Sie sind auf Seite 1von 36

Importncia Mdica dos Fungos

Micologia Clnica o ramo da microbiologia mdica que estuda os fungos causadores de infeces (micoses) nos seres humanos. Por tradio, actinomicetos (bactrias filamentosas) patognicos, e certas algas tambm so estudadas dentro da rea de micologia.

O que so fungos?

Fungos so seres vivos com organizao celular e DNA delimitado por dupla membrana, sendo, portanto, eucariticos. So organismos micro ou macroscpicos, geralmente com quitina na sua parede celular. Apresentam clulas com mais de 1 m de dimetro. So aerbicos e microaerfilos, geralmente necessitando de fontes orgnicas (C e N) para sua sobrevivncia. No meio ambiente podem ser saprbios ou patognicos dependendo das condies e substrato em que se encontram.

Os fungos pertencem ao Reino Fungi, que compreende cerca de 200.000 espcies. Destas, cerca de 150 a 200 espcies causam infeces nos seres humanos e animais.

O conhecimento bsico de aspectos como morfologia, fisiologia, reproduo, nutrio, atividade bioqumica, metablitos, virulncia, e estrutura antignica de interesse em Anlises Clnicas porque auxiliam no diagnstico laboratorial das infeces, alergias e intoxicaes por fungos, pois:

1. Os fungos so agentes de processos infecciosos (micoses) de quadros benignos e assintomticos ou graves e evolutivos; 2. So agentes de hipersensibilidade tardia; 3. Agentes de micetismo ingesto e intoxicao por fungos macroscpicos toxgenos (cogumelos); 4. So agentes de micotoxicoses ingesto contnua e prolongada de alimentos embolorados que contenham fungos produtores de

micotoxinas.

Os fungos podem ser classificados quanto a aspectos filogenticos e pertencem ao Reino Fungi (MYCOTA) sendo que os de interesse mdico esto agrupados na diviso AMASTIGOMYCOTA com as seguintes subdivises:

Zygomycotina, Ascomycotina, Basidiomycotina, Deuteromycotina (Reino Imperfecti).

Dentre estas subdivises destacam-se algumas classes de maior interesse em Micologia Clnica:

Classe Zygomycetes: Mucor sp, Rhizopus sp.

Classe

Ascomycetes:

Saccharomycetes

cerevisiae,

Piedraia

hortae,

Pseudallescheria boydii.

Classe Deuteromycetes: Ordem Hyphomycetes a mais importante; Cryptococcus neoformans, Malassezia furfur, Aspergillus e Penicillium.

Na Micologia Mdica e Clnica a classificao dos fungos est relacionada localizao da micose no organismo humano e dividem-se em: Micoses Superficiais, Cutneas e Cutneo-Mucosas, Profundas e Sistmicas.

AULA Eucariontes, heterotrficos, parede celular com quitina, membrana com ergosterol, aerbios. Nos fungos oportunistas varia bastante a temperatura de crescimento. Micologia clnica: parte da microbiologia que estuda os fungos, principalmente os patognicos e tambm os fungos do ar e tambm algumas bactrias, pois tem comportamento semelhante aos fungos. Fungos patognicos: agentes de processos infecciosos com quadros patolgicos, induzem reaes imunolgicas, micetismos e micotoxinas. Os fungos do ar no causam patogenicidade exceto em pacientes imunodeprimidos. Micoses superficiais, cutneas e cutneo-mucosas, profundas e sistmicas.

Aspectos Importantes na Classificao e Identificao dos Fungos

1) NUTRIO E FISIOLOGIA

Os fungos so microorganismo heterotrficos com grande deles aerbios obrigatrios embora possam crescer lentamente em atmosfera reduzida de oxignio. No realizam fotossntese e a nutrio feita por absoro produzindo ento enzimas que hidrolisam uma grande variedade de substratos para torn-los assimilveis. Para seu desenvolvimento e manuteno exigem fonte de carbono e nitrognio. O carbono tem a funo de construo do material plstico ou energtico. Os carboidratos mais utilizados para este fim so a glicose, sacarose, maltose, amido e celulose. Elementos como ferro, zinco, mangans, cobre, molibdnio e clcio so exigidos em pequenas quantidades. Certos fungos requerem fatores de crescimento que no conseguem sintetizar como vitaminas (tiamina, botina, riboflavina, cido patotnico). Como fonte de nitrognio algumas espcies utilizam sais de amnio ou nitratos (nitrognio orgnico) e outras exigem substratos nitrogenados como as peptonas do meio de cultura. Os fungos podem acumular como substncias de reserva carboidratos e lipdeos em seu miclio. A gua fundamental para o crescimento fngico podendo ser captada da atmosfera ou do meio nutritivo embora certos fungos sobrevivam em ambientes desidratados onde ento produzem certos tipos de elementos reprodutivos para situaes desfavorveis ou podem entrar em vida latente. Portanto, o grau de umidade do meio um fator determinante em todo o ciclo de vida dos fungos. Existem fungos chamados halfilos que crescem em ambientes com grande quantidade de sal e aqueles que toleram meios com grandes quantidades de acar. A temperatura de crescimento abrange uma larga faixa, porm os fungos de importncia mdica so mesfilos (20 a 30C). O pH mais favorvel ao crescimento fngico est ente 5 e 7, embora a maioria dos fungos tolere amplas variaes de pH. O tempo de crescimento dos fungos mais lento que o das bactrias e suas culturas precisam em mdia de 7 a 15 dias de incubao. Muitas espcies exigem luz para seu desenvolvimento. Entretanto, encontram-se outras que podem ser inibidas ou mesmo indiferentes presena de luminosidade. Os

fungos podem elaborar vrios metablitos dentre os quais antibiticos (penicilina), e micotoxinas (aflatoxinas) com ampla aplicao biotecnolgica e farmacutica.

2) ATIVIDADE BIOQUMICA

Em condies aerbicas a via glicoltica a responsvel por 30% da gliclise enquanto que em condies de anaerobiose usada uma via alternativa (EmbdenMeyerhof). Estas atividades esto relacionadas com a identificao de espcies de leveduras onde o fungo utiliza C ou N como fonte de nutrientes por via aerbia (assimilao) e/ou anaerbia (fermentativa) utilizando acares.

