Sie sind auf Seite 1von 12

1. Assinale a opo verdadeira: a) O direito pblico composto de normas cogentes admitindo a negociao de sua aplicao por parte do Estado.

. b) A imperatividade absoluta da norma jurdica a caracterstica bsica do direito privado. c) No direito privado h tambm normas de imperatividade absoluta, entretanto, majoritariamente, h liberdade e flexibilizao da aplicao de suas normas no cogentes por parte dos particulares interessados. d) O direito objetivo no se confunde com o direito positivado e no comporta divises em ramos diversos. 2. O direito social: a) Regula apenas as relaes entre particulares. b) Revela sempre a garantia social das relaes a serem estabelecidas entre as diversas pessoas, tal como ocorre com a relao existente entre patro e empregado. c) o conjunto de normas jurdicas cogentes necessrias fixao da competncia do Estado. d) Confunde-se com o direito objetivo, por ser diviso do direito civil e estar contido no direito privado. 3. Assinale a opo falsa. a) O direito social funciona basicamente em posio intermediria ao direito pblico e privado. b) O direito pblico disciplina e organiza a competncia do Estado. c) O direito pblico regula as relaes entre os diversos Estados, bem como o Estado e o cidado considerado como membro do Estado. d) As normas jurdicas de direito pblico so consideradas cogentes ou de ordem pblica e de imperatividade relativa. 4. O direito privado a) Admite sempre a flexibilidade e a negociao da aplicao contratual de suas normas entre os particulares interessados. b) Faz parte do direito positivado ou objetivo, disciplinando e organizando em regra as relaes a serem estabelecidas entre os particulares. c) Contm o direito de famlia sendo que, por ter normas de imperatividade relativa, permitido aos particulares interessados dispensarem o procedimento de habilitao para o casamento. d) Est contido no direito pblico e pode ser o regulador das relaes estabelecidas entre os estados. 5. Classifique as proposies em certas ou erradas e marque a seqncia correta. I O direito no se resume em meras normas jurdicas escritas e sua amplitude alcana preceitos que no esto formalmente materializados.

II As fontes formais ou estatais do Direito so aquelas originrias exclusivamente do Poder Legislativo Competente. III A doutrina uma fonte no estatal do Direito e sua aplicao prevalece jurisprudncia dominante, visto que est dotada de rigor cientfico. IV A lei a nica fonte formal e estatal do Direito, prevalecendo sobre todas as outras e tendo aplicao compulsria. a) b) c) d) e) C,E,E,E. C,C,E,E. E,E,E,E. C,E,E,C. E,C,C,C.

6. Sobre as fontes do Direito. O Direito se resume em normas jurdicas positivadas e editadas pelo Poder Poltico competente A doutrina e a jurisprudncia so fontes formais do direito. Acrdos, smulas, leis, decretos, medidas provisrias, resolues e emendas constitucionais so fontes formais do Direito. Os princpios gerais de Direito so considerados pela doutrina, de forma pacfica, como critrio de integrao da norma, no podendo ser considerado como uma das primeiras fontes do Direito. 7. Assinale a opo falsa. Os costumes resumem-se nas reiteradas condutas adotadas pela sociedade, no podendo o juiz utiliz-lo como fonte do Direito nos casos em que a lei for obscura na soluo do litgio. Os princpios gerais esto embutidos nas diversas fontes do Direito, j amplamente reconhecidas, tais como: leis, jurisprudncias e doutrinas. Portanto, a dificuldade de consider-los como fonte reside no fato de que esto historicamente e irreversivelmente inseridos nas demais fontes do Direito. A jurisprudncia a reiterada interpretao de normas jurdicas por parte dos magistrados ao exercerem a funo estatal de dizer o Direito materializadas em acrdos e smulas. As fontes informais ou no-estatais so produzidas fora das atividades de Estado, no caso, os costumes, a doutrina e os princpios gerais de Direito. 8. Sobre a vigncia da lei correto afirmar que: a) Se a lei no dispuser, em seu prprio texto, o momento de sua vigncia, porque entrar em vigor na sua publicao pelo Dirio Oficial. b) A vigncia da lei no espao automtica em todo territrio nacional, se for uma lei federal. c) A vigncia da lei brasileira no estrangeiro, se for permitida, ocorrer aps 45 dias de sua publicao.

