Sie sind auf Seite 1von 75

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

Aula 03
Ol, Pessoal! Esta a Aula 03 do curso de Administrao Pblica em exerccios para AFRFB. Nela, veremos os seguintes itens do edital:
Aula 03 03/08: 1. Organizao do Estado e da Administrao Pblica. 7. Governo eletrnico e transparncia. 9. Novas tecnologias gerenciais e organizacionais e sua aplicao na Administrao Pblica.

Boa Aula!

Sumrio
1. QUESTES COMENTADAS ..................................................................................... 2 1.1. 1.2. 2. LISTA DAS QUESTES ......................................................................................... 58 GABARITO ....................................................................................................... 74

PONTOS IMPORTANTES DA AULA ....................................................................... 74

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

1. Questes Comentadas
1. (ESAF/RECIFE/2003) No sistema brasileiro, a noo de pessoa poltica engloba as seguintes entidades: a) Estados-Federados, autarquias e fundaes pblicas b) Unio Federal e Municpios c) Distrito Federal e empresas pblicas d) Municpios, Distrito Federal e autarquias e) Autarquias e fundaes pblicas Entidade sinnimo de pessoa jurdica, ou seja, de ente com capacidade para adquirir direitos e contrair obrigaes em nome prprio. So duas as espcies de entidades: as entidades polticas e as entidades administrativas. Entidades polticas so pessoas jurdicas de direito pblico que tm suas atribuies outorgadas diretamente pela Constituio, bem como autonomia para desempenh-las. Segundo a CF88:
Art. 1 A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos:

Nossa federao formada pela Unio, pelos estados, pelos municpios e pelo Distrito Federal. A questo no pede todas as elas, mas quais esto englobadas. A nica alternativa que no traz entidades administrativas a letra B. Gabarito: B.

2. (ESAF/AFRFB/2009) Administrativamente, os municpios se submetem aos estados, e estes, por sua vez, submetem-se Unio. A questo errada. As entidades polticas so dotadas de autonomia, que podemos dividir em trs aspectos: Auto-Organizao: entes federados elaboram suas constituies e leis; Autogoverno: eleio dos governantes e governaro sem nenhuma interveno da Unio. paralamentares, que

Auto-Administrao: manifesta a capacidade de cada ente poltico para prestar os servios e desempenhar as atividades a eles cometidas. Gabarito: E.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 3. (ESAF/AFRFB/2009) Embora, por princpio, todos os entes federados sejam autnomos, em determinados casos, os estados podem intervir em seus municpios. A questo certa. Apesar da autonomia dos entes subnacionais, tanto a Unio pode intervir nos estados quanto estes podem intervir nos municpios. Vale a pena dar uma lida nos arts. 34 e 35 da CF88 para relembrar as hipteses de interveno. Lembrem-se tambm que a Unio no pode intervir nos municpios, somente quando integrantes de territrio federal. Gabarito: C.

4. (ESAF/AFRFB/2009) Sobre a organizao do Estado brasileiro, correto afirmar que, quando institudas, as regies metropolitanas podem gozar de prerrogativas polticas, administrativas e financeiras diferenciadas em relao aos demais municpios do estado. A questo errada porque as regies metropolitanas no constituem entes federativos, como os municpios, e no possuem prerrogativas polticas, administrativas e financeiras. Segundo a CF88:
Art. 25, 3 - Os Estados podero, mediante lei complementar, instituir regies metropolitanas, aglomeraes urbanas e microrregies, constitudas por agrupamentos de municpios limtrofes, para integrar a organizao, o planejamento e a execuo de funes pblicas de interesse comum.

Gabarito: E.

5. (ESAF/MRE/2002) Enquanto a desconcentrao um modo de realizar a prestao de determinado servio pblico instalando unidades do prprio rgo, com certo poder de deciso, mais prximo dos seus usurios, com distribuio interna de competncias, a descentralizao ocorre ao transferir-se tal atendimento ou execuo, para outras pessoa ou entidades criadas com essa finalidade. Questo correta. Segundo Maria Sylvia Zanella Di Pietro:
Descentralizao a distribuio de competncia de uma para outra pessoa, fsica ou jurdica. Difere da desconcentrao pelo fato de ser esta uma distribuio interna de competncias, ou seja, uma distribuio de competncia dentro da mesma pessoa jurdica; sabe-se que a Administrao Pblica organizada hierarquicamente, como se fosse uma pirmide em cujo pice se situa o Chefe

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


do Poder Executivo. As atribuies administrativas so outorgadas aos vrios rgos que compem a hierarquia, criando-se uma relao de coordenao e subordinao entre uns e outros. Isso feito para descongestionar, desconcentrar, tirar do centro um volume grande de atribuies, para permitir seu mais adequado e racional desempenho. A desconcentrao liga-se hierarquia. A descentralizao pressupe a existncia de, pelo menos, duas pessoas.

A desconcentrao compreende o processo de distribuio de competncia dentro da mesma pessoa jurdica, na hierarquia. J a descentralizao envolve a existncia de outra pessoa jurdica para quem repassada a competncia. Por exemplo, cabe ao Estado recolher tributos da sociedade. Esta competncia foi transferida para o Ministrio da Fazenda, que transferiu-a para a Receita Federal, que criou superintendncias regionais responsveis pelo recolhimento dos tributos em determinados estados. Cada superintendncia possui suas delegacias nos municpios. Reparem que foram criados vrios rgos, que no possuem personalidade jurdica prpria. Estamos diante da desconcentrao. Outra competncia do Estado emitir ttulos da dvida. Cabe ao Banco Central desempenhar tal tarefa, uma autarquia ligada ao Ministrio da Fazenda. Portanto, neste caso, foi criada uma nova pessoa jurdica, distinta, que recebeu determinada incumbncia do ente central. Estamos diante da descentralizao. Gabarito: C.

6. (ESAF/AFRFB/2009) Sobre a organizao do Estado brasileiro, correto afirmar que, quando existentes, os territrios federais gozam da mesma autonomia poltico-administrativa que os estados e o Distrito Federal. Maria Sylvia Zanella Di Pietro diferencia dois tipos de descentralizao: Descentralizao Poltica: ocorre quando o ente descentralizado exerce atribuies prprias que no decorrem do ente central; a situao dos Estados-membros da federao e, no Brasil, tambm dos Municpios. Cada um desses entes locais detm competncia legislativa prpria que no decorre da Unio nem a ela se subordina. Descentralizao Administrativa: ocorre quando as atribuies que os entes descentralizados exercem s tm valor jurdico que lhes empresta o ente central. A titularidade do servio continua com o ente central. A diferena entre as duas que, na descentralizao poltica, as competncias dos entes descentralizao so de sua titularidade, lhe so prprias, definidas pela Constituio. J na descentralizao administrativa a competncia do ente central que a empresa para o ente descentralizado.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A descentralizao poltica caracterstica dos Estados Federais, pois os entes subnacionais possuem competncias prprias. J nos Estado Unitrios, s podemos falar em descentralizao administrativa, pois as unidades regionais recebem suas atribuies do ente central. Maria Sylvia Di Pietro fala em trs tipos de descentralizao administrativa:
Tipos de Descentralizao Administrativa Territorial ou Geogrfica: verifica-se quando uma entidade local dotada de personalidade jurdica prpria, de direito pblico, com capacidade administrativa genrica. prpria dos Estados unitrios. Por Servios, Funcional ou Tcnica: o poder pblico cria uma pessoa jurdica de direito pblico ou privado e a ela atribui a titularidade e a execuo de determinado servio pblico, criao das entidades da administrao indireta. Por Colaborao: ocorre quando se transfere a execuo de determinado servios pblico a pessoa jurdica de direito privado, previamente existente, conservando o Poder Pblico a titularidade do servio. Ocorre por meio da concesso, permisso ou autorizao de servio pblico.

Os territrios federais so um tipo de descentralizao administrativa territorial. Possuem personalidade jurdica, com capacidade administrativa, com a qual podem exercer a gesto dos servios pblicos; com a capacidade legislativa, podem elaborar normativos, mas sem autonomia, sempre subordinados ao ente central. A questo errada porque os territrios possuem apenas autonomia administrativa, no possuem autonomia poltica. Gabarito: E.

7. (ESAF/AFRF/2005) Assinale, entre as seguintes definies, aquela que pode ser considerada correta como a de rgo pblico. a) Unidade personalizada, composta de agentes pblicos, com competncias especficas. b) Centro funcional, integrante da estrutura de uma entidade, com personalidade jurdica de direito pblico. c) Conjunto de agentes pblicos hierarquicamente organizados. d) Centro de competncias, com patrimnio, responsabilidades e agentes prprios, criado para uma determinada atividade. e) Unidade organizacional, composta de agentes e competncias, sem personalidade jurdica.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Segundo Hely Lopes Meirelles:
rgos pblicos so centros de competncia institudos para o desempenho de funes estatais, atravs de seus agentes, cuja atuao imputada pessoa jurdica a que pertencem. So unidades de ao com atribuies especficas na organizao estatal. Cada rgo, como centro de competncia governamental ou administrativa, tem necessariamente funes, cargos e agentes, mas distinto desses elementos, que podem ser modificados, substitudos ou retirados sem supresso da unidade orgnica.

Gabarito: E.

8. (ESAF/SEFAZ-MT/2001) Caracteriza o rgo autnomo a personalidade jurdica prpria. Meirelles traz uma classificao dos rgos pblicos quanto posio estatal:
rgos Pblicos quanto Posio Estatal rgos Independentes: So os definidos na Constituio e representativos dos Poderes do Estado. No possuem qualquer subordinao hierrquica e somente so controlados uns pelos outros. Ex.: Congresso Nacional, Cmara dos Deputados, Senado Federal, Chefias do Executivo, Tribunais e Juzes, Ministrio Pblico e Tribunais de Contas. rgos Autnomos: So os subordinados diretamente cpula da Administrao. Tm ampla autonomia administrativa, financeira e tcnica, caracterizando-se como rgos diretivos, com funes de planejamento, superviso, coordenao e controle das atividades que constituem sua rea de competncia. Seus dirigentes so, em geral, agentes polticos nomeados em comisso. So os Ministrios e Secretarias, bem como a AGU (Advocacia-Geral da Unio) e as Procuradorias dos Estados e Municpios. rgos Superiores: Detm poder de direo, controle, deciso e comando dos assuntos de sua competncia especfica. Representam as primeiras divises dos rgos independentes e autnomos. Ex.: Gabinetes, Coordenadorias, Departamentos, Divises, etc. rgos Subalternos: So os que se destinam execuo dos trabalhos de rotina, cumprindo ordens superiores. Ex.: portarias, sees de expediente, etc.

A questo errada porque os rgos autnomos tambm no tm personalidade jurdica prpria. Gabarito: E.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 9. (ESAF/AFT/2010) Tendo por base a organizao administrativa brasileira, classifique as descries abaixo como sendo fenmenos: (1) de descentralizao; ou (2) de desconcentrao. Aps, assinale a opo correta. ( ) Criao da Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), para prestar servios oficiais de estatstica, geologia e cartografia de mbito nacional; ( ) Criao de delegacia regional do trabalho a ser instalada em municipalidade recm emancipada e em franco desenvolvimento industrial e no setor de servios; ( ) Concesso de servio pblico para a explorao do servio de manuteno e conservao de estradas; ( ) Criao de novo territrio federal. a) 2 / 1 / 2 / 1 b) 1/ 2 / 2 / 1 c) 2/ 2 / 1 / 1 d) 1/ 2 / 1 / 1 e) 1/ 2 / 1 / 2 O IBGE uma fundao pblica, por isso descentralizao. As delegacias regionais do trabalho, assim como as delegacias da Receita Federal, so rgos, desconcentrao. A concesso de servio pbico um tipo de descentralizao administrativa, a descentralizao por colaborao. Os territrios federais so autarquias territoriais, com personalidade jurdica, um tipo de descentralizao administrativa. Gabarito: D.

10. (CESPE/STF/2008) A escolha pela subveno a uma instituio privada para a prestao de um servio pblico de sade representa forma de desconcentrao do servio pblico. Questo errada. uma forma de descentralizao por colaborao. Gabarito: E.

11. (ESAF/CGU/2004) As entidades polticas e administrativas, centralizadas ou descentralizadas, so criadas por lei.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Questo errada. As entidades polticas so pessoas jurdicas de direito pblico cuja criao emana diretamente da Constituio. Por outro lado, as pessoas ou entidades administrativas (descentralizadas) dependem de lei para sua criao. Contudo, nem todas so criadas por lei, eis que somente as autarquias que so marcadas por tal caracterstica. Gabarito: E.

12. (FCC/TRT-AL/2010) No tocante a Administrao Indireta, na descentralizao administrativa existe subordinao hierrquica entre a pessoa jurdica incumbida do servio pblico e a pessoa poltica instituidora. Um ponto importante em relao s entidades da administrao indireta est no seu controle. De um lado, a entidade da Administrao Indireta tem o direito de exercer com certa independncia a atividade a ela cometida por lei (capacidade de auto-administrao); de outro, tem o dever de exercer esta atividade, tambm com base nos termos postos na lei. Pra Zanella:
Disso resultam dois aspectos : de um lado, a capacidade de autoadministrao, que lhes confere o direito de exercer, com independncia, o servio que lhes foi outorgado por lei, podendo opor esse direito at mesmo pessoa poltica que as instituiu. De outro lado, o dever de desempenhar esse servio, o que as coloca sob fiscalizao do Poder Pblico; este precisa assegurar-se de que aquela atividade que era sua e foi transferida a outra pessoa poltica seja exercida adequadamente

Portanto podemos definir a tutela ou controle finalstico como o controle exercido pelos rgos centrais da Administrao Direta sobre as entidades da Administrao Indireta a eles vinculadas, nas hipteses expressamente previstas em lei e na forma por esta estabelecida. No h relao de subordinao, de hierarquia, entre a Administrao Direta e as entidades da Administrao Indireta, mas sim um controle finalstico. Na esfera federal a tutela denominada superviso ministerial e tem como objetivos, segundo o art. 26 do Decreto-lei 200/67:
I a realizao dos objetivos fixados nos atos de constituio da entidade; II a harmonia com a poltica e a programao do Governo no setor de atuao da entidade; III a eficincia administrativa; IV a autonomia administrativa, operacional e financeira da entidade.

Questo errada, no h subordinao hierrquica, a descentralizao caracteriza-se pela transferncia de atribuies para entidade fora da hierarquia. Gabarito: E.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 8

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 13. (ESAF/IRB/2004) O que caracteriza as entidades da Administrao Indireta Federal que a) so dotadas de personalidade jurdica distinta da Unio. b) so dotadas de personalidade jurdica de direito privado. c) so dotadas de personalidade jurdica de direito pblico. d) subordinam-se a rgos da Administrao Direta. e) constituem um patrimnio pblico personificado. A letra A certa. Vimos que as entidades da administrao indireta possuem personalidade jurdica prpria, ou seja, distinta da Unio. O mesmo ocorre com as entidades da administrao indireta nos estados e municpios. As letras B e C so erradas, existem entidades de direito pblico (autarquias e fundaes) e entidades de direito privado (fundaes, empresas pblicas e sociedades de economia mista). A letra D errada, vimos na questo anterior que no h subordinao. A letra E errada, essa a definio de fundao pblica. A fundao definida pela doutrina como um patrimnio personificado, parte-se da premissa de que um determinado patrimnio foi separado especificamente para aquele fim em si. importante no confundir com o conceito de autarquia. Vamos vlo na prxima questo. Gabarito: A.

14. (ESAF/MPU/2004) O servio pblico personificado, com personalidade jurdica de direito pblico, e capacidade exclusivamente administrativa, conceituado como sendo um(a) a) empresa pblica. b) rgo autnomo. c) entidade autrquica. d) fundao pblica. e) sociedade de economia mista. As autarquias so pessoas jurdicas de direito pblico, institudas diretamente por lei especfica, para o desempenho de atividades tpicas de Estado, gozando de todas as prerrogativas e sujeitando-se a todas as restries estabelecidas para a Administrao Pblica Direta. Para Di Pietro, a autarquia :

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


A pessoa jurdica de direito pblico, criada por lei, com capacidade de autoadministrao, para o desempenho de servio pblico descentralizado, mediante controle administrativo exercido nos limites da lei.

O DL200 define as autarquias da seguinte forma:


I - Autarquia - o servio autnomo, criado por lei, com personalidade jurdica, patrimnio e receita prprios, para executar atividades tpicas da Administrao Pblica, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gesto administrativa e financeira descentralizada.

As autarquias so consideradas um servio pblico personificado, expresso que indica a natureza de sua atividade (sempre prestao de servios tipicamente estatais) e o fato de constiturem uma pessoa jurdica, com capacidade de adquirir direitos e contrair obrigaes em nome prprio. Para guardar:
Patrimnio personificado (ou personalizado) = Fundao Servio pblico personificado (ou personalizado) = Autarquia.

Gabarito: C.

15. (ESAF/SEFAZ-MT/2001) No momento, somente existem no Brasil autarquias classificadas como de servio. As autarquias so consideradas um servio pblico personalizado, expresso que indica a natureza de sua atividade (prestao de servios tipicamente estatais) e o fato de constiturem uma pessoa jurdica, com capacidade de adquirir direitos e contrair obrigaes em nome prprio. Existem diferentes classificaes de autarquias. A que abrange as autarquias profissionais enquadra-se na classificao por tipo de atividade, em que temos as autarquias econmicas (Instituto do Acar e do lcool), de crdito (Caixas Econmicas), industriais (Imprensa Oficial), de previdncia (INSS), profissionais (OAB) e culturais ou ensino (Universidades). J outra classificao considera a capacidade administrativa, e divide as autarquias em geogrficas e de servio. As autarquias geogrficas, ou territoriais, so os territrios federais, que atualmente no existem no Brasil, mas esto previstos na legislao. As de servio so as demais. Gabarito: C.

