Sie sind auf Seite 1von 7

SOPRO

87

Nota dos editores do SOPRO: a verso aqui traduzida (do ingls) das Teses para a Era Atmica, de Gnther Anders, apareceu na The Massachusetts Review, v.3, n,3 (primavera de 1962), pp. 493-505. Como o leitor poder comprovar, o texto continua atualssimo, no s porque a ameaa atmica persiste (e persistir para sempre), mas tambm porque h outro Apocalipse fabricado pelo homem no horizonte: o da catstrofe ambiental, ligado ao da Era Atmica e ao qual os postulados dessa se aplicam (em ambos os casos, estamos diante de hiperobjetos: cf. O hiperrealismo das mudanas climticas e as vrias faces do negacionismo, de Dborah Danowski, no SOPRO 70, abril de 2012). Nota da The Massachusetts Review: Em fevereiro de 1959, na Universidade Livre de Berlim, Gnther Anders ministrou um seminrio de dois dias sobre As implicaes morais da Era Atmica. Ao final do seminrio, os estudantes pediram a Anders um pequeno texto que pudesse servir-lhes de base para discusses ulteriores. Anders formulou estas teses, que posteriormente apareceram como Thesen zum Atomzeitalter, Berliner Hefte (1960), 16-22. A traduo [do alemo ao ingls] aqui publicada do Sr. Anders.

Teses

para a

Gnther Anders

Era Atmica

Traduo de Alexandre Nodari e Dborah Danowski 1. Hiroshima como Condio Mundial: Em 6 de agosto de 1945, o Dia de Hiroshima, uma Nova Era comeou: a era em que, a qualquer momento, temos o poder de transformar qualquer lugar do nosso planeta, e at o nosso prprio planeta, em uma Hiroshima. Naquele dia, nos tornamos, ao menos modo negativo, onipotentes; mas na medida em que, por outro lado, podemos ser dizimados a qualquer momento, tambm nos tornamos totalmente impotentes. Dure o quanto durar, mesmo que dure para sempre, essa Era A ltima Era: pois no h possibilidade alguma que sua differentia specifica, a possibilidade de nossa auto-extino, termine jamais exceto pelo prprio fim. 2. O Tempo do Fim Versus o Fim do Tempo: Portanto, por sua natureza mesma, essa era uma suspenso, e nosso modo de ser nessa era deve ser definido como ainda no sendo inexistentes, ainda no exatamente sendo inexistentes. Assim, a questo moral bsica de pocas anteriores deve ser reformulada radicalmente: ao invs de perguntar Como devemos viver, devemos agora perguntar Iremos viver?. Para ns, que somos ainda no inexistentes nessa Era de Suspenso, s h uma resposta: embora a qualquer momento O Tempo do Fim possa se converter nO Fim do Tempo, devemos fazer tudo a nosso alcance para tornar O Tempo Final infindvel. Na medida em que acreditamos na possibilidade dO Fim do Tempo, ns somos Apocalpticos, mas na medida em que lutamos contra este Apocalipse fabricado pelo homem, ns somos e isto nunca existiu anteriormente Anti-Apocalpticos. 3. No Armas Atmicas na Situao Poltica, mas Aes Polticas na Situao Atmica: Embora soe absolutamente plausvel, errneo dizer que as armas atmicas existem em nossa situao poltica. Essa afirmao deve ser virada de ponta-cabea a fim de se tornar verdadeira. Como a situao hoje determinada e definida exclusivamente pela existncia de armas atmicas, ns devemos afirmar: aes e desenvolvimentos polticos esto ocorrendo dentro da situao atmica. 4. No Arma, mas Inimigo: Aquilo contra o que estamos lutando no este ou aquele inimigo que poderia ser atacado ou liquidado por meios atmicos, mas a situao atmica como tal. J que esse inimigo o inimigo de todos, aqueles que, at agora, tinham considerado uns aos outros inimigos, devem agora se tornar aliados contra a ameaa comum. Aes de paz das quais exclumos aqueles com quem desejamos viver em paz constituem uma hipocrisia, um farisasmo e uma perda de tempo.

