Sie sind auf Seite 1von 58

Os Princpios Fundamentais do Direito Civil

5. As Normas aplicveis s relaes de Direito Civil. Direito Civil e Direito Constitucional. Aplicao de normas constitucionais s relaes entre particulares

As normas de Direito Civil esto fundamentalmente contidas no Cdigo Civil Portugus de 1966, revisto em 1977.

Os problemas de Direito Civil podem encontrar a sua soluo numa norma que no de Direito Civil, mas de Direito Constitucional.

A Constituio contm, na verdade, uma fora geradora de Direito Privado. As suas normas no so meras directivas programticas de carcter indicativo, mas normas vinculativas que devem ser acatadas pelo legislador, pelo juiz e demais rgos estaduais.

O legislador deve emitir normas de Direito Civil no contrrias Constituio; o juiz e os rgos administrativos no devem aplicar normas inconstitucionais.

As normas constitucionais, designadamente as que reconhecem Direitos Fundamentais, tm tambm, eficcia no domnio das relaes entre particulares, impondo-se, por exemplo, vontade dos sujeitos jurdicoprivados nas suas convenes.

O reconhecimento e tutela destes direitos fundamentais e princpios valorativos constitucionais no domnio das relaes de Direito Privado processa-se mediante os meios de produo prprios deste ramo de direito, nulidade, por ser contra a ordem pblica (art. 280 CC).

A aplicao das normas constitucionais actividade privada faz-se:

a) Atravs de normas de Direito Privado que reproduzem o seu contedo, por ex. o art. 72 CC e art. 26 CRP;

b) Atravs de clusulas gerais e conceitos indeterminados, cujo o contedo preenchido com valores constitucionalmente consagrados;

c) Em casos absolutamente excepcionais, por no existir clusula geral ou conceito indeterminado adequado a uma norma constitucional reconhecedora de um direito fundamental aplica-se independentemente da mediao de uma regra de Direito Privado.

Sem esta atenuao a vida juridico-privada, para alm das incertezas derivadas do carcter muito genrico dos preceitos constitucionais, conheceria uma estrema rigidez, inautenticidade e irrealismo, de todo o ponto indesejveis.

Os preceitos constitucionais na sua aplicao s relaes de Direito Privado no podem aspirar a uma considerao rgida, devendo, pelo contrrio, conciliar o seu alcance com o de certos princpios fundamentais do Direito Privado eles prprios conforme Constituio.

O princpio da igualdade que caracteriza, em termos gerais, a posio dos particulares em face do Estado, no pode, no domnio das convenes entre particulares, sobrepor-se liberdade contratual, salvo se o tratamento desigual implica violao de um direito de personalidade de outrem, como acontece se assenta discriminaes raciais, religiosas, etc.

6.

Os princpios fundamentais de Direito

Existem nove princpios base para as normas do Direito Civil (sete no manual):

1. Personificao jurdica do Homem;

2. Reconhecimento do Direitos de personalidade;

3. Igualdade dos Homens perante a lei;

4. Reconhecimento da famlia como instrumento fundamental;

5. Personalidade colectiva;

6. Autonomia privada;

7. Responsabilidade civil;

8. Propriedade privada;

9. Reconhecimento do fenmeno sucessrio.

7.

Princpio da personificao jurdica do homem

O Homem a figura central de todo o direito. No Direito Civil h uma tendncia humanista e a o Homem e os seus direitos constituem o ponto mais importante do tratamento dos conflitos de interesse que so regidos pelo Direito Civil Portugus.

Todos os Homens so iguais perante a lei. A Personalidade Jurdica do Homem imposta ao Direito como um conjunto de fundamentos de vria ordem, como sendo um valor irrecusvel. O art. 1 da CRP quem reconhece este princpio. No art. 12 CRP tambm frisado. Este princpio ganha mais importncia quando no art. 16/2 CRP diz que os preceitos constitucionais e legais relativos aos direitos fundamentais devem ser interpretados e integrados de harmonia com a Declarao Universal dos Direitos do Homem. O art. 66 CC diz que, a personalidade adquire-se no momento do nascimento completo e com vida. A prpria Personalidade Jurdica indispensvel. No art. 69, ningum pode renunciar, no todo ou em parte, sua Capacidade Jurdica. A Personalidade Jurdica uma qualidade imposta ao Direito e que encontra projeco na dignidade humana.

8.

Princpio do reconhecimento dos direitos de personalidade

Reconhecimento de um crculo fundamental de direitos de personalidade. Tm um contedo til e de total proteco para o Homem.

Personificar o Homem envolve um conjunto mximo de direitos de contedo no patrimonial.

9.

Princpio da igualdade dos homens perante a lei

O Princpio da Igualdade dos Homens Perante a Lei encontra-se na Constituio no seu art. 13. No se deixa de referir na Constituio o princpio de tratar desigual aquilo que desigual.

A Lei Constitucional probe todas as formas de discriminao.

10. Princpio do reconhecimento da famlia como instrumento fundamental

A Constituio reconhece a famlia como elemento fundamental da sociedade. Esta qualidade pressuposto da proteco que a sociedade e o Estado devem famlia. O art. 67/1 CRP diz que a Famlia, como elemento fundamental da sociedade, tem direito proteco da sociedade e do Estado e efectivao de todas as condies que permitam a realizao pessoal dos seus membros.

Esta tutela assegurada famlia pela Constituio, assente num conjunto de linhas fundamentais:

1. Reconhecimento da famlia como elemento fundamental da sociedade com a inerente consagrao do direito de todos os cidados a contrarem casamento e a constiturem famlia, conforme o art. 36/1 CRP;

2. Afirmao da liberdade de constituir famlia sem dependncia do casamento. Princpio da igualdade de tratamento da famlia constituda deste modo ou por via do casamento;

3.

A afirmao do carcter essencialmente laico do casamento e a

possibilidade de dissoluo do mesmo por divrcio, independentemente da forma de celebrao (art. 36/2 CRP);

4. A maternidade e paternidade constituem valores sociais imanentes, art. 68/2 CRP;

5. Reconhecimento do carcter insubstituvel dos progenitores em relao pessoa dos seus filhos no que toca sua integral realizao como homens, arts. 68/2, 36/5/6 CRP.

11.

Princpio da personalidade colectiva

As Pessoas Colectivas jurdicas criadas pelo efeito do Direito demarcam-se das pessoas jurdicas singulares, embora funcionem tambm com centros autnomos de imputao de direitos e deveres, art. 12/2 CRP, as Pessoas Colectivas gozam de direitos e esto sujeitas aos deveres compatveis com a sua natureza. Este artigo reconhece uma individualidade prpria s Pessoas Colectivas quando afirma que elas gozam de direitos que so compatveis sua natureza.

12.

Princpio da autonomia privada

Os efeitos s se produzem na medida em que o Direito os admite ou prev. Isto porque so fenmenos criados pelo Direito.

Este princpio est directamente ligado ao princpio da liberdade contratual, segundo o qual, lcito tudo o que no proibido. A este princpio contrape-

se o princpio da competncia. Segundo este, s lcito aquilo que permitido.

13.

Princpio da responsabilidade civil

Encontra fundamento no princpio da liberdade do Homem. Esta ideia assentava na imputao psicolgica do acto do agente.

Com a evoluo das relaes comerciais passou a surgir um conceito de responsabilidade objectiva. J no tem a ver com o dolo do agente mas sim com o risco que acompanha toda a actividade humana.

14.

Princpio da propriedade privada

A tutela constitucional da propriedade privada est expressamente consagrada no art. 62/1 CRP, segundo o qual a todos garantido o direito propriedade privada e sua transmisso em vida ou em morte, nos termos da constituio, bem como nos arts. 61 e 88 CRP, relativos tutela da iniciativa e da propriedade privadas.

O Cdigo Civil, no define o direito de propriedade, mas o art. 1305 caracteriza-o, dizendo que o proprietrio goza de modo pleno e exclusivo dos direitos de uso, fruio e disposio das coisas que lhe pertencem, dentro dos limites da lei e com observncia das restries por ela impostas.

Sector Pblico: bens e unidades de produo pertencentes ao Estado ou a outras entidades pblicas, art. 82/2 CRP;

Sector Privado: pertencem os meios de produo da propriedade e gesto privada que no se enquadre no sector pblico nem no cooperativo, art. 82/3 CRP;

Sector Cooperativo: o sector cooperativo refere-se aos meios de produo possudos e geridos pelas cooperativas, em obedincia aos princpios cooperativos; aos meios de produo comunitrios, possudos e geridos por comunidades locais; aos meios de produo objecto de explorao colectiva por trabalhadores, art. 82/4 CRP.

15.

O princpio sucessrio

A ordem jurdica portuguesa reconhece o fenmeno da sucesso mortis causa. No nosso sistema jurdico, este princpio decorre do corolrio lgico do reconhecimento da propriedade privada, art. 62/1 CRP.

Princpio da transmissibilidade da generalidade dos bens patrimoniais, ex. vi legis: arts. 2024, 2025, 2156 (quota indisponvel).

Quota indisponvel, o titular dos bens tem uma ampla liberdade para testar. Por este efeito pode afastar da sucesso um conjunto de familiares que no estejam includos no conceito de pequena famlia. A sucesso legitimria, funciona sempre a favor dos herdeiros legitimrios: cnjuge, descendentes ascendentes.

Princpios Constitucionais do Processo Civil Princpio da Inafastabilidade da Jurisdio

o princpio de Direito Processual Pblico subjetivo, tambm cunhado como Princpo da Ao ou Acesso Justia, em que a Constituio garante a necessria tutela estatal aos conflitos ocorrentes na vida em sociedade. Desta forma, ocorre a inafastabilidade da jurisdio, a imprescindvel utilizao da jurisdio, por meio de rgos jurisdicionais, que so complementos inarredveis do processo civil constitucional. A invocao da tutela jurisdicional, preconizada na Constituio Federal, deve efetivar-se pela ao do interessado que, exercendo o direito jurisdio, cuida de preservar por vrios modos. Ou pelo reconhecimento (Processo de Conhecimento), ou pela satisfao (Processo de execuo) e ou pela assegurao (Processo cautelar), direito subjetivo material violado ou ameaado de violao. o objeto deste princpio est expresso na redao do inciso XXXV do artigo 5o da Constituio brasileira. "a lei no excluir da apreciao do poder judicirio leso ou ameaa a direito".