16. (ESAF/ATRFB/2010) Quanto estrutura das autarquias, estas podem ser fundacionais e corporativas.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Maria Sylvia Zanella Di Pietro cita uma classificao das autarquias que considera sua estrutura. As fundacionais correspondem s fundaes de direito pblico. As corporativas exercem atividades de regulao e fiscalizao profissional, a partir da lei. Um exemplo a OAB. Gabarito: C.

17. (ESAF/ANA/2009) Ass Agncias Reguladoras integram a: a) Administrao Direta e so obrigadas a adotar a forma de autarquia. b) Administrao Direta e so obrigadas a adotar a forma de autarquia em regime especial. c) Administrao Indireta e so obrigadas a adotar a forma de autarquia. d) Administrao Indireta e so obrigadas a adotar a forma de autarquia em regime especial. e) Administrao Indireta e, embora esse tenha sido o lugar-comum at hoje, no so obrigadas a adotar a forma de autarquia, muito menos em regime especial. As atuais agncias reguladoras tm sido institudas sob a forma de autarquias especiais. Isto tem dois objetivos. O primeiro permitir que possam exercer atividades tpicas do Poder Pblico. Segundo entendimento do STF, apenas pessoas jurdicas de direito pblico podem exercer atribuies tpicas de Estado. O segundo conferir maior independncia a essas agncias, retirando elas da subordinao hierrquica da administrao direta. Contudo, o legislador vai alm, caracterizando-as como autarquias em regime especial, que pode ser traduzido, nos termos de cada lei instituidora, em prerrogativas especiais, normalmente relacionadas ampliao de sua autonomia administrativa e financeira. Para exemplificar, a seguir est o art. 8, 2, da Lei 9.472/97, que trata da ANATEL:
2 A natureza de autarquia especial conferida Agncia caracterizada por independncia administrativa, ausncia de subordinao hierrquica, mandato fixo de seus dirigentes e autonomia financeira.

O fato de serem institudas como autarquias em regime especial no significa que isso seja obrigatrio, no h na legislao nada que exija essa forma jurdica. O Governo Lula chegou a enviar para o Congresso em 2004 o Projeto de Lei 3.337 para criao da Lei Geral das Agncias Reguladoras, mas nem ele dispe sobre o tipo de entidade. Vamos ver uma questo do CESPE:

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 1. (CESPE/SENADO/2002) O processo de criao das agncias reguladoras casustico, no sentido de que inexiste um modelo autrquico especfico para a atividade regulatria, levando, por outro lado, a uma profuso de presses em torno da criao de entes dotados de diferenciado desenho institucional para mltiplas funes, sob a denominao de agncias. A questo certa. Casusmo, segundo o Dicionrio Houaiss, significa:
Sistema moral, atitude ou conduta hipcrita, de acomodao.

As agncias reguladoras esto sendo criadas como autarquias sob regime especial porque, de um lado, necessrio que tenham natureza de direito pblico para exercerem atividades tpicas de Estado, e de outro, devem possuir independncia em relao ao Poder Executivo. O problema que isto est mais para uma gambiarra, o velho jeitinho. Gabarito: E.

18. (ESAF/ATRFB/2010) A Administrao Pblica, ao criar fundao de direito privado, submete-a ao direito comum em tudo aquilo que no for expressamente derrogado por normas de direito pblico. A questo certa. As fundaes institudas pelo Estado podem assumir tanto a configurao pblica quanto privada. Para este ltimo tipo, elas submetemse s normas de direito privado, mas no integralmente. Gabarito: C.

19. (CESPE/CAMARA/2002) Nota-se na legislao pertinente s agncias reguladoras o propsito de fugir das formas licitatrias previstas nas normas gerais de licitao. A questo certa. O termo justamente este o objetivo da reguladoras usassem o prego estabelecidas em regulamento cessos de compras. fugir parece um pouco forte demais, mas Lei 9.986/2000, que permitiu que as agncias e a consulta, sendo que as regras poderiam ser prprio, conferindo maior flexibilidade nos pro-

Art. 37. A aquisio de bens e a contratao de servios pelas Agncias Reguladoras poder se dar nas modalidades de consulta e prego, observado o disposto nos arts. 55 a 58 da Lei no 9.472, de 1997, e nos termos de regulamento prprio.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


Pargrafo nico. O disposto no caput no se aplica s contrataes referentes a obras e servios de engenharia, cujos procedimentos devero observar as normas gerais de licitao e contratao para a Administrao Pblica.

O objetivo do Plano Diretor era conferir maior autonomia, retirando as amarras da Lei 8.666/1993. Gabarito: C.

20. (ESAF/ISS-RJ/2010) Sobre a organizao da administrao pblica brasileira, correto afirmar que: a) por serem qualificadas como autarquias de natureza especial, as agncias reguladoras integram a administrao direta. b) ao contrrio do que ocorre em relao s autarquias, a lei no cria empresas pblicas, apenas autoriza sua instituio. c) agncias reguladoras e agncias executivas so categorias de entidades pertencentes administrao indireta. d) a Constituio Federal veda, aos municpios, a criao de autarquias. e) no mbito federal, as empresas pblicas hierarquicamente, aos ministrios a que se vinculem. subordinam-se,

A letra A errada porque as agncias reguladoras, assim como as autarquias comuns, fazem parte da administrao INDIRETA. A letra B certa. Segundo a CF88:
XIX - somente por lei especfica podero ser criadas empresa pblica, sociedade de economia mista, autarquia ou fundao pblica; XIX somente por lei especfica poder ser criada autarquia e autorizada a instituio de empresa pblica, sociedade de economia mista e de fundao, cabendo lei complementar, neste ltimo caso, definir as reas de sua atuao;

Autarquias e fundaes pblicas de direito pblico so criadas por lei. Fundaes pblicas de direito privado, empresas pblicas e sociedades de economia mista tm sua criao autorizada por lei e so criadas pelo de seu ato constitutivo. A lei especfica autoriza a instituio da entidade; a partir desta autorizao, o chefe do Poder Executivo edita o ato constitutivo da entidade, sob a forma de decreto; este decreto levado a registro na Junta Comercial ou no Registro Civil de Pessoas Jurdicas, conforme o caso. A letra C errada. As agncias reguladoras e as agncias executivas so entidades da administrao indireta. Porm, elas no so uma nova categoria de entidade. Vimos que as agncias reguladoras so autarquias, ou seja, elas se inserem na categoria autarquia. J as agncias executivas so autarquias ou fundaes pblicas que recebem uma qualificao de agncia executiva.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 13

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A letra D errada, essa vedao, se existisse, seria um absurdo. A letra E errada, no h subordinao hierrquica das entidades da administrao indireta com os ministrios aos quais se vinculam,. Gabarito: B.

21. (ESAF/ATRFB/2010) Os servios sociais autnomos so entes paraestatais que no integram a Administrao direta nem a indireta. O servio social autnomo, segundo Hely Lopes Meirelles:
So todos aqueles institudos por lei, com personalidade de direito privado, para ministrar assistncia ou ensino a certas categorias sociais ou grupos profissionais, sem fins lucrativos, sendo mantidos por dotaes oramentrias ou por contribuies parafiscais. So entes paraestatais de cooperao com o Poder Pblico, com administrao e patrimnio prprios.

So exemplos: SESC, SESI, SENAI, SEST, etc. Embora oficializadas pelo Estado, no integram a administrao direta nem a indireta, mas trabalham ao lado do Estado, sob seu amparo. A questo certa. Gabarito: C.

22. (ESAF/ATRFB/2010) Organizao social a qualificao jurdica dada a pessoa jurdica de direito privado ou pblico, sem fins lucrativos, e que recebe delegao do Poder Pblico, mediante contrato de gesto, para desempenhar servio pblico de natureza social. A questo errada, so pessoas de direito privado apenas. Lei 9.637/1998:
Art. 1 O Poder Executivo poder qualificar como organizaes sociais pessoas jurdicas de direito privado, sem fins lucrativos, cujas atividades sejam dirigidas ao ensino, pesquisa cientfica, ao desenvolvimento tecnolgico, proteo e preservao do meio ambiente, cultura e sade, atendidos aos requisitos previstos nesta Lei.

Gabarito: C.

23. (ESAF/AFTE-RN/2004) O patrimnio personificado, destinado a um fim especfico, que constitui uma entidade da Administrao Pblica, com personalidade jurdica de direito pblico, cuja criao depende de prvia autorizao expressa por lei, se conceitua como sendo uma fundao pblica.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

14

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS As fundaes so figuras jurdicas oriundas do direito privado, constitudas pela atribuio de personalidade jurdica a um patrimnio e pela sua destinao a um fim especfico, sempre de carter social. Elas so constitudas por um patrimnio particular com o objetivo de prestar, sem fins lucrativos, um servio de ndole social, como sade, educao e assistncia. As fundaes pblicas coincidem com as fundaes privadas no que tange finalidade social e ao objeto no-lucrativo, s que o Poder Pblico que cria a entidade, afetando para tanto parcela do patrimnio pblico. Alguns autores admitem a participao de capital privado nas fundaes pblicas. Contudo, a maioria entende que ela deve ser formada exclusivamente por recursos pblicos. O que se aceita que a fundao, depois de criada com recursos exclusivamente pblicos, possa receber tambm recursos de particulares para a manuteno de suas atividades. Gabarito: C.

24. (ESAF/APO-MPOG/2010) Segundo alguns doutrinadores do Direito Administrativo, o Contrato de Gesto no seria o termo adequado para a pactuao entre rgos da administrao direta. Existem dois tipos de contratos de gesto: um celebrado dentro do poder pblico, com rgos e entidades da administrao direta e indireta; e outro celebrado com entidades sem fins lucrativos que recebem a qualificao de Organizaes Sociais. Ambos estavam previstos no Plano Diretor. Vamos comear analisando o primeiro tipo. A Emenda Constitucional 19/1998 inseriu o seguinte dispositivo no art. 37 da CF88:
8 A autonomia gerencial, oramentria e financeira dos rgos e entidades da administrao direta e indireta poder ser ampliada mediante contrato, a ser firmado entre seus administradores e o poder pblico, que tenha por objeto a fixao de metas de desempenho para o rgo ou entidade, cabendo lei dispor sobre: I - o prazo de durao do contrato; II - os controles e critrios de avaliao de desempenho, direitos, obrigaes e responsabilidade dos dirigentes; III - a remunerao do pessoal

Este contrato de gesto pode ser assinado por qualquer rgo da administrao direta ou entidade da indireta. A questo afirma que, para alguns doutrinadores, o contrato de gesto no o instrumento adequado para pactuao entre rgos da administrao direta.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

15

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Isso porque, como vimos antes, rgos no tem personalidade jurdica e, por isso, no poderiam constituir uma das partes em um contrato. Questo certa. Gabarito: C.

25. (ESAF/ATRFB/2010) O contrato de gesto, quando celebrado com organizaes sociais, restringe a sua autonomia. Aqui temos que tomar muito cuidado. Segundo o PDRAE:
As entidades que obtenham a qualidade de organizaes sociais gozaro de maior autonomia administrativa, e, em compensao, seus dirigentes tero maior responsabilidade pelo seu destino.

O que o Plano Diretor queria era transformar fundaes pblicas em entidades privadas sem fins lucrativos. O termo transformar no o mais correto, mas usado pelo prprio Plano, por isso nas questes deve ser considerado certo. Haveria a extino da fundao que executasse servios no exclusivos, que seriam assumidos por uma OS. Como o PDRAE deixa claro, o objetivo era lograr, assim, uma maior autonomia e uma consequente maior responsabilidade para os dirigentes desses servios. Nessa tica, a questo deveria ser marcada como errada, pois o contrato de gesto no restringiria a autonomia, o objetivo justamente o inverso. Porm, todavia, entretanto, contudo, a Senhora Maria Sylvia Zanella Di Pietro decidiu causar uma grande confuso, ao afirmar que:
O contrato de gesto, quando celebrado com entidades da Administrao Indireta, tem por objetivo ampliar a sua autonomia; porm, quando celebrado com organizaes sociais, restringe a sua autonomia, pois, embora entidades privadas, tero de se sujeitar a exigncias contidas no contrato de gesto.

De certa forma a autora est certa, j que as entidades sem fins lucrativos poderiam prestar os servios sem se restringir s regras do contrato de gesto, por isso ele limita sua autonomia. Mas isso algo pequeno, muito menor perto do objetivo explcito do programa de publicizao, que era tirar uma atividade de uma fundao pblica, sujeita a uma srie de regras de direito pblico, transferindo-a para uma entidade de direito privado. O problema que, em alguns casos, as bancas repetem essa besteira, como aconteceu nessa questo, que certa. Gabarito: C.

26. (ESAF/SEFAZ-RJ/2010) Sobre a Parceria Pblico-Privada (PPP), assinale a opo correta.


Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 16

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS a) So modalidades de PPP a concesso patrocinada e a concesso de uso. b) possvel que o objeto do contrato de PPP seja atividade regulatria. c) A modalidade de licitao para a PPP a concorrncia, no se admitindo, portanto, a realizao de lances em viva voz no processo licitatrio. d) O prazo de vigncia do contrato de PPP pode ser de at quarenta anos. e) Antes da celebrao do contrato de PPP, dever ser constituda sociedade de propsito especfico, incumbida de implantar e gerir o objeto da parceria. A Lei 11.079/04 criou um nova espcie de concesso de servio ou obra pblica. Jos dos Santos Carvalho Filho afirma que a PPP se trata de uma concesso especial, j que a prpria lei coloca que:
Art. 2 Parceria pblico-privada o contrato administrativo de concesso, na modalidade patrocinada ou administrativa.

A letra A errada, concesso patrocinada ou administrativa. A principal diferena entre a PPP e a concesso comum est na contraprestao pecuniria que cabe Administrao Pblica na PPP. Segundo a Lei 11.079/04:
3 No constitui parceria pblico-privada a concesso comum, assim entendida a concesso de servios pblicos ou de obras pblicas de que trata a Lei no 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, quando no envolver contraprestao pecuniria do parceiro pblico ao parceiro privado.

Como podemos observar no art. 2 da Lei 11.079/04, existem dois tipos de PPP: a patrocinada e a administrativa. A concesso patrocinada definida pela lei da seguinte forma:
1 Concesso patrocinada a concesso de servios pblicos ou de obras pblicas de que trata a Lei no 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, quando envolver, adicionalmente tarifa cobrada dos usurios contraprestao pecuniria do parceiro pblico ao parceiro privado.

Segundo Bandeira servio ou de obra tarifa cobrada dos pblico ao parceiro

de Mello, concesso patrocinada a prpria concesso de pblica de que trata a Lei 8.987, quando, adicionalmente a usurios, envolver contraprestao pecuniria do parceiro privado.

A concesso patrocinada se caracteriza pelo fato de o concessionrio perceber recursos de duas fontes, uma decorrente do pagamento das respectivas tarifas dos usurios e outra oriunda de pagamento pelo poder concedente. J a concesso administrativa conceituada como:
2 Concesso administrativa o contrato de prestao de servios de que a Administrao Pblica seja a usuria direta ou indireta, ainda que envolva execuo de obra ou fornecimento e instalao de bens.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

17

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A diferena neste caso que haver apenas uma fonte de remunerao do particular, que ser o Poder Pblico. Isto se deve ao fato de a Administrao Pblica ser a usuria direta ou indireta da prestao do servio. Outra diferena que a patrocinada refere-se apenas a servios pblicos, enquanto a administrativa fala apenas em prestao de servios. Bandeira de Mello afirma que o objetivo da lei, na verdade, por meios transversos, no confessados, o de realizar um simples contrato de prestao de servios segundo um regime diferenciado e muito mais vantajoso para o contratado que o regime geral de contratos. Zanella Di Pietro defende que a lei fala em usuria indireta para se referir ao fato de o parceiro privado, na concesso administrativa, prestar um servio pblico em que no possvel a cobrana de tarifas dos usurios. A autora se baseia no seguinte trecho da exposio de motivos:
As Parcerias Pblico-Privadas permitem um amplo leque de investimentos, suprindo demandas desde as reas de segurana pblica, habitao, saneamento bsico at as de infraestrutura viria ou eltrica.

O trecho cita alguns servios pblicos que no so cobrados da sociedade. Nestes casos, a prestao do servio ficaria a cago do particular, que receberia sua remunerao apenas da Administrao. A letra B errada, atividade regulatria exclusiva de Estado, indelegvel. A letra C errada. Segundo a Lei 11.079/2004:
Art. 10. A contratao de parceria pblico-privada ser precedida de licitao na modalidade de concorrncia, estando a abertura do processo licitatrio condicionada a: Art. 12. O certame para a contratao de parcerias pblico-privadas obedecer ao procedimento previsto na legislao vigente sobre licitaes e contratos administrativos e tambm ao seguinte: III o edital definir a forma de apresentao das propostas econmicas, admitindo-se: a) propostas escritas em envelopes lacrados; ou b) propostas escritas, seguidas de lances em viva voz;

A letra D errada. Segundo a Lei:


I o prazo de vigncia do contrato, compatvel com a amortizao dos investimentos realizados, no inferior a 5 (cinco), nem superior a 35 (trinta e cinco) anos, incluindo eventual prorrogao;

A letra E certa. Segundo a Lei:


Art. 9 Antes da celebrao do contrato, dever ser constituda sociedade de propsito especfico, incumbida de implantar e gerir o objeto da parceria.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

18

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


2 A sociedade de propsito especfico poder assumir a forma de companhia aberta, com valores mobilirios admitidos a negociao no mercado.

Antes da celebrao do contrato, dever ser constituda sociedade de propsito especfico, incumbida de implantar e gerir o objeto da parceria, isto , dever ser criada uma pessoa jurdica que ter como nico objeto social a execuo do contrato de parceria pblico privada. Gabarito: E.