3) REPRODUO E CRESCIMENTO

A classificao dos fungos baseia-se nas caractersticas dos rgos reprodutivos da fase sexuada e caractersticas morfolgicas da fase assexuada e miclio. Os fungos, em geral os filamentosos, podem se reproduzir em ciclos sexuais, assexuais e com menor freqncia o ciclo parassexual. As leveduras so geralmente unicelulares e se reproduzem por brotamento ou gemulao, podendo a reproduo ser assexuada ou sexuada. A reproduo se faz por meio de rgos de frutificao como esporos, condios, gametas. Entretanto a maioria dos fungos potencialmente capaz de obter crescimento em partes de seu miclio (conjunto de hifas) que forma o corpo do fungo e atravs do desenvolvimento a parir de um fragmento ou da ponta da hifa.

Reproduo Assexuada (Fase Anamorfa ou Imperfeita)

Os rgos de frutificao so formados por diferenciao da hifa atravs de clulas reprodutivas especializadas e no sexuadas como condios, blastocondios e artrocondios. Este mtodo de reproduo o mais freqente e mais importante para a multiplicao e manuteno das espcies, assim como sua disseminao, ocorrendo em condies imprprias ao seu desenvolvimento. Os chamados fungos Imperfeitos se utilizam muito deste tipo de reproduo.

Reproduo Sexuada (Fase Teleomorfa ou Perfeita)

Envolve a unio de dois ncleos compatveis. um tipo de reproduo espordica que atravs de recombinao gentica serve para aperfeioamento (variabilidade) das espcies, melhor adaptao ao meio, especializao contnua, ocorrendo em condies favorveis sendo importante para a diversidade das espcies. Ocorre nos chamados fungos Perfeitos. Muitos fungos possuem duas fases reprodutivas podendo ser obtidas em laboratrio, outros, contudo, necessitam de mais estudos para esclarecer o tipo de reproduo.

Ciclo Parassexual

Este ciclo semelhante ao sexual s que em pontos no definidos da hifa ou em certo momento do ciclo de vida do fungo. Ocorre em certas espcies de fungos ou em certo momento do seu ciclo vital. importante para a evoluo de determinados fungos.

AULA Caractersticas: heterotrficos; C, N e oligonutrientes; aerfilos e microaerfilos; gua-umidade. Mesfilos crescem de 20 a 30C. Parassexuada: uma parte da vida faz reproduo assexuada e a outra sexuada.

Morfologia dos Fungos em Vida Parasitria e Saproftica

A classificao e identificao dos fungos de interesse mdico baseiam-se principalmente em caractersticas morfolgicas tanto em vida parasitria nos organismos vivos quanto em vida saproftica em meios apropriados de cultivo ou no meio ambiente. Em vida parasitria os fungos patognicos so encontrados nas leses como elementos microscpicos na forma filamentosa ou leveduriforme. Ao serem cultivados, os fungos podem ser reconhecidos por sua macro e/ou micromorfologia. Macromorfologicamente so divididos em fungos filamentosos (bolores) e leveduras. Na micromorfologia possuem vrios componentes celulares semelhantes clulas humana alm de alguns mais especficos como septos, hifas, rizides, etc. A estrutura elementar que auxilia a identificao o miclio (conjunto de hifas) vegetativo/reprodutivo com funes especficas de absoro de nutrientes, fixao, manuteno, crescimento e reproduo do fungo no substrato. Nos fungos filamentosos o miclio pluricelular, septado ou cenoctico (sem ou com raros septos), hialino ou demceo, enquanto que nos fungos leveduriforme o miclo unicelular. As caractersticas apresentadas em vida de cultivo tais como cor, textura, topografia e pigmento reverso, alm das estruturas das hifas, miclio, rgos reprodutivos baseados nas observaes macro e micromorfolgicas so importantes na determinao do gnero e/ou espcie patognica. A seguir, um resumo dos aspectos morfolgicos dos fungos patognicos:

I.

MORFOLOGIA E VIDA PARASITRIA

a morfologia que o fungo apresenta nos tecidos de um hospedeiro infectado.

a. Pele e unhas. Nestes tecidos os fungos podem apresentar-se como: i. Hifas ou filamentos micelianos. ii. Artrosporos ou artrocondios. iii. Blastosporos leveduriformes. iv. Pseudo-hifas. ou blastoscondios ou elementos

b. Plos e cabelos. Neste caso os fungos se apresentam como hifas, artrocondios localizao: i. Endothrix: interna. ii. Ectothrix: externa. iii. Ndulos (piedras): externa. c. Secrees, lquidos, leses granulomatosas, leses supuradas: i. Hifas ou filamentos micelianos. ii. Blastosporos ou blastocondios: brotamento simples, mltiplo ou encapsulados. iii. Pseudo-hifas. ou esporos (elementos arredondados) de

II.

MORFOLOGIA DE VIDA SAPROFTICA

a morfologia que o fungo apresenta na natureza ou em meios nutritivos artificiais (meios de cultura). Miclio: o conjunto de hifas ou blastocondios do fungo. As hifas em sua forma filamentosa usual podem, em algumas ocasies, sofrer modificaes, estruturais e morfolgicas e dar origem aos conidiforos, que so elementos de propagao assexuada.

a. MACROMORFOLOGIA DE COLNIA o estudo macroscpico dos caracteres morfolgicos da colnia do fungo. Os caracteres analisados so: i. Topografia da colnia: plana, elevada, umbeliforme, cerebriforme. ii. Textura: algodonosa, eveludada, granulosa, pulverulenta, membranosa, cremosa, gomosa. iii. Cor da colnia. iv. Produo de pigmentos. v. Miclio areo e profundo.

b. MICROMORFOLOGIA DA COLNIA o estudo microscpico dos caracteres morfolgicos de fragmentos da col6onia ou microcultivo em lmina aps colorao com lactofenol azul-algodo. Os principais elementos morfolgicos dos fungos, de importncia na identificao dos gneros e espcies so: hifas septadas, hifas no-septadas, artrsporos, gavinhas, candelabros fvicos, pseudo-hifas, acldios, blastocondios, macro e microcondios, clamidsporos, didimosporos, ascos e ascsporos, esporngios e esporangiosporos.