Teses para a Era Atmica


Gnther Anders 5. Ameaar com Armas Atmicas uma Atitude Totalitria: Uma teoria muito defendida e ampla o bastante para ser adotada tanto por filsofos polidos quanto por polticos rudes, tanto por Jaspers quanto por Strauss, afirma: Se no fosse por nossa capacidade de ameaar com a total aniquilao, seramos incapazes de manter a ameaa totalitria sob controle. Trata-se de um argumento enganoso pelas seguintes razes: 1) A bomba atmica foi usada, embora aqueles que a usaram no estivessem em perigo de se tornarem vtimas de um poder totalitrio. 2) Esse argumento um fssil dos antigos dias de monoplio atmico e atualmente se tornou suicida. 3) A frmula totalitrio tomada de uma situao poltica que no apenas j mudou fundamentalmente, mas que continuar a mudar; a guerra atmica, por outro lado, exclui toda possibilidade de uma mudana desse tipo. 4) Ao ameaar com a guerra atmica, e, portanto, com o extermnio, no podemos evitar ser totalitrios; pois esta ameaa equivale a uma chantagem e transforma nosso globo em um vasto campo de concentrao do qual no h sada. Portanto, quem quer que baseie a legitimidade dessa extrema privao de liberdade nos supostos interesses da liberdade um hipcrita. 6. Expanso de Nosso Horizonte: Na medida em que as nuvens radioativas no se importam com marcos, fronteiras nacionais ou cortinas, as distncias esto abolidas. Assim, nesse Tempo do Fim todo mundo est ao alcance mortal de todos os demais. Se no desejamos ficar aqum dos efeitos de nossos produtos faz-lo seria no apenas uma vergonha mortal mas uma morte vergonhosa , devemos tentar ampliar nosso horizonte de responsabilidade at que ele se iguale quele horizonte dentro do qual podemos destruir a todos e sermos destrudos por todos em suma, at ele se tornar global. Qualquer distino entre perto e distante, vizinhos e estrangeiros, tornou-se invlida; hoje somos todos proximi. 7. As Geraes Unidas: No apenas nosso horizonte espacial deve ser ampliado, como tambm o temporal. Na medida em que aes praticadas hoje (exploses para testes nucleares, por exemplo) afetam geraes futuras to perniciosamente quanto afetam a nossa, o futuro pertence ao mbito de nosso presente. O futuro j comeou1 pois o trovo de amanh vem do relmpago de hoje. A distino entre as geraes de hoje e de amanh perdeu o sentido; podemos at mesmo falar em uma Liga de Geraes, qual nossos netos pertencem to automaticamente quanto ns. Eles so nossos vizinhos no tempo. Ao pr fogo em nossa casa, no podemos evitar que as chamas atinjam as cidades do futuro, e que as casas ainda-no-construdas das geraes ainda-no-nascidas se reduzam a cinzas junto com nossas casas. At mesmo nossos antepassados so membros de pleno direito dessa Liga: pois, morrendo, faramos com que eles morressem tambm uma segunda vez, por assim dizer; e, depois dessa segunda morte, tudo seria como se eles nunca tivessem existido.