27. (ESAF/CGU/2006) Sobre as parcerias pblico-privado (PPP), todas as opes abaixo so verdadeiras, exceto: a) As PPP admitem complementao de receitas por parte do setor pblico, de maneira a viabilizar o empreendimento a ser contratado. b) Embora o governo delegue ao setor privado os aspectos mercantis do empreendimento contratado mediante PPP, mantm suas prerrogativas de planejamento, monitoramento e regulamentao. c) As PPP podem ter como objetivo nico tanto o fornecimento de equipamentos como de mo-de-obra, ou ainda a execuo de obras pblicas. d) Nas PPP a alocao dos riscos definida contratualmente entre a administrao e os entes privados. e) A lei das PPP o regime predominante para as concesses administrativas, nas quais o usurio da prestao de servio a prpria administrao pblica. As letras A e B so certas. Segundo Brito e Silveira:
http://www.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=2555 Ainda que a lei brasileira enquadre as PPP como uma forma de concesso, elas se diferenciam das tradicionais no que se refere s fontes de remunerao do parceiro privado. Nas concesses tradicionais, a cobrana de tarifas suficiente para remunerar o investimento. J nas PPP, abre-se espao para uma complementao de receitas por parte do setor pblico, de modo a tornar o empreendimento vivel. Nos casos em que no h cobrana de tarifa do beneficirio ou quando a administrao a usuria, direta ou indireta, cabe ao poder pblico efetuar o pagamento integral pelo provimento do servio. Nos contratos de PPP, a eficincia advm da possibilidade de integrar elaborao de projeto, construo e operao de infraestruturas em um nico agente, o que gera incentivos no s para a otimizao de custos em uma lgica de ciclo de vida do projeto, mas, sobretudo, para uma melhor qualidade na prestao do servio, sem prejuzo da dimenso estratgica do planejamento da poltica pblica. Desta forma, o governo delega ao setor

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

19

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


privado aspectos tipicamente mercantis do empreendimento, mantendo suas prerrogativas de planejamento, monitoramento e regulamentao. O aspecto fundamental na obteno dos ganhos de eficincia a adequada alocao de riscos entre os setores pblico e privado

A letra C errada. Segundo a Lei 11.079/2005, vedada a celebrao de contrato de parceria pblico-privada: Cujo valor do contrato seja inferior a R$ 20.000.000,00; Cujo perodo de prestao do servio seja inferior a 5 anos; ou Que tenha como objeto nico o fornecimento de mo-de-obra, o fornecimento e instalao de equipamentos ou a execuo de obra pblica. A letra D certa. Segundo a Lei:
Art. 5 As clusulas dos contratos de parceria pblico-privada atendero ao disposto no art. 23 da Lei no 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, no que couber, devendo tambm prever: III a repartio de riscos entre as partes, inclusive os referentes a caso fortuito, fora maior, fato do prncipe e lea econmica extraordinria;

A letra E certa. Os dois tipos de PPP so a concesso patrocinada e a administrativa. Gabarito: C.

28. (ESAF/CGU/2006) Devido s limitaes impostas pela crise fiscal, muitos governos procuraram criar vias alternativas para viabilizar projetos de infraestrutura e de proviso de servios, como as parcerias pblico-privado (PPP). Sobre tal assunto, analise os enunciados abaixo e depois marque a resposta certa. 1- A parceria pblico-privado consiste em uma substituio da lgica da aquisio de ativos para uma outra, de compra de servios, o que acarreta alteraes fundamentais na estrutura de incentivo dos contratos. 2- Ainda que a lei brasileira enquadre as parcerias pblico-privado como uma forma de concesso, elas se diferenciam das concesses tradicionais devido fonte de remunerao do parceiro privado. 3- Nos contratos de parceria pblico-privado a eficincia resulta da possibilidade de dispersar entre vrios agentes, a elaborao de projeto, construo e operao de infraestrutura, incentivando a otimizao de custos e a melhor qualidade na prestao do servio, sem prejuzo da dimenso estratgica do planejamento da poltica pblica.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 4- As parcerias pblico-privado representam a oportunidade de superao definitiva da restrio fiscal ao financiamento dos investimentos pblicos em infraestrutura e proviso de servios. a) Apenas os enunciados 1,3 e 4 esto corretos. b) Apenas os enunciados 2, 3 e 4 esto corretos. c) Apenas os enunciados 3 e 4 esto corretos. d) Apenas os enunciados 1 e 2 esto corretos. e) Apenas os enunciados 1 e 3 esto corretos. Questo copiada do texto de Brito e Silveira. A primeira afirmao certa. A PPP foi criada na Inglaterra, no governo de Margareth Thatcher, que, como vimos, foi um dos precursores na implantao da administrao pblica gerencial. Por este vnculo com governos de cunho neoliberal, ela criticada por alguns autores. Segundo Bandeira de Mello, este instituto constitui-se na creme de La creme do neoliberalismo, pelo seu apaixonado desvelo na proteo do grande capital e das empresas financeiras. Creme de La creme pode ser traduzido como o melhor do melhor, usado por Mello de uma forma irnica. J Zanella Di Pietro afirma que um dos objetivos das PPPs, menos declarado, mas tambm verdadeiro, o de privatizar a Administrao Pblica, transferindo para a iniciativa privada grande parte das funes administrativas do Estado, sejam ou no passveis de cobrana de tarifas dos usurios. Seria uma forma de fugir da rigidez do Direito Administrativo, permitindo que a prestao de servios pblicos ocorre de forma mais flexvel. Segundo os autores:
Mas foi somente em 1997, j no governo do trabalhista Tony Blair, que o programa foi aprofundado. Ampliado e rebatizado de Public-Private Partnerships (PPP), o programa tinha por objetivo mudar a forma de contratao de obras e servios pblicos, saindo da maneira tradicional de aquisio de ativos para uma lgica de compra de servios. A busca por alternativas de financiamento permanecia no centro da questo, mas o objetivo maior passou a ser a eficincia na contratao de servios pblicos.

A segunda afirmao certa. Segundo os autores:


Ainda que a lei brasileira enquadre as PPP como uma forma de concesso, elas se diferenciam das tradicionais no que se refere s fontes de remunerao do parceiro privado. Nas concesses tradicionais, a cobrana de tarifas suficiente para remunerar o investimento. J nas PPP, abre-se espao para uma complementao de receitas por parte do setor pblico, de modo a tornar o empreendimento vivel. Nos casos em que no h cobrana de tarifa do beneficirio ou quando a administrao a usuria, direta ou indireta, cabe ao poder pblico efetuar o pagamento integral pelo provimento do servio.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A terceira afirmao errada. Segundo os autores:
Nos contratos de PPP, a eficincia advm da possibilidade de integrar elaborao de projeto, construo e operao de infraestruturas em um nico agente, o que gera incentivos no s para a otimizao de custos em uma lgica de ciclo de vida do projeto, mas, sobretudo, para uma melhor qualidade na prestao do servio, sem prejuzo da dimenso estratgica do planejamento da poltica pblica.

A quarta afirmao errada. Segundo os autores:


A crena de que a PPP representa a superao definitiva da restrio fiscal ao financiamento de investimentos pblicos , portanto, errnea.

A PPP foi vista como alternativa para viabilizar investimentos, particularmente em infraestrutura, sem que isso causasse impactos imediatos sobre o quadro de endividamento pblico. Muitos pases adotaram programas de PPP atrados pela possibilidade de se diluir no tempo o montante de recursos necessrios para viabilizar investimentos, permitindo a realizao simultnea de um maior nmero de projetos. Em alguns casos, a conta no demorou a chegar. Portugal, por exemplo, enfrenta atualmente srios problemas para honrar os compromissos de PPP resultantes dos contratos de rodovias. Quando mal concebida e, sobretudo, quando mal administrada, a PPP pode vir a acentuar crises fiscais. verdade que uma das vantagens de se instituir uma parceria que inclua o aporte de capital privado a possibilidade de antecipar um benefcio econmico e social que s seria possvel no longo prazo. Isso, no entanto, est associado ao comprometimento de receitas futuras. por essa razo que o uso da PPP deve ser motivado por razes de eficincia na prestao do servio e no uso dos recursos pblicos, e no pela aparente soluo do problema do financiamento. Gabarito: D.

29. (ESAF/AFT/2010) Um consrcio pblico, com personalidade jurdica de direito pblico, composto por alguns municpios, pelos respectivos governos estaduais e pela Unio, integra: a) nos municpios e nos estados, a administrao direta; na Unio, a administrao indireta. b) nos municpios, nos estados e na Unio, a administrao indireta. c) nos municpios, a administrao direta; nos estados e na Unio, a administrao indireta. d) nos municpios, nos estados e na Unio, a administrao direta.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

22

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS e) nos municpios e nos estados, a administrao indireta; na Unio, a administrao direta. A Lei n 11.107/2005 regulou a instituio de consrcios pblicos. A associao pode ser tanto horizontal, entre entes de mesmo nvel, como um consrcio entre municpios, quanto vertical, entre entes de nveis diferentes, como um consrcio entre municpio, estado e Unio. Um ponto importante na Lei n 11.107/2005 que a Unio somente participar de consrcios pblicos em que tambm faam parte todos os Estados em cujos territrios estejam situados os Municpios consorciados. Portanto, a Unio no pode se consorciar com um municpio sem que o respectivo estado participe. O Decreto n 6.017/2007 traz a definio de consrcio pblico:
Consrcio pblico: pessoa jurdica formada exclusivamente por entes da Federao, na forma da Lei n 11.107, de 2005, para estabelecer relaes de cooperao federativa, inclusive a realizao de objetivos de interesse comum, constituda como associao pblica, com personalidade jurdica de direito pblico e natureza autrquica, ou como pessoa jurdica de direito privado sem fins econmicos;

Segundo a Lei 11.107 de 2005:


1o O consrcio pblico com personalidade jurdica de direito pblico integra a administrao indireta de todos os entes da Federao consorciados.

Portanto, tanto nos municpios, quanto nos estados e na Unio, os consrcios integram a administrao indireta. Gabarito: B.

30. (ESAF/APO-MPOG/2008) Modernamente, a Organizao Administrativa do Estado Brasileiro adquiriu novos contornos com a edio da Lei n. 11.107/2005. Nesse diapaso, analise os itens abaixo e marque a opo correta. I. O consrcio pblico com personalidade jurdica de direito pblico integra a administrao indireta de todos os entes da Federao consorciados. II. No caso de se revestir de personalidade jurdica de direito privado, o consrcio pblico observar as normas de direito pblico quanto celebrao de contratos. III. Os consrcios pblicos ou privados, na rea de sade, devero obedecer aos princpios, diretrizes e normas que regulam o Sistema nico de Sade SUS.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS IV. Os entes da Federao consorciados, ou com eles conveniados, no podero ceder-lhe servidores, na forma e condies da legislao de cada um ante a observncia constitucional de exigncia de concurso pblico. a) Apenas o item I est correto. b) Apenas o item II est correto. c) Apenas os itens II e IV esto incorretos. d) Apenas os itens I e III esto incorretos. e) Apenas os itens III e IV esto incorretos. A primeira afirmao certa, vimos na questo anterior: A segunda afirmao certa. A lei dispe que o consrcio pblico constituir associao pblica ou pessoa jurdica de direito privado. Essa uma novidade da Lei, uma vez que antes se entendia que os consrcios no possuam personalidade jurdica. Agora so possveis duas figuras jurdicas:
Art. 6 O consrcio pblico adquirir personalidade jurdica: I de direito pblico, no caso de constituir associao pblica, mediante a vigncia das leis de ratificao do protocolo de intenes; II de direito privado, mediante o atendimento dos requisitos da legislao civil.

No caso de assumir o regime de direito pblico, o consrcio ter todas as prerrogativas e privilgios tpicos das pessoas jurdicas de direito pblico, tais como imunidade tributria, impenhorabilidade dos bens, juzo privativo, etc. J o consrcio de direito privado no possuir essas mesmas vantagens, mas deve se submeter s normas de direito pblico no que se refere realizao de licitao, celebrao de contratos, prestao de contas e admisso de pessoal. A terceira afirmao errada. Pegadinha besta, so s os pblicos:
3 Os consrcios pblicos, na rea de sade, devero obedecer aos princpios, diretrizes e normas que regulam o Sistema nico de Sade SUS.

A quarta afirmao errada. Segundo a Lei:


4 Os entes da Federao consorciados, ou os com eles conveniados, podero ceder-lhe servidores, na forma e condies da legislao de cada um.

Gabarito: E.

31. (ESAF/CGU/2008) Sobre as contrataes de consrcios pblicos correto afirmar que: a) os objetivos dos consrcios pblicos sero determinados pela lei.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

24

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS b) admitida a clusula do contrato de consrcio que preveja determinadas contribuies financeiras ou econmicas de ente da Federao ao consrcio pblico, salvo a doao, destinao ou cesso do uso de bens mveis ou imveis e as transferncias ou cesses de direitos operadas por fora de gesto associada de servios pblicos. c) o contrato de consrcio pblico deve, como condio de validade, ser celebrado por todos os entes da Federao que subscreveram o protocolo de intenes. d) a execuo das receitas e despesas do consrcio pblico no dever obedecer s normas de direito financeiro aplicveis s entidades pblicas, por se constituir como pessoa jurdica de direito privado. e) para o cumprimento de seus objetivos, o consrcio pblico poder ser contratado pela administrao direta ou indireta dos entes da Federao consorciados, dispensada a licitao. A letra A errada porque os objetivos so definidos no protocolo de intenes. O Decreto 6.017/2007 apenas enumera alguns possveis objetivos. Gesto associada de servios pblicos; Prestao de servios, inclusive de assistncia tcnica, a execuo de obras e o fornecimento de bens administrao; Compartilhamento ou o uso em comum de instrumentos e equipamentos, inclusive de gesto, de manuteno, de informtica; Produo de informaes ou de estudos tcnicos; Instituio e o funcionamento de escolas de governo; Promoo do uso racional dos recursos naturais e a proteo do meioambiente; Exerccio de funes no sistema de gerenciamento de recursos hdricos que lhe tenham sido delegadas ou autorizadas; Apoio e fomento do intercmbio de experincias e de informaes entre os entes consorciados; Gesto e a proteo de patrimnio urbanstico, paisagstico ou turstico comum; Planejamento, a gesto e a administrao dos servios e recursos da previdncia social dos servidores de qualquer dos entes da Federao que integram o consrcio; Fornecimento de assistncia tcnica, extenso, treinamento, pesquisa e desenvolvimento urbano, rural e agrrio; Aes e polticas de desenvolvimento urbano e socioeconmico;
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 25

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Exerccio de competncias pertencentes aos entes da Federao nos termos de autorizao ou delegao. A letra B errada. Segundo a Lei 11.107/2005:
3 nula a clusula do contrato de consrcio que preveja determinadas contribuies financeiras ou econmicas de ente da Federao ao consrcio pblico, salvo a doao, destinao ou cesso do uso de bens mveis ou imveis e as transferncias ou cesses de direitos operadas por fora de gesto associada de servios pblicos.

A letra C errada. Segundo a Lei:


1 O contrato de consrcio pblico, caso assim preveja clusula, pode ser celebrado por apenas 1 (uma) parcela dos entes da Federao que subscreveram o protocolo de intenes.

A letra D errada. Segundo a Lei:


Art. 9 A execuo das receitas e despesas do consrcio pblico dever obedecer s normas de direito financeiro aplicveis s entidades pblicas

A letra E certa. Segundo a Lei:


1 Para o cumprimento de seus objetivos, o consrcio pblico poder: III ser contratado pela administrao direta ou indireta dos entes da Federao consorciados, dispensada a licitao.

Gabarito: E.

32. (FCC/TCE-CE/Analista Auditoria Governamental/2008) O Portal do Tribunal de Contas do Cear na Internet um exemplo de governo eletrnico (E-Gov), por provocar transformaes profundas nos relacionamentos. Os relacionamentos mantidos pelo Tribunal com os cidados e com os demais rgos governamentais denominam-se, respectivamente, (A) G2G e G2B. (B) G2B e C2G. (C) G2C e G2G. (D) B2G e C2G. (E) C2G e G2B. O Governo Eletrnico caracteriza-se pela utilizao de tecnologias de informao e comunicao para melhorar a gesto da informao na administrao pblica e aprimorar os servios oferecidos aos cidados. Ele tem foco no uso das novas tecnologias de informao e comunicao aplicadas a um amplo

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS arco das funes de governo e, em especial, deste para com a sociedade. Pode-se pensar nas seguintes relaes sustentadas pelo governo eletrnico: relao governo-negcio G2B (business); relao governo-cidado G2C; relao governo-governo G2G. No primeiro tipo, a tecnologia da informao utilizada como um instrumento de racionalizao e otimizao das relaes do governo com seus fornecedores, por meio de sistemas como o Prego Eletrnico, o Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores, etc. Na relao governo-cidado, o principal objetivo o desenvolvimento da cidadania, por meio da universalizao de servios pblicos, promoo da transparncia, abertura de canais de comunicao para sugestes e reclamaes, etc. Na ltima relao, a tecnologia da informao usada como uma forma de maior coordenao e integrao entre os rgos governamentais, os trs Poderes e os demais nveis da federao. Gabarito: C.

