outros dados interessantess sobre o suporte e a resistncia: * Quando o preo passa atravs da resistncia, essa resistncia tem grande potencial para se tornar apoio. * Os testes de preos com mais frequncia de um nvel de resistncia ou de apoio sem quebr-lo torna mais forte esta rea. * Quando um nvel de suporte ou resistncia quebrado, a fora para um movimento depende de quo forte foi a quebra do suporte ou resistncia.

Com um pouco de prtica, voc ser capaz de detectar o potencial de apoio e reas de resistncia com facilidade. Na prxima lio, vamos ensin-lo a diagonal de apoio ao comrcio e linhas de resistncia, tambm conhecidas como linhas de tendncia.

1.2 - Linhas de Tendncia Linhas de tendncia so provavelmente a forma mais comum de anlise tcnica. Elas so provavelmente uma das mais utilizadas. Se elaborado corretamente, pode ser to eficaz quanto qualquer outro mtodo. Infelizmente, a maioria dos comerciantes no os desenha corretamente ou tenta fazer a linha se adequar ao mercado em vez de o contrrio. Na sua forma mais bsica, uma linha de tendncia de alta desenhada ao longo do fundo de reas de suporte (vales). Em uma tendncia de baixa, a tendncia desenhada ao longo do topo das reas de resistncia, facilmente identificveis (picos). Como devem ser desenhadas as linhas de tendncia? Para desenhar linhas de tendncia corretamente, tudo que voc precisa fazer localizar dois topos ou fundos importantes e conect-los. E agora? Nada. Ento s isso? Sim, simples deste modo. Aqui esto as linhas de tendncia em ao! Veja as ondas!

Ampliada:

Tipos de tendncias Existem trs tipos tendncias: 1. A tendncia de subida (mais baixos) 2. Tendncia de descida (mais baixas) 3. Tendncias aleatrias (variveis) Aqui esto algumas coisas importantes para se lembrar sobre linhas de tendncias: * Necessita de pelo menos dois picos ou vales para desenhar uma linha de tendncia vlida, mas so necessrias TRS para confirmar a linha de tendncia.

* Quanto mais ngreme a linha de tendncia voc traar, menos confivel ela ser e mais fcil ser de quebrar. * Como o suporte horizontal e nveis de resistncia, linhas de tendncia se tornam mais fortes quanto mais vezes so testadas. * E o mais importante, NUNCA desenhar linhas de tendncia forando-as a se adaptarem ao mercado. Se elas no se encaixam direito, a linha de tendncia no vlida!

1.3 - Canais Se tomarmos essa teoria sobre a linha de tendncia e traarmos uma outra linha paralela no mesmo sentido da tendncia de alta ou de baixa, teremos criado um canal. No, ns no estamos falando sobre ESPN ou Cartoon Network. Ainda sim, voc no precisar mudar o canal como se estivesse no intervalo comercial, pois aqui at esses tm graa de se "assistir". Os canais so apenas mais uma ferramenta de anlise tcnica que pode ser usado para determinar bons lugares para comprar ou vender. Ambas as partes, inferiores ou superiores de canais representam potenciais reas de suporte ou resistncia.

Ampliada:

Para criar um canal (ascendente), basta desenhar uma linha paralela, no mesmo sentido da linha de tendncia de alta e, em seguida, mover esta linha para a posio onde ela toque o pico mais recente. Isto deve ser feito em conjunto com a criao da linha de tendncia. Para criar um canal (decrescente) para baixo, simplesmente desenhe uma linha paralela no mesmo ngulo que a linha de tendncia de baixa e depois mova-a at uma posio em que toque o vale mais recente. Deve ser feito em conjunto com a linha de tendncia. Quando os preos atingem o ponto mais baixo da linha de tendncia, este pode ser usado como uma rea de compras. Quando os preos atingirem a linha de tendncia de alta, pode ser usado como uma rea de venda. Tipos de canais Existem trs tipos de canais: 1. Canal ascendente (alturas maiores e alturas modestas) 2. Canal descendente (alturas menores e mnimas) 3. Canal horizontal (variando) Coisas importantes a lembrar sobre linhas de tendncias * Ao desenhar um canal, as linhas devem ser paralelas. * Geralmente, a parte mais baixa do canal considerada uma zona de compra, enquanto o topo