Segundo Calil Simo, o contedo jurdico do princpio reclama uma tutela jurisdicional eficaz, pois, segundo o autor, uma tutela ineficaz no , na realidade, tutela alguma.[1] Princpio do Juiz Natural

Este princpio descreve o Juiz natural ou constitucional de acordo com a nossa constituio atual. O juiz natural, portanto, o juiz intitulado pela lei para julgar certas e determinadas questes, sem finalidade de m-f. Como a constituio diferencia Justia Comum ou ordinria de Justia Especial, podese observar que nem todo juiz natural. Desta forma, natural aquele que ir julgar casos especiais, ou seja, matrias merecedoras de um exame mais detalhado, necessitando de um aprofundamento maior no assunto. Todo processo ser apreciado por um juiz assim investido no cargo conforme Constituio Federal. Possui trs aspectos: (a) anterioridade da jurisdio ao fato motivador; (b) competncia constitucional e legal do rgo jurisdicional; (c) designao do juiz para cada caso com critrios de distribuio previstos em lei. No Brasil apresenta-se como grande representante da "Justia Especial" os Juzes do STF, intulados de uma suposta 4a instncia federal. Estes, por exemplo, julgam casos que desafiam a justia a ponto de exisitirem os recursos da Arguio de Descumprimento de Preceito Fundamental editada no artigo 102, inciso I da CF. H tambm o Senado Federal como importante rgo, que eventualmente exerce certos papis do Poder Judicirio, apesar de suas independncia poltica. Com as constituies mas recentes, esse ganhou, na sua competcia especial, a possibilidade de julgar processos do Presidente da Repblica e dos ministros do STF, apesar

de ambas as situaes no estarem to claras na lei. O nico trecho que versa sobre o Juiz natural de forma clara e didtica no Direito brasileiro o artigo 5o, incisos XXXVII - "no haver juzo ou tribunal de exceo" e LIII -" ningum ser processado nem sentenciado seno pela autoridade competente". No Direito de Portugal existem mais alguns artigos da Constituio Portuguesa de 1958 que versam sobre o Princpio do Juiz Natural. Princpio do Contraditrio e Ampla Defesa

o princpio constitucional que versa sobre a imparcialidade que imposta ao juiz, durante uma deciso judicial. O juiz coloca-se entre as partes, mas de forma equidistantes a elas, quando ouve uma, necessariamente deve ouvir a outra, somente assim se dar a ambas a possibilidade de expor suas razes e de apresentar a suas provas, influindo no convencimento do juiz. Desta forma, o Professor e Doutor Huberto Theodoro Jnior afirma que este princpio deve ser desenhado com base no princpio da igualdade substancial, devendo as partes serem postas a expor suas razes. Surge, ento, como um de seus desdobramentos, o direito de defesa para o ru contraposto ao direito de ao para o autor. Estes direitos foram, a partir da, analisados e cunhado um novo princpio, o princpio da Bilateralidade da Audincia. O Princpio do Contraditrio e ampla defesa regulado pelo inciso LV do artigo 5o da Constituio Federal Brasileira. Este princpio tambm existe em outras legislaes, principalmente a portuguesa. J existia nas ordenaes do reino do sculo XVII. Princpio da Inadimissibilidade de Provas Ilcitas

Este princpio vem expresso no art.5, LVI: "So inadmissveis, no processo, as provas obtidas por meios ilcitos", bem como expresso no Art. 332 do cdigo de processo Civil, que sero admitidos todos os meios de provas, desde que legais e moralmente legtimos. Princpio da Publicidade

No sistema democrtico o mais fundamental de todos os Princpios Constitucionais. Seja quem for a autoridade pblica, no pode fugir da aplicao deste Princpio que procura evitar os abusos, com dinheiro pblico. Assegura, a Constituio, aos cidados contribuintes o conhecimento e acompanhamento de todos os atos pblicos, praticados pelos nos Trs

Poderes, com recursos pblicos, ou seja, com dinheiro arrecadados de impostos. A Publicidade dos atos pblicos, como j diz o prprio nome, inarredvel e o seu descumprimento enseja a responsabilizao de qualquer autoridade , por mais alta que seja, pois nenhuma delas est acima da Carta Federal ou da Lei. Por mais que busquem desculpas para a "no aplicao" deste Princpio Fundamental, no h razo que se sobreponha ao INTERESSE PBLICO e necessidade do conhecimento de todos os atos praticados no exerccio de um MANDATO PBLICO, com recursos arrecadados do contribuinte, como cidado. Tentar afastar de atos pblicos a devida publicidade desrespeitar a Constituio Federal e a cidadania dos contribuintes brasileiros.

Na rea jurdica, um princpio processual previsto nas Constituies Federais Brasileira e Portuguesa, que visa tornar transparentes os atos processuais praticados pelo juiz durante a persecuo civil ou penal. Desta forma, este princpio impe que os atos processuais devem ser pblicos como garantia democrtica da liberdade no que concerne ao controle dos atos de autoridade. O Princpio da Publicidade sofre exceo quando os atos seguem em segredo de justia. Em suma, podemos entender este princpio pela redao do inciso IX do artigo 93 da Constituio Federal Brasileira de 1988: "todos os julgamentos dos rgos do Poder Judicirio sero pblicos" Princpio da Fundamentao das decises

o princpio que discorre sobre a importncia da fundamentao do processo em bases legais e sociais. A fundamentao da sentena sem dvida uma grande garantia da justia quando consegue reproduzir exatamente, como num levantamento topogrfico, o itinerrio lgico que o juiz percorreu para chegar sua concluso, pois se esta errada, pode facilmente encontrar-se, atravs dos fundamentos, em que altura do caminho o magistrado se desorientou ou foi induzido a um erro. Este princpio, por sua vez, d conselhos ao juiz. O Processo de fundamentao se d no s atravs do conciliamento entre as partes, mas tambm pela valorizao dos fatos concretos e pela reviso processual antes de editar a sentena final (Artigo 93,inciso IX da CF). Princpio da Lealdade Processual

As partes tm o dever de se conduzir com tica e lealdade, cabendo ao juiz reprimir qualquer ato atentrio dignidade da justia (artigos 14, II, 16, 17 e

18 do CPC). O desrespeito ao dever de lealdade processual se traduz em ilcito processual (compreendendo o dolo e a fraude processuais), ao qual correspondem sanes processuais.[2] Princpio da Isonomia ou da Igualdade

o princpio epistemolgico constitucional que trata da igualdade de tratamento nos Direitos brasileiro e portugus e tambm em outros direitos. Esta igualdade, por sua vez, garantia fundamental no corpo central da formao constitucional das normas gerais do sistema jurdico vigente. No Brasil, o Princpio da Isonomia est previsto no artigo 5 caput da Constituio Federal que diz: " Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza". Tambm est previsto no inciso XXXVII do mesmo artigo sob o prisma da juridico geral e civil, ditando, ento, que no pode haver nenhum tribunal que d preferncias e direitos fora das disposies normativas como tribunais de exceo. Deve-se ressaltar, que a partir deste princpio no existe ao e contestao especial sem alguma previso normativa ou jurisprudencial, que na Europa j pode existir por algumas discusses entre tribunais superiores. Nestes casos, a defesa especial, em tribunal prprio, pode ocorrer se os juzes concordarem. J no Brasil isto ainda no ocorre. A fatia do princpio que trata de um dever do juiz perante um conflito de interesses a garantia de equivalncia de tratamento das partes (autor e ru)ressalvados os nus de ambas. Pode haver tambm regime especial de tratamento e direitos. Esta garantia trata dos casos de preferncia com relao aos idosos prevista no artigo 1211-A do Cdigo de Processo Civil Brasileiro, Ministrio Pblico e Fazenda Pblica na Lei 1060/50, ao consumidor, em que poder ser deferida a inverso do nus da prova (Cdigo de Defesa do Consumidor, artigo 6o, inciso VIII). Princpio da Economia Processual

Segundo a douta jurista processualista Ada Pellegrini Grinover (Teoria Geral do Processo, p. 79), o denominado princpio da economia processual preconiza o maxmo resultado na atuao do direito com o mnimo emprego possvel de atividades processuais. Exemplo da aplicao desse princpio encontra-se no art.105 do Cdigo de Processo Civil Brasileiro, que trata da ocorrncia da conexo e continncia. Na conexo, por exemplo, ocorre que dois ou mais processos possuem o pedido e as partes idnticas, portanto, com fulcro no art.105, CPC, e com o devido respeito ao princpio em questo, o juiz ao analisar o processo pode de imediato uni-los para que sejam reconhecidos conjutamente, ocasionando,assim, uma maior celeridade e

economia de atos processuais que neste caso seriam absolutamente dispensveis. Em outro falar, o princpio da simplificao ou princpio econmico. Princpio segundo o qual o processo deve obter o maior resultado com o mnimo de esforo. [3] Princpio da Celeridade Processual

Recentemente positivado no ordenamento jurdico no artigo 5, inciso LXXVIII da Constituio Federal, determina que os processos devem desenvolver-se em tempo razovel, de modo a garantir a utilidade do resultado alcanado ao final da demanda. Princpio do Duplo Grau de Jurisdio

O princpio do duplo grau de jurisdio versa sobre a possibilidade ou o direito reviso de uma deciso judicial, da forma mais plena e ampla possvel, presumindo-se que a partir da sua vistoria reduz-se a probabilidade de erro judicirio. O efeito devolutivo dos recursos apresenta-se como sua caracterstica fundamental, justamente porque gera a oportunidade da reaver deciso, o que garante correto direito s parte da lide. No h previso expressa deste princpio, de modo que, a doutrina o enquadra nos chamados princpios implcitos, ou seja, o legislador, ao organizar os poderes prevendo os tribunais superiores e o poder judicirio como um todo, admite de forma implcita a existncia do duplo grau de jurisdio. Ademais, tal princpio , na verdade, uma decorrncia lgica do sistema processual em geral, com vistas a assegurar a possibilidade da escorreita aplicao da justia ao caso concreto. O artigo 5, inciso LV d esboos do princpio, porm no o prev de maneira expressa.

Princpios Gerais do Direito Penal Resumo do Artigo por:bomber

Summary rating: 2 stars (13 Avaliaes) Visitas : 5231 Palavras:900

Summarize It

Ads by Google Ps em Direito Penal Estude em casa via internet. Matricule-se e ganhe um netbook www.verbojuridico.com.br Video Aula de Direito Video Aula de Direito - 25 DVDs 107 Horas De Video Pague Ao Receber www.somaconcursos.com Passe em Concurso Pblico Conhea os Segredos de Quem Passa. Conquiste J Sua Vaga. Saiba Como! fontedosaber.com/ConcursosPublicos PRINCPIOS GERAIS DO DIREITO PENAL

Conceito

So normas escritas explcita ou implicitamente na CF (Art. 5) dirigidas ao legislador para que se tenha sempre um mecanismo de controle penal voltado para os direitos humanos, embasados num direito penal de garantias. A gravidade que o Estado emprega na represso do delito e a drstica interveno nos direitos elementares impe a busca de princpios que controlam o poder punitivo estatal e limita o arbtrio judicial.

Princpios

PRINCPIO DA LEGALIDADE OU DA RESERVA LEGAL

O princpio da legalidade, segundo o qual nenhum fato pode ser considerado crime e nenhuma pena criminal pode ser aplicada sem que antes da ocorrncia desse mesmo fato tenham sido institudos por lei o tipo

delitivo e a pena correspondente, correspondendo a uma real limitao ao poder estatal de interferir na esfera das liberdades individuais. O princpio costuma ser enunciado pela frmula latina: "nullum crimem, nulla poena, sine lege". Presentemente esse princpio vem desdobrado em 4 outros:

"Nullum crimem, nulla poena, sine lege Previa" - significa a proibio da edio de leis retroativas que fundamentem ou agravem a punibilidade. "Nullum crimem, nulla poena, sine lege Scripta" - significa a proibio da fundamentao ou do agravamento da punibilidade pelo direito consuetudinrio. "Nullum crimem, nulla poena, sine lege Stricta" - significa a proibio da fundamentao ou do agravamento da punibilidade pela analogia. "Nullum crimem, nulla poena, sine lege Certa" - significa a proibio de leis penais indeterminadas. A lei penal no pode deixar dvidas nem abusar do emprego de normas muito gerais ou tipos penais genricos ou vazios. Para que a lei penal exera sua funo pedaggica e motive o comportamento humano necessita ser acessvel a todos.

PRINCPIO DA INTERVENO MNIMA OU ULTIMA RATIO

Este princpio orienta e limita o poder incriminador do Estado, preconizando que a criminalizao de uma conduta s se legitime se constituir meio necessrio para a proteo de determinado bem jurdico. Se para o restabelecimento da ordem jurdica forem suficientes medidas civis ou administrativas, so estas que devem ser empregadas e no as de Direito Penal.

PRINCPIO DE FRAGMENTARIEDADE

A fragmentariedade conseqncia dos princpios de reserva legal e da interveno mnima. Nem todas as aes que lesionam bens jurdicos so proibidas pelo direito penal, bem como nem todos os bens jurdicos so por ele protegidos.

O Direito Penal limita-se a castigar as aes mais graves praticadas contra os bens jurdicos mais importantes.