5
8. Nadeidade o Efeito da Nadeidade No-Imaginada: O perigo apocalptico to mais ameaador porque somos incapazes de conceber a imensidade de uma tal catstrofe. J difcil imaginar algum como no-existindo, um amigo amado como morto; mas, comparada tarefa atual da nossa filosofia, aquela brincadeira de criana. Pois o que temos hoje que imaginar no o no-ser de algo determinado dentro de um contexto cuja existncia pode ser dada como certa, mas a inexistncia desse prprio contexto, do mundo como um todo, ao menos do mundo enquanto humanidade. Uma tal abstrao total (a qual, como uma proeza mental, corresponderia nossa proeza de total destruio) ultrapassa a capacidade de nosso poder natural de imaginao: Transcendncia do Negativo. Mas j que, enquanto homines fabri, somos capazes de realmente produzir nadeidade, no podemos nos render ao fato de nossa limitada capacidade de imaginao: devemos ao menos fazer a tentativa de visualizar essa nadeidade. 9. Somos Utopistas Invertidos: O dilema bsico de nossa era que Somos menores do que ns mesmos, incapazes de realizar mentalmente as realidades que ns mesmos produzimos. Portanto, podemos chamar a ns mesmos de Utopistas invertidos: enquanto os Utopistas comuns so incapazes de produzir de fato o que so capazes de imaginar, ns somos incapazes de imaginar o que estamos de fato produzindo. 10. A Discrepncia Prometeica 2: Este Utopismo invertido no apenas um dentre muitos fatos, mas o fato proeminente, pois define a situao moral do homem hoje. O dualismo ao qual estamos condenados no mais o do esprito contra a carne ou do dever contra a inclinao, no nem cristo nem kantiano, mas sim o da nossa capacidade de produzir em contraposio ao nosso poder de imaginar. 11. O Supra-Liminar: No apenas a imaginao deixou de estar altura da produo, como tambm o sentimento deixou de estar altura da responsabilidade. Talvez ainda seja possvel imaginar, ou arrepender-se do assassinato de um outro homem, ou mesmo assumir a responsabilidade por ele; mas conceber o aniquilamento de cem mil outros homens definitivamente ultrapassa nosso poder de imaginao. Quanto maior o possvel efeito de nossas aes, menos somos capazes de visualiz-lo, arrepender-nos dele ou sentir-nos responsveis por ele; quanto maior o hiato, mais fraco o mecanismo de freio. Acabar com cem mil pessoas pressionando um boto incomparavelmente mais fcil do que matar um indivduo. O sub-liminar, o estmulo pequeno demais para produzir qualquer reao, reconhecido pela psicologia; contudo, mais significativo, ainda que jamais visto, quanto menos analisado, o supra-liminar: o estmulo grande demais para produzir qualquer reao ou ativar qualquer mecanismo de freio.
2 A elaborao

1 Esta

frmula foi retirada do ttulo do livro de Robert Jungk, Die Zukunft has schon begonnen.

desse conceito encontra-se em Die Antiquiertheit des Menschen, 3. ed. (Munique: C.H. Beck, 1961), 21-95, de nossa autoria.

Sopro 87 Abril/2013

Teses para a Era Atmica


Gnther Anders 12. Os Sentidos Distorcem o Sentido. A Fantasia Realista: Na medida em que nosso horizonte de vida pragmtica (sec. 6), aquele dentro do qual ns podemos alcanar e ser alcanados, tornou-se ilimitado, devemos tentar visualizar essa ilimitao, ainda que, ao tentar faz-lo, evidentemente violssemos a natural estreiteza de nossa imaginao. Embora insuficiente por sua prpria natureza, no h nada exceto a imaginao que possa ser considerado um rganon da verdade. Certamente no a percepo. A percepo uma falsa testemunha, em um sentido muito mais radical do que o implicado pela filosofia grega quando alertou contra ela. Pois os sentidos so mopes, seu horizonte insensatamente estreito. No nas vastas terras da imaginao que os escapistas de hoje gostam de se esconder, e sim na torre de marfim da percepo.3 13. A Coragem De Ter Medo: Quando digo imaginar a nadeidade, a ao a que me refiro no idntica ao que a psicologia imagina ser a imaginao, pois estou falando do medo, que o imaginar essa nadeidade in concreto. Portanto, podemos aprimorar as formulaes dos ltimos pargrafos dizendo: a nossa capacidade de ter medo que pequena demais e que no corresponde magnitude do perigo atual. De fato, no h nada mais enganoso do que dizer: De qualquer modo, ns vivemos na Era da Ansiedade. Esse slogan no uma afirmao, mas um artifcio fabricado pelos scios daqueles que desejam nos impedir de realmente ter medo, daqueles que receiam que possamos algum dia produzir um medo comensurvel magnitude do real perigo. Ao contrrio, estamos vivendo na Era da Incapacidade de Ter Medo. Nosso imperativo: Expanda a capacidade de sua imaginao, significa, in concreto: Aumente sua capacidade de Ter Medo. Portanto: no sinta medo do medo, tenha a coragem de se amedrontar4, e de amedrontrar outros tambm. Amedronta o teu prximo como a ti mesmo. Esse medo, claro, deve ser de um tipo especial: 1) um medo destemido, na medida em que exclui temer aqueles que podem escarnecer-nos como covardes, 2) um medo estimulante, j que deve impulsionar-nos para as ruas e no para os abrigos, 3) um medo amoroso, no medo do perigo adiante mas pelas geraes por vir. 14. Frustrao Produtiva: Muito frequentemente, nossos esforos para cumprir o imperativo Expanda sua capacidade de ter medo e torne-a comensurvel com a imensido dos efeitos de suas aes sero frustrados. possvel at mesmo que nossos esforos no tenham nenhum sucesso. Mas mesmo este fracasso no deve nos intimidar; a frustrao reiterada no refuta a necessidade de reiterar o esforo. Pelo contrrio, todo novo fracasso rende frutos, pois deixa-nos alertas quanto a iniciar outras aes cujos efeitos transcendam nossa capacidade de ter medo.
espanta que nos sintamos desconfortveis frente aqueles quadros normais que so pintados de acordo com as regras convencionais de perspectiva. Ainda que realistas no sentido comum da palavra, eles so, na verdade, extremamente irrealistas, j que ignoram o horizonte ilimitado do mundo de hoje. 4 No pela Liberdade em relao ao Medo de Roosevelt que devemos nos empenhar, e sim pela Liberdade para Ter Medo.
3 No