d) A lei dificilmente fixa em seu texto o dia de sua vigncia devendo cada um tomar conhecimento de sua edio independentemente de publicao, pois no permitido alegar o desconhecimento da lei como matria de defesa. 9. Analise as proposies identificando-as como verdadeiras ou falsas e indique a seqncia correta. I - A interpretao histrica da lei a que busca o alcance social da norma. II A interpretao literal a que busca alcanar a inteno do legislador. III A interpretao sistemtica a que investiga a relao existente entre a norma e o momento em que foi produzida. IV A interpretao teleolgica conhecida como interpretao social. V A interpretao comparada a que procura observar textos jurdicos de outras pocas ou de outros pases, realizando a comparao no tempo e no espao. F,F,F,V,V,V. V,V,V,F,F,F. F,F,F,F,V,V. V,F,F,V,V,V. F,V,V,V,F,F. 10. Assinale a alternativa falsa. O juiz no pode deixar de decidir o litgio que lhe foi trazido, mediante processo, alegando que a lei lacunosa, omissa e obscura na previso do caso em concreto. Os princpios gerais de Direito podem ser usados como critrio de integrao da norma jurdica. A eqidade a Justia do caso em concreto, considerado o bom senso comum e no o arbtrio do juiz. Os costumes considerados fontes informais do Direito, de produo noestatal, tambm possuem aplicabilidade na integrao da norma nos casos em que o direito objetivo lacunoso ou omisso. Todas as proposies so verdadeiras, exceto a de letra d. 11. Quanto capacidade de praticar atos da vida civil, podemos, com base no Cdigo Civil, afirmar que nulo o ato jurdico: a) b) c) d) e) Quando praticado por pessoas relativamente incapazes. Quando praticado por pessoas emancipadas pelos pais. Quando praticado por pessoas absolutamente incapazes. Quando no revestir a forma prescrita em lei. Esto corretas as alternativas c e d.

12. X, vivo, pai de Y, resolve empreender viagem com o nico filho. X e Y falecem em acidente automobilstico, sendo que X, segundo concluso de percia, faleceu primeiro do que Y e deixou bens a partilhar. Sabe-se que Y

deixou a mulher com quem era casado pela comunho parcial de bens e um filho de 5 anos de idade. Portanto, Ocorreu a comorincia e no se transmite bens entre comorientes. A esposa de Y herdeira de todos os bens, pois no h comorincia. Ocorreu a comorincia e os bens de X so diretamente transmitidos para o filho de Y, que herdeiro deste; A comorincia ocorrida na hiptese nos autoriza a concluir que a transmisso de bens somente beneficia a esposa de Y, em face do filho deste ser menor impbere, ou seja, absolutamente incapaz de herdar. No ocorreu morte simultnea, afastando-se a hiptese de comorincia, caso em que os bens de X foram transmitidos automaticamente para seu filho Y e com a sua morte para seus herdeiros na forma das normas legais do Direito das Sucesses. 13. So assistidos e representados na prtica de atos da vida civil, respectivamente, Os menores impberes e os prdigos. Os prdigos, os maiores de 18. Os brios habituais ou alcolatras e os velhos acima de 90 anos. Menores pberes e os excepcionais sem desenvolvimento mental completo. 14. um exemplo de um bem coletivo: a) b) c) d) Uma casa e seus utenslios. Um cavalo de corrida. Uma biblioteca. Um avio e seus tripulantes.

15. Um bem de famlia dura enquanto Conviverem os cnjuges. Viverem os cnjuges e existirem filhos menores no emancipados. Os filhos forem menores de 21 anos. Viverem os cnjuges e existirem filhos legtimos. 16. O vnculo entre pessoas, por meio do qual o sujeito ativo pode pretender um bem a que o sujeito passivo obrigado, entende-se por Comorincia. Personalidade jurdica. Capacidade jurdica. Relao jurdica. 17. Se uma pessoa natural tiver diversas residncias onde alternadamente viva ou vrios centros de ocupaes habituais, considerar-se- domnio seu: Onde coabitar o cnjuge feminino. O Distrito Federal. Onde estiverem os filhos menores.

Qualquer destes ou daqueles. 18. Tendo a pessoa jurdica de direito privado diversos estabelecimentos em lugares diferentes, ser considerado o seu domiclio: a) b) c) d) Todos indiretamente. Necessariamente a sua sede administrativa. Cada um deles para os atos ali praticados. n.d.a