PRINCPIO DA CULPABILIDADE

O Direito Penal antigamente caracterizou-se pela responsabilidade objetiva, isto , pela simples produo do resultado. Porm, esta forma de responsabilidade est praticamente erradicada do Direito Penal contemporneo, vigindo o princpio do "Nullum crimem, sine culpa". A culpabilidade em Direito Penal pode ser analisada sob 3 aspectos: Ads by Google Comprar Apostila TJ-SP Enviada por Email(PDF). S R$19.Com Prova Comentada. Receba em 12h ZipConcursos.com.br/ApostilaTj-Sp Curso de Ingls Online Curso C/ Foco Nas Suas Necessidades Estude Quando Quiser 24h Por Dia. Englishtown.com/Curso_Online_Ingles Como fundamento da pena - refere-se ao fato de ser possvel ou no a aplicao de uma pena criminal ao autor de um fato tpico e antijurdico. Para tanto se exigem 3 requisitos: 1) Capacidade de culpabilidade (imputabilidade); 2) Potencial conscincia da ilicitude; 3) Exigibilidade de conduta diversa. Como medio de pena - refere-se ao limite da sano, no sentido de que a reprimenda penal no pode ser aqum ou alm da prpria idia de culpabilidade. Como idia contrria responsabilidade objetiva - nesse aspecto ningum poder ser punido penalmente por um resultado imprevisvel, se no tiver agido com dolo ou culpa. Finalmente entende-se culpabilidade como um dos elementos do conceito analtico de delito.

PRINCPIO DA HUMANIDADE

Sustenta que o poder punitivo estatal no pode aplicar sanes que atinjam a dignidade da pessoa humana ou que lesionem a constituio fsicopsquica dos condenados.

PRINCPIO DA IRRETROATIVIDADE DA LEI PENAL

H uma regra dominante em termos de conflito de leis penais no tempo: o da Irretroatividade da Lei Penal, sem a qual no teramos nenhuma segurana e nem liberdade na sociedade. Desde que uma lei entra em vigor, at a data em que cesse a sua vigncia, rege todos os atos por ela abrangidos. Entre esses dois limites situa-se a sua eficcia. No alcana assim, fatos ocorridos antes ou depois dos limites extremos.

PRINCPIO DA INSIGNIFICNCIA

Segundo este princpio, que se revela por inteiro em face de sua denominao, o Direito Penal s deve atuar onde seja necessrio para proteger o bem jurdico, no devendo ocupar-se com infraes de pouca monta ou de bagatela, insusceptveis de causar dano coletividade.

PRINCPIO DA INTRANSCENDNCIA OU PERSONALIDADE DA PENA

Nunca se pode interpretar ou editar uma lei penal no sentido de que a pena transcenda a pessoa que autora ou partcipe do delito, a pena uma medida de carter estritamente pessoal.

PRINCPIO DO "NULLUM CRIMEM, SINE JUDITIO"

Este princpio significa, em sntese, que ningum pode ser punido atravs

da aplicao de uma pena criminal, sem julgamento. Com isso quer-se dizer que est limitado o poder do legislador, que no pode impor a pena, cabendo apenas ao Poder Judicirio a aplicao da sano penal atravs da autoridade competente. Princpios Norteadores Do Direito Processo Penal

RESUMO: o presente artigo versa sob os aspectos relevantes relacionados aos princpios do direito processual Penal, bem como os elencados em nossa Magna Carta de 1988, os quais, norteiam o direito processual penal brasileiro. De modo que, sero expostos de forma singela e conceitual, acompanhados sempre dos dispositivos legais onde esto contidos.

PALAVRAS-CHAVE: Direito Processual Penal; Princpio do Juiz Natural; Princpio da Legalidade; Princpio da Disponibilidade; Princpio do Livre Convencimento; Princpio da Inocncia.

SUMRIO: 1. INTRODUO; 2. Princpios do Direito Processual Penal Brasileiro (2.1 PRINCPIO DO DEVIDO PROCESSO LEGAL; 2.2 PRINCPIO DA INOCNCIA; 2.3PRINCPIO DO JUIZ NATURAL; 2.4 PRINCPIO DA LEGALIDADEDA PRISO; 2.5 PRINCPIO DA PUBLICIDADE; 2.6 PRINCPIO DA VERDADE REAL; 2.7 PRINCPIO DO LIVRE CONVENCIMENTO; 2.8 PRINCPIO DA OFICIALIDADE; 2.9 PRINCPIO DA DISPONIBILIDADE; 2.10 PRINCPIO DA OPORTUNIDADE; 2.11 Principio da indisponibilidade; 2.12 PRINCPIO DA LEGALIDADE), Consideraes Finais, REFERNCIAS bibliogrfiCaS.

AUTORA: Eliana Descovi Pacheco. Graduada em Direito pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), Especializanda em Direito Constitucional pela Universidade Comum do Sul de Santa Catarina (UNISUL) em parceria com a Rede de Ensino Luiz Flvio Gomes.

1.INTRODUO

Conceitualmente, princpios so os fundamentos que aliceram determinada

legislao, podendo estar expressos na ordem jurdica positiva, ou implcita segundo uma deduo lgica, importando em diretrizes para o elaborador, aplicador e intrprete das normas. Conforme Jos Afonso da Silva "os princpios so ordenaes que irradiam e imantam os sistemas de normas".Acrescentam-se, as palavras de Celso Antnio Bandeira de Melo que "o princpio exprime a noo de mandamento nuclear de um sistema".

Trata-se de proposies ideais, nas quais todo o ordenamento vai busca de legitimidade e validade. Assim, ordeiramente, tem-se considerado que, em determinadas circunstncias, os princpios so mais importantes que as prprias normas, no mais sendo possvel aceitar sua posio de consoante com o art. 4 da LICC, como outrora era apregoado. Com efeito, nos dias de hoje, uma norma ou uma interpretao jurdica que no encontra respaldo nos princpios, com certeza estar fadada invalidade ou ao desprezo. Deste modo, giza-se que os princpios podem ser gerais, informando todo o sistema jurdico, e especfico, conferindo firmamento a um determinado ramo da cincia jurdica.

O direito processual penal tambm no foge a essa regra geral. Por se tratar de uma cincia, tm princpios que lhe do suporte, sejam de ordem constitucional ou infraconstitucional, que informam todos os ramos do processo, ou seja, especficos do direito processual penal.

2.Princpios do Direito Processual Penal Brasileiro

2.1 PRINCPIO DO DEVIDO PROCESSO LEGAL

De origem inglesa, o princpio do due process of law est consagrado, na legislao brasileira, no art. 5, inciso LIV, da CF/88, e consiste em assegurar a qualquer litigante a garantia de que o processo em que for parte, necessariamente, se desenvolver na forma que estiver estabelecido a lei.

Este princpio biparte-se em: devido processo legal material, que trata sobre a regularidade do prprio processo legislativo, e devido processo legal processual, que se refere a regularidade dos atos processuais.

Por si s, o devido processo legal engloba todasas garantias do direito de ao, do contraditrio, da ampla defesa, da prova lcita,da recursividade, da imparcialidade do juiz, do juiz natural, etc. O processo h de ser o devido, ou seja, o adequado espcie, o apto a tutelar o interesse discutido em juzo e resolver com justia o conflito. Tendo ele que obedecer a prescrio legal, e principalmente necessitando atender a Constituio.

Conforme aduz o inciso LIV, do art. 5, da Magna Carta, "ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal". O vocbulo bens, utilizado pelo inciso, est empregado em sentido amplo, a alcanar tanto bens materiais como os imateriais. Pois na ao muitas vezes a discusso versa sobre interesses de natureza no material, como a honra, a dignidade, etc, e as conseqncias de uma sentena judicial no consistem apenas em privar algum de sua liberdade ou de seus bens, mas, podem tambm representar um mandamento, uma ordem, um ato constitutivo ou desconstitutivo, uma declarao ou determinao de fazer ou no fazer.

Quanto aos provimentos antecipatrios vem tona uma discusso, pois estes provimentos se tornam imperativos, perante a exigncia constitucional da efetividade do processo. H situaes de periclitncia e de verossimilhana que clamam por um provimento imediato do Estado, sob pena de agravar o dano ou torna-lo irreversvel ou irreparvel, da a necessidade dos ditos provimentos.

Em decorrncia do princpio do devido processo legal, podem-se alegar algumas garantias constitucionais imprescindveis ao acusado, que constituem corolrios da regularidade processual:

a)No identificao criminal de quem civilmente identificado (inciso LVIII, da Magna Carta de 1988, regulamentada pela Lei n 10.054/00);

b)Priso s ser realizada em flagrante ou por ordem judicial (inciso LVI, CF/88), que importou em no recepo da priso administrativa prevista nos arts. 319 e 320 do Cdigo de Processo Penal;

c)Relaxamento da priso ilegal (inciso LXV, CF/88);

d)Comunicao imediata da priso ao juiz competente e famlia do preso (inciso LXII, Carta Magna de 1988);

e)Direito ao silncio, bem como, a assistncia jurdica e familiar ao acusado (inciso LXIII, CF/88);

f)Identificao dos responsveis pela priso e/ou pelo interrogatrio policial (inciso LXIV, Magna Carta de 1988);

g)Direito de no ser levado priso quando admitida liberdade provisria, com ou sem o pagamento de fiana (inciso LXVI, CF/88);

h)Impossibilidade de priso civil, observadas as excees dispostas no texto constitucional (LXVII, CF/88).

2.2 PRINCPIO DA INOCNCIA

O Princpio da inocncia revela-se no fato de que ningum pode ser considerado culpado seno aps o trnsito em julgado de uma sentena condenatria (conforme art. 5, inciso LVII, CF/88).

Este princpio tambm denominado de princpio do estado de inocncia ou da no culpabilidade. Mesmo respondendo a inqurito policial ou processo judicial, e neste sendo condenado, o cidado no pode ser considerado culpado, antes do trnsito em julgado da sentena penal condenatria.O tratamento dispensado ao acusado deve ser digno e respeitoso, evitando-se estigmatizaes.

Cabe acusao o nus da prova de culpabilidade, ou seja, a prova com relao a existncia do fato e a sua autoria, ao passo que defesa incumbe a prova das excludentes de ilicitude e de culpabilidade, acaso alegadas. Em caso de dvida, decide-se pela no culpabilidade do acusado, com a fundamentao legal no princpio do in dubio pro reo.

Ratificando a excepcionalidade das medidas cautelares, devendo, por conseguinte, toda priso processual estar fundada em dois requisitos gerais, o periculum libertatis e o fumus comissi delicti.

Por fim, restou consagradono art. 5, LXIII, da CF/88 que ningum obrigado a fazer prova contra si, consagrando, assim, o direito ao silncio e a no auto incriminao. O silncio no poder acarretar repercusso positiva na apurao da responsabilidade penal, nem poder acautelar presuno de veracidade dos fatos sobre os quais o acusado calou-se, bem como o imputado no pode ser obrigado a produzir prova contra si mesmo.

2.3PRINCPIO DO JUIZ NATURAL

O princpio do juiz natural est previsto no art. 5, LIII da Carta Magna de 1988, e significa dizer que a garantia de um julgamento por um juiz competente, segundo regras objetivas (de competncia) previamente estabelecidas no ordenamento jurdico, bem como, a proibio de criao de tribunais de exceo, constitudos posteriori a infrao penal e especificamente para julg-la.

Juiz natural compreende-se aquele dotado de jurisdio constitucional, com competncia conferida pela Constituio Federativa do Brasil ou pelas leis anteriores ao fato. Pois, somente o rgo pr-constitudo pode exercer a jurisdio, no mbito predefinido pelas normas de competncia assim, o referido princpio uma garantia do jurisdicionado, da jurisdio e do prprio magistrado, porque confere ao primeiro direito de julgamento por autoridade judicante previamente constituda, garante a imparcialidade do sistema jurisdicional e cerca o magistrado de instrumentos asseguratrios de sua competncia, regular e anteriormente fixada.