7
15. Distncia Deslocada: Se combinarmos nossa afirmao sobre a abolio das distncias (sec. 6) com aquela sobre a discrepncia Prometica (sec. 10) e somente essa combinao torna completo o retrato de nossa situao chegamos ao seguinte resultado: a abolio das distncias temporais e espaciais no corresponde abolio das distncias de modo geral, j que hoje nos confrontamos com a distncia diariamente crescente entre produo e imaginao. 16. Fim do Comparativo: Nossos produtos e seus efeitos ultrapassam no apenas a dimeso mxima do que somos capazes de visualizar ou sentir, mas at mesmo a dimenso do que somos capazes de usar. de conhecimento geral que nossa produo e abastecimento geralmente excede nossa demanda e produz a necessidade da produo de novas necessidades e novas demandas. Mas isso no tudo: hoje, chegamos situao em que so fabricados produtos que simplesmente contradizem o prprio conceito de necessidade, produtos que simplesmente no podem ser necessitados, que so grandes demais em um sentido absoluto. Nesse estgio, nossos prprios produtos esto sendo domesticados como se fossem foras da natureza. Os esforos atuais de produzir as assim chamadas armas limpas so tentativas de um tipo singular: pois o que o homem agora est tentando fazer aumentar a qualidade de seus produtos por meio da diminuio de seus efeitos. Se o nmero e a possvel utilizao do estoque de armas j existente bastam para alcanar o absurdo objetivo de aniquilao da humanidade, ento o crescimento na produo hoje ainda mais absurdo e prova que os produtores no compreendem, em absoluto, o que eles esto de fato fazendo. O comparativo, o princpio do progresso e da competio, perdeu o seu sentido. A morte a linha limtrofe do comparativo: no se pode estar mais morto do que morto e no se pode tornar algum mais morto do que morto. 17. O Recurso Competncia Demonstra uma Incompetncia Moral: No temos razo alguma para pressupor (como faz Jaspers, por exemplo) que aqueles no poder so mais capazes de imaginar a imensido do perigo ou que eles compreendam os imperativos da era atmica melhor que ns, ordinrios morituri. Essa pressuposio chega a ser irresponsvel. E seria muito mais justificado suspeitar que eles no tenham a menor ideia do que est em jogo. Basta pensarmos em Adenauer, que ousou repreender dezoito dos maiores fsicos da atualidade, dizendo-lhes que eram incompetentes no campo das questes de armamamento e armas atmicas, que deveriam, em vez disso, falar de seus trabalhos e no intrometer-se naquelas questes. precisamente ao utilizar esses essas palavras que ele e sua classe demonstram sua incompetncia moral. Pois no h prova mais definitiva e cabal de cegueira moral do que lidar com o Apocalipse como se ele fosse um campo especfico, e acreditar que a posio hierrquica determina quem tem o monoplio de decidir o ser ou no ser da humanidade. Alguns daqueles que enfatizam a sua prpria competncia o fazem to somente para poder dissimular os elementos anti-democrticos de seu monoplio. No devemos, de modo algum, nos deixar enganar por essa camuflagem. Afinal, estamos vivendo em estados supostamente demo-