VARIAES MORFOLGICAS

Os fungos patognicos podem apresentar dois tipos de variaes morfolgicas: Dimorfismo: uma variao reversvel que consiste na passagem da fase leveduriforme para a fase filamentosa e vice-versa, e est na dependncia de fatores como temperatura e oferta de nutrientes. Pleomorfismo: Consiste numa variao irreversvel, que geralmente ocorrem aps passagens sucessivas em meio de cultura, nos quais perdem suas caractersticas morfolgicas usuais, dificultando a sua identificao.

AULA Parasitria se alimenta do hospedeiro Vida Saproftica fungos em meio de cultura

Parasitria Pele e unha o Fungos filamentosos Forma de filamentos (hifas) micelianos Refringncia esverdeada o Artrocondios Hifas se multiplicando, fungo est em alta multiplicao o Blastosporos ou blastocondios ou leveduras Fungos unicelulares Refringncia enverdeada

Tamanho uniforme o Pseudo-hifas Leveduras prolongadas Freqente em secreo vaginal e corada pelo gram + Plos e cabelos o No existe levedura no plo o Artrocondio Endothrix: interna Ectothrix: externa Ndulos (piedras): externa Secrees, lquidos, leses granulomatosas e leses supuradas o Hifas o Blastosporos: brotamento simples, mltiplo ou encapsulado o Pseudo-hifas

Saproftica Macromorfologia o Colnia Textura Cor

Topografia (relevo) Pigmento reverso Velocidade de crescimento Micromorfologia o Microcultivo

No se identifica a espcie com a colnia, devemos fazer microcultivo e testes adicionais.

Dermatofitoses (Tinhas)

DEFINIO So micoses causadas por fungos conhecidos como dermatfitos, adaptados infeco superficial de tecidos queratinizados como unhas, plos e cabelos, e estrato crneo da pele.

PRINCIPAIS GNEROS E ESPCIES Epidermophyton: Epidermophyton flocosum Microsporum: Microsporum canis Microsporum gypseum Trichophyton: Trichophyton rubrum Trichophyton mentagrophytes Trichophyton tonsurans Trichophyton violaceum Trichophyton schoenleinii

TRANSMISSO A transmisso se d por contato direto com escamas de pele ou plos parasitados, ou ainda areia ou terra contendo elementos fngicos viveis. De acordo com os locais onde so encontrados, os dermatfitos podem ser classificados em: 1. Dermatfitos geoflicos: encontrados no solo. A transmisso via soloser humano. Ex: M. gypseum. 2. Dermatfitos zooflicos: parasitam animais. A transmisso via animaisser humano. Ex: M. canis e T. mentagrophytes. 3. Dermatfitos antropoflicos: encontrados exclusivamente no ser humano. A transmisso inter-humana. Ex: E. flocosum, T.rubrum, T violaceum e T. schoenleinii.

MANIFESTAES CLNICAS 1. Dermatofitoses do couro cabeludo (Tinea capitis). So de dois tipos: a. Tinha tonsurante. Caracteriza-se por placas tonsurantes no couro cabeludo, podendo haver processos inflamatrios de intensidade

varivel. So causados principalmente pelo M. canis, T. tonsurans e T. violaceum. b. Tinha favosa. Tambm conhecida por favo, causada pelo T. schoenleinii, e caracteriza-se por uma foliculite de curso crnico. Na leso encontrado o esctulo, que uma crosto constituda por hifas, esporos, clulas e exsudato inflamatrio. A perda de cabelo permanente. 2. Dermatofitoses da pele glabra (Tinea corporis). As leses se manifestam sob a forma de eritema ou manchas ppulo-escamosas, placas eritematosas, isoladas ou confluentes, descamativas, pruriginosas e de curso prolongado. So causadas principalmente pelo T. rubrum, T. mentagrophytes e E. flocosum. 3. Dermatofitoses dos ps (Tinea pedis, p-de-atleta). desencadeada pelo uso de calados antihiginicos, sudao, umidade, acometendo freqentadores de piscinas, soldados, estudantes e atletas. As leses so caracterizadas pela formao de vesculas, fissuras nos espaos interdigitais, esfoliaes pruriginosas, edemaciadas ou dolorosas. So causadas principalmente pelo T. rubrum, T. mentagrophytes e E. flocosum. 4. Dermatofitoses das unhas (Tinea unguium, onicomicose, unheiro). Caracteriza-se por leses destrutivas e esfarinhadas das unhas, iniciandose pelas bordas livres, de cor branco-amarelada. Em geral ocorre formao de hiperceratose do leito ungueal, porm os tecidos periungueais raramente so afetados. So causadas principalmente pelo T. rubrum, T. mentagrophytes e E. flocosum.

DIAGNSTICO LABORATORIAL 1. Exame microscpico direto. O material (pelo, unha, plos e cabelos) deve ser examinado ao microscpio aps clarificao com potassa (10-40%). Resultado negativo expresso como ausncia de elementos fngicos no material examinado. Resultado positivo expresso como presena de filamentos micelianos ou hifas no material examinado. Em caso de plos e cabelos infectados, o resultado expresso como micose do tipo Ectothrix ou Endothrix.

2. Cultivo. O material biolgico deve ser semeado em gar Sabouraud seletivo. A incubao feita a 25C ou temperatura ambiente. Acompanhamento por at quatro semanas, avaliando-se as caractersticas macro e micromorfolgicas, e identificando-se o gnero ou espcie. 3. Testes adicionais. Devem ser realizados quando no se consegue identificar as colnias que crescem no meio de cultura. Podem ser utilizados os seguintes testes: prova de urase, teste de perfurao de plo in vitro, provas nutricionais (inositol, tiamina, cido nicotnico) e crescimento em meios de arroz.

AULA Fungos capazes de colonizar tecidos queratinizados. Queratoflicos: pode parasitar o homem, animais e o solo com restos de queratina. Queratinase: creatina com atividade proteoltica.