2.4 PRINCPIO DA LEGALIDADE DA PRISO

A Magna Carta em vigor prev um sistema de proteo s liberdades, colecionando vrias medidas judiciais e garantias processuais no viso de assegur-las. Manifestando medidas especficas e medidas gerais. Entre as especficas, so consideradas aquelas voltadas defesa de liberdades predefinidas, como por exemplo: o Hbeas Corpus, para a liberdade de locomoo. A CF/88 demonstra grande preocupao com as prises, tutelando a liberdade contra elas em vrias oportunidades, direta e indiretamente, impondo limitaes e procedimentos a serem observados para firmar a regularidade da priso, meios e casos de soltura do preso, alguns direitos do detento, e medidas para sanar e questionar a priso.

Todavia, os incisos do art. 5 da Constituio Federal asseguram a liberdade de locomoo dentro do territrio nacional (inciso XV), dispe a cerca da personalizao da pena (inciso XLV), cuidam do princpio do contraditrio e da ampla defesa, assim como da presuno da inocncia (inciso LV e LVII, respectivamente), e, de modo mais taxativa, o inciso LXI - da nossa Lei Maior - que constitui que "Ningum ser preso seno em flagrante delito, ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade competente..."; o inciso LXV, traz que "a priso ilegal ser imediatamente relaxada pela autoridade judiciria; o inciso LXVI, estabelece que ningum ser levado priso ou nela mantido quando a lei admitir a liberdade provisria, com ou sem o pagamento de fiana; o inciso LXVII, afirma que no haver priso civil por dvida, exceto a do responsvel pelo inadimplemento voluntrio e inescusvel de obrigao alimentcia e a do depositrio infiel; o inciso LXVIII, prescreve que conceder-se- hbeas corpus sempre que algum sofrer ou julgar-se ameaado de sofrer violncia ou coao em sua liberdade de locomoo, por ilegalidade ou abuso de poder; e tambm prescreve o inciso LXXV, que o Estado indenizar toda a pessoa condenada por erro judicirio, bem como aquela que ficar presa alm do tempo fixado na sentena.

2.5 PRINCPIO DA PUBLICIDADE

Todo processo pblico, isto, um requisito de democracia e de segurana das partes (exceto aqueles que tramitarem em segredo de justia). estipulado com o escopo de garantir a transparncia da justia, a imparcialidade e a responsabilidade do juiz. A possibilidade de qualquer

indivduo verificar os autos de um processo e de estar presente em audincia revela-se como um instrumento de fiscalizao dos trabalhos dos operadores do Direito.

A regra que a publicidade seja irrestrita (tambm denominada de popular). Porm, poder-se- limit-la quando o interesse social ou a intimidade o exigirem (nos casos elencados nos arts. 5, LX c/c o art 93, IX, CF/88; arts. 483; 20 e 792, 2, CPP). Giza-se que quando verificada a necessidade de restringir a incidncia do princpio em questo, esta limitao no poder dirigir-se ao advogado do Ru ou ao rgo de acusao. Contudo, quanto a esse aspecto, o Superior Tribunal de Justia, em algumas decises, tem permitido que seja restringido, em casos excepcionais, o acesso do advogado aos autos do inqurito policial. Sendo assim, a regra geral a publicidade, e o segredo de justia a exceo, urge que a interpretao do preceitoconstitucional se d de maneira restritiva, de modo a s se admitir o segredo de justia nas hipteses previstas pela norma.

A publicidade minimiza o arbtrio e submete regularidade processual e a justia da deciso do povo.

2.6 PRINCPIO DA VERDADE REAL

A funo punitiva do Estado s pode fazer valer-se em face daquele que realmente, tenha cometido uma infrao, portanto, o processo penal deve tender averiguao e a descobrir a verdade real.

No processo penal o juiz tem o dever de investigar a verdade real, procurar saber como realmente os fatos se passaram, quem realmente praticou-os e em que condies se perpetuou, para dar base certa justia. Salienta-se que aqui deferentemente da rea civil, o valor da confisso no extraordinrio porque muitas vezes o confidente afirma ter cometido um ato criminoso, sem que o tenha de fato realizado.

Se o juiz penal absolver o Ru, e aps transitar em julgado a sentena absolutria, provas concludentes sobre o mesmo Ru surgirem, no poder

se instaurado novo processo em decorrncia do mesmo fato. Entretanto, na hiptese de condenao ser possvel que ocorra uma reviso. Pois, o juiz tem poder autnomo de investigao, apesar da inatividade do promotor de justia e da parte contrria.

A busca pela verdade real se faz com as naturais reservas oriundas da limitao e falibilidade humanas, sendo melhor dizer verdade processual, porque, por mais que o juiz procure fazer uma reconstruo histrica e verossmil do fato objeto do processo, muitas vezes o material de que ele se vale poder conduzi-lo ao erro, isto , a uma falsa verdade real.

2.7 PRINCPIO DO LIVRE CONVENCIMENTO

O presente princpio, consagrado noart. 157 do Cdigo de Processo Penal, impede que o juiz possa julgar com o conhecimento que eventualmente tenha alm das provas constantes nos autos, pois, o que no estiver dentro do processo equipara-se a inexistncia. E, nesse caso o processo o universo em que dever se ater o juiz. Tratando-se este princpio de excelente garantia par impedir julgamentos parciais. A sentena no um ato de f, mas a exteriorizao da livre convico formada pelo juiz em face de provas apresentadas nos autos.

2.8 PRINCPIO DA OFICIALIDADE

Este princpio est inicialmente relacionado com os princpios da legalidade e da obrigatoriedade. A diretriz da oficialidade funda-se no interesse pblico de defesa social.

Pela leitura do caput do art. 5 da Lei Maior (CF/88), compreende-se que a segurana tambm um direito individual, competindo ao Estado prov-la e assegur-la por meio de seus rgos.

Devendo ser criados por lei rgos oficiais de persecuo criminal, para investigar os delitos e realizar o processamento dos crimes, no sistema

acusatrio. A Declarao Francesa datada de 1789 j especificava que: "A garantia dos direitos do homem e do cidado necessita de uma fora pblica; esta fora , pois, instituda para fruio por todos, e no para utilidade particular daqueles a quem confiada" (vide art. 12).

O art. 144 da Constituio Federal trata da organizao da segurana pblica do Pas, ao passo que o art. 4 do Cdigo de Processo Penal estabelece atribuies de Polcia Judiciria e o art. 129, inciso I, da Constituio Federal especifica o munus do Ministrio Pblico no tocante ao penal pblica.

As excees ao princpio da oficialidade esto previstas no art. 30 do Cdigo de Processo Penal, em relao a ao penal privada; e no art. 29 do mesmo cdigo, para a ao penal privada subsidiria da pblica.

Porm, existe outra aparente exceo oficialidade da ao penal, a qual, trata da ao penal popular, instituda pelo art. 14, da Lei n 1.079/50, que cuida dos impropriamente denominados "crimes" de responsabilidade do Presidente da Repblica.

Esta lei especial esta relacionada ao que alude o art. 85, pargrafo nico, da Constituio Federal de 1988. Perceba-se que os delitos previstos na legislao de 1950, que foi recepcionada pela Carta de 1988, no atribuem sano privativa de liberdade. A punio esta restrita perda do cargo com a inabilitao para a funo pblica, na forma do art. 52, pargrafo nico, da Constituio Federal, c/c o art. 2, da Lei n. 1079/50.

Ficando claro, portanto, que, embora chamadas de "crimes" de responsabilidade, as infraes previstas pela Lei n. 1079/50 e pelo art. 85, da CF/88 no so de fato delitos criminais, mas sim infraes polticoadministrativas, que acarretam o "impeachment" do Presidente da Repblica.

Logo, no se pode falar na existncia de ao penal popular, como afirmam alguns comentaristas do art. 14, da Lei n. 1079/50.

De igual modo, no h ao penal popular (conquanto assim denominada) no art. 41-A, do mesmo diploma legal, para as aes "penais" por "crime" de responsabilidade, previsto no art. 10, da Lei n. 1.079/50. Esses delitos podem ser aplicadosao Presidente do STF, aos presidentes dos tribunais superiores, tribunais regionais e cortes de contas, tribunais de justia e de alada, aos juzes diretores de fruns, ao Procurador-Geral da Repblica, ao Advogado-Geral da Unio, aos membros do Ministrio Pblico, entre outros.

Giza-se, que a disposio merece a mesma crtica destinada ao art. 14 da Lei n. 1.079/50. Os crimes de responsabilidade previstos no art. 10 no so de fato "crimes", mas sim, infraes poltico-administrativas punidas, meramente, com a perda do cargo. Assim, no havendo crimes stricto sensu a sancionar, a via punitiva no ser a da ao penal pblica. A razo bvia, pois se assim fosse violaria-se o art. 129, inciso I, da CF/88, que atribui ao MP a privatividade da ao penal pblica. Ora, lei ordinria no pode chocar-se com esta regra, seno ser consequentemente, inconstitucional.

Os doutrinadores LUIZ FLVIO GOMES e ALICE BIANCHINI, coerentemente afirmaram que "se for entendido que as condutas previstas no art. 10 da Lei 1.079/50 so de carter penal (e isso j foi anteriormente afastado), torna-se absurdo permitir a todo cidado o oferecimento da denncia, pois amplia o rol dos legitimados para propositura de ao penal, em total afronta ao art. 129, I, da Constituio, que estabelece a competncia privativa do Ministrio Pblico".

A corrente doutrinria minoritria transmite a idia de que a "denncia" de que trata a Lei n. 1.079/50 (principalmente a prevista no art. 14) simplesmente uma noticia criminis postulatria, pois a verdadeira acusao contra o Presidente da Repblica, nos denominados crimes de responsabilidade ficaria a cargo da Cmara dos Deputados, a qual conforme o art. 51, inciso I, da Constituio Federal, seria a autoridade competente.

2.9 PRINCPIO DA DISPONIBILIDADE

um princpio exclusivo das aes privadas. Significando dizer, que o titular da ao penal pode utilizar-se dos institutos da renncia, da desistncia, etc.

O Estado, sem abrir mo do seu direito punitivo, outorga ao particular o direito de acusar, podendo exerc-lo se assim desejar. Caso contrrio, poder o prazo correr at que se opere a decadncia, ou ainda, o renunciar de maneira expressa ou tcita, oque so causas que o eximem de sano.No entanto, mesmo que venha a promover a ao penal , poder a todo instante dispor do contedo material dos autos, quer perdoando o ofensor, quer abandonando a causa, dando assim lugar perempo. Pode, inclusive, aps proferida a sentena condenatria, o titular da ao perdoar o ru, desde que a sentena no tenha transitado em julgado.

2.10 PRINCPIO DA OPORTUNIDADE

Com base neste princpio, o ofendido ou seu representante legal pode analisar e decidir se ir impetrar ou no a ao. Salienta-se, que o princpio da oportunidade somente ser valido ante ao penal privada.

O Estado, diante destes crimes concede ao particular, ou seja, ao ofendido ou ao seu representante legal, o direito de invocar a prestao jurisdicional. Porm, se o ofendido no quiser processar o seu injuriador, ningum poder obrig-lo a fazer. Mesmo que a autoridade policial surpreenda algum praticando um delito de alada privada, no poder prend-lo em flagrante se o ofendido ou quem o represente legalmente no o permitir. Poder apenas intervir para que no ocorram outras conseqncias. A autoridade policial no pode, por exemplo, dar-lhe voz de priso e leva-lo delegacia para lavratura de auto de priso em flagrante, sem o consentimento do ofendido.