Sopro 87 Abril/2013

Teses para a Era Atmica


Gnther Anders crticos. Se a palavra Democracia possui algum sentido que seja, ento ela significa que justamente o domnio para alm de nossa competncia profissional deveria nos concernir, que ns no estamos apenas habilitados, mas obrigados no como especialistas, mas como cidados e seres humanos a participar da deciso sobre os assuntos da res publica. Na medida em que, afinal de contas, ns somos a res publica, a repreenso de que estamos nos intrometendo corresponde ridcula acusao de que estamos interferindo nos nossos prprios assuntos. Nunca houve e nunca haver um assunto mais publica que a deciso de hoje sobre nossa sobrevivncia. Ao renunciarmos interferncia, ns no apenas fracassamos em cumprir nossas obrigaes democrticas, mas nos arriscamos ao nosso suicdio coletivo. 18. Abolio da Ao: O possvel aniquilamento da humanidade parece ser uma ao. Portanto, aqueles que contribuem para ele parecem estar agindo. No esto. Por que no? Porque no resta praticamente nada que possa ser classificado, por um behaviorista, como uma ao. Pois as atividades que anteriormente se deram como aes e que se pretendiam e eram compreendidas como tais pelos prprios sujeitos agentes, agora foram substitudas por outras variantes de atividade: 1) pelo trabalho, 2) pelo desencadeamento. 1) trabalho: substituto da ao: Os empregados nas fbricas de morte de Hitler no faziam, por assim dizer, nada, pensavam no ter feito nada, porque no faziam nada a no ser trabalhar. Por nada a no ser trabalhar, refiro-me quela espcie de atividade (considerada em geral como natural e como o nico tipo de operao atualmente) na qual o eidos do produto-final permanece invisvel ao operrio ou melhor, sequer importa para ele ou melhor, nem sequer deveria importar-lhe ou melhor, em ltima anlise nem sequer permitido que lhe importe. tipica do trabalho atual a sua aparente neutralidade moral; non olet; nenhuma finalidade do trabalho, por mais perversa que seja, pode macular o trabalhador. Quase todos os empregos atribudos ao e realizados pelo homem hoje so compreendidos como pertencendo a este tipo monocrtico e universalmente aceito de operao. Trabalho a forma camuflada de ao. Essa camuflagem exime at mesmo o genocida de sua culpa, j que, de acordo com os padres de hoje, o trabalhador est no apenas liberto da responsabilidade pelo seu trabalho, mas tambm simplesmente no pode ser culpabilizado por ele. Conseqncia: uma vez que percebemos que a equao decisiva de hoje Toda ao trabalho, devemos ter a coragem de invert-la e formular: Todo trabalho ao. 2) desencadeamento [triggering] substituto do trabalho: O que vale para o trabalho se aplica melhor ainda ao desencadeamento, pois nele as caractersticas especficas do trabalho esforo e conscincia do esforo esto reduzidas, se no anuladas. Desencadeamento a forma camuflada de trabalho. Na verdade, hoje em dia no h praticamente nada que no possa ser obtido por meio do desencadeamento. Pode acontecer at mesmo que um primeiro aperto de boto deslanche toda uma cadeia de desencadeamentos secundrios at que o resultado final jamais pretendido, jamais imaginado por