Epidermophyton: Epidermophyton flocosum Microsporum: Microsporum canis

Pele e unha

Pele e plo Microsporum gypseum Trichophyton: Trichophyton rubrum Trichophyton mentagrophytes Trichophyton tonsurans Trichophyton violaceum Trichophyton schoenleinii Pele, plo e unha

Geoflicos, Zooflicos e Antropoflicos (maioria).

1. Dermatofitoses do couro cabeludo (Tinea capitis). So de dois tipos: a. Tinha tonsurante - placas tonsurantes no couro cabeludo, muitas vezes com alopcia. Comum em crianas. M. canis, T. tonsurans(principal) e T. violaceum.

b. Tinha favosa - T. schoenleinii. uma crosta constituda por hifas, esporos, clulas e exsudato inflamatrio. A perda de cabelo permanente. c. Se a leso tiver fungo e bactria, primeiro devemos tratar a bactria e depois o fungo. QURION leso da bactria no couro cabeludo. 2. Dermatofitoses dos ps (Tinea pedis, p-de-atleta). Calados

antihiginicos, sudao, umidade, acometendo freqentadores de piscinas, soldados, estudantes e atletas. Formao de vesculas, fissuras nos espaos interdigitais, esfoliaes pruriginosas, edemaciadas ou dolorosas. T. rubrum, T. mentagrophytes e E. flocosum. 3. Dermatofitoses das unhas (Tinea unguium, onicomicose, unheiro). Leses destrutivas e esfarinhadas das unhas, iniciando-se pelas bordas livres, de cor branco-amarelada. O tratamento muito prolongado. T. rubrum, T. mentagrophytes e E. flocosum. Diferente da cndida que acomete a raiz da unha. 4. Dermatofitoses do corpo (Tinea corporis), da virilha (Tinea cruris), da face (Tinea barbae) e da me (Tinea mannum). Leso caracterstica com bordos bem avermelhados, semelhante a uma alergia.

O fungo cresce do centro para a periferia.

Coletar com bisturi das periferias

DERMATOFTIDE - reao imunolgica a um fungo presente em outro local do corpo.

TRATAMENTO Depende do local e do tamanho da leso Leso pequena uso tpico (pomada) Leso extensa - uso oral

SEMPRE DAR PREFERNCIA PARA OS ANTIFNGICOS DE USO TPICO, POIS OS DE VIA ORAL SO MUITO HEPATOTXICOS. ANTIFNGICOS Cetoconazol (+ hepatotxico), fluconazol, miconazol, terbinafinas todos de amplo espectro. MICOSE DE UNHA: + complicado, deve-se dar preferncia aos esmaltes e solues por ser um tratamento de tempo prolongado (+- 1 ano), logo deve-se monitorar a funo heptica a cada 3 meses e a desistncia muito grande.

AVALIAO CLNICA (dermatologista) Lmpada de Wood: coloca perto da leso, e esta d uma refringncia esverdeada para os dermatfitos. Colheita do Material Biolgico (MB) o Exame Micolgico Direto (EMD) gar sabouraud dextrosado com ou sem inibidores (usar os dois) OBS: importante determinar a espcie do fungo, tem interesse epidemiolgico, atravs da espcie saberemos onde encontrar este fungo e ento poderemos control-lo. o Microcultivo e testes adicionais EMD o Clarificao com potassa do MB o Exame microscpico 100x e 400x o Resultado: descrio morfolgica, sem identificao de espcie Presena de filamentos micelianos ramiicados no material examinado Presena de artrocondeos no material examinado Ausncia de elementos fngicos no material examinado MOSAICO FNGICO ARTEFATOS Parasitismo do tipo endothrix Parasitismo do tipo ectothrix

RESULTADO A IDENTIFICAO DA ESPCIE

TESTES ADICIONAIS o TESTE DA UREASE para diferenciar T. mentagrophytes + e T. rubrum no muito utilizado pois os dois fungos tem macromorfologias muito diferentes uria que tem no meio se hidroliza e forma amnia (do amarelo para rosa avermelhado) o TESTE DE PERFURAO DE PLOS IN VITRO para diferenciar T. mentagrophytes + e T. rubrum

o TESTE DO CRESCIMENTO EM ARROZ Para diferenciar M.canis + e M.audouinii O M. audouinii no muito comum

Pityriasis Versicolor

DEFINIO a infeco crnica da camada crnea da pele, caracterizada por leses descamativas hipo ou hipercrmicas. Causada por levedura, com leso nica ou mltiplas.

SINONMIA Tinea versicolor, micose da praia, pano, etc.

AGENTE Malassezia sp O gnero Malassezia atualmente compreende sete espcie: M. furfur maior parte dos casos M pachydermatis M. globosa M. obtusa M. restricta M. slooffiae

DISTRIBUIO GEOGRFICA freqente nos dois sexos, com predominncia em adultos jovens. Pode acometer outras faixas etrias.

EPIDEMIOLOGIA Cosmopolita, regies quentes e midas, adultos jovens (devido a hormnios), raro em crianas e adultos. REINCIDENTE.

TRANSMISSO um fungo antropoflico, sendo que o ser humano a nica fonte de contaminao, pelo contato inter-humano, ou atravs de fmites como toalhas, vesturio, etc.

FATORES PREDISPONENTES Deficincias vitamnicas, desnutrio, tuberculose, diabetes mellitus,

corticoterapia prolongada, sudorese, gravidez, etc.

