Sie sind auf Seite 1von 6

Prova de auditoria: as explicaes verbais do auditor, por si s, no representam suporte adequado para o trabalho que o auditor executou ou as concluses

q este atingiu. A prova de auditoria a convico razovel obtida pelo auditor que os registos contabilsticos includos nas DF esto devidamente suportados e q foram bem registados. A prova pode ser obtida rem relao a cada uma das asseres sendo a sua credibilidade influenciada pela fonte e natureza. necessrio fazer procedimentos de auditoria para obter prova. Os meios disponveis ao auditor para a seleco de testes so: (a) (b) (c) Seleccionar todos os itens (100% de exame); Seleccionar itens especficos; e Amostragem de auditoria.

(a) Asseres acerca de classes de transaces e acontecimentos relativos ao perodo em auditoria(o que esta na D. Resultados): (i) Ocorrncia transaces e acontecimentos que foram registados ocorreram e dizem respeito entidade. (ii) Plenitude todas as transaces e acontecimentos que deveriam ser registados foram registados. (iii) Rigor quantias e outros dados relativos a transaces e acontecimentos registados foram apropriadamente registados. (iv) Corte transaces e acontecimentos foram registados no perodo contabilstico correcto. (v) Classificao transaces e acontecimentos foram registados nas contas devidas. (b) Asseres acerca de saldos de conta no final do perodo(o que esta no balano): (i) Existncia activos, passivos e interesses de capital prprio existem.

(ii) Direitos e obrigaes a entidade detm ou controla os direitos a activos, e os passivos so as obrigaes da entidade. (iii) Plenitude todos os activos, passivos e interesses de capital prprio que deveriam ter sido registados foram registados. (iv) Valorizao e imputao activos, passivos e interesses de capital prprio esto includos nas demonstraes financeiras pelas quantias apropriadas e quaisquer

ajustamentos resultantes de valorizao e imputao esto apropriadamente registados. (c) Asseres acerca da apresentao e divulgao(o que esta nos anexos): (i) Ocorrncia e direitos e obrigaes os acontecimentos, transaces e outras matrias divulgados ocorreram e dizem respeito entidade. (ii) Plenitude todas as divulgaes que devam ter sido includas nas demonstraes financeiras foram includas. (iii) Classificao e compreensibilidade a informao financeira est apropriadamente apresentada e descrita, e as divulgaes esto claramente expressas. (iv) Rigor e valorizao a informao financeira e outra esto razoavelmente divulgadas e por quantias apropriadas.

Prova de auditoria obtm-se: a) (b) (i) (ii) Procedimentos de avaliao do risco; e Procedimentos de auditoria adicionais, que compreendem: Testes de controlos. Procedimentos substantivos: testes de pormenor/detalhe e procedimentos analticos substantivos.

Procedimentos Inspeco Observao Confirmaes Externas Reclculo Desempenho de Novo (refazer) Procedimentos Analticos Indagao

Procedimentos substantivos Testes realizados com o objectivo de se detectarem distores materialmente relevantes nas demonstraes financeiras. So procedimentos feitos para baixar o risco de distoro quanto mais procedimentos + conclusivo ser o nvel de risco. Incluem os testes de detalhes de transaces e saldos (anlise dos movimentos e saldos das contas e de outros registos contabilsticos para se aferir a credibilidade das informaes das DF) e os procedimentos analticos que consistem na anlise de rcios e de tendncias significativos, referindo-se a todas as comparaes realizadas com base nas informaes contabilstico-financeiras e de gesto. Os procedimentos analticos incluem a considerao de comparaes da informao financeira da entidade com, por exemplo: A informao comparvel de perodos anteriores. Os resultados antecipados da entidade, tais como oramentos ou previses, ou expectativas do auditor, tal como uma estimativa de depreciao. A informao similar do sector, tal como a comparao do rcio vendas/contas a receber da entidade com as mdias do sector ou com outras entidades de dimenso comparvel dentro do mesmo sector. Os procedimentos analticos tambm incluem a considerao de relacionamentos, por exemplo: Entre elementos da informao financeira que se esperaria que se conformassem com um modelo predizvel baseado na experincia da entidade, tal como percentagens de margens brutas. Entre informao financeira e informao no financeira relevante tal como custos das folhas de frias para nmero de empregados. Testes de controlo: Testes que se realizam para obter prova de auditoria acerca da adequada concepo e da eficaz operacionalidade do sistema de controlo interno. Os testes de controlo so normalmente os seguintes: Utilizam-se as tcnicas de seleco de amostras para estes testes Quando se realiza um teste de controlo e se detectam deficincias no SCI, no adianta aprofundar o teste, a menos que haja uma explicao para a falha do SCI naquele caso concreto.