19. Os epilpticos, no perodo de crise mental, so: Plenamente capazes. Absolutamente incapazes. Relativamente incapazes. Capazes, se estiverem lcidos, pois s epilepsia no uma doena nervosa que gere perturbao no perodo de crise mental. 20. Considerando que o domiclio civil da Unio Federal o Distrito Federal, quando o direito pleiteado se originar de um fato ocorrido, ou de um ato praticado, em ambos os casos, produzindo os efeitos fora do Distrito Federal poder ser ou ser demandada ou processada: Necessariamente no Distrito Federal. Na seo judiciria da Justia Federal em que o fato que deu origem demanda ocorreu ou o em que o ato foi praticado. Na justia do Distrito Federal e Territrios. No lugar onde o titular do direito se encontrar. 21. So exemplos de bens indivisveis e infungveis: a) Uma mesa e um livro antigo de autor famoso falecido e de edio esgotada. b) Uma pepita de ouro e o dinheiro. c) Um livro e o dinheiro, respectivamente. d) O dinheiro e um livro, respectivamente. 22. Os materiais provisoriamente separados de um prdio, para nele mesmo se reempregarem: Perdem o seu carter imobilirio. Tornam-se infungveis. No perdem o carter de imveis. Voltaro a ser imveis quando reempregados. 23. Sobre os bens singulares e coletivos, no acertado afirmar: a) So singulares os bens que mesmo reunidos se consideram de per si. b) uma universalidade de fato a pluralidade de bens singulares vinculados a uma mesma pessoa e com destinao unitria.

c) Os bens que formam uma universalidade de fato podem ser objeto de relaes jurdicas prprias. d) A universalidade de direito como bem o complexo de relaes jurdicas de uma pessoa, independentemente de ter a universalidade valor economicamente aprecivel. 24. Tambm se consideram acessrias do bem principal todas as benfeitorias, qualquer que seja o seu valor, exceto: Os frutos em relao ao solo. A pintura em relao tela. A escultura em relao matria-prima. b e d esto corretas. b e c esto corretas. 25. Para propor, ou contestar uma ao, necessrio que o agente: a) b) c) d) Seja absolutamente capaz. Seja relativamente capaz. Tenha legtimo interesse. Esteja devidamente representado.

26. X, s vsperas de separar-se judicialmente de sua mulher, emite em favor de um amigo intimo, nota promissria de alto valor, sem que o referido titulo representasse dvida alguma. Diante de tal fato, pode-se afirmar que: O ato ou negcio jurdico foi simulado. Portanto, nulo de pleno direito. O ato ou negcio jurdico nulo de pleno direito, por se tratar de erro. O ato ou negcio anulvel. O ato ou negcio jurdico ineficaz, pois produz efeitos entre X e o amigo. 27. O empresrio de um circo que esquece a porta da jaula aberta, permitindo que uma fera ataque um espectador: a) b) c) d) e) Deve ser responsabilizado por culpa in eligendo. Deve ser responsabilizado por culpa in vigilando. Deve ser responsabilizado por culpa i custodiendo. Pode este alegar reciprocidade de culpa. Deve-se alegar somente o dolo.

28. Suponha-se um compromisso de compra e venda de imvel com a seguinte clusula: a falta de uma s e qualquer das prestaes do preo acarretar a resciso (resoluo) do contrato, independentemente de interpelao judicial ou notificao, podendo o credor ficar com o Imvel para si. Considere que o Imvel foi dado em hipoteca para garantia do prprio contrato. A referida clusula : Legtima e valida. Nula.

Anulvel. Inexistente. Ineficaz. 29. O encargo, quando expressamente imposto pelo disponente no ato ou negcio jurdico, como condio suspensiva: a) b) c) d) Suspende a aquisio e o exerccio do direito. No suspende a aquisio nem o exerccio do direito. a mesma coisa que condio. No se pode criar encargos.

30. Os atos ou negcios jurdicos a que se no impe forma especial podero provar-se mediante confisso, documentos pblicos e particulares, testemunhas, percias e presuno. Em face do exposto, no podem ser admitidas como testemunhas: Os loucos de todo gnero. Os cegos e surdos, quando a cincia do fato, que se quer provar, dependa dos sentidos que lhes faltam. O interessado no objeto do litgio, bem como o ascendente e o descendente, ou o colateral, at 3 grau de alguma das partes, por consanginidade, ou afinidade. Todas as alternativas acima esto corretas. Todas as alternativas acima esto erradas. 31. Consideram-se imveis para os efeitos legais: a) b) c) d) O direito sucesso aberta. Os direitos reais sobre objetos mveis e as aes correspondentes. Os direitos do autor. O usufruto.