MANIFESTAES CLNICAS A Pityriasis versicolor apresenta-se como mculas, finamente descamativas e geralmente assintomticas, cuja colorao varia do marfim ao castanho-escuro. As escamas geralmente tm o aspecto farinceo, da serem denominadas escamas furfurceas. Em peles pigmentadas as reas lesionadas podem se tornar acrmicas devido diminuio do pigmento melnico da epiderme. As leses predominam na parte superior do trax, face e antebraos. Porm, outras regies do corpo podem ser afetadas. Locais mais afetados: tronco. cido azelico ativa a melanognese. Outras patologias associadas Malassezia sp: pitirosprica, dermatite seborreica, dermatite atpica, etc. Fungemia entra pelo cateter na nutrio parenteral. malassezioses, foliculite

DIAGNSTICO LABORATORIAL 1. Exame direto: exame microscpico das escamas raspadas, aps a clarificao com potassa. O material tambm pode ser colhido com fita adesiva, a qual posteriormente montada em lmina e examinada ao microscpio. Em casos positivos geralmente so observados elemenos leveduriforme agrupados e hifas curtas e tortuosas, que compe a morfologia parasitria deste fungo. Resultado a ser expresso: Malassezia sp. EMD conjunto de filamentos micelianos curtos e tortuosos e leveduras agrupadas (em cacho). Parecido com macarro com almndegas. 2. Cultivo. No feito rotineiramente. Para o isolamento e crescimento deste fungo essencial a presena de lipdeos (leo de oliva) no meio. O fungo cresce entre 4-10 dias 37C. Inicialmente so colnias de cor creme, brilhantes, elevadas e que posteriormente se tornam foscas, secas e beges. Para a diferenciao das espcies so necessrios critrios morfofisiolgicos adicionais. Todas espcies deste gnero so lipoflicas

e a maioria (com exceo de M. pachydermatis) so lipodependentes. Cultivo no rotineiro, pode ser feito em gar Sabouraud seletivo + 1% de leo de oliva + 3% de bile de boi ou Meio Dixon (comercial).

Colorao Tinta Parker

Crescimento

Malassezia sp

Produtos de degradao

Ptirase Versicolor

Ativao do complemento

IgE

Dermatite seborrica CASPA

Dermatite atpica

Foliculite pitiroscpica Nodulos avermelhados na pele

TRATAMENTO Devemos avaliar a leso Pequena: uso tpico, shampoo e pomadas Grande: uso oral, shampoo e pomadas Medicao CETOCONAZOL para Malassezia sp e Dermatite seborrica.

Eritrasma

DEFINIO uma infeco bacteriana, cujas leses so morfologicamente semelhantes aquelas observadas em micoses superficiais. As leses so hipocrmicas e descamativas.

AGENTE CAUSAL Corynebacterium minutissimum (Nocardia minutssima)

PREVALNCIA Ocorre principalmente em pases quentes e acomete principalmente indivduos adultos e do sexo masculino, sendo raro em mulheres e crianas.

TRANSMISSO Inter-humana ou atravs de fmites (vesturio).

FATORES PREDISPONENTES Macerao de pele, sudao, umidade, etc.

MANIFESTAES CLNICAS Tem localizao perigenital e axilar. Apresenta-se como leses eritematosas ou acastanhadas, com os bordos bastante definidos, praticamente assintomtico. A localizao interpodigital tambm tem sido descrita. Na lmpada de Wood adquire refringncia avermelhada.

DIAGNSTICO LABORATORIAL 1. Exame direto. Obteno das escamas da leso por raspagem. Suspeno em uma gota de soro humano e feitura de esfregaos e colorao pelo Gram. Evidenciao de filamentos finos, agrupados em feixes retilneos ou torcidos, pouco ramificados, sob forma cocide (1 de dimetro) ou bacilar (2-25m), gram-positivos. Potassa, gram, azul de metileno, Giemsa, bacilos difterides, curtos e filamentosos, gram +.

2. Cultivo. No feito rotineiramente. Quando feito, utilizado garsangue ou meio para cultivo clula enriquecido com 20% de soro fetal bovino. gar chocolate.

Tinha Negra (Tinea Nigra)

DEFINIO Micose superficial que se localiza preferencialmente na camada crnea da palma das mos, sob a forma de pequenas leses papulosas, de colorao preta, que podem confluir formando pequenas placas ou manchas fuliginosas. Micose onde ocorre mculas escurecidas proveniente de um fungo DEMCEO fungo com colorao escura, que imita a melanina, produz essa colorao escura tanto no micolgico direto, cultivo e na prpria leso.

AGENTE CAUSAL Exophiala werneckii (Phaeoannelomyces werneckii ou Cladosporium werneckii)

PREVALNCIA Distribuio praticamente universal, sendo que no Brasil a maioria dos casos foram relatados na Bahia.

TRANSMISSO saprfita de vida livre encontrado em beira dos mares tropicais e subtropicais, solo, areia do mar, ar e plantas. O fungo pode ser veiculado para o organismo atravs de pequenos traumas. um fungo saprfita, ocorre no solo, animais, gua. A transmisso ocorre pelo contato. Ocorre mais em reas litorneas e ocorre mais no sexo masculino.

MANIFESTAES CLNICAS Leses maculo-papulosas, sem tendncia cura espontnea, castanhas ou negras, podendo confluir formando placas ou manchas. Incubao de 3 dias a 6 meses. Ocorre mais na palma da mo e solo do p, em locais de maior contato com o solo e animais. Caracterstica leses mculas, arredondadas e hipercrmicas. A leso de carter esttico, s superficial.

DIAGNSTICO LABORATORIAL por raspado da leso descamativa Exame direto: colheita das escamas das leses suspeitas, clarificao com potassa e exame microscpico. Na leso apresenta-se como filamentos micelianos curtos e de parede espessa, de colorao pardo-escura, com a presena de clamidsporos e elementos leveduriformes. No micolgico direto encontramos hifas grossas e escuras. Cultivo. Cultiva-se as em gar Sabouraud apresentam-se com ou sem inibidores. ou cinza-

Macromorfologicamente

colnias

verde-escuras,

esverdeadas, cremosas, de superfcie lisa ou rugosa, tornando-se com o tempo negras e aveludadas. Ao exame micromorfolgico evidenciam-se elementos leveduriformes, s vezes com brotamento e com septo central (didimosporos). Filamentos micelianos acastanhados tambm podem estar presentes. Cultivo feito com gar Sabouraud seletivo o fungo de colorao escura preta e colnias mais enrugadas (as colnias enrugadas os diferenciam de outros fungos demceos e fungos do ar). Micromorfologia estruturas arredondadas com septo central bem ntido (didimosporos)

Piedras

DEFINIO So micoses nodulares de plos e cabelos, no qual o fungo se localiza na parte livre e area da haste do plo. Ocorre principalmente em plo e cabelo.

