Sie sind auf Seite 1von 5

AS DIMENSES EDUCATIVAS

Regina Barros Leal Universidade de Fortaleza, Brasil

1.

INTRODUO
A escola, ao exercer sua funo social de educar deve estar atenta, no cotidiano da prtica

pedaggica, as dimenses educativas que perneiam o processo formativo. Desenvolver aes junto s crianas e adolescentes significa ultrapassar as fronteiras do tecnicismo fragmentado , transcender o conteudismo conservador das prticas escolares e enxergar os novos horizontes pedaggicos inseridos nos modelos epistemolgicos que ressaltam a capacidade de criar, de construir e de se harmonizar com o universo. A nova linguagem escolar transpe o palavreado disperso daqueles que entenderam durante anos, que fazer escola disciplinar, ensinar a obedecer sem saber exatamente o porqu e engavetar os sonhos e os projetos de crianas e jovens sedentos da alegria de partilhar e capazes de produzir conhecimento. Atualmente, as escolas que buscam desenvolver uma prtica de qualidade, esto atentas formao global e holstica, que proporcionam s crianas , a vivncia da criatividade, da ludicidade, da relao escola famlia, da cooperao e o exerccio da cidadania. Algumas propostas pedaggicas se sobressaram , ganharam vida e vigor. O que nos importa? Sem dvida, que as escolas reconheam o papel de agente formadora de cidados completos, inteiros, abertos ao mundo. Crianas e jovens criativos, competitivos, alegres, humanizados e solidrios. Ressalto, como contribuio as dimenses educativas presentes na prtica formativa,

principalmente nas aes escolares.


Quem somos ns educadores? Aqueles que tm f? Vestem-se de poetas e artistas cantadores? Montam cenrios inusitados e coloridos? Ah! Quem somos ns educadores? Os andarilhos, os guerreiros, os combatentes? Quem sabe?

Regina

2.

DIMENSO ESTTICA
Criar e organizar espaos de beleza, de atitude esttica, potencializando a atividade criadora do

educador e educando. Este o espao do sujeito cultural. Nesse aspecto cabe ao educador criar e organizar ambientes para que os alunos se sintam sujeitos de cultura, sujeitos criativos. Resgatar a capacidade dos jovens

de criar, vivenciar e expressar o potencial artstico para redescobrir e reinventar sua forma de viver e compreender o mundo com todas as suas limitaes e possibilidades.(LEAL.1997) Atravs da arte, encontrar o prazer de criar e a sensibilidade para a poesia, o desenho, a pintura, a escultura, o conto. Desvendar o mundo com sua capacidade criativa de interpretao da realidade. Espalhar um olhar esttico diante da vida e do ato de estudar.
Revista Iberoamericana de Educacin (ISSN: 1681-5653)

Barros Leal, R.: As dimenses educativas...

Imaginao. Fantasia. Descoberta. Sonho. isso que se aprende em qualquer atividade ou experincia humana que no se limita a reproduzir fatos ou impresses vividas, mas que as combina produzindo novos objetos, novas imagens, novas aes. ( KRAMER, 1994) Para Vigotski a imaginao surge onde quer que exista o homem criando, inventando, combinando, descobrindo. Ele nos diz, tambm, que arte catarse.

3.

DIMENSO DO CONHECIMENTO
Proporcionar a construo do conhecimento, suas nuanas e diferentes aportes epistemolgicos.

Consolidar uma viso de totalidade eliminando a fragmentao do saber desconectado. Reconhecer a importncia da interdisciplinaridade no processo de produo do conhecimento. Possibilitar atividades de pesquisa como metodologia de trabalho, desenvolvendo um olhar investigativo da realidade e fomentando a curiosidade epistemolgica. A postura da construo do conhecimento, segundo Celso Vasconcelos(1996), implica na mudana de paradigma pedaggico, qual seja, ao invs de dar o raciocnio pronto, de fazer para e pelo aluno construir a reflexo tomando por base a metodologia dialtica, onde o professor mediador da relao educando e o objeto de conhecimento . Ensinar exige a conscincia do inacabamento ( FREIRE,1998)

4.

DIMENSO LDICA
Desenvolver o ldico promovendo o encontro com a alegria e o prazer de ensinar e aprender.

Propiciar a vivncia de jogos, como uma das estratgias pedaggicas. A alegria, o humor, o prazer, so elementos essenciais pratica docente. Aprender brincando, onde o riso se mistura com a descoberta do saber, onde a alegria rodopia suas asas na imaginao criativa, onde cantar se entrelaa com a aprendizagem de sinais, de cdigos lingsticos, da linguagem corporal, onde jogar introduz a aprendizagem de regras, de colaborao, de parceria. O ldico animador, exultante, tornando a aprendizagem colorida e prazerosa. O jogo faz parte do processo de formao do homem, nas suas mais diversas formas de manifestao cultural .