33. (CESPE/SENADO/2002) A implementao do governo eletrnico envolve a disponibilizao de informaes pertinentes aos atos e fatos de determinadas organizaes ou perfil de atuao de determinados setores, promovendo maior transparncia, principalmente mediante webpages na Internet. A questo certa. O governo eletrnico est sendo implementado segundo sete princpios, que so adotados como referncia geral para estruturar as estratgias, adotadas como orientaes para todas as aes de governo eletrnico, gesto do conhecimento e gesto da TI no governo federal: Promoo da cidadania como prioridade; Indissociabilidade entre incluso digital e o governo eletrnico; Utilizao do software livre como recurso estratgico; Gesto do Conhecimento como instrumento estratgico de articulao e gesto das polticas pblicas: Racionalizao dos recursos; Adoo de polticas, normas e padres comuns; Integrao com outros nveis de governo e com os demais poderes.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

27

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Um dos princpios do governo eletrnico o da promoo da cidadania como prioridade, o que inclui a utilizao da tecnologia da informao como um instrumento de transparncia e accountability. A poltica de governo eletrnico do governo brasileiro abandona a viso que vinha sendo adotada, que apresentava o cidado-usurio antes de tudo como cliente dos servios pblicos, em uma perspectiva de proviso de inspirao neoliberal. O deslocamento no somente semntico. Significa que o governo eletrnico tem como referncia os direitos coletivos e uma viso de cidadania que no se restringe somatria dos direitos dos indivduos. Assim, forosamente incorpora a promoo da participao e do controle social e a indissociabilidade entre a prestao de servios e sua afirmao como direito dos indivduos e da sociedade. 1. O governo eletrnico deve promover a universalizao do acesso aos servios pblicos em termos de cobertura e equanimidade da qualidade: O provimento de servios deve priorizar os servios bsicos de interesse dos cidados que cubram amplas parcelas da populao; Os stios e servios on-line do Governo Federal devem priorizar a prestao de servios para as classes C, D, E, sem detrimento da qualidade dos demais servios j disponveis na Internet. Os stios e servios on-line do Governo Federal devem utilizar tecnologias inclusivas e no excludentes e oferecer garantia de acesso universal, abrangendo portadores de necessidades especiais, cidados de baixa escolaridade e usurios de diversas plataformas 2. Os stios e servios on-line do Governo Federal devem ser estruturados de acordo com os assuntos de interesse e perfil do pblico-alvo: acesso e a utilizao de portais pelos seus usurios devem se dar de forma flexvel, o que significa que diferentes dispositivos podem permitir o acesso (computadores pessoais, computadores de mo, telefones celulares); o governo eletrnico deve promover a centralizao e simplificao do acesso. Assim, os portais governamentais devem conter acesso no somente a servios e informaes providos pelo rgo ou nvel de governo, mas tambm por outras instncias estatais. 3. Servios oferecidos com base nos eventos da vida do cidado: Os portais devem ser estruturados predominantemente pelas demandas dos indivduos e eventos da linha da vida, ou seja, devem oferecer acesso a servios e informaes correspondentes a demandas pr-

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

28

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS estabelecidas e vinculadas a eventos da vida dos cidados e cidads e organizaes. Para tanto, devem ser organizados por agrupamentos lgicos de informao e aplicaes destinados a atender categorias de necessidades dos usurios, em substituio ao critrio departamental. 4. Tornar disponvel a informao pblica de maneira largamente acessvel e compreensvel: Os stios e servios on-line devem ser estruturados de forma a promover a transparncia das aes governamentais; Os recursos de governo eletrnico devem oferecer novas formas de organizar e apresentar a informao de maneira a facilitar o controle social das aes de governo; Deve-se buscar quebrar monoplios de informao, tanto no interior da administrao pblica como no conjunto da sociedade, de maneira a ampliar e democratizar a circulao de informaes. 5. Uso da Internet como um canal de comunicao entre governo e sociedade, permitindo a participao popular e a interatividade com os cidados: O governo eletrnico deve ter entre seus objetivos fortalecer processos participativos, o que significa que deve incorporar recursos de interatividade que estimulem a participao ativa da sociedade. No somente pela via da incluso digital, mas tambm pelo fornecimento de contedos relevantes, o governo eletrnico deve contribuir para ampliar a capacidade de participao das organizaes da sociedade civil nas polticas pblicas. 6. Os stios e servios online devem ter assegurado confiabilidade do seu contedo, o que significa que: a qualidade e

O governo deve estabelecer padres pblicos de qualidade para os servios de governo eletrnico, no formato de cartas de servio do governo eletrnico. As cartas de servio so um tipo de documento pblico que estabelece compromissos entre governo, trabalhadores e cidados-usurios quanto aos direitos dos cidados, s caractersticas e qualidade dos servios, os mecanismos de monitoramento e os canais de sugestes e reclamaes. Os padres de qualidade dos servios oferecidos atravs do governo eletrnico devem dar conta de um mnimo de compromissos, como: tempos de resposta, nvel de satisfao, condies de prestao do servio, responsabilidades e direito a recurso.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

29

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 7. Articulao do governo eletrnico com o desenvolvimento e a incluso social: Alm do acesso aos servios pblicos, o governo eletrnico tambm deve promover a incluso social por meio da articulao com iniciativas de promoo do desenvolvimento de maneira includente e desconcentradora de riqueza, com ateno s oportunidades de criao de novas oportunidades, articulao com a poltica industrial, a gerao de empregos e iniciativas de apoio s empresas nacionais. Gabarito: C.

34. (ESAF/AFT/2010) Sobre o tema governo eletrnico e transparncia, correto afirmar: a) para uma maior transparncia dos governos, necessrio que as informaes estejam disponveis em linguagem acessvel, para entendimento do pblico em geral. b) em regies com altos ndices de excluso digital, justificvel a pouca transparncia dos governos locais. c) como instrumento efetivo para uma melhor governana, a simples implementao do governo eletrnico garante maior eficincia e transparncia. d) quanto maior a oferta de servios on-line disponibilizados ao cidado, maior a transparncia dos atos pblicos. e) a dimenso tecnolgica mais importante que a poltico-institucional para definir em que medida um governo eletrnico pode ser mais ou menos transparente. Questo copia&cola. Texto: Governo Eletrnico, Transparncia e Democracia: A Publicizao das Contas Pblicas das Capitais Brasileiras, de Otavio Prado, Maria Rita Garcia Loureiro, disponvel em:
http://www.jhcruvinel.com/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=12 Considerou-se que, para uma maior transparncia dos governos, no basta que as informaes estejam disponveis, mas, como mostra Sartori (2001), elas devem estar decodificadas em linguagem acessvel para entendimento do pblico em geral. (Letra A certa). Quanto excluso digital, acreditamos que ela no se relacione diretamente com a capacidade de um governo ser transparente. O nmero de pessoas que frequenta um determinado website ou que tenha acesso aos meios eletrnicos no est obviamente relacionado com sua transparncia. (Letra B errada).

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

30

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


No se pode negar que a implantao de um programa de governo eletrnico traga inmeros benefcios diretos, que vo da simplificao de atos administrativos e melhorias internas de gesto a facilitao da prestao de servios pblicos populao. Se o governo eletrnico pode ser instrumento efetivo para uma melhor governana, sua simples implementao no garante maior eficincia e transparncia. (Letra C errada). Em suma, considerando que a questo tecnolgica no essencial para a transparncia dos atos pblicos, mas apenas fornece a capacidade potencial de ofertar servios, a hiptese geral que norteia a anlise dos dados que a dimenso polticoinstitucional o fator mais importante para definir em que medida um governo eletrnico pode ser mais ou menos transparente, e com isso criar condies para efetivar prticas de responsabilizao dos governantes. (Letras D e E erradas) Gabarito: A.

35. (ESAF/AFRFB/2009) Sob o ponto de vista do cidado, podemos afirmar que os seguintes mecanismos, todos acessveis pela Internet, so mantidos pelo governo federal como instrumentos de transparncia, exceto: a) ComprasNet. b) SIAFI. c) Portal Brasil. d) Portal da Transparncia. e) Portal de Convnios. Entre os sistemas acima, todos possuem como objetivo proporcionar transparncia para a sociedade. O Comprasnet o portal de compras do governo federal, onde podem ser consultadas as licitaes pblicas. O SIAFI tem como objetivo proporcionar transparncia. Segundo a Instruo Normativa n 03 de 23 de maio de 2001, da Secretaria do Tesouro Nacional:
1. O Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal SIAFI tem como objetivos: - Permitir aos segmentos da sociedade obterem a necessria transparncia dos gastos pblicos;

O Portal Brasil o site www.brasil.gov.br, que possui uma srie de informaes sobre o governo. O Portal da Transparncia mantido pela CGU e disponibiliza demonstrativos dos gastos do governo. O Portal de Convnios (SICONV) foi uma exigncia do TCU para que houvesse um instrumento que permitisse o controle dos convnios realizados pelo governo com outros entes e entidades privadas. O nico que no acessvel pela internet, pelo cidado, o SIAFI.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 31

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


Gabarito: B.

36. (ESAF/ANA/2009) Desde o ano passado, o governo federal disponibiliza informaes oficiais sobre a celebrao, a liberao de recursos, o acompanhamento da execuo e a prestao de contas de convnios, contratos de repasse e termos de parceria, via Internet, por meio de pgina especfica denominada: a) Portal dos Convnios. b) SIAFI Convnios. c) Portas Abertas. d) Portal da Moralidade. e) Transparncia Brasil. A Lei n 11.178 de 2005 disps que:
Art. 21. Os rgos e entidades integrantes dos oramentos fiscal e da seguridade social devero disponibilizar no Sistema Integrado de Administrao de Servios Gerais SIASG informaes referentes aos contratos e aos convnios firmados, com a identificao das respectivas categorias de programao.

No Decreto n 6.170 de 2007 foi institudo o Sistema de Gesto de Convnios e Contratos de Repasse (SICONV):
Art. 13. A celebrao, a liberao de recursos, o acompanhamento da execuo e a prestao de contas de convnios, contratos de repasse e termos de parceria sero registrados no SICONV, que ser aberto ao pblico, via rede mundial de computadores, por meio de pgina especfica denominada Portal dos Convnios. Art. 3 As entidades privadas sem fins lucrativos que pretendam celebrar convnio ou contrato de repasse com rgos e entidades da administrao pblica federal devero realizar cadastro prvio no Sistema de Gesto de Convnios e Contratos de Repasse - SICONV, conforme normas do rgo central do sistema.

Portanto, o SICONV faz parte do SIASG, que um sistema que congrega as funes executadas pelas reas de servios gerais do governo federal. Dentro dele temos diversos outros mdulos, como o Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF), o Sistema de Divulgao Eletrnica de Compras (SIDEC), o Sistema de Gesto de Contratos (SICON), etc. O Portal dos Convnios a interface do SICONV na Internet, em que os cidados podem fazer consultas aos convnios firmados pelo governo federal. Gabarito: A.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

32

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 37. (ESAF/AFT/2006) A unificao da informtica com a comunicao oportunizou o uso de internet no setor pblico. Indique se as frases a seguir so falsas (F) ou verdadeiras (V) e assinale a opo correta. I. Atravs da internet, a administrao pblica disponibiliza dados e relatrios, dando possibilidade aos cidados de decidirem sobre aes do governo. II. A internet possibilita a divulgao de informaes para os cidados sobre campanhas, procedimentos administrativos, entre outros. III. O uso eficiente da internet possibilita a modernizao dos rgos pblicos, promovendo maior profissionalismo. IV. Atravs da internet, o setor pblico pode ofertar servios ao cidado e disponibilizar dados que permitem o controle externo. Selecione a opo correta. a) Somente I e II so falsas. b) Somente II e IV so verdadeiras. c) Somente a IV verdadeira. d) Somente a I falsa. e) Somente a III e IV so falsas.

A primeira afirmao errada, ela menciona que, por meio da internet, so disponibilizados dados da gesto pblica para os cidados, o que correto. Entretanto, na sequncia, afirma que dessa forma se d "possibilidade aos cidados de decidirem sobre aes do governo", o que no corresponde nossa realidade. H o carter informativo, mas os mecanismos de participao, tpicos de uma democracia direta, so bastante restritos. Ainda temos muitos problemas no uso das TIC como instrumento de participao. A segunda afirmao certa, trata justamente da utilizao da internet como meio de comunicao direta entre o governo e a sociedade. A terceira afirmao errada. A utilizao da internet, por si s, no aumenta o profissionalismo. No difcil imaginar que o uso da internet, seja como meio de comunicao com a populao, seja como ferramenta de trabalho, pode conviver com esquemas de grande ineficincia e desorganizao no setor pblico. Muitos alunos tm problemas com essa alternativa por causa do conceito de profissionalismo. Muitos se ateram apenas ao carter de modernizao, de reduzir prazos, melhorar as informaes. Mas o profissionalismo no isso. Seu conceito : Procedimento caracterstico dos bons profissionais (seriedade, competncia, responsabilidade). No a internet que vai fazer com que os funcionrios se dediquem mais, se comprometam mais, tenham mais responsabilidade.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

33

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A quarta afirmao certa. Ao citar a internet como meio de propiciar servios pblicos e informaes teis ao controle externo, o que de fato ocorre na nossa administrao nos dias de hoje, de forma adequada aos princpios do Governo Eletrnico no Brasil. Gabarito: B.

38. (ESAF/AFT/2006) Selecione a opo incorreta. a) Um dos objetivos da Tecnologia da Informao dar maior transparncia s aes do Estado por meio da divulgao de dados. b) A Tecnologia da Informao uma ferramenta de modernizao da gesto tanto pblica como privada. c) A Tecnologia da Informao conta hoje com os avanos das tecnologias de comunicao, possibilitando o desenvolvimento de ferramentas conjuntas. d) A Tecnologia da Informao conta com mainframes cada vez mais potentes que permitem o acesso direto ao usurio-cidado. e) Internet, intranet, infovias, correio eletrnico, educao online, so algumas Tecnologias de Informao usadas pela administrao.

A Tecnologia da Informao tem um papel muito importante na transparncia. Um exemplo o Portal da Transparncia da CGU, que d informaes sobre os gastos do governo. A letra A certa. A letra B certa. Tanto o setor pblico quanto o privado podem se valer das Tecnologias da Informao para se modernizar. A letra C certa. Por isso que falamos em TIC, tecnologias da informao e comunicao. s lembrar de como os celulares so usados hoje como instrumento multifuncional. A letra D errada. O mainframe um computador de grande porte, dedicado normalmente ao processamento de um volume grande de informaes. A tendncia o inverso, a reduo dos computadores, que se tornam pessoais, os tais PCs. Houve grande reduo do uso de sistemas de grande porte, a adoo das plataformas web crescente e a utilizao da Internet que tem propiciado o maior acesso ao cidado. A letra E certa, tratando de alguns instrumentos de TI utilizados pela gesto pblica, como intranet, internet, correio eletrnico, dentre outros. O projeto Infovia Brasil consiste na obteno de uma rede de comunicao de voz, dados e imagens de alta velocidade, com abrangncia nacional, o que ir permitir a integrao de todos os rgos da administrao pblica federal no

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

34

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Pas. Na primeira etapa, chamada Infovia Braslia, a rede ir abranger prdios e rgos da Administrao Federal, que esto localizados na capital do pas. Gabarito: D.

39. (MINHA AUTORIA) Segundo a Lei de Acesso Informao, Lei 12.527/2011, assinale a opo correta. a) Ela regula o acesso a informaes no mbito federal. b) Define que na publicidade das informaes o preceito geral, proibido o sigilo da informao. c) As informaes devem ser disponibilizadas mediante solicitaes das pessoas interessadas. d) Os stios na internet dos rgos pblicos devem garantir a autenticidade e a integridade das informaes disponveis para acesso. e) A integridade corresponde qualidade da informao que tenha produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivduo, equipamento ou sistema. Recentemente entrou em vigor a Lei de Acesso Informao, a Lei 12.527/2011, muito importante e que merece uma ateno especial de todos ns. A Lei regula diversos dispositivos constitucionais que tratam da transparncia na Administrao Pblica. Trata-se de um avano significativo para a transparncia, pois a lei vem finalmente dar efetividade ao direito de acesso s informaes pblicas. O ponto mais importante que ela estabelece a publicidade como a regra e o sigilo como a exceo. E o interessante que no esto sujeitos lei apenas os rgos pblicos, entidades privadas que recebam recursos pblicos tambm:
Art. 1 Esta Lei dispe sobre os procedimentos a serem observados pela Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, com o fim de garantir o acesso a informaes previsto no inciso XXXIII do art. 5o, no inciso II do 3 do art. 37 e no 2 do art. 216 da Constituio Federal. Pargrafo nico. Subordinam-se ao regime desta Lei: I - os rgos pblicos integrantes da administrao direta dos Poderes Executivo, Legislativo, incluindo as Cortes de Contas, e Judicirio e do Ministrio Pblico; II - as autarquias, as fundaes pblicas, as empresas pblicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios. Art. 2 Aplicam-se as disposies desta Lei, no que couber, s entidades privadas sem fins lucrativos que recebam, para realizao de aes de interesse pblico, recursos pblicos diretamente do oramento ou mediante subvenes

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

35

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


sociais, contrato de gesto, termo de parceria, convnios, acordo, ajustes ou outros instrumentos congneres.

A letra A errada, a Lei vlida para todos os entes. O art. 3 da Lei traz as diretrizes:
Diretrizes do acesso informao Observncia da publicidade como preceito geral e do sigilo como exceo; Divulgao de informaes de interesse pblico, independentemente de solicitaes; Utilizao de meios de comunicao viabilizados pela tecnologia da informao; Fomento ao desenvolvimento da cultura de transparncia; Desenvolvimento do controle social da administrao pblica.

A letra B errada, porque o sigilo exceo, ou seja, apenas quando justificado, mas ainda permitido. A letra C errada porque existem informaes que devem ser disponibilizadas independentemente de solicitao, informaes de interesse pblico. Segundo a lei
Art. 8 dever dos rgos e entidades pblicas promover, independentemente de requerimentos, a divulgao em local de fcil acesso, no mbito de suas competncias, de informaes de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas. 1 Na divulgao das informaes a que se refere o caput, devero constar, no mnimo: I - registro das competncias e estrutura organizacional, endereos e telefones das respectivas unidades e horrios de atendimento ao pblico; II - registros de quaisquer repasses ou transferncias de recursos financeiros; III - registros das despesas; IV - informaes concernentes a procedimentos licitatrios, inclusive os respectivos editais e resultados, bem como a todos os contratos celebrados; V - dados gerais para o acompanhamento de programas, aes, projetos e obras de rgos e entidades; e VI - respostas a perguntas mais frequentes da sociedade.