TIPOS E AGENTES CAUSAIS 1. Piedra Negra: Piedraia hortae fungo demceo, com presena de ndulos duros e negros presos principalmente ao cabelo. 2. Piedra Branca: Trichosporon sp ndulos amolecido brancos principalmente nos plos axilares e pubianos. Esses ndulos se espalham pelo plo e passam para as mos com facilidade.

Ficam na haste do cabelo e visualizado macroscopicamente.

Pode usar antifngico, mas no responde muito bem, o tratamento raspar o cabelo. De difcil remoo os negros. Ndulos aderidos a haste do cabelo. No cultivo pode confundir com o da tinta.

PREVALNCIA E TRANSMISSO A piedra negra endmica em reas tropicais da Amrica Central e do Sul e da Oceania, enquanto que a piedra branca encontrada em reas subtropicais e temperadas do mundo. Em ambos os casos a transmisso se d atravs de contatos com pessoas ou fmites, contaminados com os fungos. Na populao indgena ocorre mais Piedra Negra devido a falta de higine.

DIAGNSTICO LABORATORIAL E MORFOLOGIA Exame direto: evidenciao da morfologia de vida parasitria ao microscpio, aps clarificao e esmagamento do ndulo entre lmina e lamnula. 1. Piedra Negra: apresenta-se como ndulos escuros ou negros, duros, com 0,5-1,0 mm, firmemente presos haste do plo, em nmero de 1 a 4 ndulos por fio. microscopia so observados filamentos micelianos septados e acastanhados e tambm a presena de ascos contendo ascsporos. 2. Piedra Branca: ndulos claros, brancos ou castanho-claro, friveis e moles, podendo ser facilmente descartveis dos plos.

Microscopicamente so observados artroporos e blastosporos. Cultivo: ambos os fungos crescem facilmente em gar Sabouraud. O Trichosporum sp inibido pelo cicloheximide. As caractersticas morfolgicas em vida saproftica so: 1. Piedraia hortae: colnias de crescimento lento, cinzas, negras ou esverdeadas, aveludas, elevadas ou planas, lisas ou cerebriformes. microscopia so observados filamentos micelianos acastanhados, septados e ramificados. 2. Trichosporum sp: colnias de crescimento rpido, cor creme, rugosas ou cerebriformes. Ao exame microscpico observam-se artrocondios e

blastocondios. Colnia branca e enrugada e no microcultivo artrocondios mais finos e blastocondios.

NA PIEDRA DEVEMOS RASPAR E RETIRAR O PLO. NA TINHA FAZEMOS USO TPICO DE ANTIFNGICO.

Tricomicose Nodular Axilar

DEFINIO a uma bacteriose que afeta os plos da axila e raramente os plos pubianos, sendo causada pelo Corynebaterium tenuis. bacteriana, mas confundo com o Tricosphorum na micromorflogia. So de incidncia, tem mais impacto esttico.

MANIFESTAES CLNICAS Apresentam-se na forma de ndulos de diferentes cores: amarela, vermelha e preta. Assim, podem ser denominados tricomicose flava, rubra e nigra. Ao microscpio os ndulos so constitudos por filamentos finos e bacterianos, entrelaados, circundados por substncia amorfa.

DIAGNSTICO LABORATORIAL Exame direto: evidenciao da morfologia bacteriana ao microscpio. Cultivo: meio 199 (para cultivo celular) acrescido de soro fetal bovino, ao garsangue. A temperatura de incubao de 37C.

Candidases

DEFINIO So infeces causadas por leveduras, pertencentes ao gnero Candida, principalmente a espcie Candida albicans, e que acometem a pele, unhas, mucosas, trato intestinal e urinrio, etc. uma Levedura blastocondio, pode apresentar pseudo-hifas

(alongamento da levedura) e ainda hifas nas espcies mais patognicas como na Candida albicans, porm essas hifas so bem finas. Diviso por brotamento.

AGENTES ETIOLGICOS Candida albicans Candida tropicalis Candida pseudotropicalis Candida guilhermondi Candida krusei Candida parapsilosis Candida glabrata Maior resistncia a antifngicos

TRANSMISSO Endgena (a C. albicans frequentemente um simples comensal). Pode haver transmisso por contato inter-humano e fmites (roupas e toalhas). Flora normal da vagina e intestino.

FATORES PREDISPONENTES Imunodepresso (AIDS), uso prolongado de corticosterides, gravidez, diabetes, queimaduras graves, macerao das dobras da pele, sudorese intensa e umidade constante. Mais freqente em imunodeprimidos. Na gravidez aumenta a propeno de candidase vaginal.

Fatores de virulncia Enzimas fngicas proteases fosfolipases Adenisas Crescimento a 37C Produo de hifas in vivo

MANIFESTAES CLNICAS 1. Candidases superficiais: a. Candidase oral: ocorre formao de placas brancas na mucosa oral e cantos dos lbios (sapinho). Comum em recm-nascidos. O tratamento feito com NISTATINA soluo oral ou pomada Dermodex (Nistatina + ZnO2). b. Candidase intertriginosa: leses eritematosas, midas, exsudativas e descamativas, localizadas nas dobras da pele como axilas, regio submamria, intergltea, perianal, espaos

interdigitais, etc. O tratamento feito com NISTATINA pomada. c. Vulvovaginite por Candida: leses pruriginosas e eritematosas com leucorria e sensao. Secreo esbranquiada que lembra leite qualhado. O tratamento feito com NISTATINA creme vaginal e medicao oral FLUCONAZOL para mulheres e para o homem apenas Fluconazol. O homem nem sempre assintomtico, pode apresentar sintomas semelhantes aos da mulher, ele portador e transmissor. d. Onicomicose por Candida: acometem principalmente a regio ungueal da unha, a qual se apresenta edemaciada, avermelhada e dolorosa por presso, geralmente eliminam material purulento, rico em elementos leveduriformes. O tratamento atravs do uso oral de antifngicos, esmaltes ou solues antifngicas. e. Candidase muco-cutnea: acometimento da pele, mucosas e unha. Leso inicial que progride devido a condio imunolgica do paciente.