2.11 Principio da indisponibilidade

Este princpio da ao penal refere-se no s ao agente, mas tambm aos partcipes. Todavia, apresenta entendimentos divergentes, at porque, em estudo nenhum a doutrina consagra um ou outro posicionamento, entendendo-se que embora possa ensejar o entendimento de que tal dispositivo, de fato fere o princpio de indisponibilidade e indivisibilidade da ao penal pblica, analisando-se de maneira ampla e moderna o princpio

da indisponibilidade, no intuito de demonstrar que tal ataque no uno.

Partindo-se de que a atuao do MP no processo penal dupla, com dominus litis e, simultaneamente, com custos legis. E, por estas razes, o representante do Ministrio Pblico alm de ser acusador, tem legitimidade e, em determinados casos, o dever de recorrer em favor do Ru, requerendolhe benefcios, etc. Por isso, o Ministrio Pblico no se enquadra como "parte" na relao formada no processo penal, estabelecendo-se meramente como rgo encarregado de expor os fatos delituosos e representar o interesse social na sua apurao.

O cdigo processual penal dispe em seu art 42, que o Ministrio Pblico no poder desistir da ao penal, entretanto na mesma norma jurdica, estabelece que o MP promova e fiscalizar a execuo da lei, forte no art 257, da referida lei. Necessrio se faz enxergar, que no se tratam de desistncias, visto que receber a denncia, quanto ao mrito da causa criminal, o que lhe terminantemente proibido, mas quando viabilidade acusatria, e ainda assim, o no recebimento da denncia dever ser justificado, como diz o dispositivo. Tratando-se, na realidade, de um verdadeiro juzo de admissibilidade da denncia, onde so verificadas as condies da ao e a definio do quadro probatrio.

Assim sendo, uma vez constatado materialmente o fato, h que se justificar o abordamento da ao penal que o motivou, aqui no poder o Ministrio Pblico ficar inerte. Se a lei lhe conferiu a incumbncia de custos legis, com certeza, deve tambm ter atribudo a estes instrumentos para o seu exerccio. Porm, se verificar que no h causa que embase o prosseguimento do feito ou da ao penal, o promotor ou procurador deve agir da seguinte forma: afirmando que em face de aparente contradio, entre a conduta do representante do Ministrio Pblico que, como autor, no pode desistir da ao penal, e ao mesmo tempo, contudo, agira na qualidade de fiscal da lei, no pode concordar com o prosseguimento de uma ao juridicamente invivel, sendo a nica inteleco que entende-se ser cabvel quanto ao princpio da obrigatoriedade da ao penal de que o MP no poder desistir da ao penal se reconhecer que ela possa ser vivel, isto , se houver justa causa para a sua promoo. Ocorrendo o contrrio, ou seja, reconhecendoo Parquet que a ao injusta, tem o dever de requerer a no instaurao do processo, com a aplicao subsidiria do art. 267, incisos VI e VIII, do Cdigo Processual Civil, sob pena de estar impetrando uma ao

penal injusta, desperdiando os esforos e servios da Mquina Judiciria.

O art 28 do Cdigo Penal, aduz que se o Promotor ao invs de apresentar a denncia, pugnar pelo arquivamento do inqurito, o juiz caso considere improcedente as alegaes invocadas pelo MP, far a remessa do referido inqurito ao Procurador-Geral, e, este por sua vez, oferecer a denncia ou manter o pedido de arquivamento do referido inqurito.

Lei n 10.409/00 traz em seu texto que o Promotor de Justia no poder deixar de propor a ao penal, a no ser que haja uma justificada recusa.

Igualmente, m relao ao inqurito, se ainda houver algum o juiz o remeter ao Procurador-Geral, para que este por sua vez, oferea a denncia, ou reitere o pedido de arquivamento, e assim sendo, ao juiz caber apenas acat-lo. Logo, se MP possuir o intuito de barganhar, poder faz-lo, independente da nova lei. certo e no se pode negar que com a mobilidade que a lei proporciona ao Ministrio Pblico, primeira vista pode se sentir que a barganha est sendo facilitada, mas fica a certeza de que no este advento que se v aventar esta possibilidade, pois, como j se sustentou a recusa do MP no ser um ato discricionrio, tampouco livre do dever de motivao.

O que se necessita acreditar na serenidade, compromisso e comprometimento do rgo ministerial para com a sociedade e o bem comum, partindo do princpio de que, como fiscal da lei no ser ele quem vai burl-la.

2.12 PRINCPIO DA LEGALIDADE

Este princpio da ao penal pblica incondicionada impe ao Ministrio Pblico o dever de promover a ao penal.

O princpio da legalidade[1] o que melhor atende aos interesses do Estado. Dispondo o Ministrio Pblico dos elementos mnimos para impetrar da ao

penal, poder promov-la.

O delito necessariamente para os rgos da persecuo surge conjuntamente com o dever de atuar de forma a reprimir a conduta delituosa. Cabendo assim, ao Ministrio Publico o exerccio da ao penal pblica sem se inspirar em motivos polticos ou de utilidade social. A necessidade de o Ministrio Pblico invocar razes que o dispensemdo dever de propor a ao falam bem alto em favor da tese oposta.

Para o exerccio da ao so indispensveis determinados requisitos previstos em lei, tais como: autoria conhecida, fato tpico no atingido por uma causa extintiva da punibilidade e um mnimo de suporte probatrio. Porm, se no oferecer denncia, o Ministrio Pblico deve dar as razes do no oferecimento da denncia. Pedindo o arquivamento em vez de denunciar, poder ele responder pelo crime de prevaricao

Nos dias atuais a poltica criminal est voltada para solues distintas, como a descriminalizao pura e simples de certas condutas, convocao de determinados crimes em contravenes, dispensa de pena, etc. Tambm, em infraes penais de menor potencial ofensivo, o rgo ministerial pode celebrar um acordo com o autor do fato, proponde-lhe uma pena restritiva de direito ou multa. Se houver a concordncia do acusado o juiz homologar a transao penal.

Artigos - Princpios do Direito Administrativo

Compartilhe Anncios do Google

Como citar este artigo: MOREIRA, Alexandre Magno Fernandes. Princpios do Direito Administrativo . Disponvel em http://www.lfg.com.br. 05 de janeiro de 2009.

1. Introduo

O Direito composto por normas jurdicas, ordens provenientes do Estado e dirigidas aos indivduos para que faam ou deixem de fazer alguma coisa. O descumprimento de uma norma sempre implica uma sano quele que a desobedece. Ex.: o servidor que infringe o dever de pontualidade deve sofrer a sano administrativa de advertncia.

As normas dividem-se em duas categorias bsicas: os princpios e as regras, que se diferenciam por uma srie de caractersticas:

a) nvel de abstrao: os princpios so utilizados em diversas situaes, enquanto que as regras incidem apenas sobre uma situao especfica;

b) importncia: os princpios so o fundamento de cada um dos ramos do Direito, enquanto que as regras so originadas e subordinadas aos princpios;

c) resoluo de antinomias (conflitos entre normas): os princpios devem ser sempre compatibilizados entre si, enquanto que, ocorrendo regras com disposies contraditrias, uma delas deve ser extinta (revogada ou anulada);

d) aplicabilidade: devido ao seu elevado grau de abstrao, os princpios geralmente no tm incidncia imediata em casos concretos, sendo necessria a intermediao das regras. Apenas em situaes excepcionais, como na ausncia de regras ou de conflito com a regra aplicvel, que os princpios podem ser diretamente utilizados.

Ex.: o princpio da publicidade requer que os atos da administrao pblica sejam levados ao conhecimento da populao. Porm, em algumas situaes, a incidncia de outros princpios pode exigir o sigilo do ato. Assim, alguns atos do inqurito policial so sigilosos para que possam alcanar seus objetivos - aplicao do princpio da eficincia.

Como visto, os princpios so mais abstratos e mais genricos do que as regras. Alm disso, existem diversos graus de abstrao entre os prprios princpios. Assim, existem princpios fundamentais, princpios gerais, princpios gerais de Direito Pblico, princpios gerais de Direito Administrativo e princpios setoriais de Direito Administrativo.

Nesse ponto, adota-se a classificao criada por Diogo de Figueiredo Moreira Neto [ 1 ]:

a) princpios fundamentais: so aqueles previstos, explcita ou implicitamente, no Ttulo I da Constituio Federal (arts. 1 a 4). Para o Direito Administrativo, importam os seguintes: o da segurana jurdica, o republicano, o democrtico, o da cidadania, o da dignidade da pessoa humana e o da participao;

b) princpios gerais: aplicam-se a todos os ramos do Direito. So eles: da legalidade, da legitimidade, da igualdade, da publicidade, da realidade, da responsabilidade, da responsividade, da sindicabilidade, da sancionabilidade e da ponderao;

c) princpios gerais de Direito Pblico: so as normas mais importantes do Direito Pblico, ramo do Direito em que mais marcante a presena da administrao pblica, uma vez que predomina o interesse pblico. So eles: da subsidiariedade, da presuno de validade, da indisponibilidade do interesse pblico, do devido processo legal, da motivao, do contraditrio e da descentralizao;

d) princpios gerais de Direito Administrativo: so as normas bsicas que regem a atividade da administrao pblica. Destacam-se os seguintes princpio de: finalidade, impessoalidade, moralidade administrativa, discricionariedade, consensualidade, razoabilidade, proporcionalidade, executoriedade, continuidade, especialidade; como tambm: o hierrquico, o monocrtico, o colegiado, o disciplinar, o da eficincia, o da economicidade e o da autotutela;

e) princpios setoriais de Direito Administrativo: so aplicveis, primordialmente, a determinado ramo do Direito Administrativo. Assim, existem princpios da administrao pblica federal, da licitao, dos servios pblicos, do processo administrativo. Tais princpios sero estudados em seus captulos respectivos.

Devido recente aceitao da teoria dos princpios (formulada inicialmente por Robert Alexy), ainda h profundas divergncias sobre quais so, de fato, os princpios. Na verdade, existe hoje uma "banalizao dos princpios", situao em que qualquer norma, por mais especfica que seja, pode ser considerada um princpio, apenas porque determinado autor deseja realar o seu valor. Assim, contam-se vrias dezenas de "princpios" considerados "gerais de Direito Administrativo".

Por isso, recorre-se aqui a um artifcio didtico: sero estudados os princpios j reconhecidos pela Constituio e pela lei (no caso, a lei do processo administrativo) como basilares do Direito Administrativo.

2. Princpios constitucionais explcitos (CF , art. 37 , caput)

2.1 Legalidade

O conjunto de normas vigentes no territrio nacional deve obedecer a uma escala hierrquica, segundo a qual as normas de hierarquia inferior somente so vlidas se estiverem de acordo com as normas que lhes so superiores. Desse modo, tem-se a seguinte escala normativa (ou, no dizer de Hans Kelsen, pirmide normativa) em nvel federal:

a) Constituio Federal : inclui o Prembulo, a parte permanente (arts. 1 a 250), o Ato das Disposies Constitucionais Transitrias (arts. 1 a 95), as Emendas Constitucionais (1 a 56), as Emendas Constitucionais de Reviso (1 a 6) e os Tratados Internacionais a respeito de direitos humanos aprovados pelo mesmo quorum das Emendas Constitucionais;

b) leis: so as normas previstas no art. 59 da CF , exceto as emendas constitucionais - leis complementares, leis ordinrias, leis delegadas, medidas provisrias, decretos legislativos e resolues [ 2 ]. Tambm devem ser considerados os tratados internacionais que, geralmente, tm status de lei ordinria;

c) atos regulamentares: tm a funo de detalhar a lei, permitindo sua melhor execuo. Normalmente, tm a forma de decretos, editados pelo presidente da Repblica. Podem ser veiculados tambm por outros formatos, como instrues ministeriais e resolues de agncias reguladoras;

d) atos normativos: esto subordinados s leis e aos atos regulamentares. Compem a vasta maioria das normas administrativas. Ex.: circulares, portarias, avisos, etc.