quem apertou o primeiro boto consista em milhes de cadveres. Visto de modo behaviorista, uma tal manobra no seria considerada nem trabalho nem ao. Embora, aparentemente, ningum tivesse feito nada, este no fazer nada produziria, efetivamente, aniquilao e nadeidade. Nenhum apertador-de-boto (se um tal operador-mnimo ainda for necessrio) sente que est agindo. E j que o cenrio do ato e o cenrio do sofrimento no mais coincidem, j que a causa e o efeito esto indissoluvemente apartados, ningum pode compreender o que ele est fazendo esquizotopia, por analogia com esquizofrenia. Evidente, mais uma vez (ver acima): s quem continuamente tenta imaginar o efeito de seus feitos, no importando quo distante no espao ou no tempo o cenrio de seus efeitos possa estar, tem a possibilidade da verdade; a percepo fica aqum. Esta variante da camuflagem singular. Enquanto anteriormente sempre foi o objetivo da camuflagem evitar que a futura vtima reconhecesse o perigo, ou proteger o agente do inimigo, agora a camuflagem pretende evitar que o prprio agente reconhea o que est fazendo. Eatherly5 se encontra dentre aqueles que ele destruiu. 19. A Forma Enganosa da Mentira Atual: Os exemplos de camuflagem ensinam-nos algo sobre o tipo contemporneo de mentira. Pois hoje a mentira no precisa mais se travestir de afirmao; ideologias no so mais necessrias. O tipo de mentira vitorioso hoje em dia aquele que nos impede at mesmo de suspeitar que ela pudesse ser uma mentira; e essa vitria se tornou possvel porque, hoje, para mentir no preciso se esconder por trs de afirmaes Enquanto at agora, em honesta hipocrisia, as mentiras fingiam ser verdades, elas agora esto se camuflando com um figurino completamente diferente. 1) Ao invs de se mostrar sob a forma de afirmaes, elas agora aparecem por meio de palavras individuais nuas, que, embora aparentemente no digam nada, j contm secretamente seu predicado enganoso. Por exemplo: na medida em que o termo arma atmica nos faz acreditar que aquilo que ele designa pode ser classificado como uma arma, ele j uma afirmao, e, como tal, uma mentira.6 2) Ao invs de aparecer sob a forma de afirmaes falsas, elas aparecem sob a forma da realidade falsificada. Um exemplo: uma vez que uma ao aparece travestida de trabalho, seu carter-de-ao se torna invisvel; e a tal ponto que ela no mais revela, nem mesmo para o agente, que, no fim
5 Ver Burning Conscience, The Case of the Hiroshima Pilot, Claude Eatherly, Told in His Letters to Gnther Anders (Nova Iorque: Monthly Review, 1962). 6 Para uma discusso sobre por que a bomba atmica no pode ser classificada como uma arma, ver, do autor, Die Antiquiertheit des Menschen, 247 e ss., Der Mann auf der Brcke (Munique: C.H. Beck, 1959), 95 e ss., e Off limits fr das Gewissen (Rowohlt, 1961), 30 (edio inglesa: Londres: Weidenfeld and Nicolson, 1962, p. 15). O argumento principal : uma arma um meio. Os meios se definem por se dissolverem em seus fins, e os fins, por sobreviverem aos meios. Isso no pode se aplicar s armas atmicas, j que no h um fim que pudesse sobreviver ao uso daquelas armas e nenhum fim concebvel poderia justificar um meio to absurdo.