2. Candidase disseminada: acometimento visceral. A candidase em pacientes com AIDS ocorre em mais de 80% destes pacientes, como infeco oportunista. As formas clnicas mais freqentes so a candidase esofagiana, onicomicoses e vulvovaginites, todas de difcil tratamento. O tratamento feito com uso de ANFOTERICINA B.

DIAGNSTICO LABORATORIAL Geralmente se faz at o cultivo e soltamos o resultado como Candida sp. Do raspado, secrees, LCR, sangue e bipsias realizados o E.M.D., o cultivo in vitro e testes adicionais. No E.M.D. utilizamos como amostra raspados de pele e unhas, fazemos a clarificao com potassa, visualizamos no microscpio e verificamos a presena de leveduras. Nos esfregaos corados pelo gram, observamos a presena de leveduras, hifas verdadeiras (bem fininhas) e pseudo-hifas (mais largas) no gram +. Nas bipsias utilizamos HE (hematocilina esosina), PAS (cido peridico de shife) e GROCOTT. No cultivo in vitro utilizamos gar sabouraud com e sem cicloheximide. Testes adicionais: Urease: - para Candida sp (diferencia a candida sp de outras leveduras) Repique em meio especiais Biggy gar e CHROMagar nesses meios cada espcie adquire uma determinada colorao o C. albicans verde o C. krusei rosa claro o C. tropicalis roxo Induo de tubo germinativo: + p/ C albicans e C. dubliniensis. Suspenso da colnia em salina colocada em um tubo de ensaio, deste pegamos algumas gotas e colocamos em um meio com substncias ricas em albumina (soro de cavalo, clara de ovo) Induo de clamidsporo terminal: + p/ C albicans e C. dubliniensis. Suspenso da colnia em um tubo de ensaio com salina, deste tubo pegamos algumas gotas e colocamos em uma lmina com um

quadradinho de meio e fazemos estriaes nesse meio, incubamos e verificamos na microscopia. Provas bioqumicas: assimilao e fermentao. Exame direto: evidenciao da morfologia de vida parasitria no material biolgico. As espcies do gnero Candida apresentam-se como blastocondios arredondados ou ovalados, 3-6 x 3-9 m, que apresentam brotamento. Alguns blastocondios se alongam tornando-se pseudo-hifas. Em caso de invaso tecidual, a C. albicans pode formar tubos germinativos, que se transformam em filamentos micelianos septados. Cultivo: gar Sabouraud com ou sem inibidores e incubao temperatura ambiente. Algumas espcies de Candida so sensveis ao cicloheximide. Em gar Sabouraud as colnias so lisas, brilhantes e cremosas. micromorfologia so observados blastocondios e raras pseudo-hifas, no se diferenciando as espcies deste gnero. Em gar-fub h a produo pela C. albicans dos chamados clamidsporos terminais. Outras espcies de Candida no produzem estes elementos. Testes complementares 1. Meios especficos para Candida sp. Mudanas da cor das colnias. Permitem a identificao de algumas espcies. 2. Induo de clamidsporos terminais em meios pobres como o gar-fub, gar-arroz para identificao de C. albicans. 3. Induo de tubo germinativo para identificao de C. albicans 4. Provas de assimilao e fermentao de acares.

Paracoccidioides brasiliensis

Micetomas

Micoses Subcutneas

Traz prejuzo ao hospedeiro, apresentam leso nas inoculaes de traumatismos prvios disseminao, imunidade do hospedeiro e virulncia. Esporotricose Sporothrix schenckii Leses gomosas no trajeto linftico. Fungo dimrfico: + de uma forma dependendo da temperatura. Temperatura ambiente: hifa condios (forma de reproduo dos fungos filamentosos) Temperatura corporal (37 C): levedura Encontrado muito na natureza, a penetrao dos condios se d atravs de traumas. Transmisso por animais, vegetais e detritos orgnicos. Pode penetrar pelas vias respiratrias, inalao. reas temperadas e tropicais, + no sexo masculino profisso de risco: carpinteiros, veterinrios, pescadores e jardineiros. Manifestao: Inoculao: 3 dias a 6 meses, Aparece em membros e face. Forma Linfocutnea Forma Cutnea Localizada ou Disseminada Forma Sistmica Caracterstica bastante marcante acompanhamento do trajeto linftico. As leses so bastantes diferentes, como se fosse uma lcera. Diagnstico: Pus de ndulo fechado, Bipsia, Raspado da leso EMD- baixa positividade devido ao tamanho dos condios. Exame microscpico corado, melhor p/ ver CULTIVO forma varia com a temperatura, induo da forma pelo meio. Leveduriforme: 37 C gar com sangue/ BHI, na micromorfologia visualizamos apenas leveduras. Filamentosa: 25 C gar sabouraud/batata podem ser colnias esbranquiadas, escuras ou mescladas na mesma colnia, isso devido ao meio tambm. Tem aspecto

membranoso. Na micromorfologia visualizamos condios bem pequenos dispostos lateralmente a hifas, dando aspecto de margaridas. Em cortes histolgicos se visualiza corpos asterides (no se v no EMD). Tratamento: iodeto de Potssio ou de Sdio, Anfotericina B e Itraconazol. Micoses Oportunistas Fungos patognicos e do AR que no causam patologia em paciente imunocompetente. Hoje tem que se ter + preocupao com relao ao crescimento de fungo do ar no meio, porque antigamente antes do advento da AIDS, era considerado contaminao. Hoje tem que ver se a amostra no de paciente imunodeprimido. Imunodepresso, Uso continuo de corticides, Queimados e Diabticos. Fatores relacionados ao fungo p/ contaminao: Virulncia da cepa Quantidade de condios Tempo de exposio da pessoas aos condios. ZIGOMICOSE Rhizopus sp, Mucor sp e Absidia sp Fungos do AR Aparece + em queimados, diabticos, etc... Ocorre trombo hemorrgico que necrosa. A manifestao ocorre de acordo com a imunidade do paciente. Rinocerebral - + comum, tipo sinusite, necrosa nervos, nos seios paranasais atinge o crebro. Cutnea trauma e contaminao, primeiro eritematoso, depois vira trombo e necrosa. A evoluo muito rpida e pode levar a amputao. Pulmonar semelhante pneumonia, observa-se no Rx a bola fngica (observa-se como se fosse uma colnia de fungo). Sistmica disseminao da forma pulmonar. Na micromorfologia h hifas longas e pouco septadas Mucor sp - colnias de cor cinza a branca Rhizopus sp - colnias de cor preta a branca (tem rizide raiz). ASPERGILOSE Aspergillus fumigatus, A. niger, A. flavus, A, clavatus e A. nidulans todos fungos do AR. Soltar o resultado apenas como Aspergillus sp. Leucemia, transplantados, neutropnicos so mais susceptveis.

