Sie sind auf Seite 1von 2

LISTA DE EXERCCIOS DE MATEMTICA Teorema de Pitgoras Nome: _________________________ Grupo: ___________Srie/Ano: 3 INFO/MKT Professor(a): TATIANA Bimestre: 1 Ano: 2010

0 Data: 25/02/2010
01. (PUCSP) Dois navios navegavam pelo Oceano Atlntico, supostamente plano: X, velocidade constante de 16 milhas por hora, e Y velocidade constante de 12 milhas por hora. Sabe-se que s 15 horas de certo dia Y estava exatamente 72 milhas ao sul de X e que, a partir de ento, Y navegou em linha reta para o leste, enquanto que X navegou em linha reta para o sul, cada qual mantendo suas respectivas velocidades. Nessas condies, s 17 horas e 15 minutos do mesmo dia, a distncia entre X e Y, em milhas, era a) 45 b) 48 c) 50 d) 55 e) 58 02.(CFT-PR) Pedrinho no sabia nadar e queria descobrir a medida da parte mais extensa (AC) da "Lagoa Funda". Depois de muito pensar, colocou 3 estacas nas margens da lagoa, esticou cordas de A at B e de B at C, conforme figura abaixo. Medindo essas cordas, obteve: med (AB) = 24 m e med (BC) = 18 m.
Legenda: T - Terminal de passageiros H - Hangar N - Cabeceira norte da pista pouso/decolagem S - Cabeceira sul da pista

OBS.: Na malha quadriculada acima, o lado de cada quadrado corresponde a 400 metros. Um funcionrio do aeroporto caminha do terminal de passageiros at o hangar e, depois, vai at a cabeceira sul da pista. Feito o percurso, comenta com um colega: "Poxa! Estou pregado, andei uns _______ quilmetros hoje." Considerando que o percurso total realizado foi o menor possvel, em linha reta e sem obstculos, o valor que melhor completa a frase atendendo aos dados do enunciado, a) 2,7. b) 4,3. c) 5,6. d) 6,8. e) 7,4.

Usando seus conhecimentos matemticos, Pedrinho concluiu que a parte mais extensa da lagoa mede: a) 30 m. b) 28 m. c) 26 m. d) 35 m. e) 42 m.

03. (CFT-MG) As extremidades de um fio de antena totalmente esticado esto presas no topo de um prdio e no topo de um poste, respectivamente, de 16 e 4 metros de altura. Considerando-se o terreno horizontal e sabendo-se que a distncia entre o prdio e o poste de 9 m, o comprimento do fio, em metros, a) 12 b) 15 c) 20 d) 25 04. (CPS) A malha quadriculada representa parte do diagrama do aeroporto de uma cidade, desenhado em escala.
-1-

05. (ENEM) Na figura acima, que representa o projeto de uma escada com 5 degraus de mesma altura, o comprimento total do corrimo igual a: a) 1,8m b) 1,9m c) 2,0m d) 2,1m e) 2,2m 06. Permetros Pitagricos Um grande rancho australiano tem uma forma que pode ser visualizada como um quadrado, a cujos lados est justaposto um tringulo retngulo. Todos os tringulos so diferentes em tamanho, mas tm a propriedade de os seus lados terem todos um nmero inteiro de quilmetros. Qual o menor permetro possvel do rancho? 07. Qual era a altura do poste?

09. Nos telhados de dois edifcios encontram-se duas pombas.

atirado um pouco de po para o cho: ambas as pombas se lanam sobre o po mesma velocidade e ambas chegam no mesmo instante junto do po. a) A que distncia do edifcio B caiu o po? b) Qual a altura do edifcio A?

10. (PUCSP) Dois navios navegavam pelo Oceano Atlntico, supostamente plano: X, velocidade constante de 16 milhas por hora, e Y velocidade constante de 12 milhas por hora. Sabe-se que s 15 horas de certo dia Y estava exatamente 72 milhas ao sul de X e que, a partir de ento, Y navegou em linha reta para o leste, enquanto que X navegou em linha reta para o sul, cada qual mantendo suas respectivas velocidades. Nessas condies, s 17 horas e 15 minutos do mesmo dia, a distncia entre X e Y, em milhas, era a) 45 b) 48 c) 50 d) 55 e) 58 08. A figura representa um barco vela. 11. (ENEM) Quatro estaes distribuidoras de energia A, B, C e D esto dispostas como vrtices de um quadrado de 40 km de lado. Deseja-se construir uma estao central que seja ao mesmo tempo equidistante das estaes A e B e da estrada (reta) que liga as estaes C e D. A nova estao deve ser localizada a) no centro do quadrado. b) na perpendicular estrada que liga C e D passando por seu ponto mdio, a 15 km dessa estrada. c) na perpendicular estrada que liga C e D passando por seu ponto mdio, a 25 km dessa estrada. d) no vrtice de um tringulo equiltero de base AB, oposto a essa base. e) no ponto mdio da estrada que liga as estaes A e B.
Respostas dos testes: 01. A; 02.A; 03. B; 04. C; 05. D; 10. A; 11. C

Determine, de acordo com os dados da figura, os valores de x e y.

-2-

Das könnte Ihnen auch gefallen