O princpio da legalidade impe administrao pblica a obedincia estrita lei. Assim, todos os seus atos devem estar de acordo com a lei, no sendo possvel contrari-la nem tratar de tema no previsto em lei. Trata-se de uma garantia do indivduo contra excessivas restries sua liberdade, uma vez que "ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei" (CF , art. 5 , II).

Observe-se, portanto, que somente a lei [ 3 ] pode ser fonte primria de obrigaes, ou seja, todas as obrigaes impostas aos indivduos devem ter origem legal. Isso, porm, no impede que os atos editados pela administrao pblica (regulamentares ou apenas normativos) fixem obrigaes; mas estas devem ser secundrias, ou seja, decorrentes de explcita permisso legal.

O princpio da legalidade incide de forma diversa para a administrao pblica e para os indivduos. Enquanto, no primeiro caso, a lei o limite positivo da atuao, devendo toda a atuao administrativa estar abrangida em seus ditames, no segundo caso, a lei o limite negativo, ou seja, tudo aquilo que no est proibido por lei, est automaticamente permitido. Por isso, o princpio da legalidade, no mbito individual, denomidado de

princpio da autonomia da vontade.

Ressalte-se que a legalidade um princpio geral de Direito, aplicvel tanto ao Direito Pblico quanto ao Direito Privado. Considerando que a administrao pblica pode produzir atos regidos por qualquer um dos ramos, cumpre distinguir que os atos de imprio, regidos pelo Direito Pblico, esto restritos aos limites dos mandamentos legais, enquanto que os atos de gesto, regidos pelo Direito Privado, tm a lei apenas como limite negativo.

Uma das decorrncias desse princpio o requisito essencial da competncia para a prtica de atos administrativos. Assim, enquanto os particulares precisam apenas de capacidade para agir em nome prprio, os agentes pblicos somente podem atuar validamente se o ato estiver previsto entre suas atribuies legais.

Existem, porm, excees a esse princpio, ou seja, atos administrativos que no esto subordinados lei, pois estes se encontram diretamente vinculados Constituio . Dentre eles, destacam-se os decretos autnomos (CF , art. 84 , VI): geralmente, os decretos so atos administrativos normativos cuja funo regulamentar a lei (CF , art. 84 , IV). Porm, a Emenda Constitucional 32 /2001 instituiu a possibilidade de o presidente da Repblica editar decretos, sem lastro legal, sobre "organizao e funcionamento da administrao federal", desde que respeitadas as restries constantes no mesmo inciso [ 4 ].

Alguns autores enumeram, entre as excees ao princpio da legalidade, as medidas provisrias e os decretos do Estado de Defesa e do Estado de Stio. certo que esses atos no esto submetidos a lei nenhuma. Trata-se, porm, de uma identificao errnea entre administrao pblica e Poder Executivo. Apesar de este ter como atribuio principal, exatamente a funo administrativa, tambm so exercidas outras funes, como a normativa (ou legislativa) - no caso das medidas provisrias - e a poltica - nos casos de decretao de Estado de Stio e de Estado de Defesa. Trata-se, portanto, de atos alheios funo administrativa.

A doutrina mais moderna tem considerado o princpio da legalidade como de abrangncia excessivamente restrita frente recente constitucionalizao do

Direito. Propugnam, com acerto, a possibilidade de aplicao dos princpios constitucionais sem a mediao da lei. Alm disso, proposto um novo princpio, mais abrangente, que envolve toda a ordem jurdica, inclusive e principalmente a Constituio : o princpio da juridicidade [ 5 ]. Esse ponto de vista tem base tambm na Lei 9.784 /99, que determina a "atuao conforme a lei e o Direito" (art. 2, Paragrfo nico, I), o que inclui, alm da lei, os princpios, os costumes, a jurisprudncia e a doutrina.

2.2 Impessoalidade

A atuao das pessoas em geral movida por seus interesses egosticos, ou seja, busca-se a satisfao das prprias necessidades ou daqueles que lhes so prximos. A administrao pblica, porm, deve ter como finalidade essencial a satisfao do interesse pblico, buscando as melhores alternativas para a sociedade como um todo. E, por "interesse pblico", no deve se compreender alguma concepo ideolgica pessoal do agente, mas aquilo que definido como tal pelo Direito. Portanto, o princpio da impessoalidade (ou da finalidade) decorre diretamente do princpio da legalidade.

Atuar impessoalmente, portanto, significa ter sempre a finalidade de satisfazer os interesses coletivos, mesmo que, nesse processo, interesses privados sejam beneficiados ou prejudicados. O que se veda a atuao administrativa com o objetivo de apenas beneficiar ou prejudicar pessoas ou grupos especficos.

Impessoalidade tambm significa imparcialidade e isonomia, pois, a funo da administrao pblica a execuo da lei [ 6 ], independentemente de quem sejam os interesses beneficiados ou prejudicados. At mesmo os prprios interesses do Estado, enquanto pessoa jurdica, somente podem ser satisfeitos se estiverem respaldados pela lei.

Assim, em um processo administrativo, eventual deciso favorvel ao Estado deve ser baseada na melhor aplicao possvel da lei e no em seus interesses [ 7 ]. Ex.: um servidor deixa de receber verba remuneratria a que claramente tem direito, nos termos da lei. Nesse caso, a reclamao administrativa porventura feita deve ser declarada procedente, mesmo sendo

essa deciso contrria aos interesses imediatos da entidade, que deve dispender mais verba pblica.

Os atos da administrao devem sempre estar de acordo com a finalidade genrica (satisfao do interesse pblico) e com sua finalidade especfica, que lhe prpria. A desobedincia a qualquer uma dessas finalidades constitui uma espcie de abuso de poder chamada de desvio de finalidade ou de desvio de poder. Ex.: a remoo de um servidor de uma localidade para outra tem o objetivo de suprir a necessidade de pessoal no local de destino (finalidade especfica). Caso seja utilizada para puni-lo ou por simples perseguio pessoal, haver desvio de poder.

A Lei 8.112 /90 tem vrios dispositivos visando desestimular a prtica de atos violadores do princpio da impessoalidade:

"Art. 117. Ao servidor proibido:

(...)

V - promover manifestao de apreo ou desapreo no recinto da repartio;

(...)

VII - coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se a associao profissional ou sindical, ou a partido poltico;

VIII - manter sob sua chefia imediata, em cargo ou funo de confiana, cnjuge, companheiro ou parente at o segundo grau civil;

IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da funo pblica;

(...)

XI - atuar, como procurador ou intermedirio, junto a reparties pblicas, salvo quando se tratar de benefcios previdencirios ou assistenciais de parentes at o segundo grau, e de cnjuge ou companheiro [ 8 ];

(...)

XVI - utilizar pessoal ou recursos materiais da repartio em servios ou atividades particulares; "

Por sua atualidade, merece especial referncia a questo do nepotismo, ou seja, a designao de cnjuge, companheiro e parentes para cargos pblicos no rgo. A Lei 8.112 /90 probe apenas o nepotismo direto, ou seja, o beneficiado deve estar subordinado a seu parente, limitado ao segundo grau civil, por consanguinidade (pai, me, avs, irmos, filhos e netos) ou por afinidade (sogros, pais dos sogros, cunhados, enteados e filhos dos enteados).

O STF ampliou essa vedao, por meio da Smula Vinculante 13:

"A nomeao de cnjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, at o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurdica, investido em cargo de direo, chefia ou assessoramento, para o exerccio de cargo em comisso ou de confiana, ou, ainda, de funo gratificada na Administrao Pblica direta e indireta, em qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos municpios, compreendido o ajuste mediante designaes recprocas, viola a Constituio Federal ".

A smula traz algumas novidades:

a) probe o nepotismo em todas as entidades da administrao direta e indireta de todos os entes federativos, enquanto que a Lei 8.112 /90 veda apenas para a administrao direta, s autarquias e s fundaes da Unio;

) estende a proibio aos parentes de terceiro grau (tios e sobrinhos), que alcanava apenas os parentes de segundo grau; e, mais importante,

c) proibiu-se tambm o nepotismo cruzado, aquele em o agente pblico utiliza sua influncia para possibilitar a nomeao de cnjuge, companheiro ou parente em cargo em comisso ou de confiana ou funo gratificada no subordinada diretamente a ele.

A Constituio Federal impe conduta impessoal em todos os atos da administrao pblica, notadamente os de publicidade, nos quais, a pretexto de informar as realizaes do governo, faz-se, de forma extremamente frequente, propaganda poltico-partidria. Nesse sentido, dispe o art. 37:

" 1 - A publicidade dos atos, programas, obras, servios e campanhas dos rgos pblicos dever ter carter educativo, informativo ou de orientao social, dela no podendo constar nomes, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos."

A Lei 9.784 /99 tambm dispe sobre a impessoalidade, denominando-a de princpio da finalidade, exigindo, no Pargrafo nico do art. 2 :

"III - objetividade no atendimento do interesse pblico, vedada a promoo pessoal de agentes ou autoridades;

(...)

XIII - interpretao da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim pblico a que se dirige... "

2.3 Moralidade

Moral o conjunto de comportamentos considerados aceitveis para a sociedade de determinada poca. Distingue-se do Direito, uma vez que este formado por normas jurdicas provindas do Estado e de obedincia obrigatria, sob pena de imposio de uma sano. O Direito no se identifica totalmente com a Moral, pois tem normas sem nenhum contedo tico [ 9 ] e mesmo normas de contedo anti-tico [ 10 ]. Pretende-se, atualmente, prover o Direito de um "mnimo tico", sem haver a pretenso de torn-lo um subgrupo dentro da Moral.

O princpio da moralidade vem exigir que o administrador pblico sempre considere as normas morais em sua conduta, de forma que sua obedincia seja obrigatria, mesmo contra a expresso literal da lei. No se trata da Moral mdia da sociedade, mas daquela especificamente dirigida atuao administrativa. Enquanto o indivduo tem o direito de portar-se imoralmente, desde que no descumpra a lei, o agente pblico somente deve atuar legitimamente, ou seja, de acordo com a lei e com a Moral. O ato legal, mas imoral, nulo.

A distino entre a moralidade e a imoralidade de um ato, frequentemente, no clara. A Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8.429 /92) estabelece apenas uma classificao dos atos imorais de acordo com leso provocada ou com o benefcio recebido pelo agente. So eles:

a) atos que causam enriquecimento ilcito (art. 9);

b) atos que causam prejuzo ao errio (art. 10); e

c) atos que atentam contra os princpios da administrao pblica (art. 11).

Os atos imorais podem ser anulados pelo Poder Judicirio principalmente por meio de:

a) ao popular (CF , art. 5 , LXXIII e Lei 4.717 /65): sujeito ativo - cidado (eleitor); e

b) ao de improbidade administrativa (Lei 8.429 /92): sujeitos ativos entidade prejudicada e Ministrio Pblico.

O Decreto 1.711 /94 instituiu o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, que contm as regras deontolgicas (enumerao dos valores fundamentais a serem obedecidos pelos agentes pblicos), os principais deveres dos servidores pblicos, as vedaes aos servidores pblicos e determina que todos os rgos e entidades da administrao pblica devem ter uma comisso de tica.

A Lei 9.784 /99 tambm prev esse princpio, determinando a "atuao segundo padres ticos de probidade, decoro e boa-f" (art. 2, Pargrafo nico, IV).

2.4 Publicidade

A Constituio garante aos indivduos o direito privacidade e intimidade, ou seja, cada pessoa tem o direito de isolar parte da sua vida do conhecimento alheio. Esses direitos no se aplicam aos agentes pblicos quando atuam no exerccio de suas funes. A administrao pblica tem o dever de transparncia, isto , seus atos devem ser levados ao conhecimento da populao.