Crescem rpido porque so fungos do AR. Caracterstica de diferenciao A. Fumigatus cresce a 20-40 C. Ocorre necrose decorrente de trombo hemorrgico. Pulmonar: pode ser alrgica, invasiva ou intra-cavitria (forma bola fngica). Subcutnea e cutnea Pode acometer outros rgos nos olhos ceratite. Micromorfologia: hifas septadas hialinas e presena de conidiforos na extremidade forma vescula globosa c/ condios Difcil fazer diferenciao da espcie. FUSAROSE Fusarium sp Ocorre + ceratite (na crnea), leso disseminada,necrose tegumentar e onicomicose. Tratamento com Anfotericina B, mas muito difcil. Cultivo roxa ou branca e algodonosa. Microcultivo macrofialocondios em forma de meia lua septados. TRICOSPOROSE Trichosporon sp Piedra branca Leso disseminada em vsceras Tratamento pode usar cetoconazol, itraconazol, anfotericina B, mas muito difcil.

Micose Sistmica CRITOCOCOSE Criptococcus neoformans 3 variedades: neoformans, Gatti e grubii (+ em imunodeprimidos, HIV principalmente). Variedade neoformans e grubii contaminao pelas fezes do pombo, no pombo ele no se desenvolve porque a temperatura do pombo elevada (37 C), a inalao de leveduras, quando no organismo tornam-se capsuladas. Variedade Gatti atravs da inalao de leveduras que esto nos eucaliptus, tem afinidade pelo SNC. >incidncia no sexo masculino, entre 30 e 40 anos. No se sabe o tempo de incubao, mas quando se instala d infeco pulmonar, depois neurocriptocoose (meningite fngica). As manifestaes cutneas no so caractersticas, difcil de fazer o diagnstico clnico, s laboratorial. Diagnstico laboratorial: Material: lquor, escarro, bipsia, raspado de leso cutnea. Tinta da china p/ visualizao da cpsula de mucopolissacardeo, a tinta no penetra, no se cora, faz com o sedimento do lquor centrifugado. Pode usar outros corantes, como Prata, PAS, Hematoxilina, mas a tinta da china o mtodo de escolha. No se usa gar seletivo, porque o cicloheximide inibe o crescimento do criptococcus. Cultura cremosa que chega a escorre, quando nova parece um leite condensado, e quando velha parece um doce de leite. Provas bioqumicas tambm so utilizadas: urease e assimilao de acares. Meio de CGB diferencia variao Gatti (azul) neoformans (amarelo) Aglutinao, imunoenzimtico, inoculao em camundongo. Tratamento realizado com Anfotericina B, Fluconazol e Cetoconazol.

Micose Subcutnea CROMOMICOSE Phialophora verrucosa, Fonsecaea pedrosa, Fonsecaea compacta, Cladosporim carrioni, Rhinocladiella aquaspersa. Cromomicose devido a colorao escura que os fungos demceos do leso ou cultura. So saprbios do solo e a transmisso se d pelos condios em contato com traumas primrios de pele. Maior prevalncia em reas tropicais e em homens. Ocorre + em membros inferiores (>probabilidade de trauma). Ocorre em paciente imunocompetente tambm. Manifestaes clnicas: Forma verrucosa Forma ulcero-vegetante verrugas maiores e em >extenso) Forma nodular No di tanto, como os micetonas. Diagnstico: Raspagem, bipsia, EMD (clarificao pedaos do material), Cultivo, Microcultivo bastante utilizado p/ identificar a espcie. Presena de corpos Fumagides so bolotas marrons nos cortes histolgicos. EMD hifas e material fumagide Cultivo variam na colorao de marrom a preta, so muito parecidas as diferentes espcies. No microcultivo se faz a diferenciao pelos conidiforos Tipo cladosprio Tipo cladosprio longo Tipo fialfora Tipo acroteca Fixao do complemento e inoculao em animais ainda pode ser usado. Mesmo tto que as outras.

Micose Sistmica HISTOPLASMOSE Histoplasma capsulatum Fungo dimrfico, que dependendo da temperatura apresenta-se em forma filamentosa ou leveduriforme. Variedade capsulatum bem distribudo Variedade duboisii frica Reservatrio morcegos ou aves Transmisso pelas fezes desses animais por inoculao de condios (fase filamentosa) 26-27 C. Fase leveduriforme no organismo 37 Manifestaes clnicas: Incubao: 3-5 dias Sintomtico: Histoplasmose Pulmonar Histoplasmose Localizada Histoplasmose Disseminada Assimtomtico: ocorre em + pacientes imunocompetentes, com reverso sem tto. So confundidas com tuberculose. Normalmente ocorre a pulmonar e secundria a essa a disseminada. So leses que no caracterizam a doena. Diagnstico: escarro, bipsia, raspado, liquor sangue e urina na forma disseminada, EMD corte e esfregao, Microcultivo. No sangue e em tecido as leveduras so encontradas dentro dos macrfagos. Colorao pela Prata levedura fica preta Cultivo: Filamentosa: 25 C em gar sabouraud Leveduriforme: 37 C em gar sangue / BHI (infuso crebro corao) Existem outros ensaios. Tto igual aos outros.

Das könnte Ihnen auch gefallen