32. Marque a falsa: Salvo exigncia legal, a declarao de vontade vlida independentemente de forma. Os negcios jurdicos benficos, dentre eles a fiana, interpretam-se restritivamente. anulvel o negcio jurdico feito por representante em seu prprio interesse ou consigo mesmo, vinculando o representado que no o autorizou, salvo se a lei assim o permitir. Na interpretao dos negcios jurdicos no se consideram os usos e costumes do lugar de sua celebrao. 33. Quanto aos atos ou negcios, correto afirmar: a) Que as pessoas absolutamente incapazes so assistidas pelos seus pais, tutores ou curadores.

b) Que nas declaraes de vontade se atender mais sua inteno que ao sentido literal da linguagem. c) Que nas declaraes de vontade se atender mais ao que se efetivamente declarou do que ao sentido literal da linguagem. d) a e b esto corretas. 34. Ocorrendo o dolo em negcio em negcio jurdico, quando a seu despeito o referido negcio se teria praticado, embora por outro modo, este fato tem por conseqncia: Obrigar a anulao do negcio. Um negcio nulo de pleno direito. S obrigar satisfao das perdas e danos. Obrigar satisfao das perdas e danos e anulao do negcio. 35. Podero demandar a nulidade dos negcios jurdicos simulados: a) Os terceiros lesados pela simulao. b) Os representantes do Poder Pblico mesmo que no haja interesse do Poder Pblico no negcio. c) O promotor de justia ou procurador da repblica, mesmo que no lhe caiba intervir. d) Qualquer pessoa que tomar cincia do fato. 36. Certo credor quirografrio recebeu do devedor insolvente o pagamento de dvida ainda no vencida. Diante de tal recebimento ficar aquele credor: Obrigado a repor, em proveito do acervo sobre que se tenha de efetuar o concurso de credores, aquilo que recebeu. Com o que recebeu, pois recebeu o que realmente lhe era devido. Pago, em face do seu direito de credor preferencial. O Cdigo Civil nada dispe a respeito. 37. Subordinando-se a eficcia do negcio jurdico condio suspensiva, enquanto esta no se verificar: a) Ter-se- adquirido o direito a que ele visa, mas a pendncia resolve-se por perdas e danos. b) Pode ser exercitado imediatamente o direito, independentemente dele ter sido adquirido. c) No se ter adquirido o direito a que ele visa. d) Incide a hiptese de devoluo das arras confirmatrias pactuadas. 38. Quanto ao termo inicial do ato ou negcio jurdico, correto afirmar que: S suspende a aquisio do direito. No suspende o exerccio do direito. No suspende o exerccio nem a aquisio do direito. Suspende o exerccio, mas no a aquisio do direito.

39. O encargo, quando no expressamente imposto pelo disponente como condio suspensiva, a) b) c) d) Suspende a aquisio e o exerccio do direito. Suspende a aquisio, mas no o exerccio do direito. Suspende o exerccio, mas no a aquisio do direito. No suspende a aquisio nem o exerccio do direito.

40. Quanto incapacidade relativa, pode-se afirmar que o menor, entre 16 e 18 anos, exclusive, que no ocultou a sua idade, No se equipara ao maior quanto s obrigaes resultantes de atos ilcitos, em que for culpado. Equipara-se ao maior quanto s obrigaes resultantes de atos ilcitos, em que for culpado. No tem qualquer responsabilidade civil, pois no possui capacidade plena. Responde apenas por metade das perdas e danos causados. 41. O mandato pode ser expresso ou tcito, verbal ou escrito, sendo que: a) Para os atos que exigem instrumento pblico ou particular, admite-se o mandato sob qualquer forma. b) Para os atos que exigem instrumento particular, admite-se o mandato verbal. c) Para os atos que se exigem apenas o instrumento pblico, admite-se o mandato verbal. d) Para os atos que exigem instrumento pblico ou particular, no se admite o mandato verbal. 42. Estabelea a real distino entre mandado e mandato judicial. 43. Sabe-se que dentre os deveres do mandante est o de assumir as obrigaes dos atos praticados pelo mandatrio, nos termos do mandato conferido. Em face do exposto, correto afirmar que: O mandante somente pode ratificar os atos praticados pelo mandatrio sem poderes suficientes. Pode o mandante ratificar ou impugnar os atos praticados em seu nome pelo mandatrio sem poderes suficientes, em face da ineficcia dos atos praticados. Pode o mandante apenas retificar, mas no impugnar os atos praticados em seu nome sem poderes suficientes. No pode o mandante ratificar nem impugnar os atos praticados em seu nome sem poderes suficientes. 44. O substabelecimento, sem reservas de poderes, no sendo notificado o constituinte: a) Quando pactuado o substabelecimento sem reservas, em princpio, isenta o procurador de responder pelas obrigaes do mandato.