A letra D certa, segundo a lei.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

36

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS


3 Os stios de que trata o 2 devero, na forma de regulamento, atender, entre outros, aos seguintes requisitos: I - conter ferramenta de pesquisa de contedo que permita o acesso informao de forma objetiva, transparente, clara e em linguagem de fcil compreenso; II - possibilitar a gravao de relatrios em diversos formatos eletrnicos, inclusive abertos e no proprietrios, tais como planilhas e texto, de modo a facilitar a anlise das informaes; III - possibilitar o acesso automatizado por sistemas externos em formatos abertos, estruturados e legveis por mquina; IV - divulgar em detalhes os formatos utilizados para estruturao da informao; V - garantir a autenticidade e a integridade das informaes disponveis para acesso; VI - manter atualizadas as informaes disponveis para acesso; VII - indicar local e instrues que permitam ao interessado comunicar-se, por via eletrnica ou telefnica, com o rgo ou entidade detentora do stio; e VIII - adotar as medidas necessrias para garantir a acessibilidade de contedo para pessoas com deficincia,

A letra E errada, o conceito da autenticidade. A Lei traz algumas definies, entre elas algumas qualidades da informao. Disponibilidade: qualidade da informao que pode ser conhecida e utilizada por indivduos, equipamentos ou sistemas autorizados; Autenticidade: qualidade da informao que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por indivduo, equipamento ou sistema; Integridade: qualidade da informao no modificada, inclusive quanto origem, trnsito e destino; Gabarito: D.

40. (CESPE/TRT-1/2008) As ferramentas de gesto privada e da gesto pblica diferem substancialmente, no se prestando a adaptao dessas ferramentas para utilizao em outro ambiente distinto daquele para que foi concebido inicialmente. As reformas gerenciais ocorridas no mundo no final do sculo XX buscam modernizar a gesto pblica, trazendo para dentro dela princpios da gesto privada. O gerencialismo tem uma ligao estreita com a adoo de prticas da administrao privada na gesto das organizaes pblicas. com esse espri-

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

37

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS to que o setor pblico assume o discurso da modernizao, da orientao para os clientes, da flexibilidade, da estrutura enxuta e desburocratizada, e as modernas ferramentas de gesto, como qualidade total, planejamento estratgico, reengenharia downsizing, benchmarking e terceirizao, invadem as organizaes pblicas e os projetos dos gestores pblicos do momento. A questo est errada ao dizer que as ferramentas da gesto privada no podem ser usadas na administrao pblica, ou at mesmo o contrrio, que as boas prticas da administrao pblica influenciem a gesto privada. Gabarito: E.

41. (ESAF/SUSEP/2010) Um planejamento estratgico quando se d nfase ao aspecto: a) de longo prazo dos objetivos e anlise global do cenrio. b) de prazo emergencial dos objetivos e anlise global do cenrio. c) de longo prazo dos objetivos e anlise da situao passada. d) de mdio prazo dos objetivos e anlise da situao atual. e) de urgncia dos objetivos e anlise da situao futura. Vamos ver algumas definies de planejamento estratgico:
Philip KOTLER: O Planejamento Estratgico uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direo a ser seguida pela Organizao, visando maior grau de interao com o ambiente. Mosimann e Fisch, a finalidade do planejamento estratgico estabelecer quais sero os caminhos a serem percorridos para atingir a situao desejada. a arte da passagem do estgio onde estou para o estgio onde quero ir.

As vrias definies trazem em comum que a estratgia (1) estabelece os objetivos, (2) o caminho a ser seguido para alcan-los, (3) levando em considerao o ambiente em que a organizao est inserida. Existem trs tipos de planejamento: Estratgico; Ttico; Operacional.
Estratgico Prazo Amplitude Nvel Hierrquico Longo Toda a organizao Alta Cpula Ttico Mdio Setor Gerncias Setoriais Operacional Curto Atividade Operacional

Aqui podemos identificar algumas das caractersticas que diferenciam o planejamento estratgico do ttico e do operacional:
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 38

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS responsabilidade da cpula da organizao; Envolve a organizao como um todo; Planejamento de longo prazo. Gabarito: A.

42. (ESAF/EPPGG-MPOG/2005) O planejamento estratgico uma ferramenta que tem como fases bsicas para sua elaborao e implementao o diagnstico estratgico, a definio da misso, a elaborao de instrumentos prescritivos e quantitativos, alm do controle e da avaliao. Questo certa. Segundo, Djalma de Oliveira, h duas possibilidades de metodologia para o desenvolvimento do planejamento estratgico nas empresas: ou primeiro se definem os objetivos para depois se fazer o diagnstico, ou se faz o diagnstico, para depois serem definidos os objetivos. A vantagem do primeiro mtodo a possibilidade de maior criatividade no processo pela no existncia de grandes restries. J o segundo tem a vantagem de colocar o executivo com o p no cho, j que na anterior pode ser muito mais ambicioso. Kotler afirma que esse um debate sem soluo na literatura administrativa. O problema que as bancas de vez em quando consideram apenas uma das duas como verdadeira. Oliveira desenvolveu seu modelo com base na segunda metodologia, com as seguintes fases:
Fases do Planejamento Estratgico Diagnstico estratgico; Misso da empresa; Instrumentos prescritivos e quantitativos; Controle e avaliao

Gabarito: C.

43. (ESAF/CVM/2010) Abaixo encontram-se arroladas seis fases do planejamento organizacional. Aps avali-las individualmente, ordene-as conforme a sequncia em que elas devem ser executadas pela organizao. Ao final, selecione a opo que expresse a ordem sequencial correta. (1) Avaliao de objetivos e planos. (2) Implantao. (3) Avaliao do contexto.
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 39

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS (4) Definio dos meios de execuo. (5) Verificao de objetivos e planos disponveis. (6) Definio dos mecanismos de controle. a) 1, 2, 3, 5, 6, 4 b) 3, 5, 4, 6, 2, 1 c) 4, 6, 5, 1, 3, 2 d) 5, 6, 1, 3, 4, 2 e) 3, 5, 1, 4, 6, 2 Maximiano adota a segunda viso, primeiro fazer o diagnstico, e afirma que o processo de planejamento se compe de quatro etapas ou passos, sendo: 1. Anlise de contexto: se o problema for o abastecimento de energia para uma regio, a avaliao do contexto envolve informaes sobre a demanda presente e sua evoluo previsvel, sobre o potencial de energia disponvel e suas perspectivas de utilizao ou esgotamento, as possibilidades de substituio ou complementao das fontes que estiverem sendo usadas. 2. Definio de objetivos: os objetivos definem o que deve ser feito, orientam o comportamento de indivduos e organizaes e condicionam a forma e o contedo dos planos que possibilitam sua realizao. 3. Definio dos meios de execuo: h trs grupos de perguntas que permitem definir esses meios. O que preciso fazer para atingir os objetivos? Que meios devem ser escolhidos? Que recursos so necessrios para a execuo dessas atividades ou para a implantao das polticas e dos procedimentos? Quanto dinheiro ser necessrio? 4. Definio dos meios de controle: meios para verificar se as atividades esto caminhando em direo aos objetivos, e se os objetivos em si continuam sendo adequados. Portanto, no processo de planejamento, preciso tambm responder a perguntas como: Como sero obtidas informaes sobre o andamento das atividades e a execuo do plano? Como sero apresentadas? Quem as receber? O que fazer com elas? A avaliao do contexto a primeira fase. A questo fala em verificao dos objetivos e planos disponveis e avaliao dos objetivos e planos. Na realidade, as duas se enquadram na definio de objetivos. A partir do diagnstico interno e externo, a empresa analisa o que possvel fazer (objetivos e planos disponveis), para depois avaliar qual melhor. A vem a definio dos meios de execuo, que um planejamento da execuo. O controle a ltima fase.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

40

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Porm, a questo fala em definio dos mecanismos de controle, a escolha de como a execuo ser acompanhada e avaliada, antes da implantao. Gabarito: E.

44. (ESAF/AFT/2010) Nos casos em que um gestor pblico, visando ao planejamento estratgico de sua organizao, necessite realizar uma anlise de cenrio com base nas foras e fraquezas oriundas do ambiente interno, bem como nas oportunidades e ameaas oriundas do ambiente externo, aconselhvel que o faa valendo-se da seguinte ferramenta: a) Balanced Scorecard. b) Reengenharia. c) Anlise SWOT. d) Pesquisa Operacional. e) ISO 9000. No diagnstico estratgico utilizada a anlise SWOT, cuja sigla traz as letras iniciais de Strength, Weakness, Opportunities e Threats (foras, fraquezas, oportunidades e ameaas). Trata-se de uma metodologia de diagnstico estratgico que divide o ambiente da empresa em interno e externo. No ambiente interno esto as variveis controlveis, foras e fraquezas, e no externo as incontrolveis, oportunidades e ameaas. Para Djalma de Oliveira: Ponto Forte: diferenciao conseguida pela empresa (varivel controlvel), que lhe proporciona uma vantagem no ambiente; Ponto Fraco: situao inadequada da empresa (varivel controlvel) que lhe proporciona uma desvantagem operacional no ambiente; Oportunidade: fora ambiental incontrolvel pela empresa, que pode favorecer a sua ao estratgica, desde que conhecida e aproveitada satisfatoriamente enquanto perdura; Ameaa: fora ambiental incontrolvel pela empresa, que cria obstculo sua ao estratgica, mas que poder ou no ser evitada, desde que conhecida em tempo hbil. Gabarito: C.

45. (CESPE/SGAPROC/2004) durante o desenvolvimento do planejamento operacional que a anlise ambiental, ou SWOT, elaborada. Nessa anlise, so identificados os pontos fortes, fracos, as ameaas e as oportunidades relacionados organizao.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

41

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A questo errada, uma anlise do planejamento estratgico. Gabarito: E.

46. (ESAF/CVM/2010) Os Indicadores Balanceados de Desempenho, tambm conhecidos como BSC, so uma metodologia de gesto com foco na implementao da estratgia da empresa e das tticas correlacionadas. So perspectivas originrias do BSC, exceto: a) clientes. b) processos internos. c) ativos externos. d) aprendizagem e crescimento. e) finanas. Toda organizao precisa acompanhar seu desempenho por meio de indicadores. Como vimos acima, uma das fases do planejamento estratgico o controle e avaliao, que busca verificar como a empresa est indo. O objetivo verificar se a execuo est de acordo com o planejado, se as metas esto sendo alcanadas, permitindo que se tomem medidas corretivas. O problema que a grande maioria das empresas s utilizava indicadores financeiros para medir o seu desempenho. Robert Kaplan e David Norton criaram o Balanced Scorecard, uma ferramenta de acompanhamento do desempenho que se utiliza de indicadores operacionais, alm dos financeiros:
O Balanced Scorecard preserva as medidas financeiras tradicionais. Mas as medidas financeiras contam a histria de acontecimentos passados. Elas so inadequadas para orientar e avaliar a trajetria que as empresas da era da informao devem seguir na gerao de valor futuro investindo em clientes, fornecedores, funcionrios, processos, tecnologia e inovao. O Balanced Scorecard contempla as medidas financeiras do desempenho passado com medidas dos vetores que impulsionam o desempenho futuro.

As quatro perspectivas previstas inicialmente por Kaplan e Norton foram: financeira, clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento. Gabarito: C.

47. (CESPE/INMETRO/2007) O balanced scorecard (BSC) um mtodo administrativo que, sem fazer uso de indicadores financeiros, propicia a avaliao estratgica da organizao por meio da utilizao de indicadores operacionais.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

42

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Questo errada, o BSC no abandona a perspectiva financeira, ele agrega outras perspectivas a ela. Gabarito: E.

48. (CESPE/SENADO/2002) A limitao da aplicao da abordagem balanced scorecard em organizaes pblicas ocorre, principalmente, pelo fato de que esta baseia-se, originalmente, em uma cadeia de agregao de valor cujo resultado final a satisfao do consumidor. Questo errada. No h limitaes para a aplicao do BSC em organizaes pblicas. Ainda mais porque o BSC possui uma perspectiva que avalia justamente a satisfao do consumidor. As quatro perspectivas no trabalham de forma isolada. H toda uma cadeia de relaes de causas e efeitos. O sistema de medio deve tornar explcitas as relaes (hipteses) entre os objetivos (e as medidas) nas vrias perspectivas, para que elas possam ser gerenciadas e vlidas. A cadeia de causa e efeito deve permear todas as quatro perspectivas. Todas estas relaes de causa e efeito devem estar alinhadas com a estratgia da empresa. com base nela que elas devem ser construdas. Para fazer uma representao grfica dessas relaes em conjunto com a estratgia usado o mapa estratgico, que aponta a forma pela qual ativos intangveis da organizao produzem resultados tangveis. Os mapas estratgicos so uma representao visual dos objetivos crticos da empresa e das relaes cruciais entre eles, impulsionando o desempenho da organizao. Mais para frente vocs podem ver o mapa estratgico da Receita Federal. O modelo bsico para o mapa estratgico definido pelos autores o descrito ao lado.

ESTRATGIA

Financeira Clientes Processos InterAprendizado e Crescimento

Norton e Kaplan afirmam que o BSC pode ser facilmente adaptado para organizaes pblicas e instituies sem fins lucrativos, possibilitando a estas empresas manter seus gastos dentro dos limites oramentrios e atender aos seus clientes e partes interessadas. Nessa adaptao, no h obrigatoriedade para que as quatro perspectivas do modelo original do BSC sejam mantidas. Kaplan e Norton criaram um mapa estratgico para o setor pblico diferente do setor privado. Segundo os autores, h vrias diferenas importantes. Primeiro, o critrio definitivo de sucesso para as organizaes do setor pblico e para as entidades sem fins lucrativos o desempenho no cumprimento da misso. As organizaes do setor privado
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 43

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS podem adotar uma perspectiva financeira homognea: aumento do valor para os acionistas, a perspectiva financeira tem primazia. J as organizaes pblicas abrangem um conjunto amplo e diversificado de misses e, portanto, devem definir seu impacto social e seus objetivos maiores de maneira diferente. Nas empresas privadas, a perspectiva financeira colocada no final da relao de causa e efeito, ou seja, no topo do BSC. J no setor pblico, Silvio Ghelman sugere que ela seja colocada na base:
O oramento um fator limitador das aes de governo e, sem uma boa execuo oramentria, dificilmente um rgo de governo conseguir obter recursos para aquisio de mquinas e equipamentos, para manuteno da sua infra-estrutura (gua, luz, telefone, pagamento de contratos, etc.) e para qualificao de seus recursos humanos. Por isso, a perspectiva financeira ao ser colocada na base do BSC, permite um melhor funcionamento da organizao. Um bom andamento dos objetivos financeiros impacta positivamente nas outras perspectivas.

Vamos ver o mapa estratgico da Receita Federal:

Gabarito: E.

49. (ESAF/AFT/2006) Indique a opo que corresponde corretamente a frase a seguir: o repensar fundamental e a reestruturao radical dos pro-

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

44

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS cessos empresariais que visam alcanar drsticas melhorias em indicadores crticos de desempenho. a) Trata-se da definio de processo de qualidade. b) Trata-se de princpios que norteiam a busca de maior eficcia. c) Trata-se da definio de reengenharia. d) Trata-se de caractersticas de um processo de responsabilidade social. e) Trata-se de definio de produtividade. O termo reengenharia foi usado pela primeira vez no mundo dos negcios em 1990, no artigo Reengineering Work: Dont Automate, Obliterate, de Michael Hammer. Traduzindo o nome do artigo temos Reengenharia do trabalho: no automatize, elimine. Hammer apresentou a seguinte definio oficial:
Reengenharia o repensar fundamental e o reprojeto radical dos processos empresariais para obter melhorias drsticas em desempenho.

Gabarito: C.

50. (ESAF/CVM/2010) Sobre a reengenharia, segundo seus autores principais Michael Hammer e James Champy, correto afirmar que um erro comum cometido durante o processo de reengenharia tentar a) transformar um processo em vez de repar-lo. b) implantar a reengenharia sem causar problemas a ningum. c) implantar a reengenharia de cima para baixo. d) concentrar a energia entre poucos projetos. e) buscar resultados de grande monta. Existem quatro palavras-chave na definio de reengenharia. A letra E errada, no um erro. Vamos olhar primeiro para melhorias drsticas. A reengenharia no trata de melhorias marginais nos negcios. Tampouco se refere a realizar as coisas de 5 a 10 por cento melhor. Ela consiste em dar saltos qunticos de desempenho. A letra A errada, no um erro. A segunda palavra-chave radical. Radical significa ir raiz das coisas. A reengenharia no se preocupa em melhorar o que j existe. Ao contrrio, trata-se de descartar o que existe e recomear, iniciar com a pgina em branco e reinventar sua maneira de trabalhar. A terceira palavra-chave na definio processo. Hammer define processo como um grupo de tarefas relacionadas que, juntas, criam valor para o cliente. Por exemplo, o atendimento de pedidos um processo que envolve uma srie de tarefas: o recebimento do pedido, a entrada do pedido no computador, a
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 45

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS verificao do crdito do cliente, a baixa dos produtos no estoque, a retirada dos produtos fisicamente dos depsitos, o embalar dos produtos em caixas, a entrega. Nenhuma dessas atividades, isoladamente, representa o menor interesse ou valor para o cliente. A nica preocupao do cliente com o produto final, o que se cria com a soma total de todas essas atividades relacionadas. A quarta palavra-chave reprojeto. A reengenharia trata da reconcepo de como o trabalho feito. Frequentemente, pensamos em projeto como algo que se aplica apenas a projeto de produtos. Entretanto, a reengenharia baseia-se na premissa de que o projeto de processos como o trabalho feito de essencial importncia. O ponto de partida para o sucesso organizacional consiste em processos bem projetados. A letra D errada, no um erro. Um dos princpios da reengenharia :
Organizar os processos com base nos resultados e no nas tarefas

Tradicionalmente, o trabalho era realizado sobre diferentes tarefas, como cortar, parafusar, datilografar, montar ou supervisionar. O primeiro princpio da reengenharia de que uma pessoa ou equipe deve executar todos os passos de um processo. A pessoa ou equipe deve ser responsvel pelo resultado do processo total. prefervel ter uma pessoa desempenhando todos os passos de um processo, concebendo o trabalho dessa pessoa volta de um objetivo ou de um resultado. Atravs da aplicao deste princpio podem ser evitados os erros causados pela passagem de informao de tarefa para tarefa o que, alm de atrasar o processo total, obriga muitas vezes repetio de tarefas mal executadas por no cumprirem os requisitos da tarefa que se lhes segue. A letra C errada, mas havia sido dada como certa no gabarito preliminar, que foi anulado. Segundo Hammer:
Somente um executivo snior que acredite na causa da reengenharia pode, de fato, faz-la acontecer. Os funcionrios dos nveis inferiores da organizao, no obstante quo inteligentes ou bem intencionados, no tm a perspectiva necessria para ver os processos como um todo e seus pontos fracos, nem a autoridade para instituir os tipos de mudanas de longo alcance que a reengenharia requer. A reengenharia nunca se faz de baixo para cima (bottom-up). Ela um fenmeno de cima para baixo (top-down).