considerado uma zona de venda. * Como no desenho de linhas de tendncia, NUNCA force o preo para os canais que voc desenhar! Um limite de canal inclinado em um ngulo enquanto o limite correspondente ao canal inclinado para outro no correto e pode levar a maus negcios. 1.4 - Negociando com as Linhas Agora que voc sabe o bsico, hora de aplicar estas ferramentas bsicas, mas extremamente teis em tcnicas de negociao. Porque aqui no Babypips, queremos tornar as coisas fceis de entender, ns dividimos os nveis de suporte e resistncia em duas ideias simples: o Bounce (Salto) e o Break (Quebra).

Bounce Como o nome sugere, uma forma de operar em nveis de suporte e resistncia logo aps o bounce (salto).

Muitos traders de varejo cometem o erro de configurar seus pedidos diretamente sobre os nveis de suporte e resistncia e, em seguida, simplesmente esperar que se concretize o comrcio. Claro, isso pode funcionar algumas vezes, mas este tipo de mtodo de negociao pressupe que um nvel de suporte e resistncia so imprevisveis. Voc pode estar pensando: "Por que eu no apenas defino a ordem de entrada aps a linha? Dessa forma, certamente terei o melhor preo possvel." Quando utilizamos o bounce, ns podemos inclinar as probabilidades ao nosso favor e encontrar algum tipo de confirmao de que o suporte ou resistncia ir se realizar. Ao invs de

simplesmente comprar ou vender logo de cara, espere que salte antes de entrar. Ao fazer isso, voc evita os momentos em que os preos se movem rpido e rompem os nveis de suporte e resistncia. A partir da experincia, voc entender.

Break Em um mundo perfeito, os nveis de suporte e resistncia se repetiriam para sempre, MC Donalds seria saldvel, e todos teramos jetpacks. Em um mundo perfeito de negociaes, ns poderamos apenas saltar dentro e fora, sempre saberamos onde estariam os preos de apoio e os de resistncia e ganharamos muito dinheiro. O fato que estes nveis quebram, frequentemente. Ento, no suficiente apenas usar bounces. Voc tambm saber o que fazer sempre que os nveis de suporte e resistncia quebrarem a regra. H duas maneiras de utilizar os breaks: a maneira agressiva ou a maneira conservadora. A maneira agressiva A maneira mais simples de utilizar breakouts comprar ou vender sempre que o preo passar convincentemente de uma zona de preo ou de resistncia. A palavra chave aqui ser

convincente, porque ns s queremos entrar quando o preo passa atravs de um apoio significativo ou do nvel de resistncia com facilidade. Queremos que a rea de suporte ou resistncia venha a agir como se ele apenas recebece um golpe de karat do Chuck Norris: Queremos que este murche de dor assim como a quebra aps este.

A forma conservadora Imagine uma situao hipottica: voc decidiu passar um tempo em EUR/USD esperando que subisse depois de saltar de um nvel de suporte. Logo aps, o suporte quebrado e agora voc est segurando uma posio perdedora, com saldo em sua conta caindo lentamente. Voc... 1. Aceita a perda, e termina sua posio? OU 2. Segurar a transao com esperana de que o preo suba novamente? Se sua escolha for o segundo, ento voc vai entender facilmente esse tipo de mtodo de negociao. Lembre-se, sempre que voc for fechar uma posio, voc toma o lado oposto do comrcio. Fechar a longa transao EUR/USD significa que voc ter uma curta EUR/USD no mesmo montante. Agora, se simultaneamente a venda e a liquidao de perdas de posies acontecerem em um nvel de suporte quebrado, o preo ir reverter e comear a cair novamente. Esse fenmeno a principal razo pela qual os nveis de suporte quebrados se tornam resistncia quando eles so quebrados. Como voc poderia ter adivinhado, aproveitar este fenmeno como estar doente. Ao invs de entrar rapidamente aps a quebra, voc espera que o preo faa uma "retirada" do nvel de suporte ou resistncia quebrados e entrar depois que o preo salta.