b) Isenta o substabelecido de responder pelas obrigaes do mandato, responsabilizando-se sempre o procurador. c) O procurador por nada responde, pois substabeleceu o mandato sem reserva de poderes, mesmo se mandato for omisso quanto ao substabelecimento. d) No isenta o procurador de responder pela obrigao do mandato, mesmo que no tenha agido com culpa na escolha do substabelecido. 45. Havendo mais de um gestor de negcios: Ser solidria a sua responsabilidade. Responder somente aquele que efetivamente praticou o ato. Respondem subsidiariamente. n.d.a 46. Marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas. a) ( ) A liberdade de contratar ser exercida em razo e nos limites da funo social do contrato. b) ( ) Considera-se presente a pessoa que contrata por meio de telefone. c) ( ) Reputar-se- celebrado o contrato no lugar que foi proposto. d) ( ) Pode ser objeto de contrato a herana de pessoa viva. e) ( ) A clusula pacta sunt servanda significa dizer que as partes tm a liberdade de estipular no contrato o que lhes convenham. f) ( ) A autonomia da vontade, supremacia da ordem pblica e a obrigatoriedade entre as partes figuram na doutrina jurdica como condies de validade do contrato. g) ( ) Nos contratos comutativos, as partes se arriscam a uma contraprestao inexistente ou desproporcional, como no contrato de seguro ou de aposta. h) ( ) O contrato de fiana um exemplo de contrato formal e acessrio. i) ( ) So exemplos de contratos reais os que para sua formao dependem da entrega da coisa. j) ( ) Os contratos previstos e regulados em lei so considerados atpicos. 47. O contrato viciado por erro, dolo, coao por vis compulsiva, leso, estado de perigo ou fraude contra credores : a) Anulvel, podendo ser ratificado pelas partes, onde s os interessados diretos podem argir a nulidade relativa, enquanto no ocorrer a decadncia. b) Nulo, no podendo ser ratificado, podendo a nulidade absoluta ser argida por qualquer pessoa a qualquer tempo. c) a e b esto corretas. d) a e b esto erradas. e) n.d.a 48. A perda ou parcial da coisa adquirida, por deciso judicial, em favor de terceiro, que era o verdadeiro dono, judicialmente reconhecida como:

a) b) c) d) e)

Evico. Vcio redibitrio. Retrovenda. Pacto comissrio. Pacto de melhor comprador.

49. A forma de tradio ficta, operada pelo prprio contrato, em que o proprietrio aliena a coisa, continuando na posse direta da mesma, s que em nome do adquirente e a outro ttulo d-se o nome de: a) b) c) d) e) Posse clandestina. Posse precria. Esbulho. Turbao. Constituto possessrio.

50. Se a doao, que para a sua eficcia, depende de acontecimento futuro e incerto, dizemos que se trata de: a) b) c) d) e) Uma doao modal. Uma doao remuneratria. Uma doao pura. Uma doao com encargo. Uma doao condicional.

51. A coisa recebida em virtude de contrato cumulativo pode ser enjeitada, por vcios ou defeitos ocultos, que a tornem imprpria ao uso a que destinada ou lhe dissimula o valor. Diante de tal ocorrncia, assinale a opo falsa: a) Em vez de rejeitar a coisa, redibindo o contrato, pode o adquirente reclamar abatimento no preo. b) Se o alienante conhecia o defeito, restituir o que recebeu mais perdas e danos. c) Se o alienante no conhecia o defeito, restituir apenas o que recebeu. d) Se a coisa perecer por defeito j existente poca da tradio, a responsabilidade do alienante. 52. No pode o adquirente demandar pela evico: a) Se foi privado da coisa por deciso judicial em favor do terceiro que era o seu verdadeiro dono. b) Se foi privado da coisa por furto ou roubo. c) Se sabia que a coisa era litigiosa. d) b e c esto corretas. 53. Faa a distino entre vcios redibitrios e a evico. 54. Se o contrato for aleatrio, por se referir a coisa ainda existente, mas exposta a riscos, assumidos pelo adquirente:

a) No ter o alienante direito a todo preo, posto que a coisa no existisse, em parte, ou de todo, no dia do contrato. b) Ter o adquirente direito a todo o preo, posto que a coisa j no existisse, em parte, ou de todo, no dia do contrato. c) Ter igualmente direito o alienante a todo o preo, posto que a coisa j no existisse , em parte, ou de todo, no dia do contrato. d) Todas as alternativas acima esto incorretas. e) Todas as alternativas acima esto corretas.

Das könnte Ihnen auch gefallen