A reengenharia deve ser implementada de cima para baixo (Top-down), tendo no topo que existir uma grande convico neste processo. Para tanto, essencial que a estratgia da empresa esteja bem definida, antes de se avanar para a Reengenharia, pois esta s vale a pena se melhorar a posio estratgica da empresa. H uma forte relao da reengenharia com a estratgia da empresa. A reengenharia cuida das operaes e apenas a estratgia pode dizer quais operaes so importantes.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

46

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A letra B foi dada como errada. Porm, muito equivocada, no tem como no querer causar problemas a ningum. As pessoas normalmente no gostam de mudanas e a reengenharia muda muita coisa, entre elas as relaes de poder, causando diversos atritos. Vamos ver uma questo:

2. (CESPE/TJDFT/2008) Muitos dos problemas verificados nos processos de reengenharia decorrem da dificuldade das organizaes em redistribuir as relaes de poder e os processos administrativos necessrios nova configurao dos trabalhos.

A questo certa. A reengenharia defende que o ponto de deciso deve estar onde o trabalho executado, que as decises so tomadas pelos empregados. Redistribuir o poder uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas organizaes que promovem a reengenharia. A redistribuio dos processos administrativos tambm outro obstculo, j que as pessoas so resistentes mudana e no querem deixar de fazer aquilo que faziam a anos. Gabarito: X (C).

51. (FCC/TRE-RN/2011) A aplicao da tcnica de reengenharia gesto pblica visa a (A) mudanas estruturais e comportamentais radicais na cultura das organizaes. (B) introduo contnua de mudanas organizacionais visando a reduo de custos. (C) extino da estrutura departamental das organizaes. (D) descentralizao da gesto do conhecimento estratgico das organizaes. (E) racionalizao e centralizao dos processos organizacionais. A letra A foi dada como certa. Discordo. Segundo Michael Hammer, a reengenharia no reestruturao, o que, para o autor, geralmente constitui um eufemismo para mover caixas para l e para c no organograma ou para desfazer-se de algumas unidades de negcios. A reengenharia concentra-se em como feito o trabalho e no em como uma organizao estruturada. Apesar de normalmente resultar em reestruturao, esse no um objetivo da reengenharia, seu objetivo redesenhar os processos. Hammer apresentou a seguinte definio oficial:
Reengenharia o repensar fundamental e o reprojeto radical dos processos empresariais para obter melhorias drsticas em desempenho.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

47

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Uma palavra-chave do conceito radical. Radical significa ir raiz das coisas. A reengenharia no se preocupa em melhorar o que j existe. Ao contrrio, trata-se de descartar o que existe e recomear, iniciar com a pgina em branco e reinventar sua maneira de trabalhar. A letra B errada, a reengenharia no contnua, feita uma vez e pronto, no se fica eternamente redesenhando os processos. A qualidade total que tem a caracterstica de ser contnua. A letra C errada. Acho at que seria mais certa que a A, mas tambm no o objetivo da reengenharia. Um dos princpios da reengenharia Organizar os processos com base nos resultados e no nas tarefas. Tradicionalmente, o trabalho era realizado sobre diferentes tarefas, como cortar, parafusar, datilografar, montar ou supervisionar. O primeiro princpio da reengenharia de que uma pessoa ou equipe deve executar todos os passos de um processo. A pessoa ou equipe deve ser responsvel pelo resultado do processo total. Assim, ao invs da estrutura departamental, privilegiam-se as equipes responsveis por processos. A letra D errada, viajou na maionese. A letra E errada, a reengenharia defende a descentralizao. Outro princpio Colocar o ponto de deciso onde o trabalho executado, permanecendo o controle implcito no processo. Gabarito: A.

52. (ESAF/CVM/2010) Entre as dez mudanas frequentes que ocorrem nas empresas com a reengenharia dos processos, temos: a) as unidades de trabalho mudam, passando de equipes para departamentos. b) os critrios de promoo mudam de desempenho individual para desempenho grupal. c) as estruturas mudam de hierrquicas para pessoais. d) a preparao dos empregados para o servio muda, deixando de ser treinamento para ser instruo. e) os servios das pessoas mudam, passando de tarefas simples para trabalhos multidimensionais. Segundo Hammer, as 10 mudanas mais frequentes que ocorrem nas empresas que desenvolvem a reengenharia so: Inidades de trabalho mudam, passando de departamentos funcionais para equipes de processo;

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

48

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLIC PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Os servios das pessoas mudam, passando de tarefas simples para trab trabalhos multidimensionais; Os papis s das pessoas mudam, antes definidos e controlados pelos gere gerentes, passa a ser desenhados pelos seus prprios ocupantes; A preparao dos empregados p para ara o servio muda, deixando de ser tre treinamento para ser educao; O enfoque das medidas de desempenho e da remunerao se altera, da atividade para o resultado; Critrios ritrios de promoo mudam do desempenho individual para a habilidade habilidade; Os valores, antes protetores etores da organizao, passam a inspirar a produo; Os gerentes mudam de supervisores para instrutores de seus times; As estruturas organizacionais mudam, de hierrquicas para achatadas; Os executivos deixam de ser controladores do resultado para serem l lderes. A letra A errada, inverteu. A letra B errada, muda do desempenho individual para a habilidade. A letra C errada, mudam de hierrquicas para achatadas. A letra D errada, deixa de ser treinamento para ser educao educao. A letra E a correta. Gabarito: E.

fun53. (CESPE/MCT/2004) O conceito de reengenharia est originalmente fu damentado em enxugamento de pessoal.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

49

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS Apesar de os processos de reengenharia geralmente resultarem em reduo no nmero de trabalhadores, no devemos fazer essa associao. Isso ocorreu na prtica, mas na teoria no h esse objetivo. Questo errada. Gabarito: E.

54. (CESPE/CEARAPORTOS/2004) Uma das crticas mais comuns ao modelo baseia-se no fato de que muitas empresas se limitaram ao corte de custos por meio de demisses de pessoal em grande escala, argumentando que realizavam a reengenharia. Essa questo diferente da anterior porque aquela cobra a teoria (conceito original), enquanto esta cobra a prtica (se limitaram). O grande problema que surgiu quando a reengenharia virou um modismo que muitas organizaes passaram a dizer que faziam reengenharia, quando, na verdade, estavam apenas reduzindo pessoal. Ela passou a ser usada nos mais diversos setores, sem o mnimo critrio e planejamento, provocando o que Prahalad e Hamel chamaram de anorexia corporativa. Questo certa. Gabarito: C.

55. (ESAF/CVM/2010) O downsizing, como uma das tcnicas da Administrao contempornea, visa ao seguinte objetivo: a) promoo das sinergias dentro da empresa. b) acompanhamento das aes do concorrente. c) comunicao sem distoro. d) foco nos procedimentos internos. e) manuteno da produtividade dos gerentes. O Downsizing pode ser traduzido como achatamento e surgiu em decorrncia do crescimento desordenado de grandes empresas, ocorrido nos anos 80 do sculo XX, por meio da diversificao para novos negcios. Ele comeou a ser usado para solucionar o excesso de burocracia que se verificava em muitas organizaes, o que, alm da morosidade, dificultava a tomada de decises e a adaptao s novas realidades ambientais. Muitas organizaes adotaram com razovel sucesso os conceitos e as tcnicas fornecidas pela Teoria da Burocracia, mas com o aumento dos nveis concorrenciais, e da turbulncia ambiental, foi necessrio repensar as estruturas e mtodos de tomada de decises por forma a aumentar a rapidez de resposta e a capacidade de adaptao.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

50

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A aplicao desse termo gesto significa a reduo radical do tamanho da empresa, geralmente por meio do delayering (reduo dos nveis hierrquicos) ou do outsourcing (subcontratao de atividades no fundamentais, terceirizao). As empresas ganham flexibilidade, perdem burocracia e ficam mais prximas do mercado e dos clientes. Para Luciano Saboia Filho:
Por meios de fuses de departamentos, gerncias e divises, em que se eliminam funes que no agregam valor ao cliente/consumidor, o downsizing procura implantar na empresa uma estrutura operacional de apenas dois ou trs nveis hierrquicos e utilizar a tecnologia da informao como uma fonte para controlar a tomada de decises da empresa.

O Downsizing resulta, assim, na reduo dos nveis da gesto e na reduo da dimenso da organizao atravs da anulao de reas produtivas no essenciais, centrando-se no que melhor sabem fazer, as suas competncias essenciais, permitindo uma maior flexibilizao da estrutura. A sinergia um conceito que significa que o todo maior do que a soma de suas partes. Quando uma organizao formada, algo novo surge no mundo. Administrao, coordenao e produo que no existiam antes, agora esto presentes. As unidades organizacionais trabalhando juntas podem realizar mais do que essas unidades trabalhando sozinhas. Refere-se capacidade de duas diferentes unidades conseguirem, atravs da ao conjunta, aumentar sua capacidade de atuao. Trata-se de um dos objetivos do downsizing, quando ele achata as organizaes e aproxima suas unidades. Gabarito: A.

56. (ESAF/TCE-ES/2001) Mudanas de grande intensidade aparecem em todos os ambientes - competitivo, tecnolgico, econmico, social - provocando o surgimento de novos conceitos e tcnicas para administrar organizaes. Muitas dessas novidades eram ideias que j vinham evoluindo ao longo do tempo, e outras so ou foram autnticas inovaes trazidas especialmente pela evoluo da tecnologia. Uma dessas tcnicas refere-se busca das melhores prticas da administrao, isso como forma de ganhar vantagens competitivas. Essa tcnica, consiste em fazer comparaes e procurar imitar as organizaes, concorrentes ou no, do mesmo ramo de negcio ou de outros, que faam algo de maneira particularmente bem feita, denomina-se: a) Brainstorming b) Benchmarking c) Downsizing

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

51

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS d) Balanced scoredcard e) Brainwriting Benchmarking a busca das melhores prticas na indstria que conduzem ao desempenho superior. O benchmarking visto como um processo positivo e pr-ativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma funo especfica a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma funo semelhante. A ideia central a busca das melhores prticas da administrao, como forma de identificar e ganhar vantagens comparativas. Esta outra ferramenta da melhoria contnua. Ela foi introduzida em 1979 pela Xerox, que a define como:
O processo contnuo de avaliar produtos, servios e prticas dos concorrentes mais fortes e daquelas empresas que so reconhecidas como lderes empresariais.

Normalmente, quando as questes falam em imitao esto erradas, mas esta j colocou no enunciado. No certo falar em imitao porque necessria uma adaptao. Vamos ver as demais tcnicas presentes na questo: Brainstorming: Brain, em ingls, significa crebro, e storm, tempestade. Brainstorming tambm pode ser traduzido como tempestade de ideias. um trabalho em grupo, no qual, em um curto espao de tempo, as pessoas emitem ideias sem refletir previamente sobre elas. No Brainstorming, os grupos devem ter entre cinco e doze pessoas e recomendvel que a participao seja voluntria, com regras claras e por prazo determinado. Devem-se utilizar facilitadores, adequadamente treinados para lidar com os grupos. Downsizing: vimos pode ser traduzido como achatamento e surgiu como uma necessidade de solucionar o excesso de burocracia que se verificava em muitas organizaes, o que, alm da morosidade, dificultava a tomada de decises e a adaptao s novas realidades ambientais. Balanced Scorecard: um instrumento de avaliao da implementao da estratgia da organizao que procura valorizar outras dimenses do desempenho, alm da financeira. Assim, ele compreende quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento. Veremo-lo melhor ao longo do curso. Brainwriting: semelhante ao brainstorming, dizem que a sua verso silenciosa. Ao invs de colocar as ideias falando para todos, os participantes as colocam no papel. Depois de um tempo passam o papel para o lado e os demais participantes podem acrescentar pontos a ideia

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

52

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS colocada no papel. Depois feita a leitura e todos discutem o que foi escrito. Gabarito: B.

57. (ESAF/TCE-ES/2001) Mais do que uma simples tcnica de controle, a qualidade total sugere uma nova filosofia para a administrao. Tal filosofia orientada por determinados princpios. Entre as opes abaixo, assinale aquela que contm trs destes princpios. a) Mentalidade preventiva; mudanas drsticas; foco no cliente. b) Mentalidade preventiva; mudanas graduais; envolvimento da alta administrao. c) Foco no cliente; mudanas graduais; reforo da hierarquia. d) Controle estatstico; mudanas drsticas; foco no cliente. e) Controle estatstico; foco no produto; envolvimento da alta administrao. A Qualidade Total tem cinco princpios:
Princpios da Qualidade Total Quem define qualidade o cliente; A qualidade deve ser um compromisso de toda a organizao; O controle deve ser feito de forma descentralizada e por equipes; A qualidade deve ser buscada continuamente; Custos menores e eliminao de desperdcio.

Antes de entrarmos nos conceitos da Qualidade Total, vamos ver um pouco do histrico da qualidade nas organizaes. Podemos identificar trs fases da qualidade: Inspeo em Massa Controle Estatstico da Qualidade Gesto da Qualidade Total. A inspeo em massa, do incio do Sculo XX, buscava inspecionar todos os produtos que saiam da linha de produo, verificando se eles atendiam as especificaes do projeto. Com o passar do tempo, o constante aumento das quantidades e da complexidade dos produtos fabricados elevava os custos para obteno de nveis razoveis de qualidade. Tornava-se impossvel olhar pea por pea para saber se havia defeito ou no. Na dcada de 1930, as empresas

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

53

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS desenvolveram e adaptaram ferramentas estatsticas para uso no controle da qualidade. Contudo, a lgica do controle de qualidade foi mantida. A qualidade ainda era verificada apenas no final do processo de produo. Somente depois que os produtos j estavam prontos que se verificava se tinham defeitos ou no. Na dcada de 1950 comearam a surgir autores defendendo que a qualidade no deveria ser algo a ser pensado apenas no final da cadeia de produo, mas durante todo o processo. Uma organizao que pretenda ser capaz de entregar produtos e servios de qualidade aos seus clientes precisa que todos os seus departamentos e reas funcionais excedam seu desempenho, e no somente a rea de operaes. Por isso dizemos que chamada de qualidade total. A parir desta ideia, ganha importncia a noo de trabalho em equipes dentro da organizao. O controle uma das funes administrativas, junto com o planejamento, a organizao e a direo. A TQM uma forma de controle descentralizado, ou seja, no burocrtico. Os prprios funcionrios podem realizar o controle, no h necessidade que ele parta de cima. Assim, importante a formao de equipes para se discutir a qualidade e identificar os problemas dentro das organizaes. Alm disso, outra diferena em relao viso anterior estava no conceito de qualidade. Enquanto antes se pensava na qualidade como a conformidade com o projeto, a ausncia de defeitos, na metade do Sculo XX percebe-se que quem define o que qualidade o cliente, e no o projeto. Se um produto sai da linha de produo de acordo com o que fora pensado no projeto, no significa que o cliente ir gostar do produto. O projeto, desde o incio, poderia estar equivocado. Um quarto ponto importante ligado ao surgimento da Qualidade Total est no fato de que a qualidade no algo que, uma vez alcanado, no precisa mais ser procurado. A busca pela qualidade deve ser contnua, todos os dias devese tentar melhorar um pouco mais. No entanto, buscar um produto de maior qualidade no significa que este produto necessariamente ter um custo maior e, consequentemente, um preo maior para o consumidor. Outra ideia muito ligada noo de qualidade total a reduo de custos por meio da eliminao de desperdcios. A letra A errada porque as mudanas drsticas ocorrem na reengenharia, a qualidade busca a melhoria contnua, gradual. A letra B certa, apesar de que seria mais correto falar em envolvimento dos funcionrios, busca-se o controle de qualidade descentralizado. Mas a alta administrao no deixa de participar. A letra C errada porque so reforadas as equipes e a descentralizao, e no a hierarquia.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

54

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS A letra D errada. O controle no estatstico, essa uma viso anterior, e as mudanas no so drsticas. A letra E errada, tambm fala em controle estatstico. Gabarito: B.