Sopro 87 Abril/2013

Teses para a Era Atmica


Gnther Anders das contas, ele est agindo; e assim o trabalhador, embora trabalhando conscientemente, desfruta da oportunidade de renunciar conscincia com a conscincia limpa. 3) Ao invs de aparecer sob a forma de afirmaes falsas, as mentiras aparecem sob a forma de coisas. No exemplo anterior, ainda o homem que est ativo, embora ele interprete erroneamente sua ao como trabalho. Mas at mesmo este mnimo pode desaparecer e isto, o triunfo supremo da mentira, j comeou. Pois, durante a ltima dcada, a ao se deslocou (obviamente, por meio da ao humana) do domnio do homem para outra regio: aquela das mquinas e instrumentos. Estes se tornaram, por assim dizer, aes encarnadas ou reificadas. Por exemplo: pelo mero fato de sua existncia, a bomba atmica uma ininterrupta chantagem e que a chantagem deva ser classificada como uma ao , afinal de contas, incontestvel. Na medida em que deslocamos nossas aes e responsabilidades para o sistema de nossos produtos, acreditamo-nos capazes de manter nossas mos limpas, de permanecermos pessoas decentes. Mas, claro, justamente essa renncia da responsabilidade que constitui o pice da irresponsabilidade. Eis, portanto, nossa situao absurda: no exato momento em que nos tornamos capazes da ao mais monstruosa, a destruio do mundo, as aes parecem ter desaparecido. Na medida em que a mera existncia de nossos produtos j se mostra uma ao, a questo trivial, como devemos usar nossos produtos para a ao (se, por exemplo, devemos us-los para a intimidao), uma questo quase fraudulenta, j que obscurece o fato de que os produtos, por sua mera existncia, j agiram. 20. No Reificao, e sim Pseudo-Personalizao: No se pode interpretar adequadamente o fenmeno aplicando-lhe a etiqueta marxiana da reificao, pois esse termo designa exclusivamente o fato de que o homem est reduzido a uma funo-coisa. Contudo, estamos ressaltando o fato de que as qualidades e funes retiradas do homem por meio de sua reificao esto agora se tornando qualidades e funes dos prprios produtos, de que eles se transformam em pseudo-pessoas, j que, pela sua mera existncia, esto agindo. Este segundo fenmeno tem sido ignorado pela filosofia, embora seja impossvel entender nossa situao sem ver ambos os lados do processo simultaneamente. 21. As Mximas das Pseudo-Pessoas: Estas pseudo-pessoas possuem seus prprios princpios rgidos. O princpio das armas atmicas, por exemplo, puro niilismo, porque, se elas pudessem falar, diriam: Seja o que for que destrumos, d no mesmo para ns. Nelas, o niilismo atingiu seu pice e se tornou puro Ani(qu)ilismo [Annihilism].7 Na medida em que a ao se deslocou do homem para o trabalho e para os produtos, o nosso exame de conscincia hoje no pode se restringir a ouvir a voz de nosso corao. de longe muito mais importante ouvir a muda voz de nossos produtos de modo a conhecer seus princpios e mximas em
7 Mesmo este pice de niilismo foi ultrapassado, pois o princpio da bomba de nutrons seria: Seja quem for que destrumos, d no mesmo para ns. O mundo dos objetos, contudo, deve permanecer sacrossanto. Produtos no devem matar outros produtos. Na verdade, esta a mais radical perverso dos princpios morais que j houve.

Sopro 87 Abril/2013

11

outras palavras, o deslocamento deve ser revertido e revogado. Portanto, o imperativo de hoje : tenha e use apenas aquelas coisas cujas mximas inerentes possam se tornar as tuas prprias mximas e, portanto, as mximas de uma lei geral. 22. Abolio Macabra do dio: Se (sec. 18) o cenrio da ao e o cenrio do sofrimento esto apartados se o sofrimento no ocorre no mesmo lugar do ato, se a ao se torna uma ao sem efeito visvel, se o sofrimento se torna um sofrimento sem causa identificvel o dio desaparece, ainda que de um modo totalmente ilusrio. A guerra atmica ser travada com menos dio que qualquer guerra anterior: agressor e vtimas no se odiaro, j que no vero um ao outro. No h nada mais macabro que esta desapario do dio, que, claro, no tem nada a ver com paz ou amor. impressionante o quo raramente, e com quo pouco dio, as vtimas de Hiroshima mencionam aqueles que causaram seu sofrimento. Isto, contudo, no significa que o dio no desempenhar papel algum na prxima guerra: visto que ele ser considerado indispensvel para a guerra psicolgica, a produo de dio ir, sem dvida, ser organizada. De modo a alimentar o que uma era pervertida chama de morale, objetos visveis e identificveis de dio sero exibidos, em situaes de emergncia, inventados judeus de todos os tipos. Na medida em que o dio s pode florescer se os objetos do dio so visveis e podem cair na mo de quem odeia, ser no cenrio domstico que se escolhero os bodes expiatrios. J que os alvos desse dio artificialmente fabricado e o alvo dos ataques militares sero totalmente distintos, a mentalidade da guerra se tornar de fato esquizofrnica. Publiquei estas palavras a fim de evitar que elas se tornem reais. Se no mantivermos em mente, de maneira obstinada, a grande probabilidade do desastre, e se no agirmos em conformidade com isso, seremos incapazes de achar uma sada. No h nada mais assustador do que estar certo. E se alguns, paralisados pela sombria probabilidade da catstrofe, j perderam a coragem, eles ainda tem a chance de provar seu amor ao homem atendendo mxima cnica: Continuemos trabalhando como se tivssemos o direito de ter esperana. Nosso desespero no nos diz respeito.

10

Das könnte Ihnen auch gefallen