5.

DIMENSO DE POSSIBILIDADES
Propiciar o despertar de sonhos possveis, a elaborao de projetos acadmicos, a atitude de

ousadia, a coragem de romper paradigmas, a viso de futuro. O educador que visualiza as influncias externas e est inserido no contexto social histrico poltico e econmico favorecer espaos para a mudana, a flexibilidade, incentivando a pesquisa, e novas alternativas de aprender. Vivenciar a diferena sedimentada na perspectiva do novo. A pedagogia de possibilidades cria um espao fecundo, porque trabalhando com as possibilidades que revelamos nossa crena nas pessoas, no potencial criativo ( LEAL, 1997)

Revista Iberoamericana de Educacin (ISSN: 1681-5653)

Barros Leal, R.: As dimenses educativas...

Trabalhar com as crianas olhando-as como sujeitos, como construtores do mundo, fazedores da histria. Operacionalizar metodologias que despertem a capacidade do aluno, suas potencialidades, abrindo perspectivas para criar desafios. Realizar projetos pedaggicos, construir planos audaciosos, montar cenrios futuristas, discutir realizaes, possibilitar a montagens de jogos criativos. Propcios a superao de modelos que aprisionam utopias.

6.

DIMENSO AXIOLOLGICA
A discusso da tica, proporcionando a reflexo sobre os valores que norteiam a formao do

homem . Avaliar os valores atuais impostos pela mdia. Refletir sobre a filosofia que rege a vida do educador e do educando e os valores que direcionam a prtica pedaggica. Estar sendo, a condio entre ns, para ser. No possvel pensar os seres humanos longe, sequer, da tica, quanto mais fora dela. Estar longe, ou pior, fora da tica, entre ns, mulheres e homens, uma transgresso.(FREIRE, 1997) Discutir e proporcionar aos alunos a vivncia de atitudes ticas, de valores solidrios e respeito mtuo, creio que seja uma das alternativas metodolgicas. Os jogos, as brincadeiras, a leitura de contos, as dramatizaes de cenas do cotidiano, o teatro de fantoche, podem colaborar com a formao de sujeitos ticos.

7.

DIMENSO POLTICO- SOCIAL


A escola o locus da vida social que o aluno experimenta, alm de seu ncleo familiar.

importante proporcionar situaes em que o aluno se perceba como sujeito. A participao em conselhos, a formao de grupos de jovens. Instigar situaes que sugerem a experincia de cidadania organizada, escolhas coletivas, oportunizar exerccios que envolvem a deliberao de normas grupais, a formao de times solidrios, grupos de experimentos , grupos de arte e cultura, de comunicao e esporte. Essas experincias, provavelmente, proporcionaro aos educandos situaes de aprendizagem do coletivo. Momentos de informes, leituras de fatos e acontecimentos atuais, dramatizaes de cenas do cotidiano enfatizando problemas sociais e polticos, troca de informaes. Potencializar o espao escolar em sua diversidade formativa para que o aluno perceber-se como sujeito histrico capaz de assumir compromissos e responsabilidade social. Conhecer as normas sociais, as regras que orientam a conduta social analisando-as a partir de uma viso crtica . Educar para cidadania.

8.

DIMENSO HUMANA RELACIONAL


Espao da subjetividade. Reconhecer a importncia da interao. Entender-se com um sujeito de

relaes. Sujeito de desejo. Fomentar vnculos positivos. Fortalecer elos de generosidade. Desenvolver sentimentos de incluso e pertena grupal. Estabelecer relaes de proximidade ajudando a cultivar a tica da solidariedade.

Revista Iberoamericana de Educacin (ISSN: 1681-5653)

Barros Leal, R.: As dimenses educativas...

Todas as vicissitudes humanas perpassam de ponta a ponta esse espao ou tempo, vicissitudes que podem ser traduzidas em conflitos alegrias, recalques, exibicionismo, esperanas, avanos e retrocessos. Enfim, tudo que humano ( NOVASKI, 1996) Aplicar metodologias que facilitem a participao dos alunos em jogos e exerccios interativos, brincando juntos, compartilhando dificuldades, resolvendo conflitos, elaborando acordos de convivncia. Criar vnculos positivos, pontes de humanidade, fortalecer os elos de amizade e generosidade, criar possibilidades de construo de novas referncias e representaes no campo da afetividade. Desenvolver sentimentos de incluso e pertena grupal na referncia do coletivo, das relaes de proximidade ajudandoos a enfrentar o medo e buscar o riso, a gostar de si mesmo e do outro, a perceber a importncia das relaes afetivas, dos sentimentos de segurana para que possam desafiar as dificuldades que marcam o jogo da nossa existncia.(LEAL, 1997).

9.

DIMENSO DIDTICO- PEDAGGICA


Planejar as atividades docentes. Pensar estrategicamente. Cuidar em conhecer os alunos.