58. (ESAF/APO-MPOG/2010) Sabendo que poucas causas levam maioria dos problemas, bem como que a identificao da causa bsica de um problema deve ser feita de acordo com uma sequncia de procedimentos lgicos, baseada em fatos e dados, o recurso grfico utilizado para estabelecer uma ordenao nas causas de perdas que devem ser saneadas denominase: a) Diagrama de Pareto. b) Diagrama de Ishikawa. c) Funcionograma. d) Histograma. e) Fluxograma. O Diagrama de Pareto constitui uma das ferramentas utilizadas no controle de qualidade e foi inicialmente definido por Joseph Juran em 1950. Na sua base est o Princpio de Pareto que refere que um pequeno nmero de causas (geralmente 20%) responsvel pela maioria dos problemas (geralmente 80%).

100% % DE DEFEITOS 80% 60% 40% 20% 0% A B C D E D Tipo de defeito

A grande aplicabilidade deste princpio resoluo dos problemas da qualidade reside precisamente no fato de ajudar a identificar o reduzido nmero de causas que esto muitas vezes por detrs de uma grande parte dos problemas que ocorrem. na deteco de 20% das causas que do origem a 80% dos efeitos que o Diagrama de Pareto se revela uma ferramenta muito eficiente. O Diagrama de Pareto diz que, em muitos casos, a maior parte das perdas que se fazem sentir so devidas a um pequeno nmero de defeitos considerados vitais (vital few). Os restantes defeitos, que do origem a poucas perdas, so considerados triviais (trivial many) e no constituem qualquer perigo srio. Uma vez identificados os vital few dever-se- proceder sua anlise, estudo e implementao de processos que conduzam sua reduo ou eliminao. Gabarito: A.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

55

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 59. (ESAF/ANEEL/2004) Uma dificuldade enfrentada pelo tomador de deciso identificar, diagnosticar e priorizar o problema a ser resolvido. Escolha a opo que explicita corretamente o diagrama de ISHIKAWA. a) Essa tcnica permite priorizar as causas que so responsveis pelo maior nmero de efeitos. b) Essa tcnica possibilita identificar, organizar o raciocnio e a discusso sobre as causas de um problema. c) Com base na anlise simultnea do efeito da deciso para o desempenho da empresa e o tempo disponvel para deciso, possvel priorizar o problema a ser tratado. d) Com base na anlise dos objetivos que se deseja alcanar possvel identificar variveis que podem e no podem ser modificadas. e) Essa tcnica possibilita hierarquizar causas e efeitos por meio da atribuio de notas e sua ponderao. O Diagrama de Ishikawa conhecido tambm como MatriaMo de Mtodo prima obra Diagrama de Causa e Efeito, ou ainda como Diagrama Efeito Espinha de Peixe, ou ento como Diagrama 6M (j foi 4M e 5M). Este sistema perMediMeio Mquinas mite estruturar hierarquicao Ambiente mente as causas de determinado problema ou oportunidade de melhoria, bem como seus efeitos sobre a qualidade. Por isso chamado de Causa e Efeito. Em sua estrutura, todos os tipos de problemas podem ser classificados como sendo de seis tipos diferentes (por isso 6M). Podemos dizer que o Diagrama de Pareto faz um levantamento quantitativo das causas, enquanto o Diagrama de Ishikawa faz um levantamento qualitativo, j que ele busca separa elas por classes. A letra A errada porque o diagrama apenas organiza as causas, ele no trabalha com priorizao. Quem faz isso o Diagrama de Pareto, outra ferramenta da qualidade. Na sua base est o Princpio de Pareto que refere que um pequeno nmero de causas (geralmente 20%) responsvel pela maioria dos problemas (geralmente 80%). A grande aplicabilidade deste princpio resoluo dos problemas da qualidade reside precisamente no fato de ajudar a identificar o reduzido nmero de causas que esto muitas vezes por detrs de uma grande parte dos problemas

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

56

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS que ocorrem. na deteco de 20% das causas que do origem a 80% dos efeitos que o Diagrama de Pareto se revela uma ferramenta muito eficiente. A letra B certa, traz a descrio correta da ferramenta. As demais alternativas so erradas, falam novamente em priorizao e ponderao, algo que o diagrama no faz. Gabarito: B.

60. (ESAF/AFT/2003) A melhoria contnua um dos princpios da gesto para a qualidade. Esta d mais valor a pequenos ganhos, porm constantes e conquistados a partir de uma ateno diria para a maneira como feito o trabalho. Indique a opo que apresenta corretamente o ciclo de melhoria contnua proposto pelo programa de qualidade. a) O ciclo de melhoria contnua se compe de comunicar, fazer, executar e corrigir. b) O ciclo de melhoria contnua se compe de planejar, rever, fazer e supervisionar. c) O ciclo de melhoria contnua se compe de planejar, executar, verificar e agir. d) O ciclo de melhoria contnua se compe de fiscalizar, executar, organizar e corrigir. e) O ciclo de melhoria contnua se compe de prever, comunicar, verificar e agir. O Ciclo PDCA foi criado por Shewhart, mas foi divulgado e aplicado por Deming. Ele foi introduzido no Japo aps a guerra, com princpio de tornar mais claros e geis os processos envolvidos na execuo da gesto, como, por exemplo, na gesto da qualidade, dividindo-a em quatro principais passos, que forma a sigla: to Plan = planejar a mudana to Do = implement-la to Check = verificar o resultado to Act correctly = agir corretivamente

P A

D C

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

57

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 1 Fase Planejar: o momento em que so definidas as metas e mtodos para determinada atividade. quando se fazem as seguintes perguntas: O que queremos alcanar? Como faremos para atingir essa meta? 2 Fase Executar: Nessa fase coloca-se em prtica o que foi planejado. Em muitos casos necessrio educar e treinar as pessoas antes que elas comecem a executar efetivamente as aes planejadas. O treinamento e a educao tambm fazem parte dessa fase. 3 Fase Verificar: Nessa fase feito um controle para comparar se os resultados que esto sendo alcanados esto de acordo com as metas e mtodos estabelecidos no planejamento. Essa comparao deve ser feita objetivamente, com base em fatos e dados concretos e no em opinies subjetivas. 4 Fase Agir corretivamente: o momento em que so feitos os ajustes para corrigir os desvios identificados na fase de verificao. Essa fase ir retroalimentar o ciclo, dando insumos para um novo planejamento e promovendo a melhoria contnua. O ciclo PDCA uma ferramenta da busca da melhoria contnua. Ciclo pode ser definido como um processo que, ao chegar ao seu fim, comea novamente. Por isso que ele est relacionado melhoria contnua: algo que nunca acaba. Gabarito: C.

1.1. Lista das Questes


1. (ESAF/RECIFE/2003) No sistema brasileiro, a noo de pessoa poltica engloba as seguintes entidades: a) Estados-Federados, autarquias e fundaes pblicas b) Unio Federal e Municpios c) Distrito Federal e empresas pblicas d) Municpios, Distrito Federal e autarquias e) Autarquias e fundaes pblicas

2. (ESAF/AFRFB/2009) Administrativamente, os municpios se submetem aos estados, e estes, por sua vez, submetem-se Unio.

3. (ESAF/AFRFB/2009) Embora, por princpio, todos os entes federados sejam autnomos, em determinados casos, os estados podem intervir em seus municpios.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

58

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 4. (ESAF/AFRFB/2009) Sobre a organizao do Estado brasileiro, correto afirmar que, quando institudas, as regies metropolitanas podem gozar de prerrogativas polticas, administrativas e financeiras diferenciadas em relao aos demais municpios do estado.

5. (ESAF/MRE/2002) Enquanto a desconcentrao um modo de realizar a prestao de determinado servio pblico instalando unidades do prprio rgo, com certo poder de deciso, mais prximo dos seus usurios, com distribuio interna de competncias, a descentralizao ocorre ao transferir-se tal atendimento ou execuo, para outras pessoa ou entidades criadas com essa finalidade.

6. (ESAF/AFRFB/2009) Sobre a organizao do Estado brasileiro, correto afirmar que, quando existentes, os territrios federais gozam da mesma autonomia poltico-administrativa que os estados e o Distrito Federal.

7. (ESAF/AFRF/2005) Assinale, entre as seguintes definies, aquela que pode ser considerada correta como a de rgo pblico. a) Unidade personalizada, composta de agentes pblicos, com competncias especficas. b) Centro funcional, integrante da estrutura de uma entidade, com personalidade jurdica de direito pblico. c) Conjunto de agentes pblicos hierarquicamente organizados. d) Centro de competncias, com patrimnio, responsabilidades e agentes prprios, criado para uma determinada atividade. e) Unidade organizacional, composta de agentes e competncias, sem personalidade jurdica.

8. (ESAF/SEFAZ-MT/2001) Caracteriza o rgo autnomo a personalidade jurdica prpria.

9. (ESAF/AFT/2010) Tendo por base a organizao administrativa brasileira, classifique as descries abaixo como sendo fenmenos: (1) de descentralizao; ou (2) de desconcentrao. Aps, assinale a opo correta. ( ) Criao da Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), para prestar servios oficiais de estatstica, geologia e cartografia de mbito nacional;
Prof. Rafael Encinas www.pontodosconcursos.com.br 59

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS ( ) Criao de delegacia regional do trabalho a ser instalada em municipalidade recm emancipada e em franco desenvolvimento industrial e no setor de servios; ( ) Concesso de servio pblico para a explorao do servio de manuteno e conservao de estradas; ( ) Criao de novo territrio federal. a) 2 / 1 / 2 / 1 b) 1/ 2 / 2 / 1 c) 2/ 2 / 1 / 1 d) 1/ 2 / 1 / 1 e) 1/ 2 / 1 / 2

10. (CESPE/STF/2008) A escolha pela subveno a uma instituio privada para a prestao de um servio pblico de sade representa forma de desconcentrao do servio pblico.

11. (ESAF/CGU/2004) As entidades polticas e administrativas, centralizadas ou descentralizadas, so criadas por lei.

12. (FCC/TRT-AL/2010) No tocante a Administrao Indireta, na descentralizao administrativa existe subordinao hierrquica entre a pessoa jurdica incumbida do servio pblico e a pessoa poltica instituidora.

13. (ESAF/IRB/2004) O que caracteriza as entidades da Administrao Indireta Federal que a) so dotadas de personalidade jurdica distinta da Unio. b) so dotadas de personalidade jurdica de direito privado. c) so dotadas de personalidade jurdica de direito pblico. d) subordinam-se a rgos da Administrao Direta. e) constituem um patrimnio pblico personificado.

14. (ESAF/MPU/2004) O servio pblico personificado, com personalidade jurdica de direito pblico, e capacidade exclusivamente administrativa, conceituado como sendo um(a)

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

60

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS a) empresa pblica. b) rgo autnomo. c) entidade autrquica. d) fundao pblica. e) sociedade de economia mista.

15. (ESAF/SEFAZ-MT/2001) No momento, somente existem no Brasil autarquias classificadas como de servio.

16. (ESAF/ATRFB/2010) Quanto estrutura das autarquias, estas podem ser fundacionais e corporativas.

17. (ESAF/ANA/2009) Ass Agncias Reguladoras integram a: a) Administrao Direta e so obrigadas a adotar a forma de autarquia. b) Administrao Direta e so obrigadas a adotar a forma de autarquia em regime especial. c) Administrao Indireta e so obrigadas a adotar a forma de autarquia. d) Administrao Indireta e so obrigadas a adotar a forma de autarquia em regime especial. e) Administrao Indireta e, embora esse tenha sido o lugar-comum at hoje, no so obrigadas a adotar a forma de autarquia, muito menos em regime especial.

18. (ESAF/ATRFB/2010) A Administrao Pblica, ao criar fundao de direito privado, submete-a ao direito comum em tudo aquilo que no for expressamente derrogado por normas de direito pblico.

19. (CESPE/CAMARA/2002) Nota-se na legislao pertinente s agncias reguladoras o propsito de fugir das formas licitatrias previstas nas normas gerais de licitao.

20. (ESAF/ISS-RJ/2010) Sobre a organizao da administrao pblica brasileira, correto afirmar que:

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

61

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS a) por serem qualificadas como autarquias de natureza especial, as agncias reguladoras integram a administrao direta. b) ao contrrio do que ocorre em relao s autarquias, a lei no cria empresas pblicas, apenas autoriza sua instituio. c) agncias reguladoras e agncias executivas so categorias de entidades pertencentes administrao indireta. d) a Constituio Federal veda, aos municpios, a criao de autarquias. e) no mbito federal, as empresas pblicas subordinam-se, hierarquicamente, aos ministrios a que se vinculem.

21. (ESAF/ATRFB/2010) Os servios sociais autnomos so entes paraestatais que no integram a Administrao direta nem a indireta.

22. (ESAF/ATRFB/2010) Organizao social a qualificao jurdica dada a pessoa jurdica de direito privado ou pblico, sem fins lucrativos, e que recebe delegao do Poder Pblico, mediante contrato de gesto, para desempenhar servio pblico de natureza social.

23. (ESAF/AFTE-RN/2004) O patrimnio personificado, destinado a um fim especfico, que constitui uma entidade da Administrao Pblica, com personalidade jurdica de direito pblico, cuja criao depende de prvia autorizao expressa por lei, se conceitua como sendo uma fundao pblica.

24. (ESAF/APO-MPOG/2010) Segundo alguns doutrinadores do Direito Administrativo, o Contrato de Gesto no seria o termo adequado para a pactuao entre rgos da administrao direta.

25. (ESAF/ATRFB/2010) O contrato de gesto, quando celebrado com organizaes sociais, restringe a sua autonomia.

26. (ESAF/SEFAZ-RJ/2010) Sobre a Parceria Pblico-Privada (PPP), assinale a opo correta. a) So modalidades de PPP a concesso patrocinada e a concesso de uso. b) possvel que o objeto do contrato de PPP seja atividade regulatria.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

62

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS c) A modalidade de licitao para a PPP a concorrncia, no se admitindo, portanto, a realizao de lances em viva voz no processo licitatrio. d) O prazo de vigncia do contrato de PPP pode ser de at quarenta anos. e) Antes da celebrao do contrato de PPP, dever ser constituda sociedade de propsito especfico, incumbida de implantar e gerir o objeto da parceria.

27. (ESAF/CGU/2006) Sobre as parcerias pblico-privado (PPP), todas as opes abaixo so verdadeiras, exceto: a) As PPP admitem complementao de receitas por parte do setor pblico, de maneira a viabilizar o empreendimento a ser contratado. b) Embora o governo delegue ao setor privado os aspectos mercantis do empreendimento contratado mediante PPP, mantm suas prerrogativas de planejamento, monitoramento e regulamentao. c) As PPP podem ter como objetivo nico tanto o fornecimento de equipamentos como de mo-de-obra, ou ainda a execuo de obras pblicas. d) Nas PPP a alocao dos riscos definida contratualmente entre a administrao e os entes privados. e) A lei das PPP o regime predominante para as concesses administrativas, nas quais o usurio da prestao de servio a prpria administrao pblica.

28. (ESAF/CGU/2006) Devido s limitaes impostas pela crise fiscal, muitos governos procuraram criar vias alternativas para viabilizar projetos de infraestrutura e de proviso de servios, como as parcerias pblico-privado (PPP). Sobre tal assunto, analise os enunciados abaixo e depois marque a resposta certa. 1- A parceria pblico-privado consiste em uma substituio da lgica da aquisio de ativos para uma outra, de compra de servios, o que acarreta alteraes fundamentais na estrutura de incentivo dos contratos. 2- Ainda que a lei brasileira enquadre as parcerias pblico-privado como uma forma de concesso, elas se diferenciam das concesses tradicionais devido fonte de remunerao do parceiro privado. 3- Nos contratos de parceria pblico-privado a eficincia resulta da possibilidade de dispersar entre vrios agentes, a elaborao de projeto, construo e operao de infraestrutura, incentivando a otimizao de custos e a melhor qualidade na prestao do servio, sem prejuzo da dimenso estratgica do planejamento da poltica pblica.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

63

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 4- As parcerias pblico-privado representam a oportunidade de superao definitiva da restrio fiscal ao financiamento dos investimentos pblicos em infraestrutura e proviso de servios. a) Apenas os enunciados 1,3 e 4 esto corretos. b) Apenas os enunciados 2, 3 e 4 esto corretos. c) Apenas os enunciados 3 e 4 esto corretos. d) Apenas os enunciados 1 e 2 esto corretos. e) Apenas os enunciados 1 e 3 esto corretos.

29. (ESAF/AFT/2010) Um consrcio pblico, com personalidade jurdica de direito pblico, composto por alguns municpios, pelos respectivos governos estaduais e pela Unio, integra: a) nos municpios e nos estados, a administrao direta; na Unio, a administrao indireta. b) nos municpios, nos estados e na Unio, a administrao indireta. c) nos municpios, a administrao direta; nos estados e na Unio, a administrao indireta. d) nos municpios, nos estados e na Unio, a administrao direta. e) nos municpios e nos estados, a administrao indireta; na Unio, a administrao direta.

30. (ESAF/APO-MPOG/2008) Modernamente, a Organizao Administrativa do Estado Brasileiro adquiriu novos contornos com a edio da Lei n. 11.107/2005. Nesse diapaso, analise os itens abaixo e marque a opo correta. I. O consrcio pblico com personalidade jurdica de direito pblico integra a administrao indireta de todos os entes da Federao consorciados. II. No caso de se revestir de personalidade jurdica de direito privado, o consrcio pblico observar as normas de direito pblico quanto celebrao de contratos. III. Os consrcios pblicos ou privados, na rea de sade, devero obedecer aos princpios, diretrizes e normas que regulam o Sistema nico de Sade SUS. IV. Os entes da Federao consorciados, ou com eles conveniados, no podero ceder-lhe servidores, na forma e condies da legislao de cada um ante a observncia constitucional de exigncia de concurso pblico.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

64

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS a) Apenas o item I est correto. b) Apenas o item II est correto. c) Apenas os itens II e IV esto incorretos. d) Apenas os itens I e III esto incorretos. e) Apenas os itens III e IV esto incorretos.