A publicidade dos atos da administrao pblica tem as seguintes finalidades:

a) conferir eficcia (ou, segundo alguns autores, exequibilidade) para os atos da administrao. Assim, o ato somente torna-se obrigatrio para seus destinatrios quando for publicado;

b) possibilitar o controle do ato pela populao (que pode ajuizar uma ao popular ou interpor um requerimento administrativo) ou por outros rgos pblicos (como o Ministrio Pblico, que atua por meio da ao civil pblica ou por meio de recomendaes aos rgos pblicos).

A publicidade, por ser interna (dirigida aos integrantes do rgo ou da entidade) ou externa (dirigida aos cidados em geral), deve obedecer forma prescrita em lei, que, normalmente, exige a publicao do ato no Dirio Oficial. Excepcionalmente, a lei determina a publicao em jornal de grande circulao ou mesmo a utilizao da internet. Nos processos administrativos, as comunicaes processuais aos interessados devem ser feitas por meio de intimao.

Assim, a publicidade um ato formal, sob pena de nulidade. Por isso, a Lei 8.112 /90 estipula, entre os deveres dos servidores pblicos, o de "guardar sigilo sobre os assuntos da repartio", uma vez que o servidor no tem a atribuio de divulgar os atos administrativos.

De acordo com a Constituio , o direito publicidade da administrao pblica pode ser defendido administrativamente por meio:

a) do direito de petio aos Poderes Pblicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder; e

b) da obteno de certides em reparties pblicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situaes de interesse pessoal.

Enquanto o direito de petio utilizado para possibilitar o acesso a

informaes de interesse coletivo, o direito de certido utilizado para a obteno de informaes que dizem respeito ao prprio requerente.

Judicialmente, a transparncia administrativa pode ser defendida por meio de duas aes previstas na Constituio :

a) o mandado de segurana, para informaes de interesse coletivo; e

b) o habeas data, para o acesso e a retificao de informaes pessoais constantes em bancos de dados pblicos ou de carter pblico.

O sigilo lcito na administrao pblica em situaes nas quais a publicidade possa acarretar leso a outro direito protegido constitucionalmente. Ex.: os atos do procedimento licitatrio so pblicos, exceto a apresentao das propostas, pois, se um dos licitantes souber das propostas dos outros, antes de apresentar a sua, haver uma vantagem indevida e uma violao ao princpio da isonomia [ 11 ].

A Constituio enumera os seguintes casos de sigilo:

a) imprescindibilidade para a segurana da sociedade e do Estado (art. 5, XXXIII, regulamentado pelas Leis 8.159 /91 e 11.111 /2005 e pelo Decreto 4.533 /2002); e

b) defesa da intimidade (art. 5, LX).

O Cdigo de tica do Servidor Pblico Federal dispe no mesmo sentido:

"Salvo os casos de segurana nacional, investigaes policiais ou interesse superior do Estado e da Administrao Pblica, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de

qualquer ato administrativo constitui requisito de eficcia e moralidade, ensejando sua omisso comprometimento tico contra o bem comum, imputvel a quem a negar ."

2.5 Eficincia

A administrao pblica brasileira passou, historicamente, por trs fases:

a) administrao patrimonialista: no havia diferena entre os interesses pessoais dos agentes pblicos e dos grupos aos quais pertencem e os interesses da prpria administrao;

b) administrao burocrtica: superou o patrimonialismo por meio da adoo do princpio da impessoalidade. Para prevenir e reprimir a ocorrncia de desvios, foram criados rgidos controles sobre a atuao dos agentes pblicos. Formou-se a burocracia, um conjunto de agentes pblicos que devem obedecer aos procedimentos determinados e rgida hierarquia e separao de funes;

c) administrao gerencial: busca superar o modelo burocrtico por meio da adoo do princpio da eficincia, que tem as seguintes consequncias principais: utilizao do controle de resultados em substituio ao controle de meios, maior autonomia dos agentes, dos rgos e das entidades pblicas, servio orientado para o cidado e utilizao de indicadores de desempenho.

A primeira tentativa de instaurar a administrao pblica gerencial no Brasil foi o Decreto-Lei 200 /67 (Reforma Administrativa Federal), que no foi bemsucedido, e, mais recentemente, foi editada a Emenda Constitucional 19 /98, que incluiu o princpio da eficincia na enumerao do caput do art. 37 . No se pode dizer que a administrao patrimonialista esteja superada no Brasil, basta perceber os recorrentes casos de nepotismo e de corrupo. Tambm no foi superado o modelo burocrtico, uma vez que a maior parte da administrao pblica ainda mais orientada a procedimentos e no a resultados. Porm, paulatinamente, vo se instalando institutos de administrao gerencial, como os contratos de gesto para agncias

executivas e organizaes. Portanto, coexistem, no Brasil de hoje, os trs modelos de administrao pblica.

Eficincia, em sntese, a relao entre os resultados obtidos e os recursos empregados [ 12 ]. Assim, um procedimento administrativo eficiente quando empregar um pequeno nmero de recursos (materiais, humanos e de tempo) para produzir um grande nmero de resultados. No se confunde com eficcia, que qualidade do ato administrativo que possibilita a produo de efeitos jurdicos. Assim, ato eficaz aquele que cria, modifica ou extingue direitos, enquanto que o ato ineficaz aquele que ainda no tem efeitos jurdicos, porque ainda no veio a t-los (atos pendentes) ou porque estes j foram totalmente produzidos (atos exauridos). Tambm no se confunde com efetividade, que qualidade de tudo aquilo que est, de fato, sendo executado. Assim, um ato pode ser eficaz, mas no ter efetividade se for sistematicamente descumprido.

De acordo com Alexandre de Moraes [ 13 ], o princpio da eficincia tem as seguintes caractersticas:

a) direcionamento da atividade e dos servios pblicos efetividade do bem comum, uma vez que a Constituio Federal determina ser objetivo fundamental da Rpblica Federativa do Brasil (art. 3, IV) promover o bem de todos;

b) imparcialidade: independncia de quaisquer interesses privados;

c) neutralidade: considerao de todos os interesses na resoluo de um conflito;

d) transparncia de todas as atividades administrativas, possibilitando amplo conhecimento e participao popular;

e) participao e aproximao dos servios pblicos da populao (princpio da gesto participativa): a EC 19 /98 incluiu, no art. 37 , 3 , a previso de

que a lei disciplinar a participao do usurio na administrao pblica;

f) desburocratizao: simplificao e desregulamentao de procedimentos, com a eliminao de exigncias desnecessrias; e

g) busca da qualidade: melhoria constante das atividades administrativas, especialmente dos servios fornecidos populao.

O princpio da eficincia j constava implicitamente na Constituio Federal , na qual sempre houve a previso de concursos pblicos para o provimento de cargos efetivos, de licitaes para a escolha do melhor contrato e de controle de economicidade exercido pelo tribunal de contas. A EC 19 /98, alm de introduzir expressamente o princpio [ 14 ], tambm incluiu diversos dispositivos decorrentes dele, como a obrigatoriedade da Unio, dos Estados e do Distrito Federal de institurem escolas de administrao pblica para seus servidores, a possibilidade de perda do cargo do servidor estvel por meio de avaliao peridica de desempenho e a criao das agncias executivas. Por fim, a EC 45 /04 incluiu o direito razovel durao do processo.

3. Princpios enumerados na Lei 9.784 /99 (art. 2)

3.2 Motivao

Motivo so os fundamentos de fato e de direito do ato administrativo. Todos os atos administrativos requerem um motivo lcito. Motivao a exposio do motivo. Trata-se de uma decorrncia do princpio da publicidade, segundo o qual a populao no deve apenas conhecer o ato, mas tambm as razes que levaram realizao do ato. Qualquer ato administrativo permite a motivao, que somente obrigatria nas hipteses expressamente previstas no art. 50 da Lei 9.784 /99. De acordo com a teoria dos motivos determinantes, a motivao de um ato vincula sua validade, ou seja, o ato somente vlido se a motivao for verdadeira.

3.3 Razoabilidade

Razo a capacidade de coordenao hierrquica de todos os conhecimentos, em vista de princpios ou de valores. Decorrente dos princpios da finalidade, da legalidade e do devido processo legal substantivo [ 15 ], a razoabilidade exige do agente pblico que, ao realizar atos discricionrios [ 16 ], utilize prudncia, sensatez e bom senso, evitando condutas absurdas, bizarras e incoerentes. Assim, o administrador tem apenas liberdade para escolher entre opes razoveis. Atos absurdos so absolutamente nulos.

3.4 Proporcionalidade

O princpio da proporcionalidade, frequentemente identificado com a razoabilidade, tem trs elementos:

a) adequao: o ato administrativo deve ser efetivamente capaz de atingir os objetivos pretendidos;

b) necessidade: o ato administrativo utilizado deve ser, de todos os meios existentes, o menos restritivo aos direitos individuais;

c) proporcionalidade em sentido estrito: deve haver uma proporo adequada entre os meios utilizados e os fins desejados. Probe no s o excesso (exagerada utilizao de meios em relao ao objetivo almejado), mas tambm a insuficincia de proteo (os meios utilizados esto aqum do necessrio para alcanar a finalidade do ato).

3.5 Ampla defesa

Todos os acusados em processos judiciais e administrativos tm o direito de utilizar todos os meios lcitos para demonstrarem sua inocncia ou para

pleitear a aplicao de uma pena mais moderada. A aplicao de qualquer sano sem que seja dada a oportunidade de defesa para o acusado torna-se ilegal. Assim, instrumentos como verdade sabida, termo de declaraes e meras sindicncias [ 17 ] no so aptos para a aplicao de sanes, por desobedecerem a esse princpio. De acordo com a Smula Vinculante 5, o advogado no essencial para a defesa em um processo administrativo disciplinar.

3.6 Contraditrio

Contraditrio uma decorrncia do princpio democrtico, pois permite a participao, na formao das decises estatais, de todos aqueles que podem ter seus interesses afetados por essas decises. No processo, o contraditrio tem dois aspectos: primeiramente, cincia dos atos processuais (por intimao pessoal ou por edital); depois, a manifestao a respeito desses atos. O primeiro aspecto um direito do interessado, e o segundo, uma faculdade, que pode ou no ser exercida por ele.

3.7 Segurana jurdica

Segurana jurdica o direito individual estabilidade das relaes jurdicas. Trata-se de um megaprincpio que preserva situaes consolidadas (como direito adquirido, coisa julgada e ato jurdico perfeito), mesmo que tenham sido originadas de atos ilcitos (se os beneficirios estiverem de boa-f, o ato convalidado depois de cinco anos); e impede a manuteno indefinida de situaes pendentes (com a utilizao dos institutos da prescrio e da decadncia). No se confunde com imutabilidade, pois permite mudanas legislativas (em alguns casos, so requeridas regras de transio, como na reforma da Previdncia) e at mudanas na interpretao das leis (desde que no tenham efeitos retroativos). Da segurana jurdica, derivam princpios como o da boa-f e o da confiana.

3.8 Interesse pblico

Interesse pblico aquele atribudo comunidade como um todo e no a

cada indivduo, isoladamente considerado. A supremacia do interesse pblico sobre o interesse privado determina que, no conflito entre esses interesses, o primeiro deve prevalecer. Essa supremacia no absoluta, pois sempre deve ser respeitado o ncleo essencial dos direitos individuais. Ex.: na desapropriao, a regra determina que a indenizao do desapropriado deve ser paga previamente e em dinheiro; respeita-se, assim, o direito de propriedade. A indisponibilidade do interesse pblico indica que este no pertence aos agentes pblicos, mas a toda a coletividade. Por isso, indispensvel que esses agentes atuem no sentido de satisfazer esse interesse, sem nunca renunciar a essa misso. Ex.: em nome do interesse pblico, os contratos administrativos devem ser antecedidos de licitao, processo que permite a escolha do melhor contrato. Em nome da indisponibilidade desse interesse, o administrador no pode deixar de licitar, exceto nas hipteses expressamente previstas em lei. 1. Curso de Direito Administrativo, p. 73 -110. Rio de Janeiro: Forense, 2006.