Algumas palavras de precauo... ISTO NO ACONTECE O TEMPO TODO. "RETESTES" DE QUEBRA DE NVEL DE SUPORTE OU RESISTNCIA NO OCORREM O TEMPO TODO. HAVER MUITAS VEZES QUE O PREO VAI SE MANTER EM MOVIMENTO EM UMA DIREO E DEIX-LO PARA TRS. DEVIDO A ISSO, SEMPRE USE ORDENS DE STOP LOSS E NUNCA SE PRENDA SOBRE UMA TRANSAO APENAS POR CAUSA DE ESPERANA. Opa, desculpem-me, a tecla do caps lock ficou presa.

1.5 - Resumo: Suporte e Resistncia

Quando o mercado se move para cima e depois puxa de volta, o ponto mais alto atingido antes que ele volte a descer chamado resistncia. Como o mercado continua para cima novamente, o ponto mais baixo que ele atingiu antes que

ele suba de volta agora o apoio. Uma coisa a lembrar que os nveis de apoio e resistncia horizontal no so nmeros exatos. Para ajud-lo a filtrar esses falsos breakouts, voc deve pensar em suporte e resistncia mais como "zonas" que como nmeros exatos. Uma maneira de ajud-lo a encontrar essas zonas a parcela de apoio e resistncia em um grfico de linha, em vez de um grfico de barras. Outra coisa a lembrar que quando o preo passa por um nvel de resistncia, essa resistncia pode se tornar potencialmente apoio. O mesmo pode acontecer com um nvel de suporte. Se um nvel de suporte quebrado, ele pode tornar-se um nvel de resistncia. Linhas de tendncia Na sua forma mais bsica, uma linha de tendncia de alta desenhada ao longo do fundo de reas facilmente identificveis (vales). Uma tendncia de baixa desenhada ao longo do topo de reas de resistncia, facilmente identificveis (picos). Existem trs tipos de tendncias: 1. A tendncia de subida (altos) 2. Tendncia de baixa (baixas) 3. tendncias sideways (variveis) Canais Para criar um canal ascendente, simplesmente desenha-se uma linha paralela, no mesmo ngulo que uma linha de tendncia de alta, e em seguida mover a linha para a posio onde ele toca o pico mais recente. Para criar um canal descendente, simplesmente desenha-se uma linha paralela no mesmo ngulo que a linha de tendncia de baixa, e em seguida mover a linha para uma posio onde ela toque o vale mais recente. 1. canal ascendente (Alturas grandes e modestas) 2. canal descendente (alturas menores e mnimas) 3. Canal horizontal (varivel) Operaes com nveis de suporte e resistncia podem ser divididos em dois mtodos: o salto e a ruptura. Ao negociar o salto que queremos para inclinar as probabilidades ao nosso favor e encontrar algum tipo de confirmao de que o suporte ou resistncia ir realizar. Ao invs de simplesmente

comprar ou vender logo de cara, espere que este salte antes de entrar. Ao fazer isso, voc evita os momentos em que o preo se move to rpido que corta atravs de nveis de suporte e resistncia como uma faca cortando manteiga quente. Quanto negociao com a ruptura, h o modo agressivo e o modo conservador. No modo agressivo, simplesmente compra-se ou vende-se sempre que o preo passar do suporte ou resistncia com facilidade. Na forma conservadora, se espera que o preo faa uma retirada do nvel de apoio ou resistncia quebrado e entra aps o salto do preo.

Das könnte Ihnen auch gefallen