Estratgia de confiana: quando se entende que o SCI funciona e tem de se ver se funciona atravs dos testes aos controlos. Estratgia substantiva: quando no existe SCI ou funciona mal.

Ao fazer uma auditoria tm-se de fazer primeiro uma avaliao preliminar para atribuir um valor ao risco de distoro material que nesta fase so pode ser mau ou mdio. Se se entender q o SCI funciona ento parte-se para uma abordagem de confiana com mais testes aos controlos e menos procedimentos substantivos faz-se ento o plano de trabalho executam-se ento testes aos controlos onde se confirma ou no a avaliao preliminar. Se se confirmar q o RDM baixo apartir da o auditor assume uma estratgia de confiana fazendo menos procedimentos substantivos. Se o RDM alto ento faz-se a reviso do plano de trabalho com mais incidncia em procedimentos substantivos. Risco de auditoria O risco de o auditor expressar uma opinio de auditoria no apropriada quando as demonstraes financeiras esto materialmente distorcidas. Risco de distoro material O risco de as demonstraes financeiras estarem materialmente distorcidas antes da auditoria. 1. Risco inerente- risco intrnseco ao negcio da empresa no sector * 2. Risco de controlo- o risco do SCI no detectar distores nas D.financeiras * Risco de deteco- risco dos procedimentos do auditor para reduzir o risco de auditoria no detectarem distores materialmente relevantes. Os procedimentos de avaliao do risco devem incluir o seguinte: Indagaes gerncia e a outros dentro da entidade que no julgamento do auditor possam ter informao que seja provvel que ajude a identificar os riscos de distoro material devido a fraude ou a erro. Procedimentos analticos; Observao e inspeco. Sistema de controlo interno: significa todas as polticas e procedimentos (controlos internos) adoptados pela gesto de uma entidade que contribuam para a obteno dos objectivos da gesto de assegurar, tanto quanto possvel, o rigor e a plenitude. O controlo interno compreende o controlo interno contabilstico e o controlo interno administrativo. O primeiro visa garantir a fiabilidade dos registos contabilsticos, facilitar a reviso das operaes financeiras autorizadas pelos responsveis e a salvaguarda de activos. O segundo compreende o controlo hierrquico e dos procedimentos e registos relacionados com o processo de tomada de decises e, portanto, com os planos, polticas e objectivos definidos pelos responsveis.

Avaliar o controlo interno determinar o seu grau de confiana. Obtm-se examinado a segurana e a fiabilidade da informao e o seu grau de eficcia na preveno e deteco de erros e irregularidades. A avaliao do controlo interno tambm tem como objectivo determinar a profundidade dos procedimentos que o auditor deve adoptar na conduo dos seus trabalhos. Identificados os procedimentos de controlo interno existentes numa organizao, h que descrev-los e document-los.

A avaliao do SCI integra as seguintes fases: Identificao e descrio dos sistemas implementados; Testes de procedimentos (acompanhamento de uma operao); Identificao dos pontos-chave do controlo e avaliao preliminar dos controlos; Realizao dos testes de controlo; Apreciao do funcionamento do sistema.

Materialidade: informao materialmente relevante informao cuja omisso ou distoro tem um impacto significativo nos stakeholders. Divide aquilo que tem impacto do que no tem e depende do julgamento do ROC. Quanto maior a materialidade menor o risco. Se a materialidade significativamente diminuta na concluso da auditoria, ou seja, se o seu impacto reduzido na concluso, o auditor deve reavaliar os procedimentos de auditoria que fez baseado no plano da materialidade para assegurar que foram de facto suficientes para detectar qualquer erro de relato material. Tipos de CLC Padro/limpa c/ reservas Modificada por limitao do mbito/ escusa de opiniao por desacordo/opinio adversa

c/ enfases

opinio adversa: quando as reservas por desacordo so muito significativas no se faz reserva por desacordo mas uma opinio adversa

escusa de opinio: quando existe uma serie significativa de reservas por limitao do mbito e q o auditor no tem condies para dar uma opinio certa e apropriada reserva por limitao do mbito: quando o revisor pede circularizao e ningum lhe da confirmao. Reservas por desacordo: quando o ROC no esta de acordo com algo nas D.financeiras. podem resultar da no aceitao das politicas contabilsticos, da derrogao de princpios contabilsticos, etc. As enfases: so situaes que no afectam a opinio do auditor mas exigem meno no relatrio. Resultam de situaes que afectam as D.financeiras mas que no afectam a opinio do auditor por ser uma incerteza. As reservas: resultam de situaes que afectam as D.financeiras e que afectam a opinio do auditor

Das könnte Ihnen auch gefallen