2. Incluem-se nessa categoria aqueles atos que tinham status de lei, mas deixaram de ser utilizados com a nova ordem constitucional, como os Decretos-Lei.

3. Considera-se aqui a lei em sentido amplo, o que inclui a Constituio e todas as espcies normativas previstas no art. 59 da CF .

4. Os decretos autnomos no podem implicar: a) aumento de despesa; b) criao e extino de cargos pblicos; e c) extino de cargos e de funes pblicas, exceto quando vagos.

5. Ver, por todos, BINENBOJM, Gustavo. Uma teoria do Direito Administrativo. Renovar: Rio de Janeiro, 2006.

6. Segundo a clssica lio de Seabra Fagundes, "administrar executar a lei de ofcio".

7. Merece referncia a diviso feita por Alessi: interesse pblico primrio (da sociedade como um todo) e interesse pblico secundrio (do Estado como

pessoa jurdica). Obviamente, o interesse pblico secundrio somente pode ser protegido de forma vlida se no contrariar o interesse pblico primrio.

8. O patrocnio de causas privadas por servidores pblicos, junto aos rgos em que atuam, configura a advocacia adminsitrativa, prevista como crime no art. 321 do Cdigo Penal .

9. Ex.: a norma constitucional que determina Braslia como a Capital Federal. Tratou-se de uma opo poltica e no tica, pois no poderia ser considerado "certo" ou "errado" fixar a capital em outro local.

10. Ex.: o Cdigo Penal exime de pena aquele que comete crime contra o patrimnio de cnjuge, pai, me ou filho (escusa absolutria).

11. No prego, porm, a apresentao das propostas feita publicamente, por meio de lances verbais.

12. Quando essa relao custo-benefcio feita em termos financeiros, tmse um princpio derivado da eficincia: o da economicidade, previsto expressamente no art. 70 , caput, da Constituio , quando se refere ao controle realizado pelo Tribunal de Contas.

13. Direito Constitucional Administrativo, p. 109 - 112. So Paulo: Atlas, 2002.

14. O princpio da eficincia j constava na Lei 8.987 /95, que regulamenta os servios pblicos.

15. Devido processo legal substantivo ou material o princpio que exige que todos os atos estatais (administrativos, judiciais e legislativos) sejam realizados de forma justa, proporcional e razovel.

16. Atos discricionrios so aqueles em que a lei permite certa liberdade de ao ao agente pblico.

17. Verdade sabida a aplicao imediata de penalidade pela autoridade competente, em vista do conhecimento direto da prtica do ato ilcito. Termo de declaraes a confisso do servidor, utilizada como nico fundamento para a acusao. Sindicncia a investigao a respeito de ndicios de cometimento de infraes administrativas. PRINCPIOS DO DIREITO DO TRABALHO

Sumrio: 1. Introduo 2. Conceito 3. Funes do princpios 4. Princpios gerais de Direito 5. Princpios especficos do Direito do Trabalho 6. Princpios fundamentais no trabalho segundo a Organizao Internacional do Trabalho (OIT) 7. Concluso 8. Referncias

1. Introduo

Este artigo tratar sobre os princpios norteadores do Direito do Trabalho. Sabemos que os princpios so dotados de uma fora normativa, que do sentido as normas, suprem as lacunas existentes e orientam quanto a aplicao e interpretao das mesmas.

Aqui falaremos sobre conceito, funes e classificao dos princpios aplicados ao Direito do Trabalho, assim como, os princpios gerais do direito, esses de forma restrita.

Alguns princpios encontram-se de forma implcita na lei. Outros, por no serem to relevantes so meramente doutrinrios.

Fazem uso dos princpios os aplicadores do direito em geral, em especial podemos encontr-los nas decises jurisprudenciais.

2. Conceito

Toda norma jurdica emana de uma razo, de um fundamento, que o seu princpio.

Princpio onde comea algo. Incio, origem, comeo, causa. Fonte primria ou bsica determinante de alguma coisa. So os alicerces do direito que no esto definidos em nenhuma norma legal.

Para Miguel Reale "princpios so enunciaes normativas de valor genrico, que condicionam e orientam a compreenso do ordenamento jurdico, a aplicao e integrao ou mesmo para a elaborao de novas normas.So verdades fundantes de um sistema de conhecimento, como tais admitidas, por serem evidentes ou por terem sido comprovadas, mas tambm por motivos de ordem prtica de carter operacional, isto , como pressupostos exigidos pelas necessidades da pesquisa e da prxis".

Jos Cretella Jr. afirma que "princpios de uma cincia so as proposies bsicas fundamentais, tpicas, que condicionam todas as estruturaes subseqentes. Princpios, nesse sentido, so os alicerces da cincia".

Pode-se dizer que o princpio inspira a criao da norma, ou seja, tem a funo de instruir o legislador ou outro agente sobre os seus motivos. o primeiro passo na consecuo de uma regulao, passo ao qual devem seguir-se outros. Ele muito mais que uma simples regra, alm de estabelecer certas limitaes, fornece diretrizes que embasam uma cincia e visam sua correta compreenso e interpretao.

"Violar um princpio muito mais que violar uma regra", pois implica na ofensa no apenas de um mandamento obrigatrio, mas a todo um sistema de comandos.

Princpios informam, orientam e inspiram regras gerais. Devem ser observados quando a criao da norma, na sua interpretao e na sua aplicao. Sistematizam e do origem a institutos.

3. Funes dos princpios

Os princpios tm funes: informadoras, normativas e interpretativas.

A funo informadora serve de inspirao ao legislador e de fundamento para normas jurdicas;

A funo normativa atua nas lacunas e omisses da lei.

A funo interpretativa serve de critrio orientador para os intrpretes e aplicadores da lei. No art. 8 da CLT, determina que na falta de disposies legais ou contratuais o intrprete pode socorrer-se dos princpios do Direito do Trabalho, para fundamentao das normas jurdicas.

4. Princpios Gerais de Direito

Existem princpios que so gerais no Direito. Ex: dignidade da pessoa humana, boa f, da honra, do uso no abusivo do direito, enriquecimento sem causa, ningum poder alegar desconhecimento do direito. Funo social do contrato, gerando direito e obrigaes para as partes, busca-se a paz social com o referido pacto. Razoabilidade esclarece que o ser humano deve agir conforme a razo, de acordo como procederia qualquer homem mdio ou comum. consiste na seguinte orientao: nas relaes de trabalho, as partes, os administradores e juzes devem conduzir-se de uma maneira razovel na soluo de problemas ou conflitos delas decorrentes. Ex: o empregador quem deve provar a despedida por justa causa, pois normalmente o empregado no iria dar causa a extino do trabalho, sendo que nele que busca o seu sustento.

5. Princpios especficos do Direito do Trabalho

So vrias as classificaes acerca dos princpios do Direito do Trabalho. Utilizaremos em linhas gerais a classificao adotada por Srgio Pinto Martins.

5.1 Princpio da proteo

Pode ser desmembrado em trs: o in dubio pro operrio; aplicao da norma mais favorvel ao trabalhador; aplicao da condio mais benfica ao trabalhador.

Em se tratando de aplicao da norma mais favorvel ao trabalhador, podese dizer que as novas leis devem dispor de maneira mais benfica ao trabalhador, tratar de criar regras visando melhoria na condio social deste.

A hierarquia das normas jurdicas, havendo vrias normas a serem aplicadas numa escala hierrquica, deve ser aplicada a que for mais benfica ao trabalhador. Temos como exemplo o art. 620 CLT, que diz "as condies estabelecidas em conveno, quando mais favorveis, prevalecero sobre as estipuladas em acordo".

A condio mais benfica ao trabalhador deve entender-se por direito adquirido, ou seja, vantagens j conquistadas, no podem ser modificadas para pior.

De acordo com a Smula 51 do TST, "as clusulas regulamentares, que revoguem ou alterem vantagens deferidas anteriormente, s atingiro os trabalhadores admitidos aps a revogao ou alterao do regulamente". Quer dizer que, uma clusula menos favorvel aos trabalhadores s tem validade em relao aos novos obreiros admitidos na empresa e no aos antigos, aos quais essa clusula no se aplica.

5.2 Princpio da Irrenunciabilidade de direitos

Temos como regra que os direitos trabalhistas so irrenunciveis pelo trabalhador. Poder, entretanto, o trabalhador renunciar a seus direitos se estiver em juzo, diante do juiz do trabalho, pois nesse caso no se pode dizer que o empregado esteja forado a faz-lo. Feita transao em juzo, haver validade de tal ato de vontade.

O Princpio da Irrenunciabilidade dos direitos consiste na impossibilidade jurdica de o trabalhador privar-se voluntariamente de vantagens a ele conferidas pela lei trabalhista.

De fato, se tal Princpio no existisse, os direitos dos trabalhadores poderiam ser facilmente reduzidos, dada a sua situao econmica e social menos privilegiada, presente na grande maioria dos casos. Seria muito fcil para o empregador eximir-se de cumprir suas obrigaes legais, pois, para tanto, bastar-lhe-ia obter um documento por meio do qual o trabalhador renunciasse a determinados direitos, para no precisar satisfaz-los, fazendo com que o empregado, na grande maioria das vezes pela necessidade do emprego, renunciasse aos seus direitos.

Devemos observar que, aqui, h a inverso do princpio da renunciabilidade, do Direito Comum, marcado pela idia de que a autonomia da vontade deve prevalecer.

A smula 276 do TST mostra que o aviso prvio irrenuncivel pelo trabalhador. Todas as verbas rescisrias so irrenunciveis pelo trabalhador. Pois inexiste res dbia "dvida", em relao a estas.

5.3 Princpio da continuidade da relao de emprego

O objetivo do Princpio da Continuidade do vnculo empregatcio deve ser

assegurar maior possibilidade de permanncia do trabalhador em seu emprego. Entende-se que o contrato de trabalho ter validade por prazo indeterminado, ou seja, haver continuidade na relao de emprego. Com exceo dos contratos por prazo determinado, inclusive o contrato de trabalho temporrio. A proibio de sucessivas prorrogaes dos contratos a prazo e a adoo do critrio da despersonalizao do empregador, visa a manuteno do contrato nos casos de substituio do empregador.

O fundamento do Princpio da Continuidade da Relao de Emprego a natureza alimentar do salrio, j que o trabalhador subordinado jurdica e economicamente ao empregador e, do seu trabalho, retira o seu sustento.

De acordo com a smula 212 do TST "o nus de provar o trmino do contrato de trabalho, quando negados a prestao de servio e o despedimento, do empregador, pois o princpio da continuidade da relao de emprego constitui presuno favorvel ao empregado".

5.4 Princpio da primazia da realidade

A primazia da realidade nos transmite a idia que no caso de desacordo entre a realidade ftica e o que nos transmite os documentos, deve-se privilegiar a verdade real.

No Direito do trabalho, os fatos so mais importantes que os documentos, sendo assim, o que deve ser observado realmente so as condies que de fato demonstrem a existncia do contrato de trabalho. "So privilegiados, portanto, os fatos, a realidade, sobre a forma e a estrutura empregada".

Esse princpio de grande relevncia no Direito. Em vista de que a CLT admite a possibilidade de um contrato tcito, tendo esse o mesmo efeito dos demais nas relaes de emprego.

Das könnte Ihnen auch gefallen