Selecionar contedos relevantes e atuais, operar metodologias participativas que priorizem a socializao de experincias, a pesquisa e a troca de saberes. Utilizar novas tecnologias forjando percursos individuais, sem perder de vista a dimenso coletiva do aprender. Este processo exige reflexo crtica permanente, observando quais as aes planejadas deram resultados? Como o processo vem acontecendo? O sendo e o devir a ser, fazem parte das finalidades do processo educativo. Planejar o cotidiano da sala de aula relacionado aos grandes objetivos, s diferentes estratgias, s diretrizes curriculares, flexibilizao, a interdisciplinaridade , a relao com problemas atuais. Planejar com os alunos tornando-os investigadores da realidade . Planejar e sistematizar com os colegas, com professores de outras reas do conhecimento, provocando dvidas sobre o estabelecido, transgredindo paradigmas obsoletos na busca de modelos alternativos. Planejar para investir qualitativamente , fazendo e refazendo a praxis pedaggica.

10.

DIMENSO FAMILIAR
Reconhecer o significado da famlia no processo de formao do aluno, sobretudo, numa

perspectiva de participao. A famlia inserindo-se na escola, na medida de suas possibilidades. Quando nos referimos aqui sobre essa questo estamos chamando ateno para uma ida e vinda daqueles fazem parte da vida dos alunos, excluindo a tradicional forma de entrega dos boletins escolares, das reunies de estudo e informao. Ir mais alm, rebuscar trilhas que combinem caminhadas em parceria. Robustecer os contatos informais, as conversas breves. Cada escola, cada professor, podem em conjunto, com a famlia, desenhar caminhos e gestar alternativas de partilhamento.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Ed. Paz e Terra S/ Rio de Janeiro,1997. KRAMER, Sonia. Por entre as Pedras: Arma e Sonho na Escola.. So Paulo: tica, 1994 LEAL, Regina Barros. Proposta Pedaggica para Adolescente Privado de liberdade. Cear, UNICEF, 1998
Revista Iberoamericana de Educacin (ISSN: 1681-5653)

Barros Leal, R.: As dimenses educativas...

VASCONCELOS, Celso S. A Construo do Conhecimento em Sala de Aula. So So Paulo, Liberdad, 1994

BIBLIOGRAFIA PARA CONSULTA POSTERIOR


ABRAMOVICH, Fanny - O Estranho Mundo que se mostra s Crianas - Summus Editorial - 1983. ALMEIDA, de Paulo Nunes - Tcnicas e Jogos pedaggicos - Ed. Loyola - 1987. ALVES, Rubem Azevedo. Conversas com quem gosta de ensinar. Ed. ARS Potica. So Paulo,1995. BENJAMIN, Walter - Reflexes: A criana, o brinquedo, a educao - Summus Editorial, 1984. BUFFA, Ester et Alli - Educao e Cidadania - Quem educa o cidado? Cortez Editora, 1993. CASTILHO, urea. A Dinmica do Trabalho de Grupo. Qualitymark, 1995 CUNHA, Maria Isabel da. O Bom professor e sua prtica. So Paulo Editora Papirus, 1989 GROSSI, Esther Pillar. Paixo de Aprender. Ed.Vozes. Rio de Janeiro,1992. KIRBY. A . 150 jogos de Treinamento. So Paulo: T & Editora, 1995 LOPES, Josiane. Vygotsky : O Terico Social da Inteligncia. In.Nova Escola. Dez. 1996. LUCKESI, Cipriano Carlos. O papel da Didtica na formao do educador. In. Repensando a Didtica. Campinas, So Paulo, Papirus, 1991. MATOS, Junot Cornlio. Do professor reprodutivista ao professor construtivista. In. Revista de Educao AEC, n 102/1997. MORAIS, Rgis (org.). Sala de aula : que espao este?, So Paulo, Papirus,1993 SEVERINO, A . J. O compromisso dos educadores com os interdisciplinar: A exigncia da teoria e da prtica. In. Interdisciplinaridade: para alm da filosofia do sujeito. Vozes,1995 SLAD, Peter - O Jogo Dramtico Infantil - Summus Editora - 1978. SUASSUNA, Ariano - Iniciao Esttica - ed. UEPE - 1992. VASCONCELOS, Celso dos S. Construo da Disciplina Consciente e Interativa na Sala de Aula e na Escola. 3 edi o, Libertad, 1994 RANGEL, Mary. Dinmicas de Leitura para Sala de Aula. Petrpolis: Vozes, 1993 YOZO, Ronaldo Yudi K. 100 Jogos para Grupos: uma abordagem psicodramtica para empresas, escolas e clnicas. So Paulo, AGORA, 1996
a

Revista Iberoamericana de Educacin (ISSN: 1681-5653)

Das könnte Ihnen auch gefallen