31. (ESAF/CGU/2008) Sobre as contrataes de consrcios pblicos correto afirmar que: a) os objetivos dos consrcios pblicos sero determinados pela lei. b) admitida a clusula do contrato de consrcio que preveja determinadas contribuies financeiras ou econmicas de ente da Federao ao consrcio pblico, salvo a doao, destinao ou cesso do uso de bens mveis ou imveis e as transferncias ou cesses de direitos operadas por fora de gesto associada de servios pblicos. c) o contrato de consrcio pblico deve, como condio de validade, ser celebrado por todos os entes da Federao que subscreveram o protocolo de intenes. d) a execuo das receitas e despesas do consrcio pblico no dever obedecer s normas de direito financeiro aplicveis s entidades pblicas, por se constituir como pessoa jurdica de direito privado. e) para o cumprimento de seus objetivos, o consrcio pblico poder ser contratado pela administrao direta ou indireta dos entes da Federao consorciados, dispensada a licitao.

32. (FCC/TCE-CE/Analista Auditoria Governamental/2008) O Portal do Tribunal de Contas do Cear na Internet um exemplo de governo eletrnico (EGov), por provocar transformaes profundas nos relacionamentos. Os relacionamentos mantidos pelo Tribunal com os cidados e com os demais rgos governamentais denominam-se, respectivamente, (A) G2G e G2B. (B) G2B e C2G. (C) G2C e G2G. (D) B2G e C2G. (E) C2G e G2B.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

65

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 33. (CESPE/SENADO/2002) A implementao do governo eletrnico envolve a disponibilizao de informaes pertinentes aos atos e fatos de determinadas organizaes ou perfil de atuao de determinados setores, promovendo maior transparncia, principalmente mediante webpages na Internet.

34. (ESAF/AFT/2010) Sobre o tema governo eletrnico e transparncia, correto afirmar: a) para uma maior transparncia dos governos, necessrio que as informaes estejam disponveis em linguagem acessvel, para entendimento do pblico em geral. b) em regies com altos ndices de excluso digital, justificvel a pouca transparncia dos governos locais. c) como instrumento efetivo para uma melhor governana, a simples implementao do governo eletrnico garante maior eficincia e transparncia. d) quanto maior a oferta de servios on-line disponibilizados ao cidado, maior a transparncia dos atos pblicos. e) a dimenso tecnolgica mais importante que a poltico-institucional para definir em que medida um governo eletrnico pode ser mais ou menos transparente.

35. (ESAF/AFRFB/2009) Sob o ponto de vista do cidado, podemos afirmar que os seguintes mecanismos, todos acessveis pela Internet, so mantidos pelo governo federal como instrumentos de transparncia, exceto: a) ComprasNet. b) SIAFI. c) Portal Brasil. d) Portal da Transparncia. e) Portal de Convnios.

36. (ESAF/ANA/2009) Desde o ano passado, o governo federal disponibiliza informaes oficiais sobre a celebrao, a liberao de recursos, o acompanhamento da execuo e a prestao de contas de convnios, contratos de repasse e termos de parceria, via Internet, por meio de pgina especfica denominada: a) Portal dos Convnios. b) SIAFI Convnios.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

66

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS c) Portas Abertas. d) Portal da Moralidade. e) Transparncia Brasil.

37. (ESAF/AFT/2006) A unificao da informtica com a comunicao oportunizou o uso de internet no setor pblico. Indique se as frases a seguir so falsas (F) ou verdadeiras (V) e assinale a opo correta. I. Atravs da internet, a administrao pblica disponibiliza dados e relatrios, dando possibilidade aos cidados de decidirem sobre aes do governo. II. A internet possibilita a divulgao de informaes para os cidados sobre campanhas, procedimentos administrativos, entre outros. III. O uso eficiente da internet possibilita a modernizao dos rgos pblicos, promovendo maior profissionalismo. IV. Atravs da internet, o setor pblico pode ofertar servios ao cidado e disponibilizar dados que permitem o controle externo. Selecione a opo correta. a) Somente I e II so falsas. b) Somente II e IV so verdadeiras. c) Somente a IV verdadeira. d) Somente a I falsa. e) Somente a III e IV so falsas.

38. (ESAF/AFT/2006) Selecione a opo incorreta. a) Um dos objetivos da Tecnologia da Informao dar maior transparncia s aes do Estado por meio da divulgao de dados. b) A Tecnologia da Informao uma ferramenta de modernizao da gesto tanto pblica como privada. c) A Tecnologia da Informao conta hoje com os avanos das tecnologias de comunicao, possibilitando o desenvolvimento de ferramentas conjuntas. d) A Tecnologia da Informao conta com mainframes cada vez mais potentes que permitem o acesso direto ao usurio-cidado. e) Internet, intranet, infovias, correio eletrnico, educao online, so algumas Tecnologias de Informao usadas pela administrao.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

67

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 39. (MINHA AUTORIA) Segundo a Lei 12.527/2011, assinale a opo correta. de Acesso Informao, Lei

a) Ela regula o acesso a informaes no mbito federal. b) Define que na publicidade das informaes o preceito geral, proibido o sigilo da informao. c) As informaes devem ser disponibilizadas mediante solicitaes das pessoas interessadas. d) Os stios na internet dos rgos pblicos devem garantir a autenticidade e a integridade das informaes disponveis para acesso. e) A integridade corresponde qualidade da informao que tenha produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivduo, equipamento ou sistema.

40. (CESPE/TRT-1/2008) As ferramentas de gesto privada e da gesto pblica diferem substancialmente, no se prestando a adaptao dessas ferramentas para utilizao em outro ambiente distinto daquele para que foi concebido inicialmente.

41. (ESAF/SUSEP/2010) Um planejamento estratgico quando se d nfase ao aspecto: a) de longo prazo dos objetivos e anlise global do cenrio. b) de prazo emergencial dos objetivos e anlise global do cenrio. c) de longo prazo dos objetivos e anlise da situao passada. d) de mdio prazo dos objetivos e anlise da situao atual. e) de urgncia dos objetivos e anlise da situao futura.

42. (ESAF/EPPGG-MPOG/2005) O planejamento estratgico uma ferramenta que tem como fases bsicas para sua elaborao e implementao o diagnstico estratgico, a definio da misso, a elaborao de instrumentos prescritivos e quantitativos, alm do controle e da avaliao.

43. (ESAF/CVM/2010) Abaixo encontram-se arroladas seis fases do planejamento organizacional. Aps avali-las individualmente, ordene-as conforme a sequncia em que elas devem ser executadas pela organizao. Ao final, selecione a opo que expresse a ordem sequencial correta. (1) Avaliao de objetivos e planos.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

68

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS (2) Implantao. (3) Avaliao do contexto. (4) Definio dos meios de execuo. (5) Verificao de objetivos e planos disponveis. (6) Definio dos mecanismos de controle. a) 1, 2, 3, 5, 6, 4 b) 3, 5, 4, 6, 2, 1 c) 4, 6, 5, 1, 3, 2 d) 5, 6, 1, 3, 4, 2 e) 3, 5, 1, 4, 6, 2

44. (ESAF/AFT/2010) Nos casos em que um gestor pblico, visando ao planejamento estratgico de sua organizao, necessite realizar uma anlise de cenrio com base nas foras e fraquezas oriundas do ambiente interno, bem como nas oportunidades e ameaas oriundas do ambiente externo, aconselhvel que o faa valendo-se da seguinte ferramenta: a) Balanced Scorecard. b) Reengenharia. c) Anlise SWOT. d) Pesquisa Operacional. e) ISO 9000.

45. (CESPE/SGAPROC/2004) durante o desenvolvimento do planejamento operacional que a anlise ambiental, ou SWOT, elaborada. Nessa anlise, so identificados os pontos fortes, fracos, as ameaas e as oportunidades relacionados organizao.

46. (ESAF/CVM/2010) Os Indicadores Balanceados de Desempenho, tambm conhecidos como BSC, so uma metodologia de gesto com foco na implementao da estratgia da empresa e das tticas correlacionadas. So perspectivas originrias do BSC, exceto: a) clientes. b) processos internos. c) ativos externos.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

69

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS d) aprendizagem e crescimento. e) finanas.

47. (CESPE/INMETRO/2007) O balanced scorecard (BSC) um mtodo administrativo que, sem fazer uso de indicadores financeiros, propicia a avaliao estratgica da organizao por meio da utilizao de indicadores operacionais.

48. (CESPE/SENADO/2002) A limitao da aplicao da abordagem balanced scorecard em organizaes pblicas ocorre, principalmente, pelo fato de que esta baseia-se, originalmente, em uma cadeia de agregao de valor cujo resultado final a satisfao do consumidor.

49. (ESAF/AFT/2006) Indique a opo que corresponde corretamente a frase a seguir: o repensar fundamental e a reestruturao radical dos processos empresariais que visam alcanar drsticas melhorias em indicadores crticos de desempenho. a) Trata-se da definio de processo de qualidade. b) Trata-se de princpios que norteiam a busca de maior eficcia. c) Trata-se da definio de reengenharia. d) Trata-se de caractersticas de um processo de responsabilidade social. e) Trata-se de definio de produtividade.

50. (ESAF/CVM/2010) Sobre a reengenharia, segundo seus autores principais Michael Hammer e James Champy, correto afirmar que um erro comum cometido durante o processo de reengenharia tentar a) transformar um processo em vez de repar-lo. b) implantar a reengenharia sem causar problemas a ningum. c) implantar a reengenharia de cima para baixo. d) concentrar a energia entre poucos projetos. e) buscar resultados de grande monta.

51. (FCC/TRE-RN/2011) A aplicao da tcnica de reengenharia gesto pblica visa a

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

70

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS (A) mudanas estruturais e comportamentais radicais na cultura das organizaes. (B) introduo contnua de mudanas organizacionais visando a reduo de custos. (C) extino da estrutura departamental das organizaes. (D) descentralizao da gesto do conhecimento estratgico das organizaes. (E) racionalizao e centralizao dos processos organizacionais.

52. (ESAF/CVM/2010) Entre as dez mudanas frequentes que ocorrem nas empresas com a reengenharia dos processos, temos: a) as unidades de trabalho mudam, passando de equipes para departamentos. b) os critrios de promoo mudam de desempenho individual para desempenho grupal. c) as estruturas mudam de hierrquicas para pessoais. d) a preparao dos empregados para o servio muda, deixando de ser treinamento para ser instruo. e) os servios das pessoas mudam, passando de tarefas simples para trabalhos multidimensionais.

53. (CESPE/MCT/2004) O conceito de reengenharia est originalmente fundamentado em enxugamento de pessoal.

54. (CESPE/CEARAPORTOS/2004) Uma das crticas mais comuns ao modelo baseia-se no fato de que muitas empresas se limitaram ao corte de custos por meio de demisses de pessoal em grande escala, argumentando que realizavam a reengenharia.

55. (ESAF/CVM/2010) O downsizing, como uma das tcnicas da Administrao contempornea, visa ao seguinte objetivo: a) promoo das sinergias dentro da empresa. b) acompanhamento das aes do concorrente. c) comunicao sem distoro. d) foco nos procedimentos internos. e) manuteno da produtividade dos gerentes.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

71

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS 56. (ESAF/TCE-ES/2001) Mudanas de grande intensidade aparecem em todos os ambientes - competitivo, tecnolgico, econmico, social - provocando o surgimento de novos conceitos e tcnicas para administrar organizaes. Muitas dessas novidades eram ideias que j vinham evoluindo ao longo do tempo, e outras so ou foram autnticas inovaes trazidas especialmente pela evoluo da tecnologia. Uma dessas tcnicas refere-se busca das melhores prticas da administrao, isso como forma de ganhar vantagens competitivas. Essa tcnica, consiste em fazer comparaes e procurar imitar as organizaes, concorrentes ou no, do mesmo ramo de negcio ou de outros, que faam algo de maneira particularmente bem feita, denomina-se: a) Brainstorming b) Benchmarking c) Downsizing d) Balanced scoredcard e) Brainwriting

57. (ESAF/TCE-ES/2001) Mais do que uma simples tcnica de controle, a qualidade total sugere uma nova filosofia para a administrao. Tal filosofia orientada por determinados princpios. Entre as opes abaixo, assinale aquela que contm trs destes princpios. a) Mentalidade preventiva; mudanas drsticas; foco no cliente. b) Mentalidade preventiva; mudanas graduais; envolvimento da alta administrao. c) Foco no cliente; mudanas graduais; reforo da hierarquia. d) Controle estatstico; mudanas drsticas; foco no cliente. e) Controle estatstico; foco no produto; envolvimento da alta administrao.

58. (ESAF/APO-MPOG/2010) Sabendo que poucas causas levam maioria dos problemas, bem como que a identificao da causa bsica de um problema deve ser feita de acordo com uma sequncia de procedimentos lgicos, baseada em fatos e dados, o recurso grfico utilizado para estabelecer uma ordenao nas causas de perdas que devem ser saneadas denomina-se: a) Diagrama de Pareto. b) Diagrama de Ishikawa. c) Funcionograma.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

72

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS d) Histograma. e) Fluxograma.

59. (ESAF/ANEEL/2004) Uma dificuldade enfrentada pelo tomador de deciso identificar, diagnosticar e priorizar o problema a ser resolvido. Escolha a opo que explicita corretamente o diagrama de ISHIKAWA. a) Essa tcnica permite priorizar as causas que so responsveis pelo maior nmero de efeitos. b) Essa tcnica possibilita identificar, organizar o raciocnio e a discusso sobre as causas de um problema. c) Com base na anlise simultnea do efeito da deciso para o desempenho da empresa e o tempo disponvel para deciso, possvel priorizar o problema a ser tratado. d) Com base na anlise dos objetivos que se deseja alcanar possvel identificar variveis que podem e no podem ser modificadas. e) Essa tcnica possibilita hierarquizar causas e efeitos por meio da atribuio de notas e sua ponderao.

60. (ESAF/AFT/2003) A melhoria contnua um dos princpios da gesto para a qualidade. Esta d mais valor a pequenos ganhos, porm constantes e conquistados a partir de uma ateno diria para a maneira como feito o trabalho. Indique a opo que apresenta corretamente o ciclo de melhoria contnua proposto pelo programa de qualidade. a) O ciclo de melhoria contnua se compe de comunicar, fazer, executar e corrigir. b) O ciclo de melhoria contnua se compe de planejar, rever, fazer e supervisionar. c) O ciclo de melhoria contnua se compe de planejar, executar, verificar e agir. d) O ciclo de melhoria contnua se compe de fiscalizar, executar, organizar e corrigir. e) O ciclo de melhoria contnua se compe de prever, comunicar, verificar e agir.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

73

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS

1.2. Gabarito
1. B 2. E 3. C 4. E 5. C 6. E 7. E 8. E 9. D 10. E 11. E 12. E 13. A 14. C 15. C 16. C 17. E 18. C 19. C 20. B 21. C 22. C 23. C 24. C 25. C 26. E 27. C 28. D 29. B 30. E 31. E 32. C 33. C 34. A 35. B 36. A 37. B 38. D 39. D 40. E 41. A 42. C 43. E 44. C 45. E 46. C 47. E 48. E 49. C 50. X (C) 51. A 52. E 53. E 54. C 55. A 56. B 57. B 58. A 59. B 60. C

2. Pontos Importantes da Aula


A desconcentrao compreende o processo de distribuio de competncia dentro da mesma pessoa jurdica, dentro da hierarquia. J a descentralizao envolve a existncia de outra pessoa jurdica para quem repassada determinada competncia. Agncias Reguladoras: criadas no perodo de privatizaes, so autarquias em regime especial porque so dotadas de maior autonomia e independncia que as demais entidades. Contrato de Gesto: instrumento de gesto por resultados, busca ampliar a autonomia do gestor pblico com a contrapartida de maior responsabilidade pelo alcance de resultados. Dois tipos: dentro do poder pblico e com entidades privadas sem fins lucrativos. No acesso informao deve-se observa a publicidade como preceito geral e do sigilo como exceo. Deve-se observar ainda a divulgao de informaes de interesse pblico, independentemente de solicitaes; dever dos rgos e entidades pblicas promover, independentemente de requerimentos, a divulgao em local de fcil acesso, no mbito de suas competncias, de informaes de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

74

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA EM EXERCCIOS AFRFB PROFESSOR: RAFAEL ENCINAS No poder ser negado acesso informao necessria tutela judicial ou administrativa de direitos fundamentais. So vedadas quaisquer exigncias relativas aos motivos determinantes da solicitao de informaes de interesse pblico. Reengenharia o redesenho radical dos processos organizacionais, buscando melhorias drsticas. Ela no : automatizao, demisso de pessoal, terceirizao, privatizao, reestruturao. Ela busca redefinir os processos de forma a agregar valor ao cliente, mudando a forma departamentalizada para uma gesto por processos. O planejamento estratgico define os caminhos que a organizao deve seguir para alcanar a situao desejada. Ele volta-se para a organizao como um todo, para o longo prazo e de responsabilidade de alta cpula. O planejamento ttico refere-se a um determinado setor, elaborado pela gerncia intermediria e voltado para o mdio prazo. O planejamento operacional olha para a operacionalizao dos outros dois, focando as atividades, voltado para o curto prazo e de responsabilidade do nvel operacional. A Qualidade Total tem como princpios: quem define qualidade o cliente; a qualidade deve ser um compromisso de toda a organizao; o controle deve ser feito de forma descentralizada e por equipes; a qualidade deve ser buscada continuamente; custos menores e eliminao de desperdcio. O Balanced Scorecard focaliza o desempenho da organizao sob quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento. No setor pblico, a perspectiva financeira transforma-se em oramentria e vai para a base do mapa estratgico.

Prof. Rafael Encinas

www.pontodosconcursos.com.br

75

Das könnte Ihnen auch gefallen